Vanessa Mota Andrade de Castro

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  • Última atualização do currículo em 29/07/2016


Professora de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Avaré. Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Mota Andrade de Castro
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, V. M.;Andrade de Castro, V.M.;CASTRO, VANESSA MOTA ANDRADE-DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Desportos.
Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445), km 380
Campus Universitário
86051-990 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001
Telefone: (043) 33714000
Ramal: 4764
Fax: (043) 33284440
URL da Homepage: www.uel.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Educação Física - Uel - Uem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: MOVIMENTO ANGULAR DO QUADRIL, JOELHO E TORNOZELO DURANTE A AQUISIÇÃO DA MARCHA INDEPENDENTE SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE SUPERFÍCIES,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Inara Marques.
Palavras-chave: Marcha; ângulos.
2012 - 2012
Graduação em Educação Física.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Bacharelado em Educação Física.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: EFEITO DA RESTRIÇÃO DA TAREFA NO COMPRIMENTO E VELOCIDADE DE PASSADA DURANTE A MARCHA INDEPENDENTE DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN.
Orientador: Profa. Dr° Inana Marques.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Danças de matriz africana e danças circulares. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2016 - 2016
Jogos eletrônicos e Educação Física escolar: as possibilidades das novas te. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Educação de Cambé, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física (Ens. Fund), Carga horária: 20


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Ms. da disciplina Educação Física do Ensino Médio Integrado

Atividades

11/2015 - Atual
Treinamentos ministrados , IFSP - Campus Avaré - SP, .

Treinamentos ministrados
Brigada de Incêndio
Membro
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré - SP, .

Cargo ou função
Presidente Comissão Eleitoral Local - 2016.
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré - SP, .

Cargo ou função
Comissão de Organização de Eventos.
11/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré - SP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Área de Avaliação Docente (Pesquisa).
09/2014 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré - SP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Projetos de Sustentabilidade.
08/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré - SP, .

Cargo ou função
Comissão Eleitoral - Conselho de Câmpus.
03/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré - SP, .

Cargo ou função
Comissão Eleitoral Local - Avaré.
09/2014 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré - SP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Divulgação.
11/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré - SP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Material Permanente.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista IC/CNPQ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica PIBIC/UEL, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista Extensão PROEX, Carga horária: 20


Academia Alfa Espaço Saúde, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Instrutora de Natação, Carga horária: 20


Academia In Phorma, IN PHORMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


Action Personal Trainer, ACTION, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Profissional Autônomo


Escola de Natação Piraju, PIRAJU, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2007 - 2009
EFEITOS DA RESTRIÇÃO DA TAREFA NA AQUISIÇÃO DA MARCHA INDEPENDENTE
Descrição: O projeto em questão teve por objetivo verificar, por meio de um estudo longitudinal, como as restrições relativas à tarefa poderiam influenciar no processo de aquisição da marcha independente em bebês..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Vanessa Mota Andrade de Castro - Integrante / Inara Marques - Coordenador / Raquel de Melo Martins - Integrante / Viviane Gusmão Moretto Próspero - Integrante / Ernani Xavier Filho - Integrante / Josiane Medina-Papst - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2006 - 2009
AQUISIÇÃO DA LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE EM CRIANÇAS NORMAIS E COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOB O PONTO DE VISTA DAS RESTRIÇÕES DA TAREFA
Descrição: A LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE DESTACA-SE PELA SUA EVOLUÇÃO E PROGRESSO NO DECORRER DO PRIMEIRO ANO DE VIDA. AO NASCER, AS CRIANÇAS NÃO SÃO CAPAZES DE SE DESLOCAR DE UM PONTO A OUTRO. NO DECORRER DESSE PERÍODO, VÁRIAS MUDANÇAS SÃO OBSERVADAS EM DIREÇÃO À AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS MOTORAS, QUE VÃO DESDE O LEVANTAR DO PESCOÇO POR UM PERÍODO CURTO DE TEMPO, ATÉ A AQUISIÇÃO DO ROLAR, RASTEJAR, ENGATINHAR E O ANDAR INTEPENDENTE. QUANDO SÃO ADULTOS VÁRIOS PADRÕES DE MARCHA PODEM SER OBSERVADOS EM RAZÃO DAS RESTRIÇÕES IMPOSTAS NO DIA A DIA, DENOTANDO COMPETÊNCIAS QUE POSSIBILITAM JULGAR SE OS DEGRAUS DE UMA ESCADA SÃO EXCESSIVAMENTE ALTOS PARA SEREM TRANSPOSTOS, SE UMA PORTA É ESTREITA DEMAIS PARA PASSAR DE FRENTE OU SE A INCLINAÇÃO DO SOLO É SUFICIENTE PARA MANTER O EQUILÍBRIO (CF. ADOLPH, 1997). EM DETERMINADAS SITUAÇÕES DE RISCO, PODE-SE, INCLUSIVE, APRESENTAR PADRÕES INICIAIS DE MARCHA CARACTERIZADOS PELA POSTURA DOS BRAÇOS EM GUARDA ALTA E PERNAS E PÉS AFASTADOS. NO ENTANTO, A AQUISIÇÃO DESSE MARCO MOTOR FUNDAMENTAL AINDA CARECE DE ESCLARECIMENTOS. NÃO SE SABE, EM QUE MEDIDA, AS RESTRIÇÕES DA TAREFA PODEM INTERFIRIR OU INFLUENCIAR TAL COMPORTAMENTO, ALÉM DE NÃO SE CONHECER QUAL PARÂMETRO CONSIDERAR PARA A SUA AQUISIÇÃO E DESEMPENHO. ASSIM, O OBJETIVO GERAL DO PRESENTE TRABALHO SERÁ VERIFICAR, POR MEIO DE UM ESTUDO LONGITUDINAL, COMO AS RESTRIÇÕES RELATIVAS À TAREFA PODERIAM INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE EM CRIANÇAS NORMAIS E PORTADORAS DE SÍNDROME DE DOWN, OU SEJA, EM QUE GRAU ESSAS RESTRIÇÕES INFLUENCIARÃO NO COMPORTAMENTO DOS MEMBROS SUPERIORES COM RELAÇÃO AOS MEMBROS INFERIORES, MAIS ESPECIFICAMENTE A POSIÇÃO DE "GUARDA ALTA" COM RELAÇÃO À VELOCIDADE E AMPLITUDE DAS PASSADAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Vanessa Mota Andrade de Castro - Integrante / Débora Alonso de Lima - Integrante / Inara Marques - Coordenador / Wesler dos santos Feitosa - Integrante / Raquel de Melo Martins - Integrante / Viviane Gusmão Moretto Próspero - Integrante / Ernani Xavier Filho - Integrante / Josiane Medina Papst - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
2006 - 2007
EFEITO DAS RESTRIÇÕES DA TAREFA NA HABILIDADE MANIPULATIVA DE CRIANÇAS NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.
Descrição: DESENVOLVIMENTO MOTOR COMPREENDE MÚLTIPLAS CAUSAS, INTERNAS E EXTERNAS AO INDIVÍDUO. ENTRE AS EXTERNAS ESTÃO AS VARIAÇÕES NAS RESTRIÇÕES DA TAREFA. O IMPACTO DESSAS RESTRIÇÕES NO PROCESSO AINDA É POUCO CONHECIDO, TORNANDO-SE IMPRESCINDÍVEIS INVESTIGAÇÕES SOBRE SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTO DE INDIVÍDUOS EM DIFERENTES ESTADOS DE DESENVOLVIMENTO. O PROPÓSITO DESTE ESTUDO, PORTANTO, SERÁ VERIFICAR SE E COMO AS RESTRIÇÕES DA TAREFA PODEM INFLUENCIAR NA ORGANIZAÇÃO DE UMA TAREFA MANIPULATIVA DE PREENSÃO MANUAL, EM CRIANÇAS NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA. O ESTUDO A SER CONDUZIDO SE PREOCUPARÁ EM VERIFICAR COMO OS PADRÕES DE PREENSÃO DE CRIANÇAS NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA SERIAM INFLUENCIADOS E ORGANIZADOS SE SUBMETIDAS A DUAS CONDIÇÕES DE RESTRIÇÃO: UTILIZANDO BARRAS DE DIFERENTES PESOS EM UMA TAREFA SIMPLES E EM UMA TAREFA EM QUE ENVOLVERÁ UM MAIOR GRAU DE COMPLEXIDADE. A HIPÓTESE É QUE ESSAS CRIANÇAS SOFRERÃO INFLUÊNCIAS DOS DIFERENTES PESOS DA BARRA, CONSIDERADA UMA RESTRIÇÃO FÍSICA, MAS TAMBÉM, SOFRERÃO INFLUÊNCIAS COGNITIVAS, DEVIDO A MAIOR COMPLEXIDADE DA TAREFA, CONSIDERANDO A POSSIBILIDADE DA PRESENÇA E INFLUÊNCIA DE UMA RESTRIÇÃO DENOMINADA INTERNA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Mota Andrade de Castro - Integrante / Débora Alonso de Lima - Integrante / Inara Marques - Coordenador / Christine Ribeiro - Integrante / Wesler dos santos Feitosa - Integrante / Carina Barbiero Bastos - Integrante / Fabrísio Catenassi - Integrante / Greisy Kelli Broio Rosa - Integrante / Ernani Xavier Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2016 - Atual
Drive - Tênis de mesa
Descrição: Este projeto tem por objetivo criar um grupo de ensino e aperfeiçoamento das técnicas do Tênis de Mesa aos alunos do ensino fundamental e médio da Estância Turística de Avaré ? São Paulo. A prática deste esporte auxilia na formação integral dos indivíduos, considerando as capacidades físicas e os fatores sociais. Serão selecionados dois bolsistas para a execução das atividades, que serão: estudo e elaboração de material didático utilizado nas aulas teóricas, criação e fomento de um site/blog com as informações e atividades do projeto, treinamento prático das técnicas e regras, além da execução de campeonatos entre os participantes e a comunidade externa. Espera-se com esse projeto formar uma equipe oficial de Tênis de mesa do IFSP câmpus Avaré, que possa representar o câmpus e a cidade de Avaré em futuras competições..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Cursinho Popular ?Djanira da Motta e Silva?
Descrição: O cursinho Popular ?Djanira da Motta e Silva? do IFSP ? ?Campus? Avaré propõe-se à formação acadêmica, cultural e política de jovens e adultos oriundos da escola pública e da parcela da população de baixa renda que habita o entorno no qual o ?Campus? está situado. Tem como objetivo o ingresso em universidades públicas, complementar e aprofundar o conhecimento obtido no Ensino Médio, além de propiciar espaços formativos que sejam atravessados por questões de cunho sócio-cultural, ético e político. O presente projeto será sem fins lucrativos, desenvolvido no período de abril a outubro de 2016, ofertando 40 (quarenta) vagas a jovens e adultos da região que estejam cursando o 3° ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído os seus estudos, preferencialmente, em escolas públicas, propiciando da formação acadêmica, cultural e política. As aulas referentes às disciplinas da base nacional comum ocorrerão de segunda a sexta-feira no período vespertino, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, e serão ofertadas disciplinas relacionadas às quatro áreas essenciais do conhecimento (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias). No intento de respaldar uma ampla formação, para além de uma abordagem ?conteudista? de ensino, as questões de direitos humanos e cidadania, bem como ética e de meio ambiente, serão trabalhadas transversalmente nas disciplinas de base. Os alunos contarão com atendimento individualizado, no intento de amenizar lacunas em sua formação básica,e plantões de dúvidas junto aos alunos bolsistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Vanessa Mota Andrade de Castro - Integrante / Luciane de Fátima Rodrigues de Souza - Integrante / Estela Aparecida Fernandes Soares - Coordenador / Maria Caroline Trovo - Integrante.
2016 - Atual
Federal Futsal de Avaré
Descrição: O Futsal é considerado no âmbito escolar, um jogo esportivo coletivo, o qual permite a integração dos mais diferentes aspectos relacionados à competição, cooperação, tomada de decisão, força, agilidade, equilíbrio, entre tantas outras capacidades físicas e psíquicas (SILVA, M.V. & GRECO, P.J. 2009). Com o intuito de promover a prática da atividade física e dos esportes aos alunos do IFSP - Câmpus Avaré, a fim de suprir uma defasagem na oferta de atividades físicas no contexto escolar, o foco principal do presente projeto será o aperfeiçoamento das técnicas e táticas do futsal. Participarão do projeto 30 indivíduos do sexo masculino, alunos do ensino médio e superior do IFSP - Câmpus Avaré. Os treinos serão realizados toda sexta-feira, no ginásio esportivo da cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Dança: cultura, arte e saúde
Descrição: Promover a dança como meio de interação sociocultural e atividade física, com o estudo dos mais diversos tipos de dança apresentados na sociedade, relacionados a seus aspectos culturais, sociais, biológicos e fisiológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
XEQUE - grupo de enxadristas
Descrição: Vários trabalhos encontrados na literatura reportam a eficiência do jogo de xadrez no processo educacional, indo desde a contribuição na melhora do raciocínio lógico, memória, capacidade de atenção, além dos benefícios sociais como a tolerância às diferenças, elevação da autoestima até capacidade de argumentação (PAIM, 2012). Este projeto tem por objetivo criar um grupo de aprendizado, ensino e aperfeiçoamento do Xadrez destinados a todos os alunos de ensino médio da Estância Turística de Avaré ? São Paulo. Para realização das atividades do projeto serão selecionados três bolsistas que serão responsáveis por: formar um grupo de estudos e elaborar um material didático que será utilizado nas aulas teóricas-práticas, criar e fomentar um website/blog com as informações e atividades do projeto, realizar treinamento das jogadas e regras do xadrez, além de organizar campeonatos entre os participantes do projeto e a comunidade externa. Espera-se com esse projeto formar uma equipe oficial de Xadrez do IFSP câmpus Avaré, que possa representá-lo e representar a cidade de Avaré em futuras competições..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Dança: cultura, arte e saúde
Descrição: Promover a dança como meio de interação sociocultural e atividade física, com o estudo dos mais diversos tipos de dança apresentados na sociedade, relacionados a seus aspectos culturais, sociais, biológicos e fisiológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Cursinho preparatório para o Enem 2015
Descrição: Proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento, buscando a formação crítica dos estudantes das classes populares, atendendo cerca de 40 alunos, entre eles, alunos do Ensino Médio Integrado do IFSP, alunos da rede municipal de ensino, e jovens que já tenham concluído o ensino médio do município de Avaré..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Curso preparatório para o ENEM
Descrição: O curso será basicamente elaborado trabalhando em todas as disciplinas questões de provas de anos anteriores do ENEM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
DOCENTES EM AÇÃO E DISCENTES EM FORMAÇÃO: ARTICULANDO OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE LONDRINA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2014
Curso Preparatório para o ENEM
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
1º Torneio Interclasses do IFSP ? Campus Avaré, 2014.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRÓSPERO, VIVIANI GUSMÃO MORETTO2014PRÓSPERO, VIVIANI GUSMÃO MORETTO ; CASTRO, VANESSA MOTA ANDRADE-DE ; MARTINS, RAQUEL DE MELO ; MARQUES, INARA . Efeito da instabilidade da superfície no comprimento da passada e ângulo do braço de bebês durante a aquisição da marcha. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), v. 28, p. 481-490, 2014.

2.
MARQUES, I.2014MARQUES, I. ; ANDRADE, V. M. ; LIMA, D.A. . Efeito da forma, tamanho e textura de objetos na habilidade manipulativa de crianças com síndrome de down. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online), v. 13, p. 71-86, 2014.

3.
ANDRADE, V. M.2011 ANDRADE, V. M.; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARTINS, R. M. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa durante a marcha independente de crianças com Síndrome de Down e desenvolvimento Típico. Brazilian Journal of Motor Behavior, v. 6, p. 37-44, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M.A. ; CASTRO, VANESSA MOTA ANDRADE-DE ; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. . Efeito da restriçao ambiental na amplitude articular do tornozelo na marcha de crianças com Sindrome de Down. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Cientifica, 2010, Guarapoava. Anais do XIX Encontro Anual de Iniciação Cientifica, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, V. M.; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa no ângulo relativo de perna-pé durante a marcha independente de crianças com Síndrome de Down e Desenvolvimento Típico.. In: XVII Encontro anual de Iniciação Científica PIBIC/CNPq., 2008, Foz do Iguaçu. Anais do XVII Encontro Anual de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2008.

2.
ANDRADE, V. M.; LIMA, D.A. ; MARQUES, I. . Efeito das restrições da tarefa na habilidade manipulativa de preensão em crianças com Síndrome de Down. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2007, Maringá. Anais do XVI Encontro Anual de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Maringá, 2007.

3.
ANDRADE, V. M.; LIMA, D.A. ; BASTOS, C. B. ; MARQUES, I. . Análise de habilidades locomoturas e manupulativas em crianças de 4 a 6 anos de idade. In: XV Encontro Anual de Iniciação Científica e Encontro de Pesquisa da UEPG, 2006, Ponta Grossa. Anais do XV Encontro Anual de Iniciação Científica e Encontro de Pesquisa da UEPG, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, I. ; MARTINS, R. M. ; CASTRO, VANESSA MOTA ANDRADE-DE ; PRÓSPERO, V. G. M. . Movimento angular do tornozelo durante a aquisiçao da marcha independente sob diferentes condiçoes de superficie. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. v. 8. p. 173-173.

2.
MARQUES, I. ; ANDRADE, V. M. ; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARTINS, R. M. . Angular movement of the hip during the acquisition of independent gait under different surface conditions.. In: North American Society for the Psychology of Sports and Physical Activity, 2012, Honolulu - Hawaii. Journal of Sport & Exercise Psychology - Human Kinetics, 2012. v. 34. p. 170-170.

3.
ANDRADE, V. M.; PRÓSPERO, V. G. M. ; COSTA, M.A. ; BORDINI, F. L. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa sob os ângulos de quadril, joelho e tornozelo, durante a aquisição da marcha independente. In: 2° Encontro Paulista de Comportamento Motor, 2011, Bauru. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro, 2011. v. 6.

4.
PRÓSPERO, V. G. M. ; MARTINS, R. M. ; ANDRADE, V. M. ; MARQUES, I. . Correlação entre a estatura e o comprimento da passada durante a aquisição da marcha independente de bebês. In: 2° Encontro Paulista de Comportamento Motor, 2011, Bauru. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro, 2011. v. 6.

5.
PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. ; ANDRADE, V. M. ; XAVIER FILHO, E. ; MEDINA-PAPST, J. . Efeito da restrição da tarefa durante a aquisição da marcha independente. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro - SP: Mundo Color, 2010. v. 5.

6.
ANDRADE, V. M.; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARTINS, R. M. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa no deslocamento angular de tornozelo durante a marcha independente de crianças com Síndrome de Down. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro - SP: Mundo Color, 2010. v. 5.

7.
ANDRADE, V. M.; COSTA, M.A. ; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa na velocidade e comprimento de passada durante a marcha independente de crianças com Síndrome de Down.. In: 1° Encontro Paulista de Comportamento Motor, 2009, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2009. v. 4. p. 63-63.

8.
PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. ; XAVIER FILHO, E. ; ANDRADE, V. M. ; LIMA, D.A. ; PAPST, J. M. . Efeito da restrição da tarefa no comprimento da passada durante a aquisição da marcha independente. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro: Mundo Color, 2008. v. 3. p. 3-3.

9.
ROSA, G. K. B. ; PRÓSPERO, V. G. M. ; CANTIERI, F.P. ; ANDRADE, V. M. ; MARTINS, R. M. ; MARQUES, I. . Avaliação motora: A relação entre a escala de desenvolvimento motor - EDM e o teste de coordenação corporal - KTK.. In: IV Congresso Brasileiro de comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian journal of motor behavior. Rio Claro: Mundo Color, 2008. v. 3.

10.
ANDRADE, V. M.; ROCHA, M.P. ; MARTINS, R. M. ; PRÓSPERO, V. G. M. ; ROSA, G. K. B. ; MARQUES, I. . Análise e comparação do comprimento de passada na marcha independendente de crianças com Síndrome de Down e Desenvolvimento Típico. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brasilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro: Mundo Color, 2008. v. 3.

11.
MOURA, M. F. ; FIOTN, G.G. ; LIMA, D.A. ; ANDRADE, V. M. ; MARQUES, I. . Desenvolvimento motor e Educação Física: Análise da idade motora em escolares.. In: III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2007, Maringá. Anais do III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2007.

12.
ANDRADE, V. M.; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa na habilidade manipulativa em crianças portadoras de Síndrome de Down. In: III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2007, Maringá. Anais do III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2007.

13.
ANDRADE, V. M.; LIMA, D.A. ; MARQUES, I. . Comparação do desempenho de habilidades locomotoras e manipulativas em crianças de 7 e 8 anos de idade, de acordo com o gênero.. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006.

14.
LIMA, D.A. ; PANTA, M. ; ANDRADE, V. M. ; RIBEIRO, C. ; MARTINS, R. M. ; CATENASSI, F. ; UEDA, D. . Comportamento motor de crianças de 8 anos submetidas ao Test of Gross Motor Development. In: XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Anais do XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2006.

15.
FEITOSA, W. S. ; ANDRADE, V. M. ; LIMA, D.A. ; PANTA, M. ; FIORIN, G.G. ; MARQUES, I. . Avaliação do desempenho entre habilidades locomotoras e manipulativas em meninos e meninas de 10 a 12 anos de idade. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
Andrade de Castro, V.M.. Análise do percentual de aulas teóricas e práticas na disciplina de Educação Física do IFSP - Câmpus Avaré. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANDRADE, V. M.; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARTINS, R. M. ; COSTA, M.A. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa no deslocamento angular de tornozelo durante a marcha de crianças com Síndrome de Down. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANDRADE, V. M.; COSTA, M.A. ; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa na velocidade e comprimento de passada durante a marcha independente de crianças com Síndrome de Down.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANDRADE, V. M.; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa no ângulo relativo de perna-pé durante a marcha independente de crianças com síndrome de down e desenvolvimento típico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANDRADE, V. M.; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. . Efeito da restrição da tarefa no ângulo relativo de perna-pé durante a marcha independente de crianças com Síndrome de Down e Desenvolvimento Típico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ANDRADE, V. M.; ROCHA, M.P. ; MARTINS, R. M. ; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARQUES, I. . Análise e comparação do comprimento de passada na marcha independendente de crianças com Síndrome de Down e Desenvolvimento Típico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ANDRADE, V. M.; LIMA, D.A. ; MARQUES, I. . Efeito das restrições da tarefa na habilidade manipulativa em crianças com Síndrome de Down. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ANDRADE, V. M.; LIMA, D.A. ; MARQUES, I. . Efeito das restrições da tarefa na habilidade manipulativa de preensão em crianças com síndrome de Down. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ANDRADE, V. M.; PANTA, M. ; FEITOSA, W. S. ; COELHO, B.T.C. ; MARQUES, I. . Comparação do desempenho de habilidades locomotoras e manipulativas em crianças de 7 e 8 anos de idade, de acordo com o gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ANDRADE, V. M.; LIMA, D.A. ; BASTOS, C. B. ; MARQUES, I. . Análise de habilidades locomotoras e manipulativas em crianças de 4 a 6 anos de idade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, V. M.; MARQUES, I. . EFEITO DA RESTRIÇÃO DA TAREFA NO COMPRIMENTO E VELOCIDADE DE PASSADA DURANTE A MARCHA INDEPENDENTE DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN 2008 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Andrade de Castro, V.M.. Cursinho Popular do IFSP: Balanço e Perspectivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Andrade de Castro, V.M.; CUNHA, F. H. F.; AUGUSO, V. V.. Cargo de professor EBTT do quadro permanente de pessoal do IFSP. 2015. Instituto Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso de Educação Física e 2º Simpósio de Atividade Física e saúde da região Sudeste. Análise do percentual de aulas teóricas e práticas na disciplina de Educação Física do IFSP - Campus Avaré. 2016. (Congresso).

2.
II Congresso de Extensão e II Mostra de Arte e Cultura do IFSP. Cursinho Popular do IFSP: Balanço e Perspectivas. 2015. (Congresso).

3.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2015. (Outra).

4.
Ciclo de debates sobre Ensino Médio "Base Nacional Comum: do Currículo: que jogo é esse?. 2014. (Outra).

5.
6º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 15º Encontro de Atividades Científicas. 2012. (Congresso).

6.
Conversando com os surdos: a fala através do gestual. 2012. (Oficina).

7.
VI Seminário de Educação Especial. 2012. (Seminário).

8.
VI Seminário de Educação Especial. Vivendo a inclusão: desafios e perspectectivas.não há. 2012. (Seminário).

9.
2° Encontro Paulista de Comportamento Motor.Efeito da restrição da tarefa sob os ângulos de quadril, joelho e tornozelo, durante a aquisição da marcha independente. 2011. (Encontro).

10.
Curso Internacional - Development of Predictive Eye Movements. 2010. (Outra).

11.
Curso Internacional - Neuropsychological Contributions to Movement Control in Parkinson's Disease. 2010. (Outra).

12.
Curso Nacional - Comportamento Motor para Populações Especiais. 2010. (Outra).

13.
Curso Nacional - Métodos de Avaliação em Comprtamento Motor: Desenvolvimento Motor. 2010. (Outra).

14.
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Efeito da restrição da tarefa no deslocamento angular de tornozelo durante a marcha de crianças som Síndrome de Down. 2010. (Congresso).

15.
IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Análise e comparação do comprimento de passada na marcha independente de crianças com Síndrome de Down e Desenvolvimento Típico.. 2008. (Congresso).

16.
XVII Encontro Anual de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.Efeito da restrição da tarefa no ângulo relativo de perna-pé durante a marcha independente de crianças com Síndrome de Down e Desenvolvimento Típico. 2008. (Encontro).

17.
Curso de Extensão "Desenvolvimento Motor". 2007. (Outra).

18.
III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. Efeito da restrição da tarefa na habilidade manipulativa em crianças com Síndrome de Down. 2007. (Congresso).

19.
Semana acadêmica de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina. 2007. (Outra).

20.
XVI Encontro Anual de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.Efeito da restrição da tarefa na habilidade manipulativa de preensão em crianças com Síndrome de Down. 2007. (Encontro).

21.
III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Comparação de desempenho de habilidades locomotoras e manipulativas em crianças de 7 e 8 anos de idade de acordo com o gênero.. 2006. (Congresso).

22.
Oficina Recreativa dos Fundamentos de Basquetebol.Instrutor de atividades. 2006. (Oficina).

23.
Treinamento referente ao TGMD2 - Teste em Desenvolvimento Motor. 2006. (Outra).

24.
XV Encontro Anual de Iniciação Científica e Encontro de Pesquisa da UEPG.Análise de habilidades locomotoras e manipulativas em crianças de 4 a 6 anos de idade. 2006. (Encontro).

25.
I Colóquio sobre as bases biodinâmicas e sócio-culturais da Educação Física.. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, V. M.. Um dia no Campus. 2014. (Outro).

2.
ANDRADE, V. M.. 1º Congresso de Extensão e 1º Mostra de Arte e Cultura do IFSP. 2014. (Congresso).

3.
ANDRADE, V. M.; PRÓSPERO, V. G. M. ; MARTINS, R. M. ; COSTA, M.A. ; MARQUES, I. . V Congresso Brasilero de Comportamento Motor. 2010. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PRÓSPERO, VIVIANI GUSMÃO MORETTO2014PRÓSPERO, VIVIANI GUSMÃO MORETTO ; CASTRO, VANESSA MOTA ANDRADE-DE ; MARTINS, RAQUEL DE MELO ; MARQUES, INARA . Efeito da instabilidade da superfície no comprimento da passada e ângulo do braço de bebês durante a aquisição da marcha. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), v. 28, p. 481-490, 2014.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Andrade de Castro, V.M.. Cursinho Popular do IFSP: Balanço e Perspectivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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