André Luciano Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8397314983743878
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Graduado em Pedagogia: habilitações - supervisão escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Graduação em Pedagogia: Lic Magistério das Matérias Pedagógicas pela mesma instituição (1999). Pós-Graduado em Supervisão Escolar, Psicopedagogia e Orientação Educacional e em Educação a Distância: Gestão e Tutoria. Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade pela Universidade FEEVALE tendo como ênfase a formação continuada de professores e o bem/mal-estar docente. Atua no Ensino Superior na Graduação e Pós-graduação em instituições privadas. Também possui experiência na Educação Básica com séries iniciais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. Tem experiência na área de Educação, em escolas públicas e privadas, com ênfase em sala de aula e supervisão escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, currículo, legislação educacional, políticas públicas, projeto político-pedagógico, regimento escolar, interdisciplinaridade, educação inclusiva, plano de estudo/trabalho e formação de professores. Também tem estudado sobre os processos de inclusão e exclusão social. Atualmente, Doutorando em Educação na Universidade La Salle, na linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas. ID orcid.org/0000-0003-2959-5450 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luciano Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, A. L.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade La Salle, UNILASALLE, Brasil.
Título: Formação continuada de professores: uma experiência formadora e seu impacto na prática docente,
Orientador: Dr. Gilberto Ferreira da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação continuada; Pesquisa-ação; Escola.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: A formação continuada como viés de bem/mal-estar docente,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dr. João Carlos Jaccottet Piccoli..
Palavras-chave: Formação continuada; Bem-estar docente; Mal-estar docente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Interdisciplinar.
2011 - 2013
Especialização em Educação a Distância: Gestão e Tutoria. (Carga Horária: 440h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, UNIASSELVI, Brasil.
Título: O ensino presencial e a educação a distância: uma articulação possível e necessária no ensino superior.
Orientador: Daniela Rohan Hirschmann.
2005 - 2007
Especialização em Esp. em Psicopedagogia e Or. Educacioanal. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: O papel do orientador educacional na escola pública.
2001 - 2002
Especialização em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Ação escolar integrada: da fragmentação ao trabalho coletivo.
Orientador: Ms. Lezy Masotti.
1999 - 2000
Graduação em Pedagogia: habilitações - supervisão escolar.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Pedagogia: Lic Magistério das Matérias Pedagógicas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1989 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
E. E. de 1º e 2º Graus 1º de Maio, MAGISTÉRIO, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Extensão em Educação à Distância. (Carga horária: 20h).
FG FACULDADES, FG, Brasil.
2018 - 2018
Oficina: Elaboração de questões dissertativas e múltipla escolha. (Carga horária: 3h).
Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação de Docentes para Compor o Banco de Avaliadores do BASis. (Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso de Extensão em Educação à Distância. (Carga horária: 30h).
FG FACULDADES, FG, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 2h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Treinamento Periódocos CAPES. (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em A PSICOLOGIA COGNITIVA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM II. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Gestão para Educação de Qualidade. (Carga horária: 40h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul, SESI-DRRS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Sem. Governamentalidade, Biopolítica e Educação. (Carga horária: 20h).
Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGEDU/UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em XIX Seminário de Pedagogia Universitária - Metodol. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação Pedagógica Continuada. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Atualização em legislação para gestores acadêmicos. (Carga horária: 8h).
Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional, ILAPE, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada Programa EAD UNIASSELVI. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada Metod. do Trabalho Acadêmico. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, UNIASSELVI, Brasil.
2012 - 2012
Saúde Emocional do Educador. (Carga horária: 70h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2010 - 2010
ECA na Escola. (Carga horária: 120h).
Secretaria Especial de Direitos Humanos, SEDH, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Caminhos da Intervenção Psicopedagógica. (Carga horária: 40h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Alfabetização: mitos e desafios. (Carga horária: 40h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em PPGEdu - Mestrado em Educação - PEC. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em PPGEdu - Mestrado em Educação - PEC. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em PPGEdu - Mestrado em Educação - PEC. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em No caminho da Escola que queremos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Aluno do PPG Dout. em Educação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 10
Outras informações
Membro da comissão interna de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Portaria 056/2017.

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unilasalle - PPG Doutorado em Educação, .


Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Externo do Curso de Pedagogia, Carga horária: 16

Atividades

02/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos, Estágio na EJA, Educ. Sociedade e Práxis Educativa
Estágio na educação Infantil, Literatura Infantil, Literatura Infanto Juvenil, Sem. Interd. II
Lúdico e Muzic. na Educ. Infantil, Metod. do Ensino da Arte, Políticas Educacionais
Metod. e Conteudos Básicos de Geografia; História, Org. do Trab. Pedag. na Educ. Infantil
Pedag. da Educação Infantil, Psic. da Educ. e da Aprendizagem, Teorias e práticas do currículo
Se. Interd.:a infancia e suas linguagens e Trabalho de Graduação
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Linguagem/ Educação e Tecnologias
Didática e formação de professores/Educação, cidadania e diversidade
Estágios: Materiais Pedagógicas e Anos Iniciais/Educação Inclusiva
Fundamentos do Processo educativo/ Fundamentos da Linguistica
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento
Metodologia do ensino de Artes/Ciências Naturais, Matemática e Lingua Portuguesa
Processos de Alfabetização/Metodologia Científica/Cultura Popular Brasileira
01/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens psicológicas da aprendizagem/Teoria e prática do currículo
Didática/ Temas transversais/Meio ambiente e saúde
Estágios: educ. infantil, gestão escolar, orientação e supervisão escolar
Pedagogia da educ. infantil/Lúdico e musicalização na educação infantil
Seminário interdisciplinar/Orientação educacional
Supervisão pedagógica/Organização do trabalho pedagógico na educ. infantil
06/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura popular brasileira/Educação inclusiva
Estágios: Disc. pedag., Ed. Inf., Gestão Escolar, Orient. e superv. Escolar
Filosofia e Sociologia Geral e da Educação
Fund. da Linguística/Psico. da Educ. e da Aprendizagem
Fund. e Met. da Alfabetização e Letramento/ Processos de Alfabetização
Lúdico e Music. na Ed. Inf./ Currículo: teoria e prática
Orient. Educacional/Superv. Pedagógica
01/2013 - 05/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo: Teoria Prática e Trabalho de Graduação
Didática e formação do professor
Estágio na Educação Infantil
Gestão Escolar
História da educação e Informática Básica e Tecnologias da Educação
Literatura Infantil e Lúdico e Musicalização na Educação Infantil
Meio Ambiente/Saúde e Libras
06/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
Estágio: Anos Iniciais e Disciplinas Pedagógicas
Estrutura e Funcionamento do Ensino e Filosofia Geral e da Educação
Metodologia do Ensino da Arte
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
Pedagogia da Educação Infantil
Psico. da Educação e da Aprendizagem e Sociologia Geral e da Educação
01/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e formação do professor
Estágio: anos iniciais e disciplinas pedagógicas
Fundamentos da Linguística e da Metod. da Alfabetização e Letramento
História da educação e Informatica áas. e Tecnologias da Educação
Libras e Temas Transversais
Metodologia do Trab. Acadêmico e Metodologia do Ensino da Arte
Processos de Alfabetização e Psicologia Geral e do Desenvolvimento
07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e formação do professor
Educação Inclusiva
Estrutura e funcionamento do ensino
Filosofia geral e da educação
Fundamentos da linguística
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
01/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial, Estrutura e Funcionamento do Ensino e Libras
Estágio em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar
Filosofia Geral e da Educação, Sociologia Geral e da Educação e Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Currículo: teoria e prática
04/2011 - 05/2011
Ensino, Administração escolar, supervisão e orientação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Competência Profissional no Mundo Moderno
Educação a Distância e Métodos de Autoaprendizado
Metodologia do Ensino Superior
Metodologia do Trabalho Científico
04/2011 - 05/2011
Ensino, Educação Especial Inclusiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Competência Profissional no Mundo Moderno
Educação a Distância e Métodos de Autoaprendizado
Metodologia do Ensino Supeiror
Metodologia do Trabalho Científico
04/2011 - 05/2011
Ensino, Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Competência Profissional no Mundo Moderno
Educação a Distância e Métodos de Autoaprendizado
Metodologia do Ensino Superior
Metodologia do Trabalho Científico
04/2011 - 05/2011
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Competência Profissional no Mundo Moderno
Educação a Distância e Métodos de Autoaprendizado
Matodologia do Trabalho Científico
Metodologia do Ensino Superior
07/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio - Educação Infantil
Estrutura e Funcionamento do Ensino, História da Educação, Informática e Tecnologias da Educação
Gestão da Educação e Trabalho de Graduação
Metodologia do Trabalho Acadêmico, Metodologia dos Conteúdos Básicos de História e Geografia
Psicologia Geral e do Desenvolvimento
05/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Estatística
Libras

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Nível II, Carga horária: 21

Atividades

09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

08/2014 - 12/2014
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação Compartilhada do III e IV Ciclos de Estudos Interdisciplinares.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação
Currículo: concepções e práticas
Seminário de Filosofia e Educação: ciência, ética e sustentabilidade
08/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.
03/2014 - 12/2014
Direção e administração, Laboratório de Aprendizagem, .

Cargo ou função
Coordenação do Laboratório de Aprendizagem do curso de Pedagogia.
03/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação (CPA) Uniritter, .

Cargo ou função
Coordenador setorial de avaliação institucional de curso - representante docente CPA.
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educação V: ação didático-pedagógica nos anos iniciais I
Filosofia e Educação
Seminário de Filosofia e Educação VI: ciência, ética e sustentabilidade

CESUCA - FACULDADE INEDI, CESUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular Horista, Carga horária: 21
Outras informações
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia desde maio/2009.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Docente da Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade na disciplina: Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinnares de Atividades Práticas na Educação Ambiental. Orientador de trabalho de conclusão da Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Coordenador do Projeto Jovem de Futuro/Unibanco e E. E. E. M. Ayrton Senna da Silva/CESUCA

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e funcionamento da educação básica
Metodologia e prática da educação de jovens e adultos
Multiculturalismo: escola, diferenças, corpo, gênero e sexualidade
06/2008 - 12/2009
Ensino, Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares de Atividades Práticas na Educação Ambiental
Orientação à monografia
03/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática II: planejamento e prática docente
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Prefeitura Municipal de Gravataí, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursado: estatutário, Carga horária: 20
Outras informações
Posse como Professor área 1 (currículo por atividades) em 04/03/1997 e exonerado, a pedido, em 03/05/2006 (Classificação: 14º colocado). Posse como Especialista em Educação II em 23/04/2004, atuando na coordenação pedagógica da Educação Infantil e na supervisão escolar do ensino fundamental.

Atividades

09/2008 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal do FUNDEB de Gravataí, .

Cargo ou função
Vice-Presidente.
03/1997 - 03/2009
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação/SMED, .

Cargo ou função
Supervisor escolar.
06/1999 - 05/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia, Psicologia e Sociologia
03/1997 - 02/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor das séries iniciais - 2ª e 3ª séries

Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, PMSS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursado: estatutário, Carga horária: 40
Outras informações
Posse como Orientador Pedagógico em 13/02/2002 (Classificação 2º colocado no concurso público).

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenador do projeto escola de turno integral
Supervisor escolar da educação infantil e ensino fundamental
Orientador Pedagógico

Faculdades Monteiro Lobato, FATO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gestor Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Gestor pedagógico - responsável pela escola de educação básica (ensino médio regular, educação de jovens e adultos do ensino fundamental/médio e EAD), responsável pela gestão dos coordenadores de curso da graduação, pós-graduação e extensão, membro da comissão própria de avaliação (CPA) na função de secretário e auxiliar institucional junto ao INEP/MEC.


Instituto Educacional do Rio Grande do Sul, IERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior/Turma 09, na qual lecionei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professo do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais: Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento Turma 14, na qual lecionei a disciplina: Metodologia do Trabalho Científico I: Normas para Elaboração do Artigo

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do curso de Supervisão Escolar V na qual ministrei a disciplina de Supervisão e Cotidiano Escolar.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Docente no curso de Especialização em Docência no Ensino Superior, Turma 10, na qual ministrei a disciplina de Docência na Educação Superior, com carga horária de 20 horas.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professo do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior, no qual lecionei a disciplina de Docência na Educação Superior.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do MBA em Marketing Digital, no qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Especialização em Psicopegagogia Institucional e Clínica, na qual ministrei a disciplina de Psicopedagogia Inclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Especialização MBA Gestão de Pessoas, na qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de especialização em MBA em Marketing Digital no qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do curso de MBA Engenharia da Produção , no qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Supervisão Escolar na qual ministrei a disciplina de Educação Inclusiva: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do curso de Docência no Ensino Superior, no qual ministrei a disciplina de Técnicas e Recursos Didáticos.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais: Alfabetização e Letramento, na qual ministrei a disciplina: educação inclusiva: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na qual ministrei a disciplina: Psicopedagogia Inclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Orientação Educacional, no qual ministrei a disciplina de Educação Inclusiva: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Gestão de Pessoas, no qual ministrei a disciplina: Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior, no qual ministrei a disciplina de Técnicas e Recursos Didáticos.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Curso de Supervisão Escolar, no qual ministrei a disciplina de Educação Inclusiva: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Alfabetização e Letramento: Educação Infantil e Anos Iniciais, no qual ministrei a disciplina Educação Inclusiva: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Supervisão Escolar, no qual ministrei a disciplina de Planejamento Educacional.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 6
Outras informações
Professor do curso de MBA em Finanças Corporativas, no qual ministrei a disciplina de MTC I - Normas para a elaboração do artigo.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais: Alfabetização e Letramento, no qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior (MES).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Orientação Educacional, no qual ministrei a disciplina de Pressupostos Teórico-práticos da Orientação Educacional.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais: Alfabetização e Letramento, na qual ministrei a disciplina: Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da especialização em psicopedagogia Clínica e Institucional, na qual ministrei a disciplina: Metodologia do Trabalho Científico I.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da especialização em Supervisão Escolar, na qual ministrei a disciplina: Educação inclusiva: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 18
Outras informações
Especialização em Educação Especial: Inclusão na Educação, na qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Especialização em Educação Especial, na qual ministrei a disciplina de Educação Profissional.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Especialização em Educação Infantil e Anos iniciais: alfabetização e letramento, na qual ministrei a disciplina de Educação Inclusiva: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 18
Outras informações
Curso de Especialização em Engenharia da Produção, no qual ministrei a disicplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 24
Outras informações
Curso de Especialização em Educação Infantil e Anos iniciais: alfabetização e letramento, na qual ministrei a disciplina de Educação Inclusiva: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 18
Outras informações
Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano, no qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 24
Outras informações
Especialização e Educação Infantil e Anos Iniciais: alfabetização e letramento, na qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 18
Outras informações
Professor do Curso de MBA Gestão de Pessoas, na qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor do Curso de Especial, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Gestão de Instituições de Ensino, na qual ministrei a disciplina de Gestão e Práticas Inclusivas: fundamentos, princípios e políticas educacionais.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 18
Outras informações
Atuo no Curso de Educação Especial, ministrando a disiciplina de MTC I - Metodologia do Trabalho Científico - Elaboração de Artigo Científico

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Gestão de Instituições de Ensino, no qual ministrei a disciplina de Pressupostos da Supervisão.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 42
Outras informações
Professor do curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica, no qual ministrei a disciplina de Planejamento de Intervenção em Psicopedagogia Institucional.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 24
Outras informações
Especialização em Docência no Ensino Superior, na qual ministrei a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.


Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno PPG, Carga horária: 10

Atividades

03/2009 - 09/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.


Grupo Servi, UNIERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 15
Outras informações
Professor do Curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional, Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia Institucional e Clínico no qual ministrei a disciplina de Educação Inclusiva.


Associação Cristã de Moços/Porto Alegre, ACM/SEDE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/1995 - 02/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental

Colégio Anchieta - RS, ANCHIETA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/1999 - 02/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Estudos Diversificados da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental

Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 20
Outras informações
Posse como professor de currículo por atividades em 10/02/2008 e exonerado, a pedido, em 03/1999 na função de Professor Alfabetizador da Educação de Jovens e Adultos.

Atividades

02/1998 - 03/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor Alfabetizador de Adultos
Supervisor escolar

Escola Maternal e Jardim de Infância Anjinho, ANJINHO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/1994 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor da 3ª série do ensino fundamental

Fundação Cazemiro Bruno Kurtz, FCBK/ACM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 20

Atividades

03/1994 - 02/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Auxiliar de programa e coordenador do ensino supletivo

FACS SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA - Universidade Salvador, FACS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TNS I - Tutor/EAD, Carga horária: 4


Sociedade Porvir Científico - Colégio La Salle Niterói, LA SALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Educativo, Carga horária: 40


FG FACULDADES, FG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior

Atividades

09/2018 - Atual
Ensino, Tecnólogo em Processos Gerenciais, EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e ética profissional
07/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Ética profissional, relações étnico-raciais e responsabilidade socioambiental
Empregabilidade e carreira
Projeto integrador II
07/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Presencial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empregabilidade e carreira
02/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto Superior de Educação/ISE, .

Cargo ou função
Coordenação do ISE.
02/2018 - Atual
Ensino, Processos Gerenciais, Presencial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador III
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e História da Educação
Sociologia da Educação
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante/NDE - Pedagogia e Processos Gerenciais.
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Pedagogia.
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPA - Comissão Própria de Avaliação, .

Cargo ou função
Presidente da CPA.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliador do BASis
Outras informações
Portaria nº 609 publicada na página 135 do D.O.U de 16 de julho de 2018, para Ato Autorizativo de Reconhecimento de Curso.



Linhas de pesquisa


1.
Intervenção pedagógica: conhecimento, interdisciplinaridade e aprendizagem

Objetivo: Investigação de diferentes processos de intervenção pedagógica presentes na sociedade do conhecimento e estudo dos movimentos da aprendizagem em suas instâncias lógicas e simbólicas, tecendo redes de conhecimentos interdisciplinares nas relações com os saberes..
2.
Educação, docência e identidades

Objetivo: Análise da construção de identidades individuais e coletivas no fazer educacional, que se expressa por meio da produção de conhecimento e da transformação do cotidiano..
3.
Qualidade de vida nos processos de inclusão social

Objetivo: Analisa a relação entre qualidade de vida e acessibilidade, considerando as formas como se articulam o contexto social e tecnológico, os fatores ambientais e as dimensões humanas para promoção de inclusão social; propõe-se a desenvolver pesquisas sobre os impactos dos modos de vida no trabalho e no lazer, considerando identidades e diferenças; os impactos das tecnologias na qualidade de vida nos diversos contextos sociais; as questões inerentes ao corpo, as implicações do movimento humano e suas possibilidades de prevenção, intervenção e re-habilitação, relacionando-as à educação para a saúde e ao comportamento dos indivíduos; as limitações socialmente estabelecidas ao acesso nas diferentes fases do desenvolvimento humano..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Interdisciplinar.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Palavras-chave: Qualidade de vida; Inclusão Social.
4.
Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas

Objetivo: Investiga o fenômeno educativo colocando em evidência a análise dos modelos de formação docente inicial e continuada e suas traduções na prática educativa, nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano. Procura aprofundar as concepções teóricas que orientam as ações educativas e propõe estratégias de intervenção nos sistema de ensino em suas diferentes modalidades (formal, não-formal, educação básica e ensino superior)..
Palavras-chave: Formação de professores; Prática pedagógica.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Interculturalidade e formação de professores na América Latina: programas, avanços e perspectivas desde Brasil, Chile, Argentina e Colômbia
Descrição: Descrição: As aspirações por compreender como é possível realizar processos formativos que contemplem a multiculturalidade sob a perspectiva da interculturalidade impulsionam a busca por referenciais teóricos e práticos capazes de oferecer subsídios para o tratamento da diversidade cultural. Nesta pesquisa se contempla o debate instaurado no contexto latino-americano, considerando a rica e complexa reflexão acumulada nos diferentes países da região. Uma imersão na literatura que viemos realizando nestes últimos anos permitiu vislumbrar a complexidade teórica da produção existente e da diversidade de experiências formativas desencadeadas nas diferentes nações latino-americanas, o que permitiu, ao mesmo tempo, entrar em contato com uma produção inspiradora que acabou por dinamizar epistemologicamente o trabalho de investigação aqui proposto. Trata-se das contribuições de intelectuais latino-americanos, vinculados à diferentes universidades das américas, integrantes do chamado Grupo Modernidade/Colonialidade (Grupo M/C). Este grupo é constituído por Aníbal Quijano (Perú), Walter Mignolo (Argentina), Enrique Dussel (Argentina), a norte-americana Catherine Walsh (radicada no Equador), Nelson Maldonado‐Torres (Porto Rico), Fernando Coronil (Venezuela), Edgardo Lander (Venezuela), Arturo Escobar (Colômbia), entre outros. Deste grupo, em especial, destacamos os estudos de Catherine Walsh, uma vez que se voltam ao campo da educação e, portanto, ganham importância no desenvolvimento e execução desta proposta. Autores como Boaventura de Sousa Santos, Immanuel Wallerstein e Albert Memmi, dentre outros, são parceiros para além das fronteiras latino-americanas. Metodologicamente a pesquisa se inscreve na tendência contemporânea das pesquisas do tipo estado da arte por um lado e, de outro, alia-se aos estudos do tipo pesquisa intervenção ao tomar como aporte as contribuições advindas da pesquisa-ação. Assim se fará um investimento para conhecer e analisar experiências de formação nos países de referência da pesquisa e nas duas regiões brasileiras indicadas. Esta proposta carrega uma intencionalidade prática, traduzida na criação, execução e avaliação de um programa de formação de professores de educação básica na perspectiva da interculturalidade, contemplando a diversidade cultural, característica tão própria dos contextos escolares. Evidenciamos a continuidade da postura teórica e metodológica na pesquisa em educação que viemos apostando e exercitando nestes últimos anos (SILVA, SCHLEMER, SCHEFFER, 2016; SILVA, NORNBERG, SCHEFFER, 2016; SILVA, NORNBERG, 2014, 2013). E por último, cabe assinalar que esta proposta de pesquisa traduz um esforço coletivo que encontra no Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural o espaço para sua efetivação e maturação acadêmico-intelectual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: André Luciano Alves - Integrante / Pablo Eugênio Mendes - Integrante / Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / Juliana Aquimo Machado - Integrante / RAQUEL SCHLEMER - Integrante / Fabiula Campos Falcão - Integrante / AMANDA SELLE BORTOLETTI - Integrante / João Alberto Steffen Munsberg - Integrante / Francisco Adelmo Asprilla Mosquera - Integrante / Luis Eduardo Castro Castro - Integrante / Henri Fux - Integrante / Josiane Lima de Andrade - Integrante / Helen Pinto - Integrante / Alicia Liliana Merodo - Integrante / Adriana Del Pilar Quiroga - Integrante / María Luiza Jalil - Integrante / Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar - Integrante.
2015 - Atual
Formação Continuada de Professores: uma experiencia formadora e seu impacto na prática docente
Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle/Unilasalle, inserindo-se na linha de pesquisa ?Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas? do Doutorado em Educação e tratará da formação de professores com ênfase na formação continuada. Este projeto de tese parte do pressuposto de que a escola é o lócus de formação continuada e que é possível constituí-la numa experiência formadora, de modo que o impacto dessa formação contribua com a melhoria da prática docente. Tem como objetivo central analisar a escola enquanto espaço de formação continuada de professores, articuladora de diferentes estratégias de formação e sua constituição em um espaço de experiência formadora enquanto qualificadora da prática docente. O estudo busca suporte teórico, com especial relevância em Nóvoa (1995, 2007, 2009), Imbernón (2010, 2011), Candau (2011) e Josso (2004) dentre outros utilizados no referido estudo. A pesquisa de cunho qualitativo adotará a pesquisa-ação como suporte metodológico de investigação, proposto por Kurt Lewin, com aporte etnográfico (ANDRÉ, 2012) a qual será realizada em uma escola pública municipal da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Continuada.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Supervisão escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado dos Formandos de Pedagogia/PED 0720, UNIASSELVI.
2014
Professor Homenageado e Paraninfo dos Formandos de Pedagogia/PED 0322, UNIASSELVI.
2013
Professor Homenageado e Paraninfo dos Formandos de Pedagogia/PED 0253, UNIASSELVI.
2011
Professor Paraninfo dos Formandos de Pedagogia/PED5801-Guaíba, UNIASSELVI.
2010
Mesário Cidadão - Eleições 2010, Cartório Eleitoral 173º Zona - Gravataí.
2009
Menção Honrosa da 3ª Mostra Científica, CESUCA - Faculdade Inedi.
2008
Mesário Cidadão - Eleições Municipais 2008, Cartório Eleitoral - 173ª Zona - Gravataí.
2006
Mesário Cidadão - Eleições 2006 - 1º e 2º turnos, Cartório Eleitoral - 173ªZona - Gravataí/RS.
2005
Mesário Cidadão - Referendo, Cartório Eleitoral - 173ª Zona - Gravataí/RS.
2004
Mesário Cidadão - Eleições 2004, Cartório Eleitoral - 173ª Zona - Gravataí/RS.
2003
Delegado do 2º Congresso Municipal de Educação - Educação: um projeto para a cidade, Prefeitura de Gravataí - Secretaria Municipal de Educação/SMED.
2002
Mesário Cidadão - Eleições 2002 - 1º e 2º turnos, Cartório Eleitoral 173ª Zona - Gravataí/RS.
1999
Professor paraninfo de turma do 3º ano do Ensino Médio, E. M. E. B. Santa Rita de Cássia.
1999
Membro da Comissão de Formatura da PUCRS do Curso de Pedagogia, PUCRS.
1998
III EDUCRESCE - 1º Prêmio de Projetos Pedagógicos, Colégio Brasilia.
1997
Placa de Reconhecimento, ACM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, A. L.2018ALVES, A. L.; SILVA, G. F. . As implicações do processo de formação continuada no fazer docente. REV. TRIANGULO, v. 10, p. 43-59, 2018.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, A. L.. Mestres e alunos devem estar aliados na busca do saber. Boletim ZH Sala de Aula, Porto Alegre, p. 03 - 03, 03 abr. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, A. L.. Escola Acessível para Todos: Para Além das Questões Arquitetônicas. In: I Encontro Regional Vivenciando a Escola para Todos, 2010, Canoas/RS. I Encontro Regional Vivenciando a Escola para Todos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, A. L.. O ensino presencial e a educação a distância: uma articulação posspivel e necessária no ensino superior. In: 2º Seminário Nacional de Iniciação Científica/SAPIÊNCIA, 2017, EAD. SAPIÊNCIA 2017, 2017.

2.
ALVES, A. L.. As implicações do processo de formação continuada no fazer docente. In: VI Seminário de Formação de Professores, 2017, Uberaba/MG. Apresentações e Autores, 2017.

3.
ALVES, A. L.; SILVA, G. F. . As práticas de formação continuada e suas implicações no fazer pedagógico. In: SEFIC UNILASALLE 2015, 2015, Canoas/RS. I Consórcio Doutoral/SEFIC - UNILASALLE, 2015.

4.
ALVES, A. L.. Currículo: um outro olhar para nove anos de duração. In: Encontro Internacional de Educação, 2008, Gravataí. Teoria e fazeres: caminhos da educação popular. Gravataí: SMED, 2007. v. XIV. p. 47-47.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, A. L.. Além da Alfabetização: Leitura e Interpretação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALVES, A. L.. Formação sobre Educação Especial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ALVES, A. L.. Além da alfabetização: leitura e interpretação textual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALVES, A. L.. Planejamento Pedagógico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALVES, A. L.. Pacto pela alfabetização na idade certa: algumas considerações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALVES, A. L.. Motivação e Aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ALVES, A. L.. Afetividade na Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALVES, A. L.. Escola Acessível para Todos: para Além das Questões Arquitetônicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALVES, A. L.. Escola Acessível para Todos: para Além das Questões Arquitetônicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MACHADO, A. L. ; GOMES, J. T. ; MARQUES, M. M. ; ALVES, A. L. ; CLEZAR, C. C. ; CORREA, E. O. ; SILVA, S. B. ; CARDOSO, G. B. . Os pais conhecem a realidade escolar?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ALVES, A. L.; SANTOS, C. G. ; FALKOVSKI, J. L. ; ALIARDI, L. S. ; GATTIBONI, M. L. S. ; CARDOSO, R. G. ; MACHADO, R. ; AZEVEDO, S. R. . A percepção dos professores com relação a inclusão escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ALVES, A. L.; BENTO, C. S ; AGUIAR, F. R. ; BRAZEIRO, L. T. A. ; ALMEIDA, L. P. ; PONTES, V. S. ; GONCALVES, J. N. . A diversidade e seu contexto real. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ALVES, A. L.; COUTO, A. P. S. ; BARBOSA, B. T. ; OLIVEIRA, C. B. ; LEAL, F. M. ; FREDERES, G. J. ; SANTOS, L. C. . Educando, a escola inclui ou exclui?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ALVES, A. L.; TROSCIANKO, V. S. M. ; ANTONI, S. M. ; CAMARA, S. L. ; MACHADO, T. L. S. ; ALEGRE, V. A. P. . Uma proposta de revitalização da Fonte da Bica-Diamantina/Viamão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALVES, A. L.; MELCHIOR, M. C. . Elaboração de questões de concurso público para o Magistério. 2010.

2.
ALVES, A. L.. Projeto Jovem de Futuro - EMEM Ayrton Senna da Silva. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
ALVES, A. L.. Revista Teias. 2018.

2.
ALVES, A. L.. Seminário de Formação de Professores: diálogos entre razão e emoção. 2017.

3.
ALVES, A. L.. Parecer para artigo submetido à Revista Triângulo. 2017.

4.
ALVES, A. L.. Banca Examinadora de Concurso Público. 2014.

5.
ALVES, A. L.. Banca Examinadora de Concurso Público. 2012.

6.
ALVES, A. L.. Banca Examinadora de Concurso Público. 2011.

7.
ALVES, A. L.; MELCHIOR, M. C. . Banca Examinadora de Concurso Público. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, A. L.. Formação de Professores 4º Anos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ALVES, A. L.. Além da alfabetização: leitura e interpretação textual. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
ALVES, A. L.. Formação sobre Educação Especial. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, A. L.. Interdisciplinaridade. 2014. (Palestra).

2.
ALVES, A. L.. Educação Inclusiva: direito de aprendizagem. 2014. (Palestra).

3.
ALVES, A. L.. Adaptação curricular. 2013. (Palestra).

4.
ALVES, A. L.. Educação inclusiva e adaptação curricular. 2013. (Palestra).

5.
ALVES, A. L.. Dificuldades de aprendizagem. 2013. (Palestra).

6.
ALVES, A. L.. Gestão Cultural. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALVES, A. L.. Formação Continuada. 2007. .

Demais trabalhos
1.
ALVES, A. L.. Escola Acessível para Todos: Para Além das Questões Arquitetônicas. 2010 (Ministrante de relato de experiência) .

2.
ALVES, A. L.. Ação escolar integrada: da fragmentação ao trabalho coletivo. 2007 (Ministrante de relato de experiência) .

3.
ALVES, A. L.. Currículo: um outro olhar para nove anos de duração. 2007 (Ministrante) .

4.
ALVES, A. L.. Literatura infantil: o prazer de ler e escrever. 2004 (Ministrante) .

5.
ALVES, A. L.. Projeto político-pedagógico: a construção coletiva da identidade da escola. 2001 (Palestrante) .

6.
ALVES, A. L.. Parecer descritivo. 2000 (Palestrante) .

7.
ALVES, A. L.. Regimento escolar: por uma nova concepção. 2000 (Palestrante) .

8.
ALVES, A. L.. Planos de estudos: inovação ou burocracia?. 2000 (Palestrante) .

9.
ALVES, A. L.. Projeto Serafina. 1998 (Relato de experiência) .

10.
ALVES, A. L.. Estudos Sociais nas séries iniciais. 1997 (Ministrante de relato de experiência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, A. L.; Santos, Beatriz P.; Almeida, joão Antônio da S. Participação em banca de Robson Rosa Lhul. Marketing social na construção da responsabilidade sócioambiental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI.

2.
ALVES, A. L.; Silveira, Ubirafara G.; Santos, Beatriz P.. Participação em banca de Alice Ricardo Lemes. A sustentabilidade aplicada a construção civis. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI.

3.
ALVES, A. L.; Santos, Beatriz P.; Silveira, Ubirafara G.. Participação em banca de Rosani Martini Cornely. Aproveitamento integral dos alimentos como alternativa na merenda escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI.

4.
ALVES, A. L.; Santos, Beatriz P.; Silveira, Ubirafara G.. Participação em banca de Cíntia dos Reis de Souza. O desempenho de coagulantes inorgânicos no tratamento de efluentes industriais para atendimento a legislação ambiental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI.

5.
ALVES, A. L.; Santos, Beatriz P.; Silveira, Ubirafara G.. Participação em banca de Jorge Roberto Petersen. Parque estadual de Itapuã: a educação ambiental como caminho de prevenção. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI.

6.
ALVES, A. L.; Silveira, Ubirafara G.; Santos, Beatriz P.. Participação em banca de Letiéri Calvete da Rocha. Resíduos sólidos perigosos no lixo domiciliar no bairro Teresópolis, Município de Porto Alegre/RS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, A. L.; LEMES, R. K.; MACHADO, F. B.. Participação em banca de Elisane Maria de Oliveira.Identidade docente: percursos da formação inicial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Taquara.

2.
ALVES, A. L.; MISSAGLIA, V.; CAPELLARI, C.. Participação em banca de Aline Adams da Silva.A práxis do profissional da pedagogia nas classes hospitalares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Taquara.

3.
AGUIAR, T. F.; ALVES, A. L.; ALVES, A. A. M.. Participação em banca de Andressa Fernanda Schüler.O papel do coordenador pedagógico no contexto escolar: um estudo da realidade em escolas do Vale do Paranhana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Taquara.

4.
ALVES, A. L.; MENDES, P. E.; SARTORI, E. M. M.. Participação em banca de Consuelo Barbosa da Silva.A Ouvidoria nas Instiuições de Ensino Superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Monteiro Lobato.

5.
ALVES, A. L.; SARTORI, E. M. M.; LAGE, L. C.. Participação em banca de Clélia Maria Cesar de Souza.A importância do trabalho de pós-venda para a fidelização dos clientes, como estratégia para aumentar o faturamento de uma empresa de serviços de médio porto em Porto Alegre/RS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Monteiro Lobato.

6.
ALVES, A. L.; VANTI, M. A. S.; LAGE, L. C.. Participação em banca de Guilherme Klein Zimmermann.A utilização das redes sociais no novo processo de recrutamento e seleção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Monteiro Lobato.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALVES, A. L.; MELCHIOR, M. C.. Componente na Banca Examinadora da PREMIER Concursos LTDA. 2011. Premier Concursos LTDA.

Outras participações
1.
ALVES, A. L.. Avaliador do SEFIC - Integridade na pesquisa e reconhecimento do outro. 2015. Universidade La Salle - Canoas.

2.
ALVES, A. L.. Avaliador da 3ª Mostra Científica. 2009. CESUCA - FACULDADE INEDI.

3.
ALVES, A. L.; BASSI, M. I.; BUENO, I. T.; CARDOSO, E. O.; CORREA, C. A.; PETERSEN, E.; SOUZA, N. L. C.; Marúcia de Campos Kirsch. Comissão de análise e aprovação dos Planos de Estudos do 4º ano do Ensino Fundamental de 9 Anos. 2007. Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul.

4.
ALVES, A. L.. Avaliação das Escolas da Rede Pública Estadual. 1997. Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
As funções executivas no processo de aprendizagem: o papel do educador no entendimento e reabilitação. 2018. (Encontro).

2.
II Congreso Internacional Diálogo Intercultural En El Abya Yala. América Latina y El Caribe.. 2018. (Congresso).

3.
Avaliação Emancipatória. 2017. (Outra).

4.
Formação Continuada de Professores 2017. 2017. (Encontro).

5.
A importância do brincar na Educação Infantil. 2016. (Seminário).

6.
Formação Continuada de Professores. 2016. (Outra).

7.
Formação Pedagógica: A avaliação do ensino e da aprendizagem como leitura do percurso formativo na direção da humanização e da cidadania. 2016. (Outra).

8.
Formação Pedagógica: a neurociência e as contribuições da psicopedagogia na sala de aula. 2016. (Encontro).

9.
O Círculo da Matemática no Brasil. 2016. (Encontro).

10.
Programa TIM Faz Ciência. 2016. (Oficina).

11.
Formação Continuada de Professores. 2015. (Encontro).

12.
Capacitação de professores que atuam em Turmas de Primeiro Semestre. 2014. (Encontro).

13.
Inclusão no UniRitter. 2014. (Outra).

14.
O Planejamento e Avaliação do Processo do Ensino e da Aprendizagem. 2014. (Oficina).

15.
Uso Básico do Moodle. 2014. (Oficina).

16.
Workshop: Power Point como Ferramenta de Trabalho. 2014. (Oficina).

17.
Seminário de Alfabetização. 2013. (Seminário).

18.
Seminários regionais sobre Avaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (C. 2013. (Seminário).

19.
Capacitação de Professores Tutores Externos. 2012. (Encontro).

20.
Capacitação de Professores-Tutores Externos. 2012. (Outra).

21.
Curso Avaliação de Instiuições de Ensino Superior: como receber a comissão avaliadora do INEP. 2012. (Outra).

22.
Curso CPA e Projeto de Autoavaliação Institucional. 2012. (Outra).

23.
Encontro de Coordenadores Pedagógicos - 2º. 2012. (Encontro).

24.
Jornada Docente - Palestra ENADE- 2ª. 2012. (Outra).

25.
Projeto Pedagógico de Curso: Utilização de Instrumentos Práticos de Gestão e Avaliação. 2012. (Oficina).

26.
Seminário de Educação do CMPA II. 2012. (Seminário).

27.
Seminário de Políticas Educacionais para o Ensino Superior. 2012. (Seminário).

28.
Seminários ENADE. 2012. (Seminário).

29.
Workshop ENADE 2012. 2012. (Encontro).

30.
Capacitação de Professores Tutores Externos. 2011. (Encontro).

31.
Encontro Regional Vivenciando a Escola para Todos - I. 2010. (Encontro).

32.
Encontro Regional Vivenciando a Escola para Todos - I.Escola Acessível para Todos: para Além das Questões Arquitetônicas. 2010. (Encontro).

33.
Conferência Nacional de Segurança Pública - 1ª. 2009. (Outra).

34.
Defesa de tese: Abolição das desigualdades: ações afirmativas no ensino superior. 2009. (Outra).

35.
Formação Docente. 2009. (Outra).

36.
Formação docente para o uso do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. 2009. (Outra).

37.
Capacitação do PDE - Escola. 2008. (Oficina).

38.
Formação Continuada - CESUCA. 2008. (Outra).

39.
Formação continuada do ISE. 2008. (Outra).

40.
Jornada Pedagógica - IX. 2008. (Oficina).

41.
Palestra: O desafio de ser Educador Inclusivo - Que Profissionais Necessitamos?. 2008. (Outra).

42.
Encontro Internacioanl de Educação. 2007. (Encontro).

43.
Encontro Internacional de Educação.Ação escolar integrada: da fragmentação ao trabalho coletivo. 2007. (Encontro).

44.
Encontro Internacional de Educação.Currículo: um outro olhar para nove anos de duração. 2007. (Encontro).

45.
Curso: Gestão escolar e Tecnologias. 2006. (Outra).

46.
Formação e capacitação para professores em Educação Inclusiva. 2006. (Seminário).

47.
Projeto de Formação para Orientadores e supervisores - Construção do conhecimento na cidade educadora: organização da ação pedagógica. 2006. (Outra).

48.
Semana Pedagógica VII. 2006. (Outra).

49.
Congresso Internacional sobre Projetos na Educação - 2º. 2005. (Congresso).

50.
Encontro Internacional de Educação. 2005. (Encontro).

51.
Semana Pedagógica -VI. 2005. (Outra).

52.
Seminário Técnico Garantia de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência e Pessoas Portadoras de Altas Habilidades. 2005. (Seminário).

53.
Desafios da Prática Pedagógica. 2004. (Outra).

54.
Escola Cidadã: o desafio da democratização da aprendizagem. 2004. (Seminário).

55.
Semana Pedagógica - V. 2004. (Outra).

56.
Curso de Capacitação sobre Portadores de Necessidades Especiais. 2003. (Outra).

57.
Encontro de Conselheiros Tutelares - 40º. 2003. (Encontro).

58.
Encontro de Orientadores e Supervisores do Vale do Rio dos SinosVIII. 2003. (Encontro).

59.
Formação Continuada das Equipes Administrativo-Pedagógicas das Escolas da Rede Municipal de Sapucaia do Sul. 2003. (Simpósio).

60.
Semana Pedagógica - IV. 2003. (Seminário).

61.
Formação do Projeto Lúdico. 2002. (Encontro).

62.
Semana Pedagógica. 2002. (Outra).

63.
VII Encontro de Orientadores Educacionais e Supervisores Escolares do Vale do Rio dos Sinos. 2002. (Encontro).

64.
Fórum dos Especialistas em Educação. 2001. (Outra).

65.
Programa de Formação de Professores do Laboratório de Aprendizagem. 2001. (Outra).

66.
Seminário Nacional de Educação: apontando caminhos para a educação popular3º. 2000. (Seminário).

67.
Seminário Nacional de Avaliação. 1999. (Seminário).

68.
154 Anos da ACM no Mundo. 1998. (Outra).

69.
Fórum Municipal do Currículo: Construção do currículo em conteúdos seriados2º. 1998. (Encontro).

70.
Jornada de estudos: relações entre desenvolvimento e aprendizagem: contribuições de Vygotsky e Wallon e das pesquisas em Neurociências. 1998. (Outra).

71.
Jornada Pedagógica dos docentes da ACM. 1998. (Outra).

72.
A aprendizagem da ortografia e o uso do dicionário. 1997. (Oficina).

73.
A Vida Marinha em Nossas Praias. 1997. (Oficina).

74.
Contos populares: uma viagem pelo folclore. 1997. (Outra).

75.
Curso Histórias de contagem. 1997. (Outra).

76.
Ensino de Estudos Sociais, sobre Noções e Categorias de Sociedade, Espaço e Tempo. 1997. (Oficina).

77.
Interdisciplinaridade: ações, interações, retroações e produções. 1997. (Outra).

78.
Jornada Intervenção Educativa Frente às Drogas. 1997. (Seminário).

79.
Língua oral e escrita, o problema das unidades. 1997. (Outra).

80.
Literatura, Matemática e Interdisciplinaridade. 1997. (Oficina).

81.
O tempo perguntou para o tempo, quanto tempo o tempo tem. 1997. (Oficina).

82.
Seminário LDB - Caminhos da Educação no Brasil. 1997. (Seminário).

83.
Seminário nacional - Escola cidadã: aprendizagem para todosV. 1997. (Seminário).

84.
Uma leitura dos contos de fadas. 1997. (Outra).

85.
A aprendizagem da ortografia e o uso do dicionário. 1996. (Oficina).

86.
Curso de Planejamento e Revisão da Proposta Pedagógica com vistas à Qualidade Total. 1996. (Outra).

87.
Literatura Juvenil: leitura e prazer. 1996. (Oficina).

88.
O Ensino da Língua Portuguesa para a apropriação da fala e da escrita. 1996. (Encontro).

89.
Seminário Nacional - Escola cidadã: a Didática no Fazer PedagógicoIII. 1996. (Seminário).

90.
Técnicas de Manejo com Adolescentes Propensos à Dependência Química. 1996. (Outra).

91.
Trabalhando a Língua Portuguesa com criatividade e prazer. 1996. (Oficina).

92.
Trabalhando com a narrativa. 1996. (Outra).

93.
Curso: Brincando com a Literatura e a Dobradura. 1995. (Outra).

94.
Curso: O professor e as dificuldades de aprendizagem. 1995. (Outra).

95.
Curso: Poesia um caminho de prazer para a leitura e a escrita. 1995. (Outra).

96.
Oficina de Literatura Infanto-Juvenil. 1995. (Oficina).

97.
Oficina Pedagógica Resolução de Problemas Envolvendo as Quatro Operações. 1995. (Oficina).

98.
Palestra: Comunicação professor-aluno na construção do conhecimento Matemático. 1995. (Outra).

99.
Curso de Atualização Pedagógica - enfoque construtivista. 1994. (Outra).

100.
Seminário Nacional de Educação - Nova LDB urgente. 1991. (Seminário).

101.
Encontro com Paulo Freire: A escola da vida na vida da escola. 1989. (Encontro).

102.
Encontro de educadores com Emília Ferreiro: Alfabetização - uma questão popular. 1989. (Encontro).

103.
Inteligência Aprisionada: a escola e autoria do pensamento. 1988. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, A. L.. III Semana Acadêmica. 2018. (Outro).

2.
ALVES, A. L.. 1ª Jornada Docente. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Aneci Gerda Gerhardt da Rosa. IMPLICAÇÕES DO EXCESSO DE RUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR: por uma política pública voltada a essa problemática. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Politicas y Administración de la Educación) - Universidad Nacional de Tres de Febrero. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bruna Molozzi. Alfabetização: reflexões sobre as metodologias de ensino. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Educacional do Rio Grande do Sul. Orientador: André Luciano Alves.

2.
Ester Oliveira Amaral. Reflexões sobre o processo alfabetizatório. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Educacional do Rio Grande do Sul. Orientador: André Luciano Alves.

3.
Loraine Virginia Eckert. A Juvenilização na modalidade da EJA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar, supervisão e orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

4.
Cristiane Rodrigues de Oliveira Pellenz. A Tecnologia no Aprendizado de Matemática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar, supervisão e orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

5.
Fábio Rodrigues de Oliveira. Alunos Multirrepetentes na 5 série em Matemática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar, supervisão e orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

6.
Gislaine Correa Araújo de Moura. Desafio entre Teoria e Prática na Alfabetização de Alunos do 1º ano. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar, supervisão e orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

7.
Glaci Monticelli. As Estratégias de Ensino Aprendizagem da Língua Portugues. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar, supervisão e orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

8.
Silvana da Silva de Melo. Educar para a Cidadania começa pela prática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar, supervisão e orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

9.
Leticia da Silva Valandro. Adolescência e as doençãs sexualmente transmissíveis. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

10.
Daiana Vieira Magnus Ronconi. Ressocialização e reintegração de jovens infratores. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar, supervisão e orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

11.
Carolina da Silva Alves de Souza. Relatório de Estágio em Psicopedagogia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

12.
Robson Rosa Lhul. Marketing social na construção da responsabilidade sócioambiental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI. Orientador: André Luciano Alves.

13.
Jorge Roberto Petersen. Parque Estadual de Itapuã: a educação ambiental como caminho de preservação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI. Orientador: André Luciano Alves.

14.
Cíntia dos Reis de Souza. O desempenho de coagulantes inorgânicos no tratamento de efluentes industriais para atendimento a legislação ambiental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI. Orientador: André Luciano Alves.

15.
Letiéri Calvete da Rocha. Resíduos sólidos perigosos no lixo domiciliar no bairro Teresópolis, Município de Porto Alegre/RS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI. Orientador: André Luciano Alves.

16.
Alice Ricardo Lemes. A sustentabilidade aplicada em construções civis. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI. Orientador: André Luciano Alves.

17.
Rosani Martini Cornely. Aproveitamento integral dos alimentos como alternativa na merenda escolar. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - CESUCA - FACULDADE INEDI. Orientador: André Luciano Alves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alzira Nunes Ribeiro. A dificuldade de aprendizagem na visão do professor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

2.
Ana Cirlene Vieira da Silva. Formação de professores e inclusão na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

3.
Andrea Teresinha da Silva Nunes. Ensino aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

4.
Andréia Ferreira de Souza. Escola Inclusiva: utopia ou realidade?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

5.
Caroline Coimbra de Azevedo. Métodos avaliativos e sua importância na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

6.
Cristiane Machado Hoch. .. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

7.
Eliege Teresinha Garcia dos Santos. A prática educativa e o brincar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

8.
Fabiane Fraga de Souza. O brincar como método lúdico de ensino e aprendizagem para a formação do sujeito. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

9.
Kamyla Rodrigues de Souza. Avaliação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

10.
Lilian Krauthein Alves. A relação professor aluno no processo de ensino aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

11.
Luciane Souza Claudino. Educação inclusiva e a formação do educador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

12.
Mara Elisa Vieira Damacena. processos de alfabetização e letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

13.
Márcia Souza da Silva. Formação docente: a relação teoria e prática na articulação do professor de educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

14.
Priscila da Silva Hahn. A prática avaliativa da aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

15.
Tuaní de Moraes. Inclusão escolar: formação de grupos como diferencial na aprendizagem em turmas regulares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

16.
Vanessa Wandame e Silva. Educação inclusiva: educação para todos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

17.
Vera Passos de Araujo. Formação e profissionalização docente: saberes e fazeres na educação infantil e anos iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

18.
Rosmari Prucha. Inclusão do aluno com paralisia cerebral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

19.
Lisiane Alves Pedroso. Formação Continuada e educação infantil nos tempos atuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

20.
Caroline Oliveira Monteiro. Avaliaçao escolar do aluno com TDHA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

21.
Leiliane Fernanda da Silva Packowski. Dificuldade e problemas de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

22.
Patricia Correa Basseti. Avaliaçao na educaçao infantil: o registro diário como instrumento de avaliaçao. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

23.
Paola Caroline Scheffer da Rosa. metodologia de ensino para alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

24.
Rosângela D'Avila Aguiar. Metodologia de ensino adequada ao aluno disléxico nas séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

25.
Rosângela dos Santos. A prática da ludicidade na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

26.
Valdirene Ferreira da Silva. A literatura infantil na infância. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

27.
Diego Londero. Novas mídias na prática docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

28.
Fernanda Graziela Lindem. Atendimento educacional especializado do aluno com deficiência intelectual na escola comum. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

29.
Daiane Isabel Tavares pimentel. Avaliação na educação infantil: o portfólio como método avaliativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

30.
Dayane Nunes Sitó. Os reflexos da superproteção infantil na aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

31.
Viviane Barbosa de Souza. Metodologia de ensino para alunos com TDAH. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

32.
Nilza de Fátima de Oliveira Saldanha. O lúdico na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

33.
Natália Adorno Garcia. Novas práticas alfabetizadoras: o pacto nacional de alfabetização na idade certa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

34.
Valdinês Matheus Bachernitsan de Moura. Teoria versus prática e seus contextos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

35.
Jupira Neto Farias Soares. Desvalorização dos profissionais da educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

36.
Aline da Silva Dieterich. A inclusão do aluno deficiente auditivo em escola regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

37.
Alice Alessandra da Silva Gouvea. Ludicidade na educação infantil e séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

38.
Tássia Ribeiro. A literatura na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

39.
Neusa Maria de almeida Abadie. A importância da relação afetiva na aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

40.
Silmara Azevedo Ribeiro. Literatura infantil: alfabetização, letramento e poesia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

41.
Juliana da Silva de Lima. A importância do brincar para a criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

42.
Fabiana Carvalho de Souza. A construção da identidade da criança negra na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

43.
Patricia Batista Machado. A plasticidade cerebral: a importância do estímulo cerebral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

44.
Ana Lucia Ribeiro Fiuza. Dificuldades de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

45.
Alessandra de Souza da Silva. Indisciplina escolar: limites e limitações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

46.
Débora da Silva. A influência da violência escolar na vida do professor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

47.
Mara Terezinha Borba de Oliveira. A formação continuada de professores na rede municipal de Canoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

48.
Isabel Cristina Cascaes Andriotti. Metodologia de ensino empregada para alunos com autismo na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

49.
Suame Trindade Calixto. Metodologia de ensino aplicada aos alunos com TDAH nas escolas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

50.
Vera Lúcia Devit da Silva. Incluir por direito, acolher por amor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

51.
Vanessa Ribeiro de Oliveira. A importância da arte na vida do ser humano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

52.
Teresinha Souza da Silva. A inclusão como fator de aprendizagem no ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

53.
Sandra Lessa Abdalah. A importância do brincar e do brinquedo na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

54.
Rosane Martin. Brincando e aprendendo com afetividade na educação infantil e anos iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

55.
Milene Silva Lacerda. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

56.
Marinês Fadini Silveira. O lúdico como facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

57.
Maria Kleny da Silveira Peixoto. Indisciplina na escola e o papel dos profissionais da educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

58.
Magda Veridiana Barbosa Cabral. Aprender brincando: o lúdico na aprendizagem do aluno com dificuldade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

59.
Luciane Inácio do Amaral. O princípio da alfabetização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

60.
Lisiane Chagas de Oliveira. A importância da música e do movimento no desenvolvimento infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

61.
José Almir Antunes Neumann. O professor e as tecnologias na escola: realidade, usos e desafios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

62.
Jocineli dos Santos Corrêa. A importância do hábito da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

63.
Janete Rodrigues da Cunha. O lúdico na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

64.
Gina Maria de Almeida Pereira. O ensino do pensar filosófico na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

65.
Gabriela de Matos Magnus Machado. A importância do lúdico na construção da aprendizagem do aluno da educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

66.
Francisca da Silveira. A importância da ludicidade na prática educativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

67.
Débora Ghysio Pires. Alfabetização: um olhar sob três diferentes teorias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

68.
Daniela do Oliveira Duarte. Inclusão nos anos iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

69.
Caroline Biasibeti da Silva. Preconceitos e discriminações na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

70.
Carmen Lúcia Almeida. Multiculturalismo: a literatura infantil como ferramenta pedagógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Orientador: André Luciano Alves.

Iniciação científica
1.
Alessandra Ayres. Bilinguismo na educação de surdos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: André Luciano Alves.

2.
Carolina Azevedo Nunes. Ação didático-pedagógica noa anos iniciais I. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: André Luciano Alves.

3.
Maria Rita Oliveira de Paula. Ação pedagógica nos anos iniciais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Ritter dis Reis. Orientador: André Luciano Alves.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, A. L.. Planejamento Pedagógico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALVES, A. L.. Motivação e Aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ALVES, A. L.. Afetividade na Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALVES, A. L.. Além da Alfabetização: Leitura e Interpretação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, A. L.. Formação de Professores 4º Anos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ALVES, A. L.. Além da alfabetização: leitura e interpretação textual. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
ALVES, A. L.. Formação sobre Educação Especial. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


Avaliador do INEP/BASIS, conforme Portaria 609, de 12 de julho de 2018.
2.Vinculado às seguintes associações de classe: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG) e na Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (ASSERS).
2.Atuação como Corpo de jurado do Estado do Rio Grande do Sul - Poder Judiciário - Primeira Vara Criminal e Tribunal do Júri de Gravataí desde 2009. 
3. Membro do colegiado e da comissão de pós-graduação do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade/FEEVALE - período de maio de 2009 a maio de 2010.
4. Membro do Conselho Superior da Universidade FEEVALE - período de novembro de 2009 a outubro de 2010.
5. Componente de Banca Examinadora da Premier Concurso Ltda desde 2010, na elaboração de questões e análise de recursos na área de formação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 24:33:23