Lucas Barbosa Pelissari

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  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Graduação em Engenharia Civil pela UFPR (2009) e em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2009). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Tem experiência na área de Educação, pesquisando as políticas públicas de Educação Profissional e atuando nos seguintes temas: relações entre Estado e sociedade na conformação de políticas públicas, relações entre trabalho e educação, educação matemática e ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Barbosa Pelissari
Nome em citações bibliográficas
PELISSARI, L. B.;PELISSARI, LUCAS BARBOSA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Carmo de Minas.
Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/nº
Chacrinha
37472000 - Carmo de Minas, MG - Brasil
Telefone: (35) 99216459
URL da Homepage: http://www.cdm.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: As políticas públicas de educação profissional no Brasil entre 2003 e 2014: disputas e contradições sob o neodesenvolvimentismo, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Pablo Antonio Amadeo Gentili.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação Profissional; Neodesenvolvimentismo; Confederação Nacional da Indústria; Central Única dos Trabalhadores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Mônica Ribeiro da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Educação Profissional; Fetiche da tecnologia; Escola, juventude e trabalho; Abandono escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
V Escuela Internacional de Posgrado de la Red INJU. (Carga horária: 40h).
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2015 - 2015
Grupo de Estudos - Ruptura no Pensamento de Marx. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudos Marxistas - IFCH/Unicamp, CEMARX, Brasil.
2015 - 2015
V Escuela Internacional de Posgrado de la Red INJU. (Carga horária: 40h).
Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, AECID, Espanha.
2009 - 2009
Grupos de Simetrias de Sólidos Regulares. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Combinatória e Grupos. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Cursos Positivo - Matemática. (Carga horária: 5h).
Grupo Positivo, POSITIVO, Brasil.
2008 - 2008
Tópicos de Álgebra Linear. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Tópicos de Cálculo Avançado e Análise. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
Projetos Elétricos em Engenharia: Software Lumine. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
Auto Cad Módulo Básico. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT - Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .

Cargo ou função
Conselheiro titular do Conselho Superior do IFSULDEMINAS.
08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Carmo de Minas, .

08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, .

Cargo ou função
Conselheiro suplente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Carmo de Minas, .

Cargo ou função
Membro titular do Núcleo Avançado de Administração e Planejamento Institucional.
05/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
05/2017 - 06/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado Nota 10, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - 05/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, .


Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Brasil, FLACSO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Atividades

08/2014 - 03/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Observatório de Políticas Educacionais na América Latina - OLPEd, .


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2013 - 12/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Finita
Trigonometria e números complexos
09/2013 - 12/2013
Ensino, Hotelaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática financeira
09/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática financeira

Fundação da Universidade Federal do Paraná, FUNPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Recibo de Pagamento Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Recibo de Pagamento Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
A pesquisa é desenvolvida em grupo e tem como objetivo acompanhar a implantação de uma política pública posta em andamento pelo MEC, denominada Ensino Médio Inovador. O acompanhamento é feito a partir da avaliação das experiências curriculares inovadoras propostas e postas em prática pelas escolas de Ensino Médio de 25 estados do Brasil, com vistas ao cumprimento das proposições feitas no âmbito desse Programa. Os processos de pesquisa utilizam-se de coleta e análise de dados quantitativos, gerando-se bancos de dados publicizados em portais na internet, e análise qualitativa dos processos educativos.

Atividades

07/2013 - 09/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Educação da UFPR, .

03/2012 - 01/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Educação da UFPR, .


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de pesquisa intitulada "Juventude: escola e trabalho: Sentidos e significados atribuídos à experiência escolar por jovens que buscam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio". A pesquisa é financiada pelo projeto Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do MEC. As discussões da pesquisa, desenvolvida em grupo composto por graduandos, mestrandos, doutorandos e professores da educação básica, e o financiamento da bolsa contribuíram para a construção da dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, alicerçadas no conceito da indissociabilidade dessa tríade e orientadas por um professor tutor. Um dos objetivos do Programa é proporcionar a alunos de cursos de graduação uma formação diferenciada, com reflexões e discussões pautadas na produção do conhecimento articulada com a transformação social, através da prática da Educação Tutorial. Além disso, pretende-se disseminar a Educação Tutorial e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como modelos para a Educação Superior, referenciada socialmente e com compromisso com a comunidade externa à Universidade.

Atividades

03/2011 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Educação, .

02/2006 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Setor de Tecnologia, Setor de Tecnologia.

Atividade realizada
Grupo PET - Engenharia Civil.

Colégio Senhora de Fátima, CSF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de Matemática e Física para turmas de Ensino Fundamental - 5ª a 8ª séries (6º ao 9º anos). Aulas de Matemática para turmas de Ensino Médio Regular - 3ª série.

Atividades

02/2008 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2008 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Física

ONG Em Ação - Curso Pré-Vestibular, EM AÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalho voluntário. Aulas de Matemática para alunos de curso pré-vestibular gratuito. Lecionou os seguintes assuntos: Trigonometria e Geometria Analítica.

Atividades

05/2006 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Heureka Centro Educacional, HEUREKA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Aulas de reforço e assistência pedagógica de Matemática e Física para alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-Vestibulares.

Atividades

03/2005 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Física
03/2005 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Física


Linhas de pesquisa


1.
Ensino Médio e Profissional: políticas e procesos

Objetivo: Investiga políticas educacionais voltadas para a última etapa da educação básica: ensino médio; políticas curriculares; educação profissional técnica de nível médio; Ensino Médio Inovador; prioriza a análise das políticas curriculares e seus efeitos sobre a cultura escolar; confere especial relevância ao estudo dos processos e itinerários formativos destinados à juventude e à formação de trabalhadores..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2.
Ensino Médio e Profissional: políticas e procesos
3.
Ensino Médio e Profissional: políticas e procesos
4.
Observatório Latino-Americano de Políticas Educacionais - OLPEd
5.
Políticas públicas de educação profissional na América Latina

Objetivo: Análise das políticas educacionais dos governos latino-americanos, em específico as políticas de formação técnica e profissional de trabalhadores, a partir das correlações forças políticas na região e em cada país..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Profissional; América Latina; Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
6.
Estado, políticas públicas e educação profissional

Objetivo: O objetivo geral é a compreensão dos processos de elaboração e conformação das políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil recente, com ênfase na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Como objetivos específicos, destacam-se três: a) investigar os processos de elaboração das políticas públicas de EPT em termos de sua composição de classe, analisando os interesses dos diversos setores sociais que apresentam propostas para essas políticas; b) analisar experiências politico-pedagógicas no âmbito do Ensino Médio Integrado (EMI), procurando compreender criticamente a perspectiva da integração curricular; c) analisar quantitativamente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em suas diversas dimensões: número de matrículas, forma de oferta, corpo docente, corpo técnico-administrativo, financiamento, infraestrutura. Pretende-se que cada um dos objetivos específicos apresentados constitua-se como um eixo de pesquisa, ainda que os três estejam relacionados. Um primeiro conjunto de atividades práticas do grupo refere-se às reuniões periódicas, que têm como objetivo aprofundar a discussão sobre perspectivas teóricas e concepções de educação profissional, além de estabelecer o contato com pesquisas sobre políticas públicas na área em questão, tanto no que se refere a perspectivas teórico-metodológicas quanto no que diz respeito aos resultados. Em segundo lugar, pretende-se construir instrumentos e ferramentas de análise que orientem a formulação de políticas públicas e a consolidação de perspectivas críticas a respeito dos processos políticos, pedagógicos e históricos que envolvem a EPT. Nesse sentido, respondendo aos objetivos específicos listados, o grupo pretende, por exemplo, analisar interesses em disputa no campo das políticas de EPT, analisar experiências de integração curricular e propor ferramentas de análise dos dados da Plataforma Nilo Peçanha..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Estado; Políticas de educação profissional; Ensino Médio Integrado.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Estado, políticas públicas e educação profissional
Descrição: O projeto tem como objetivo geral a compreensão dos processos de elaboração e conformação das políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil recente, com ênfase na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Como objetivos específicos, destacam-se três: a) investigar os processos de elaboração das políticas públicas de EPT em termos de sua composição de classe, analisando os interesses dos diversos setores sociais que apresentam propostas para essas políticas; b) analisar experiências politico-pedagógicas no âmbito do Ensino Médio Integrado (EMI), procurando compreender criticamente a perspectiva da integração curricular; c) analisar quantitativamente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em suas diversas dimensões: número de matrículas, forma de oferta, corpo docente, corpo técnico-administrativo, financiamento, infraestrutura. Pretende-se que cada um dos objetivos específicos apresentados constitua-se como um eixo de pesquisa, ainda que os três estejam relacionados. Um primeiro conjunto de atividades práticas do grupo refere-se às reuniões periódicas, que têm como objetivo aprofundar a discussão sobre perspectivas teóricas e concepções de educação profissional, além de estabelecer o contato com pesquisas sobre políticas públicas na área em questão, tanto no que se refere a perspectivas teórico-metodológicas quanto no que diz respeito aos resultados. Em segundo lugar, pretende-se construir instrumentos e ferramentas de análise que orientem a formulação de políticas públicas e a consolidação de perspectivas críticas a respeito dos processos políticos, pedagógicos e históricos que envolvem a EPT. Nesse sentido, respondendo aos objetivos específicos listados, o grupo pretende, por exemplo, analisar interesses em disputa no campo das políticas de EPT, analisar experiências de integração curricular e propor ferramentas de análise dos dados da Plataforma Nilo Peçanha..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Lucas Barbosa Pelissari - Coordenador / Adilene Moreira Dionízio - Integrante / Arthemisa Freitas Guimarães Costa - Integrante / João Uilson Vieira Filho - Integrante / André Ribeiro Viana - Integrante / Marcelo Miguel Aureliano - Integrante / Maria Antonia Souza Gomes - Integrante / Marcel Freire da Silva - Integrante.
2012 - 2012
Avaliação Institucional do Ensino Médio Inovador
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de analisar a política e a interlocução entre os sujeitos diretamente envolvidos com o Programa Ensino Médio Inovador ? ProEMI, bem como a produção de conhecimento sobre a nova forma de Ensino Médio proposta por esta iniciativa. O ProEMI tem a finalidade de estabelecer mudanças significativas nas escolas públicas de ensino médio não profissionalizante no país, com a intenção de reverter os dados negativos referentes a esta etapa da educação básica. Assim, a pesquisa busca as experiências curriculares que incorporaram ações pedagógicas significativas, reconhecendo a importância de uma organização curricular que possa fomentar as bases para uma nova escola de ensino médio. Tendo em vista as políticas públicas de melhoria e expansão do Ensino Médio, principalmente no que concerne à qualidade e garantia de permanência dos alunos nesta última etapa da educação básica, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de expansão das ações políticas e educacionais em todo o país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lucas Barbosa Pelissari - Integrante / Maria Aparecida Brehmer - Integrante / Eloise Médice Colontonio - Integrante / Mônica Ribeiro da Silva - Coordenador / Fernanda Maravalhas - Integrante / Patricia Stoski - Integrante / Simone Sandri - Integrante / Letícia de Luca Wollmann Saldanha - Integrante / Vivian Isleb - Integrante / Vanessa Jakimiu - Integrante / André Marega Pinhel - Integrante / Sérgio Ricardo Ferreira - Integrante / Clecí Körbes - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2012
JUVENTUDE: ESCOLA E TRABALHO: Sentidos e significados atribuídos à experiência escolar por jovens que buscam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Descrição: A pesquisa constitui-se em desdobramento de outra, em andamento, intitulada Educação geral e profissional: percursos da institucionalização do ensino médio integrado . Dentre as constatações oriundas da análise da implantação do Ensino Médio Integrado na rede estadual do Paraná identificou-se um quadro severo de evasão. Essa mesma situação se repete quando da análise da implantação do PROEJA Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio à Educação de Jovens e Adultos. Além dessas evidências, pesquisas sobre o ensino médio na atualidade (Abramovay; Sposito) têm identificado, igualmente, um quadro de abandono da escola, especialmente situada na última etapa da educação básica. Por que os jovens vêm abandonando a escola? Como encontrar respostas às questões suscitadas por esse estado de coisas, tais como: o que os levaria a permanecer? Que sentidos atribuem à escola? Que relações estariam se firmando entre escola, juventude e trabalho? As indagações acima conduzem à identificação de uma necessidade no campo das análises circunscritas ao ensino médio, qual seja, a necessidade de mudança na perspectiva analítica: das instituições (seus textos, discursos, práticas) para uma perspectiva que privilegie os sujeitos desse processo. A pesquisa se realiza com vistas a analisar os sentidos e significados atribuídos por jovens do ensino médio à escola e ao processo de escolarização considerando-os enquanto sujeitos da experiência escolar, busca relacionar esses sentidos e significados à permanência ou ao abandono da escola, em particular no que se refere aos cursos de educação profissional. Está vinculada ao Observatório da Educação da CAPES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Lucas Barbosa Pelissari - Integrante / Maria Aparecida Brehmer - Integrante / Márcio Luiz Bernardim - Integrante / Eloise Médice Colontonio - Integrante / Adriana de Almeida - Integrante / Ângela Maria Corso - Integrante / Leila Corra - Integrante / Adriano Telman - Integrante / Allan Andrei Steinback - Integrante / Céuli Mariano Jorge - Integrante / Wilson João Marcionilio - Integrante / Mônica Ribeiro da Silva - Coordenador / Joaquim Jorge Monteiro Morais - Integrante / Luzia de Fátima Gonçalves - Integrante / Rosângela de Oliveira Gonçalves - Integrante / Elaine Nascimento - Integrante / William Simões - Integrante / Andréa de Paula Cecatto - Integrante / Acácia Zeneida Kuenzer - Integrante / Jorge Ramon Montenegro Gomez - Integrante / Célia Luzzi - Integrante / Sonia Regina Campos de Freitas - Integrante / Fernanda Maravalhas - Integrante / Mayara Ledur - Integrante / Patricia Stoski - Integrante / Rudá Morais Gandin - Integrante / Vanessa Cordeiro - Integrante / Thalita Cavalheiro - Integrante / Simone Sandri - Integrante / Letícia de Luca Wollmann Saldanha - Integrante / Vivian Isleb - Integrante / Neffretier Cinthia Rebello André dos Santos Clasta - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2008 - 2008
Resolução numérica da equação da onda bidimensional através do método das diferenças finitas
Descrição: A Equação da Onda Bidimensional, cuja solução pode representar os deslocamentos transversais de uma membrana, é resolvida analítica e numericamente. A solução analítica utiliza o método da separação de variáveis; a solução numérica é obtida com o emprego do método das diferenças finitas. No exemplo incluído neste trabalho são utilizadas as seguintes condições iniciais: (i) u0(x,y)=x(a-x)y(b-y), na qual u0(x,y) representa a deformação inicial dos pontos (x,y) de uma membrana retangular de dimensões a e b; (ii) u'0(x,y)=0, na qual u'0(x,y) representa a velocidade inicial dos mesmos pontos. Além disso, como condição de contorno, tem-se u = 0 em todo o contorno do problema. A partir da solução obtida, foi desenvolvido, pela equipe, um programa de computador em linguagem Fortran-90. Ao executar o programa, são gerados gráficos que representam a oscilação de determinados pontos. Além disso, é gerada uma animação que demonstra como a membrana oscila. Essas visualizações permitem verificar a viabilidade do emprego do Método das Diferenças Finitas para a resolução desse tipo de problema e, também, a precisão dos resultados numéricos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas Barbosa Pelissari - Integrante / José Antonio Marques Carrer - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Educação Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2007
Solução numérica e analítica da equação da onda
Descrição: A equação da onda é resolvida analiticamente com o emprego do método da separação das variáveis; a solução numérica é obtida com o emprego do método das diferenças finitas. Três exemplos são apresentados e discutidos, demonstrando a viabilidade do emprego das aproximações das derivadas por diferenças finitas assim como a precisão dos resultados numéricos. Os resultados contidos nos gráficos correspondentes às duas soluções foram obtidos de um programa em linguagem Fortran-90 desenvolvido pela equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas Barbosa Pelissari - Integrante / José Antonio Marques Carrer - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Educação Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2007
Análise de vibrações do sistema massa-mola-amortecedor
Descrição: Análise dos casos de amortecimento Sub-Crítico, Crítico e Super-Crítico. Resolução da equação diferencial homogênea e, posteriormente, resolução da equação diferencial considerando um carregamento qualquer, F(t), sobre a massa. Os cálculos são feitos algebricamente e, com auxílio da linguagem Fortran para programação de computadores e do Excel, são plotados gráficos e particularizados alguns casos dos movimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas Barbosa Pelissari - Integrante / José Antonio Marques Carrer - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Educação Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2017 - 2017
IF em ação: Campus Avançado Carmo de Minas promovendo o desenvolvimento regional
Descrição: O projeto se insere no programa institucional de extensão "Expedição IFSULDEMINAS" e consiste na elaboração e execução de ações em prol do desenvolvimento sustentável do Sul de Minas. As ações propostas consistem em minicursos e oficinas com potencial emancipador e são relacionadas aos eixos tecnológicos desenvolvidos pelo campus: "Gestão e Negócio", "Produção Alimentícia" e "Informática e Comunicação". O campus oferece minicursos e atividades de discussão, com a participação de alunos voluntários dos cursos Subsequentes. As atividades foram desenvolvidas na cidade de Pedralva-MG, durante o mês de Julho de 2017, e teve como público alvo a comunidade da cidade. Participaram do curso idosos e crianças que buscam formação em informática, merendeiras/os e cozinheiras/os de escolas públicas, outros servidores públicos e população em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2017
Observatório Latino-Americano de Políticas Educacionais - OLPEd
Descrição: O Observatório Latino-Americano de Políticas Educacionais (OLPEd) é uma plataforma de informação e documentação desenvolvida pelo Núcleo de Políticas Educativas de la Universidad Metropolitana para la Educación y el Trabajo (UMET), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). Disponibilizade ferramentas e recursos que contribuem com a pesquisa e a análise das políticas educacionais, particularmente nos países da América Latina e Caribe. Suas principais linhas de atuação são: (1) Políticas e reformas universitárias; (2) Processos de privatização no campo educacional; (3) Desigualdade, processos de exclusão e educação; (4) Políticas de ação afirmativa e educação; (5) Trabalho e formação docente; (6) Movimentos sociais e educação; (7) Sindicalismo docente; (8) Direitos humanos e direito à educação; (9) Desigualdades raciais, racismo e educação e (10) Internacionalização das políticas educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Lucas Barbosa Pelissari - Integrante / Pablo Antonio Amadeo Gentili - Coordenador / Ana Lúcia Ribeiro Prado - Integrante / Ricardo de Castro Rebello - Integrante / Salete Sirlei Valesan Camba - Integrante / Raphael Ferreira Capaz - Integrante / Erivelton Silva de Miranda - Integrante / Jaqueline Tavares de Souza - Integrante / Bruna Oliveira dos Santos - Integrante / Márcia Regina Fernandes Xavier - Integrante / Betty Ramona Solano Espinosa - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Ideação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Trabalho.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, T. A.2016REIS, T. A. ; PELISSARI, L. B. . Concentração fundiária e assentamentos de reforma agrária: uma análise da estrutura agrária na Zona da Mata Pernambucana. Revista NERA (UNESP), v. 19, p. 82-106, 2016.

2.
PELISSARI, L. B.2015 PELISSARI, L. B.. Uma proposta metodológica para a análise das políticas de educação profissional: a análise da conjuntura e as disputas pelo bloco no poder do Estado. Revista Labor, v. 1, p. 152-168, 2015.

3.
SILVA, MONICA RIBEIRO DA2013 SILVA, MONICA RIBEIRO DA ; PELISSARI, LUCAS BARBOSA ; STEIMBACH, ALLAN ANDREI . Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 39, p. 403-417, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PELISSARI, LUCAS BARBOSA. Educação profissional e neodesenvolvimentismo: políticas públicas e contradições. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018. v. 1. 420p .

2.
PELISSARI, LUCAS BARBOSA. Educação profissional e neodesenvolvimentismo: políticas públicas e contradições. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018. v. 1. 420p .

Capítulos de livros publicados
1.
PELISSARI, LUCAS BARBOSA. A (baixa) permanência nos cursos técnicos na área de tecnologia. In: Carlos Marcio Viana Lima; Gerson Tavares do Carmo. (Org.). 1º Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia Editora, 2017, v. , p. 334-346.

2.
PELISSARI, L. B.. O fetiche da tecnologia e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: tentativa de explicação do abandono escolar. In: Monica Ribeiro da Silva; Rosangela Gonçalves de Oliveira. (Org.). Juventude e ensino médio: sentidos e significados da experiência escolar. 1ed.Curitiba: UFPR, 2016, v. 1, p. 225-244.

3.
SILVA, M. R. ; PELISSARI, L. B. ; STEIMBACH, A. A. . Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. In: Monica Ribeiro da Silva; Rosangela Gonçalves de Oliveira. (Org.). Juventude e ensino médio: sentidos e significados da experiência escolar. 1ed.Curitiba: UFPR, 2016, v. 1, p. 135-158.

4.
PELISSARI, L. B.. O abandono escolar na educação profissional e sua relação com o fetiche da tecnologia: avanços e limites do Ensino Médio Integrado no Paraná. In: Monica Ribeiro da Silva. (Org.). Ensino médio integrado: travessias. 1ed.Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013, v. , p. 205-236.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PELISSARI, L. B.. Dez anos de ensino médio integrado e os desafios da política pública na educação profissional. Brasil Debate, São Paulo, SP, 18 dez. 2017.

2.
PELISSARI, L. B.. Um Congresso que não representa o país. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre, RS, p. 10 - 10, 01 jul. 2016.

3.
PELISSARI, L. B.. O Pronatec e os cortes na Educação. Jornal Brasil de Fato, São Paulo, SP, 25 set. 2015.

4.
PELISSARI, L. B.. Mas o que é isso de Constituinte Exclusiva para a reforma do sistema político?. Jornal Sem Terra, São Paulo, SP, p. 2 - 2, 01 dez. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PELISSARI, L. B.. As políticas de educação profissional na América Latina e a conjuntura política da região: uma análise a partir de Brasil e Venezuela nos anos 2000. In: Seminário América Latina: cultura, história e política, 2015, Uberlândia, MG. Anais do Seminário América Latina: cultura, história e política. Uberlândia, MG: Pueblo Editora/Nepri-UFU, 2015.

2.
PELISSARI, L. B.. As políticas de educação profissional no Brasil nos anos 2000 à luz dos conceitos de dependência e (neo) desenvolvimento. In: IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas da Formação do dos Trabalhadores: ensino médio e educação profissional em questão, 2015, Fortaleza. Anais do IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas da Formação do dos Trabalhadores: ensino médio e educação profissional em questão. Fortaleza, CE: UFC, 2015. v. 1. p. 150-159.

3.
PELISSARI, L. B.. O fetiche da tecnologia e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: tentativa de explicação do abandono escolar. In: 35ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 2012, Ipojuca, PE. Anais da 35ª Reunião anual da ANPED. Rio de Janeiro, RJ: ANPED, 2012. v. 35.

4.
PELISSARI, L. B.. Juventudes, reestruturação produtiva e a educação profissional: discursos em conflito. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011, Curitiba, PR. Anais do IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba-PR: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2011. v. 1.

5.
PELISSARI, L. B.. Técnico de nível médio na área de tecnologia: lugar redefinido e saber colocado em questão: uma análise a partir da reestruturação produtiva. In: XII Jornada do Trabalho, 2011, Curitiba, PR. Anais da XII Jornada do Trabalho. Curitiba, PR: Centro de Estudos de Geografia do Trabalho, 2011. v. 1.

6.
PELISSARI, L. B.. O papel do técnico de nível médio na área de tecnologia: metamorfoses a partir da reestruturação produtiva e da não-neutralidade da tecnologia. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianópolis, SC. Anais do V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Florianópolis, SC: UFSC/PPGE, 2011. p. 1-19.

7.
DYMINSKI, A. ; PELISSARI, L. B. ; KROETZ, M. ; SAKAMOTO, B. ; VASCO, C. ; BARCHIK, A. ; COLLE NETO, S. ; ARAUJO FILHO, M. ; CAMILOTTI, G. ; PAQUAL, G. G. ; RODRIGUES, G. ; FERREIRA, D. ; OLIVEIRA, L. ; MACHADO, A. . A percepção e o interesse do estudante de Ensino Médio pela Engenharia Civil - estudo piloto em Curitiba. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007, Curitiba, PR. Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Curitiba, PR: UNICENP, 2007. v. XXXV.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. R. ; PELISSARI, L. B. ; STEIMBACH, A. A. . Juventude, escola e trabalho: sentidos da experiência escolar e razões da permanência ou da desistência na educação profissional de nível médio. In: IV Seminário do Observatório da Educação, 2013, Brasília-DF. Resumos do IV Seminário do Observatório da Educação. Brasília, DF: INEP/MEC, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PELISSARI, L. B.. A educação profissional no Brasil nos anos 2000: um balanço das políticas públicas do neodesenvolvimentismo. In: 38ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 2017, São Luís, MA. Anais da 38ª Reunião Anual da ANPED. Rio de Janeiro: ANPED, 2017.

2.
CECATTO, A. de P. ; SILVA, M. R. ; JORGE, C. M. ; BREHMER, M. A. ; PELISSARI, L. B. ; BERNARDIM, M. L. ; GONÇALVES, R. de O. . Juventude: escola e trabalho. In: II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Florianópolis, SC. Anais do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Florianópolis: IFSC, 2012. v. 1. p. 434-435.

3.
PELISSARI, L. B.. O Ensino Médio Integrado e as ideologias da 'revolução tecnológica': a visão do jovem e o panorama de procura e abandono: primeiras aproximações. In: VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação, 2011, Belo Horizonte, MG. VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais - FAE, 2011. v. 6.

4.
PELISSARI, L. B.; CARRER, J. A. M. . Resolução numérica da equação da onda bidimensional através do Método das Diferenças Finitas. In: 16º Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná, 2008, Curitiba, PR. Livro de Resumos do 16º EVINCI. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2008. v. 1. p. 56-56.

5.
PELISSARI, L. B.; CARRER, J. A. M. . Solução numérica e analítica da equação da onda. In: 15º Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná, 2007, Curitiba, PR. Livro de Resumos do 15º EVINCI. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2007. v. 1. p. 490-490.

6.
PELISSARI, L. B.; CARRER, J. A. M. . Análise dinâmica de sistemas massa-mola-amortecedor. In: 14º Evento de Iniciação Científica da UFPR, 2006, Curitiba, PR. Livro de Resumos do 14º EVINCI. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2006. v. 1. p. 457-457.

Apresentações de Trabalho
1.
PELISSARI, L. B.; COSTA, A. F. G. ; OZORIO, L. L. . Se a prioridade é a Educação, tirem a tesoura da mão. Direitos Valem Mais, Não aos Cortes Sociais (EC 95). Por um Plano Nacional de Educação (PNE) e um Fundeb para valer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PELISSARI, L. B.. As políticas públicas de educação profissional nos anos 2000: uma análise do neodesenvolvimentismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PELISSARI, LUCAS BARBOSA. As diretrizes curriculares nacionais no âmbito da educação profissional técnica de nível médio no Brasil: conformação contraditória. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PELISSARI, L. B.. As políticas públicas de educação profissional no Brasil dos anos 2000: uma análise do neodesenvolvimentismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PELISSARI, L. B.. As políticas de educação profissional na América Latina e a conjuntura política da região: uma análise a partir de Brasil e Venezuela nos anos 2000. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PELISSARI, L. B.. As políticas de educação profissional no Brasil nos anos 2000 à luz dos conceitos de dependência e (neo) desenvolvimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PELISSARI, L. B.. Fetiche da tecnologia e abandono escolar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: um estudo do Ensino Médio Integrado no Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PELISSARI, L. B.. A (baixa) permanência nos cursos técnicos de nível médio na área de tecnologia: o caso do Ensino Médio Integrado no Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PELISSARI, L. B.. Os desafios da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PELISSARI, L. B.. A história e ferramentas da comunicação popular para a juventude. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PELISSARI, L. B.. O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a EPTNM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PELISSARI, L. B.. Abandono escolar na educação profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PELISSARI, L. B.. O fetiche da tecnologia e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: tentativa de explicação do abandono escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PELISSARI, L. B.. Educação profissional de nível médio na área de tecnologia: a visão do jovem e o panorama de procura e abandono. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PELISSARI, L. B.. Técnico de nível médio na área de tecnologia: lugar redefinido e saber colocado em questão: uma análise a partir da reestruturação produtiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PELISSARI, L. B.. O papel do técnico de nível médio na área de tecnologia: metamorfoses a partir da reestruturação produtiva e da não-neutralidade da tecnologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PELISSARI, L. B.. Juventudes, reestruturação produtiva e a educação profissional: discursos em conflito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PELISSARI, L. B.. Avaliação e Memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PELISSARI, L. B.. O Ensino Médio Integrado e as ideologias da 'revolução tecnológica': a visão do jovem e o panorama de procura e abandono: primeiras aproximações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PELISSARI, L. B.. Técnicas Básicas de Oratória e Apresentação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
DYMINSKI, A. ; PELISSARI, L. B. . O conhecimento e o interesse do estudante do Ensino Médio de Curitiba em relação à Engenharia Civil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
HECKE, M. B. ; PELISSARI, L. B. . PET Engenharia Civil UFPR 25 Anos de História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PELISSARI, L. B.; CARRER, J. A. M. . Resolução numérica da equação da onda bidimensional através do Método das Diferenças Finitas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PELISSARI, L. B.. A percepção e o interesse do estudante do Ensino Médio pela Engenharia Civil: estudo piloto em Curitiba. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PELISSARI, L. B.. Solução numérica e analítica da equação da onda. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PELISSARI, L. B.; CARRER, J. A. M. . Solução Numérica e Analítica da Equação da Onda. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
DYMINSKI, A. ; PELISSARI, L. B. ; KROETZ, M. ; DIAS, M. S. ; SAKAMOTO, B. ; VASCO, C. ; BARCHIK, A. ; COLLE NETO, S. ; ARAUJO FILHO, M. ; CAMILOTTI, G. ; PAQUAL, G. G. ; RODRIGUES, G. ; FERREIRA, D. ; OLIVEIRA, L. ; MACHADO, A. . A percepção e o interesse do estudante de Ensino Médio pela Engenharia Civil - estudo piloto em Curitiba. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PELISSARI, L. B.; CARRER, J. A. M. . Análise dinâmica de sistemas massa-mola-amortecedor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PELISSARI, L. B.. Resenha do livro: A favor de Althusser: revolução e ruptura na Teoria Marxista, de Luiz Eduardo Motta. Campinas: UNICAMP, 2015 (Resenha bibliográfica).

2.
PELISSARI, L. B.; AGUIAR, G. V. ; BONILHA, H. H. ; BRANDALIZE, D. C. ; DALMAGRO, I ; DIAS, M. S. ; FERREIRA, D. ; HECKE, M. B. ; PAQUAL, G. G. ; PIERALISI, R. ; VASCO, C. . PET 25 Anos: Resgate Histórico do PET Engenharia Civil da UFPR. Curitiba: Centro de Estudos de Engenharia Civil, 2008 (Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M. R. ; VIARO, T. ; CALDAS, A. C. ; PELISSARI, L. B. ; BERNARDIM, M. L. ; STOSKI, P. ; GELBKE, V. ; PIE, D. . Juventudes e (des)escolarização. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MELO, L. ; PELISSARI, L. B. . Em entrevista, Lucas Pelissari analisa conjuntura nacional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PELISSARI, L. B.; MARCAL, N. . Campanha pela mudança do sistema político pode ganhar força. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PELISSARI, LUCAS BARBOSA. O papel da Matemática na integração curricular do Ensino Médio Integrado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GAJO, A. A. ; SILVA, B. C. ; GAJO, F. F. S. ; BORGES, G. B. C. ; RODRIGUES, G. A. A. ; BASTOS, I. C. V. B. ; VIEIRA FILHO, J. U. ; COSTA, J. A. R. ; FERRUGINI, L. ; SILVA, L. V. ; PELISSARI, L. B. ; SANTOS, L. G. M. ; MELLO, L. G. ; MOREIRA, M. O. ; CEBALLOS, S. P. C. . Projeto pedagógico do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. 2018. (Projeto Pedagógico de Curso).

3.
GAJO, A. A. ; SILVA, B. C. ; GAJO, F. F. S. ; BORGES, G. B. C. ; RODRIGUES, G. A. A. ; BASTOS, I. C. V. B. ; VIEIRA FILHO, J. U. ; COSTA, J. A. R. ; FERRUGINI, L. ; SILVA, L. V. ; PELISSARI, L. B. ; SANTOS, L. G. M. ; MELLO, L. G. ; MOREIRA, M. O. ; SILVA, M. M. ; CEBALLOS, S. P. C. . Projeto pedagógico do curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio. 2018. (Projeto Pedagógico de Curso).

4.
SILVA, M. R. ; COLONTONIO, E. M. ; ALMEIDA, A. ; PINHEL, A. M. ; MARAVALHAS, F. ; SALDANHA, L. L. W. ; PELISSARI, L. B. ; BREHMER, M. A. ; STOSKI, P. ; FERREIRA, S. R. ; SANDRI, S. ; THIES, T. ; JAKIMIU, V. ; ISLEB, V. . AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (2009-2013): RELATÓRIO PARCIAL - NOVEMBRO DE 2011 A NOVEMBRO DE 2012. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
BERNARDIM, M. L. BREHMER, M. A. CECATTO, A. de P. COLONTONIO, E. M. CORRA, Leila CORSO, A. M. GONÇALVES, R. de O. JORGE, C. M. MARCIONILIO, W. J. NASCIMENTO, E. PELISSARI, L. B. SILVA, M. R. SIMÕES, W. STEINBACK, A. A. TELMAN, A. KUENZER, A. Z. GOMEZ, J. R. M. HEROLD JUNIOR, Carlos LUZZI, C. FREITAS, S. R. C. de MARAVALHAS, F. LEDUR, M. STOSKI, P. GANDIN, R. M. CORDEIRO, V. , et al.CAVALHEIRO, T. ; Relatório de Atividades - Programa Observatório da Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
PELISSARI, L. B.. Técnicas Básicas de Oratória e Apresentação: comece a vencer o medo de falar em público. 2010. .

7.
PELISSARI, L. B.; AGUIAR, G. V. . Técnicas Básicas de Oratória: comece a vencer o medo de falar em público. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PELISSARI, L. B.; DIAS, M. S. . Técnicas Básicas de Oratória e Apresentação. 2009. .

9.
PELISSARI, L. B.; GOMES, E. L. . Técnicas Básicas de Oratória e Apresentação: comece a vencer o medo de falar em público. 2009. .

10.
PELISSARI, L. B.. Técnicas básicas de oratória e apresentação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

11.
HECKE, M. B. ; PELISSARI, L. B. ; VASCO, C. ; GOMES, E. L. ; BARBOSA, G. G. ; PAQUAL, G. G. ; AGUIAR, G. V. ; KESERLE, G. C. ; DALMAGRO, I ; BEGUETO NETO, H. ; OLIVEIRA, L. ; FERREIRA, L. F. N. ; PALUDO, L. G. R. ; PIERALISI, R. ; MOREIRA, M. ; FERREIRA, D. ; BRANDALIZE, D. C. ; BONILHA, H. H. ; CHINAZZO, L. C. ; DIAS, M. S. ; MARTINEZ, M. A. C. ; LAZARIM, T. P. . Oficina nas Escolas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PELISSARI, L. B.; AGUIAR, G. V. . Técnicas Básicas sobre Oratória. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PELISSARI, L. B.; BRANDALIZE, D. C. . AutoCAD - Módulo Básico. 2008. .

14.
PELISSARI, L. B.; VASCO, C. ; FERREIRA, D. ; BRANDALIZE, D. C. ; PAQUAL, G. G. ; AGUIAR, G. V. ; BONILHA, H. H. ; DALMAGRO, I ; OLIVEIRA, L. ; DIAS, M. S. ; PIERALISI, R. . Mini-curso de plotagem em AutoCAD 2006. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

15.
PELISSARI, L. B.; CARRER, J. A. M. . Análise Dinâmica de Sistemas Massa-Mola-Amortecedor. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FUZER, T. K. B.; PELISSARI, L. B.; CAMARGO, R. L.. Participação em banca de Eula Raissa Chaves de Almeida.A formação inicial de professoras/es na ESALQ e o tema sexualidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz - USP.

2.
PEREIRA, M. A.; FARIA, J. R.; PELISSARI, L. B.. Participação em banca de Diego Mendonça Domingues.A POSSIBILIDADE DA POLITECNIA PARA A MELHORIA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS CIVIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DYMINSKI, A.; ARAUJO FILHO, M.; KROETZ, M.; PELISSARI, L. B.; BARCHIK, A.; SAKAMOTO, B.; VASCO, C.; FERREIRA, D.; CAMILOTTI, G.; PAQUAL, G. G.; DIAS, M. S.. Processo seletivo Grupo PET Engenharia Civil. 2008. Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Civil UFPR.

2.
DYMINSKI, A.; DIAS, M. S.; PIERALISI, R.; BEGUETO NETO, H.; FERREIRA, L. F. N.; MACHADO, A.; FERREIRA, D.; CAMILOTTI, G.; PAQUAL, G. G.; AGUIAR, G. V.; DALMAGRO, I; OLIVEIRA, L.; PELISSARI, L. B.. Processo seletivo Grupo PET Engenharia Civil. 2008. Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Civil UFPR.

3.
Scheer, Sérgio; PELISSARI, L. B.; BARCHIK, A.; SAKAMOTO, B.; VASCO, C.; FERREIRA, D.; PAQUAL, G. G.; ARAUJO FILHO, M.; KROETZ, M.. Processo seletivo Grupo PET Engenharia Civil da UFPR. 2007. Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Civil UFPR.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10 anos depois... e agora? Indicadores para pensar o IFSULDEMINAS. 2018. (Outra).

2.
2º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - CEVS. As diretrizes curriculares nacionais no âmbito da educação profissional técnica de nível médio no Brasil: conformação contraditória. 2018. (Congresso).

3.
Diálogos e controvérsias: educação profissional. 2018. (Outra).

4.
I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF. Professor representante. 2018. (Olimpíada).

5.
Palestra sobre descrição de imagens para elaboração de questões dos vestibulares do IFSULDEMINAS. 2018. (Outra).

6.
Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8º Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Social.A educação profissional na América Latina. 2018. (Outra).

7.
XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Professor representante. 2018. (Olimpíada).

8.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Professor responsável. 2017. (Olimpíada).

9.
Os dilemas da desigualdade na América Latina. 2016. (Outra).

10.
Seminário Vinte Anos da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2016. (Seminário).

11.
VI Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2016. (Simpósio).

12.
I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. A (baixa) permanência nos cursos técnicos de nível médio na área de tecnologia: o caso do Ensino Médio Integrado no Paraná. 2015. (Congresso).

13.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: diversidade, cidadania e inovação.Fetiche da tecnologia e abandono escolar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: um estudo do Ensino Médio Integrado no Paraná. 2015. (Outra).

14.
IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas da Formação do dos Trabalhadores: ensino médio e educação profissional em questão.As políticas de educação profissional no Brasil nos anos 2000 à luz dos conceitos de dependência e (neo) desenvolvimento. 2015. (Encontro).

15.
Seminário América Latina: cultura, história e política.As políticas de educação profissional na América Latina e a conjuntura política da região: uma análise a partir de Brasil e Venezuela nos anos 2000. 2015. (Seminário).

16.
Simpósio Discussão dos Avanços e Dificuldades da Integração.O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a EPTNM. 2013. (Simpósio).

17.
35ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).O fetiche da tecnologia e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: tentativa de explicação do abandono escolar. 2012. (Outra).

18.
II Curso de Formação de Secretários Acadêmicos, Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educaionais do IFPR.O abandono escolar na visão de jovens que procuram a EPTNM. 2012. (Outra).

19.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Outra).

20.
IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.Juventudes, reestruturação produtiva e a educação profissional: discursos em conflito. 2011. (Simpósio).

21.
V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.O papel do técnico de nível médio na área de tecnologia: metamorfoses a partir da reestruturação produtiva e da não-neutralidade da tecnologia. 2011. (Encontro).

22.
VI Jornada Paranaense dos Grupos PET.Avaliação e Memória. 2011. (Encontro).

23.
VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação.O Ensino Médio Integrado e as ideologias da 'revolução tecnológica': a visão do jovem e o panorama de procura e abandono: primeiras aproximações. 2011. (Simpósio).

24.
XII Jornada do Trabalho.Técnico de nível médio na área de tecnologia: lugar redefinido e saber colocado em questão: uma análise a partir da reestruturação produtiva. 2011. (Outra).

25.
XXIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Semana de Pedagogia.Educação profissional de nível médio na área de tecnologia: a visão do jovem e o panorama de procura e abandono. 2011. (Seminário).

26.
VII Jornada Científico-Cultural dos Grupos PET da UNIFAL-MG.Técnicas Básicas de Oratória e Apresentação: comece a vencer o medo de falar em público. 2010. (Outra).

27.
XIII Encontro dos Grupos PET da Região Sul. 2010. (Encontro).

28.
Semana Acadêmica de Engenharia Civil.Técnicas Básicas de Oratória e Apresentação: comece a vencer o medo de falar em público. 2009. (Outra).

29.
Semana Acadêmica de Estatística (SEMANEST).Técnicas Básicas de Oratória e Apresentação. 2009. (Outra).

30.
XII Encontro dos Grupos PET da Região Sul.Técnicas Básicas de Oratótia: Comece a vencer o medo de falar em público. 2009. (Encontro).

31.
XIV Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET). 2009. (Encontro).

32.
16º Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná (EVINCI).Resolução numérica da equação da onda bidimensional através do Método das Diferenças Finitas. 2008. (Outra).

33.
Encontro de Educadores sobre Dificuldades de Aprendizagem. 2008. (Encontro).

34.
III Congresso Ibero-Americano sobre violências nas escolas - CIAVE. 2008. (Congresso).

35.
III Jornada Paranaense dos Grupos PET.PET Engenharia Civil UFPR - 25 Anos de História. 2008. (Encontro).

36.
VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2008. (Congresso).

37.
XI Encontro dos Grupos PET da Região Sul (SulPET).O conhecimento e o interesse do estudante do Ensino Médio de Curitiba em relação à Engenharia Civil. 2008. (Encontro).

38.
XIII Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET).Técnicas Báscias sobre Oratória: Comece a Vencer o Medo de Falar em Público. 2008. (Encontro).

39.
15º Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná.Solução numérica e analítica da equação da onda. 2007. (Outra).

40.
III Semana Acadêmica da Matemática da PUC-PR. 2007. (Outra).

41.
II Jornada Paranaense dos Grupos PET.Solução numérica e analítica da equação da onda. 2007. (Encontro).

42.
V Encontro Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar. 2007. (Congresso).

43.
VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - Saberes Docentes. 2007. (Congresso).

44.
14º Evento de Iniciação Científica da UFPR.Análise dinâmica de sistemas massa-mola-amortecedor. 2006. (Outra).

45.
Semana Paranaense de Engenharia Civil 2005 (SEPEC). 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEBASTIAN, R. ; PELISSARI, L. B. . Curso de intervenção cultural por reivindicação dos atingidos por barragens. 2015. (Outro).

2.
PELISSARI, L. B.. XII Encontro dos Grupos PET da Região Sul (SulPET). 2009. (Outro).

3.
PELISSARI, L. B.. Feira de Profissões da Universidade Federal do Paraná 2008. 2008. (Outro).

4.
PELISSARI, L. B.. Feira de Profissões da Universidade Federal do Paraná 2007. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Camila Silva Rocha. Monitoria em Matemática. 2018. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Lucas Barbosa Pelissari.

2.
Rebeca de Souza Nilson. Relatório de Estágio - Projeto Expedição. 2017. Orientação de outra natureza. (Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Lucas Barbosa Pelissari.

3.
Mariana Ribeiro Santos. Relatório de estágio - Projeto Expedição. 2017. Orientação de outra natureza. (Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Lucas Barbosa Pelissari.



Inovação



Outros projetos


Outras informações relevantes


Representante discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela gestão "Para a Pós Continuar Mudando", entre 2010 e 2011.



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