Camila Graciella Santos Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2060252495001734
  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestre (2007) e Doutora (2011) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Diretora do CEI Desenvolvimento Humano. Analista do Comportamento acreditada pela ABPMC-Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (004/2018). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq/FAPESP/CAPES). Autora dos livros "Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo" e "Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo: Manual para Intervenção Comportamental Intensiva". Atua nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada e Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas no âmbito do autismo: aprendizagem, Intervenção Comportamental Intensiva, intervenção precoce, capacitação de cuidadores, escolarização inclusiva, ensino de habilidades básicas, leitura e matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Graciella Santos Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, C. G. S.;GOMES, CAMILA GRACIELLA

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano.
Avenida Álvares Cabral 1030 sala 304
Lourdes
30170001 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 30198997
URL da Homepage: www.ceidesenvolvimentohumano.com.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Aprendizagem relacional, comportamento simbólico e ensino de leitura a pessoas com transtornos do espectro do autismo, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação especial; aprendizagem; autismo; emparelhamento com o modelo; comportamento simbólico; análise do comportamento aplicada.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento Aplicada.
2006 - 2007
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Desempenhos Emergentes na Aquisição de Leitura Funcional de Crianças com Transtornos do Espectro Autístico,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação especial; autismo; aprendizagem; ensino de leitura; equivalência de estímulos; análise do comportamento aplicada.
1999 - 2004
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Desempenhos Emergentes no Processo de Alfabetização de uma Criança com Autismo.
Orientador: Yêda Fajardo.
2002 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Colégio Tiito Novais, CTN, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento Aplicada.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Formação Complementar


2018 - 2018
Oficina de Elaboração de itens. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, FCMMG, Brasil.
2017 - 2017
Captação e evasão do aluno: uma realidade a ser transformada. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, FCMMG, Brasil.
2016 - 2016
O Ensino Estruturado na Perspectiva TEACCH para Pessoas com TEA. (Carga horária: 10h).
Fonseca Consultoria, FONSECA CONSULTO, Brasil.
2016 - 2016
Curso Introdutório do Modelo Precoce de Denver (ESDM). (Carga horária: 8h).
Mind Institute, MIND INSTITUTE, Brasil.
2013 - 2013
Terapia Comportamental/Terapia por Contingência de Reforçamento. (Carga horária: 6h).
Núcleo de Terapia por Contingência de Reforçamento, NTCR-BH, Brasil.
2012 - 2012
Autismo e Contribuições Recentes da Análise do Comportamento. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2012 - 2012
ACT e FAP na prática clínica. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2011 - 2011
O Lugar da Orientação Familiar na Terapia analítico-Comportamental Infantil. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2011 - 2011
Bebês em interação com adultos. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2011 - 2011
Controle do Comportamento do Terapeuta na Situação Clínica. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Terapia por contingências de reforçamento. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Análise Experimental do Comportamento. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Uma Proposta de Análise da Interação da Criança com seu Ambiente. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
A Formação de Pesquisadores em educação Especial. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Programa TEACCH. (Carga horária: 20h).
Cooperativa de Edcuacação espacial DiaDIa, DIADIA, Brasil.
2003 - 2003
Currículo Funcional Natural e PECS-Adaptado. (Carga horária: 16h).
Cooperativa de Educação Especial DiaDia, DIADIA, Brasil.
2002 - 2002
Análise Funcional das relações interpessoais. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2001 - 2001
Educação Especial. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Eduação de Minas Gerais, CERP, Brasil.
2001 - 2001
Maternal novos rumos. (Carga horária: 8h).
Centro de Estudo e Formação de Professores de Educação Infantil Miudinhos, MIUDINHOS, Brasil.
2000 - 2000
Educação para a Diversidade. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 30
Outras informações
O Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano (CEI Desenvolvimento Humano) é uma instituição de caráter educacional que tem suas ações voltadas para a promoção do desenvolvimento máximo de pessoas com autismo e com deficiência intelectual, assim como de seus cuidadores (pais, parentes, babás, educadores, entre outros). Dois eixos norteiam o nosso trabalho: ?estudos? e ?intervenção?. No eixo ?estudos? o Centro contribui com o desenvolvimento de pesquisas de caráter científico, em parceria com outros centros de pesquisa, tendo como foco a população de pessoas com autismo e com deficiência intelectual. Além disso, o Centro oferece oportunidades para que pais, educadores, professores, estagiários e cuidadores em geral, possam aprender conosco estratégias efetivas de ação com essa população. No eixo ?intervenção? o Centro desenvolve ações para melhorar o desenvolvimento de pessoas com autismo e com deficiência intelectual. A nossa meta é favorecer o desenvolvimento máximo dessas pessoas para que elas possam estar verdadeiramente incluídas na sociedade.

Atividades

01/2017 - Atual
Ensino, ABA e Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
ABA e Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo
04/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano, .

Cargo ou função
Diretora.
04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano, .


Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, FCMMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenadora do Laboratório Experimental do Curso de Psicologia desde abril 2013

Atividades

04/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Psicologia, Laboratório Experimental.

Cargo ou função
Coordenação.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado V-B
01/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
Estágio Supervisionado V-B
07/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Comportamental
Estágio Supervisionado V-B
01/2016 - 06/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
Estágio Supervisionado V-B
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
Estágio Supervisionado V-B
01/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
Estágio Supervisionado IX-A
07/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
01/2014 - 06/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
07/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
Estágio Supervisionado V-B
01/2013 - 06/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
Estágio Supervisionado V-B
07/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Comportamental
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado V-B
01/2012 - 06/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Cognitivo-Comportamental
Estágio Supervisionado II
Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teoria Cognitivo-Comportamental

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Curso de Pós-graduação "lato sensu" em Terapia Comportamental

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Pós-graduação "lato sensu" em Terapia Comportamental

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Pós-graduação "lato sensu" em Terapia Comportamental

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Curso de Pós-graduação "lato sensu" em Terapia Comportamental

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Pós-graduação "lato sensu" em Terapia Comportamental

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Outras informações
Iniciação Científica

Atividades

02/2013 - 06/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Terapia Comportamental
08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Terapia Comportamental
07/2012 - 07/2012
Ensino, Terapia Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento Aplicada
06/2012 - 06/2012
Ensino, Terapia Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento Aplicada
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Estágio Supervisonado VI (Profissional)
Terapia Comportamental
02/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Terapia Comportamental
11/2010 - 11/2010
Ensino, Terapia Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Déficits Profundos de Comportamento
02/2010 - 06/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicoterapia Comportamental Cognitiva
Psicologia das Relações Pedagógicas
Estágio Supervisionado VI (Profissional)
Análise Experimental do Comportamento
08/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicoterapia Comportamental Cognitiva
Análise Experimental do Comportamento
03/2008 - 05/2008
Ensino, Terapia Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Déficits Profundos de Comportamento
02/2002 - 06/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Psicologia da PUC Minas, .


Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Análise do Comportamento Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do comportamento aplicada aos Transtornos do Espectro do Autismo

Associação Comunidade Escolar ComumViver, COMUMVIVER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12
Outras informações
Escola de ensino especializado que atendia alunos com autismo e deficiência intelectual

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Escola de ensino especializado que atendia alunos com autismo e deficiência intelectual

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Escola de ensino especializado que atendia alunos com autismo e deficiência intelectual

Atividades

08/2005 - 07/2007
Serviços técnicos especializados , Associação Comunidade Escolar ComumViver, .

Serviço realizado
Atuação como psicóloga na escola especial com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo e deficiência intelectual..
02/2004 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de educação infantil em escola especial: alunos com Transtorno do Espectro do Autismo e deficiência intelectual.
09/2000 - 12/2003
Estágios , Associação Comunidade Escolar ComumViver, .

Estágio realizado
Educação especial:acompanhamento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo e deficiência intelectual em escola especial..

Cooperativa de Educação Especial DiaDia, DIADIA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Acompanhamento de criança com Transtorno do Espectro do Autismo em instituição educacional especializada.


Colégio Tito Novais, CTN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5

Atividades

08/2004 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Especial
08/2003 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pirassununga, APAE-CEDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio observacional no CEDAP (Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas)- APAE- Unidade II.


Prest-Ação, PREST-AÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisadora junto à CBTU-Companhia Brasileira de Trens Urbanos



Linhas de pesquisa


1.
Análises das instituições de educação que atendem portadores de autismo em Belo Horizonte
2.
Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo para a Intervenção Comportamental Intensiva
3.
Aplicação dos protocolos do livro "Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo" em atendimento psicológico financiado pelo SUS


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Aplicação dos Protocolos do Livro "Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo" em Atendimento Psicológico Financiado pelo SUS
Descrição: O autismo pode ser definido como um transtorno que acomete a sequência e a qualidade do desenvolvimento infantil. É caracterizado por alterações sociais e de comunicação e pela presença de interesses fixos, restritos e intensos e comportamentos repetitivos. É o terceiro maior distúrbio da infância e não tem cura, porém intervenções intensivas, fundamentadas em análise do comportamento, conhecidas pelo termo ?Intervenção Comportamental Intensiva?, têm demonstrado efeitos significativos no desenvolvimento de crianças com esse diagnóstico desde a década de 1980. O livro "Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo" apresenta protocolos para a implementação de Intervenção Comportamental Intensiva, com efetividade demonstrada em estudos realizados em centros brasileiros privados que atendem crianças com autismo. Porém, evidências sobre a aplicação desses protocolos em centros brasileiros financiados pelos Sistema Único de Saúde (SUS) ainda são escassas. O Centro de Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mato Grosso do Sul (CER/APAE), instituição financiada pelo SUS, vem aplicando os protocolos desse livro em crianças com autismo atendidas em sua sede. O objetivo desse estudo é analisar os dados produzidos pelo CER/APAE, de 2017 a 2020, referente à aplicação dos protocolos do livro no atendimento a 200 crianças com autismo, entre 1 e 15 anos de idade. De maneira específica pretende-se: descrever a sistemática da intervenção realizada pelo CER/APAE; analisar os procedimentos, as avaliações, os protocolos de registro e os prontuários das crianças atendidas; analisar os efeitos da utilização dos protocolos no desenvolvimento das crianças com autismo atendidas. Esse estudo pode ser importante para ampliar as investigações a respeito do tratamento do autismo no contexto do Sistema Único de Saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Capacitação de cuidadores para a Intervenção Comportamental Intensiva em crianças com autismo
Descrição: O estudo avaliou os efeitos da capacitação de cuidadores para Intervenção Comportamental Intensiva no desenvolvimento de crianças com autismo. A pesquisa foi realizada a partir dos dados de crianças atendidas por um centro brasileiro especializado. Os participantes do Grupo 1 eram 22 crianças que finalizaram o primeiro ano de intervenção intensiva; 11 crianças que não fizeram a intervenção intensiva foram atribuídas ao Grupo 2, para fins de análise de dados. Os resultados indicaram ganhos significativos em todas as áreas do desenvolvimento das crianças com autismo que passaram pelo primeiro ano de Intervenção Comportamental Intensiva, enquanto as crianças do outro grupo apresentaram ganhos menos expressivos. Crianças mais novas, que falavam e que apresentavam sintomas mais brandos de autismo obtiveram melhores resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Graciella Santos Gomes - Coordenador / DEISY DE SOUZA - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Ensino de Habilidades de Autocuidados para Pessoas com Autismo
Descrição: Desenvolvimento de manual para o ensino de habilidades de autocuidados para pessoas com autismo no contexto da Intervenção Comportamental Intensiva.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2016 - Atual
Vídeos didáticos com os procedimentos do livro "Ensino de Habilidades Básicas para Crianças com Autismo"
Descrição: Criação de vídeos didáticos sobre os procedimentos de ensino de habilidades básicas descritos no livro: "Ensino de Habilidades Básicas para Crianças com Autismo".
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - 2015
Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo

Projeto certificado pela empresa Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano em 08/05/2016.
Descrição: Produção de um manual didático para auxiliar pais, cuidadores, educadores e demais profissionais a ensinar habilidades básicas para crianças com autismo, no âmbito da Intervenção Comportamental Intensiva..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
2015 - 2015
Periódico: REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
2015 - 2016
Periódico: ACTA COMPORTAMENTALIA
2017 - 2017
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Fundo Mackenzie de Pesquisa
2015 - 2015
Agência de fomento: Fundo Mackenzie de Pesquisa
2014 - 2014
Agência de fomento: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: AUTISMO.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Transtornos do Especto do Autismo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento Aplicada.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Comportamental.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2018
Analista do Comportamento, ABPMC-Associação Brasileira de Psicologai e Medicina Comportamental.
2009
Primeiro lugar na avaliação de painéis:"Avaliando padrões comportamentais do sujeito experimental em esquemas de reforçamento contínuo e intermitente", X Jornada Mineira de Ciência do Comportamento.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LANGSDORFF, L. A. O. C.2018 LANGSDORFF, L. A. O. C. ; DOMENICONI, C. ; SCHMIDT, A. ; SOUZA, D. G. ; GOMES, C. G. S. . Learning by exclusion in individuals with autism and Down syndrome. PSICOLOGIA: REFLEXÃO E CRÍTICA, v. 30, p. 1-10, 2018.

2.
GOMES, C. G. S.2017 GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. ; SILVEIRA, A. D. ; OLIVEIRA, I. M. . Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 23, p. 377-390, 2017.

3.
GOMES, C. G. S.2016GOMES, C. G. S.; SOUZA, D. G. ; HANNA, E. S. . ENSINO DE RELAÇÕES ENTRE FIGURAS E PALAVRAS IMPRESSAS COM EMPARELHAMENTO MULTIMODELO A CRIANÇAS COM AUTISMO. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, v. 11, p. 1-13, 2016.

4.
GOMES, C. G. S.2016GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Ensino de Sílabas Simples, Leitura Combinatória e Leitura com Compreensão para Aprendizes com Autismo. Revista Brasileira de Educacao Especial, v. 22, p. 233-252, 2016.

5.
GOMES, C. G. S.2010GOMES, C. G. S.; VARELLA, A. A. B. ; DE SOUZA, D. G. . Equivalência de estímulos e autismo: uma revisão de estudos empíricos. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 26, p. 729-737, 2010.

6.
GOMES, C. G. S.2010GOMES, C. G. S.; MENDES, E. G. . Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 16, p. 375-396, 2010.

7.
GOMES, C. G. S.2008GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Desempenho de pessoas com autismo em tarefas de emparelhamento com o modelo por identidade: efeitos da organização dos estímulos. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 21, p. 418-429, 2008.

8.
GOMES, C. G. S.2007GOMES, C. G. S.. Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, p. 345-364, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, C. G. S.; SILVEIRA, A. D. . Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo: manual para Intervenção Comportamental Intensiva. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016. 215p .

2.
GOMES, C. G. S.. Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. 133p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, C. G. S.. Ensino de leitura e autismo. In: Adriana Araújo Pereira Borges; Maria Luiza Nogueira. (Org.). Toda criança pode aprender: o aluno com autismo na escola. 01ed.Campinas: Mercado das Letras, 2018, v. , p. 01-.

2.
GOMES, C. G. S.; CARVALHO, B. S. S. ; SOUZA, D. G. . Aspectos relevantes do ensino de leitura para pessoas com transtornos do espectro do autismo. In: Christian Vichi; Edson Huziwara; Hérika Sadi; Lidia Postalli. (Org.). Comportamento em Foco 3. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, v. 59, p. 68-68.

3.
GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento e Aprendizagem de Conteúdos Acadêmicos. In: Walter Camargos Jr.. (Org.). Síndrome de Asperger e Outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. 1ed.Belo Horizonte: ArteSã, 2013, v. 1, p. 301-314.

4.
GOMES, C. G. S.. Variáveis relevantes a respeito da história do autismo. In: Patrícia Eliane de Melo; Manuel Deusdedit Júnior. (Org.). Psicologia: diálogos contemporâneos. Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 47-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, I. M. ; GOMES, C. G. S. ; CASTRO, N. P. ; SILVEIRA, A. D. ; GONZAGA, M. V. . Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2017.

2.
GOMES, C. G. S.; REIS, T. S. ; DE SOUZA, D. G. ; SANTANA, G. N. ; CARVALHO, S. C. L. . Efeitos da utilização de um programa informatizado de leitura e escrita na alfabetização de alunos com necessidades especiais em escola regular e especial. In: VI Seminário Sociedade Inclusiva, 2010, Belo Horizonte. Anais do Vi Seminário Sociedade Inclusiva, 2010.

3.
GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, R. A. ; LOBATO, R. D. C. . Desenvolvendo ações no ambiente natural para favorecer a participação social de um adulto com deficiência mental grave. In: V Seminário Sociedade Inclusiva, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Seminário Sociedade Inclusiva. Belo Horizonte: PUC MInas, 2008.

4.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, . D. G. . Ensino de Relações Condicionais, Desempenhos Emergentes e Aquisição de Leitura Funcional em Pessoas com Autismo. In: I Colóqio Interinstitucional de Laboratórios de Psicologia, 2007, Belo Horizonte. I Colóqio Interinstitucional de Laboratórios de Psicologia. Belo Horizonte: PUC-Minas- Instituto de Psicologia, 2007.

5.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, . D. G. . Desempenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica a Pesquisa em Educação. Vítoria: Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.

6.
GOMES, C. G. S.; LOBATO, R. D. C. . Inclusão Escolar de Crianças com Autismo: o Papel da Consultoria Colaborativa. In: IV Seminário Internacional da Sociedade Inclusiva, 2006, Belo Horizonte. Anais do IV Seminário Internacional da Sociedade Inclusiva. Belo Horizonte: PUC-MG, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, CAMILA GRACIELLA; SOUZA, . D. G. ; SILVEIRA, A. D. ; RATES, A. C. ; PAIVA, G. C. C. ; CASTRO, N. P. . Efeitos da Intervenção Comportamental Intensiva realizada por meio da capacitação de cuidadores de crianças com autismo. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, C. G. S.. Aplicação dos protocolos do livro 'Ensino d Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo' no contexto da Intervenção Comportamental Intensiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, C. G. S.. Intervenção Comportamental Intensiva e autismo: o modelo do CEI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES, C. G. S.. Intervenção Comportamental Intensiva em crianças com TEA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GOMES, CAMILA GRACIELLA. Reabilitação no TEA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOMES, C. G. S.. Efeitos de Intervenção Comportamental Intensiva Realizada por Meio de Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOMES, C. G. S.. Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES, C. G. S.. Preparando Crianças com Autismo para Ler e Escrever. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOMES, C. G. S.. Certificação do analista do Comportamento no Brasil: A visão de um profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GOMES, C. G. S.. Análise do Comportamento Aplicada ao Tratamento de Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, I. M. ; GOMES, C. G. S. ; SILVEIRA, A. D. ; GONZAGA, M. V. ; CASTRO, N. P. . Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOMES, C. G. S.. Análise comportamental de processos simbólicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GOMES, C. G. S.. Debates Clínicos: autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
GOMES, C. G. S.. Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GOMES, C. G. S.. Psicologia Hoje: Desafios e Práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GOMES, C. G. S.. Efeitos da Capacitação de Cuidadores para a Intervenção Intensiva Fundamentada em Análise do Comportamento no Desenvolvimento de Crianças com Autismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GOMES, C. G. S.. Autismo e Intervenção precoce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GOMES, C. G. S.. II Simpósio do Aprende. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GOMES, C. G. S.. I Simpósio Paraense Multidisciplinar sobre autismo: do diagnóstico ao Tratamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
GOMES, C. G. S.. Autismo: Contribuições da Psicanálise e da Comportamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
GOMES, C. G. S.. Educação Infantil e os Programas de Intervenção Precoce. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
GOMES, C. G. S.. Transtornos do Espectro do Autismo: definição e metodologia de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
GOMES, C. G. S.. Capacitação de Cuidadores para a Intervenção Intensiva de Crianças com Autismo em Belo Horizonte-MG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
GOMES, C. G. S.. Estudantes com Autismo e a Perspectiva da Inclusão Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
GOMES, C. G. S.. Autismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
GOMES, C. G. S.. Efeitos do Treino Silábico na aprendizagem de Leitura Combinativa com Compreensão por Pessoas com Autismoi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
GOMES, C. G. S.. Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
GOMES, C. G. S.. Finanças pessoais e análise do comportamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
REGO, D. O. ; DUARTE, M. S. ; RODRIGUES, A. C. M. R. ; MARQUES, A. A. ; OLIVEIRA, I. M. ; GUIMARAES, M. F. ; DUARTE, M. S. C. ; OLIVEIRA, C. M. ; GOMES, C. G. S. . Padrão de resposta de sujeitos experimentais em sistemas econômicos abertos e fechados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SANTANA, G. N. ; GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, D. G. ; REIS, T. S. . Efeitos da utilização de um programa informatizado de leitura na alfabetização de adolescentes e adultos com deficiência intelectual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
GOMES, C. G. S.; BARROUIN, M. S. . A análise do comportamento aplicada ao autismo: métodos e modelos de tratamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
GOMES, C. G. S.; DE FREITAS, M. C. . Variáveis do procedimento de emparelhamento com o modelo para pessoas com deficiência mental e/ ou autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVEIRA, A. D. ; GOMES, C. G. S. . Esquema de reforço e desempenho de criança com autismo em atividades de autocuidado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
GOMES, C. G. S.. A institucionalização do AEE no projeto político pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
GOMES, C. G. S.. Viabilizando a aplicação da análise do comportamento no tratamento do autismo: capacitação de pais e cuidadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
GOMES, C. G. S.; REIS, T. S. ; DE SOUZA, D. G. ; CARVALHO, S. C. L. ; SANTANA, G. N. . Efeitos da utilização de um programa informatizado de leitura na alfabetização de alunos com necessidades especiais em escola regular e especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
GOMES, C. G. S.. O show de Truman: mídia, democracia e subjetividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Desempenho de indivíduos com autismo e com deficiência mental em emparelhamento com o modelo por identidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
GOMES, C. G. S.. Análise do comportamento aplicada ao tratamento do autismo: ensino de habilidades básicas e habilidades acadêmicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
GOMES, C. G. S.; SILVA, M. C. S. ; FROIS, J. A. S. ; SILVA, P. R. ; SOARES, R. S. ; DE LIMA, R. A. N. . Avaliando padrões comportamentais do sujeito experimental em esquemas de reforçamento contínuo e intermitente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Desempenhos de indivíduos com autismo e com deficiência mental em emparelhamento por identidade: efeitos da organização dos estímulos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
GOMES, C. G. S.. Análise do comportamento aplica a crianças com diagnóstico de autismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
GOMES, C. G. S.. Desenvolvendo ações no ambiente natural para favorecer a participação social de um adulto com deficiência mental grave. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
GOMES, C. G. S.. Desempenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, . D. G. . Desemepenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, . D. G. . Desemepnhos Emergentes na Aquisição de Leitura Funcional de Crianças com Autismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, . D. G. . Desempenhos Emergentes na Aquisição de Leitura Funcional de Crianças com Autismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
GOMES, C. G. S.; LOBATO, R. D. C. . Inclusão Escolar de Crianças com Autismo: O Papel da Consultoria Colaborativa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
GOMES, C. G. S.; LOBATO, R. D. C. . Comunicação Alternativa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
GOMES, C. G. S.. Aspectos da Aprendiagem de Pessoas com Autismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, D. G. ; CAPOBIANCO, D. . Matching adaptado: software de pesquisa. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
GOMES, C. G. S.. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2016.

2.
GOMES, C. G. S.. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014.

3.
GOMES, C. G. S.. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012.

4.
GOMES, C. G. S.. III Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, C. G. S.. Análise do Comportamento Aplicada ao tratamento do autismo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, D. G. . Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES, C. G. S.. Análise do Comportamento Aplicada ao tratamento do autismo: Intervenção Comportamental Intensiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GOMES, C. G. S.. Aspectos Básicos da Intervenção comportamental Intensiva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, D. G. . Preparando Crianças com Autismo para Ler e Escrever. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GOMES, C. G. S.; SILVEIRA, A. D. ; GONZAGA, M. V. . Autismo: intervenção multidisciplinar na casa e na escola. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GOMES, C. G. S.. Aprendizagem de Pessoas com Autismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, . D. G. . Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GOMES, C. G. S.; SILVEIRA, A. D. . Ensino de Habilidades a Pessoas com Autismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
GOMES, C. G. S.. A inclusão escolar de alunos com transtornos globais do desenvolvimento. 2011. .

13.
GOMES, C. G. S.. Deficiência mental. 2011. .

14.
GOMES, C. G. S.. Deficiência mental. 2011. .

15.
GOMES, C. G. S.. Autismo. 2011. .

16.
GOMES, C. G. S.. Deficiências: estratégias e intervenções no contexto clínico. 2011. .

17.
GOMES, C. G. S.. Processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. 2011. .

18.
GOMES, C. G. S.. Salas de recursos multifuncionais: oferta do atendimento especializado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
GOMES, C. G. S.. A escola à perspectiva da educação inclusiva: a construção do PPP e a promoção à acessibilidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
GOMES, C. G. S.; SILVEIRA, A. D. . Deficiência Mental. 2010. .

21.
GOMES, C. G. S.. Comunicação Alternativa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
GOMES, C. G. S.. Deficiência Intelectual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
GOMES, C. G. S.. Deficiência Intelectual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
GOMES, C. G. S.; ARAUJO, R. M. . Autismo: definição e estratégias de intervenção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
GOMES, C. G. S.. Modelos Comportamentais de Intervenção com Autismo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, T. P.; GOMES, C. G. S.; BENVENUTI, M. F. L.; RICO, V. V.. Participação em banca de Marcus Vinicius Fonseca de Garcia. Análises funcionais experimentais do comportamento autolesivo em uma instituição barsileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BARROS, R. S.; GOMES, C. G. S.; SOUZA, C. B. A.. Participação em banca de Patrícia Caroline Madeira Monteiro. Emergências de Relações Auditivo-visuais via Formação de Classes de Equivalência com Crianças Diagnosticadas com Autismo. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

3.
GOMES, C. G. S.; HANNA, E. S.; FORMIGA, L. P. V.. Participação em banca de Ana Maria Aparecida Albuquerque Fernandes. Avaliação de um procedimento de leitura adaptado a crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília.

4.
GOMES, C. G. S.; DOMENICONI, C.; DE SOUZA, D. G.. Participação em banca de Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff. Aprendizagem por exclusão em indivíduos com diferentes perfis de desenvolvimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
TEODORO, M. L. M.; STOQUE, F. M. V.; GOMES, C. G. S.; NOGUEIRA, M. L. M.; PEREIRA, A. C. M.; SARTES, L. M. A.. Participação em banca de Aline Abreu e Andrade. Desenvolvimento e avaliação de um aplicativo de comunicação de metas entre cuidadores e profissionais de saúde no tratamento de pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
NATALE, L. L.; KUMMER, A. M. E.; SOUZA, L. C.; ALVES, M. M.; GOMES, C. G. S.; SOUZA JUNIOR, E. J.. Participação em banca de Lorenzo Lanzetta Natale. Construção de uma tarefa para estimar a capacidade de reconhecimento de micro e macro expressões faciais emocionais básicas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BARROS, R. S.; GOMES, C. G. S.; SOUZA, L. D. J.; BORBA, M. M. C.; SOUZA, C. B. A.. Participação em banca de Katarina Kataoka Dias. Relações de Equivalência e Expansão de Repertórios Verbais em Crianças co Diagnóstico de Autismo. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

4.
BARROS, R. S.; GOMES, C. G. S.; CANOVAS, D. S.; FIGUEIRAS, A. C. M.; FERREIRA, E. A. P.. Participação em banca de Marilu Michelly Cruz de Borba. Intervenção ao Autismo via Ensino de Cuidadores. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
TEODORO, M. L. M.; KUMMER, A. M. E.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Aline Abreu e Andrade. O impacto da Comunicação com a Equipe de Tratamento sobre os Pais de Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
BARROS, R. S.; GOMES, C. G. S.; SOUZA, C. B. A.. Participação em banca de Adriano Alves Barboza. Ensino Presencial e Não Presencial na Intervenção Comportamental ao Autismo via Cuidadores. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

2.
DOMENICONI, C.; GOMES, C. G. S.; SCHMIDT, A.; COSTA, A. R. A.; DE SOUZA, D. G.. Participação em banca de Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff. Aprendizagem por exclusão em indivíduos com transtornos do espectro autista. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINHEIRO, E. S.; PINTO, V. A.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Edna Santos Pinheiro e Valdirenen Alves Pinto.Cyberbullying: nova modalidade de violência entre adolescentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

2.
MANGEROTTI, L. D.; PEREIRA, P. M.; SILVA, R. S.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Lorena Dolabella Mangerotti; Priscila Melgaço Pereira.Eficácia da terapia assistida por animais no manejo de comportamentos inadequados em crianças vítimas de maus tratos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

3.
SANTOS, M. R.; SILVA, Y. Y. M. M.; SILVA, R. S.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Michele Romualdo dos Santos; Yasmin Malgaço Marques Silva.Indicadores de Psicopatia em Crianças e Adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

4.
DIAS, T. B.; DEUSDEDIT JUNIOR, M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Tamara Bruna Dias.A Intervenção Baseada em análise do Comportamento no Tratamento de Indivíduos com Autismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
FERNANDES, G.H.; Franco, V.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Gabriela Helen Fernandes.Proposta analítico-comportamental com usuários da saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
OLIVEIRA, C. M.; CORREA, R. M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Carolina Mesquita Oliveira.Análise funcional do comportamento de gritar de professoras em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
LIMA, W. B.; CORREA, R. M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Wenisley Basílio Lima.As interações entre as contingências de reforço responsáveis pela manutenção e/ou adesão do paciente ao tratamento de doenças crônicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
PEREIRA, N. F. S.; CORREA, R. M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Natalia Faria dos Santos Pereira.O sentimento dos pais de filhos com deficiência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica da Minas Gerais- Betim.

9.
MELO, N. G. V.; DEUSDEDIT JUNIOR, M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Natalia Gabriela Vaz de Melo.A agressividade nos jogadores de futebol: um estudo sob a perspectiva da análise do comportamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Betim.

10.
CLEMENTE, C.; BARROUIN, M. S.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Cíntia Clemente.Abuso sexual infantil intrafamiliar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Betim.

11.
LIMA, G. M. C.; BARROUIN, M. S.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Graziella Michelle Caldeira de Lima.Disfunções sexuais femininas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Betim.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GOMES, C. G. S.. Processo de seleção em fluxo contínuo para o doutorado do PPGTPC. 2015. Universidade Federal do Pará.

2.
GOMES, C. G. S.. Processo de seleção em fluxo contínuo para o doutorado do PPGTPC. 2015. Universidade Federal do Pará.

3.
GOMES, C. G. S.. Processo de seleção em fluxo contínuo para o doutorado do PPGTPC. 2015. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A inserção das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no no processo de ensino e aprendizagem. 2017. (Outra).

2.
XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Ensino de crianças com autismo via cuidadores. 2017. (Congresso).

3.
68 Reunião Anual da SBPC.Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 2016. (Oficina).

4.
Entre Tratar e Educar as Crianças Excepcionais: Helena Antipoff e a Psicologia na na Sociedade Pestalozzi-MG MG. 2016. (Exposição).

5.
Perspectivas na Educação Superior: desafios e estratégias. 2016. (Outra).

6.
XIX Encontro Cearense de Análise do Comportamento. Análise do Comportamento Aplicada ao Tratamento do Autismo. 2016. (Congresso).

7.
45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Efeitos da Capacitação de Cuidadores para a Intervenção Comportamental Intensiva Fundamentada em Análise do Comportamento no Desenvolvimento de Crianças com Autismo. 2015. (Congresso).

8.
I Colóquio - Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo.Autismo e Intervenção Precoce. 2015. (Seminário).

9.
I Semana de Avaliação e Planejamento da faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. 2015. (Seminário).

10.
I Simpósio Paraense Multidisciplinar sobre Autismo e II Simpósio do APRENDE.Experiências de Intervenção Comportamental ao autismo em São Paulo e Belo Horizonte. 2014. (Simpósio).

11.
I Simpósio Paraense Multidisciplinar sobre Autismo e II Simpósio do APRENDE.Autismo: Caracterização, Diagnóstico, Avaliação, Atendimento, Enfrentamento e Aconselhamento Jurídico. 2014. (Simpósio).

12.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Educação infantil e os programas de intervenção precoce. 2014. (Congresso).

13.
XI Ciclo de debates, oficinas e mostra de trabalhos sobre educação inclusiva. 2014. (Seminário).

14.
XIV Jornada de Psicologia.Autismo: contribuições da Psicanálise e da Comportamental. 2014. (Outra).

15.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2014. (Simpósio).

16.
43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.ENSINO DE LEITURA PARA PESSOAS COM AUTISMO. 2013. (Outra).

17.
XIV Jornada Mineira de Ciência do Comportamento.A medicalização de comportamentos considerados inadequados socialmente: a visão do analista do comportamento. 2013. (Encontro).

18.
Campanha Nacional pela Assistência e pelos Direitos da Pessoa com Autismo. 2012. (Encontro).

19.
Semana de Psicologia.Autismo. 2012. (Seminário).

20.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Estudantes com Autismo e a Perspectiva da Inclusão Escolar. 2012. (Congresso).

21.
XIV Simpósio ANPEPP. 2012. (Simpósio).

22.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Efeitos do treino silábico na aprendizagem de leitura combinatória com compreensão por pessoas com autismo. 2012. (Congresso).

23.
10 Jornada de Análise do Comportamento. Efeitos do esquema de reforço no desempenho de cuidador de criança com autismo em atividades de autocuidados. 2011. (Congresso).

24.
III Encontro Integrado de Psicologia na PUC Minas São Gabriel.A análise do comportamento aplicada ao autismo: métodos e modelos de tratamento. 2011. (Encontro).

25.
XII Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. Efeitos da Utilização de um programa informatizado de leitura na alfabetização de adolescentes e adultos com deficiência intelctual. 2011. (Congresso).

26.
XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Variáveis do procedimento de emparelhamento com o modelo para pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo. 2011. (Congresso).

27.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).

28.
VI Seminário Sociedade Inclusiva.Efeitos da utilização de um programa informatizado de leitura e escrita na alfabetização de alunos com necessidades especiais em escola regular e especial. 2010. (Seminário).

29.
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.GT 02 - Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2010. (Simpósio).

30.
XI Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. Viabilizando a aplicação da análise do comportamento no tratamento do autismo: capacitação de pais e cuidadores. 2010. (Congresso).

31.
X Jornada de Práticas em Psicologia: Mídia, Democracia e Subjetividade. Velhice, Mídia e Globalização. 2010. (Congresso).

32.
VI Seminário de Análise do Comportamento do Centro Universitário Newon Paiva.Análise do Comportamento Aplica à Crianças com Autismo. 2009. (Seminário).

33.
X Jornada Mineira de Ciência do Comportamento.Análise do comportamento aplica ao tratamento do autismo: ensino de habilidades básicas e habilidades acadêmicas. 2009. (Outra).

34.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Desempenho de indivíduos com autismo e com deficiência mental em emparelhamento com o modelo por identidade. 2009. (Encontro).

35.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Transtornos invasivos do desenvolvimento. 2008. (Congresso).

36.
V Seminário Sociedade Inclusiva.Desenvolvendo ações no ambiente natural para favorecer a participação social de um adulto com deficiência mental grave. 2008. (Seminário).

37.
I Colóqio Interinstitucional de Laboratórios de Psicologia.Ensino de Relações Condicionais, Desempenhos Emergentes e Aquisição de Leitura Funcional em Pessoas com Autismo. 2007. (Encontro).

38.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Desempenhos Emergentes na Aquisição de Leitura Funcional de Crianças com Autismo. 2007. (Encontro).

39.
XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Desempenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. 2007. (Congresso).

40.
III Seminário de Formação de Gestores e Educadores da Rede Pública.Comunicação Alternativa. 2006. (Seminário).

41.
II Jornada de Neuropsicologia.Aspectos da aprendizagem de pessoas com autismo. 2006. (Outra).

42.
IV Seminário Internacional da Sociedade Inclusiva.Inclusão escolar de crianças com autismo: o papel da consultoria colaborativa. 2006. (Seminário).

43.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da ABEPP. 2005. (Congresso).

44.
Teoria da Mente: do Entendimento Teórico à Intervenção Educacional. 2003. (Encontro).

45.
III Semana da Psicologia. 2002. (Seminário).

46.
II Seminário de Análise do Comportamento. 2002. (Seminário).

47.
I Simpósio Interfaces do Autismo. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, C. G. S.. I Jornada Mineira de Psicologia Baseada em Evidências. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Viana Gonzaga. Análise da inclusão escolar de alunos com autismo a partir de registro diário. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorena Dias dos Santos;. Capacitação por videoconferência de cuidadores de crianças com autismo para intervenção intensiva. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Ana Letícia Machado Pinto; Ariana Cristina Pinheiro Silva. Análise da inclusão escolar de alunos com autismo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma Andalécio. Capacitação de cuidadores para Intervenção Comportamental Intensiva com uma criança com autismo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Kelvis Rodrigo Sampaio da Cruz. Efeito do tipo de tarefa de ensino na aquisição de relações de identidade por pessoas com autismo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Camila Graciella Santos Gomes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcus Vinicius Fonseca de Garcia. Comportamentos Autolesivos e Desenvolvimento Atípico: Uma Revisão e Análise Crítica de Procedimentos Analítico-Comportamentais de Avaliação e Tratamento no Período Entre 1959 e 2010. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise do Comportamento Aplicada) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Camila Graciella Santos Gomes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara A. Paula Pires; Letícia O. Resende; Rafael Oliveira. Efeitos de dois anos de intervenção comportamental intensiva no desenvolvimento de crianças com autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Orientador: Camila Graciella Santos Gomes.

2.
Gabrielle Chequer de Castro Paiva; Natália Paiva de castro. Efeitos da Intervenção Intensiva Fundamentada em Análise do Comportamento no Desenvolvimento de Crianças com Autismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Orientador: Camila Graciella Santos Gomes.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, D. G. ; CAPOBIANCO, D. . Matching adaptado: software de pesquisa. 2009.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GOMES, C. G. S.2016GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Ensino de Sílabas Simples, Leitura Combinatória e Leitura com Compreensão para Aprendizes com Autismo. Revista Brasileira de Educacao Especial, v. 22, p. 233-252, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, CAMILA GRACIELLA; SOUZA, . D. G. ; SILVEIRA, A. D. ; RATES, A. C. ; PAIVA, G. C. C. ; CASTRO, N. P. . Efeitos da Intervenção Comportamental Intensiva realizada por meio da capacitação de cuidadores de crianças com autismo. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), 2017.


Livros e capítulos
1.
GOMES, C. G. S.; SILVEIRA, A. D. . Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo: manual para Intervenção Comportamental Intensiva. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016. 215p .

1.
GOMES, C. G. S.; CARVALHO, B. S. S. ; SOUZA, D. G. . Aspectos relevantes do ensino de leitura para pessoas com transtornos do espectro do autismo. In: Christian Vichi; Edson Huziwara; Hérika Sadi; Lidia Postalli. (Org.). Comportamento em Foco 3. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, v. 59, p. 68-68.

2.
GOMES, C. G. S.. Ensino de leitura e autismo. In: Adriana Araújo Pereira Borges; Maria Luiza Nogueira. (Org.). Toda criança pode aprender: o aluno com autismo na escola. 01ed.Campinas: Mercado das Letras, 2018, v. , p. 01-.


Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, C. G. S.. Transtornos do Espectro do Autismo: definição e metodologia de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, C. G. S.. Autismo e Intervenção precoce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GOMES, C. G. S.. Análise do Comportamento Aplicada ao Tratamento de Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, I. M. ; GOMES, C. G. S. ; SILVEIRA, A. D. ; GONZAGA, M. V. ; CASTRO, N. P. . Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GOMES, C. G. S.. Debates Clínicos: autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GOMES, C. G. S.. Intervenção Comportamental Intensiva e autismo: o modelo do CEI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES, CAMILA GRACIELLA. Reabilitação no TEA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOMES, C. G. S.. Efeitos de Intervenção Comportamental Intensiva Realizada por Meio de Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GOMES, C. G. S.. Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GOMES, C. G. S.. Preparando Crianças com Autismo para Ler e Escrever. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GOMES, C. G. S.; DE SOUZA, D. G. . Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, . D. G. . Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES, C. G. S.. Aspectos Básicos da Intervenção comportamental Intensiva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, D. G. . Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GOMES, C. G. S.; SOUZA, D. G. . Preparando Crianças com Autismo para Ler e Escrever. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, C. G. S.. I Jornada Mineira de Psicologia Baseada em Evidências. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 17:11:46