Alessandra Victor do Nascimento Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1482662570879508
  • Última atualização do currículo em 05/09/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005),especialização em Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes (2009), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Victor do Nascimento Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, A. V. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Avenida Pasteur, 428
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25308051


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Pesquisando a relação Educação integral e(m) tempo integral e Currículo no Brasil - período 2000-2012 O que revelam as pesquisas de mestrado e doutorado?, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Inês Marcondes de Souza.
Coorientador: Lígia Martha C. da Costa Coelho.
Palavras-chave: Educação Integral; Tempo integral; Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Educação integral e(m) tempo integral: Espaços no Programa Bairro-Escola, Nova Iguaçu ? RJ,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Ligia Martha C. da Costa Coelho.
Palavras-chave: Educação Integral; Tempo integral; Jornada ampliada; Espaço.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
2008 - 2009
Especialização em Orientação Educacional e Pedagógica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: O papel do orientador pedagógico na construção e praticidade dos projetos de trabalho.
Orientador: Ana Cristina Guimarães.
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação em EAD com ênfase na tutoria CED. (Carga horária: 90h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2015 - 2015
Tutoria na plataforma Moodle. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2013 - 2013
Educação e redes virtuais: desafios contemporâneos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Curso de extensão e aperfeiçoamento de equipes no acompanhamento de PPPP. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2009 - 2009
Para que serve Foucault?. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 16
Outras informações
Trabalho como tutora da disciplina Tempo Ampliado e Educação Integral no Ensino Fundamental, que integra o currículo de Pedagogia do CEDERJ.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40


Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, PCNI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20

Atividades

07/2009 - 12/2009
Estágios , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, .

Estágio realizado
Realizei Estágio em Docência na disciplina "Ensino fundamental em Tempo Integral", da graduação da UNIRIO..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ampliação da Jornada Escolar: Mapemento no município de Volta Redonda
Descrição: Pesquisa proposta para um ano, que visa verificar a(s) experiências de educação em tempo integral no município de Volta Redonda. Será realizada por bolsista IC do Curso de Pedagogia a distância, residente no polo de Volta Redonda/RJ. Esta pesquisa integra pesquisa mais ampla, denominada Educação integral e tempo integral no Brasil: História, políticas e práticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Victor do Nascimento Rosa - Integrante / Ligia Martha C. C. Coelho - Coordenador / Saraa Mól - Integrante.
2016 - 2017
Monitorando a Meta 06 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) no município de Macaé/Rio de Janeiro
Descrição: Projeto de pesquisa a ser realizado com bolsisas de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia a Distância (convênio UNIRIO/CEDERJ) e a participação da doutora Alessandra Rosa (PUC/RJ) e da doutoranda Saraa Mól (UNIRIO/RJ)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Victor do Nascimento Rosa - Integrante / Ligia Martha C. C. Coelho - Coordenador / Saraa Mól - Integrante.
2014 - 2015
TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM DIREÇÃO A QUAL EDUCAÇÃO INTEGRAL?
Descrição: A pesquisa Tempo integral no estado do Rio de Janeiro: Organização curricular em direção a qual educação integral? foi pensada com o objetivo de (a) mapear as políticas públicas de educação em tempo integral existentes nos municípios que compõem o estado do Rio de Janeiro, na gestão 2013/2016; (2) conhecer os projetos e documentos que fundamentam essas políticas públicas, dando especial atenção à organização curricular que apresentam e, por último, (3) analisar essa organização curricular, a partir dos documentos e projetos apresentados, bem como das falas dos sujeitos que coordenam sua implementação, nas Secretarias Municipais de Educação (SME), visando conhecer a concepção de educação integral que norteia essas políticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Victor do Nascimento Rosa - Integrante / Ligia Martha C. C. Coelho - Coordenador / Dayse Hora - Integrante / Alex Lauriano da Costa - Integrante.
2011 - 2012
Políticas públicas de ampliação da jornada escolar no Estado do Rio de Janeiro: De sujeitos e(m) formação e de sujeitos e(m) atuação
Descrição: Mapear políticas públicas de ampliação da jornada escolar existentes nos municípios que compõem o estado do Rio de Janeiro. Descrever e analisar essas políticas públicas, em relação (1) ao seu tempo de existência; (2) aos sujeitos que nelas atuam e (3) aos sujeitos-alvo dessa formação. Discutir a relação existente entre concepções e práticas de educação integral e(m) jornada escolar ampliada, a formação proposta para os sujeitos-alvo dessas políticas e o trabalho dos sujeitos que as concretizam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alessandra Victor do Nascimento Rosa - Integrante / Ligia Martha C. C. Coelho - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemEscreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAIVA, F.2016PAIVA, F. ; ROSA, A. V. N. ; Costa, Valdeney Lima . Educação Escolar Integral: considerações sobre concepções educacionais na antiguidade e na atualidade. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), v. 1, p. 219-235, 2016.

2.
ROSA, A. V. N.2016ROSA, A. V. N.; MARCONDES, M. I. ; Coelho, L. M. C. C. . EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: ANALISANDO AS ORGANIZAÇÕES CURRICULARES APRESENTADAS NAS PESQUISAS PUBLICADAS ENTRE OS ANOS 2000 E 2012. Revista Cocar, v. 10, p. 27-51, 2016.

3.
Amaral, Luisa Figueiredo2016Amaral, Luisa Figueiredo ; ROSA, A. V. N. ; Erila Almeida . Proteção integral ou educação integral? Concepções nas políticas educacionais de tempo integral. Teoria e Prática da Educação, v. 19, p. 21-30, 2016.

4.
Coelho, L. M. C. C.2015Coelho, L. M. C. C. ; Dayse Hora ; ROSA, A. V. N. . Organização Curricular e Escola de Tempo Integral: Precisando um Conceito e(m) sua(s) Prática (s). Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 16, p. 155-173, 2015.

5.
Amaral, Luisa Figueiredo2013Amaral, Luisa Figueiredo ; ROSA, A. V. N. ; Erila Almeida . Novas configurações para o trabalho docente na Educação Integral: Reflexões sobre o Programa Mais Educação. Estudos do Trabalho, v. 1, p. 1-18, 2013.

6.
HORA, D. M.2012HORA, D. M. ; Coelho, L. M. C. C. ; ROSA, A. V. N. ; Erila Almeida . EXPERIÊNCIAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: SUJEITOS E(M) ATUAÇÃO. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, p. 1-15, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, A. V. N.; MARCONDES, M. I. . Organização Curricular das Escolas com Jornada Amapliada: o que revelam as teses e dissertações entre os anos 2000 e 2012?. In: Márcia Angela da Silva Aguiar, Edilene Rocha Guimarães e Carlos José Morgado. (Org.). Currículo, escola, ensino superior e espaços não escolares - Anais do XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio lusobrasileiro de currículo/II Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares.. 1ed.Recife: ANPAE, 2016, v. 1, p. 1-969.

2.
ROSA, A. V. N.; Dayse Hora ; Erila Almeida ; Coelho, L. M. C. C. . Alunos do Programa Mais Educação na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro: política focal para uma situação universal?. Educação, Cultura e Reconhecimento - desafios as políticas contemporâneas. 1ed.São Paulo: Salta, 2015, v. 1, p. 74-94.

3.
Coelho, L. M. C. C. ; Dayse Hora ; ROSA, A. V. N. . Alunos em tempo integral como política focal: e a educação integral?. In: Jane Bittencourt, Juares da Silva Thiesen; Adriana Mohr. (Org.). Projetos formativos em educação integral: investigações plurais. 1ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015, v. 1, p. 161-183.

4.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Ampliação da jornada escolar: um estudo sobre programas e projetos na educação brasileira. In: Roberto Rafael Dias da Silva. (Org.). Currículo e docência nas políticas de ampliação da jornada escolar. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 83-94.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, A. V. N.; MARCONDES, M. I. . ?ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS ESCOLAS COM JORNADA AMPLIADA: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES ENTRE OS ANOS 2000 E 2012??. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, 2016. XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo. v. 1.

2.
Coelho, L. M. C. C. ; ROSA, A. V. N. . Introduzindo o debate sobre educação integral e(m) tempo integral: uma experiência de utilização dos AVAs no curso de Pedagogia à distância da UNIRIO. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância; II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância., 2016, São João Del Rei (MG). ESUD/CIESUD 2016, 2016. v. 1. p. 2446-2515.

3.
Amaral, Luisa Figueiredo ; ROSA, A. V. N. . Perspectivas atuais para a educação integral e(m) tempo integral: o desafio da integração curricular. In: VII Colóquio Internacional de Políticas Práticas Curriculares, 2015, João Pessoa. VII Colóquio Internacional de Políticas Práticas Curriculares: Políticas de Currículo e Formação: Desafios Contemporâneos, 2015. v. 1. p. 1-15.

4.
ROSA, A. V. N.; Amaral, Luisa Figueiredo . Normatização do tempo integral na educação pública: repercussões nas leis federais. In: IV Seminário Estadual da Anpae-RJ -, 2014, Niterói. IV Seminário Estadual da Anpae-RJ -, 2014. v. 1.

5.
Coelho, L. M. C. C. ; HORA, D. M. ; ROSA, A. V. N. . Alunos em tempo integral do estado do Rio de Janeiro: universalidade ou focalização?. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais, 2013. v. 1. p. 1-15.

6.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação (Integral) em Jornada Ampliada. In: VII Encontro Regional da ANPAE Sudeste, 2012, Campinas - SP. VII Encontro Regional da ANPAE Sudeste. Campinas - SP, 2012. v. 1.

7.
Amaral, Luisa Figueiredo ; ROSA, A. V. N. ; Erila Almeida . O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE. In: VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Políticas Sociais no Século XXI, 2012, São Paulo. VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Políticas Sociais no Século XXI, 2012. v. 1. p. 1-14.

8.
Dayse Hora ; ROSA, A. V. N. ; Erila Almeida ; Coelho, L. M. C. C. . PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUJEITOS EM FORMAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, São Paulo. XVI ENDIPE: Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade, 2012. v. 1. p. 1-15.

9.
ROSA, A. V. N.; Erila Almeida ; Amaral, Luisa Figueiredo . Privilegiando a discussão do espaço e do trabalho nas escolas de tempo integral: um estudo comparativo entre os centros integrados de educação pública e o programa Bairro-Escola. In: III Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2012, Rio de Janeiro. III Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Rio de Janeiro, 2012. v. 1.

10.
ROSA, A. V. N.. Tempos e espaços na escola de jornada ampliada. In: X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012. v. 1.

11.
ROSA, A. V. N.. Uma análise da legislação nacional sobre educação integral, jornada ampliada e/ou tempo integral no que diz respeito aos espaços. In: V Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2011, São Luís. V Jornada Internacional de Políticas Públicas: Estado, Desenvolvimento e Crise do Capital, 2011. v. 1.

12.
ROSA, A. V. N.; Coelho, L. M. C. C. ; Dayse Hora ; Erila Almeida . Experiências de Ampliação da Jornada Escolar no Estado do Rio de Janeiro: Sujeitos e(m) atuação. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011. v. 1.

13.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação integral em debate: um direito de todos?. In: IV Seminário Vozes da Educação: Formação de Professores/as - Narrativas, Políticas e Memórias, 2010, São Gonçalo/RJ. IV Seminário Vozes da Educação: Formação de Professores/as - Narrativas, Políticas e Memórias, 2010. v. 1.

14.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Políticas Públicas de Ampliação da Jornada Escolar: Estudo de Programas e Projetos na Educação Brasileira. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL, 2010, Londrina/PR. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul Anped Sul, 2010. v. 1.

15.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação Integral e Tempo Integral: Reflexões sobre os Programas Educacionais no Brasil. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, 2010, Uberlândia/MG. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, 2010. v. 1. p. 1-12.

16.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Bairro-Escola: Um Programa Educacional de Interação entre Escola e Comunidade?. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, Aracaju. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010. v. 1. p. 1-1.

17.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Educação Integral e(m) Tempo Integral: Estudo de Caso numa Escola Pública de Ensino Médio em Fortaleza. In: VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste, 2010, João Pessoa/PB. VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste, 2010. v. 1. p. 1-1.

18.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação em tempo integral: uma política social de proteção a criança e ao adolescente?. In: III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza, 2010, Montevideo. III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza, 2010.

19.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação Integral e Tempo Integral - Reflexões sobre os Programas Educacionais no Brasil. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia/MG. X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010.

20.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Políticas educacionais para ampliação da jornada escolar: uma análise preliminar do programa Bairro-Escola de Nova Iguaçu / RJ. In: Congresso Internacional da AFIRSE / V Colóquio Nacional, 2009, João Pessoa / PB. Colóquio Nacional da AFIRSE. João Pessoa / PB: UFPB, 2009.

21.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Letramento em uma escola de horário integral no município de Nova Iguaçu/RJ. In: Congresso de Leitura e Escrita, 2009, Campinas/SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas/SP: ALB, 2009. v. 1. p. 2-26.

22.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Proposta curricular do programa de educação integral do município de Nova Iguaçu / RJ. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa / RJ. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, A. V. N.. Educação Integral e(m) jornada ampliada: espaços no programa Bairro-Escola, Nova Iguaçu - RJ. In: VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste, 2010, João Pessoa/PB. VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste, 2010. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação (Integral) em Jornada Ampliada. In: VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012, Campinas - SP. VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP. Campinas - SP, 2012. v. 1.

2.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação integral em debate: um direito de todos?. In: IV Seminário Vozes da Educação: Formação de Professores/as - Narrativas, Políticas e Memórias, 2010, São Gonçalo / RJ. IV Seminário Vozes da Educação: Formação de Professores/as - Narrativas, Políticas e Memórias, 2010.

3.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Políticas Públicas de Ampliação da Jornada Escolar: Estudo de Programas e Projetos na Educação Brasileira. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL, 2010, Londrina/PR. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul Anped Sul, 2010. v. 1.

4.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação Integral e Tempo Integral: Reflexões sobre os Programas Educacionais no Brasil. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, 2010, Uberlândia/MG. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, 2010. v. 1. p. 1-1.

5.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Bairro-Escola: Um Programa Educacional de Interação entre Escola e Comunidade?. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, Aracaju. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010. v. 1. p. 1-1.

6.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Educação Integral e(m) Tempo Integral: Estudo de Caso numa Escola Pública de Ensino Médio em Fortaleza. In: VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste, 2010, João Pessoa/PB. VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste, 2010. v. 1. p. 1-1.

7.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Letramento em uma escola de horário integral no município de Nova Iguaçu/RJ. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas - SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009.

8.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Políticas educacionais para a ampliação da jornada escolar: uma análise preliminar do programa Bairro-Escola de Nova Iguaçu/ RJ. In: Congresso Internacional da AFIRSE/ V Colóquio Nacional, 2009, João Pessoa / RJ. Livro do V Colóquio Nacional da AFIRSE. João Pessoa / RJ: UFPB, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
PAIVA, F. ; ROSA, A. V. N. ; Costa, Valdeney Lima . EDUCAÇÃO ESCOLAR INTEGRAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS NA ANTIGUIDADE E NA ATUALIDADE. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, A. V. N.; MARCONDES, M. I. . Organização curricular das escolas com jornada ampliada: o que revelam as teses e dissertações entre os anos 2000 e 2012?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROSA, A. V. N.; Amaral, Luisa Figueiredo . Perspectivas atuais para a educação integral e(m) tempo integral: o desafio da integração currícular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSA, A. V. N.. Organização Curricular na Educação Integral em Tempo Integral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Amaral, Luisa Figueiredo ; ROSA, A. V. N. . Normatização do tempo integral na educação pública: repercussões nas leis federais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ROSA, A. V. N.. XVIII Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROSA, A. V. N.; Erila Almeida ; Amaral, Luisa Figueiredo ; MACIEL, C. L. A. . Políticas de Educação Integral e(m) Tempo integral: Quando a Didática faz a Diferença. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ROSA, A. V. N.. III Colóquio em Educação Brasil-Colômbia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Coelho, L. M. C. C. ; HORA, D. M. ; ROSA, A. V. N. . Alunos em tempo integral do estado do Rio de Janeiro: universalidade ou focalização?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação (Integral) em Jornada Ampliada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Amaral, Luisa Figueiredo ; ROSA, A. V. N. ; Erila Almeida . O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Dayse Hora ; ROSA, A. V. N. ; Erila Almeida ; Coelho, L. M. C. C. . PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUJEITOS EM FORMAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROSA, A. V. N.. Tecendo um currículo para a educação integral contemporânea: o desafio de integrar no Programa Mais Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ROSA, A. V. N.. O coordenador pedagógico e o Programa Mais Educação: o que dizem os documentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ROSA, A. V. N.. Metamorfoses da Educação Integral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROSA, A. V. N.. Uma análise da legislação nacional sobre educação integral, jornada ampliada e/ou tempo integral no que diz respeito aos espaços. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ROSA, A. V. N.; Coelho, L. M. C. C. ; Erila Almeida ; Dayse Hora . Experiências de Ampliação da Jornada Escolar no Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação Integral em debate: um direito de todos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Políticas públicas de ampliação da jornada escola: estudos de programas e projetos na educação brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação integral e tempo integral - Reflexões sobre os programas educacionais no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação Integral e(m) jornada ampliada: espaços no programa Bairro-Escola, Nova Iguaçu - RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Educação em tempo integral: uma política social de proteção a criança e ao adolescente?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Bairro-Escola: Um programa educacional de interação entre escola e comunidade?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Letramento em uma escola de horário integral no município de Nova Iguaçu/RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ROSA, A. V. N.; Costa, Valdeney Lima . Proposta Curricular do Programa de Educação Integral no Município de Nova Iguaçu/RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Costa, Valdeney Lima ; ROSA, A. V. N. . Políticas educacionais para ampliação da jornada escolar: uma análise preliminar do programa Bairro-Escola de Nova Iguaçu/RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ROSA, A. V. N.. Educação Infantil é legal. Analisando a relação entre as leis e o cotidiano escolar.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
ROSA, A. V. N.. Indicativos e conceituação em superdotação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, A. V. N.; Coelho, L. M. C. C. ; PORTILHO, D. . Curso de Extensão Educação Integral e(m) Tempo Integral na Escola (Mesquita). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Coelho, L. M. C. C. ; ROSA, A. V. N. ; PORTILHO, D. . Curso de Extensão Educação Integral e(m) Tempo Integral na Escola (Mesquita). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Coelho, L. M. C. C. ; ROSA, A. V. N. ; PORTILHO, D. . Curso de Extensão Educação Integral e(m) Tempo Integral na Escola (Mesquita). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. A. A.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de Alan José de Souza Santos.A música como ferramenta de aprendizagem na educação básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, M. A. A.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de Adriana Freitas da Silva Vasconcelos.A música na educação básica: a contribuição do ensino de música no desenvolvimento infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, M. A. A.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de Kamila Linhares Santos Pré.A música na educação infantil: a importância do ensino de música na construção do processo ensino e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, M. A. A.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de Mayara Cristina S. G. Coelho.Educação sonora: possibilidade de prática pedagógica na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SILVA, M. A. A.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de Amanda Campos Tomaz.Música na educação básica: breve reflexão sobre sua contribuição no processo de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MENEZES, C.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de ISMAELZA CREMONEZ DE SÁ.GESTÃO DEMOCRÁTICA reflexões teóricas e práticas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MENEZES, C.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de MELISSE ABRANTES FREIXO CATRINCK.A CONTRIBUIÇÃO DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DA CRIANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
MENEZES, C.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de Thais Maciel Silva.Creche pública: a importância da educação escolar no desenvolvimento infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
MENEZES, C.; ROSA, A. V. N.. Participação em banca de Laenir Ferreira Lopes.Reflexões sobre a educação de jovens e adultos no Brasil: desafios e possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Coelho, L. M. C. C.; ROSA, A. V. N.. Banca de Avaliação do Processo Seletivo de Tutores Presenciais. 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Marxismo: contribuições para o entendimento de questões culturais contemporâneas. 2017. (Outra).

2.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo. ?ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS ESCOLAS COM JORNADA AMPLIADA: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES ENTRE OS ANOS 2000 E 2012??. 2016. (Congresso).

3.
IV Seminário Estadual da Anpae-RJ -.Normatização do tempo integral na educação pública: repercussões nas leis federais. 2014. (Seminário).

4.
XVII ENDIPE : A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade.POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: QUANDO A DIDÁTICA FAZ A DIFERENÇA. 2014. (Encontro).

5.
XVIII Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral.Espaços e parcerias na escola de tempo integral. 2014. (Outra).

6.
36ª Reunião Nacional da ANPEd. Alunos em tempo integral do estado do Rio de Janeiro: universalidade ou focalização?. 2013. (Congresso).

7.
Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUJEITOS EM FORMAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES. 2012. (Encontro).

8.
III Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Privilegiando a discussão do espaço e do trabalho nas escolas de tempo integral: um estudo comparativo entre os centros integrados de educação pública e o programa Bairro-Escola. 2012. (Congresso).

9.
I Simpósio sobre Ensino de Didática do LEPED. 2012. (Simpósio).

10.
VII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP.Educação (Integral) em Jornada Ampliada. 2012. (Encontro).

11.
VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Políticas Sociais no Século XXI.O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE. 2012. (Seminário).

12.
V Jornada Internacional de Políticas Públicas. Uma análise da legislação nacional sobre educação integral, jornada ampliada e/ou tempo integral no que diz respeito aos espaços. 2011. (Congresso).

13.
III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza.Educação em tempo integral: uma política social de proteção a criança e ao adolescente?. 2010. (Seminário).

14.
IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Bairro-Escola: um programa educacional de interação entre escola e comunidade?. 2010. (Congresso).

15.
IV Seminário Vozes da Educação: Formação de Professores/as - narrativas, pólíticas e memórias.Educação Integral em debate: um direito de todos?. 2010. (Seminário).

16.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL.Políticas Públicas de Ampliação da Jornada Escolar: Estudo de Programas e Projetos na Educação Brasileira. 2010. (Encontro).

17.
VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste.Educação Integral e(m) jornada ampliada: espaços no programa Bairro-Escola, Nova Iguaçu - RJ. 2010. (Seminário).

18.
VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste.Educação Integral e(m) Tempo Integral: Estudo de Caso numa Escola Pública de Ensino Médio em Fortaleza. 2010. (Seminário).

19.
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento.Educação integral e tempo integral: reflexões sobre os programas educacionais no Brasil. 2010. (Encontro).

20.
XV Endipe. 2010. (Encontro).

21.
Colóquio 200 anos de Proudhon. 2009. (Seminário).

22.
Congresso de Leitura do Brasil. Letramento em uma escola de horário integral no município de Nova Iguaçu / RJ. 2009. (Congresso).

23.
Congresso Internacional da Afirse - V Colóquio Nacional. Políticas Educacionais para ampliação da jornada escolar: uma análise preliminar do programa Bairro-Escola de Nova Iguaçu/RJ. 2009. (Congresso).

24.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Proposta curricular do programa de educação integral do município de Nova Iguaçu / RJ. 2009. (Congresso).

25.
Dificuldades de aprendizagem. 2008. (Outra).

26.
Educação Especial. 2008. (Outra).

27.
Piaget e Vygotsky: confrontos, conflitos, diálogos e contribuições. 2008. (Outra).

28.
Potencialização Cognitiva. 2008. (Outra).

29.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência. 2008. (Outra).

30.
Diversidade religiosa: desafios para a educação pública. 2007. (Seminário).

31.
Recursos de tecnologia educacional.. 2007. (Outra).

32.
Olimpíadas de Matemática.Olimpíadas de Matemática. 2005. (Outra).

33.
VI Semana de Educação da UFRJ.Indicativos e conceituação em superdotação. 2004. (Encontro).

34.
Construção do texto matemático através da MPB. 2002. (Oficina).

35.
Flores: um recurso para a educação. 2002. (Outra).

36.
O desenvolvimento da criatividade a partir da reciclagem. 2002. (Oficina).

37.
V Semana de Educação. 2002. (Encontro).

38.
Educarte. 2001. (Oficina).

39.
IV Semana de Educação - "Ensaios em Educação". 2001. (Encontro).

40.
Treinamento para visitação didática. 2001. (Outra).

41.
Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional.. 1999. (Outra).

42.
Universidade Pública:apesar de vocês, amanhã há de ser outro dia...!. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, A. V. N.; BASTOS, A. O. P. ; ESTEVES, F. V. F. L. . I Fórum Permanente de Debate Práticas Integradas. 2017. (Outro).

2.
ROSA, A. V. N.; BASTOS, A. O. P. ; ESTEVES, F. V. F. L. . I Encontro Meninas Digitais na UNIRIO - Papo com Mulheres. 2017. (Outro).

3.
Coelho, L. M. C. C. ; CAVALIERE, A. M. ; PORTILHO, D. ; ROSA, A. V. N. . XX Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral. 2015. (Outro).

4.
Coelho, L. M. C. C. ; CAVALIERE, A. M. ; ROSA, A. V. N. ; PORTILHO, D. . XXI Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral. 2015. (Outro).

5.
Coelho, L. M. C. C. ; CAVALIERE, A. M. ; PORTILHO, D. ; ROSA, A. V. N. . XXII Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral. 2015. (Outro).

6.
Coelho, L. M. C. C. ; CAVALIERE, A. M. ; ROSA, A. V. N. ; PORTILHO, D. . XXIII Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral. 2015. (Outro).

7.
Coelho, L. M. C. C. ; ROSA, A. V. N. ; CAVALIERE, A. M. . XVIII Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral. 2014. (Outro).

8.
Coelho, L. M. C. C. ; ROSA, A. V. N. ; CAVALIERE, A. M. . XVII Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral. 2014. (Outro).

9.
Coelho, L. M. C. C. ; CAVALIERE, A. M. ; ROSA, A. V. N. ; PORTILHO, D. . XIX Fórum Permanente de Debates Educação Integral em Tempo Integral. 2014. (Outro).

10.
Erila Almeida ; ROSA, A. V. N. ; Coelho, L. M. C. C. ; Amaral, Luisa Figueiredo . II Seminário Nacional de Educação Integral. 2012. (Outro).

11.
Coelho, L. M. C. C. ; ROSA, A. V. N. . Seminário Educação Integral/Integrada e(m) Tempo Integral: Análise Qualitativa - Resultados de Pesquisa. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina Salviano Amaral. Relação professor -aluno na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alessandra Victor do Nascimento Rosa.

2.
Paloma de Mello Linhares. Brincadeira é "coisa séria": a importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alessandra Victor do Nascimento Rosa.

3.
Alessandra Gomes Lopes. A importância do relacionamento professor-aluno para o processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alessandra Victor do Nascimento Rosa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Coelho, L. M. C. C. ; HORA, D. M. ; ROSA, A. V. N. . Alunos em tempo integral do estado do Rio de Janeiro: universalidade ou focalização?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ROSA, A. V. N.; Coelho, L. M. C. C. ; PORTILHO, D. . Curso de Extensão Educação Integral e(m) Tempo Integral na Escola (Mesquita). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Coelho, L. M. C. C. ; ROSA, A. V. N. ; PORTILHO, D. . Curso de Extensão Educação Integral e(m) Tempo Integral na Escola (Mesquita). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Atuação profissional: Participação em Pesquisa do Núcleo de Estudos, Tempos, Espaços e Educação Integral - NEEPHI, cujo título é "Políticas públicas de ampliação da jornada escolar no Estado do Rio de Janeiro: De sujeitos e(m) formação e de sujeitos e(m) atuação
Aprovação no concurso para o quadro de servidores púlbicos efetivos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ / 2009.
Aprovação no concurso para o quadro de professores do Município do Rio de Janeiro - 2008.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:17:01