Romulo Miyazawa Matteoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2048827363170690
  • Última atualização do currículo em 10/04/2016


Possui graduação em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), com mestrado (2010) e doutorado (2014) em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor e pesquisador vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando inicialmente nos seguintes temas: recursos pedagógicos, design, contemporaneidade, letramento e linguagem visual. Atualmente, tem como foco de seus estudos a análises de políticas públicas, currículo, metodologias e formação em bacharelados de Design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Romulo Miyazawa Matteoni
Nome em citações bibliográficas
MATTEONI, R. M.;MATTEONI, ROMULO MIYAZAWA

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design.
Pontifícia Universidade Católica - PUC
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271599
URL da Homepage: http://www.designnaleitura.net.br/dessin


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Design.
Pontifícia Univerdade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Título: Formação em Design: Diálogo entre política e formação do designer, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Jackeline Lima Farbiarz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Design; Política educacional; Formação; Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2008 - 2010
Mestrado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Olhares do Design sobre o livro didático de língua portuguesa,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Jackeline Lima Farbiarz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Multimodalidade; Design na Leitura; Linguagem Visual; Multiletramento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2000 - 2003
Graduação em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Traçando o conhecer.
Orientador: Rita Maria de Souza Couto.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Produção Gráfica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Branding.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Enfoques Críticos da Comunicação no Design
Projeto Básico Planejamento
03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes e Design, .



Linhas de pesquisa


1.
Comunicação, Cultura e Artes

Objetivo: Estudar a ação do campo do Design na Leitura dos sujeitos e suportes em interação, entendendo o Design como coparticipante\mediador das produções de sentidos efetivadas pelos sujeitos - interatores (autores-leitores\produtores-usuários) no ato de leitura-interação de\com os objetos, sistemas e serviços de comunicação/ informação inscritos na contemporaneidade. Verificar as formas e os métodos de desenvolvimento de interações nos contextos onde se instauram e propor práticas, produtos, sistemas e serviços. Tem-se como referência fundamentos do Design que comportem suas ações artísticas e tecnológicas (produtivas), mas principalmente sua ação como campo com vocação para a interdisciplinaridade. Por este viés, pensa-se o Design como gestor/coordenador de diferentes disciplinas, setores e modos comunicacionais vigentes em uma sociedade em constante transformação cultural, em virtude das constantes transformações tecnológicas. Tem-se como referência também as abordagens teórico-práticas sustentadas em Estudos da cultura e da Linguagem..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Design da Leitura; estudos culturais; estudos da linguagem; formação visual; formação em Design; espaços contemporâneos de aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Design e Educação: Políticas públicas, currículo, metodologias e formação
Descrição: Pesquisas que discutem a relação entre as políticas públicas, o currículo e a formação em Design, com foco nos conceitos apresentados, nos processos vividos e nas avaliações decorrentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Romulo Miyazawa Matteoni - Integrante / Jackeline Lima Farbiarz - Coordenador / Ricardo Artur Pereira de Carvalho - Integrante / Gabriel do Amaral Batista - Integrante / Tatiana Tabak - Integrante / Maíra Lacerda - Integrante / Fernando Almeida - Integrante / Luciana dos Santos Claro França - Integrante.
2011 - 2013
EDição de livro Nós do Ensino - Perspectivas interdisciplinares de leituras do Design
Descrição: da Educação, da Linguagem e/ou do Design; de profissionais de ensino com experiência nos diferentes segmentos, desde a Educação Básica até o Ensino Superior; e de profissionais que participam do desenvolvimento de objetos de aprendizagem . Entendemos que a presente coletânea pode contribuir para a inter-relação linguagem-vida social e propiciar um pensar sobre uma escola que contemple sujeitos e suportes em interação com as demandas contemporâneas. Assim, a despeito da certeza de em nossas práticas profissionais integrarm os um ?nós?, pronome pessoal (muitas das vezes assombrado pelas constantes e voláteis transformações pelas quais a sociedade vem passando que reverberam no contexto de ensino-aprendizagem) e de vivenciarmos um ?nós?, substantivo (que, frequentemente, amarram, emperram nossas ações ou, ao contrário, concretizam ligações), certo é ser nossa intenção dividir nosso desejo de que ensino e pesquisa aliem-se no sentido de propiciar interações com qualidade de vida nos plurais espaços de ensino-aprendizagem distribuídos por nosso país. Questões norteadoras: + Como incluir as inovações no ambiente de sala de aula? + Qual a arquitetura de uma sala de aula inscrita na contemporaneidade? + Como escolher e mediar o livro didático considerando um aluno inserido em um universo pautado por gêneros virtuais? + Como se relacionar com as ilustrações em materiais didáticos? + Quais os papéis das instituições, de professores e alunos nas práticas de ensino-aprendizagem que apresentam Tecnologias de informação e comunicação (TICs) como recurso? + A quem cabe o domínio das TICs? Quais as diferenças entre ser alfabetizado e ser letrado em TICs? Como pensar competências e habilidades respeitando o potencial imagético dos alunos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Design e EDucação: Design em Parceria e Técnicas convivenciais: linguagem em foco
Descrição: Resgate da História do Design em Parceria na PUC-Rio; Levantamento de documentação sobre o Design em Parceria e sobre as Técnicas Convivenciais com ênfase nos estudos sobre as escolhas acerca da linguagem; Levantamento da produção; Entrevistas com parceiros; Entrevistas com corpo docente e discente do Departamento de Artes & Design..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Romulo Miyazawa Matteoni - Integrante / Jackeline Lima Farbiarz - Coordenador / Maíra Lacerda - Integrante / Fernando Almeida - Integrante / Julia Teles da Silva - Integrante / Gabriel de Souza Freitas - Integrante.
2008 - Atual
Design da Informação: Modos comunicacionais em objetos de uso e sistemas de informação: produção de sentidos em situações de-para interação
Descrição: Estudos acerca dos conceitos de alfabetização, letramento e multiletramento são de especial relevância para a construção do leitor-gestor-produtor-interlocutor- usuário crítico. Da aquisição da tecnologia do ler-produzir-usar (no âmbito dos diversos modos comunicacionais) para o desenvolvimento de um leitor-gestor-produtor-interlocutor-usuário social multimodal, ou seja, articulador dos diferentes modos comunicacionais nas práticas sociais, o percurso requer o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. O presente projeto tende a aprofundar estudos sobre os modos comunicacionais, ou seja, sobre as formas de representação (escrita, fala, gesto, imagem...) que integram objetos de uso e sistemas de informação para produzirem significados a partir dos contextos situacional e cultural que ocupam nas situações de interação. Compactua-se com Cope e Kalantkis (2007), quando os autores enfatizam que na sociedade contemporânea já não é suficiente ler-produzir na perspectiva isolada da alfabetização ou singular do letramento. Entende-se que a convergência de modos comunicacionais, ou a multimodalidade, é uma realidade, potencializada na contemporaneidade, que se sustenta na esfera do multiletramento. Prioriza-se neste projeto o desenvolvimento de estudos focados na articulação das representações imagéticas, verbais (escritas e orais) e espaciais (suportes e contextos situacionais) e assume-se o Design como campo de conhecimento de vocação interdisciplinar [em suas ações artísticas, tecnológicas (produtivas) e, especialmente, em sua ação de coordenação e gestão], cujos fundamentos teóricos estabelecem pontes com a Linguística no que tange aos estudos sobre Multimodalidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Romulo Miyazawa Matteoni - Integrante / Jackeline Lima Farbiarz - Coordenador / Barbara Jane Necyk - Integrante / Gabriel do Amaral Batista - Integrante / Maíra Lacerda - Integrante / Luciana dos Santos Claro França - Integrante / Sibele Medeiros - Integrante / BRuna Saddy - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Estudos Contemporâneos da Subjetividade
2010 - Atual
Periódico: LER - Leitura em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Design Editorial.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Outros / Área: Microeletrônica / Subárea: Projeto.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Edital de Intercâmbio n. 1/2012, Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
2010
Edital de Intercâmbio n. 1/2010 da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura., Ministério da Cultura.
2010
Bolsa de Doutorado, Capes.
2008
Bolsa de Mestrado, CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATTEONI, R. M.;MATTEONI, ROMULO MIYAZAWA2011MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . Cenário latino Americano: ensaio sobre as novas dinâmicas de produção na contemporaneidade. Convergencias: revista de invesitigacao e ensino das artes, v. 7, p. 1-9, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FARBIARZ, J. L. (Org.) ; FARBIARZ, Alexandre (Org.) ; DIAS, C. M. (Org.) ; MATTEONI, R. M. (Org.) ; LACERDA, M. (Org.) ; LIMA, R. V. (Org.) ; COELHO, Luiz Antonio Luzio (Org.) ; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira (Org.) ; MARÇAL, D. (Org.) ; XAVIER, Guilherme de Almeida (Org.) ; NECYK, Barbara Jane (Org.) ; TABAK, T. (Org.) ; BATISTA, Gabriel do Amaral (Org.) ; NOVAIS, LUIZA (Org.) ; MORAES, D. (Org.) ; MITRANO NETO, N. (Org.) ; VALERIO, K. M. (Org.) ; MOREIRA, M. A. (Org.) . Nós do Ensino - perspectivas interdisciplinares de leituras do Design. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB/Faperj, 2013. v. 1. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATTEONI, R. M.; FARBIARZ, J. L. . Analisando livros didáticos, repensando os lugares do design. In: Jackeline Lima Farbiarz. (Org.). Nós do Ensino - perspectivas interdisciplinares de leituras do Design. 1ed.Rio de Janeiro: 2AB/Faperj, 2013, v. 1, p. 24-41.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, FERNANDO DOS SANTOS ; MATTEONI, ROMULO MIYAZAWA . CARTOGRAFIA DO CONCEITO DE DESIGN GRÁFICO - UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL E HISTÓRICA. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014. p. 410.

2.
COUTO, Rita Maria de Souza ; FARBIARZ, J. L. ; MATTEONI, R. M. ; TABAK, T. ; PORTAS, R. ; PEREIRA, E. G. ; BARROS, Bruno O. ; PORTINARI, D. . Sobre a complexidade e a prática do Design. In: 10 P&D Design Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luiz. Anais do P&D Design. São Luiz: Universidade Federal do Maranhão, 2012.

3.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . About products and the design process: an historical approach on design and authorship. In: International design management research conference 'Leading Innovation Through Design', 2012, Boston. nternational design management research conference "Leading Innovation Through Design". Boston: Design Management Institute, 2012. v. 1. p. 259-268.

4.
MATTEONI, R. M.; FARBIARZ, J. L. . Os gêneros discursivos e o livro didático de língua portuguesa: um sistema de informação para leitores da contemporaneidade. In: 5 CIDI-Congresso Internacional de Design de Informação, 2011, Florianópolis. 5th Information Design International Conference/Anais do 5 CIDI Quinto Congresso Internacional do Design de Informação. Florianópolis: UFSC, 2011. p. 1-6.

5.
MATTEONI, R. M.; FARBIARZ, J. L. . Design editorial para educação. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa. An Agenda for Design Lisboa 2011. Lisboa: Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2011. v. 1.

6.
MATTEONI, R. M.. Design se aprende fazendo: um catalisador de questões. In: 9º Simpósio do LaRS: palavras e coisas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 9º Simpósio do LaRS: palavras e coisas, 2011.

7.
DAL MAGRO, M. ; MATTEONI, R. M. . ABORDAGEM SEMIÓTICA DAS PRÁTICAS DO DESIGN: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. In: 9º P&D Design, 2010, São Paulo. Anais do 9º P&D Design, 2010. v. 1.

8.
FARBIARZ, J. L. ; MATTEONI, R. M. . Olhares do Design sobre o livro didático: contribuições para o multiletramento. In: 4º Congresso Internacional de Design da Informação, 2009, Rio de Janeiro. Anais do 4º Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . Design and the new media/culture thinking in Latin America. In: 2nd International Forum of Design as a Process, 2010, Aveiro. Abstracts of the 2nd International Forum of Design as a Process, 2010. v. 1. p. 33-33.

2.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. . Design and the new media/culture thinking in Latin America. In: 2nd International Forum of Design as a Process, 2010, Aveiro. Abstracts of the 2nd International Forum of Design as a Process. Aveiro: Latin Network for the Development of Design as a Process, 2010. v. 1. p. 33-33.

Artigos aceitos para publicação
1.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . O design como processo e a questão da autoria. In Texto (UFRGS. Online), 2015.

2.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . Cenário Latino americano: Ensaio sobre as novas dinâmicas de produção na contemporaneidade. Revista Convergências, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . About products and the design process: an historical approach on design and authorship. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MATTEONI, R. M.. Design se aprende fazendo: um catalisador de questões. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MATTEONI, R. M.; FARBIARZ, J. L. . Design editorial para educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MATTEONI, R. M.; FARBIARZ, J. L. . Os gêneros discursivos e o livro didático de língua portuguesa: um sistema de informação para leitores da contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MATTEONI, R. M.. Multimodalidade no livro didático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . Design and the new media/culture thinking in Latin America. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MATTEONI, R. M.. Design e gêneros: O livro didático de língua portuguesa na contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MATTEONI, R. M.; BATISTA, Fernanda Nazare . Autoria participativa: Design de recursos pedagógicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MATTEONI, R. M.; BATISTA, Fernanda Nazare . Sala Design e Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CLARO, L. S. ; BATISTA, Fernanda Nazare ; MATTEONI, R. M. ; BATISTA, Gabriel do Amaral ; FAVILLA, Luiz Fernando ; OLIVEIRA, Eduardo de Andrade . Jornal Alô Império. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MATTEONI, R. M.; CLARO, L. S. . Projeto gráfico da interface da publicação eletrônica LER - Leitura em Revista. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
MATTEONI, R. M.; LIMA, R. V. . Parecer para artigos do Grupo de Trabalho: Dimensões da representação em livros didáticos do IV Simpósio sobre o livro didático de língua materna e estrangeira e III Simpósio sobre materiais e recursos didáticos. 2013.

2.
LIMA, R. V. ; MATTEONI, R. M. . Parecer para artigos do Grupo de Trabalho: Dimensões da representação em livros didáticos do IV Simpósio sobre o livro didático de língua materna e estrangeira e III Simpósio sobre materiais e recursos didáticos. 2013.

3.
MATTEONI, R. M.. Parecer ad hoc para LER - Leitura em Revista. 2011.

4.
DAMAZIO, V. M. ; GAMBA JR., N. G. ; COUTO, Rita Maria de Souza ; MATTEONI, R. M. ; BARROS, Bruno O. ; FERREIRA, P. C. ; PEREIRA, E. G. ; FERREIRA, I. M. ; IUNG, E. J. ; COSTA, Carla C. da ; PORTUGAL, Cristina . Projeto de Implementação da Revista D-LA - Periódico de Design Latino Americano. 2011.

5.
ALMEIDA, L. P. ; SALZTRAGER, R. ; COSTA, G. ; JULIBONI, E. E. C. ; MATTEONI, R. M. ; MARTINICH, S. . Projeto de Implementação da Revista ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade. 2011.

6.
MATTEONI, R. M.. Parecer ad hoc para LER - Leitura em Revista. 2010.

7.
MATTEONI, R. M.; CLARO, L. S. ; ALMEIDA, L. P. . Estrutura de publicação da LER - Leitura em Revista. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATTEONI, R. M.; ROJO, R. ; TILIO, R. ; SILVA, R. ; HEMAIS, Barbara Jane Wilcox ; FARBIARZ, J. L. . A voz dos coordenadores: troca de experiências entre GTs do IV Simpósio sobre o livro didático de língua materna e estrangeira e III Simpósio sobre materiais e recursos didáticos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PIRES, J. ; MATTEONI, R. M. ; ROJO, R. ; BEATO-CANATO, A. P. . Produção de livro didático: perspectivas sobre agência, objetivos e desafios. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. . Revista ECOS: Estudos Contemporâneos da Subjetividade - v. 4, n. 1. 2014. (Editoração/Periódico).

2.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. ; JULIBONI, E. E. C. ; MARTINICH, S. ; SALZTRAGER, R. ; COSTA, G. . Revista ECOS: Estudos Contemporâneos da Subjetividade - v. 3, n. 1. 2013. (Editoração/Periódico).

3.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. ; JULIBONI, E. E. C. ; COSTA, G. ; SALZTRAGER, R. . Revista ECOS: Estudos Contemporâneos da Subjetividade - v. 3, n. 2. 2013. (Editoração/Periódico).

4.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . Relatório de evento e prestação de contas para o Edital de Intercâmbio n. 1/2012 (MinC). 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. ; MARTINICH, S. ; JULIBONI, E. E. C. ; SALZTRAGER, R. . Relatório de Atividade de Extensão/SIGProj. 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. ; JULIBONI, E. E. C. ; SALZTRAGER, R. ; COSTA, G. ; MARTINICH, S. . Revista ECOS: Estudos Contemporâneos da Subjetividade - v. 2, n. 1. 2012. (Editoração/Periódico).

7.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. ; SALZTRAGER, R. ; JULIBONI, E. E. C. ; COSTA, G. ; MARTINICH, S. . Revista ECOS: Estudos Contemporâneos da Subjetividade - v. 2, n. 2. 2012. (Editoração/Periódico).

8.
MATTEONI, R. M.; PORTAS, R. ; PEREIRA, M. ; RANGEL, F. ; MAGALHÃES, M. A. ; TILL, J. ; WERNECK, C. ; RYBALOWSKI, T. ; SADDI, M. . 1 Projeto por Dia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ALMEIDA, L. P. ; NAKANO, R. ; CLARO, L. S. ; MATTEONI, R. M. ; MOURA, A. . LER - Leitura em Revista, n. 2. 2011. (Editoração/Periódico).

10.
MOURA, A. ; MATTEONI, R. M. ; CLARO, L. S. . Artur e a tartaruga. 2011. (Editoração/Livro).

11.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. ; COSTA, G. ; JULIBONI, E. E. C. ; SALZTRAGER, R. . Revista ECOS: Estudos Contemporâneos da Subjetividade - v. 1, n. 1. 2011. (Editoração/Periódico).

12.
ALMEIDA, L. P. ; MATTEONI, R. M. ; NAKANO, R. ; MOURA, A. ; CLARO, L. S. . LER - Leitura em Revista, n.3. 2011. (Editoração/Periódico).

13.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . Relatório de contrapartida referente ao Edital de Intercâmbio n. 1/2010 (MinC). 2011. (Relatório de pesquisa).

14.
MATTEONI, R. M.. Linguagem Gráfica - Representação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
MATTEONI, R. M.. Subjetividade no Design. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
ALMEIDA, L. P. ; NAKANO, R. ; CLARO, L. S. ; MATTEONI, R. M. ; MOURA, A. . LER - Leitura em Revista, n. 1. 2010. (Editoração/Periódico).

17.
MATTEONI, R. M.; ALMEIDA, L. P. . Relatório de evento e prestação de contas para o Edital de Intercâmbio n. 1/2010 (MinC). 2010. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MATTEONI, R. M.; SOUZA, R. H. . Novos Olhares - Manifesto. 2015. Vídeo.

2.
RIPPER, J. L. M. ; FARBIARZ, J. L. ; MATTEONI, R. M. ; TABAK, T. . Social, Participativo, Convivencial: Pensamentos de Ripper. 2010. Vídeo.

3.
BATISTA, Fernanda Nazare ; CLARO, L. S. ; XAVIER, Guilherme de Almeida ; OLIVEIRA, Eduardo de Andrade ; FAVILLA, Luiz Fernando ; MATTEONI, R. M. ; RODRIGUES, D. ; ORNELLAS, C. . Machado de Assis - Vida e Obra. 2008. Vídeo.

Demais trabalhos
1.
MATTEONI, R. M.. Traçando o Conhecer: o Design e a Alfabetização de Adultos. 2003 (Projeto de Graduação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COUTO, Rita Maria de Souza; RODRIGUES, R. P. G.; MATTEONI, R. M.; PEDROSA, S. M. P. A.; NEVES, M. A. C. M.. Participação em banca de Karla Simone de Souza. EDucação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
COUTO, Rita Maria de Souza; PORTUGAL, Cristina; MATTEONI, R. M.; MORENO, E. L.. Participação em banca de Roberto Todor. Taxonomia de Games Educativos. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ALMEIDA, L. P.; MATTEONI, R. M.; MUNIZ, H. P.; COELHO, A. C. F.. Participação em banca de Renato Aurélio Pereira Coelho. Heavy Metal: o peso das guitarras e uma outra imagem do Rock. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
ALMEIDA, L. P.; MATTEONI, R. M.. Participação em banca de Laís Miranda Barbosa. Potências midiáticas: emergência dos processos de subjetivação no encontro com as Histórias em Quadrinhos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International design management research conference "Leading Innovation Through Design". About products and the design process: an historical approach on design and authorship. 2012. (Congresso).

2.
2nd International Forum of Design as a Process. Design and the new media/culture thinking in Latin America. 2010. (Congresso).

3.
II Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / I Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.Autoria participativa: Design de recursos pedagógicos. 2008. (Simpósio).

4.
PUC Por Um Dia.Design Editorial. 2008. (Oficina).

5.
Um pouco de conto, um tanto de traço.Máscaras. 2008. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARBIARZ, J. L. ; HEMAIS, Barbara Jane Wilcox ; FARBIARZ, Alexandre ; NECYK, Barbara Jane ; XAVIER, Guilherme de Almeida ; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira ; BATISTA, Fernanda Nazare ; MATTEONI, R. M. ; MARÇAL, D. . II Simpõsio sobre materiais e recursos didáticos. 2010. (Congresso).

2.
CLARO, L. S. ; COELHO, Luiz Antonio Luzio ; BATISTA, Gabriel do Amaral ; MATTEONI, R. M. ; SODRÉ, A. C. . 4º Congresso Internacional de Design da Informação. 2009. (Congresso).

3.
FARBIARZ, J. L. ; HEMAIS, Barbara Jane Wilcox ; COELHO, Luiz Antonio Luzio ; COUTO, Rita Maria de Souza ; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira ; MATTEONI, R. M. ; CLARO, L. S. . I Simpósio sobre materiais e recursos didáticos. 2008. (Congresso).

4.
FARBIARZ, J. L. ; FARBIARZ, Alexandre ; CLARO, L. S. ; MATTEONI, R. M. ; OLIVEIRA, Eduardo de Andrade ; BATISTA, Fernanda Nazare ; NECYK, Barbara Jane ; FAVILLA, Luiz Fernando ; XAVIER, Guilherme de Almeida ; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira ; BATISTA, Gabriel do Amaral ; COELHO, Luiz Antonio Luzio . Um pouco de conto um tanto de traço - Projeto Paixão de Ler. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lívia Lopes Kodato. O Design e a publicidade cultural através de cartazes: como melhor atingir o público alvo?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Romulo Miyazawa Matteoni.

2.
Maria Cecília Souza Barbosa. Interação Design/arte: Um estudo sobre o livro de arte Leituras de Alice. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Romulo Miyazawa Matteoni.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FARBIARZ, J. L. (Org.) ; FARBIARZ, Alexandre (Org.) ; DIAS, C. M. (Org.) ; MATTEONI, R. M. (Org.) ; LACERDA, M. (Org.) ; LIMA, R. V. (Org.) ; COELHO, Luiz Antonio Luzio (Org.) ; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira (Org.) ; MARÇAL, D. (Org.) ; XAVIER, Guilherme de Almeida (Org.) ; NECYK, Barbara Jane (Org.) ; TABAK, T. (Org.) ; BATISTA, Gabriel do Amaral (Org.) ; NOVAIS, LUIZA (Org.) ; MORAES, D. (Org.) ; MITRANO NETO, N. (Org.) ; VALERIO, K. M. (Org.) ; MOREIRA, M. A. (Org.) . Nós do Ensino - perspectivas interdisciplinares de leituras do Design. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB/Faperj, 2013. v. 1. 192p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 14:16:07