Maria Luiza Andrade da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1800701779754857
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2008) , mestrado em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia (2011) e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2017) na área de catalisadores heterogêneos para obtenção de hidrogênio, na célula a combustível de óxido sólido. Atualmente, é Professora da Universidade Salvador - UNIFACS, atuando nos cursos de engenharias. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Inorgânica, atuando principalmente na área de catálise, nos seguintes temas: síntese e caracterização de catalisadores destinados à produção de hidrogênio, desidrogenação oxidativa do etano, fotocatálise e transformação do bio-óleo (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Luiza Andrade da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. L. A.;ANDRADE, MARIA LUIZA


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Química.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Desenvolvimento de catalisadores de níquel e ródio suportados em céria para a reforma do biogás em células a combustível de óxido sólido, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria do Carmo Rangel.
2009 - 2011
Mestrado em Química Aplicada.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Desenvolvimento de catalisadores anódicos de níquel suportado em céria contendo gadolínio para IT-SOFC,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria do Carmo Rangel Santos Varela.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em LICENCIATURA EM QUIMICA.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Catálise Ambiental. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2006 - 2006
Preparo de Amostra. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2005 - 2005
Biodiesel. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2005 - 2005
Forças Intermoleculares. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 5, Carga horária: 40


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Química Geral, Físico-Química, Química Orgânica


SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Curso Especial, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor/Monitor, Enquadramento Funcional: Professor Monitor, Carga horária: 9
Outras informações
Professor Monitor do Programa Universidade Para Todos do Governo do Estado da Bahia


Indeba Indústrias e Comércio Ltda, INDEBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 30


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Degradação fotocatalítica de compostos fenólicos utilizando catalisadores baseados em óxido de cério e carvões ativados
Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de catalisadores inovadores para a remoção de compostos orgânicos, especialmente compostos fenólicos, de águas residuais provenientes de indústrias. No projeto, serão desenvolvidos e/ou aperfeiçoados produtos (catalisadores) e processos oxidativos avançados inovadores, de baixo custo e de fácil obtenção e utilização, incentivando o segmento privado nacional do setor de recursos hídricos. Além disso, serão gerados conhecimentos técnicos e científicos na remoção de poluentes orgânicos de efluentes industriais, que serão disseminados e disponibilizados como fontes de aprendizado...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Luiza Andrade da Silva - Coordenador / Sirlene Barbosa Lima - Integrante / Leila Maria Aguilera - Integrante.
2017 - Atual
Produção de eteno em presença de dióxido de carbono sobre catalisadores doadores de oxigênio
Descrição: Serão desenvolvidos catalisadores para a desidrogenação do etano com dióxido de carbono para obter eteno, um produto de alto valor comercial e elevada demanda na indústria petroquímica. A proposta é inovadora, abordando um processo de baixa demanda energética e emprego de reagentes de baixo custo, além de empregar o dióxido de carbono, contribuindo para a proteção ambiental. Serão estudados catalisadores de óxido de níquel e óxido de gálio suportados em nanotubos de carbono, carvões ativados ou céria mesoporosa ou de óxidos mistos de óxido de níquel, gálio, cério ou nióbio. Os catalisadores serão preparados por diferentes métodos e caracterizados por (i) análise química; (ii) medida da área superficial específica e de porosidade; (iii) difração de raios X; (iv) redução com temperatura programada; (v) medidas de dispersão e área metálica; (vi) espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier; (vii) medidas de acidez usando amônia como molécula sonda; (viii) medida da estocagem de oxigênio; (ix) medida de troca isotópica; (x) espectroscopia fotoeletrônica de raios X e (xi) microscopia eletrônica de transmissão. Os catalisadores serão avaliados na desidrogenação do etano em presença de dióxido de carbono, à pressão atmosférica e diferentes temperaturas. Para fins de comparação, os catalisadores serão avaliados em presença de oxigênio e de misturas de dióxido de carbono e oxigênio de diferentes composições. A partir do projeto pretende-se identificar as correlações entre as variáveis estudadas e o desempenho dos catalisadores de modo a estabelecer: (a) o efeito da capacidade do catalisador (fase ativa ou suporte) em doar oxigênio para o meio reacional contribuindo para a reação redox de desidrogenação oxidativa; (b) qual a fase ativa (óxido de níquel ou óxido de gálio) mais ativa e seletiva; (c) a ação cooperativa do óxido de níquel e do óxido de gálio na atividade e seletividade dos catalisadores; (d) o efeito do agente oxidante (oxigênio, dióxido de carbono e uma mistura de ambos) sobre a atividade e seletividade dos catalisadores; (e) o efeito do suporte na atividade e seletividade do óxido de níquel e óxido de gálio; (f) o efeito da adição de óxido de cério e óxido de nióbio na atividade e seletividade dos catalisadores e (g) os sistemas mais promissore.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Luiza Andrade da Silva - Coordenador / Larissa Soares Lima - Integrante / Maria do Carmo Rangel Santos Varela - Integrante.
2015 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES BASEADOS EM ÓXIDOS DE FERRO PARA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE HIDROGÊNIO
Descrição: Os compostos de ferro constituem um importante grupo de catalisadores industriais, em virtude das suas propriedades químicas, da sua abundância e do seu baixo custo. Eles são cataliticamente ativos em uma grande variedade de reações, entre as quais a reação de deslocamento de monóxido de carbono pelo vapor d?água (water gas shift reaction, WGSR), que é uma importante via comercial de obtenção de insumos de elevado valor agregado da indústria petroquímica, tal como hidrogênio. Visando gerar conhecimentos científicos e tecnológicos, na área de catalisadores não disponíveis no mercado da América Latina, neste projeto pretende-se obter catalisadores baseados em óxidos de ferro, que possuam potencial para serem empregados em escala industrial por empresas brasileiras, de modo a reduzir a dependência estrangeira e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país. Neste contexto, serão obtidos catalisadores alternativos, que possam superar as dificuldades identificadas nos sistemas catalíticos convencionais. No projeto proposto, serão estudados sistemas catalíticos alternativos mais eficientes, que deverão conduzir a uma redução nos custos de operação. Serão desenvolvidos catalisadores multimetálicos baseados em óxidos de ferro (óxidos de ferro dopados com alumínio, manganês e magnésio), destinados à reação de deslocamento de monóxido de carbono com vapor d?água (water gas shift reaction, WGSR) para produzir hidrogênio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Luiza Andrade da Silva - Coordenador / Maurício de Almeida Pereira - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Souza - Integrante / Mariana Rodrigues - Integrante.
2014 - Atual
Catalisadores inovadores para a geração de energia a partir de biogás em células a combustível de óxido sólido
Descrição: Este projeto de pesquisa científica, tecnológica e de inovação é de natureza interdisciplinar, na área de energia, visando ao desenvolvimento de catalisadores anódicos para células a combustível de óxido sólido (SOFC, ?Solid Oxide Fuel Cell?), alimentadas por biogás, gerado por biodigestores em plantas de tratamento de resíduos. Serão estudados catalisadores inéditos baseados em níquel e rutênio (ou ródio) depositados sobre diferentes suportes. Através desses estudos, se pretende estabelecer o efeito da natureza do metal, da adição de metais nobres (a catalisadores de níquel), da natureza do suporte, da natureza do dopante do suporte, dos teores dos metais e do método de preparação sobre as propriedades dos catalisadores na reforma seca do biogás, assim como o efeito das variáveis estudadas sobre a resistência dos catalisadores à desativação por depósito de coque..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Luiza Andrade da Silva - Integrante / Maria do Carmo Rangel - Coordenador.
2008 - 2012
Desenvolvimento de catalisadores anódicos para IT-SOFC
Descrição: As células a combustível de óxido sólido (SOFC, "Solid Oxide Fuel Cell") convertem energia química em energia elétrica, em temperaturas elevadas, de modo altamente eficiente, silencioso a ambientalmente amigável. Elas são apontadas como alternativas promissoras aos motores de combustão interna e às usinas de geração de energia elétrica a partir do carvão. Atualmente, há uma tendência de reduzir as temperaturas de operação desses dispositivos, da faixa de 700 a 1100 C para a faixa de 650 a 750 C, (IT-SOFC, "Intermediate Temperature Solid Oxide Fuel Cell") de modo a aumentar a sua vida útil e diminuir os custos de fabricação. Além disso, existe uma demanda pelo uso direto de hidrocarbonetos pela célula, sem a sua conversão prévia a hidrogênio. Todas as células a combustível consistem essencialmente do eletrólito, o eletrodo de ar (cátodo), o eletrodo de combustível (ânodo) e o interconector. No caso das SOFCs, o catalisador anódico mais empregado é baseado em níquel e zircônia estabilizada com ítrio que, entretanto, apresenta baixa condutividade em temperaturas baixas e sofre deposição de carbono, devido à atividade catalítica do níquel no craqueamento de hidrocarbonetos. A substituição do ítrio pelo escândio constitui uma alternativa promissora para superar esse problema, uma vez que o material resultante possui uma elevada condutividade em baixas temperaturas mais baixas. Por outro lado, o rutênio é um eficiente catalisador de reforma a vapor de hidrocarbonetos e sem atividade de craqueamento. Outro grupo de materiais promissores para o ânodo são aqueles baseados em níquel e céria dopada com metais terras raras.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Luiza Andrade da Silva - Integrante / Maria do Carmo Rangel - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Larissa Soares Lima2017Larissa Soares Lima ; SILVA, M. L. A. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES DE ÓXIDO DE NÍQUEL E CÉRIO UTILIZADOS NA REAÇÃO DE DESIDROGENAÇÃO CATALÍTICA OXIDATIVA DO ETANO. SEPA. SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PRODUÇÃO ACADÊMICA, v. 16, p. 72, 2017.

2.
RODRIGUES, M.2016RODRIGUES, M. ; Rodrigo R. Souza ; SILVA, M. L. A. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES DE ÓXIDO DE FERRO DOPADO COM MANGANÊS PELOS MÉTODOS DE COMBUSTÃO E COPRECIPITAÇÃO. SEPA. SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PRODUÇÃO ACADÊMICA, v. 15, p. 3024, 2016.

3.
ANDRADE, MARIA LUIZA2014ANDRADE, MARIA LUIZA; ALMEIDA, LINDAURA ; DO CARMO RANGEL, MARIA ; POMPEO, FRANCISCO ; NICHIO, NORA . Ni-Catalysts Supported on Gd-Doped Ceria for Solid Oxide Fuel Cells in Methane Steam Reforming. Chemical Engineering & Technology, v. 37, p. 343-348, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Larissa Soares Lima ; SILVA, M. L. A. ; Rangel, Maria do Carmo. . Efeito do teor de níquel nas propriedades dos catalisadores baseados em óxido de cério, destinados a desidrogenação oxidativa do etano. In: XXVI Congresso Ibero-Americano de Catálise, 2018, Coimbra. XXVI Congresso Ibero-Americano de Catálise, 2018.

2.
Larissa Soares Lima ; RODRIGUES, M. ; Rodrigo R. Souza ; PEREIRA, M. A. ; SILVA, M. L. A. . Efeito do teor e do tipo de dopante (Mg e Mn) nas propriedades dos catalisadores baseados em óxido de ferro destinados a WGSR. In: XXVI Congresso Ibero-Americano de Catálise, 2018, Coimbra. XXVI Congresso Ibero-Americano de Catálise, 2018.

3.
Pereira, NMS ; Santos, MCE ; AGUILERA, L. M. ; LIMA, S. B. ; SILVA, M. L. A. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES BASEADOS EM ÓXIDO DE FERRO SUPORTADOS EM CARVÃO ATIVADO DERIVADO DA CASCA DO COCO VERDE. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2018, São Paulo. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2018. v. 1.

4.
Teixeira, G.M ; SILVA, M. L. A. ; Carvalho, L.S ; Pontes, L.A.M ; Almeida, S.Q ; AGUILERA, L. M. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO PRÉ-TRATAMENTO ÁCIDO NA FIBRA DO MESORCARPO DO COCO VISANDO A REDUÇÃO DE HEMICELULOSE. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2018, São Paulo. XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2018. v. 1.

5.
Larissa Soares Lima ; SILVA, M. L. A. ; Rangel, M. do C. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES DE ÓXIDO DE NÍQUEL E CÉRIO DESTINADOS PARA A REAÇÃO DE DESIDROGENAÇÃO DO ETANO EM PRESENÇA DE DIÓXIDO DE CARBONO. In: 19º Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017, Ouro Preto. Congresso Brasileiro de Catálise, 2017.

6.
Rodrigo R. Souza ; RODRIGUES, M. ; SILVA, M. L. A. ; PEREIRA, M. A. . Comparação entre os métodos de combustão e co-precipitação na síntese de óxidos de ferro dopados com manganês. In: 19º Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017, Ouro Preto. Congresso Brasileiro de Catálise, 2017.

7.
SILVA, M. L. A.; Yordy Fonseca ; ROCHA, Z. N. ; Rangel, M. do C. . Dry reforming of biogas on nickel and rhodium supported on gadolinium-doped ceria for SOFC. In: EuropaCat, 2017, Florence. EuropaCat, 2017.

8.
SILVA, M. L. A.; Yordy Fonseca ; ROCHA, Z. N. ; Rangel, M. do C. . Monitorando a atuação de catalisadores de níquel e/ou ródio suportado em céria contendo gadolínio na reforma do biogás.. In: 19º Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017, Ouro Preto. Congresso Brasileiro de Catálise, 2017.

9.
SILVA, M. L. A.; Rangel, M. do C. . Caracterização de compósitos cerâmica-metal de níquel e óxido de cério dopado com gadolínio.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. CBECiMat.

10.
DUARTE, T. ; NEVES, J. ; VILMAR, L. S. ; ALMEIDA, N. G. ; SILVA, T. ; SILVA, M. L. A. ; COSTA, R. . Extração e Caracterização de Amido Oriundo de Resíduos Orgânicos de Tubérculos para Síntese de Resina Termoplástica. In: Congresso Brasileiro de Quimica, 2014, Natal. 54º Congresso Brasileiro de Quimica, 2014.

11.
SILVA, M. L. A.; ALMEIDA, L. ; POMPEO, F. ; Nichio, N. ; Rangel, M. do C. . Avaliação de catalisadores de Ni-CDG na reação de reforma a vapor do metano e propano. In: 16º Congresso Brasileiro de Catálise, 2011, Campos do Jordão. 16 CBCat.

12.
SILVA, M. L. A.; ALMEIDA, L. ; POMPEO, F. ; Rangel, M. do C. ; Nichio, N. . CATALIZADORES DE NÍQUEL SOPORTADOS EN ÓXIDO DE CERIO Y GADOLINIO PARA APLICACIONES EN CELDAS IT-SOFC. In: XVII Congreso Argentino de Catálisis y VI Congreso de Catálisis del Mercosur, 2011, Salta. XVII Congreso Argentino de Catálisis, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. L. A.; QUERINO, P. ; Rangel, M. do C. . Influência do Método de Preparação na Redutibilidade do Óxido de Cério. In: Encontro Nacional de Terras Raras, 2014, Recife. Livro de resumos do 6 encontro nacional sobre terras raras, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Rodrigo R. Souza ; RODRIGUES, M. ; SILVA, M. L. A. ; PEREIRA, M. A. . Síntese e caracterização de catalisadores de óxido de ferro dopado com manganês pelos métodos de combustão e co-precipitação. In: 11º Encontro Regional de Catálise 1, 2016, Brasília. 11º Encontro Regional de Catálise 1, 2016.

2.
SILVA, M. L. A.; CARDOSO, L. T. M. ; ROCHA, Z. N. ; Rangel, M. do C. . Síntese e caracterização de catalisadores bimetálicos anódicos para a PACOS. In: Simpósio Matéria 2016, 2016, Rio de Janeiro. Simpósio Matéria 2016, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, J. ; VILMAR, L. S. ; ALMEIDA, N. G. ; SILVA, T. ; DUARTE, T. ; SANTOS, R. ; SILVA, M. L. A. . Extração e Caracterização de Amido Oriundo de Resíduos Orgânicos de Tubérculos para Síntese de Resina Termoplástica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, M. L. A.; QUERINO, P. ; Rangel, M. do C. . Influência do Método de Preparação na Redutibilidade do Óxido de Cério. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, M. L. A.; ALMEIDA, L. ; POMPEO, F. ; Nichio, N. ; Rangel, M. do C. . Avaliação de catalisadores de Ni-CDG na reação de reforma a vapor do metano e propano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, M. L. A.; ALMEIDA, L. ; POMPEO, F. ; Nichio, N. ; Rangel, M. do C. . Evaluation of nickel catalysts supported on gadoliniun-doped ceria for IT-SOFC in methane steam reforming. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, M. L. A.; ALMEIDA, L. ; POMPEO, F. ; Rangel, M. do C. ; Nichio, N. . CATALIZADORES DE NÍQUEL SOPORTADOS EN ÓXIDO DE CERIO Y GADOLINIO PARA APLICACIONES EN CELDAS IT-SOFC.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, M. L. A.; POMPEO, F. ; Nichio, N. ; Rangel, M. do C. . Desenvolvimento de Catalisadores de Níquel Suportados em Óxidos de Cério Dopado com Gadolínio para IT-SOFC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, M. L. A.; POMPEO, F. ; Nichio, N. ; Rangel, M. do C. . Avaliação de Catalisadores de Níquel Suportados em Óxido de Cério Dopado com Gadolínio para IT-SOFC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19º Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise. Monitorando a atuação de catalisadores de níquel e/ou ródio suportado em céria contendo gadolínio na reforma do biogás. 2017. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Caracterização de compósitos cerâmica-metal de níquel e óxido de cério dopado com gadolínio. 2016. (Congresso).

3.
Simpósio Matéria. Síntese e caracterização de catalisadores bimetálicos anódicos para a PACOS. 2016. (Congresso).

4.
XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.. Extração e Caracterização de Amido Oriundo de Resíduos Orgânicos de Tubérculos para Síntese de Resina Termoplástica. 2015. (Exposição).

5.
Congresso Brasileiro de Química. Extração e Caracterização de Amido Oriundo de Resíduos Orgânicos de Tubérculos para Sintese de Resina Termoplástica. 2014. (Congresso).

6.
Encontro Nacional de Terras Raras. Efeito do método de síntese na redutibilidade da céria. 2014. (Congresso).

7.
Congresso Brasileiro de Catálise. Avaliação de catalisadores de Ni-CDG na reação de reforma a vapor do metano e propano. 2011. (Congresso).

8.
XVII Congreso Argentino de Catalisis y VI Congreso de Catalisis del Mercosur. CATALIZADORES DE NÍQUEL SOPORTADOS EN ÓXIDO DE CERIO Y GADOLINIO PARA APLICACIONES EN CELDAS IT-SOFC. 2011. (Congresso).

9.
Encontro da Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste da SBCat.Avaliação de Catalisadores de Níquel Suportados em Óxido de Cério Dopado com Gadolínio para IT-SOFC. 2010. (Encontro).

10.
Simpósio Matéria 2010 e 7º Seminário da Rede Pacos.Desenvolvimento de Catalisadores de Níquel Suportados em Óxido de Cério Dopado com Gadolínio para IT-SOFC. 2010. (Simpósio).

11.
15º Congresso Brasileiro de Catálise. 2009. (Congresso).

12.
6º Seminário da Rede Pacos. 2009. (Seminário).

13.
Primeiro Simpósio de Materiais Avançados da Bahia. 2008. (Simpósio).

14.
XI Jornada de Iniciação Científica da Uneb.Preparação de catalisadores à base de níquel suportado em óxidos mistos de lantânio e magnésio.. 2007. (Seminário).

15.
RESUDEC - Rede Sul Americada de Desenvolvimento de Catalisadores. 2006. (Congresso).

16.
Semana de Química da Uneb. 2006. (Outra).

17.
I Encontro de Quimica da Bahia/ Semana de Quimica da UNEB. 2005. (Encontro).

18.
X Jornada de Iniciação Científica da Uneb.Reações de Barbier em Meio Aquoso. 2005. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Larissa Soares Lima. Obtenção de catalisadores contendo níquel, cério e gálio destinados a desidrogenação oxidativa do etano.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marie Lidio dos Santos Galvão Ribeiro. Obtenção de catalisadores contendo cério e cobre destinados a fotocatálise heterogênea. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Salvador. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maria Carolina Granja Correa. Obtenção de catalisadores baseados em zircônia sulfatada destinados às transformações catalíticas da biomassa e do bio-óleo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Salvador. (Orientador).

2.
Milena Argollo de Mendonça. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES CONTENDO COBRE E ZIRCÔNIA PARA A CONVERSÃO DA BIOMASSA EM PRODUTOS BIOENERGÉTICOS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Salvador, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Kimberly Paim Abeyta. SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO CATALÍTICA DO ÓXIDO DE CÉRIO PARA O PROCESSO DE FOTODEGRADAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Salvador, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Soares Lima. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES DE ÓXIDO DE NÍQUEL E CÉRIO UTILIZADOS NA REAÇÃO DE DESIDROGENAÇÃO CATALÍTICA OXIDATIVA DO ETANO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Salvador. Orientador: Maria Luiza Andrade da Silva.

2.
Marta Cecilia da Esperança Santos e Natália Matos Silva Pere. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES BASEADOS EM ÓXIDO DE FERRO SUPORTADOS EM CARVÃO ATIVADO DERIVADO DA CASCA DO COCO VERDE NA REMOÇÃO DO AZUL DE METILENO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Salvador. Orientador: Maria Luiza Andrade da Silva.

Iniciação científica
1.
Rodrigo Ribeiro de Sousa. Efeito do teor de Magnésio e Manganês nas propriedades dos catalisadores contendo ferro para a produção industrial de Hidrogênio. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Salvador, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Andrade da Silva.

2.
Mariana Santos Rodrigues. Obtenção de Catalisador contendo Fe, Mn e Mg pelo método de combustão, para a produção industrial do hidrogênio. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Salvador, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Luiza Andrade da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:36:08