Nívia Barboza Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7866567476871499
  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Graduada em Design de Comunicação pela PUC-GO, pós-graduada pelo SENAC-SP em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, mestre em Design e doutoranda pela Universidade Anhembi Morumbi. Desenvolve pesquisa no universo do design, interfaces digitais, games, inteligências artificiais e emergência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nívia Barboza Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, N. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhembi Morumbi.
Rua Casa do Ator - de 0159/160 a 479/0480
Vila Olímpia
04546001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 40071192
URL da Homepage: http://portal.anhembi.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Design de emergência em games,
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteiriuk Gallo.
Palavras-chave: Desgin; design de games; emergência; sistemas complexos adaptativos; inteligência artificial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2015 - 2017
Mestrado em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Design de emergência: novos comportamentos e inteligência artificial,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Sérgio Nesteriuk Gallo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: design de games; emergência; inteligência artificial; sistemas complexos adaptativos; novos comportamentos; metadesign.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de games.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2013 - 2016
Especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. (Carga Horária: 366h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: Serious games e jogos de mercado na educação.
Orientador: Beatriz Bianco.
2006 - 2011
Graduação em Design.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Proposta de interface para plataforma Moodle, com ênfase em teorias instrucionais e motivacionais..
Orientador: Wilson Leite.




Formação Complementar


2008 - 2008
Teoria e prática do Design Instrucional. (Carga horária: 50h).
Livre Docência, LD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente 1, Carga horária: 35
Outras informações
Docente no Curso Design de Games nas disciplinas: Fundamentos do Design para Games História da Arte e Design para Games Docente no Curso Design Digital nas disciplinas: Teoria e Crítica do Design Teorias da interatividade e redes Docente no Curso Tecnólogo em Animação: Animação e hipermídia

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Design, Entretenimento e Educação: Interfaces e Perspectivas
Descrição: O projeto de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk está vinculado ao grupo de pesquisa grupo Design, Entretenimento e Educação: Interfaces e Perspectivas e busca investigar as formas expressivas do design presentes na concepção, desenvolvimento e distribuição de games e animação, bem como especificidades no que tange aspectos como mecânica de jogo e design de personagens. Ao ocupar papel central em um cenário pautado pela interdisciplinaridade, pela convergência das mídias e pelas múltiplas manifestações de inteligência coletiva, o design revela-se aqui como agente potencializador na aplicação de produtos, interfaces e tecnologias a propósitos que extrapolam o campo tradicionalmente associado ao entretenimento. Para tanto, o projeto agrega à pesquisa teórica, estudos de casos e o desenvolvimento de projetos e protótipos. Os resultados são apresentados em publicações e eventos acadêmicos como forma de compartilhar experiências e colaborar com a pesquisa e o ensino do design nos campos dos games e da animação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Nívia Barboza Ferreira - Integrante / Sérgio Gallo Nesteriuk - Coordenador / Erika Urakawa Madureira - Integrante / Marcio Rodriguez Taú - Integrante / Angelo Marcos Machado Públio - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Interfaces.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Design Instrucional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Arquitetura da Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, N. B.2016FERREIRA, N. B.; NESTERIUK, S. G. . DESIGN DE GAMES E EDUCAÇÃO: O JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. 1, p. 42-51, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, N. B.; GALLO, S. N. . Emergência em jogos digitais: Tibia como palco de novos comportamentos. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. SBC ? Proceedings of SBGames 2015 - Art & Design Track ? Full Papers, 2015. v. 1. p. 424-429.

Artigos aceitos para publicação
1.
TROVO, P. A. ; VALLI, A. ; FERREIRA, N. B. ; CARVALHO, A. . Interaction/Cognition in Design: The Red Bull Station?s Classroom case study. Lecture Notes in Computer Science, 2017.

2.
FERREIRA, N. B.; NESTERIUK, S. G. ; TROVO, P. A. . Emergence in Game Design: theoretical aspects and project?s potentialities. Lecture Notes in Computer Science, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, N. B.. Palestra Inteligência Artificial em jogos digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GALLO, S. N. ; SIQUEIRA, N. T. R. M. ; FERREIRA, N. B. . Design, Arte e Tecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FERREIRA, N. B.; NESTERIUK, S. G. . Emergência em jogos digitais: Tibia como palco de novos comportamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA, N. B.. Desafios e Perspectivas sobre a Emergência em Jogos Digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, N. B.; BARBOZA, G. . Universidade Corporativa ALI - SEBRAE Nacional. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle)).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PUBLIO, A. M. M. ; ESPINDOLA, F. ; FERREIRA, N. B. . Desenvolvimento e manutenção do site PPG Design - UAM. 2016. Computação Gráfica.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
As Inter-relações do Design de Superfície. 2016. (Outra).

2.
Banca de Defesa: Play-Driven Design: Proposta de Modelo para Engajamento de Personas em Websites de Conteúdo. 2016. (Seminário).

3.
Culturama - Centro de Ensino.Inteligência Artificial em Jogos Digitais. 2016. (Seminário).

4.
Ensino da Arte e do Design em uma Escola Municipal em São Paulo. 2016. (Outra).

5.
Games + Arte. 2016. (Congresso).

6.
I Congresso Internacional - VII Workshop Design e Materiais. 2016. (Congresso).

7.
VI Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: Convergências entre Arte, Ciência, Tecnologia e Realidades Mistas. 2016. (Encontro).

8.
Empreendedorismo e Identidade de Marcas. 2015. (Seminário).

9.
Encontro de Pesquisadores em Design: Texteis: Objetos de Conhecimento. 2015. (Encontro).

10.
Inovação e Pós-graduação: Cenário, desafios e perspectivas Prof. Dr. Ricardo Triska. 2015. (Outra).

11.
Inscrições Tipográficas: Articulações processuais entre design e arte. 2015. (Outra).

12.
Mesa Redonda.Design, Arte e Tecnologia. 2015. (Outra).

13.
Robô Coobot - arte e design. 2015. (Oficina).

14.
SBGames. Emergência em jogos digitais: Tibia como palco de novos comportamentos. 2015. (Congresso).

15.
Seminário Semestral do PPGDesign - Mestrado e Doutorado. 2015. (Seminário).

16.
Simposio Brasileiro de Jogos de Entretenimento Digital - SBGames. 2015. (Simpósio).

17.
IV CONITEC - As múltiplas faces da inovação e da construção do conhecimento. 2014. (Congresso).

18.
NDesign 2014. 2014. (Congresso).

19.
Universiade - Kazan 2013. Atleta da Seleção Brasileira de Rugby. 2013. (Olimpíada).

20.
NDesign 2010. 2010. (Congresso).

21.
NDesign 2007. 2007. (Congresso).

22.
NDesign 2006. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, N. B.; ZUANON, R. ; GALLO, S. N. ; GALISI, D. . Gaming for all. 2017. (Congresso).

2.
ZUANON, R. ; PRADO, Gilberto ; FERREIRA, N. B. . I Congresso Internacional, VII Workshop Design e Materiais. 2016. (Congresso).

3.
FERREIRA, N. B.. 6.o Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: convergências entre arte, ciência e tecnologia e realidades mistas. 2016. (Congresso).

4.
FERREIRA, N. B.; LIMA, F. . RDesign Pirenópolis. 2008. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FERREIRA, N. B.; BARBOZA, G. . Universidade Corporativa ALI - SEBRAE Nacional. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle)).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, N. B.; LIMA, F. . RDesign Pirenópolis. 2008. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 7:51:42