Maikon Cismoski dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 20/05/2014


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2006) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é doutorando no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Computação Gráfica e Visão Computacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maikon Cismoski dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. C.;DOS SANTOS, MAIKON CISMOSKI


Formação acadêmica/titulação


2009
Doutorado em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Especificação e Síntese de Vistas em Sistemas de Vídeo com Ponto de Vista Livre,
Orientador: Hélio Pedrini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2007 - 2009
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Renderização de Cenas Tridimensionais Interativas em Computadores com Recursos Gráficos Limitados,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Hélio Pedrini.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Computação Gráfica.
2001 - 2006
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: Construção de um Simulador para o Auxílio ao Processo de Aprendizagem no Trânsito.
Orientador: Jacques Duílio Brancher.




Formação Complementar


2004 - 2004
Inglês Nível I. (Carga horária: 40h).
Wizard.
2004 - 2004
Inglês Nível II. (Carga horária: 40h).
Wizard.
2004 - 2004
Inglês Nível III. (Carga horária: 40h).
Wizard.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário do Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Participação do Programa de Estágio Docente - PED, no Grupo C - Atividades de Apoio à Docência Parcial, nas atividades da disciplina MC202 - Estruturas de Dados.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Estagiário junto ao projeto EEHouse (Ambiente de Aprendizagem Lúdica - A Casa da Eficiência Energética) - FINEP nº 0.1.06.0659.0.


Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhos realizados para o projeto RPGEDU - FINEP 1925/2004-0. Participação na implementação do motor do jogo Taltun no projeto RPGEDU com a utilização da API gráfica OGRE e a simulação da física do ambiente virtual com a API OPAL. Programação em C++ no desenvolvimentos de cenas jogo. Desenvolvimento de plugin para o carregamento de cenas.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhos realizados para o projeto AITEM - CNPq 401.193/2003-9. Desenvolvimento de um pacote para a comunicação multicast empregado na movimentação de personagens em ambiente virtual 3D. Participação na construção do motor do jogo no projeto AITEM e implementação de cenários na linguagem java, utilizando a API Java 3D.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIIC/URI, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica PIIC/URI, em que foi estudado e aplicado os conhecimentos sobre Sistemas de Informação. Colaborador do projeto COSAEMAF no desenvolvimento de um componente Delphi para troca de mensagens entre máquinas empregado nos jogos Trilha Matemática, Trilha Matemática 3D e GP da Matemática.



Projetos de pesquisa


2005 - 2006
RPGEDU
Descrição: A proposta do RPGEDU é de construir um jogo de computador que auxilie alunos de 5a a 8a séries do 1o grau no aprendizado de seus conteúdos. Para tanto serão abordadas as seguintes disciplinas: Matemática, ciências, geografia, história e português. O jogo está dividido em 2 partes. A primeira, onde o aluno poderá jogar em casa, sozinho. O segundo, jogará no colégio, com o acompanhamento da professora. Além disto, será construída uma página com conteúdos programáticos, exercícios, dicas, sobre as disciplinas que serão abordadas no projeto. Para o desenvolvimento do projeto, são parceiras as seguintes Universidades: URI - Campus de Erechim, que é o grupo responsável pelo desenvolvimento da parte de modelagem 3D, engine e o jogo propriamente dito. A UNIVALI-SC que é a responsável por desenvolver os agentes inteligentes que irão comandar o jogo e a PUC-RS, que será responsável pela parte de realidade virtual. Também compõe o projeto a Malisoft Curitiba, responsável pela parte de design dos ambientes 3D..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maikon Cismoski dos Santos - Integrante / Jacques Duílio Brancher - Coordenador / Daniel Menin Tortelli - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Jorge Luis Salvi - Integrante / Marcio Serolli Pinho - Integrante / Rudimar Luís Scaranto Dazzi - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2004 - 2004
AITEM
Descrição: Ambiente Interativo Temático para o Apoio ao Ensino de Matemática fundamental - é projetado em uma interface multimídia interativa utilizando tecnologia tridimensional. Um ambiente em terceira dimensão nos permite aprender visitando lugares ou movendo coisas, permite ainda que visitemos lugares em períodos diferentes de tempo e com grande rapidez. A potencialidade deste ambiente está exatamente no fato de nos permitir explorar ambientes, processos ou objetos através da manipulação e análise virtual do próprio alvo do estudo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maikon Cismoski dos Santos - Integrante / Jacques Duílio Brancher - Coordenador / Jorge Luis Salvi - Integrante / Leandro Lorenzett Dihl - Integrante / Anderson Piccoli - Integrante / Quéli Giaretta - Integrante / Silvano Malfatti - Integrante / Rafael Rieder - Integrante / Fernanda Teresa Moro - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2009
Ambiente de Aprendizagem Lúdica - A Casa da Eficiência Energética
Descrição: Esta proposta de projeto se baseia nas seguintes premissas: 1) campanhas de conscientização podem ter efeitos extremos em programas de conservação de energia; 2) estas campanhas carecem de políticas e metodologias de continuidade e de atração de público; 3) ambientes lúdicos de ensino passíveis de acesso via Internet viabilizam campanhas contínuas e atraentes que podem apresentar resultados significativos em termos de conscientização e aprendizado. Uma forma de se reduzir o consumo de diferentes recursos são as campanhas de conscientização, no entanto, elas têm usualmente um impacto limitado. Normalmente, elas são veiculadas por um período mínimo de tempo e, no período de campanha, o tempo de exposição é pequeno. O ideal seria que as campanhas pudessem estar sendo sempre ativas e, melhor, que o próprio cidadão se sentisse compelido a buscar as informações veiculadas. Este processo seria ainda mais interessante se a conscientização fosse uma conseqüência de um processo de aprendizado integrado às disciplinas de ensino fundamental e médio. Com sua crescente popularização, a Internet oferece um meio cada vez mais fácil e barato para o acesso a informações. Jogos de computador são suficientemente atrativos para motivar usuários a descarregarem em seus computadores um jogo que trate de conceitos de conservação de energia. Como resumo desta análise, foram estabelecidas as seguintes premissas: 1) campanhas de conscientização podem ter efeitos extremos em programas de conservação de energia; 2) estas campanhas carecem de políticas e metodologias de continuidade e de atração de público; e 3) ambientes lúdicos de ensino multi-plataforma passíveis de acesso via Internet viabilizam campanhas contínuas e atraentes que podem apresentar resultados significativos em termos de conscientização e aprendizado. Assim, no escopo da linha temática Ciências Naturais em cursos de nível fundamental e médio, incluindo aí temas estruturantes, o sistema EEHouse deverá: 1) expor conceito..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Maikon Cismoski dos Santos - Integrante / André Luiz Battaiola - Coordenador / Hélio Pedrini - Integrante / Flávio Eduardo Martin - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2003 - 2004
COSAEMAF
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de softwares que apóiem o processo de aprendizado da Matemática básica, especificamente de 5ª a 8ª séries, utilizando a interdisciplinaridade promovida pela área de Informática na Educação, bem como a integração de técnicas de Computação Gráfica, Inteligência Artificial e Engenharia de Software para este propósito. Nesta linha de pesquisa, o Grupo já dispõe de um trabalho proposto por [Rieder, Brancher 2002], cujo objetivo principal foi o ensino de polinômios através de um ambiente lúdico. As estratégias de ação para atingirmos este fim são, basicamente, uma revisão bibliográfica, projeto do sistema, construção do aplicativo e análise dos resultados obtidos com estudantes. Para a construção dos micro-mundos, será utilizada a experiência anterior dos profissionais envolvidos no projeto. Palavras-chave: Informática na Educação, software educacional, jogo, matemática, agentes inteligentes, Inteligência Artificial, Engenharia de Software.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maikon Cismoski dos Santos - Integrante / Jacques Duílio Brancher - Coordenador / Rafael Lucas dos Santos - Integrante / Jorge Luis Salvi - Integrante / Rafael Rieder - Integrante / Klaus Ezequiel Novello - Integrante / Douglas Matté Lise - Integrante / Fernanda Moro - Integrante / Rafael Luchetta - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Computação Gráfica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Visão Computacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE CARVALHO, PAULO ROBERTO2013DE CARVALHO, PAULO ROBERTO ; DOS SANTOS, MAIKON CISMOSKI ; SCHWARTZ, WILLIAM ROBSON ; PEDRINI, HELIO . AN IMPROVED VIEW FRUSTUM CULLING METHOD USING OCTREES FOR 3D REAL-TIME RENDERING. International Journal of Image and Graphics, v. 13, p. 1350009, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. C.; PEDRINI, H. ; Battaiola . Uma Arquitetura para Renderização de Ambientes Virtuais 3D na Web em Computadores com Capacidade de Processamento Gráfico Limitada. In: XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia'2009), 2009, Fortaleza-CE. XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2009. v. 1. p. 1-8.

2.
SANTOS, M. C.; PEDRINI, H. . Arquiteturas para Renderização de Cenas Tridimensionais em Computadores com Baixa Capacidade de Processamento Gráfico. In: Workshop of Theses and Dissertations - XXII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Workshop of Theses and Dissertations - XXII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (2009), 2009. v. 1. p. 1-10.

3.
SANTOS, M. C.; PEDRINI, H. . Renderização de Cenas Tridimensionais Interativas em Computadores de Baixo Desempenho. In: V Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2008, Bauru-SP. V Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA'2008), 2008. v. 1. p. 1-8.

4.
SANTOS, M. C.; BRANCHER, Jacques Duílio . Implementação de um componente para Delphi 7 para a troca de mensagens entre jogos de computador. In: I Workshop de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Região Sul, 2004, Palhoça-SC. I Workshop de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Região Sul (WORKCOMP-SUL), 2004.

5.
LISE2, Douglas Matté ; SANTOS, M. C. ; BRANCHER, Jacques Duílio . Trilha Matemática: Um Jogo Multiusuário Para Treinamento em Matemática Básica. In: I Workshop de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Região Sul, 2004, Palhoça-SC. I Workshop de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Região Sul (WORKCOMP-SUL), 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TORTELLI, Daniel Menin ; SALVI, Jorge Luis ; SANTOS, M. C. ; BRANCHER, Jacques Duílio . Criação de elementos interativos 2D para APIs gráficas utilizando CEGUI. In: V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006, Recife-PE. V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (WJogos'06) PART OF SBGAMES'2006, 2006. p. 1-4.

2.
SALVI, Jorge Luis ; SANTOS, M. C. ; TORTELLI, Daniel Menin ; BRANCHER, Jacques Duílio . Utilizando o 3D Studio Max como Level Editor para Construção de Cenários para Ogre3D. In: V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006, Recife. Anais do V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006. p. 1-5.

3.
MALFATTI, Silvano Maneck ; SANTOS, M. C. ; DIHL, Leandro Lorenzett ; BRANCHER, Jacques Duílio ; PICCOLI, Anderson ; GIARETTA, Quéli ; TUMELERO, Diego . Modelagem de um Ambiente Multimídia utilizando Java3D. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2004, Florianópolis-SC. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA'04), 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MALFATTI, Silvano Maneck ; DIHL, Leandro Lorenzett ; BRANCHER, Jacques Duílio ; SANTOS, M. C. ; PICCOLI, Anderson ; GIARETTA, Quéli ; TUMELERO, Diego . AITEM Uma Ferramenta Auxiliar para o Aprendizado de Matemática no Ensino Fundamental. In: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 2004, Monterrey - México. VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 2004.

2.
SANTOS, M. C.. Proposição de uma metodologia para implantação de sistemas de informação gerenciais em empresas de médio e grande porte. In: IX Seminário de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Científica, VII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, III Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, I Seminário de Extensão, I Mostra de Extensão, 2003, Santo Ângelo-RS. IX Seminário de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Científica, VII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, III Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, I Seminário de Extensão, I Mostra de Extensão, 2003.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop of Theses and Dissertations - XXII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing.Arquiteturas para Renderização de Cenas Tridimensionais em Computadores com Baixa Capacidade de Processamento Gráfico. 2009. (Simpósio).

2.
V Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. Renderização de Cenas Tridimensionais Interativas em Computadores de Baixo Desempenho. 2008. (Congresso).

3.
Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Modelagem de um Ambiente Multimídia utilizando Java3D. 2004. (Congresso).

4.
I Workshop de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Região Sul. Implementação de um componente para Delphi 7 para a troca de mensagens entre jogos de computador. 2004. (Congresso).

5.
IX Seminário de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Científica, VII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, III Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, I Seminário de Extensão, I Mostra de Extensão.Proposição de uma metodologia para implantação de sistemas de informação gerenciais em empresas de médio e grande porte. 2003. (Seminário).

6.
VIII Semana Acadêmica de Ciência da Computação. 2003. (Outra).

7.
VII Semana Acadêmica de Ciência da Computação - Software Livre. 2002. (Outra).




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