Elaine Cristina Nascimento da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2898599129662523
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco e formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (UFPE / CEEL). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (PPGE), na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, e na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, especificamente em relação ao ensino-aprendizagem da produção textual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Cristina Nascimento da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. C. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada.
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil - Caixa-postal: 063
Telefone: (87) 39293004
Fax: (87) 39293001
URL da Homepage: http://www.ufrpe.br/uast/newsite/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=1


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES DE PRODUÇÃO TEXTUAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA,
Orientador: Lívia Suassuna.
Palavras-chave: Reflexão; Prática docente; PRODUÇÃO DE TEXTO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O PROCESSO AVALIATIVO DA PRODUÇÃO DE TEXTO E SUA RELAÇÃO COM A REVISÃO E A REESCRITA,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Lívia Suassuna.
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; GÊNEROS TEXTUAIS; PRODUÇÃO DE TEXTO; REVISÃO E REESCRITA TEXTUAIS.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2010
Inglês. (Carga horária: 480h).
Transworld, TRANSWORLD, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Formação continuada de Professores de Português. (Carga horária: 35h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE, CEEL, Brasil.
2004 - 2004
Nível Básico. (Carga horária: 60h).
Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE, NLC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Européia de Administração e Marketing, FEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

Atividades

02/2013 - 03/2013
Ensino, Gestão institucional em Psicopedagogia Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem da Leitura e da Escrita
01/2013 - 03/2013
Ensino, Gestão institucional em Psicopedagogia Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem da Leitura e da Escrita
10/2012 - 02/2013
Ensino, Gestão institucional em Psicopedagogia Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem da Leitura e da Escrita
12/2012 - 01/2013
Ensino, Gestão e Docência na Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil
08/2012 - 09/2012
Ensino, Gestão institucional em Psicopedagogia Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem da Leitura e da Escrita
07/2012 - 09/2012
Ensino, Gestão institucional em Psicopedagogia Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Instituto R. F. Murakami de Educação LTDA, IRFME, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Fiz parte da equipe pedagógica do Curso Murakami, exercendo as seguintes atividades direcionadas a alunos dos alunos iniciais: a) Acompanhamento pedagógico dos alunos na execução das atividades de Língua Portuguesa propiciadas pelo curso Murakami; b) Acompanhamento pedagógico nas tarefas solicitadas pela escola onde os alunos estudam; c) Revisão e produção de material didático do curso Murakami.


Escola Estadual Frei Caneca, EEFC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Formadora

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio pedagógico

Atividades

05/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), .

Cargo ou função
Membro do Conselho Deliberativo.
08/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), .

Serviço realizado
Atuo como formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) em formações continuadas direcionadas a professores de língua portuguesa das redes públicas de ensino do Brasil (principalmente, de Pernambuco)..
08/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , CEEL, CEEL.

Atividade realizada
Participação como bolsista voluntária do Grupo de Estudos em Argumentação e Linguagem.
08/2011 - 12/2011
Estágios , Centro de Educação, .

Estágio realizado
Estágio realizado na disciplina Prática de Ensino da Língua Portuguesa 1, sob supervisão da Profª Drª. Lívia Suassuna (semestre de 2011.2)..
02/2010 - 05/2010
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Texto e coerência: uma outra concepção de leitura".
02/2010 - 05/2010
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Quantos contos vale um canto?".
02/2010 - 05/2010
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Gêneros Virtuais".
02/2010 - 05/2010
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Avatar e as estratégias argumentativas: leitura e produção textual".
02/2010 - 05/2010
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitoria da oficina "Gênero injuntivo: o discurso do fazer e do acontecer"..
02/2010 - 05/2010
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Atenção, gravando.
02/2010 - 05/2010
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "A propaganda televisiva na sala de aula".
08/2008 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Atividade de extensão realizada
Monitora das disciplinas Prática de Ensino de Língua Portuguesa 1 e Prática de Ensino de Língua Portuguesa 2.
02/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Extra, extra, extra: um furo jornalístico na aula de português".
02/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Vamos blogar? Um convite para ler, escrever, publicar, criticar, comentar...".
02/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Além do Sítio: uma nova abordagem da literatura infanto-juvenil na sala de aula".
02/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Essa linguagem é uma figura".
08/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "A poesia no cotidiano".
08/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Aula ao sabor da crônica".
08/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Em que poema ficou perdida a minha face?".
08/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Gêneros orais: existe espaço para eles na sala de aula?".
08/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Luz, câmera, produção: a criação de textos na sala de aula e a intergenericidade do cinema".
08/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da oficina "Quem conta um curta, faz sinopse".
02/2006 - 07/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL).

Atividade realizada
Colaboradora na produção do livro "Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula..
04/2006 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , CEEL, CEEL.

Atividade realizada
Apoio pedagógico no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE.
09/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitora do curso: "Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula".
06/2005 - 07/2005
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Ação de Produção de Material e acompanhamento pedagógico do Programa Pró-Letramento.

Universidade Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

Atividades

03/2013 - 04/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Alfabetização
12/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Alfabetização

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Tutora

Atividades

05/2014 - Atual
Direção e administração, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, .

Cargo ou função
Coordenador de área (LETRAS-UFRPE/UAST) do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES..
03/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I
03/2014 - 08/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português 2
03/2014 - 08/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português 1
10/2013 - 03/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português 2
10/2013 - 03/2014
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 1
05/2013 - 09/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I
05/2013 - 09/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português 1
05/2013 - 09/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português 2
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora presencial da disciplina ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA do Curso de Letras à Distância (EAD-UFRPE)

Colégio e Curso Gradiente Junior, CCGJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8

Atividades

08/2004 - 12/2006
Estágios , Colégio e Curso Gradiente Junior, .

Estágio realizado
Professora de Português e Inglês no Ensino Médio.

Governo de Pernambuco, PE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 26
Outras informações
Lecionei as disciplinas Língua Portuguesa e Língua Inglesa em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio nas Escolas Estaduais "10 de Agosto" (2008 - 2011), "Vale das Pedreiras" (2012) e "Franscisco de Paula Correia de Araújo" (2013).



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Heterogeneidade e Alfabetização: concepções e práticas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Telma Ferraz Leal em 11/12/2018.
Descrição: Heterogeneidade e Alfabetização: concepções e práticas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
PROJETO DE MESTRADO: O PROCESSO AVALIATIVO DA PRODUÇÃO DE TEXTO E SUA RELAÇÃO COM A REVISÃO E A REESCRITA.
Descrição: Pesquisa desenvolvida ao longo do curso de Pós-graduação (Mestrado).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / Lívia Suassuna - Coordenador.
2007 - 2011
Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas
Descrição: Neste projeto de pesquisa, construimos sequências didáticas para o trabalho com gêneros textuais da ordem do argumentar juntamente com professores do Ensino Fundamental I e observamos/analisamos a aplicação destas sequências por estes professores, visando constatar a sua aplicabilidade ou não..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana Carolina Perrusi Brandão - Integrante / Eleriza Melquíades Ribeiro - Integrante / Juliana Lima - Integrante / Hélia Akemi - Integrante / Rielda Albuquerque - Integrante / Andrezza Costa - Integrante / Edla Ferraz - Integrante / Flavianne Monte - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Nathalia Kessia - Integrante / Barbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / FÁTIMA RIBEIRO - Integrante / Fernanda Michele - Integrante / Severina Érika Guerra - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Projeto: ?Do enunciado à avaliação: perspectiva discursiva das atividades de redação escolar no livro didático II? / Subprojeto: ?O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de Língua Portuguesa?.
Descrição: Neste projeto, analisamos o tratamento dado aos gêneros textuais do domínio midiático nas atividades de produção de texto nos livros didáticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / Elizabeth Marcuschi - Coordenador / KARLA ROSANA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.
2006 - 2007
Projeto: ?Do enunciado à avaliação: perspectiva discursiva das atividades de redação escolar no livro didático I? / Subprojeto: ?A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa?.
Descrição: Neste projeto, verificamos o tratamento dado aos gêneros textuais pelas atividades de produção de texto presentes em livros didáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / Fabiana Almeida - Integrante / Elizabeth Marcuschi - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Educação e (Trans)formação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Professor de Magistério Superior, Classe Auxiliar, Nível 1, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
2008
Professor II (Língua Portuguesa), Estado de Pernambuco - Secretaria de Educação de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEAL, T. F.2012LEAL, T. F. ; SILVA, E. C. N. . MODELO DIDATICO DE GENERO: O QUE PODE SER ENSINADO E APRENDIDO NO TRABALHO COM CARTAS DE LEITORES. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 7, p. 782-810, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, E. C. N.; SUASSUNA, L. . O PROCESSO AVALIATIVO DA PRODUÇÃO DE TEXTO - RELAÇÕES COM A REVISÃO E REESCRITA. 1. ed. Handelsregister Amtsgericht: Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 1. 336p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, E. C. N.. Inês de Castro em Ivan Junqueira, Jorge de Lima e Mário Faustino.. In: Lucila Nogueira. (Org.). Saudade de Inês de Castro. 1ed.Recife: Bagaço, 2005, v. 1, p. 223-228.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. A. ; SILVA, E. C. N. . ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO. In: 7º Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2018, Recife. 7º Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2018. p. http://epepe.in.

2.
SILVA, E. C. N.; MOREIRA, G. de A. . TECENDO RELAÇÕES ENTRE A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE TEXTO E AS ATIVIDADES DE REVISÃOREESCRITA TEXTUAIS. In: 7º Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2018, Recife. 7º Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2018. p. http://epepe.in.

3.
SILVA, E. C. N.; SUASSUNA, L. . ESCRITA DE TEXTOS NA ESCOLA: REFLETINDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E DE SOCIALIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS. In: V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2014, Garanhuns. Anais do V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2014.

4.
SUASSUNA, L. ; SILVA, E. C. N. . A ATIVIDADE DE REVISÃO E REESCRITA E SUA RELAÇÃO COM AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS. In: V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2014, Garanhuns. Anais do V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2014.

5.
MOREIRA, G. de A. ; SILVA, E. C. N. . O Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil: Uma Abordagem Histórica. In: V Semana de Letras e I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens, 2013, Serra Talhada. Anais da V Semana de Letras e do I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens, 2013.

6.
SILVA, L. N. da. ; SILVA, E. C. N. . As contribuições da mediação docente no trabalho com o gênero argumentativo ?carta de reclamação?. In: V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, 2010, Maceió. V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, 2010. p. 1-13.

7.
SILVA, E. C. N.. Leitura de reportagens: que habilidades são exploradas pela professora?. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal, 2010, João Pessoa. IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. João Pessoa: Editora Universitária, 2010. v. 1. p. 212-213.

8.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . Os Gêneros Textuais da Mídia Escrita e sua Produção nos Manuais de Língua Portuguesa. In: VI Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura? e ?II Congresso Nacional sobre o ensino de Língua e de Literatura da FACHO, 2008, Olinda. O ensino de Língua e Literatura e a Metalinguagem, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de língua portuguesa.. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFPE (CONIC), 2008, Cidade Universitária - Recife. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFPE (CONIC) e IV Jornada de Iniciação Científica da FUNDAJ (JOIC), 2008.

2.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa. In: XV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC), 2007, Recife. XV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC) e III Jornada de Iniciação Científica da FUNDAJ (JOIC), 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. C. N.. Leitura de reportagens: que habilidades são exploradas pela professora?. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal, 2010, João Pessoa. Anais do IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. João Pessoa: Editora Universitária, 2010. v. 1. p. 212-212.

2.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de língua portuguesa. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura - Programa e Resumos. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. v. 1. p. 2-500.

3.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O TRATAMENTO DA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS DO CONTEXTO MIDIÁTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: II Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2008, Recife. Anais do II Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2008.

4.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . A ESCRITA COMO OBJETO DE ENSINO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: II Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2008, Recife. Anais do II Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2008.

5.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O ensino da produção de gêneros midiáticos pelos livros didáticos de Língua Portuguesa. In: XXII Jornada Nacional de estudos Lingüísticos., 2008, Maceió. XXII Jornada Nacional de estudos Lingüísticos.. Maceió: Q Gráfica, 2008. v. único. p. 11-277.

6.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa. In: III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino ? III ECLAE, 2007, Maceió. III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino ? III ECLAE. Maceió: Q Gráfica, 2007. v. único. p. 11-252.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. A. ; SILVA, E. C. N. . ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, E. C. N.; MOREIRA, G. de A. . TECENDO RELAÇÕES ENTRE A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE TEXTO E AS ATIVIDADES DE REVISÃOREESCRITA TEXTUAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, E. C. N.; SUASSUNA, L. . As estratégias avaliativas utilizadas por professores no processo de produção textual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CARVALHO, D. de S. ; LIMA, G. G. ; SANTOS, I. B. dos. ; SILVA, I. J. da. ; SILVA, L. R. dos S. ; SILVA, E. C. N. ; Brito, Dorothy Bezerra Silva de . Reflexões sobre o uso e a importância da pontuação nos textos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SUASSUNA, L. ; SILVA, E. C. N. . A atividade de revisão e reescrita e sua relação com as condições de produção de texto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, E. C. N.; SUASSUNA, L. . ESCRITA DE TEXTOS NA ESCOLA: REFLETINDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E DE SOCIALIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JACO, D. D. C. ; SILVA, E. K. L. ; CUSTODIO, F. S. ; LIMA, M. dos S. ; SILVA. M. A. da. ; LIRA, S. D. A. ; SILVA, E. C. N. ; Brito, Dorothy Bezerra Silva de . Entre pontos e vírgulas: refletindo sobre o uso da pontuação nos textos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, E. C. N.; SUASSUNA, L. . A mediação docente durante o processo avaliativo da produção de texto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, E. C. N.; MOREIRA, G. de A. . O Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil: Uma Abordagem Histórica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
COSTA, M. T. ; ALMEIDA, S. N. ; LIMA, K. D. ; SILVA, E. C. N. . Mesa redonda: 'Livro didático e ensino de Língua Portuguesa'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, L. N. da. ; SILVA, E. C. N. . As contribuições da mediação docente no trabalho do gênero argumentativo 'carta de reclamação'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, E. C. N.. Em busca de diferentes leituras... A influência dos conhecimentos prévios na compreensão textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SILVA, E. C. N.. Leitura de reportagens: que habilidades são exploradas pela professora?2. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, E. C. N.. Gestão textual no livro didático: que subsídios são oferecidos aos alunos?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SILVA, E. C. N.. Condições de produção no livro didático: que orientações são oferecidas ao aluno?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de língua portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O ensino da produção de gêneros midiáticos pelos livros didáticos de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . Os Gêneros Textuais da Mídia Escrita e sua Produção nos Manuais de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de língua portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, E. C. N.; SILVA, L. N. da. ; PESSOA, A. C. ; ALBUQUERQUE, E. B. . Atendimento individualizado a professores do Ensino Fundamental I. 2010.

2.
LIMA, G. ; SILVA, E. C. N. . Correção de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2009.

Trabalhos técnicos
1.
BRANDÃO, A. C. P. ; MOURA, D. C. de ; SILVA, E. C. N. ; ROSA, E. C. de S. ; BESERRA, N. B. da. . VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014.

2.
SILVA, E. C. N.; MARCHI, R. de C. . Revista Atos de Pesquisa em Educação. 2014.

3.
SILVA, E. C. N.. Encontro Nacional de Ensino de Química. 2014.

4.
SILVA, E. C. N.. III Simpósio de Iniciação à Docência da UFRPE. 2014.

5.
LEAL, T. F. ; PESSOA, A. C. ; SILVA, E. C. N. . Avaliação de obras complementares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD / 2013). 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, E. C. N.; SUASSUNA, L. ; AGUIAR, M. . Ensino da Língua Portuguesa no UFPE Para Todos. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEAL, T. F. ; PESSOA, A. C. ; SILVA, L. N. da. ; AZEVEDO, S. ; CALLAND, E. R. ; MOURÃO, C. ; ALBUQUERQUE, R. ; SILVA, E. C. N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, E. C. N.. Produção de texto: princípios, normas e usos.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, E. C. N.. Os gêneros textuais como instrumento para o ensino da língua portuguesa.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SILVA, E. C. N.; Brito, Dorothy Bezerra Silva de . Produção de gêneros textuais acadêmicos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LEAL, T. F. ; PESSOA, A. C. ; SILVA, L. N. da. ; SILVA, E. C. N. ; LIMA, J. ; PORTO, C. C. ; AZEVEDO, S. ; ALBUQUERQUE, R. ; CALLAND, E. R. ; MOURÃO, C. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SILVA, E. C. N.. Ortografia em sala de aula: refletindo sobre o objeto e pensando em estratégias de ensino.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SILVA, E. C. N.. Preparatório para Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Administração Pública. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SILVA, E. C. N.. Preparatório para Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Administração Pública. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVA, E. C. N.. Oficina 'Conhecendo a Nova Ortografia para o Mercado de Trabalho'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LEAL, T. F. ; SILVA, L. N. da. ; DUBEUX, M. H. ; LIMA, J. ; PEDROSA, I. ; PESSOA, A. C. ; BORGES, E. ; BRITO, A. ; SILVA, E. C. N. . Planejamento de ensino e temas específicos na área de Língua Portuguesa. 2012. .

11.
SILVA, E. C. N.. Formação em Educação Integral: Gestão Pedagógica na Relação Conhecimento-Saber. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SILVA, E. C. N.; LIMA, H. K. C. . A utilização do Livro Didático de Língua Portuguesa na sala de aula: questões e alternativas metodológicas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
LINS, N. ; SUASSUNA, L. ; SILVA, E. C. N. . Variação Linguística e Ensino: Contribuições de Labov, Bortoni-Ricardo e Bagno. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SILVA, E. C. N.. O trabalho com gêneros textuais por meio de sequências didáticas: teoria, reflexão e prática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
DUBEUX, M. H. ; SILVA, E. C. N. ; GOMES, V. . Diversidade Textual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
CAMPOS, A. de S. ; NASCIMENTO, B. E. S. ; SILVA, E. C. N. . Ensinando e aprendendo com o gênero debate. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SILVA, E. C. N.. O ensino da leitura, produção de texto e análise linguística por meio de projetos: uma proposta metodológica.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
SILVA, E. C. N.. Avaliação, revisão e reescrita textuais: alternativas de trabalho em sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . O TRATAMENTO DA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS DO CONTEXTO MIDIÁTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2008. (Relatório de pesquisa).

20.
SILVA, E. C. N.; ALMEIDA, F. ; BARBOSA, I. C. R ; FELIX, E. L. ; AURÉLIO, M. . Fala que eu te escuto - Trabalhando o debate em sala de aula. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
SILVA, E. C. N.; MARCUSCHI, E. . A ESCRITA COMO OBJETO DE ENSINO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, G. H. S.; PEREIRA, S. V. M.; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de Renata Fernanda Felix de Araújo.A PROVA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
PEREIRA, S. V. M.; SILVA, L. N. da.; ALENCAR, A. F.; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de JULIA DA SILVA SANTOS.O ENSINO DA LEITURA EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GARANHUNS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SILVA, L. N. da.; CAVALCANTE, M. J. G.; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de Ana Paula Santos Ciríaco.O TRABALHO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DIANTE DA HETEROGENEIDADE DE APRENDIZAGENS EM SALA DE AULA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
SILVA, L. N. da.; BARZA, V. S. S.; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de José Erivan Soares.PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
LIMA, A. de M.; SEDRINS, A.; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de Alcilânia de Moura Lima.A REPRESENTAÇÃO DAS PALATAIS / / e / / EM DADOS DE ESCRITA DE CRIANÇAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
SILVA. G. C.; APOLINÁRIO, J. A.; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de Gilson Costa da Silva.O DISCURSO DO PROFESSOR E O PAPEL DOS CONHECIMENTOS DE MUNDO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
VIEIRA, A. P.; Ataíde, Cleber Alves de; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de Aparecida Patrícia Vieira.Entre a oralização e a oralidade: uma análise das atividades em livros didáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
TEIXEIRA, Brena Luciane Cardoso; BARZA, V. S. S.; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de Brena Luciane Cardoso Teixeira.Práticas de Alfabetização e Letramento: o que fazem os professores do 1º ano e do 3º ano no cliclo de alfabetização?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
CALADO, T. M.; BARZA, V. S. S.; SILVA, E. C. N.. Participação em banca de Taciana Maciel Calado.Concepções de Leitura e Escrita: um olhar voltado para a prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO. 2018. (Encontro).

2.
7º Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.TECENDO RELAÇÕES ENTRE A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE TEXTO E AS ATIVIDADES DE REVISÃOREESCRITA TEXTUAIS. 2018. (Encontro).

3.
V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.A ATIVIDADE DE REVISÃO E REESCRITA E SUA RELAÇÃO COM AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2014. (Encontro).

4.
V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.ESCRITA DE TEXTOS NA ESCOLA: REFLETINDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E DE SOCIALIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS. 2014. (Encontro).

5.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.As estratégias avaliativas utilizadas por professores no processo de produção textual. 2014. (Seminário).

6.
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem (ENAL).A mediação docente durante o processo avaliativo da produção de texto. 2013. (Encontro).

7.
V Semana de Letras e I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens.O Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil: Uma Abordagem Histórica. 2013. (Simpósio).

8.
34ª Reunião Anual da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2011. (Congresso).

9.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Livro didático de Língua Portuguesa. 2011. (Seminário).

10.
III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. 2010. (Encontro).

11.
I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: oralidade e escrita em suas múltiplas dimensões.Em busca de diferentes leituras... A influência dos conhecimentos prévios na compreensão textual. 2010. (Seminário).

12.
IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e não Verbal.Leitura de reportagens: que habilidades são exploradas pela professora?. 2010. (Encontro).

13.
V Encontro de Pesquisa Educacional em Alagoas.As contribuições da mediação docente no trabalho com o gênero argumentativo "carta de reclamação". 2010. (Encontro).

14.
I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação.Condições de produção no livro didático: que orientações são oferecidas ao aluno?. 2009. (Seminário).

15.
IV Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas (EPEAL).Gestão textual no livro didático: que subsídios são oferecidos aos alunos?. 2009. (Encontro).

16.
?VI Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura? e ?II Congresso Nacional sobre o ensino de Língua e de Literatura da FACHO?. Gêneros Textuais da Mídia Escrita e sua Produção nos Manuais de Língua Portuguesa. 2008. (Congresso).

17.
Encontro Internacional de Texto e Cultura.O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de língua portuguesa. 2008. (Encontro).

18.
II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).

19.
II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de língua portuguesa. 2008. (Encontro).

20.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Seminário).

21.
Leitura, Literatura e Escola: entre o prazer e a obrigação. 2008. (Outra).

22.
Os Letreiros em - Eu vejo tudo (en)quadrado. 2008. (Oficina).

23.
XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC - UFPE). O tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2008. (Congresso).

24.
XXII Jornada Nacional de estudos Lingüísticos.. O ensino da produção de gêneros midiáticos pelos livros didáticos de Língua Portuguesa. 2008. (Congresso).

25.
A Noção de Gênero Textual e o Ensino da Leitura e da Escrita. 2007. (Outra).

26.
Currículo e Avaliação da Aprendizagem. 2007. (Oficina).

27.
III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino ? III ECLAE.A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa. 2007. (Encontro).

28.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem (SEEL). 2007. (Seminário).

29.
IV UNILETRAS. 2007. (Seminário).

30.
Leitura e Leitura de Textos Humorísticos. 2007. (Outra).

31.
Mafalda na sala de aula: uma abordagem pedagógica. 2007. (Oficina).

32.
Projetos Didáticos: possibilidade de interdisciplinarizar a prática pedagógica. 2007. (Oficina).

33.
VI Colóquio Internacional Paulo Freire ? Autonomia: Desafios e Horizontes. 2007. (Outra).

34.
XV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC). A escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa. 2007. (Congresso).

35.
II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Seminário).

36.
Notícias e reportagens na sala de aula: circulando a inform(ação), trabalhando a comunic(ação). 2006. (Oficina).

37.
Gêneros e Práticas Sociais: um encontro com Charles Bazerman. 2005. (Encontro).

38.
II Seminário Literatura em Curso. 2005. (Seminário).

39.
I Seminário Políticas Públicas em Educação: Letramento e Formação do Professor. 2005. (Seminário).

40.
Para aprender, aperte o play... textos injuntivos na sala de aula. 2005. (Oficina).

41.
Oficinas Pedagógicas - Os Gêneros Textuais na sala de aula - VI. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEAL, T. F. ; SILVA, E. C. N. . VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Outro).

2.
Sedrins, Adeilson Pinheiro ; Lima, Andreia Bezerra de ; Ataíde, Cleber Alves de ; Brito, Dorothy Bezerra Silva de ; SILVA, E. C. N. ; Silva, Emanuel Cordeiro da ; Santos, Eudes da Silva ; Farias, Jailine Mayara ; Silva, Jean Paul d´Antony Costa ; Apolinário, José Antônio Feitosa ; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo ; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley ; SIBALDO, M. A. ; GONCALVES NETO, N. ; RAMOS, P. R. S. ; SANTOS, R. L. A. ; MOURA, R. C. ; RANIERI, T. L. S. ; MOURA, V. M. C. ; COSTA, W. P. A. . VII FÓRUM LINGUÍSTICO-LITERÁRIO DA UFRPE/UAST. 2013. (Outro).

3.
Sedrins, Adeilson Pinheiro ; Lima, Andreia Bezerra de ; Ataíde, Cleber Alves de ; Brito, Dorothy Bezerra Silva de ; SILVA, E. C. N. ; Silva, Emanuel Cordeiro da ; Santos, Eudes da Silva ; Farias, Jailine Mayara ; SILVA, J. P. D. C. ; Apolinário, José Antônio Feitosa ; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo ; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley ; SIBALDO, M. A. ; GONCALVES NETO, N. ; RAMOS, P. R. S. ; SANTOS, R. L. A. ; MOURA, R. C. ; RANIERI, T. L. S. ; MOURA, V. M. C. ; COSTA, W. P. A. . V Semana de Letras (SEL) e I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens (I SEEL). 2013. (Outro).

4.
BRANDÃO, A. C. P. ; LEAL, T. F. ; SILVA, E. C. N. . II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TATIANE RENATA DA COSTA LIMA. O letramento nas aulas de Língua Portuguesa.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
ANTÔNIO AILTON GOMES DO NASCIMENTO. Análise linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

3.
APARECIDA PRISCILA PEREIRA DE SOUZA. Como os alunos vivenciam as práticas de letramento propostas nas aulas de Língua Portuguesa?. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

4.
STEFANY DOS SANTOS ANTAS = DESDE ABRIL. As intervenções avaliativas dos professores com relação ao estabelecimento da progressão temática em textos produzidos pelos alunos.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

5.
EDVILMA THAÍS DE MAGALHÃES CARVALHO. O trabalho com o texto dissertativo-argumentativo nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

6.
MARCIANA APARECIDA FERREIRA LOPES. As mudanças no tratamento dado aos gêneros textuais nos livros didáticos nos últimos 25 anos. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

7.
SIMONE GUTIELLY CLARA DE QUEIROZ. A oralidade na BCC do Estado de Pernambuco. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

8.
DÉBORA FERNANDES NASCIMENTO. Práticas de avaliação da leitura. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

9.
JOSÉ RAFAEL FERREIRA DO NASCIMENTO. Avaliação da produção textual. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

10.
JAILMA DOS SANTOS GOMES. Organização do trabalho pedagógico em Língua Portuguesa. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
PAULO GOMES CARNEIRO FILHO. A INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA NO PROCESSO DE CONTRIBUIÇÃO DA VIVÊNCIA NA FASE SENSÓRIO-MOTORA SOB A ÓTICA DE JEAN PIAGET. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

2.
Cristiane Conceição Ramos Soares da Silva. Bullying e seus transtornos no processo de ensino-aprendizagem. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

3.
Maristela Xavier Souza de Melo. A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

4.
Maria Izabel Alcântara de França. A influência do brincar para o desenvolvimento infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

5.
Juliene Maria da Silva. O professor frente ao momento ideal para abordar a sexualidade em sala de aula: sugestões de procedimentos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

6.
Francisca de Lima Teixeira. A rotina na Educação Infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

7.
Ana Paula Feitosa Apolinário. A escola, a família e seu papel na educação e orientação sexual: desafios constantes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

8.
Maria do Amparo França dos Santos. Violência escolar: atuação do gestor nos cuidados nos primeiros anos escolares. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

9.
Cristiane Leal Aguiar. A criança e suas descobertas sexuais: revisitando o tema com novo olhar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

10.
Maria Ridailda de Freitas Pedrosa. O ensino da leitura nas séries iniciais: dificuldades e perspectivas de trabalho. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

11.
Marilene Gomes dos Santos. O trabalho com a musicalidade como instrumento para desenvolver a fala na Educação Infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

12.
Regina Maria Moutinho de Aquino. O desenho como instrumento para educar a criança na Educação Infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

13.
Vera Lúcia Avelina de Moura. As dificuldades de leitura e escrita nas séries iniciais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

14.
Adriana Cabral. A influência da família no processo de alfabetização das crianças. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

15.
Maria Conceição Brito dos Santos. O processo avaliativo na Educação Infantil: o que aponta a legislação vigente?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

16.
Antônia Acioli de Lima. Práticas de leitura e elementos para atuação docente. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

17.
Edilze Alves Sá Barreto. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

18.
Andréa Maria dos Santos. PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BIBLIOTECA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE DE CAMARAGIBE. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MAGDA VITÓRIA DOS SANTOS LIMA. Ensino da produção de texto: o caso do livro didático ?Ápis- letramento e alfabetização?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Elaine Cristina Nascimento da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:42:20