Suelen Brandes Marques Valente

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1988337178872464
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Professora do Departamento de Audiovisuais e Publicidade da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília na linha de pesquisa Políticas de Comunicação e Cultura, com pesquisa sobre a regulamentação da publicidade brasileira. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com pesquisa financiada pela FAPESP sobre o mercado de consumo de bens de luxo. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Ceuma. Interesse em temas relativos ao consumo, consumerismo, ética e regulamentação da publicidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suelen Brandes Marques Valente
Nome em citações bibliográficas
VALENTE, S. B. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Faculdade de Comunicação - DAP - ICC Norte.
Universidade de Brasília (UnB), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências Norte, prédio Minhocão, Faculdade de Comunicação
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33072461
URL da Homepage: http://www.fac.unb.br/site


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A sociedade civil organizada como catalisadora de transformações na regulação da publicidade brasileira, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Nélia Rodrigues Del Bianco.
Palavras-chave: Publicidade; Sociedade Civil Organizada; Consumerismo; Conar; Autorregulação.
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Análise das estretégias comunicacionais de grifes de luxo na Internet,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maximiliano Martin Vicente.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Mercado do Luxo; Publicidade e Propaganda; Mídias Digitais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação do Luxo.
2001 - 2005
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.
Título: Campanha Institucional do Colégio Apoio.
Orientador: Ana Patricia Silva de Freitas Choairy.




Formação Complementar


2017 - 2017
12o Encontro do Grupo de Educadores Google de Brasília. (Carga horária: 2h).
Grupo de Educadores Google, GEG, Brasil.
2009 - 2010
Criação Publicitária. (Carga horária: 120h).
Studio Online, STUDIO ONLINE, Brasil.
2009 - 2009
Comunicação e Multimídia. (Carga horária: 30h).
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
2009 - 2009
Integração de ferramentas Web em publicidade. (Carga horária: 30h).
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
2009 - 2009
Planejamento de Mídia. (Carga horária: 16h).
Sinapro DF (Sindicato das Agências de Propaganda), SINAPRO, Brasil.
2007 - 2007
Teorias e Problemáticas contemporâneas da Comunic.. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Show de Marketing e Vendas. (Carga horária: 4h).
Corpo Rh Desenvolvimento, CORPO RH, Brasil.
2003 - 2003
Técnicas de Desenvolvimento de Nomes de Marcas. (Carga horária: 36h).
Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.
2003 - 2003
Marketing Político. (Carga horária: 8h).
Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.
2002 - 2002
3D Max para publicidade. (Carga horária: 18h).
Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.
2001 - 2002
One Year Intensive English Course. (Carga horária: 180h).
British And American, B&A, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Darcy Ribeiro, Faculdade de Comunicação - DAP - ICC Norte.

Cargo ou função
Coordenador.
01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Darcy Ribeiro, Faculdade de Comunicação - DAP - ICC Norte.

Cargo ou função
Membro do Conselho da Faculdade de Comunicação.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Darcy Ribeiro, Faculdade de Comunicação - DAP - ICC Norte.

Cargo ou função
Presidente de Comissão para diagnosticar e regulamentar a relação entre a Agência Jr. de Publicidade e o curso de Publicidade da UnB.
05/2014 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Publicidade e Propaganda
Publicidade e Sociedade
Redação Publicitária
05/2016 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Darcy Ribeiro, Faculdade de Comunicação - DAP - ICC Norte.

Cargo ou função
Membro de Comissão para examinar pedidos de aproveitamento de estudos.
05/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Darcy Ribeiro, Faculdade de Comunicação - DAP - ICC Norte.

Cargo ou função
Membro de Comissão para examinar pedido de Progressão Funcional da professora Érika Bauer de Oliveira.

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2013 - 05/2014
Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda da UCB.
08/2012 - 05/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

08/2012 - 05/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Publicitária
Publicidade e Convergência
Técnicas de Redação e Produção para Mídias Emergentes
Técnicas de Redação e Produção para Rádio
Técnicas de Redação para Mídia Impressa

Centro Universitário Estácio Brasília, Estácio Brasília, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 24

Atividades

02/2010 - 07/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criatividade
Orientação de TCC
Pesquisa em Comunicação
01/2010 - 08/2010
Direção e administração, FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS FACITEC, Publicidade e Propaganda.

Cargo ou função
Coordenadora da Agência Júnior de Publicidade e Propaganda.

Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora mestre, Carga horária: 6

Atividades

08/2010 - 03/2011
Ensino, Publicidade e Proaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criatividade
Estilos de Redação

Quadrante Design e Comunicação, QDC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redator Publicitário, Carga horária: 40

Atividades

6/2004 - 1/2007
Serviços técnicos especializados , Quadrante Design e Comunicação, .

Serviço realizado
Criação e Redação Publicitária.

Mallmann Marketing, MALLMANN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária, Carga horária: 40


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: LIVRE, Enquadramento Funcional: Aluna em nível de mestrado


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

1/2003 - 6/2003
Estágios , Centro de Ciências Exatas, Laboratório de Computação Gráfica do Departamento de Desenho e Tecnologia.

Estágio realizado
Gerenciamento do Laboratório de Computação Gráfica.


Linhas de pesquisa


1.
"Publicidade e Moda: Narrativas do consumo na Cultura da mídia".


Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Publicidade e Moda: narrativas do consumo na cultura da mídia
Descrição: A pesquisa em proposta busca observar e compreender alguns aspectos fundamentais da sociedade contemporânea a partir das narrativas - moda e publicidade - inseridas na cultura da mídia. O pressuposto é que as identidades contemporâneas se constituem a partir de narrativas propostas, consumidas e utilizadas de forma estratégica pelos consumidores, num movimento de gestação de novas narrativas individuais, cuja base são os traços propostos na e pela cultura da mídia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Suelen Brandes Marques Valente - Integrante / Márcia Coelho Flausino - Coordenador / Selma Regina Nunes Oliveira - Integrante / Cláudia Maria Busato - Integrante / Jaqueline Souza Nascimento - Integrante.
2011 - Atual
Regulação da publicidade no Brasil: a sociedade civil organizada como vetor no controle da publicidade
Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar o papel da sociedade civil organizada na regulamentação da publicidade brasileira, através da análise dos processos com denúncias de duas organizações específicas: Instituto Alana, através do projeto Criança e Consumo, e Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Estas duas organizações atuam de formas distintas, mas ambas exercem pressão sobre a publicidade brasileira, cobrando campanhas éticas e responsáveis. Dentre suas principais estratégias de atuação está o acionamento de órgãos estatais para a formulação de políticas públicas, alegando ineficácia da autorregulação existente. A pesquisa investiga o efeito dessa atuação no controle da publicidade brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Suelen Brandes Marques Valente - Coordenador.
2007 - 2009
Análise das estratégias comunicacionais de grifes de luxo na Internet
Descrição: A finalidade desta pesquisa é compreender de que forma as grifes de luxo estão se posicionando diante do fenômeno da Internet. Como recorte metodológico, vamos investigar os sites das grifes Christian Dior, Yves Saint Laurent e Givenchy para descobrir como se estrutura essa mensagem em comparação com as mídias tradicionais utilizadas. Através de levantamento bibliográfico, entrevistas com profissionais do setor, observação e análise de conteúdo dos sites das grifes, vamos desenvolver uma análise crítica e classificatória do conteúdo, de forma a encontrar tendências nessa comunicação. Por fim, será realizada uma interpretação sociológica do material coletado, no intuito de contextualizar o fenômeno do luxo na Internet numa sociedade simbólica e globalizada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Suelen Brandes Marques Valente - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ética na Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Regulamentação da publicidade.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Consumo e Moda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professora Patronesse dos formandos de Publicidade e Propaganda, UnB - Universidade de Brasília.
2014
Professora Paraninfa dos formandos de Publicidade e Propaganda, UCB - Universidade Católica de Brasília.
2005
Melhor aluno do Curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Uniceuma.
2005
Prêmio Sousândrade: Melhor Aluna da Universidade, Uniceuma.
2005
Melhor Profissional do Ano, Quadrante Design e Comunicação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALENTE, S. B. M.2015VALENTE, S. B. M.. A sociedade questiona a publicidade: um estudo da atuação da sociedade civil organizada na regulamentação da publicidade brasileira. Comunicação & Sociedade (Online), v. 37, p. 469-493, 2015.

2.
VALENTE, S. B. M.2013 VALENTE, S. B. M.. Movimentos sociais na publicidade: novos caminhos para a regulamentação da publicidade brasileira?. Comunicologia (Brasília), v. 6, p. 3-18, 2013.

3.
VALENTE, S. B. M.2009VALENTE, S. B. M.. Luxo ecológico e responsável: consciência ou tendência?. Esfera (Macaé), v. 1, p. 1-14, 2009.

4.
VALENTE, S. B. M.2009 VALENTE, S. B. M.. Entre o inferno e o paraíso: o papel da publicidade na sociedade de hiperconsumo. Bibliocom (São Paulo), v. 3, p. 1-8, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
FLAUSINO, Márcia Coelho ; OLIVEIRA, S.R.N. ; VALENTE, S. B. M. ; CALAZANS, Fabíola ; NASCIMENTO, Jaqueline Souza . O luxo e seus sentidos diversos: uma visão multifacetada sobre o fenômeno. In: Márcia C. Flausino; Selma R. Oliveira. (Org.). Fashion Sapiens: o ser e o ser da moda. 1ed.Brasília: Casa das Musas, 2014, v. , p. 107-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, C. O. ; VALENTE, S. B. M. ; FARIAS, Kildery Oliveira ; DINO, Vitor Freitas Jorge ; BATISTA, Ana Thayná ; COUTINHO, Luana Gomes Gandra ; VIEIRA, Tainá ; SILVEIRA, Lanna Caroline Alves . Proteção de Aço: Bombril como nunca antes anunciado. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017. v. 40. p. 1-6.

2.
MOTA, L. R. P. ; VALENTE, S. B. M. ; CASTRO, M. R. ; PENA, J. M. ; RUMF, R. M. ; REIS, S. S. ; MANAUT, V. . Amplificador Goodbeats: O reinvento da roda na redação publicitária. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2017, Cuiabá. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-7.

3.
PAIVA, C. O. ; VALENTE, S. B. M. ; FARIAS, Kildery Oliveira ; DINO, Vitor Freitas Jorge ; BATISTA, Ana Thayná ; COUTINHO, L. G. G. ; VIEIRA, Tainá ; SILVEIRA, Lanna Caroline Alves . Proteção de Aço: Bombril como nunca antes anunciado. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2017, Cuiabá. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-6.

4.
SILVA, B. M. ; VALENTE, S. B. M. . Anúncio: Drogas não rimam com diversão. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2014, Taguatinga. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2014. p. 1-8.

5.
VALENTE, S. B. M.; MARIANO, S. ; REIS, S. ; BRASIL, M. ; FREITAS, M. ; CARVALHO, A. ; SANTOS, J. . Jingle ?Sabores do Brasil? para a marca Chocolates Brasil Cacau. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2014, Taguatinga. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2014. p. 1-7.

6.
VALENTE, S. B. M.. O papel da sociedade civil organizada na regulamentação da publicidade brasileira. In: IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul Americana de Mídia Cidadã, 2013, Curitiba. Anais da IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul Americana de Mídia Cidadã, 2013.

7.
VALENTE, S. B. M.. Consumo de luxo e produtos falsificados. In: XII SeComunica - Semana da Comunicação da UCB, 2012, Taguatinga. Convergente e Divergentes: somos quem queremos e podemos? Reflexões sobre comunicação e pluralidade. Taguatinga: Universidade Católica de Brasília, 2012. v. XII. p. 144-177.

8.
VALENTE, S. B. M.. A Cauda Longa do Luxo: a Internet como mercado (de nicho). In: XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro Oeste, 2009, Brasília. Anais do XI Congresso de Comunicação da Região Centro-Oeste. São Paulo: Intercom, 2009. v. XI. p. 1-15.

9.
VALENTE, S. B. M.. Luxo Sustentável: a nova estratégia do mercado premium?. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom, 2008, SÃO LUÍS. Anais do X Congresso de Comunicação na Região Nordeste, 2008. v. 10.

10.
VALENTE, S. B. M.. A segunda realidade na comunicação do luxo: análise de anúncios on-line da Christian Dior. In: II Encontro da ULEPICC-Brasil, 2008, Bauru. Anais do II Encontro Ulepicc-Brasil, 2008. v. II. p. 1285-1301.

11.
VALENTE, S. B. M.. O luxo na Internet: uma análise sociológica do fenômeno. In: LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã, 2008, Bauru. Anais do I Simpósio de Comunicação e Tecnologias Interativas, 2008. v. I.

12.
VALENTE, S. B. M.. Hiperconsumo, responsabilidade social e novas estratégias comunicacionais: caminhos para um luxo sustentável?. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

13.
VALENTE, S. B. M.. A segunda realidade na comunicação do luxo: uma análise dos anúncios da grife Christian Dior. In: II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2007, São Paulo. Anais do II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2007. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALENTE, S. B. M.. Do consumo ostentatório ao hiperconsumo consciente: um ensaio sobre o cidadão. In: IX Jornada Multidisciplinar - Pensamento e Linguagem, 2007, Bauru. Caderno de Resumos da IX Jornada Multidisciplinar: pensamento e linguagem, 2007. p. 76-77.

Apresentações de Trabalho
1.
VALENTE, S. B. M.. O papel da sociedade civil organizada na regulamentação da publicidade brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VALENTE, S. B. M.. O luxo e a moda: estratégias de grandes marcas de luxo na Internet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VALENTE, S. B. M.. Consumo de Luxo e Produtos Falsificados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VALENTE, S. B. M.. Eco-Design e consumo responsável. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VALENTE, S. B. M.. Eco-Design. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VALENTE, S. B. M.. A Cauda Longa do Luxo: a Internet como mercado (de nicho). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VALENTE, S. B. M.. Luxo Sustentável: a nova estratégia do mercado premium?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VALENTE, S. B. M.. A segunda realidade na comunicação do luxo: análise de anúncios on-line da Christian Dior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VALENTE, S. B. M.. O luxo na Internet: uma análise sociológica do fenômeno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
VALENTE, S. B. M.. Hiperconsumo, responsabilidade social e novas estratégias comunicacionais: caminhos para um luxo sustentável?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VALENTE, S. B. M.. Da ostentação ao hiperconsumo: o cidadão em busca da felicidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VALENTE, S. B. M.. A segunda realidade na comunicação do luxo: uma análise dos anúncios da grife Christian Dior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
VALENTE, S. B. M.. Do consumo ostentatório ao hisperconsumo consciente: um ensaio sobre o cidadão.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VALENTE, S. B. M.. Programa Repórter Senado ? Publicidade Infantil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
VALENTE, S. B. M.. Análise das estratégias comunicacionais de grifes de luxo na Internet. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
VALENTE, S. B. M.. Análise das estratégias comunicacionais de grifes de luxo na Internet. 2009. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
VALENTE, S. B. M.. A Comunicação do Luxo (Palestra). 2006 (PALESTRA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, I. L.; OLIVEIRA, S.R.N.; RIZZO, W. A.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Flávia Sá de Abreu.GG Genuinamente Gostosas: um estudo das representações visuais da mulher gorda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

2.
LIMA, M. F. R.; VALENTE, S. B. M.; JESUS, R. S.. Participação em banca de Artur Dias Rocha.A cara da música: a fotografia e seu papel na formação de uma identidade visual para bandas brasilienses. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

3.
OLIVEIRA, S.R.N.; VALENTE, S. B. M.; ALVES, G. A. S.. Participação em banca de Paula Pontes Guimarães.Falta de Capricho: uma análise do discurso da Revista Teen. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

4.
ABREU, M. F. D. V.; VALENTE, S. B. M.; DANTAS, Edmundo Brandão. Participação em banca de João Victor Gusmão da Silva.Magic To Do: uma análise de ferramentas de Marketing não tradicional aplicadas a Escola de Teatro Musical de Brasília. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

5.
DANTAS, Edmundo Brandão; VALENTE, S. B. M.; PAULINO, F. O.. Participação em banca de André Vilas Bôas Magalhães.A obsolescência programada e o comportamento do consumidor com relação aos gadgets. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

6.
OLIVEIRA, S.R.N.; VALENTE, S. B. M.; SÁ, Sérgio de. Participação em banca de Guilherme Maragno Barbosa.Como ser má: um estudo de caso sobre as personagens principais da telenovela A Usurpadora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

7.
DANTAS, Edmundo Brandão; ABREU, M. F. D. V.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Davi Gomes Quintanilha.Gestão Administrativa de empresas juniores de comunicação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

8.
OLIVEIRA, S.R.N.; RIZZO, W. A.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Bárbara Rodarte do Amaral.Realidade Plástica: a estética do feio da indústria da moda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

9.
FORESTI, J. A.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Victor Lemos Fraga.A identidade sonora da marca Reserva: criação da estratégia de ativação sonora para a marca Reserva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

10.
SABIONI, A. R.; VALENTE, S. B. M.; LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade. Participação em banca de Bárbara Melo Gonçalves.A influência dos blogs de moda na decisão de compra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

11.
SOUSA, A. V. R.; VALENTE, S. B. M.; LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade. Participação em banca de Adriana Berquó Coimbras.Programa Pronto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

12.
LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade; VALENTE, S. B. M.; SABIONI, A. R.; CARVALHO, R. F. B.. Participação em banca de Layanne Alves Ribeiro.Planejamento de comunicação em mídias sociais da Matriz Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

13.
LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade; VALENTE, S. B. M.; Cordova, Angélica. Participação em banca de Ariane Kally Brandão de Oliveira.Revista Capricho: folheando o comportamento das garotas na era do consumo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

14.
CARVALHO, R. F. B.; VALENTE, S. B. M.; SILVA, I. G.. Participação em banca de Thiago Tavares da Costa.Criação Publicitária: construção de portifólio de redação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

15.
OLIVEIRA, S. C.; VALENTE, S. B. M.; LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade. Participação em banca de Larisse Barbosa da Hora.Planejamento de Campanha Educativa Pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

16.
SILVA, I. G.; Cordova, Angélica; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Leonardo Braycon da Silva Lima.Guia de Identidade Visual da empresa Wish Entertainment. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

17.
MOLINA, A. W.; VALENTE, S. B. M.; PINTO, T. S. A.. Participação em banca de Thaíssa Oliveira Alvez.Crowdart: crowdsourcing e arte colaborativa em rede. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

18.
FERREIRA, F. V.; VALENTE, S. B. M.; LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade. Participação em banca de Thiago Issao Massuda.Comunicação Visual Nipo-Gastronômica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

19.
FLAUSINO, Márcia Coelho; OLIVEIRA, S.R.N.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Jaqueline Sousa Nascimento.Construção e desconstrução de identidades na cultra da mídia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

20.
FORESTI, J. A.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Isabela de Sousa Vogado Braga.Publicidade Infantil: valores familiares e de mercado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

21.
Cordova, Angélica; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Sâmela Gabrielle Borges dos Santos.O uso da música nos anúncios publicitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

22.
SABIONI, A. R.; VALENTE, S. B. M.; LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade. Participação em banca de João Paullo de Oliveira Farias e Heverton Cavalcante Silva.Visões de Guerrilha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

23.
OLIVEIRA, S. C.; VALENTE, S. B. M.; LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade. Participação em banca de Luanny Evangelista de Farias Teixeira.Marketing Político dos senadores do Distrito Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

24.
Cordova, Angélica; VALENTE, S. B. M.; COELHO, Flávio. Participação em banca de Caroline Carneiro Tavares Teixeira.A narrativa transmídia e a publicidade: a marca como uma experiência de consumo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

25.
FERREIRA, F. V.; VALENTE, S. B. M.; LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade. Participação em banca de Ingridy de Araújo Lopes e Larissa de Oliveira Monteiro.Marketing Digital: análise das estratégias digitais utilizadas pela Galinha Pintadinha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

26.
BRAGHINI JUNIOR, L.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Laura Jary Itaboraí.Sete erros do mercado publicitário de Brasília. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

27.
PAVARINO, R. N.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Ivo Francisco Silva Pereira.A escravidão no Brasil, o negro e a propaganda: representações e racismo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

28.
MARTINEZ, M. C. A.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de André Medeiros.A tendência no campo da comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

29.
MARTINEZ, M. C. A.; VALENTE, S. B. M.. Participação em banca de Alaine Oliveira dos Santos.Coolhunting na publicidade com viés da área de mídia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

30.
LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade; VALENTE, S. B. M.; COELHO, Flávio. Participação em banca de Bruna Gomes Ribeiro.Merchandising em Shoppings Centers. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

31.
CUNHA, R. C. V.; VALENTE, S. B. M.; PINTO, T. S. A.. Participação em banca de Vicente Rodrigues Ramos.A propaganda dentro do CQC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ESCH, Carlos Eduardo; VALENTE, S. B. M.; NOVIS, Carlos Henrique. Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Rádio e TV. 2016. Universidade de Brasília.

2.
DEL BIANCO, Nélia Rodrigues; DA SILVA, Elis Regina Auraújo; VALENTE, S. B. M.. Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Rádio. 2015. Universidade de Brasília.

3.
Cordova, Angélica; VALENTE, S. B. M.; FORESTI, J. A.; GONÇALVES, E. C. M.. 68º Processo Seletivo para Professor Quadro Complementar ? UCB ? 2012. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. O papel da sociedade civil organizada na regulamentação da publicidade brasileira. 2013. (Congresso).

2.
Como fazer a diferença num cenário competitivo. 2009. (Outra).

3.
XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro Oeste. A Cauda Longa do Luxo: a Internet como mercado (de nicho). 2009. (Congresso).

4.
II Encontro da ULEPICC-Brasil.A segunda realidade na comunicação do luxo: análise de anúncios on-line da Christian Dior. 2008. (Encontro).

5.
I Seminário LECOTEC de Comunicação Científica. 2008. (Seminário).

6.
IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. Da ostentação ao hiperconsumo: o cidadão em busca da felicidade. 2008. (Congresso).

7.
LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã.O luxo na Internet: uma análise sociológica do fenômeno. 2008. (Seminário).

8.
V Colóquio Brasil-Espanha de Ciências da Ccomunicação. 2008. (Outra).

9.
X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom. Luxo Sustentável: a nova estratégia do mercado premium?. 2008. (Congresso).

10.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Hiperconsumo, responsabilidade social e novas estratégias comunicacionais: caminhos para um luxo sustentável?. 2008. (Congresso).

11.
II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing.A Segunda Realidade na Comunicação do Luxo: uma análise dos anúncios da grife Christian Dior.. 2007. (Encontro).

12.
IX Jornada Multidisciplinar - Pensamento e Linguagem.Do consumo ostentatório ao hiperconsumo consciente: um ensaio sobre o cidadão.. 2007. (Outra).

13.
20ª Semana Internacional da Criação Publicitária. 2006. (Outra).

14.
14º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2003. (Seminário).

15.
Propaganda para Fazer Negócios e Construir Marcas. 2003. (Outra).

16.
V Semana de Comunicação UNICEUMA. 2003. (Outra).

17.
IV Semana de Comunicação UNICEUMA. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTE, S. B. M.. XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. 2014. (Congresso).

2.
VALENTE, S. B. M.. XIII Secomunica - Semana de Comunicação da UCB. 2013. (Outro).

3.
VALENTE, S. B. M.. V Semana de Comunicação UniCeuma. 2003. (Outro).

4.
VALENTE, S. B. M.. IV Semana de Comunicação Uniceuma. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Luiz Sousa Azevedo. Born to Buy: uma análise do mercado fast fashion e o consumo sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

2.
Helena Rocha Vilarinho. Os arquétipos na publicidade de perfumes de luxo: como grandes marcas conquistam seus consumidores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

3.
Danielle Guimarães Santos. Fashion Experience: como criar vínculos em um segmento marcado pela efemeridade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

4.
Aline dos Santos de Sousa. Uma avaliação de ferramentas gratuitas de monitoramento de mídias sociais no setor público. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

5.
Edimar Amorim Barbosa. Publicidade e Criança: a linguagem da publicidade contemporânea direcionada ao público infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

6.
Monaína Dantas Costa. A influência do Brandsense no processo de posicionamento e memorização da marca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

7.
Karina Mota Curvina. O poder das marcas: estudo de caso do seriado Sex and the City. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

8.
Christyan Schneider Pereira. Blog Caldo de Cana: se vai levar o pastel, aproveita e leva o caldo de cana.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

9.
Ana Keila Silva, Edirléia Cristina Borges, Fernanda Barbosa. Deu Branco na Comunicação?: criação de um programa para a web.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

10.
Kamilla Carvalho Rosa. Ser ou parecer ser?: estudo de caso da propaganda do Banco Santander Brasil S.A.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

11.
Jean Michel Santps e Joelma Alves Lima. Planejamento de Campanha para a rede de Drogarias Menor Preço. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

12.
Deysianne Candeiras e Leydianne Candeiras. LEYDE: criação de marca e manual de identidade visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

13.
Aline Boniatti, Cláudio Souza, Aparecida Xavier, Mônica Lima. Planejamento de Campanha da NB Celular (revenda TIM). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

14.
Tayra Michele Santos Sales. Estratégias publicitárias para atender a um público com gostos e preferências tão distintas: estudo de caso da campanha ?Todo Mundo? da Volkswagen.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

15.
Wilson Antônio Salgado Jr.. Planejamento de Campanha para a empresa WebNet.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

16.
André Luiz Damasceno, Eurides Osório e Giselle Carreiro. Manual de Identidade Visual da marca Rima?s.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

17.
Lays Alves Dias e Edinaide Alves de Oliveira. Manual de Identidade Visual da GFD Construções.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

18.
Karolina Kiss Silva, Tatiany Pardinho e Thayana Rodrigues. Planejamento de Campanha para a marca de roupas femininas CLOSET.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

19.
Leandro Brandão Moreira. As estratégias de comunicação do Projeto TAMAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

20.
Wescley Mota da Silva. As dificuldades de consumo dos deficientes visuais.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

21.
Shyrley Philippe Leal. Ética na propaganda infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

22.
Camila Moura Gonçalves e Talita Maiane. Planejamento de Campanha para a loja Kaprichosa.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

23.
Elda Pereira Holanda, Soraya da Silva e Áurea de Oliveira. Planejamento de Campanha para o Abrigo Augusto: campanha de incentivo à adoção de animais.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

24.
Idaiana Santos da Mota e Juscélia da Mota Santos. Planejamento de Campanha para o lançamento do Cerimonial Sublime.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

25.
Briza Barros, Renata Fleury e Priscilla da Rocha.. Planejamento de Campanha: Loja Virtual da empresa Empório La Fefê.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

26.
Angélica Carvalho Borba e Warlley Souza Santos.. Programa Radiofônico Cristão: Giro Jovem Ebenézer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.

27.
Ivan Pereira Medeiros, Luann Rodrigues e Tânia de Carvalho. Tempestade de Ideias: um livro sobre propaganda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Brasília. Orientador: Suelen Brandes Marques Valente.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 21:53:10