Bruno César de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1777669525281954
  • Última atualização do currículo em 21/09/2012


Graduado em Desenho Industrial pela UNESP - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, (2009), começou sua produção acadêmica trabalhando com pesquisas na área de ergonomia aplicada ao design de instrumentos manuais. Posteriormente, iniciou pesquisa em outra vertente do design, trabalhando com design de jogos virtuais, abordando temas como parâmetros para criação de jogos pedagógicos, design de jogos virtuais e interfaces; e concept art e produção de jogos eletrônicos virtuais. Atualmente estuda como o design e as artes podem contribuir para interfaces cada vez mais funcionais, ricas em "user experience", e qual a correlação entre a ilustração aplicada às interfaces digitais e a experiência do usuário. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno César de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, B. C.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: DESIGN DE JOGOS ELETRÔNICOS: CONCEPT ART E MODELAGEM 3D DO JOGO RPG EDUCATIVO MAGINUS A LENDA DO CUBO DA SABEDORIA ..
Orientador: Prof. Dr. José Carlos Plácido da Silva.




Formação Complementar


2009 - 2009
Animação 2D. (Carga horária: 50h).
Escola Goiana deDesenho Animado.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.


Idiomas


Português
Fala Razoavelmente.
Inglês
Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PASCHOARELLI, Luis Carlos2007PASCHOARELLI, Luis Carlos ; SOUSA, B. C. . A INFLUÊNCIUA DA VARIEDADE ANTROPOMÉTRICA ENTRE MÃOS DE DESTROS E CANHOTOS NO DESIGN ERGONÔMICO DE INSTRUMENTOS MANUAIS: UM ESTUDO PRELIMINAR. Estudos em Design, v. V15, p. 45-57, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, B. C.; SILVA, Danilo Corrêa ; PASCHOARELLI, Luis Carlos . DIFERENÇAS ANTROPOMÉTRICAS ENTRE MÃOS DE DESTROS E CANHOTOS: A INFLUÊNCIA NO DESIGN ERGONÔMICO DE INSTRUMENTOS MANUAIS. In: 7º P&D DESIGN - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Anais do 7º P&D Design, 2006.

2.
SILVA, Danilo Corrêa ; SOUSA, B. C. ; PASCHOARELLI, Luis Carlos . PERCEPÇÃO DE DESCONFORTO E AGRADABILIDADE A MANIPULAÇÃO DE INSTRUMENTOS MANUAIS POR DESTROS E CANHOTOS: PARÂMETROS PARA O DESIGN ERGONÔMICO. In: 7º P&D DESIGN - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba - PR. Anais do 7º P&D Design, 2006.

3.
PASCHOARELLI, Luis Carlos ; SILVA, Danilo Corrêa ; SOUSA, B. C. . A INFLUENCIA DA MANIPULAÇÃP DE TESOURAS POR DESTROS E CAHOTOS NOS ASPECTOS DE PERCEPÇÃO ERGONÔMICA DO PRODUTO. In: Congresso Brasileiro de Ergonomia, 4º Fórum Brasilero de Ergonomia e 2 Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia - ABERGO JOVEM, 2006, Curitiba - PR. Anais do 14 Congresso Brasileiro de Ergonomia, 4º Fórum Brasilero de Ergonomia e 2 Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia - ABERGO JOVEM, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
PASCHOARELLI, Luis Carlos ; SILVA, Danilo Corrêa ; RAZZA, Bruno Montanari ; SOUSA, B. C. ; SILVA, J. C. P. . DOMINÂNCIA MANUAL DE ADULTOS: ASPECTOS PERCEPTIVOS DA HABILIDADE MANUAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUSA, B. C.. DESIGN LÚDICO: PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DE RPG.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SOUSA, B. C.; NAKATA, M. K. . DESIGN DE JOGOS EDUCATIVOS: ANÁLISE DE JOGOS PREFERIDOS POR CRIANÇAS E A CORRELAÇÃO COM O GOSTO PELA ESCOLA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUSA, B. C.; NAKATA, M. K. ; SILVA, J. C. P. . DESIGN LÚDICO: PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DE RPG.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, B. C.. Menção Honrosa em trabalho de Webdesign no Awwwards. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SOUSA, B. C.. Trabalho de webdesign selecionado para a galeria permanente do Qnt Gallery. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, B. C.; NAKATA, M. K. ; SILVA, J. C. P. . DESIGN LÚDICO: PARÂMETROS PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DE RPG. AGRUPAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE ESTILOS DE JOGOS.. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
SOUSA, B. C.; NAKATA, M. K. ; SILVA, J. C. P. . ASPECTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS PARA PRODUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS 3D: ELEMENTOS DE DESIGN.. 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
SOUSA, B. C.. PENSE RÁPIDO: DESIGN E TEATRO!". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUSA, B. C.; NAKATA, M. K. ; SILVA, J. C. P. . DESIGN LÚDICO: PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DE RPG.. 2008. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SOUSA, B. C.; PIMENTEL, Leandro Luiz Abreu ; LOPES, Maria Bruna . URBAN NINJA - VIDEOCLIPE DE ANIMAÇÃO DA MÚSICA "MUITO ALÉM" DA BANDA "JULGAMENTO". UM DOS 12 PROJETOS VENCEDORES DO CONCURSO CONEXÃO VIVO ANIMAÇÕES. 2010. Vídeo.

2.
SOUSA, B. C.; LOPES, Maria Bruna ; MESQUITA, R. . O CAPACETE FUJÃO. 2008. Vídeo.

3.
SOUSA, B. C.. ECAL - ENCONTRO CULTURAL DE ARTES LIVRES. 2004. Desenho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º R Design CO/MG - Encontro Regional dos Estudantes de Design da Região Centro-Oeste e Minas Gerais.DESIGN LÚDICO: PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DE RPG.. 2008. (Seminário).

2.
4º R Design - Encontro Regional de Estudantes de Design do eixo RJ/ES.DESIGN E EDUCAÇÃO: O LÚDICO E OS JOGOS EDUCATIVOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DE RPG (ROLE-PLAYING GAME) NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS.. 2008. (Seminário).

3.
InteRdesigners - SEPA : Seminário de Produção Acadêmica do Encontro Regional dos Estudantes de Design de São Paulo.DESIGN LÚDICO: PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DE RPG.. 2008. (Seminário).

4.
Seminário Câmera Cotidiana - Vídeo de Bolso: faça o seu.O CAPACETE FUJÃO. 2008. (Seminário).

5.
X Jornada Multidisciplinar: As Múltiplas Faces da Constituição Cidadã.DESIGN DE JOGOS EDUCATIVOS: ANÁLISE DE JOGOS PREFERIDOS POR CRIANÇAS E A CORRELAÇÃO COM O GOSTO PELA ESCOLA. 2008. (Seminário).

6.
17 N Design - Encontro nacional dos Estudantes de Design.Gestor de um grupo de discussão sobre Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos; Membro de mesa redonda sob o tema. 2007. (Encontro).

7.
7º P&D DESIGN - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. DIFERENÇAS ANTROPOMÉTRICAS ENTRE MÃOS DE DESTROS E CANHOTOS: A INFLUÊNCIA NO DESIGN ERGONÔMICO DE INSTRUMENTOS MANUAIS. 2006. (Congresso).

8.
7º P&D DESIGN - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. PERCEPÇÃO DE DESCONFORTO E AGRADABILIDADE A MANIPULAÇÃO DE INSTRUMENTOS MANUAIS POR DESTROS E CANHOTOS: PARÂMETROS PARA O DESIGN ERGONÔMICO. 2006. (Congresso).

9.
Congresso Brasileiro de Ergonomia, 4º Fórum Brasilero de Ergonomia e 2 Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia - ABERGO JOVEM. A INFLUENCIA DA MANIPULAÇÃP DE TESOURAS POR DESTROS E CAHOTOS NOS ASPECTOS DE PERCEPÇÃO ERGONÔMICA DO PRODUTO. 2006. (Congresso).

10.
3º SIMPÓSIO PAE - PROEX.A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS ANTROPOMÉTRICOS DA MÃO HUMANA NA USABILIDADE DE INSTRUMENTOS MANUAIS. 2005. (Simpósio).

11.
3º SIMPÓSIO PAE - PROEX.QUESTÕES DE DOMINÂNCIA NA USABILIDADE DE INSTRUMENTOS MANUAIS. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, B. C.. 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN.. 2006. (Congresso).

2.
SOUSA, B. C.. INTERDESIGNERS 2006. 2006. (Congresso).



Outras informações relevantes


Foi aluno pesquisador com bolsa de Iniciação Científica durante 4 anos. A princípio desenvolveu pesquisa com bolsa PIBIC/CNPQ na área de ergonomia, estudando diversos atributos pertinentes ao design de instrumentos manuais, dos quais é possível citar: antropometria manual, dominância manual e testes de forças manuais. A pesquisa durou entre 2006 e 2007.

Em um segundo momento, ainda como bolsista de Iniciação Científica, mas agora financiado pela FAPESP, desenvolveu pesquisa sobre Design Lúdico, concentrando estudos na áreas de jogos eletrônicos virtuais educativos. Dentro dessa vertente é possível citar os seguintes temas principais: pesquisa de campo para elaboração de parâmetros para design de jogos educativos; pesquisa sobre tipos de jogos eletrônicos virtuais e correlação com elementos pedagógicos; e concept art e produção de jogos eletrônicos virtuais.

Após concluir a graduação em Design pela UNESP, foi colocar seus conhecimentos em prática montando seu próprio estúdio de design. Atualmente trabalha como designer freelancer e possui produção profissional nas áreas de design, ilustração e animação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 23:58:27