Fábia Pereira Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1738070775161957
  • Última atualização do currículo em 13/02/2019


Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), especialização em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas, 2003), mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas (PUC Minas, 2009). Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública - MOBILIZA (UFMG) e DIALORG - comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (PUC−MG). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, planejamento da comunicação, comunicação estratégica, relações públicas e discurso organizacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábia Pereira Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Fábia P.;LIMA, FÁBIA PEREIRA;LIMA, FÁBIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.
Av. Antônio Carlos, 6.627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095016


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A dimensão comunicacional da estratégia: a estratégia organizacional como prática comunicativa na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Margarida Maria Krohling Kunsch.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Relações Públicas; Comunicação Organizacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda / Especialidade: Planejamento da Comunicação.
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Midiatização empresarial: estratégias de legitimação e interlocução a partir de um canal televisivo de marca,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ivone de Lourdes Oliveira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2003 - 2004
Especialização em Gestão Estratégica de Marketing. (Carga Horária: 390h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Hábitos de compra e estilos de vida dos moradores de condomínios fechados da região de Nova Lima.
Orientador: Valéria Braga Pinto.
1996 - 1999
Graduação em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Nem azul nem rosa: uma leitura de marketing na prostituição travesti.
Orientador: José Márcio Pinto de Moura Barros.




Formação Complementar


2015 - 2015
Planejamento estratégico em comunicação corporativa. (Carga horária: 10h).
Ass. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Org. e de Relações Públicas, ABRAPCORP, Brasil.
2012 - 2012
Avançado de mídia - Planej, negoc e adm de mídia. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2012 - 2012
Básico de Mídia. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2009 - 2009
A PESQUISA EM RELAÇOES PUBLICAS. (Carga horária: 8h).
Ass. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Org. e de Relações Públicas, ABRAPCORP, Brasil.
2008 - 2008
Comunicação estratégica e colaborativa. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2006 - 2006
Marketing de Serviços e Relacionamento. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2003 - 2003
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2002 - 2002
Administração Financeira I. (Carga horária: 36h).
Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Brasil.
2002 - 2002
Gestão de recursos de informação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
As organizações em rede. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Fontes de Informação para negócios. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Diagnóstico de usos da informação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Iniciação ao Vídeo. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
Administração de Pequenas Empresas. (Carga horária: 12h).
Associação Comercial de Minas, ACMINAS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Iniciação à Fotografia. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 8

Atividades

06/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Colegiado de Gradução dos Cursos de Comunicação Social.
05/2013 - 05/2016
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Relações Públicas Plínio Carneiro..
04/2012 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.

Cargo ou função
Representante da Habilitação de Relações Públicas na Comissão de Avaliação do Estágio Discente do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais..
08/2006 - 01/2007
Ensino, COMUNICAÇAO SOCIAL, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Empresarial
Planejamento da Comunicação Organizacional

Ass. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Org. e de Relações Públicas, ABRAPCORP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice Presidente

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Conselho Fiscal


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Bolsista Programa de Aperfeiçoamento Ensino, Carga horária: 6

Atividades

08/2010 - 12/2010
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo.

Estágio realizado
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL (Profa. Dra. Margarida M. K. Kunsch).

Fabrai/Anhanguera, FABRAI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - 12/2010
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração aplicada às Relações Públicas
Consultoria e Assessoria em Relações Públicas
Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação
Planejamento de Comunicação Integrada
Projeto Experimental de Conclusão de Curso
Relações Públicas Governamentais
Técnicas de Relações Públicas
Teorias da Comunicação

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 8

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Relações Públicas
Teorias da Comunicação
02/2007 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .


FADOM - Faculdades Integradas do Oeste de Minas, FADOM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2005 - 07/2006
Ensino, COMUNICAÇÃO SOCIAL, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MARKETING POLITICO, SOCIAL E CULTURAL
TEORIA E PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA
CONSULTORIA E ASSESSORIA EM RELAÇÕES PÚBLICAS
MARKETING APLICADO ÀS RELAÇÕES PÚBLICAS
MARKETING CORPORATIVO
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS

Fábrika Comunicação Integrada, FÁBRIKA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora

Atividades

01/2003 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Planejamento, .

Cargo ou função
Consultoria em planejamento de comunicação integrada para clientes da agência: coordenação, acompanhamento, execução e análise de pesquisas; elaboração de diagnósticos, relatórios e planos de comunicação integrada; monitoramento, avaliação e controle.

Guia Planejamento de Comunicação, GUIA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Terceirizada, Enquadramento Funcional: Consultora

Atividades

11/2004 - 02/2006
Serviços técnicos especializados , Planejamento, .

Serviço realizado
Elaboração e implementação de planejamento de comunicação integrada para clientes da agência..

Sapien Design Ltda, SAPIEN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Relações Públicas

Atividades

02/2002 - 07/2002
Serviços técnicos especializados , Planejamento, .

Serviço realizado
Relações Públicas: atendimento; planejamento de comunicação; planejamento de campanha..

Agência Dez de Comunicação Ltda, DEZ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Terceirizada, Enquadramento Funcional: Relações Públicas

Atividades

06/2000 - 03/2001
Serviços técnicos especializados , Planejamento, .

Serviço realizado
Prestação de serviços para clientes da agência: Planejamento e execução de pesquisas. Elaboração de diagnósticos e planos de comunicação. Projeto de relacionamento com lojistas (nacional). Certificação "Empresa Amiga da Criança"..

Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Terceirizada, Enquadramento Funcional: Relações Públicas

Atividades

08/1999 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Seção Minas Gerais, .

Serviço realizado
Planejamento de campanha para o Projeto Acolher (nacional): material institucional e publicitário..

Centro de Ensino de Língua, CEL-LEP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Relações Públicas

Atividades

01/2000 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Departamento de Comunicação, .

Serviço realizado
Pesquisas. Planejamento de comunicação integrada. Comunicação interna. Coordenação de campanhas publicitárias. Planejamento de mídia..
07/1997 - 12/1999
Estágios , Departamento de Comunicação, .

Estágio realizado
Projeto e implantação do departamento de comunicação da empresa. Pesquisas, eventos e planos de comunicação integrada..

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Intercom Júnior
Outras informações
Coordenadora do IJ03 - Relações Públicas e Comunicação Organizacional



Linhas de pesquisa


1.
Comunicação no contexto organizacional


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Simetrias e Assimetrias na Comunicação das minas de Minas: uma proposta de revisão dos modelos de Relações Públicas excelentes à luz das estratégias de visibilidade e inviabilidade das mineradoras no Estado de Minas Gerais
Descrição: A pesquisa pretende contribuir para a linha de estudos críticos que fazem frente ao modelo ideal normativo hegemônico das Relações Públicas (RP) proposto por Grunig e Hunt (1984). O modelo simétrico de mão dupla prevê que a comunicação organizacional constitui-se como esforço de administração de conflitos entre organizações e seus públicos, através de negociações e concessões, contrapondo-se às práticas unidirecionais e assimétricas baseadas na persuasão e coerção. Busca-se investigar em que medida tal modelo tem sido utilizado para legitimar ações de comunicação organizacional nas empresas, ao fornecer uma base teórica de pretensa negociação e diálogo que, na prática, não se alcança. O processo das RP é inerentemente desequilibrado e as forças persuasivas, as assimetrias, os jogos de coerção devem ser reconhecidos como parte de suas práticas. Há de se questionar a quem interessa naturalizar tal modelo e em que medida ele constitui-se como recurso discursivo para mascarar práticas assimétricas, relações de poder e esforços de persuasão, com objetivo de reforçar as assimetrias e legitimar práticas interessadas e, em última instância, pouco democráticas por parte das organizações. O percurso metodológico revisará os estudos originais e atualizados de Grunig, bem como as principais críticas recebidas desde sua proposição. Serão analisados trabalhos da área da comunicação e da estratégia que apostam em uma perspectiva paradigmática complexa e relacional ? especialmente, os estudos da Nova Teoria da Estratégia e da Estratégia como Prática - e da area da mineração, identificando as principais empresas que atuam neste espaço. Serão realizadas até dez entrevistas em profundidade com os profissionais responsáveis pela gestão da comunicação destas empresas, buscando observar, no discurso, as orientações paradigmáticas que orientam as práticas das organizações que representam e, em que medida, elas são utilizadas como recurso discursivo para justificar práticas assimétricas e esforços de coerção frente a interesses organizacionais, pautados na lógica mercantilista da sociedade contemporânea. Pretende-se não apenas observar, a partir de situações concretas, se as críticas ao modelo são pertinentes mas também apontar para possibilidades de atuação ética que possam conformar novos modelos para as RP. A pesquisa adquire especial relevância no momento em que são implementadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC, 2013) para os cursos de RP no Brasil, forçando as instituições de ensino superior repensarem seus projetos pedagógicos e o arcabouço teórico que sustenta a formação profissional dos gestores de comunicação organizacional. Ademais, o setor de mineração vive um momento de exposição e reposicionamento de suas práticas, após o rompimento da barragem da Samarco em MG, em 2015, evidenciando relações conflitantes, públicos ali constituídos (como os atingidos) e a adoção de estratégias de (in)visibilidade por parte das empresas do setor que merecem atenta análise..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fábia Pereira Lima - Coordenador.
2015 - 2016
A estratégia como prática comunicacional de sujeitos no enfrentamento da crise hídrica de 2014/2015
Descrição: A pesquisa busca analisar os impactos da crise hídrica no Brasil, sob o ponto de vista das implicações comunicacionais (simbólicas, relacionais e sociais) para alguns dos principais atores envolvidos. Dentre eles, destaca os posicionamentos assumidos pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais, responsável pelo abastecimento de água no Estado mineiro, no enfrentamento a um dos maiores desafios postos para a sustentabilidade da sociedade contemporânea. Reconhecendo a urgência desta pauta e o complexo jogo de interesses (sobretudo políticos e econômicos) que envolvem a questão, a pesquisa elege a comunicação como privilegiado âmbito de observação não apenas das organizações (e suas interações), mas da própria sociedade. Para iluminar as análises, o estudo adota uma perspectiva contemporânea sobre estratégia, que considera a comunicação como o mais contundente espaço para a construção de conhecimento sobre ela. Assim, quando os indivíduos são tomados como atores sociais em complexas redes de relações e as organizações passam a ser compreendidas como locus de inovação e significação (deixando de ser vistas como meras unidades de produção), a estratégia também deixa de ser considerada uma ciência de conflito e ganha novos contornos a partir de uma perspectiva relacional da comunicação: uma proposta articuladora em que a negociação, a mediação, a cooperação e o consenso orientam as interações entre as pessoas. Mais do que isso, o estudo adota a perspectiva teórica da ?estratégia como prática? para defender a estratégia como uma prática, antes de mais nada, comunicacional. Assim considerados, os estudos da estratégia trazem contribuições que ultrapassam o âmbito organizacional - posto que a comunicação é também (e, essencialmente) uma prática individual e social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fábia Pereira Lima - Coordenador / Ivone de Lourdes Oliveira - Integrante / Márcio Simeone Henriques - Integrante / Daniel Reis - Integrante / Maria Aparecida de Paula - Integrante.
2009 - 2010
A perspectiva processual da comunicação no contexto das organizações
Descrição: Esta pesquisa propõe um aprofundamento em discussões de caráter epistemológico, metodológico e teórico do campo da Comunicação Social no Brasil, na medida em que reforça a necessidade de se entender a comunicação em seu aspecto dinâmico, e como um fenômeno que se efetiva na instância da recepção. O objetivo é o de captar os movimentos comunicacionais, abandonando perspectivas unilineares de compreensão desse objeto. As organizações são incorporadas na análise teórico-empírica como espaço privilegiado de observação de movimentos comunicacionais, uma vez que sua legitimação social pressupõe a contínua realização de tais processos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fábia Pereira Lima - Integrante / Luisa Monteiro - Integrante / Ivone de Lourdes Oliveira - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - Atual
ACS Lab - Laboratório Agência de Comunicação Solidária
Descrição: O ACS Lab (Laboratório Agência de Comunicação Solidária) é um espaço de reflexão e experimentação sobre as tecnologias e estratégias de comunicação, envolvendo docentes e discentes da UFMG, especialmente de Comunicação Social, coletivos de promoção da cidadania, escolas públicas de Minas Gerais e a Associação Imagem Comunitária (AIC, organização não-governamental que atua, desde 1993, com projetos de democratização da comunicação junto a diversos segmentos sociais)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fábia Pereira Lima - Coordenador / Márcio Simeone Henriques - Integrante / Rafaela Pereira Lima - Integrante.
2014 - 2015
Conecta RP
Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Laboratório de Relações Públicas Plínio Carneiro (Larp), parte do sistema laboratorial do Departamento de Comunicação Social da UFMG que tem por objetivo principal dar suporte às atividades do curso de graduação relacionadas à formação em comunicação estratégica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fábia Pereira Lima - Coordenador / Márcio Simeone Henriques - Integrante.
2014 - 2014
Semana da Comunicação 2014
Descrição: A Semana da Comunicação, tradicional evento entre as graduações de Comunicação Social pelo Brasil, busca aproximar campo acadêmico e profissional por meio de atividades didáticas e culturais envolvendo alunos, professores, pesquisadores e demais profissionais da área. A última edição na UFMG aconteceu em 2011 e seu resgate, em 2014, vem atender à demanda expressa pelos alunos de valorização a este importante momento de discussão de nosso campo do conhecimento. A Semana de Comunicação 2014: Nós que Conectam, levando em consideração temas sugeridos pelos próprios alunos, propôs aproximar a comunicação de outras áreas com as quais mantem interface, como o Design, a Moda e a Arquitetura, valorizando assim a interdisciplinaridade. Tendo em vista, ainda, o fato de que a formação dos alunos se dá por um conjunto de fatores, os quais escapam aos espaços de sala de aula e se apresentam também nos momentos de convivência, o evento teve como ponto relevante a oportunidade de criação de diálogos e de compartilhamento de conhecimento através de atividades de pesquisa, ensino e extensão. A Semana de Comunicação abarcou atividades de aproximação com profissionais do mercado, pesquisadores, ex-alunos do curso e apresentações culturais que promoveram a integração entre os participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Fábia Pereira Lima - Coordenador.
2014 - 2014
Suporte de Comunicação para o Programa Escola Integrada UFMG
Descrição: A UFMG integra, desde 2006, o grupo de universidades parceiras do Programa Escola Integrada, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte ? SMED/PBH. Tendo como objetivo a ampliação da jornada escolar por meio da oferta de oficinas de natureza diversificada no contra-turno das escolas municipais da capital, o Programa funciona em uma complexa dinâmica que conglomera diversas escolas municipais, comunidades escolares, universidades e poder público. Levando em conta apenas a UFMG, é possível perceber que o Programa mobiliza mais de dez unidades acadêmicas, envolvendo técnicos, professores e alunos de graduação e pós-graduação. A expansão do número de professores e bolsistas participantes só veio a intensificar e complexificar ainda mais a rede de ações e informações estabelecida pelos diversos atores envolvidos. Até o ano de 2010, a gestão dessa imensa rede de informações compunha as atividades da coordenação executiva do Programa na UFMG, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão. No entanto, essa mesma coordenação diagnosticou a necessidade de realizar ações de comunicação que integrassem os públicos envolvidos e potencializassem a rede de informações já existente. Por essa razão, o Programa passou a contar, em 2011, com um suporte de comunicação integrado à sua coordenação executiva. O suporte realiza, desde então, uma série de ações comunicacionais coesas capazes de organizar e otimizar os inúmeros fluxos de informação existentes na rede de atores do Programa. Dessa forma, o Programa Escola Integrada tem se fortalecido dentro e fora do âmbito universitário e contemplado cada vez mais a diretriz da integralização ensino, pesquisa e extensão. De 2011 a 2013, destacam-se as seguintes realizações: identidade visual; mailing dos públicos; Guia do Bolsista; Cardápio de Oficinas; boletim eletrônico quinzenal; relacionamento com mídias da universidade; grupo virtual que reúne o público interno; inserção nas mídias sociais: blog e Facebook; criação publicitária; promoção e cobertura de eventos e campanhas; reuniões quinzenais de planejamento, avaliação e troca de experiências com a coordenação geral e as áreas. Destacam-se, como resultados de 2013, o uso e o reconhecimento do boletim quinzenal como fonte de informação, o sucesso das campanhas de cadastramento de bolsistas e o considerável aumento de visualizações do blog e da página no Facebook, com a inserção de notícias de forma regular. Para 2014, a proposta foi dar continuidade às ações já realizadas, buscando maior efetividade e maior alcance de públicos; implementar uma rotina de visitas às escolas, para registrar e divulgar as oficinas do programa e os seus resultados; desenvolver novo layout para as peças de comunicação; desenvolver brindes e papelaria com a identidade visual do programa; estabelecer um relacionamento com as mídias externas à universidade (veículos das escolas, das comunidades e do governo)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Fábia Pereira Lima - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2019 - Atual
Periódico: INICIACOM: REVISTA BRASILEIRA DE INICIACAO CIENTIFICA EM COMUNICACAO SOCIAL
2017 - Atual
Periódico: COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO (UFG)
2015 - Atual
Periódico: Comunicologia (Brasília)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Comunicologia (Brasília)
2015 - Atual
Periódico: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación
2017 - Atual
Periódico: REVISTA INTERNACIONAL DE RELACIONES PUBLICAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Comunicação Organizacional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Planejamento da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
2º lugar na categoria Teses do Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações, Abrapcorp - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, Fábia P.;LIMA, FÁBIA PEREIRA;LIMA, FÁBIA2018LIMA, Fábia P.. Teorias da comunicação, transferência do conhecimento e implicações na subserviência dos sujeitos nas organizações. ORGANICOM (USP), v. 15, p. 287-298, 2018.

2.
LIMA, FÁBIA2018LIMA, FÁBIA. Mining reinvents itself: a study on the discursive ethos of Brazilian mining companies. MEDIA E JORNALISMO, v. 18, p. 249-261, 2018.

3.
LIMA, Fábia P.;LIMA, FÁBIA PEREIRA;LIMA, FÁBIA2017LIMA, Fábia P.. Apontamentos críticos dos modelos de Relações Públicas excelentes no maior acidente ambiental do Brasil. REVISTA INTERNACIONAL DE RELACIONES PUBLICAS, v. 7, p. 181-198, 2017.

4.
LIMA, Fábia P.;LIMA, FÁBIA PEREIRA;LIMA, FÁBIA2015LIMA, Fábia P.. Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo BalancedScorecard e o Choque de Gestão no Estado de Minas Gerais. Revista Organicom, v. 13, p. 13, 2015.

5.
OLIVEIRA, Ivone de L.2012OLIVEIRA, Ivone de L. ; LIMA, Fábia P. ; MONTEIRO, Luisa . Mediação do comunicador organizacional com comunidades: exercício profissional sob um olhar ampliado. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 9, p. 160-168, 2012.

6.
OLIVEIRA, Ivone de L.2011OLIVEIRA, Ivone de L. ; LIMA, Fábia P. ; MONTEIRO, Luisa . Movimentos comunicacionais na relação entre organização e comunidades: perspectivas teórico-metodológicas para apreensão do fenômeno. REVISTA FAMECOS (ONLINE), v. 18, p. 557-575, 2011.

7.
OLIVEIRA, Ivone de L.2011OLIVEIRA, Ivone de L. ; LIMA, Fábia P. ; MONTEIRO, Luisa . Perspectiva processual da comunicação no contexto das organizações. Diálogo - Revista ESPM de Comunicação Corporativa, v. 1, p. 78-81, 2011.

8.
LIMA, FÁBIA PEREIRA2009LIMA, FÁBIA PEREIRA. A matriz teórica da complexidade em Comunicação Organizacional. ORGANICOM (USP), v. 6, p. 262-265, 2009.

9.
LIMA, FÁBIA PEREIRA2008LIMA, FÁBIA PEREIRA. Midiatização empresarial: propostas de interação a partir de um canal televisivo de marca. ORGANICOM (USP), v. 5, p. 188-203, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARQUES, A. C. S. (Org.) ; OLIVEIRA, Ivone de L. (Org.) ; LIMA, Fábia P. (Org.) ; REIS, D. (Org.) . Comunicação Organizacional: Vertentes Conceituais e Metodológicas - Vol. I. 1. ed. Belo Horizonte: Selo PPGCOM UFMG, 2017. v. 2. 605p .

2.
MARQUES, A. C. S. (Org.) ; OLIVEIRA, Ivone de L. (Org.) ; LIMA, Fábia P. (Org.) . Comunicação Organizacional: Vertentes Conceituais e Metodológicas - Vol. 2. 1. ed. Belo Horizonte: Selo PPGCOM UFMG, 2017. v. 2. 248p .

3.
OLIVEIRA, Ivone de L. (Org.) ; LIMA, Fábia P. (Org.) . Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora e Editora Senac Rio, 2012. v. 1. 168p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAINIERI, T. ; MARQUES, A. C. S. ; LIMA, FÁBIA PEREIRA ; HENRIQUES, M. S. . Comunicação e poder organizacional. In: Tiago Maiieri; Ângela Marques. (Org.). Comunicação e poder organizacional: enfrentamentos discursivos, políticos e estratégicos. 1ªed.Goiânia: UFG, 2018, v. , p. 12-.

2.
LIMA, Fábia P.; MELGACO, L. J. L. . A comunicação nos discursos empreendedores: reflexões a partir da formação gerencial no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil. In: MARQUES, Ângela; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. (orgs.).. (Org.). Comunicação Organizacional: Vertentes Conceituais e Metodológicas - Vol. 2. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM UFMG, 2017, v. 2, p. 189-203.

3.
LIMA, Fábia P.; REIS, D. . Sistema híbrido de mídia: possibilidades de reflexão para a comunicação organizacional e as Relações Públicas. In: Cleusa Maria Andrade Scroferneker; Lidiane Ramirez de Amorim. (Org.). (RE) LEITURAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2017, v. 1, p. 283-303.

4.
LIMA, Fábia P.. A estratégia como prática de comunicação. In: MARQUES, Ângela; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. (orgs.).. (Org.). Comunicação Organizacional: dimensões epistemológicas e discursivas. 1ed.Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2015, v. , p. 135-143.

5.
LIMA, Fábia P.; ALMEIDA, Roberto E. . A comunicação interna na administração pública gerencial: problematizações a partir do Balanced Scorecard. In: Chamusca, Marcello; Carvalhal, Márcia. (Org.). Relações Públicas e Comunicação no Contexto Contemporâneo. 1ªed.Salvador: Edições VNI, 2014, v. I, p. 251-265.

6.
LIMA, Fábia P.; ALMEIDA, Roberto E. . A comunicação interna na administração pública gerencial: problematizações a partir do Balanced Scorecard. In: Chamusca, Marcello; Carvalhal, Márcia. (Org.). Relações Públicas e Comunicação no Contexto Contemporâneo. 1ªed.Salvador: Edições VNI, 2014, v. I, p. 251-265.

7.
LIMA, Fábia P.; PEREIRA, L. G. . Roteiro de Perguntas. In: Marlene Marchiori. (Org.). Contexto organizacional midiatizado. 1ed.Rio de Janeiro: Difusão, 2014, v. 8, p. 182-191.

8.
LIMA, Fábia P.; OLIVEIRA, Ivone de L. . O discurso e a construção de sentido no contexto organizacional midiatizado. In: Marlene Marchiori. (Org.). Contexto organizacional midiatizado. 1ed.Rio de Janeiro: Difusão, 2014, v. 8, p. 85-97.

9.
LIMA, Fábia P.; BASTOS, Fernanda . Reflexões sobre o objeto da comunicação no contexto organizacional. In: OLIVEIRA; Ivone de Lourdes; LIMA, Fábia Pereira. (Org.). Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora e Editora Senac Rio, 2012, v. , p. 25-48.

10.
LIMA, Fábia P.; MAIMONI, Hérica Luzia . Comunicação integrada: perspectivas e desafios. In: OLIVEIRA; Ivone de Lourdes; LIMA, Fábia Pereira. (Org.). Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora e Editora Senac Rio, 2012, v. , p. 95-105.

11.
OLIVEIRA, Ivone de L. ; LIMA, Fábia P. . O conceito de públicos em uma abordagem contemporânea. In: OLIVEIRA; Ivone de Lourdes; LIMA, Fábia Pereira. (Org.). Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora e Editora Senac Rio, 2012, v. , p. 107-118.

12.
NEIVA, Rodrigo C. S. ; LIMA, Fábia P. ; BASTOS, Fernanda . A perspectiva relacional das redes sociais no contexto da comunicação organizacional. In: Ivone de Lourdes Oliveira; Marlene Marchiori. (Org.). Redes sociais, comunicação, organizações. 1ed.São Caetano do Sul: Difusão, 2012, v. , p. 1-308.

13.
ALMEIDA, Roberto E. ; LIMA, Fábia P. . Ruído (verbete). In: José Marques de Melo; Antonio Hohlfeldt; Sônia Virgínia Moreira; Marialva Barbosa. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação, 2010, v. 1, p. 1089-1090.

14.
LIMA, Fábia P.. Comunicação das organizações (verbete). In: José Marques de Melo; Antonio Hohlfeldt; Sônia Virgínia Moreira; Marialva Barbosa. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação, 2010, v. 1, p. 252-254.

15.
LIMA, Fábia P.. Comunicação nas organizações (verbete). In: José Marques de Melo; Antonio Hohlfeldt; Sônia Virgínia Moreira; Marialva Barbosa. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação, 2010, v. 1, p. 289-291.

16.
ALMEIDA, Roberto E. ; LIMA, Fábia P. . Interação (verbete). In: José Marques de Melo; Antonio Hohlfeldt; Sônia Virgínia Moreira; Marialva Barbosa. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação, 2010, v. 1, p. 705-706.

17.
LIMA, Fábia P.; OLIVEIRA, Ivone de L. . O discurso e construção de sentido no contexto organizacional. In: Marlene Marchiori. (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2009, v. II, p. -.

18.
LIMA, Fábia P.. Possíveis contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional. In: OLIVEIRA, Ivone de L.; SOARES, Ana Thereza N. (orgs). (Org.). Interfaces e Tendências da Comunicação no Contexto das Organizações. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, FÁBIA PEREIRA; LIMA, R. P. ; CALDEIRA, J. A. ; PEDRO, E. S. ; FARIA, R. F. . A estratégia como prática construída coletivamente: experiências da Agência de Comunicação Solidária. In: 4º Seminário Internacional de Comunicação Organizacional, 2018, Belo Horizonte. Anais do 4º SICO, 2018.

2.
LIMA, Fábia P.. Gestão estratégica e comunicação: implicações epistemológicas a partir do Balanced Scorecard. In: IX Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2015, Campinas. Anais do IX Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2015.

3.
LIMA, Fábia P.. CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DA PRÁTICA PARA OS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL. In: XIV Congresso Internacional Ibercom, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Internacional Ibercom, 2015.

4.
LIMA, Fábia P.. Públicos organizacionais pela perspectiva do acontecimento: algumas implicações teóricas e práticas para as Relações Públicas. In: INTERCOM RIO 2015, 2015, Rio de Janeiro. Anais do Intercom Rio 2015, 2015.

5.
LIMA, Fábia P.; PEREIRA, L. G. . DESAFIO METODOLÓGICO NO ESTUDO DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA: uma proposta de análise a partir da Grounded Theory. In: VIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2014, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2014.

6.
LIMA, Fábia P.; ALMEIDA, Roberto E. . A comunicação interna na administração pública gerencial. In: XIV Congresso Internacional de Relações Públicas e Comunicação, 2014, Salvador. Anais do XIV Congresso Internacional de Relações Públicas e Comunicação, 2014.

7.
LIMA, Fábia P.; PEREIRA, L. G. . A dimensão comunicacional da estratégia ou a dimensão estratégica da comunicação?. In: Seminário de Comunicação Organizacional: dimensões teóricas, humanas e discursivas, 2013, Belo Horizonte. Anais do I Seminário de Comunicação Organizacional: dimensões teóricas, humanas e discursivas, 2013.

8.
OLIVEIRA, Ivone de L. ; LIMA, Fábia P. ; MONTEIRO, Luisa . Mediação do comunicador organizacional com comunidades: um olhar ampliado sob o exercício profissional. In: V Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - ABRAPCORP, 2011, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - ABRAPCORP, 2011.

9.
OLIVEIRA, Ivone de L. ; LIMA, Fábia P. ; MONTEIRO, Luisa . Movimentos comunicacionais na relação entre organização e comunidades: perspectivas teórico-metodológicas para apreensão do fenômeno. In: XX Encontro da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2011, Porto Alegre. Anais do XX Encontro da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2011.

10.
NEIVA, Rodrigo C. S. ; BASTOS, Fernanda ; LIMA, Fábia P. . A perspectiva relacional das redes sociais no contexto da comunicação organizacional. In: V Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - ABRAPCORP, 2011, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - ABRAPCORP, 2011.

11.
LIMA, Fábia P.. Perspectivas conceituais em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, a partir da análise da relação entre empresas, comunidades e organizações do terceiro setor. In: IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2010, Porto Alegre. Anais do IV Congresso ABRAPCORP, 2010.

12.
LIMA, Fábia P.. Perspectivas interacionais nos estudos e na práxis da comunicação organizacional. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

13.
LIMA, Fábia P.. Relações Públicas e a gestão da comunicação organizacional sob os preceitos da sustentabilidade. In: X Congreso Latinoamericano de Investigación de la Comunicación - ALAIC, 2010, Bogotá. Anais do X Congreso Latinoamericano de Investigación de la Comunicación - ALAIC, 2010.

14.
NEIVA, Rodrigo C. S. ; LIMA, Fábia P. ; BASTOS, Fernanda . Web 2.0 como fenômeno comunicativo: do modelo clássico ao paradigma relacional. In: X Congreso Latinoamericano de Investigación de la Comunicación. ALAIC, 2010, Bogotá. Anais do X Congreso Latinoamericano de Investigación de la Comunicación - ALAIC, 2010.

15.
LIMA, Fábia P.. Midiatização empresarial: estratégias de legitimação e interlocução a partir do Canal Oi. In: 6º SOPCOM, 2009, Lisboa. Anais do 6º SOPCOM, 2009.

16.
LIMA, Fábia P.. Midiatização empresarial: estratégias de legitimação e interlocução a partir do Canal Oi. In: III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2009, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2009.

17.
BASTOS, Fernanda ; LIMA, Fábia P. . Discursos organizacionais como objeto de estudo da comunicação. In: III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2009, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2009.

18.
LIMA, Fábia P.; BASTOS, Fernanda . Reflexões sobre uma epistemologia da comunicação organizacional e das relações públicas. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2009, Curitiba. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

19.
LIMA, Fábia P.; GIRAO, A. F. . Nem azul, nem rosa: negociações e subjetividades na prostituição travesti. In: VIII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), 2009, Buenos Aires. Anais da VIII Reunión de Antropología del Mercosur, 2009.

20.
LIMA, Fábia P.. As contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional. In: II Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2008, Belo Horizonte. ABRAPCORP 2008, 2008. v. GT1.

21.
LIMA, Fábia P.; BASTOS, Fernanda . A comunicação no contexto das organizações: afinal, o que é mesmo que estudamos?. In: IX Congreso Latinoamericano de Investigadores de la comunicación - ALAIC, 2008, Cidade do México. Anais do IX Congreso Latinoamericano de Investigadores de la comunicación - ALAIC, 2008.

22.
BASTOS, Fernanda ; LIMA, Fábia P. . Comunicação no contexto organizacional: afinal, o que é mesmo que estudamos?. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2008, Natal, RN. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, FÁBIA PEREIRA; LIMA, R. P. ; FARIA, R. F. ; PEDRO, E. S. ; CALDEIRA, J. A. . Agência de Comunicação Solidária e a construção colaborativa da estratégia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, Fábia P.. Relações Públicas e a gestão da comunicação organizacional sob os preceitos da sustentabilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, Fábia P.. Perspectivas conceituais em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, a partir da análise da relação entre empresas, comunidades e organizações do terceiro setor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, Fábia P.; BASTOS, Fernanda ; NEIVA, Rodrigo C. S. . Web 2.0 como fenômeno comunicativo: do modelo clássico ao paradigma relacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LIMA, Fábia P.. Midiatização empresarial: estratégias de legitimação e interlocução a partir do Canal Oi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BASTOS, Fernanda ; LIMA, Fábia P. . Discursos organizacionais como objeto de estudo da comunicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LIMA, Fábia P.; GIRAO, A. F. . Nem azul, nem rosa: negociações e subjetividades na prostituição travesti. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LIMA, Fábia P.. O paradigma relacional como proposta metodológica para apreensão do fenômeno da comunicação no contexto organizacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LIMA, Fábia P.. Perspectivas paradigmáticas para o estudo da comunicação organizacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, Fábia P.; BASTOS, Fernanda . A comunicação no contexto organizacional: afinal, o que é mesmo que estudamos?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA, Fábia P.; BASTOS, Fernanda . A comunicação no contexto organizacional: afinal, o que é mesmo que estudamos?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LIMA, Fábia P.. As contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LIMA, Fábia P.. Reflexões teóricas sobre os paradigmas da comunicação organizacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIMA, Fábia P.. Diagnóstico e Plano de Comunicação para a Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. 2009.

2.
LIMA, Fábia P.. Gazela Indústria e Comércio: Planejamento de Comunicação. 2006.

3.
LIMA, Fábia P.; GIRAO, A. F. . Movale: Planejamento de Comunicação para o Pólo Moveleiro do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. 2006.

4.
LIMA, Fábia P.. Planejamento de Comunicação Integrada: Blue Bell e English Service. 2005.

5.
LIMA, Fábia P.. Cadsoft Softwares Acadêmicos: Planejamento de Comunicação. 2004.

6.
LIMA, Fábia P.. BS Pharma: Planejamento de Comunicação. 2003.

7.
LIMA, Fábia P.. Sapien Design: Planejamento de Comunicação. 2002.

8.
LIMA, Fábia P.; GIRAO, A. F. . Fruto da Fruta Kids Wear: Planejamento de Comunicação. 2001.

9.
LIMA, Fábia P.; GIRAO, A. F. . Fruto da Fruta Kids Wear: Projeto de Relacionamento com Lojistas. 2000.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, Fábia P.. Coluna: site da Aberje. 2015; Tema: Comunicação Organizacional. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Ivone de L. ; LIMA, Fábia P. ; MONTEIRO, Luisa . Relatório de Pesquisa. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, Ivone de L.; LIMA, Fábia P.; OLIVEIRA, C. C. G.. Participação em banca de Ana Carolina Borges Silva. Empreendedorismo para a vida: o ethos discursivo do Sebrae. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, Ivone de L.; LIMA, Fábia P.; PIRES, Teresinha M. C. C.. Participação em banca de Dôuglas Aparecido Ferreira. O jornal que "subiu as escadas": um estudo sobre as estratégias de comunicação e as representações de papéis que marcam o jornal interno Piãoneiro/Roda Livre de Lagoa da Prata-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
ANGERUZZI, A. M. O.; ARAUJO, M. M.; VENANCIO, R. D. O.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Alessandra Mazzariolli de Oliveira Angeruzzi. Empreendendo no mercado infantil de 0 a 6 anos: uma proposta de criação do e-commerce "Crianças e Cores". 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
BEI, L. H.; VENANCIO, R. D. O.; ARAUJO, M. M.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Luis Henrique Bei. OPENMEDIA: Plano de aplicação de plataforma para valorização da mídia local. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
NEVES, M. C. F.; ALMEIDA, A. L. C.; OLIVEIRA, Ivone de L.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Marina Camargos de Figueiredo Neves. O sentido do Show: um estudo da projeção e percepção de uma marca organizacional a partir de seu discurso. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
LIMA, Fábia P.; OLIVEIRA, Ivone de L.; JESUS, E. A.; MATTOS, Maria Ângela. Participação em banca de Isabella Almeida Vasconcelos Novais. Evento Especial da Apple: a dimensão estética da interação. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
OLIVEIRA, Ivone de L.; LIMA, Fábia P.; BRUCK, M. S.. Participação em banca de Nadjanaira Alves Costa. Interação comunicacional face a face e o fenômeno da midiatização. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
CASTRO, J. M.; CARVALHO, R. B.; DUARTE, R. G.; BRUCK, M. S.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Aléssia Franco Gonçalves. A competência cooperativa e os ganhos de conhecimento e capital relacional nos processos de transferência de conhecimento nas alianças estratégicas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
ALMEIDA, A. L. C.; LIMA, Fábia P.; OLIVEIRA, Ivone de L.. Participação em banca de Marina Camargos de Figueiredo Neves. O sentido do Show: um estudo da projeção e percepção de uma marca organizacional a partir de seu discurso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
JESUS, E. A.; OLIVEIRA, Ivone de L.; MATTOS, Maria Ângela; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Isabella Almeida Vasconcelos Novais. Evento especial da Apple: experiência estética e interação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
LIMA, Fábia P.; OLIVEIRA, Ivone de L.; PIRES, Teresinha M. C. C.. Participação em banca de Douglas Aparecido Ferreira. O jornal que "subiu as escadas". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, Ivone de L.; BRUCK, M. S.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Nadjanaira Alves Costa. Interação comunicacional midiatizada: o dispositivo de anamnese na relação médico-paciente. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, L. M. S.; HENRIQUES, M. S.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Laiza Monique Souza Alves.Gender Justice: política de gênero e consolidação da imagem institucional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BARBOSA, M. O.; MAFRA, R. L. M.; MAZETTI, H. M.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Mariana de Oliveira Barbosa.A construção estratégica da reputação organizacional como prática social: um estudo das interações em ambientes digitais das empresas Vivo e Netshoes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Viçosa.

3.
DIAS, J. G.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Louise Ferreira Vieira.Abercrombie & Fat: crise de imagem, responsabilidade social e o século da saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MARQUES, A. C. S.; FARIA, R. F.; BRETAS, M. B.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Raissa Fernandes Faria.Ideologias comunicacionais das organizações e suas influências no relacionamento e accountability com os públicos: um estudo de caso da Vale e do movimento Articulação Internacional Atingidos pela Vale. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
RAIMUNDO, V. F.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de David Hugo Ribas.O uso institucional da web no gerenciamento de crise de imagem: o caso Petrobras e o espetáculo político-midiático Operação Lava-Jato. 2015.

6.
LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Sylvia Pinto Chequer.Empresas, comunidades e responsabilidade social empresarial: uma análise do Programa de Educação Afetivo Sexual da ArcelorMittal em Vespasiano. 2014.

7.
DIAS, J. G.; LIMA, Fábia P.; VILACA, W.. Participação em banca de PESSALI, Débora.Políticas Culturais Privadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
LIMA, Fábia P.. Participação em banca de SILVA, Ana Paula Faustino.Comunidades virtuais como grupos de referência no processo de decisão de compra: o caso da comunidade Samsung Galaxy [oficial]. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
LIMA, Fábia P.. Participação em banca de FRÓES, Karina Tosta.Mobilização em rede: trajetórias do "Ocupe Câmara" na plataforma Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Christiana Ribeiro dos Santos Lima.Reconhecimento e aplicabilidade dos instrumentos de comunicação pública em organizações: Receita Federal do Brasil em Belo Horizonte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
LIMA, Fábia P.; BACHELAINE, S.. Participação em banca de Gabrielle Cunha; Graziella Silva.As Relações Públicas em uma perspectiva colaborativa: um planejamento de comunicação colaborativa com a Associação Ponto Cultural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
OLIVEIRA, Luciana de; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de MARIA, Alisson Rogério.Planejamento de Comunicação: o que uma escola precisa aprender. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
OLIVEIRA, Ana Paula G. S.; LIMA, Fábia P.. Participação em banca de SILVA, Marcelle Rodrigues.Canais de comunicação do turismo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
LIMA, Fábia P.. Participação em banca de Nomes não divulgados.Projeto Experimental de Relações Públicas: Centro Eletrônico Bancário Industrial Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Metodista de São Paulo.

15.
LIMA, Fábia P.. Participação em banca de BANCA VIRTUAL DE QUALIFICAÇAO (NOMES NAO DIVULGADOS).Projeto Experimental de Relações Públicas: Orquestra Sinfônica de Santo André. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Metodista de São Paulo.

16.
LIMA, Fábia P.. Participação em banca de BANCA VIRTUAL DE QUALIFICAÇAO (NOMES NAO DIVULGADOS).Projeto Experimental de Relações Públicas: Zoológico de São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Metodista de São Paulo.

17.
LIMA, Fábia P.; SOARES, C.; DRUMMOND, Caroline. Participação em banca de Raquel Nogueira Caldas Sodré.INCRA/MG: diagnóstico para motivação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
LIMA, Fábia P.; NADAES, A. D.; ALVES, M. A.. Participação em banca de ABRÃO, Thais; GOMES, Cristina; MORENA, Eliza; TAVARES, João.A comunicação interna na organização privada: um estudo de caso do Big Shopping. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Fabrai/Anhanguera.

19.
LIMA, Fábia P.; PEREIRA, L. G.. Participação em banca de PEREIRA, Leonardo G. (orient). et al..O relacionamento marca-cliente: gerenciamento estético para a marca OWVIST. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - FADOM - Faculdades Integradas do Oeste de Minas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, Fábia P.; HENRIQUES, M. S.. Concurso Público para Professor de Educação Superior na área de Semiótica e Comunicação. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
LIMA, Fábia P.; MATTOS, Maria Ângela; RAIMUNDO, V. F.; MAFRA, R. L. M.; REBECHI, C. N.. Membro Titular de Banca Examinadora do Concurso para Professor Adjunto na Área Comunicação Estratégica. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
LIMA, Fábia P.. Comissão Julgadora do Prêmio Aberje ? Minas Gerais e Centro-Oeste. 2018. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

2.
LIMA, Fábia P.. Comissão Julgadora, na Etapa Premiatória ? Minas Gerais e Centro-Oeste, do Prêmio Aberje. 2016. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

3.
LIMA, Fábia P.. Comissão Julgadora, na Etapa Premiatória ? Minas Gerais e Centro-Oeste, do Prêmio Aberje. 2015. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

4.
LIMA, Fábia P.. Comissão de avaliação da XXIV Semana de Iniciação Científica/PRPQ. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
LIMA, Fábia P.. Comissão Julgadora de Etapa Premiatória ? Minas Gerais e Centro-Oeste do Prêmio Aberje. 2014. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

6.
LIMA, Fábia P.. Comissão Julgadora, na Etapa Premiatória ? Minas Gerais e Centro-Oeste, do Prêmio Aberje. 2013. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

7.
LIMA, Fábia P.. Comissão Julgadora, na Etapa Premiatória ? Minas Gerais e Centro-Oeste, do Prêmio Aberje. 2012. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Avaliadora do GP Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2018. (Congresso).

2.
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. 2018. (Congresso).

3.
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM.II Colóquio Nacional dos Grupos de Pesquisa em Comunicação em Contextos Organizacionais. 2018. (Outra).

4.
4º Seminário Internacional de Comunicação Organizacional.Coordenador do GT COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTRATÉGICA E A PROMOÇAO DOS DIREITOS HUMANOS. 2018. (Seminário).

5.
XI Encontro dos Programas de Pós Graduação em Comunicação Social - ECOMIG.Comissão Científica. 2018. (Encontro).

6.
XII Congreso Internacional de Investigación en Relaciones Públicas. Entendendo a mineração: um estudo sobre o ethos discursivo das mineradoras brasileiras. 2018. (Congresso).

7.
XII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Coordenadora do GP Comunicação, identidade e discursos. 2018. (Congresso).

8.
14º Seminário Internacional de Comunicação.Novos sentidos para a mineração no maior desastre ambiental do Brasil. 2017. (Seminário).

9.
17º Congresso Brasileiro de Mineração: um olhar sobre o futuro da mineração. 2017. (Congresso).

10.
X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Avaliador do GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional. 2017. (Congresso).

11.
XI Congresso da ABRAPCORP. Ocupantes ou invasores? A identidade estudantil nos movimentos de ocupação da UFMG. 2017. (Congresso).

12.
XI Congresso da ABRAPCORP. Keep Playing #Likeagirl: Fluxos mercadológicos, institucionais e políticos no discurso da igualdade de gênero através do esporte. 2017. (Congresso).

13.
XI Congresso da ABRAPCORP. Coordenadora do GT Comunicação, Identidade e Discursos. 2017. (Congresso).

14.
3º Seminário Internacional de Comunicação Organizacional.Coordenadora da Mesa: Comunicação estratégica e práticas discursivas. 2016. (Seminário).

15.
Aula Inaugural do Curso de Relações Públicas da PUC Minas 2016.Comunicação, Organizações e Cidadania. 2016. (Outra).

16.
Encontro Nacional de Escolas de Comunicação. 2016. (Encontro).

17.
Forum Professores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas: novas diretrizes curriculares nacionais. 2016. (Outra).

18.
X Congresso da ABRAPCORP. Coordenadora do GT Comunicação, Identidade e Discursos. 2016. (Congresso).

19.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação INTERCOM. 2016. (Congresso).

20.
INTERCOM RIO 2015. Públicos organizacionais pela perspectiva do acontecimento: algumas implicações teóricas e práticas para as Relações Públicas. 2015. (Congresso).

21.
IX Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Vice Coordenadora do GP Comunicação, Identidade e Discursos. 2015. (Congresso).

22.
IX Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Gestão estratégica e comunicação: implicações epistemológicas a partir do Balanced Scorecard. 2015. (Congresso).

23.
XIV Congresso Internacional Ibercom. Contribuições dos estudos da prática para os estudos de comunicação organizacional. 2015. (Congresso).

24.
23º Encontro Anual da Compós. 2014. (Encontro).

25.
2º Seminário de Comunicação Organizacional.Comunicação Estratégica. 2014. (Seminário).

26.
III Colóquio em Imagem e Sociabilidade. 2014. (Outra).

27.
XII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - ALAIC. Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional. 2014. (Congresso).

28.
Seminário de Comunicação Organizacional: dimensões teóricas, humanas e discursivas.A dimensão comunicacional da estratégia ou a dimensão estratégica da comunicação?. 2013. (Seminário).

29.
XXII Encontro da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2013. (Encontro).

30.
VI Congresso da ABRAPCORP. 2012. (Congresso).

31.
IX Encontro Iberoamericano Sobre Estratégias da Comunicação. 2011. (Encontro).

32.
XX Encontro da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011. (Encontro).

33.
Curso Epistemologia da Ciência e o Desenvolvimento do Conhecimento - Prof. Dr. Jorge A. Gonzalez Sanches (México) - 10h/a. 2010. (Oficina).

34.
IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Perspectivas conceituais em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, a partir da análise da relação entre empresas, comunidades e organizações do terceiro setor. 2010. (Congresso).

35.
18º Encontro Anual da COMPÓS. 2009. (Encontro).

36.
III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Midiatização empresarial: estratégias de legitimação e interlocução a partir do Canal Oi. 2009. (Congresso).

37.
X SEMINARIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO.O paradigma relacional como proposta metodológica para apreensão do fenômeno da comunicação no contexto organizacional. 2009. (Seminário).

38.
COMPOS - 17º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2008. (Encontro).

39.
Curso: comunicação estratégica e colaborativa: tendências da comunicação organizacional - Stanley Deetz (16h/a). 2008. (Oficina).

40.
II Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. As contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional. 2008. (Congresso).

41.
IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Comunicação no contexto organizacional: afinal o que é mesmo que estudamos?. 2008. (Congresso).

42.
Programa de Capacitação Docente - Centro Universitário UNA.Reflexões sobre os paradigmas da comunicação organizacional. 2008. (Outra).

43.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Comunicação no contexto organizacional: afinal, o que é mesmo que estudamos?. 2008. (Congresso).

44.
COMPÓS - 16º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação. 2007. (Encontro).

45.
Comunicação Organizacional e Relações Públicas: dimensões acadêmica e profissional - Seminário Cândido Teobaldo. 2007. (Seminário).

46.
Curso: A experiência pública - Louis Queré e Cédric Terzi (15 h/a). 2007. (Seminário).

47.
I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2007. (Congresso).

48.
Segundo Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007. (Encontro).

49.
Seminário Interfaces da Comunicação Organizacional. 2007. (Seminário).

50.
Mesa Redonda: Comunicação Integrada, o discurso e a prática.Comunicação Integrada, o discurso e a prática. 2006. (Outra).

51.
Mesa Redonda: Responsabilidade social, o discurso e a prática.Responsabilidade social, o discurso e a prática. 2006. (Outra).

52.
XIII Congresso Nacional Universitário de Relações Públicas. 2006. (Congresso).

53.
Programa de Capacitação Didática. 2005. (Oficina).

54.
IV Semana da Comunicação das Faculdades Integradas do Oeste de Minas - FADOM.Planejamento de Comunicação. 2004. (Oficina).

55.
Semana de Relações Públicas de Minas Gerais - UFMG.Apresentação de monografia. 2000. (Encontro).

56.
Fórum Mineiro do Trabalho: Os novos rumos do trabalho. 1998. (Outra).

57.
I Seminário Nacional Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação. 1998. (Seminário).

58.
Seminário Marketing de Ponta. 1998. (Seminário).

59.
Encontro Aberje de Comunicação Empresarial. 1997. (Encontro).

60.
Mesa Redonda: Comunicação com a Comunidade. 1997. (Outra).

61.
Seminário Relações Públicas e Identidade Institucional. 1997. (Seminário).

62.
Seminário Imagem Comunitária. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Fábia P.; MARQUES, A. C. S. ; OLIVEIRA, Ivone de L. ; HENRIQUES, M. S. . 4º Seminário Internacional de Comunicação Organizacional. 2018. (Outro).

2.
MARQUES, A. C. S. ; LIMA, Fábia P. . XI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ANRAPCORP). 2017. (Congresso).

3.
MARQUES, A. C. S. ; LIMA, Fábia P. ; HENRIQUES, M. S. . 3º Seminário Internacional de Comunicação Organizacional. 2016. (Outro).

4.
OLIVEIRA, Ivone de L. ; MARQUES, A. C. S. ; LIMA, Fábia P. . 2º Seminário de Comunicação Organizacional. 2014. (Congresso).

5.
LIMA, Fábia P.. Semana da Comunicação UFMG 2014. 2014. (Outro).

6.
MARQUES, A. C. S. ; LIMA, Fábia P. ; HENRIQUES, M. S. . Seminário de Comunicação Organizacional: dimensões teóricas, humanas e discursivas. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Érica Oliveira Santos. Comunicação organizacional estratégica e equidade de gênero: estudo de caso da empresa VLI. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Gabriel Duarte Mendes. Planejamento de campanha publicitária para o lançamento do álbum do rapper Sidoka. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Marina Neves Rangel. Planejamento de campanha publicitária para o lançamento do álbum do rapper Sidoka. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Mariana Santos da Cunha. Planejamento de campanha publicitária para o lançamento do álbum do rapper Sidoka. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Paula Antonacci. A sustentabilidade do marketing de causas co as leis de incentivo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Janaina Coelho Araújo. A comunicação como ferramenta de parcerias e transferência tecnológica entre as ICT's e o setor empresarial. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Fábia Pereira Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, A.; PRADO, B.; CAMPOS, P.; MACIEL, T.. BH Action: plano de comunicação para divulgação online de esportes radicais praticados na região de Belo Horizonte. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

2.
ALENCAR, Terezinha Gislene Rodrigues. A COMUNICAÇÃO INTERNA E A EXPERIENCIA DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica nas Organizações) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

3.
OLIVEIRA, Monike. Comunicação Interna: Estudo de caso na empresa Tatico Net. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica nas Organizações) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

4.
MACEDO, Laurindaluiza Soares de. O impacto da comunicação interna no processo de aprendizagem do Programa de Formação e Sucessão do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTAO DA COMUNICAÇAO EMPRESARIAL) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

5.
BERNARDO, Vanessa; SARAYED, William. A Comunicação da Vale em diferentes culturas: um estudo sobre a atuação da empresa em Minas Gerais e Omã. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTAO DA COMUNICAÇAO EMPRESARIAL) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

6.
ANDRADE, Andreia; VIEIRA, Francisco; PINTO, Giselly. Estação Conhecimento: um espaço de relacionamento. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTAO DA COMUNICAÇAO EMPRESARIAL) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiana Adriano de Sousa. Diagnóstico propositivo de comunicação para a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

2.
Leonardo J. L. Melgaço. Comunicação e empreendedorismo: a formação de jovens no NEJ do Plug Minas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

3.
Luiza de Castro Lambert. Plano de Comunicação Participativo com o Coletivo Elo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

4.
Isabella Reges Silva de Oliveira. PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

5.
Marcos Cerqueira Melo. Redes sociais na comunicação pública: estudo de caso sobre a atuação da Prefeitura de Curitiba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

6.
Augusto Gomes Drumond. A responsabilidade social da Fundação ArcelorMittal a partir dos beneficiários retratados no vídeo Entrecena. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

7.
DANTAS, Taiane. Planejamento estratégico, turismo e cultura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

8.
MARQUES, Allan. Relações Públicas estratégicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

9.
BEMQUERER; Diego; ANDRADE, Samuel; CASTRO, Paula. Classe, português para estrangeiros: planejamento de comunicação para uma microempresa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

10.
ROCHA, A.; GOMES, L.; Lima, L.; MACIEL, T.. Diagnóstico propositivo para integração entre intercambistas estrangeiros e a comunidade da UFMG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

11.
HOURI, Ana Lídia A.; VASCONCELOS JUNIOR, Marcus Vinícius C.. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA A TV INSTITUCIONAL DO CLUBE ATLETICO MINEIRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

12.
REIS, Pedro Henrique de Oliveira. Planejamento de Comunicação Mercadológica: Sapateia BH. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

13.
MEDEIROS, Filipe; NEVES, Gabriela.. Ser diferente na UFMG: um diagnóstico propositivo sobre a diversidade no campus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

14.
PICASSO, Bruna. Diagnóstico propositivo para o blog Caixa de Costura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

15.
HENEINE, André Catão; DAMASCENO, Eduardo. Mostra de Cinema Proibido: planejamento de comunicação para um evento cultural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

16.
OLIVEIRA, Bárbara; ELIAS, Rolf. Planejamento de Comunicação Mercadológica: Loja Eliane Matos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

17.
MARIANO, Adriana de Oliveira; BARBOSA, Natália Rosana. Diagnóstico propositivo para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Nova Lima. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

18.
PAULINO, Ana Paula; MADUREIRA, Liliana; TERRA, Luíza. A comunicação interna em uma empresa de pequeno porte: uma proposta de estruturação para a LOGANN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

19.
GABRIEL, C; ROCHA, E.; CARVALHO, J.; ARAUJO, T.. Propaganda política: uma abordagem comunicacional sobre o papel assumido pelos candidatos à Prefeitura Municipal de Contagem na disputa das eleições 2008. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Fabrai/Anhanguera. Orientador: Fábia Pereira Lima.

20.
SILVA, A.; MATTAR, A; MACHADO, L.; PEDROSA, R. A construção da imagem da PMMG pela população atendida pelo PROERD: um estudo de recepção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Fabrai/Anhanguera. Orientador: Fábia Pereira Lima.

21.
FELIPE, A.P.; SILVA, C.; MAILA, G; MICHELE, V.. O agendamento da China pela imprensa mineira através da cobertura das Olimpíadas de 2008: uma análise sobre as narrativas do Jornal Estado de Minas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Fabrai/Anhanguera. Orientador: Fábia Pereira Lima.

22.
CAMILO, D.M; ANDRADE, J.C.; MASROUAH, T.C.. A internet como ferramenta de comunicação para empresas de pequeno porte: um estudo de caso sobre o Instituto de Arte e Projeto - INAP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL - RELAÇOES PUBLICAS) - FACULDADE BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR. Orientador: Fábia Pereira Lima.

23.
PEREIRA, F.S. et. al.. Planejamento de Comunicação Integrada na abertura de uma microempresa - uma proposta para a Petisqueira Minas com Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL - RELAÇOES PUBLICAS) - FACULDADE BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR. Orientador: Fábia Pereira Lima.

24.
SANTOS, Alanna S.; PEREIRA, Antônio L.A.; COSTA, Priscila O.. Relações Públicas e Responsabilidade Social em Pequenas Empresas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL - RELAÇOES PUBLICAS) - FACULDADE BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR. Orientador: Fábia Pereira Lima.

25.
MARTINS, Maria Valdirene. Relações Públicas e a legitimação de uma organização do terceiro setor: estudo de caso sobre a ONG Doutores da Alegria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL - RELAÇOES PUBLICAS) - FACULDADE BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR. Orientador: Fábia Pereira Lima.

26.
OLIVEIRA, Daniela A. et. al.. Auditoria de Imagem em Relações Públicas: um estudo sobre a imagem institucional das Faculdades Integradas do Oeste de Minas - FADOM, na comemoração de seus 40 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇOES PUBLICAS) - FADOM - Faculdades Integradas do Oeste de Minas. Orientador: Fábia Pereira Lima.

27.
SOARES, Cláudia C.F. et al.. Assessoria em Gestão da Comunicação Organizacional: a interface entre as funções de Recursos Humanos e Relações Públicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇOES PUBLICAS) - FADOM - Faculdades Integradas do Oeste de Minas. Orientador: Fábia Pereira Lima.

Iniciação científica
1.
Lucas Tiago Silva Pereira. Simetrias e Assimetrias na Comunicação das minas de Minas: uma proposta de revisão dos modelos de Relações Públicas excelentes à luz das estratégias de visibilidade e inviabilidade das mineradoras no Estado de Minas Gerais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

2.
Cláudia Márcia Mota Amorim. Simetrias e assimetrias na comunicação das minas de Minas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.

Orientações de outra natureza
1.
LAIENE INACIO LIMA DE SOUZA. Projeto de Extensão Agência de Comunicação Solidária. 2016. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábia Pereira Lima.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


- "Aprovada com distinção e louvor" no Doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. 
- "Aprovada com distinção e louvor" no Mestrado em Comunicação Social pela PUC Minas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:43:10