Gina Maria Monge Aguilar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2127736920624971
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Possui Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas: Pedagogia do Teatro; formação do artista teatral pela Universidade de São Paulo, Especialização em Fonoaudiologia: voz pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bacharelado em Ciências da Comunicação Coletiva com menção em Relações Públicas e bacharelado em Artes Dramáticas, ambas pela Universidade da Costa Rica. É professora doutora no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. Atuando principalmente nos seguintes temas: corpo-voz para o ator, pedagogia do teatro, Teatro Latino-americano e feminismo negro nas Artes Cênicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gina Maria Monge Aguilar
Nome em citações bibliográficas
Aguilar, Gina M.;AGUILAR, GINA MARÍA MONGE;MONGE AGUILAR, GINA MARÍA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
Rua Pitágoras
Cidade Universitária
13083857 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35212444


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Trans-formação do ator no Teatro de Grupo em Latino-américa: Abya Yala, Yuyachkany e Ói Nóis Aqui Traveiz, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Antônio Luiz Diaz Januzzelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Princípios para o treinamento vocal do ator: vozes que chamam, perguntam e dialogam,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dr. Jose Batista Dal Farra Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Voz; Treinamento; Interpretaçao; Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Treinamento.
Setores de atividade: Outros.
2003 interrompida
Mestrado interrompido em 2005 em Lingüística.
Universidad de Costa Rica, UCR, Costa Rica.
Título: ...,Orientador: ....
Bolsista do(a): Universidad de Costa Rica, UCR, Costa Rica.
Ano de interrupção: 2005
Palavras-chave: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros.
2007 - 2008
Especialização em Especialização em Voz. (Carga Horária: 400h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Aquecimento vocal: práticas desenvolvidas por estudantes de Artes Dramáticas e por atores.
Orientador: Prof. Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva.
1997 - 2002
Graduação em Artes Dramáticas.
Universidad de Costa Rica, UCR, Costa Rica.
Bolsista do(a): Universidad de Costa Rica, UCR, Costa Rica.
1996 - 2001
Graduação em Ciencias de la Comunicación Colectiva.
Universidad de Costa Rica, UCR, Costa Rica.
Bolsista do(a): Universidad de Costa Rica, UCR, Costa Rica.
1993 - 1995
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Medio en Contabilidad.
Colegio Vocacional Monseñor Sanabria, COVOMOSA, Costa Rica.
Bolsista do(a): Fundación Ciudadelas de Libertad, FCL, Costa Rica.
1994 - 1994
Curso técnico/profissionalizante em Auxiliar de Contabilidade.
Instituto Superior de Administración de Empresas, ISAE, Costa Rica.




Formação Complementar


2011 - 2011
V Permangola. (Carga horária: 120h).
Kilombo Tenondé, KT, Brasil.
2011 - 2011
Taller de entrenamiento para la voz ampliada. (Carga horária: 33h).
Latin Theatre Internacional Wolfsohn and Hart Voice Work, LATIN WHVW, Costa Rica.
2010 - 2010
Laboratorio Abierto Encuentro Pedagógico. (Carga horária: 105h).
Grupo Cultural Yuyachkani, GCY, Peru.
2008 - 2009
Extensão universitária em Capoeira.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Preparação Pedagógica. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Contando e criando histórias. (Carga horária: 8h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2007 - 2007
Voz e ação vocal. (Carga horária: 20h).
LUME Teatro, LUME, Brasil.
2005 - 2005
La palabra y el movimiento en la puesta en escena.
Centro Cultural de España, CCE, Costa Rica.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substitura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro da Comissão da Graduação.
06/2014 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Vocal III, Expressão Vocal IV, Laboratório de Voz, Orientação PICC 888
02/2016 - 06/2016
Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenadora Associada.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária bolsista, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiária na Disciplina Ação Cultural em Teatro, ministrada pelo Prof. Dr. Flávio Desgranges. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE-USP

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária bolsista, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiária da Disciplina CAC0401 - Poéticas da Voz I, do Departamento de Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes. Sob supervisão do Prof. Dr. José Batista Dal Farra Martins.


Escola Superior de Artes Célia Helena, ESACH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professora da disciplina Estudos y Prática vocal V e VI


Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pós em Corpo., Carga horária: 8


Teatro Escola Célia Helena, TECH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de corpo-voz, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Estudos do corpo e da voz em diversos níveis do curso técnico.


Universidad de Costa Rica, UCR, Costa Rica.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de História Geral do Teatro, Carga horária: 4

Atividades

01/2005 - 12/2005
Ensino, Artes Dramáticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Geral do Teatro

Teatro Labirinto, TL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Diretora pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisa sobre preparação corpóreo-vocal num grupo de teatro, chamada o Treino-Criativo

Atividades

08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de pesquisa, .


Teatro / Academia Giratablas, TAG, Costa Rica.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Administradora Geral, Enquadramento Funcional: Administradora e contabilista, Carga horária: 24

Atividades

10/2004 - 12/2005
Direção e administração, Teatro Giratablas, .

Cargo ou função
Administradora Geral.

Teatro Giratablas, TG, Costa Rica.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Interpretação e Técnica Vocal, Carga horária: 10

Atividades

01/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Interpretação
Técnica Vocal

Teatro Abya Yala, TAY, Costa Rica.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Empregada, Enquadramento Funcional: Produtora e contabilista, Carga horária: 24

Atividades

01/2003 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Teatro Abya Yala, .

Serviço realizado
Contabilidade e produção geral.


Linhas de pesquisa


1.
Preparação corpóreo-vocal do ator, o Treino-Criativo
2.
Pedagogias da voz e Teatro Latino-americano


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Trans-formação do ator: Voz como disparador criativo e vozes latino-americanas
Descrição: Como docente e pesquisadora na área das Artes Cênicas e como diretora teatral interesso-me especialmente pela voz e a sonoridade do ator como disparador criativo. Acredito na trans-formação do ator, mais do que na mera formação, e vejo no trabalho vocal um dos caminhos possíveis a ser percorridos na viagem trans-formativa. Caminho que leva não só a si mesmo mas à criação cênica. Tenho como intuito desenvolver e aprofundar princípios e procedimentos relacionados ao trabalho vocal e sonoro do ator que possam levá-lo ao campo da criação e do campo da criação novamente ao campo da preparação. É a busca pela união entre preparação vocal e criação cênica. Entre o emissivo e o expressivo. Estando intimamente ligado ao trabalho desenvolvido pelo Centro Artístico Internacional Roy Hart na França e às experiências desenvolvidas no teatro de grupo e por outros/as mestres/as em Latino-américa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Gina Maria Monge Aguilar - Coordenador / Renata Sanches - Integrante / Lucas Fernandes Marques - Integrante / Nivalcir Amaral - Integrante / Kevin de Matos Balieiro - Integrante / Helena Franco - Integrante / Beatriz Magosso - Integrante / Luan Assunção - Integrante / Víctor Souza - Integrante.
2006 - 2017
Pesquisa, encenação e pedagogia
Descrição: Projeto de pesquisa encenação e pedagogia teatral nos grupos Latinoamericanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gina Maria Monge Aguilar - Coordenador / Daniel Alberti Perez - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Semana da Ressignificação: A cultura LGBTQIA+ existe e resiste
Descrição: A ideia da?Semana da Ressignificação: A cultura LGBTQIA+ existe e resiste? é abrir oficinas, rodas de conversa, mesas de debate, exposição fotográfica e performances sobre gênero, arte, saúde, política, para fomento da discussão de ressignificação do status hegemônico, CIS, patriarcal e colonizador. A partir disto em nossas redes sociais gerar conteúdos audiovisuais artísticos e TRANSculturalQUEER produzidos durante essa semana, ampliando o acesso à informação a outras pessoas dos mais diversos lugares que acompanham os canais digitais do Ateliê TRANSmoras. A semana trará as discussões e vivências por meio de oficinas, exposições, rodas de conversa, performances e mesas de debate, sendo finalizada com um sarau onde todos poderão se expressar de forma artística gerando um espaço de encontro, arte, política e de afetividade entre a comunidade. Será realizada entre os dias 15 e 20 de outubro de 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Gina Maria Monge Aguilar - Coordenador / Rafael Kennedy - Integrante / Vicenta Perrota - Integrante / Weyla Mazarin - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Outra.
2018 - Atual
TransMoras em Cena
Descrição: O projeto ?TRANSmoras em Cena? é um projeto conjunto do Instituto de Artes e da Faculdade de Educação da UNICAMP com o Ateliê TRANSmoras. O projeto consiste na realização de uma troca de saberes por meio de duas ações: uma oficina de teatro realizada durante um semestre no Ateliê TRANSmoras com montagem e circulação do espetáculo ao final do processo com os frequentadores do Ateliê, estudantes da UNICAMP, moradores da moradia estudantil, comunidade de Barão Geraldo e demais interessados na arte do teatro e uma oficina de Figurinos ministrada pelas artistas do Ateliê TRANSmoras, voltada para os alunos do curso de graduação das artes cênicas A oficina de teatro com montagem e circulação pelas ruas e espaços da cidade pretende unir universidade e comunidade em uma obra que busca apresentar e discutir as questões relacionadas a identidade de gênero de maneira clara, acessível e popular. Para tal, pretende-se abordar livremente diferentes linguagens teatrais, tais quais o teatro performativo, político e documentário. O projeto será dividido em 03 fases: Ações do Projeto: FASE 1 - Preparação (divulgação das oficinas, inscrições, compra de materiais, etc) FASE 2- Criação (realização da oficina e montagem no Ateliê e realização de oficina e desfile de figurinos com os alunos da graduação) FASE 3- Apresentação em 07 espaços Serão 25 vagas para as oficinas de 6 meses de teatro do projeto TRANSmoras em Cena. Serão 25 vagas para a oficina de 1 semana de figurino com os alunos de graduação/Artes Cênicas. Estimativa de 700 pessoas/público ao longo das 07 apresentações.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Gina Maria Monge Aguilar - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Outra.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Olhares (São Paulo)
2017 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Teatrais Pitágoras
2017 - Atual
Periódico: Dramaturgia em Foco
2018 - Atual
Periódico: FALE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Preparação corpóreo-vocal.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro Latino-americano.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Melhor Direção 2do lugar "Strangenos", Festival Nacional de Teatro de Varginha VIII.
2011
Melhor espetáculo adulto 2do lugar "Strangenos", Festival Nacional de Teatro de Varginha VIII.
2010
Melhor Monólogo Dramático Masculino "Strangenos", V Festival Iberoamericano de Teatro Cumbre de las Américas.
2010
Melhor espetáculo "Strangenos", XII Festival Pedritense de Teatro.
2010
Melhor Direção "Strangenos", XII Festival Pedritense de Teatro.
2010
Melhor Iluminação "Strangenos", XII Festival Pedritense de Teatro.
2010
Melhor Direção "Strangenos", IV Festival de Monólogos de Campo Limpo Paulista.
2009
XVII Festival Nascente Prêmio à Área Teatral "Strangenos", Universidade de São Paulo.
2003
Melhor nota da graduação em Ciências, Artes e Letras, Universidad de Costa Rica.
2003
Melhor nota de graduação em Teatro, Universidad de Costa Rica.
2002
Melhor nota da graduação em Comunicações, Universidad de Costa Rica.
1999
Melhor nota da graduação em Comunicações, Universidad de Costa Rica.
1998
Melhor nota da graduação em Comunicações, Universidad de Costa Rica.
1994
Graduação com menção de honra, Instituto Superior de Administração de Empressas.
1994
I lugar "Letra Joven" modalidade ensaio, Escritório da Primeira Dama.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BALIEIRO, KEVIN CESAR DE MATTOS2018BALIEIRO, KEVIN CESAR DE MATTOS ; MONGE AGUILAR, GINA MARÍA . O treinamento Rasaboxes como propulsor da investigação da sinestesia vocal do ator. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 8, p. 122-133, 2018.

2.
AGUILAR, GINA MARÍA MONGE2018AGUILAR, GINA MARÍA MONGE; CASTAMAN, ALINE . [Trans]formação do sujeito-ator, um caminho possível com e pela voz. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 7, p. 23-33, 2018.

3.
Aguilar, Gina M.;AGUILAR, GINA MARÍA MONGE;MONGE AGUILAR, GINA MARÍA2015Aguilar, Gina M.. Princípios da Trans-formação do ator no Teatro de Grupo em Latino-américa. Cavalo Louco, v. 10, p. 15-25, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Aguilar, Gina M.. Formação do ator no Teatro de Grupo Latino-Americano: Abya Yala e La Cuarta Pared. In: II Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2009, Florianópolis. II Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais. Florianópolis, 2009.

2.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . O treino-criativo: Pesquisa e encenação teatral uma experiência no contexto da migração na América Latina. In: I Jornada Latino-americano de Estudos Teatrais, 2008, Blumenau. I Jornada Latino-americana de Estudos Teatrais. Blumenau, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Araújo, TF ; Aguilar, Gina M. . A sombra à luz da voz: Os Mecanismos do grave e do agudo. In: 6 Seminário de Pesquisas em Andamento, 2016, São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/US, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Aguilar, Gina M.; Magosso, Beatriz ; Assunção, Luan . Lo [curas], práctica pedagógica entre lo privado y lo público.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Aguilar, Gina M.. Trans-formação do sujeito-ator, um caminho possível com e pela voz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Aguilar, Gina M.. "Strangenos" un universo sin fronteras o una voz con la voz de migrantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Aguilar, Gina M.. Aquecimento Vocal: Práticas desenvolvidas por estudantes de Artes Dramáticas e por atores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Aguilar, Gina M.; Alcântara, C ; Della Mônica, F ; Haouli, J . Escuta e presença da voz, Simpósio Internacional LUME 2017. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Aguilar, Gina M.. Jogos de Aquecimento Vocal. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Improvisação corpóreo-vocal. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Aguilar, Gina M.. Criação e preparação de material cênico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Aguilar, Gina M.. Improvisação corpóreo-vocal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Aguilar, Gina M.. Improvisação corpóreo-vocal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Aguilar, Gina M.. Improvisação corpóreo-vocal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Aguilar, Gina M.. Improvisação corpóreo-vocal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Aguilar, Gina M.. O Treinamento Criativo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Aguilar, Gina M.. Expressão Vocal I e II. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ementas).

10.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . O Treinamento Criativo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Aguilar, Gina M.. Oficina de treinamento da voz do ator. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Aguilar, Gina M.. Oficina de Teatro. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Aguilar, Gina M.. Oficina de Direção teatral "Um encontro às cegas". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Aguilar, Gina M.. Aplicação de técnicas teatrais na sala de aula. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Aguilar, Gina M.; Duncan, Denise . Aplicação de técnicas teatrais na sala de aula. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
Aguilar, Gina M.. Oficina de Teatro. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
Aguilar, Gina M.. Oficina de Teatro para crianças. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
Aguilar, Gina M.. Oficina de Teatro. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Aguilar, Gina M.; Magosso, Beatriz ; Assunção, Luan . Lo [curas]. 2018. Performática.

2.
Aguilar, Gina M.. Lou-curas. 2017. Teatral.

3.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2013. Teatral.

4.
Aguilar, Gina M.; CARVALHAL, M. C. . Piaf Inesquecível. 2013. Outra.

5.
Aguilar, Gina M.; CARVALHAL, M. C. . Piaf Inesquecível. 2013. Outra.

6.
Aguilar, Gina M.; CARVALHAL, M. C. . Piaf Inesquecível. 2013. Outra.

7.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2012. Teatral.

8.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2012. Teatral.

9.
Aguilar, Gina M.; CARVALHAL, M. C. . Piaf Inesquecível. 2012. Outra.

10.
Aguilar, Gina M.; CARVALHAL, M. C. . Piaf Inesquecível. 2012. Outra.

11.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2011. Teatral.

12.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2011. Teatral.

13.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2011. Teatral.

14.
Aguilar, Gina M.; CARVALHAL, M. C. . Piaf Inesquecível. 2011. Outra.

15.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2010. Teatral.

16.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2010. Teatral.

17.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos. 2009. Teatral.

18.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos (Diretora). 2008. Teatral.

19.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A. . Strangenos (Diretora). 2008. Teatral.

20.
Terceira Companhia de Teatro ; Aguilar, Gina M. . Jardín de Pulpos (Atriz). 2007. Teatral.

21.
VILLAR, Diego José ; Aguilar, Gina M. . Leituras de Cem anos de solidão (Atriz). 2007. Teatral.

22.
Aguilar, Gina M.; SOBRADO, T. . Ubíquese (Diretora). 2005. Teatral.

23.
Aguilar, Gina M.; Duncan, Denise . Yerma (Diretora). 2004. Teatral.

24.
Aguilar, Gina M.. Función Gratis (Diretora). 2003. Teatral.

25.
GARCIA, P. ; Aguilar, Gina M. . La Casa (Atriz). 2002. Teatral.

26.
MENDEZ, G. ; TORRES, Leonardo ; Aguilar, Gina M. . Entre Pancho Villa y una mujer desnuda (Atriz). 2001. Teatral.

27.
RUIZ, M. ; Aguilar, Gina M. . Entre Pancho Villa y una mujer desnuda (Atriz). 2000. Teatral.

28.
Aguilar, Gina M.. Cabaret San José (Atriz). 1999. Teatral.

29.
Aguilar, Gina M.. El fantástico viaje de Zulu (Atriz). 1999. Teatral.

30.
Aguilar, Gina M.; Duncan, Denise . Un análisis perfecto dado por un loro (Atriz). 1998. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Lazzaratto, M; Aguilar, Gina M.; Storolli, VM. Participação em banca de Clara Rocha da Silva. O improviso como espaço de investigação e percepção do trabalho vocal técnico-expressivo do ator. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
Martins, JB; Pereira, Ana L; Aguilar, Gina M.. Participação em banca de Felipe Alves Lima. A Arte da Fala: um percurso da palavra para a pedagogia no teatro.. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

3.
Aguilar, Gina M.; Maletta, E; Fabrini, V. Participação em banca de Maria Cordélia de Souza Lima Galasso. O canto a partir da atu(ação): um caminho possível de trabalho do canto para o ator em formação por meio dos princípios da ação física. 2016. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
Aguilar, Gina M.; CLOSEL, R. A. B.; CATALAO, L. O. N.; PADILHA, P. G.; SPERBER, S. F.. Participação em banca de Aline Castaman. Estudos sobre as nuances diferenciais entre playing, acting e personating. 2018 - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
Aguilar, Gina M.; Martins, JB; MACHADO, V. T.. Participação em banca de Rodrigo Fabbro Cunha. O canto do ator: Vocalidade poética para um ator diante da palavra de Valère Novarina. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

2.
Schroeder, JL; Fabrini, V; Aguilar, Gina M.. Participação em banca de Maria Cordélia de Souza Lima Galasso. O canto na dramaturgia do ator: os princípios da ação física no trabalho do ator que canta em cena. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
Lazzaratto, M; Martins, JB; Aguilar, Gina M.. Participação em banca de Clara Rocha da Silva. O improviso como espaço de investigação e percepção do trabalho vocal técnico e expressivo do ator. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Aguilar, Gina M.; KOPPELMAN, I. E.; SPINA, R.. Processo Seletivo Sumário professor Doutor I MS-3.1. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
Aguilar, Gina M.; PEREZ, Daniel A.. Juri do II Festival interno de cenas curtas da Escola Nacional de Teatro. 2009. Escola Nacional de Teatro de Santo André.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Coloquio internacional de investigación-creación en Artes Escénicas.Lo [curas], práctica pedagógica entre lo privado y lo público.. 2018. (Simpósio).

2.
DELTA IX.Lou [curas] Performance. 2018. (Encontro).

3.
VI Seminário Interno de Pesquisas Mário Santana-PPGAC-UNICAMP.Mesa de discussão sobre a Presença. 2018. (Seminário).

4.
II Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos. 2017. (Simpósio).

5.
Colloque international « Pratiques de la voix sur scène, de l?apprentissage à la performance vocale ».(Trans)formation du sujet acteur, un chemin possible avec et par la voix. 2015. (Simpósio).

6.
Forum das Artes 2012.Processos de formação teatral na América Latina. 2012. (Simpósio).

7.
V Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais. Voz e interpretação: Galhos da mesma árvore. 2012. (Congresso).

8.
9º Festival Independiente de Teatro Íntimo Encuentro Internacional 2011.Apresentação da peça teatral. 2011. (Outra).

9.
2º Festival Nacional de Teatro Congonhas MG.Apresentação da peça "Strangenos". 2010. (Outra).

10.
2º Festival Pedritense de Teatro.Apresentação da peça "Strangenos". 2010. (Outra).

11.
5º Festival Iberoamericano de Teatro Cumbre de Las Américas.Apresentação da peça teatral "Strangenos". 2010. (Outra).

12.
Cuarto Encuentro Intercultural de Teatro Iberoamericano.Apresentação da peça. 2010. (Encontro).

13.
IV Festival de Monólogos de Campo Limpo Paulista.Apresentação da peça "Strangenos". 2010. (Outra).

14.
Muestra ? SOLUS ? Encontro de Solos Verbais e Não Verbais.Apresentação da peça "Strangenos". 2010. (Outra).

15.
V Encuentro Internacional de Teatro Alternativo y de Investigación.Apresentação da peça. 2010. (Encontro).

16.
XIX Muestra de Teatro de Anápolis.Apresentação da peça "Strangenos". 2010. (Outra).

17.
II Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais. Formação do ator no Teatro de Grupo Latino-Americano: Abya Yala e La Cuarta Pared. 2009. (Congresso).

18.
V Coloquio Internacional de Teatro Nuevas Fronteras del Teatro. "Strangenos" un universo sin fronteras o una voz con la voz de migrantes. 2009. (Congresso).

19.
III Festival Internacional de Teatro y Danza de la Plata.Apresentação de peça teatral "Strangenos". 2008. (Outra).

20.
II Simpósio da Especialização em Fonaudiologia PUC-COGEAE.Técnicas de aquecimento vocal: práticas desenvolvidas por estudantes de Artes Cênicas e por atores. 2008. (Simpósio).

21.
II Simpósio de Especialização em Fonoaudiologia PUC-COGEAE.Aquecimento vocal: práticas desenvolvidas por estudantes de Artes Dramáticas e por atores. 2008. (Simpósio).

22.
I Jornada Latino-americano de Estudos Teatrais.O treino-criativo: Pesquisa e encenação teatral uma experiência no contexto da migração na América Latina. 2008. (Simpósio).

23.
I Simpósio Latino Americano de Performance Wolfsohn e Hart.Participante da Master Class com os Roy Hart Teacher Sauly Rian e Carol Mendelsohn. 2008. (Simpósio).

24.
VII Mostra de estudos e pesquisas sobre voz.Técnicas de aquecimento vocal desenvolvidas por atores em formação e formados. 2008. (Outra).

25.
XVIII Seminário de Voz da PUC-SP. 2008. (Seminário).

26.
I Simpósio da Especialização em Fonoaudiologia PUC-SP COGEAE. 2007. (Simpósio).

27.
VI Mostra de Estudos e Pesquisas sobre voz. 2007. (Outra).

28.
XVII Seminário de Voz da PUC-SP. 2007. (Seminário).

29.
I Encontro Iberoamericano de Direção Teatral.Oficina sobre Pedagogia da Direção Teatral. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aguilar, Gina M.; PERROTA, V. ; MAZARIN, W. ; KENNEDY, R. . II Semana de Ressignificação: Cultura LGBTQIA+ existe e resiste. 2018. (Outro).

2.
Avila, Roxana ; Korish, David ; Aguilar, Gina M. ; Duncan, Denise . Taller Centroamericano de Teatro Aprendiendo a Aprender. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Renata Sanches. Expressividade Vocal da Máscara que dança. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Nivalcir Amaral. O PAPEL PERFORMATIVO DA PALAVRA NAS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS: A AÇÃO VOCAL COMO FUNDAMENTO ESTÉTICO DO PROCESSO E DA ENCENAÇÃO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Kevin César de Mattos Balieiro. Matrioskar: por uma palavra sinestésica na cenz. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Adriana Gabriela Santos Teixeira. Íyamí Osorongá, minha mãe feiticeira, como perder o medo de ser terra?. Início: 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Victor Hugo Camargo de Sousa. O teatro cego e a articulação de signos não visuais na condução da fábula. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Beatriz Benvengo. Caminho do Estado Criativo: expansão e libertação do corpo/mente como dispositivo para a criação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Cordélia de Souza Lima Galasso. O canto a partir da atu(ação): um caminho possível de trabalho do canto para o ator em formação por meio dos princípios da ação física. 2016. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Gina Maria Monge Aguilar.

Iniciação científica
1.
Helena Regina Souza Franco. A PERSONAGEM MULHER NEGRA COMO PROTAGONISTA NO TEATRO BRASILEIRO: DIALOGANDO COM CAROLINA MARIA DE JESUS NO QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA. 2018. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, SAE/UNICAMP. Orientador: Gina Maria Monge Aguilar.

2.
Lucas Fernández Marquez. O EXERCÍCIO DA ESCUTA COMO IGNIÇÃO DO PROCESSO CRIATIVO NO ATOR ATRAVÉS DA TEORIA CONCEITUAL DE MURRAY SCHAFER. 2018. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, SAE/UNICAMP. Orientador: Gina Maria Monge Aguilar.

3.
Tainã Filipe Araújo. A sombra à luz da voz: Os Mecanismos do grave e do agudo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gina Maria Monge Aguilar.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Produção de eventos artísticos circenses e animação de atividades, participação de projetos sociais em comunidades.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:30:42