Mônica Saboia Saddi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3597253522261998
  • Última atualização do currículo em 04/05/2018


MONICA SABOIA SADDI Doutora em Design pela PUC Rio. Tese: Design do PDV, 2013, Bolsista FAPERJ 10 e Mestre em Design pela mesma Universidade. Dissertação: Lojas de Marcas de Moda, 2008, Bolsista do Cnpq, pelo Programa de Pós Graduação em Design da PUC­ Rio no Laboratório de Gestão em Design. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Integradas Bennett, 1984. Experiência profissional desenvolvida na área de Retail Design: projetos de arquitetura de interiores, merchandising visual e vitrines, para empresas de moda do Rio de Janeiro, de 1984 à 1994 e em escritório próprio de 1996 à 2006. Realizou consultorias em Retail Design e Branding para empresas de varejo e ministrou palestras, desde 2005, em cursos de especialização em Moda, Arquitetura e Design: Veiga de Almeida, PUC Rio, IED Rio. Coordenou o curso de extensão: Design para Ponto de Venda: estratégia, identidade e experiência na PUC-Rio 2010/2011, foi Produtora Executiva do evento anual do Departamento de Design da PUC: Semana Design PUC Rio, evento que engloba uma exposição, palestras, workshops e desfile de moda, de 2009 à 2016. É professora do departamento de Artes e Design, desde 2009, atualmente nas disciplinas de Projeto Avançado 4, Branding de moda e Merchandising Visual de Moda. Coordenadora do Curso de Extensão: Retail Design & Branding, CCE-PUC-Rio, desde 2011. Atua também como Consultora e Palestrante na área de Retail Design, Visual & Merchandising e Identidade de Marcas e desenvolve Projetos Integrados de Arquitetura e V&M para varejo. Áreas de atuação: retail design, visual & merchandising, fashion branding, experience design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Saboia Saddi
Nome em citações bibliográficas
SADDI, M. S.;SADDI, Monica S.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.
Rua Marquês de São Vicente - de 135 a 299 - lado ímpar
Gávea
22451045 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271595
URL da Homepage: http://www.puc-rio.br/index.html


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Design.
Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, PUC - RIO, Brasil.
Título: Design do PDV: interdisciplinaridade, novos conceitos e objetivos nos projetos de arquitetura e design para flagship stores de marcas de moda, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Claudio Freitas de Magalhães.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: design; moda; ponto de venda; marca; empreendedorismo; gestão em design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Gestão em Design.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Merchandising Visual.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Pesquisa e desenvolvimento científico; Comércio varejista.
2006 - 2008
Mestrado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Lojas de Marcas de Moda: integrando a identidade das marcas de moda aos projetos de design para o ponto de venda. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Professor Cláudio Freitas de Magalhães.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: moda; design; interdisciplinaridade; ponto de venda; marca.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros Setores.
1978 - 1984
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Instituto Metodista Bennett, IMB, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor Agregado, Enquadramento Funcional: Professor Agregado 3


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora- MBA de Produção de Moda

Atividades

03/2004 - 02/2006
Ensino, MBA em Produção de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Identidade Visual - Vitrines e Merchandising

Mesbla Lojas de Departamentos SA, MESBLA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente do Departamento de Vitrines, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação da equipe de criação, produção e distribuição dos projetos de vitrine para as lojas Mesbla, incluindo projetos de capacitação e treinamento das equipes de venda. Desenvolvi novas formas de exposição, distintas das usadas convencionalmente: estandartes externos, equipamentos decorativos e reaproveitáveis e painéis modulados. Principais Projetos . Manual: ?Fit? ? manual de produção de moda e estilo na linhas do departamento feminino para uso das equipe de venda e de vitrinistas. . Design Gráfico Ambiental: ?Sinalização? ? concebi e desenvolvi um projeto de design gráfico ambiental para as seções ? marcas da Mesbla- utilizando grandes painéis fotográficos com enfoque institucional e de comunicação da identidade da marca. O projeto incluiu a direção de criação, arte e produção das fotos.


Dimpus Confecções e Artigos para Presentes Ltda, DIMPUS, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente do Departamento de Criação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerenciei o Departamento de Design da empresa que absorvia as áreas de programação visual de produtos e da empresa, publicidade, vitrines, merchandising visual e interiores das lojas. Coordenei uma equipe de oito pessoas entre vitrinistas, coordenadores de vitrines e interiores, programador visual, desenhista e arte finalista. Em 1990, com a fusão das empresas Dimpus e Red Green, o departamento passou a trabalhar para as duas marcas. Principais Projetos . Levantamento e Cadastramento de todas as lojas Dimpus, através de plantas de arquitetura das lojas. . Criação, Implantação e supervisão de dois tipos de impressos com informações para as equipes de venda: ?Press Dimpus? - impresso anual, com todas as informações necessárias para a montagem de uma loja Dimpus; montagem de araras; arrumação básica dos produtos; divisão das seções e listagem dos equipamentos para atender aos franqueados e gerentes de loja por ocasião da abertura de novos pontos de vendas ou em consultas regulares. ?Press Vitrine ? ? impresso semanal com sugestões e ilustrações da montagem das decorações de vitrine e exposição de produtos. . Criação e Coordenação de ? Projetos Integrados? que consistiam na mudança completa das lojas, baseada em um tema, quatro vezes por ano, envolvendo decoração de interiores, displays, embalagem, adesivos, cartões de visita, tags e etiquetas, causando grande impacto visual.


Company Best Seller Modas Ltda, COMPANY, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Merchandising Visual e Vitrines, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Criação, gestão, produção e distribuição dos projetos de vitrine, design de interiores, merchandising e displays para as lojas Company, incluindo a capacitação e treinamento das equipes de V&M e vitrines da empresa. Propus um novo conceito de exposição dos produtos nas vitrines em interior de loja assim como redimensionei a iluminação de todas as vitrines e desenvolvi novos equipamentos de exposição. Principais Projetos . Mobiliário: ?Dispaly Urna ? ? equipamento versátil e desmontável que atende a eventos, sorteios, sorteios, promoções e lançamentos. . Mobiliário: ?Expositor Vitrine? ? aperfeiçoamento do equipamento em aço já existente, a partir do desenvolvimento de acessórios, tubos, ganchos e trilhos, tornando-o polivalente. . Conceito ?Flag Ships? ? Conceito inovador de branding em projetos de decoração vitrines e interiores, com proposta diferenciada para duas lojas localizadas em áreas de público formador de opinião da marca (Ipanema e Fashion Mall).


Chocolate Comércio de Roupas Ltda, CHOCOLATE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Merchandising Visual, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Implantei o Departamento Visual e de Merchandising para as lojas Mark Down - Mark Store com proposta semelhante aos ?outlets? americanos. Desenvolvi um novo conceito de exposição de mercadorias de grande volume com um tratamento estético visual e proposta de estilo de moda. Principais Projetos . Evento Semanal: ?Item da Semana? - criação e coordenação de eventos promocionais quinzenais que envolviam várias peças gráficas ( painéis fotográficos e cartazes ), além diferenciadas formas de exposição da mercadoria, assim como alterações no ?lay out? da loja a cada evento. . Mobiliário: ?Display Promocional? ? criação e desenvolvimento de um expositor para a entrada da loja com suporte para comunicação visual, exposição de produtos e para apoio aos impressos e folders, em um mesmo móvel expositor. . Manual : ?Pack? ? criação de um manual para os gerentes de lojas, contendo todas as informações para a exposição da mercadoria: paletas de cores, produções, preços, divisão das seções e departamentos em planogramas aplicados às plantas de arquitetura de cada loja da rede, a fim de capacitar as equipes para a montagem dos eventos promocionais e lançamentos de coleção.



Projetos de extensão


2014 - 2015
Curso: Retail Design &Branding
Descrição: Curso de Extensão de 66h com 8 palestrantes e 8 professores. O curso visa capacitar os profissionais envolvidos em projetos para lojas de marcas de moda à reforçar a identidade da marca e promover uma experiência única dos consumidores no ambiente do Ponto de Venda (POS). O curso é destinado a empresários, profissionais e estudantes de: design, arquitetura, moda, merchandising visual, comunicação e marketing,interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em projetos para varejo de moda..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Curso Design do Ponto de Venda: Estratégia, Identidade, Experência.
Descrição: Curso de Extensão com carga horária de 75 horas com 8 professores e 6 palestrantes. O curso visa capacitar os profissionais à integrar de forma estratégica os recursos dos projetos de design para o Pontos De Venda de marcas de moda, a fim de reforçar a identidade da marca e promover uma experiência única dos consumidores nas lojas (PDV). Módulos contendo disciplinas de conteúdo prático e teórico, apresentadas em aulas expositivas, palestras e aula prática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Fashion Retail Design.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Merchandising Visual.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Gestão em Design.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Fashion Branding.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura Comercial.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SADDI, Monica S.2010 SADDI, Monica S. ; Claudio Freitas de Magalhães . SADDI, M. ; MAGALHÃES, C. F. . Design para Lojas de Moda: gestão de marcas em projetos para PDV. Estudos em Design (Online), v. 18, p. 1733-1742, 2010.. Estudos em Design (Online), v. 18, p. 1733-1742, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SADDI, Monica S. ; Claudio Freitas de Magalhães . Emoções e Experiências: questões da agenda atual do Design em projetos para PDV. In: P&D Design 2010 - 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais P&D Design 2010. São Paulo: Universidade Anhembi-Morumbi/Blucher, 2010. p. 4395-4404.. In: 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design -P&D Design 2010, 2010, São Paulo. Anais P&D Design 2010, 2010. p. 4395-4404.

2.
SADDI, M. S. ; Claudio Freitas de Magalhães . Design para Lojas de Moda: as relações entre a condição volátil do mercado e a gestão da imagem simbólica das marcas de moda através dos projetos para seus pontos de venda. In: 8 Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. P&D Design 8: Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SADDI, Monica S. ; Claudio Freitas de Magalhães . Retail Design Social Dimensions: Are They a Point of Sales?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SADDI, Monica S. . Retail Design e Branding. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SADDI, M. S. ; Claudio Freitas de Magalhães . PDV: lugar do consumo vivo dos símbolos da sociedade contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SADDI, Monica S. ; Claudio Freitas de Magalhães . Emoções e Experiências: questões da agenda atual do Design em Projetos para PDV. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SADDI, Monica S. . Visual Merchandising: a identidade da marca no ponto de venda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SADDI, Monica S. . Lojas de Marcas de Moda: A Gestão de Design nos Projetos de Lojas de Moda e o Papel do Ponto de Venda na Comunicação da Identidade das Marcas.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SADDI, Monica S. ; Claudio Freitas de Magalhães . Retail Design & Branding. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SADDI, Monica S. ; Damazio, Vera . PUC Mais de 50 - Revitalização Profissional: Exposição de Produtos.. 2015. .

3.
SADDI, M. S. ; Claudio Freitas de Magalhães . Design para Ponto de Venda: estratégia, identidade e experiência.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SADDI, Monica S. . Sinalização e Ambientação Interna das Marcas Próprias da Mesbla. 1991. Programação Visual.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SADDI, Monica S.; Grandmasson, Elizabeth; Grumach, Evelyn. Participação em banca de Rodrigo Siconha.Projeto Final de Comunicação Visual - Urban Atitude. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
Grumach, Evelyn; OLIVEIRA, I.; SADDI, Monica S.. Participação em banca de Isolda Levy.Projeto Final de Comunicação Visual - Chegou o Brasil ao Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
SADDI, Monica S.. Participação em banca de Luiza Janini Bertino Nogueira.Projeto de Conclusão de Moda - Mulheres Girafa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Candido Mendes.

4.
SADDI, Monica S.. Participação em banca de Luciana Bringuenti S Niederauer.Projeto de Conclusão de Moda - Aladim e a Lampada Maravilhosa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estilismo) - Universidade Candido Mendes.

5.
SADDI, Monica S.. Participação em banca de Juliana Jasmim.Projeto de Conclusão de Moda - Arte no Corpo: Polinesia Francesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Candido Mendes.

6.
SADDI, Monica S.. Participação em banca de Alice luiza Vieira.Projeto de Conclusão de Moda - Taj Mahal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Candido Mendes.

7.
SADDI, Monica S.. Participação em banca de Alfredo Agostinho C Neto.Projeto de Conclusão de Moda - Oriente-se é Marrocos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Candido Mendes.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Design Principles and Practices. Retail Design Social Dimensions: Are They Still a Point Of Sales?. 2015. (Congresso).

2.
I Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo - Práticas e Narrativas - 2011..PDV: lugar do consumo ?vivo? dos símbolos da sociedade contemporânea.. 2011. (Seminário).

3.
Seminário Nacional de Inovação Estratégica e Workshops sobre Estratégias ede Inovação para a Competitividade nas Empresas". 2011. (Seminário).

4.
9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Emoções e Experiências: questões da agenda atual do Design em Projetos para PDV.. 2010. (Congresso).

5.
8 Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. Design para Lojas de Moda: as relações entre a condição volátil do mercado e a gestão da imagem simbólica das marcas de moda através dos projetos para seus pontos de venda. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAGALHAES, C. ; SADDI, Monica S. . Semana Design PUC Rio 2016. 2016. (Festival).

2.
MAGALHAES, C. ; SADDI, Monica S. . Semana Design PUC Rio 2015. 2015. (Exposição).

3.
MAGALHAES, C. ; SADDI, Monica S. . Semana Design PUC Rio 2014. 2014. (Exposição).

4.
MAGALHAES, C. ; SADDI, Monica S. . Semana Design PUC Rio 2013. 2013. (Exposição).

5.
MAGALHAES, C. ; SADDI, Monica S. . Semana Design PUC Rio 2012. 2012. (Exposição).

6.
MAGALHAES, C. ; SADDI, Monica S. . Semana Design PUC Rio 2011. 2011. (Exposição).

7.
MAGALHAES, C. ; SADDI, Monica S. . Semana Design PUC Rio 2010. 2010. (Exposição).

8.
Claudio Freitas de Magalhães ; SADDI, Monica S. . Expo Design PUC Rio 2009. 2009. (Exposição).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SADDI, Monica S. ; Claudio Freitas de Magalhães . Retail Design & Branding. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SADDI, Monica S. ; Damazio, Vera . PUC Mais de 50 - Revitalização Profissional: Exposição de Produtos.. 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 14:14:54