Júlia Peixoto de Carvalho Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0629935550047726
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Sou artista visual independente, comunicadora, ilustradora e designer. Em 2008 criei o blog A Dona da Bolsinha, uma marca que hoje envolve meus projetos artísticos, uma loja virtual e um canal com séries animadas para o público infanto-juvenil. Atuo em projetos de ilustração, design gráfico e design de estamparia para editoras, agências de propaganda e marcas de segmentos variados. Sou Mestre em Design pela PUC-Rio (2008), graduada em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela UNAMA, Belém - PA (2001) e especialista em Marketing, também pela UNAMA, Belém - PA (2002). Fui professora no curso de Moda da Universidade Cândido Mendes - RJ (2010 a 2011) e Design da PUC-Rio (2007 a 2011). Como Analista de Marketing, trabalhei em empresas mineradoras de grande porte atendendo mercado interno e externo. Como Diretora de Arte, atuei em agências de publicidade atendendo contas como Vale, PizzaHut e Kopenhagen. Para saber mais: www.adonadabolsinha.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júlia Peixoto de Carvalho Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Júlia P. C.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Marcas que marcam: um estudo sobre a relação emocional das pessoas com as marcas,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Vera Maria Marsicano Damazio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Marcas; design e emoção; memória; branding; cultura material; consumo.
2002 - 2002
Especialização em Pós- Graduação "Lato Sensu" em Marketing. (Carga Horária: 420h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: A venda pelo olhar: como uma boa vitrine pode aumentar as vendas.
Orientador: Rúbia Monteiro Pimentel.
1998 - 2001
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: A Escolha é sua? Uma abordagem sobre a propaganda subliminar.
Orientador: Luiz Cezar Silva dos Santos.




Formação Complementar


2014 - 2014
Técnicas de Costura e Acabamentos. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento e Desenvolvimento de Coleções. (Carga horária: 21h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2014 - 2014
Técnicas de Pathwork. (Carga horária: 21h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Branding: construindo valor para a marca. (Carga horária: 51h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: Programação Visual I programação Visual II Técnica de Cores


Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pós-Graduação em Design, Carga horária: 15
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Design Disciplina: Branding


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado - orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de graduação em Design Disciplina: Projeto III

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de graduação em Design Disciplina: Design & Emoção, sob supervisão da Professora Vera Damazio.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de graduação em Design Disciplina Planejamento, Projeto e Desenvolvimento III ? Comunicação Visual, sob supervisão da Professora Vera Damazio.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Publicidade e Propaganda.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design de Moda.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: BRANDING.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio Unama de Comunicação, Unama - Universidade da Amazônia.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
DAMAZIO, V.M.M. ; LIMA, Júlia P. C. ; GUILHERME, G C . "Marcas que marcam" e Antropologia do Consumo: caminhos para projetar produtos "marcantes". In: Vera Damazio; Cláudia Mont'Alvão. (Org.). Design, Ergonomia e Emoção. Rio de Janeiro: Mauad, 2008, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Júlia P. C.; DAMAZIO, V.M.M. . Em busca das ?marcas que marcam?: uma contribuição metodológica para o Design & Emoção.. In: P&D Design 2008 - 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais do P&D Design 2008, 2008.

2.
DAMAZIO, V.M.M. ; BIANCO, B. D. ; LIMA, Júlia P. C. ; MENEZES, C. . Design & Emoção: sobre a ?competência emocional? de produtos e de marcas.. In: P&D Design 2008 - 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais do P&D Design 2008, 2008.

3.
DAMAZIO, V.M.M. ; LIMA, Júlia P. C. ; BIANCO, B. D. ; MENEZES, C. ; MEYER, G.C . "Brands that Touch" and anthropology of consumption: towards an understanding of how to design pleasurable products. In: DPPI 2007 Conference on Designing Pleasurable Products and Interfaces, 2007, Helsinki. Proceedings of the 2007 Conference on Designing Pleasurable Products and Interfaces, 2007.

4.
DAMAZIO, V.M.M. ; BIANCO, B. D. ; LIMA, Júlia P. C. ; MENEZES, C. . Algumas considerações sobre a relação emocional entre as pessoas e o entorno projetado.. In: 7o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Anais do 7° P&D - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006.

5.
DAMAZIO, V.M.M. ; BIANCO, B. D. ; LIMA, Júlia P. C. ; MENEZES, C. . "Partnership Design, First-time experiences, Affective Trademarks: some thoughts on object-user relationships". In: Design & Emotion Conference, 2006, Göteborg. Anais do Design & Emotion Conference 2006, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Júlia P. C.; DAMAZIO, V.M.M. . Em busca das ?marcas que marcam?: uma contribuição metodológica para o Design & Emoção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, Júlia P. C.; DAMAZIO, V.M.M. ; BIANCO, B. D. ; MENEZES, C. . Design & Emoção: sobre a ?competência emocional? de produtos e de marcas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, Júlia P. C.. Marcas que marcam: um estudo sobre a relação emocional das pessoas com as marcas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, Júlia P. C.. Pessoas, Coisas e Marcas: algumas reflexões sobre o significado das coisas na vida cotidiana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
DAMAZIO, V.M.M. ; BIANCO, B. D. ; MENEZES, C. ; LIMA, Júlia P. C. . Algumas Considerações sobre Relação Emocional entre as Pessoas e o Entorno Projetado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DAMAZIO, V.M.M. ; BIANCO, B. D. ; MENEZES, C. ; LIMA, Júlia P. C. . Partnership Design, First-time experiences, Affective Trademarks: some thoughts on object-user relationships. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DAMAZIO, V.M.M. ; BIANCO, B. D. ; MEYER, G.C ; LIMA, Júlia P. C. ; FREIRE, K. . Revisão Técnica do livro: NORMAN, Donald.. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, H. ; LIMA, Júlia P. C. . Alho por alho, dente por dente.. 2012. (Ilustração e Projeto Gráfico de Livro Infantil).

2.
RODRIGUES, H. ; LIMA, Júlia P. C. . O segredo da gravata mágica. 2009. (Ilustração e Projeto Gráfico de Livro Infantil).

3.
RODRIGUES, H. ; LIMA, Júlia P. C. . O segredo da bolsa mágica. 2009. (Ilustração e Projeto Gráfico de Livro Infantil).

4.
LIMA, Júlia P. C.. Os traços de Júlia Lima - Entrevista para o Jelly Blog. 2009. (Entrevista para site de internet).

5.
DAMAZIO, V.M.M. ; LIMA, Júlia P. C. . Coisas da Vida - Entrevista para matéria da revista Vida Simples - edição de julho. 2008. (Entrevista).

6.
LIMA, Júlia P. C.. Design & Emoção: Um olhar para as coisas nossas de cada dia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
LIMA, Júlia P. C.. Balanço Social Pará Pigmentos 2001. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Balanço Social para Pará Pigmentos S.A.).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VENTURINI, C. M. M; LIMA, Júlia P. C.; SANTOS, L. C. Participação em banca de Renata da Paz Ataíde.A FÁBRICA DOS SONHOS DE PLÁSTICO: UM CASO DE AMOR ENTRE A MARCA MELISSA E SUAS CONSUMIDORAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Design Trends ESPM/RS.Palestra Design Emocional. 2009. (Seminário).

2.
Design Trends ESPM/RS.Design Trends Workshop. 2009. (Oficina).

3.
Diseño en Palermo 2008 - Encuentro Latinoamericano. 2008. (Encontro).

4.
I Simpósio de Design & Emoção do LABMEMO.Pessoas, Coisas e Marcas: algumas reflexões sobre o significado das coisas na vida cotidiana.. 2007. (Simpósio).

5.
7o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.. Algumas considerações sobre a relação emocional entre as pessoas e o entorno projetado. 2006. (Congresso).

6.
Design & Emotion Conference. "Partnership Design, First-time experiences, Affective Trademarks: some thoughts on object-user relationships". 2006. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 24:40:28