Felipe Ziotti Narita

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Pesquisador de pós-doutorado da USP, com doutorado em História pela Unesp. Conferencista convidado na inauguração do Forschungskreis Gregor Girard (FK2G) da Universidade de Fribourg (Suíça) e um dos coordenadores do seminário "Cartografias do contemporâneo" no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Desde fevereiro de 2018, atuo como editor associado, na área de ciências sociais, das atividades científicas do grupo polonês Theoretical Practice (Universidade Adam Mickiewicz), possuindo também experiência como revisor das revistas acadêmicas Current Sociology (International Sociological Association, Inglaterra), Sociedad y Discurso (Universidade de Aalborg, Dinamarca), Pro-Posições (Unicamp) e outras publicações na área de ciências sociais, além de ser membro do conselho científico internacional da revista História de la Educación Latinoamericana (Colômbia). Atuei no comitê curador de coletânea sobre o centenário de Simmel na Itália (Universidade de Pisa). Atuo como docente da pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Unesp e da graduação no CUBM e FFCL. Meus interesses de pesquisa estão concentrados nas interfaces entre história e sociologia, tendo em vista os seguintes temas e áreas: teoria social, modernidade, modernização e ideologia, globalização, história da educação, educação popular, movimentos sociais e o comum. Contei com o financiamento de diversas instituições para as pesquisas (FAPESP, CNPq e CAPES). Sou pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação da USP e do grupo de pesquisa "Historiar: narrativas identitárias, conceitos, linguagens" (CNPq). Colaboro frequentemente com jornais publicados no Brasil, na Espanha e nos Estados Unidos. Sou editor-chefe da revista Cadernos CIMEAC (UFTM) e fui editor-chefe da revista História e Cultura (Unesp). Site: https://felipeznarita.com. Contato: fznarita@usp.br / felipe.narita@unesp.br
(Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Ziotti Narita
Nome em citações bibliográficas
NARITA, F. Z.;NARITA, Felipe Ziotti;NARITA, Felipe;NARITA, F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca.
Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900
Jardim Antonio Petráglia
14400690 - Franca, SP - Brasil - Caixa-postal: 14409160
Telefone: (016) 37068700
URL da Homepage: https://www2.unesp.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Ivan Aparecido Manoel.
Coorientador: Márcia Regina Capelari Naxara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História do Brasil imperial; História da Educação; Religião; Moral; Infância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Historia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O tempo sagrado do Império: história e religião na obra do cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ivan Aparecido Manoel.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História do Brasil imperial; Historiografia; História da Educação; Religião.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Graduação em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Missão e educação religiosa no trópico.
Orientador: Ivan Aparecido Manoel.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2019
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia histórica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.


Formação Complementar


2016 - 2016
Classical sociological theory: Mandeville, Adam Smith, Tocqueville. (Carga horária: 25h).
Universiteit van Amsterdam, UvA, Holanda.
2016 - 2016
Kierkegaard: subjectivity, irony and the crisis of modernity. (Carga horária: 15h).
University of Copenhagen, UK, Dinamarca.
2013 - 2013
Espaço da universidade na sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Da sociedade de classes à sociedade de massas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2012
Atividade de pesquisa. (Carga horária: 200h).
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, IHGB, Brasil.
2010 - 2012
Atividade de pesquisa. (Carga horária: 250h).
Associação Cultural do Arquivo Nacional, ACAN, Brasil.
2010 - 2012
Atividade de pesquisa. (Carga horária: 200h).
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, AGCRJ, Brasil.
2010 - 2012
Atividade de pesquisa. (Carga horária: 500h).
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
2010 - 2012
Atividade de pesquisa. (Carga horária: 100h).
Real Gabinete Português de Leitura, RGPL, Brasil.
2011 - 2011
Educação democrática na escola. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2011
Curso de latim (avançado). (Carga horária: 110h).
Centro Linguístico, CL, Brasil.
2009 - 2011
Curso de alemão. (Carga horária: 180h).
Centro Linguístico, CL, Brasil.
2007 - 2010
Curso de francês. (Carga horária: 360h).
Alliance Française, AF, Brasil.
2006 - 2010
Curso de inglês. (Carga horária: 400h).
CCAA, CCAA, Brasil.
2009 - 2009
Pensamento político na América Latina contemporâne. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
História e Estética da Arte. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
O estudo do abastecimento no Brasil colônia. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Leitura paleográfica de documentos. (Carga horária: 20h).
Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH-UNESP), CEDAPH (UNESP), Brasil.
2007 - 2007
História da Educação e Políticas Públicas. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Municipal de Franca, Uni-FACEF, Brasil.
2006 - 2006
A despolitização no ensino de história. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
História oral. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pós-doutorado (CPq), Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós-doutorado (CPq), Carga horária: 9

Atividades

09/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

08/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Atividade realizada
Seminários de pesquisa em teoria social, história e historiografia da educação (com Sérgio César da Fonseca e Elmir Almeida).

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2007 - 2016
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

Atividades

10/2018 - Atual
Ensino, Planejamento e Análise de Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
(PAPP13388) Educação popular e construção democrática na América Latina: cenários e perspectivas das últimas três décadas
07/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

02/2013 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .

Atividade de extensão realizada
Pesquisador do grupo de pesquisa CNPq/Unesp: Políticas públicas para o desenvolvimento social.
11/2013 - 07/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

02/2013 - 06/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

02/2014 - 05/2018
Ensino, Planejamento e Análise de Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
(PAPP13372) Oficina (textos científicos)
(PAPP13383) Políticas públicas de inclusão educacional
(PAPP13391) Dimensões da educação popular
04/2010 - 11/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

Linhas de pesquisa
História e cultura social
02/2010 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

02/2009 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

02/2007 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

10/2009 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

Cargo ou função
Equipe editorial da Revista Caminhos da Educação (ISSN 2175-4217).
04/2013 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

Cargo ou função
Editor da Revista História e Cultura (ISSN 2238-6270) - publicação internacional do corpo discente do PPGH-UNESP/Franca.
09/2013 - 01/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil VI
03/2013 - 09/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil V
01/2007 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

01/2007 - 03/2013
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

Atividade de extensão realizada
Membro do grupo de pesquisa CNPq/Unesp: Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil.
05/2011 - 06/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil V (oficinas ministradas mediante convite do Prof. Dr. Ivan Aparecido Manoel a respeito dos temas: Revolução de 1930, Revolução Paulista de 1932, Intentona Comunista)
08/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em História.
03/2007 - 06/2007
Estágios , Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica, .

Estágio realizado
Cópias de segurança do 'Projeto Resgate'; digitalização do acervo do Arquivo Municipal de Franca; auxílio em informática.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da Mestrado, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Assistente I, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 10

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepção dos estudos históricos
História das religiões
08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da educação e questões da contemporaneidade
02/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
02/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Barão de Mauá.

Atividade realizada
Programa Institucional de Iniciação Científica: 'A educação dos excluídos: um estudo das manifestações da barbárie na construção da cidade de Ribeirão Preto da Primeira República'.
10/2017 - Atual
Ensino, História, Cultura e Sociedade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Moral e processos de educação na estruturação da modernidade capitalista no século XIX

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, FFCL - ITUVERAVA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino de história I
Metodologia do ensino de história II
08/2017 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia brasileira
03/2016 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia
08/2015 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
Filosofia
08/2014 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da História
03/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil III

Centro de Investigação de Metodologias Educacionais Alternativas - Conexão, CIMEAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Pesquisador (voluntário), Enquadramento Funcional: Pesquisador (voluntário), Carga horária: 2
Outras informações
Atuação como docente (voluntário).

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Colaborador (voluntário), Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 1
Outras informações
Editor do periódico "Cadernos CIMEAC" (ISSN 2178-9770).

Atividades

10/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CIMEAC, .


Instituto Agostiniano de Filosofia, IAF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2013 - 11/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História das ideias econômicas, sociais e políticas I
História das ideias econômicas, sociais e políticas II
06/2011 - 12/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia no Brasil

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, SBTHH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: sócio, Carga horária: 1


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista de IC (PIBIC/CNPq), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Perspectivas e desafios para a educação popular

Objetivo: Esta linha de pesquisa propõe investigações teóricas sobre a prática em educação popular desenvolvida pelo CIMEAC. Além de manter uma revista indexada (Cadernos CIMEAC), nossa proposta implica refletir sobre algumas dimensões fundamentais para a educação popular, enfatizando as práticas do espaço escolar (ensino, gestão, participação) e o questionamento sobre questões que marcam o debate atual (escola democrática, interdisciplinaridade).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação popular; Escola; Escola democrática; Políticas Educacionais; Políticas públicas.
2.
Gestão de políticas educacionais

Objetivo: Linha de pesquisa vinculada ao grupo UNESP/CNPq: Políticas públicas para o desenvolvimento social. O foco privilegiado é a reflexão acerca do papel desempenhado pela educação no contexto socioeconômico contemporâneo, que confere ao conhecimento (e ao seu aperfeiçoamento permanente) um lugar-chave no processo de produção da riqueza e, por conseguinte, do desenvolvimento de estruturas de bem-estar e de promoção da cidadania..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Políticas públicas; Políticas Educacionais.
3.
História e cultura social

Objetivo: Vinculada ao PPGH-UNESP/Franca. Esta linha reúne pesquisadores e alunos interessados no estudo das instituições, costumes, códigos, crenças, linguagens e demais manifestações da cultura em sua dimensão histórica. Objetiva a compreensão da organização social e das respectivas praticais culturais em seu desdobramento temporal..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Historiografia; História Social; História Cultural.
4.
História, intelectuais e historiografia no Brasil: séculos XIX e XX

Objetivo: Investigar os debates e as propostas para a escrita da história do Brasil à luz da atuação e da produção teórica de intelectuais e homens de letras entre os séculos XIX e XX, especialmente durante o Segundo Reinado (1841-1889) e a Primeira República (1889-1930).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História do Brasil imperial; História do Brasil republicano; Historiografia; História das Ideias.
5.
Compêndios escolares e processo social no oitocentos brasileiro

Objetivo: A proposta é analisar a escrita e a publicação de compêndios escolares no Segundo Reinado, enfatizando as implicações das dinâmicas de produção e de circulação dos textos na elaboração de uma sociedade imperial. Com enfoque em livros de história do Brasil publicados no período, esta linha enfatiza que o o percurso hermenêutico de configuração e refiguração da temporalidade (Ricoeur) encontra na identidade narrativa uma possibilidade de abertura da abordagem histórica a processos sociais mais amplos, rotinizando valores e fundamentando preceitos e sentimentos morais na dinâmica social..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História do Brasil imperial; História do Brasil republicano; Historiografia; História da Educação; Livros didáticos.
6.
Moral, formação social e processos de educação

Objetivo: Investigar o problema dos sentimentos morais no horizonte da formação social, com ênfase sobre o Brasil do século XIX. Trata-se de analisar as formas pelas quais o campo da moralidade rotiniza sentidos específicos sobre o agir estruturados em processos de educação. Enfatizando a tangibilidade da forma social no Brasil oitocentista, esta linha desdobra certas dinâmicas internas da organização social em relação a valores, desenvolvendo uma fundamentação (gramática moral) para as interações sociais a partir de processos de educação..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: Teoria Sociológica.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História do Brasil imperial; História do Brasil republicano; História da Educação; Historiografia; Teoria social.
7.
Educação e sociedade: crise e mudança

Objetivo: Esta linha de estudo faz parte do grupo de pesquisa UNESP/CNPq: Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências. O objetivo é desenvolver projetos de ação pedagógica e de pesquisa que se inserem nos campos teórico-metodológicos do Ensino de História e da História da Educação no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Políticas públicas; Políticas Educacionais.
8.
História, cultura, linguagens

Objetivo: Linha que congrega pesquisadores e discentes interessados no estudo dos diferentes modos e formas pelos quais são historicamente constituídos discursos identitários..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Historiografia; Ciências Sociais; Identidades.
9.
Historiar: narrativas identitárias, conceitos, linguagens (CNPq)

Objetivo: Pesquisador do grupo de pesquisa Historiar (Unesp/CNPq). As pesquisas, estudos e reflexões sobre construções identitárias são centrais aos interesses de investigação dos pesquisadores envolvidos nesta proposta. Considerando que os discursos historiográfico, literário e iconográfico são vetores fundamentais a estas construções, propomos, como objeto privilegiado de investigação, as modulações de identidades narrativas por eles constituídas, com foco privilegiado nos conceitos e linguagens intrínsecos às suas construções. O Colóquio "conceitos e linguagens: construções identitárias", realizado em 2012 (UNESP-Franca), de que resultou publicação com o mesmo título (São Paulo: Intermeios, 2013), deu sequência e contribuiu para o amadurecimento de trocas intelectuais que vinham se processando, tendo constituído importante momento de reflexão e aglutinamento de propósitos de que resultou a formação do grupo de pesquisa..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História; Historiografia; Sociologia; Filosofia.
10.
Políticas, gestão e formação na educação

Objetivo: Esta linha de pesquisa reúne estudos que tenham como perspectiva de trabalho a análise de políticas educacionais, a investigação do papel desempenhado pela macro (governamental) e/ou micro (escolar) gestão na efetivação de programas e projetos nas instituições de ensino, assim como a reflexão acerca das estratégias de formação humana/formação da força produtiva e seus virtuais vínculos com as agendas de modernização da estrutura econômica e promoção de desenvolvimento social..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Políticas públicas; Educação; Formação; Modernização.
11.
Instituições, cidadania, políticas sociais e trabalho

Objetivo: Esta linha de pesquisa abrange estudos cujo escopo é a análise de políticas voltadas a questões de seguinte natureza: aperfeiçoamento institucional e eficiência da gestão pública; qualidade da democracia e garantias ao pleno exercício da cidadania; enfrentamento do problema da desigualdade em todos os seus aspectos; criação e/ou aprimoramento de mecanismos de inclusão e de proteção social; regulamentação das relações de trabalho..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Globalização; Teoria social; Políticas públicas; Neoliberalismo.
12.
Imaginário e modernização social

Objetivo: Analisar o impacto das transformações materiais da modernidade oitocentista, especialmente a partir da segunda metade do século XIX, na constituição imagens sobre a técnica, a organização social e a gestão moral da população. Os imaginários sociais, entendidos como uma esfera de significações do social-histórico (Castoriadis), difundem utopias e modelos de aspiração e abjeção a partir de valores e quadros de compreensão criativa do espaço social da modernidade..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Imaginário; Capitalismo; Modernidade; Modernização.
13.
Transferências culturais e modernidade: circulação de saberes no espaço atlântico (séculos XIX e XX)

Objetivo: Investigar procedimentos empíricos e parâmetros teóricos para o entendimento da circulação transatlântica de saberes, constituindo repertórios de práticas e modos de apropriação declinados em contextos diversos (James Clifford e Jean-Sébastien Noël) nos séculos XIX e XX. A partir do problema das transferências culturais (Michel Espagne, Michael Werner, Alexandre Fontaine e Mieke Bal), esta linha analisa as redes de difusão, recepção e reelaboração de saberes à luz das transformações materiais da modernidade capitalista - entendidas tanto como infraestruturas sociais (cidades, portos, ferrovias etc.) quanto como esferas de circulação (jornais, tipografias, livros, conferências públicas etc.)..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Transferências culturais; Modernidade.
14.
Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação

Objetivo: Pesquisador do LEPINJE-USP, centro que tem pesquisado e produzido, nas áreas da História e da Sociologia, temas vinculados a: i) os processos de produção e reprodução de representações normativas sobre a infância/criança e a juventude/jovens que foram e são produzidos e reproduzidos na sociedade brasileira; ii) as intencionalidades, modos e sentidos/finalidades que o mundo adulto, as instituições, comunidades, atores coletivos e movimentos sociais tradicionais e contemporâneos têm socializado e educado a infância e a juventude, em diferentes temporalidades e espacialidades da realidade brasileira; iii) as políticas públicas para a infância, adolescência e juventude no Brasil; iv) participação social de jovens na atualidade..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História da Educação; Sociologia.
15.
Modernidade, modernização e forma social em regiões periféricas (séculos XIX e XX)

Objetivo: Discutir, nos quadros das teorias do sistema-mundo (I. Wallerstein e S. Amin), a constituição da modernidade capitalista como estruturação de um sistema internacional assimétrico. Articular as transformações materiais às formas de consciência, explorando a proatividade de regiões periféricas (antigos espaços coloniais) sob os impactos dos processos de modernização, entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do XX, por meio da circulação de saberes, transferências de repertórios culturais, circulação da forma-mercadoria e constituição da vida urbana. Esta linha pretende oferecer uma fundamentação materialista para a dinâmica das transferências culturais da modernidade, investigando os mecanismos de produção e de reprodução da modernidade a partir de sua tradução em parâmetros de socialização..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Sistema-mundo; Marxismo; Modernidade; Modernização; Transferências culturais.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Globalização: crítica, crise e o comum
Descrição: A pesquisa analisa e mapeia dimensões teóricas para o entendimento da globalização capitalista a partir dos anos 1980, tendo em vista a articulação da teoria social com esforços de entendimento de impasses políticos e campos propositivos de políticas e movimentos sociais. O foco correlaciona dois momentos: (1) uma investigação sobre a expansão das estruturas de mercado e as transformações socioculturais a partir da emergência do comum (entendido como campo primeiro da produção social, tanto na gestão de itens quanto na constituição de relações sociais subjacentes às formas cooperativas emergentes das redes), dialogando com as contribuições teóricas de Michael Hardt, Antonio Negri, Pierre Dardot, Christian Laval, George Caffentzis, Michel Bauwens, Krystian Szadkowski, Jan Sowa, Mikolaj Ratajczak, Massimo de Angelis, Christian Fuchs, entre outros; (2) o lugar dos movimentos sociais (com especial ênfase no campo da educação popular) como perspectivas de democratização social na América Latina, tendo em vista a construção de políticas sociais e a indicação de fraturas no campo da cidadania. O trabalho é desdobramento de publicações conjuntas e interlocuções acadêmicas construídas junto ao grupo polonês Theoretical Practice (Univ. Adam Mickiewicz) e aos pesquisadores Jeremiah Morelock (Boston College), Sérgio Fonseca (USP) e Reinaldo Furlan (USP), contando com seminários, produção acadêmica (bibliográfica) e intervenções em jornais nacionais e estrangeiros de ampla circulação. Projeto individual vinculado à linha "?Instituições, cidadania, políticas sociais e trabalho" do PPG PAPP da Unesp..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Educação, vida urbana e moralidade: a elaboração do povo e a invenção do social no fin de siècle brasileiro
Descrição: Esta pesquisa pretende analisar a elaboração e a difusão de saberes sobre a educação dos cidadãos no fin de siècle brasileiro, período compreendido entre os anos 1870 e os anos 1890, como mecanismos de gestão moral da população. Em um contexto de importantes transformações no Brasil oitocentista (crise do Império e construção da República, vida urbana, esfera pública, multidões urbanas, imigração etc.), a disseminação de percepções sobre a educação e a moralidade (por meio de jornais, livros, livros didáticos, conferências pedagógicas, exposições universais, relatórios oficiais, pareceres manuscritos) situa o problema da educação em uma relação com valores que, dispostos estruturalmente como prescrições do agir (campo da moralidade), delimitam coordenadas da socialização e da organização da sociedade nacional. Nesse sentido, a construção de uma gramática moral da socialização (trabalho, virtudes, honra, religião etc.) implica um conjunto de coordenadas formativas que, tematizadas à luz da vida urbana, desenham possibilidades do governo da cidade e da nascente população urbana por meio dos processos de educação (entendidos como práticas difusas de produção e reprodução de valores). A educação, constituindo a tangibilidade da forma social e de seus componentes morais no oitocentos, articula a formação do Brasil com uma ampla rede de transferências culturais a partir da difusão de imaginários e do circuito de transformações capitalistas da modernidade oitocentista.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Felipe Ziotti Narita - Coordenador / Sérgio César da Fonseca - Integrante.
2017 - Atual
Modernidade capitalista e formas de socialização: modernização social, circulação cultural e transferências no sistema-mundo moderno (séc. XIX)
Descrição: Este projeto é dedicado à análise o problema da socialização, em um antigo espaço colonial (Impéri brasileiro), por meio de percepções morais sobre a nascente vida urbana à luz da modernização capitalista (entendida nos quadros do sistema-mundo moderno) da segunda metade do século XIX. A pesquisa investigou diversos conjuntos documentais (jornais, livros, relatórios oficiais, livros didáticos etc.) a fim de enfatizar a estruturação do campo da moralidade em práticas difusas de constituição do espaço social e seus mecanismos de estima, reconhecimento e prescrição estutural de condutas. O argumento central, portanto, consiste em investigar a produção/reprodução da modernidade a partir da dinâmica entre formas de consciência (percepções morais) e valores de socialização, enfatizando a tangibilidade da forma social mediante os impactos e as disjunções das transformações materiais em uma região periférica. A publicação da pesquisa, em 2017, ocorre em três etapas: (1) texto "Moral scenes from urban life", publicado em coletânea organizada por Wiktor Marzec (Univ. Central Europeia - Hungria), Michal Pospiszyl (Univ. de Varsóvia - Polônia) e Katarzyna Czeczot (Academia Polonesa de Ciências); (2) paper de conferência ministrada no IESP-UERJ, em março de 2017, mediante convite dos pesquisadores em teoria política do grupo 'Beemote' (coord. Christian Cyril Lynch e Luiz Carlos Ramiro Jr.); (3) verbete a ser publicado em coletânea francesa (no prelo)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Felipe Ziotti Narita - Coordenador.
2013 - 2018
A questão do fracasso escolar na perspectiva das políticas públicas de inclusão
Descrição: O presente estudo objetiva realizar uma análise aprofundada do fracasso escolar desde suas origens, a partir da perspectiva da História da Educação, bem como a implantação das políticas públicas no campo do Ensino - além de observar os desdobramentos que o malogro na escola causa aos alunos do ponto de vista da inclusão social, efeito este que se estende também às famílias. Para tanto, a pesquisa terá como referência a Proposta Curricular para o Estado de São Paulo, implantada em 2008 em toda rede pública do Estado da 5º série do Ensino Fundamental ? Ciclo II a 3º série do Ensino Médio. Várias questões observadas, como o desânimo, a falta de estímulo, a baixa autoestima, a agressividade, as depredações à escola etc., podem estar relacionadas com o fracasso escolar. Este estudo procura abrir um espaço amplo para discussões, do qual devem participar estudantes do curso de licenciatura, do programa de Pós-Graduação, professores e os próprios alunos do Ensino Fundamental. O projeto deverá realizar observações e diagnósticas da realidade escolar, para posteriormente trazer ao grupo de estudos estas informações e discuti-las..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Felipe Ziotti Narita - Integrante / Genaro Alvarenga Fonseca - Coordenador.
2013 - 2016
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
Descrição: Neste trabalho pretendo analisar o lugar da educação, da moral e da religião na construção de imagens e de saberes sobre a infância na Corte imperial (Rio de Janeiro), especificamente no período compreendido entre as duas importantes reformas do ensino: a reforma do ministro Couto Ferraz, em 1854, e a do ministro Leôncio de Carvalho, em 1879. Trata-se de um momento em que a infância era efetivamente objetivada nas atenções do Império a partir de processos de educação específicos, já que, além da produção livresca destinada àquele público (tanto livros de leitura quanto livros didáticos), os grupos letrados debatiam dimensões da instrução/educação em congressos e periódicos, apoiando, inclusive, a formulação de preocupações intitucionalizadas para a educação da infância (escolas, conferências públicas, institutos para crianças cegas e surdas, asilos para crianças desvalidas e sociedades de instrução). A pesquisa está fundamentada, sobretudo, em relatórios oficiais do Império, documentos de instituições de ensino e de caridade, livros escolares, periódicos e pareceres manuscritos de professores. Instruir, educar e moralizar: três fundamentos para que os jovens engenhos fossem inseridos no conjunto da sociedade imperial ? momento em que a infância era construída, sobretudo, no horizonte político do Império, estabelecendo alguns importantes nexos entre uma nascente esfera educacional e a coerência de sua forma social estruturada a partir da rotinização de valores do campo da moralidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Ziotti Narita - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2010 - 2012
História e religião na obra do cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro
Descrição: Este trabalho investiga alguns traços da concepção de história veiculada pelos compêndios destinados à formação da infância no Brasil imperial. Analisando as obras escritas pelo cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (RJ, 1825 - RJ,1876) - impressos largamente utilizados nas escolas primárias, secundárias e normais entre os anos 1860 e 1880 -, pretende-se indicar de que modo as narrativas de história do cônego apresentavam aos jovens engenhos um tempo histórico para o Império, fundamentando as virtudes do governo do presente. Ao organizar fatos, datas e "grandes homens" em lições destinadas especificamente ao ensino da infância, as obras de Fernandes Pinheiro diluem a escrita da história em uma narrativa cujo enredo é orientado pela centralidade da religião na civilização do Império (com a narrativa situada numa temporalidade, não raro, marcada pela interferência da Providência no curso dos eventos), construindo o tempo histórico a partir da projeção de uma origem virtuosa que se desdobra como um "continuum" no presente imperial necessário para o governo moral e político de uma nação. Trata-se, também, de articular a escrita da história aos traços estruturais do processo de construção do saber escolar por meio da gradativa formação de uma cultura escolar à luz do papel fundamental desempenhado pela cultura letrada dos impressos nas salas de aula do Império. Interpelando o presente imperial como cumprimento de um processo político, social e moral, os livros didáticos de história do período tematizam a nação, a um só tempo, como conformadora de valores para as ações no novo espaço nacional (assumindo como referente uma forma social estruturada) e como fundamento para uma identidade narrativa que articula a ética historiográfica a processos sociais de configuração do espaço nacional em uma antiga região colonial. Processo 10/01035-4 (FAPESP).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Felipe Ziotti Narita - Integrante / Ivan Aparecido Manoel - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7
2008 - 2009
Formação religiosa, catequese e educação colonial: a experiência jesuítica no Brasil colônia
Descrição: Esta pesquisa pretende analisar as experiências educacionais vivenciadas por jesuítas no Brasil colônia do século XVI. Para tanto, a investigação direcionou-se ao estudo das dinâmicas educacionais na formação da Casa de São Paulo de Piratininga, núcleo de catequese jesuítico que deu origem à atual cidade de São Paulo. A análise fundamenta-se em cartas escritas por jesuítas, na colônia, na região de São Paulo de Piratininga, entre 1554 ? ano da fundação da Casa de São Paulo ? e 1563 ? quando o jesuíta José de Anchieta apresenta testemunho sobre os efeitos do ensino ministrado pelos membros da Companhia de Jesus naquela localidade. A documentação compreendida pelas cartas jesuíticas evidencia importantes relatos da experiência colonial e do cotidiano missionário intimamente ligado às atividades educacionais, com a constituição de um modo particular de compreender a educação, que tomava como eixo fundamental a construção de um modelo pedagógico indissociável da catequese, que conferiu unidade às práticas religiosas e culturais jesuíticas. Desse modo, a formação religiosa tornou-se a base da cultura escolar construída pela Companhia de Jesus no Brasil colônia do século XVI. Processo 08/51172-8 (FAPESP).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Felipe Ziotti Narita - Integrante / Ivan Aparecido Manoel - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9
2008 - 2008
A Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga: educação e catequese no Brasil colonial
Descrição: As ações educacionais propostas e praticadas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga, fundada pelos jesuítas no interior da capitania de São Vicente, na região de São Paulo de Piratininga, no século XVI, compõem o objeto desta pesquisa. O objetivo é analisar as propostas metodológicas e as práticas pedagógicas vivenciadas na Casa de Meninos, a partir da análise das cartas escritas pelos jesuítas..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Felipe Ziotti Narita - Integrante / Vânia de Fátima Martino - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Historia de la Educación Latinoamericana (ISSN 0122-7238)
2015 - 2018
Periódico: Sociedad y Discurso (ISSN 1601-1686 - Universidade Aalborg, Dinamarca)
2013 - 2014
Periódico: História e Cultura (ISSN 2238-6270)
2010 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Cadernos CIMEAC
2009 - 2017
Periódico: Camine: Caminhos da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Políticas Públicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia histórica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Latim
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Trabalho selecionado para publicação como livro, Appris/Prismas, Col. Ciências Sociais (Coordenação: Prof. Dr. Fabiano Santos - UERJ).
2012
Dissertação recomendada para publicação, FCHS/UNESP.
2010
Diplôme d'Etudes en Langue Française (DELF - B2), Ministère de l'Education nationale, France.
2008
Apoio de pesquisa concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP (PROPe), Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe).
2007
Trabalho indicado para publicação no II Encontro Ibero-Americano de Educação, Universidad de Alcalá de Henares.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:4
Total de citações:0
Narita, Felipe  Data: 24/10/2015

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
NARITA, F.  Data: 28/10/2017

Outras
Total de trabalhos:14
Total de citações:6
NARITA, Felipe Ziotti  Data: 21/01/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
NARITA, F. Z.2018NARITA, F. Z.. Para uma nova figuração da praxis: a teoria social e o princípio do comum. REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS, v. 15, p. 289-295, 2018.

2.
NARITA, Felipe Ziotti2018NARITA, Felipe Ziotti. Unlimited Capitalism and the Politics of the Common: Review of Pierre Dardot and Christian Laval?s Commun: essai sur la revolution au XXIe siècle. Prakty Kkateoretyczna, v. 27, p. 286-303, 2018.

3.
DA FONSECA, SÉRGIO CÉSAR2018DA FONSECA, SÉRGIO CÉSAR ; NARITA, Felipe Ziotti . Historiografi a e institucionalização de saberes sobre a nação (Brasil, séculos XIX/XX). ARTCULTURA (UFU), v. 20, p. 211-217, 2018.

4.
NARITA, F. Z.2017NARITA, F. Z.. Moral Scens from Urban Life: Moral Perception of Modernity in Imperial Brazil. Prakty Kkateoretyczna, v. 23, p. 269-302, 2017.

5.
NARITA, F. Z.2017NARITA, F. Z.. Marx at the margins. ARTIFICIOS. REVISTA COLOMBIANA DE ESTUDIANTES DE HISTORIA, v. 9, p. 100-106, 2017.

6.
FONSECA, S. C.2017FONSECA, S. C. ; NARITA, F. Z. . A variedade institucional como tema para o estudo da história da assistência à infância na cidade de São Paulo no século XIX. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 9, p. 304-325, 2017.

7.
NARITA, F. Z.2017NARITA, F. Z.. A dinâmica da sociedade civil no horizonte da educação popular. EDUCAÇÃO, v. 7, p. 11-34, 2017.

8.
3NARITA, Felipe Ziotti2015NARITA, Felipe Ziotti. O -Social- Nos Percursos Teóricos E Historiográficos De Eric Hobsbawm. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 12, p. 147-159, 2015.

9.
2NARITA, Felipe Ziotti2015NARITA, Felipe Ziotti; CUNHA, MARCUS VINICIUS ; SILVA, TATIANE . APRESENTAÇÃO. História e Cultura, v. 4, p. 3-6, 2015.

10.
1NARITA, Felipe Ziotti2015NARITA, Felipe Ziotti. O século XX em conceitos. Revista Antíteses, v. 8, p. 365-371, 2015.

11.
NARITA, F. Z.2014NARITA, F. Z.. Temas, conceitos e processos em educação popular: uma discussão a partir das ciências sociais. CADERNOS CIMEAC, v. 4, p. 41-57, 2014.

12.
6NARITA, F. Z.2013NARITA, F. Z.. Passagens sobre o moderno na cidade de Georg Simmel. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 13, p. 85-96, 2013.

13.
5NARITA, F. Z.2013NARITA, F. Z.. As heranças ibéricas revisitadas. AEDOS: REVISTA DO CORPO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UFRGS (ONLINE), v. 5, p. 299-303, 2013.

14.
7NARITA, F. Z.2011NARITA, F. Z.. Notas sobre o problema da 'representância' em Paul Ricoeur. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 11, p. 122-132, 2011.

15.
8NARITA, F. Z.2011NARITA, F. Z.. Saberes, escola, democracia. CADERNOS CIMEAC, v. 1, p. 76-79, 2011.

16.
9NARITA, F. Z.2010NARITA, F. Z.. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes, v. 3, p. 57-62, 2010.

17.
10NARITA, F. Z.2010NARITA, F. Z.. Livros didáticos na formação do Brasil. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 108, p. 182-185, 2010.

18.
12NARITA, F. Z.2009NARITA, F. Z.. Agruras de frei Manuel Calado. História e-História, v. 1, p. 23-37, 2009.

19.
11NARITA, F. Z.2009NARITA, F. Z.. A infância asilada: notas sobre a educação dos desvalidos na Corte. Camine: Caminhos da Educação, v. 1, p. 53-69, 2009.

20.
13NARITA, F. Z.2009NARITA, F. Z.. Pestes e penúrias nos relatos jesuíticos do século XVI. Dialogus (Ribeirão Preto), v. 5, p. 119-129, 2009.

21.
14NARITA, F. Z.2008NARITA, F. Z.. A educação jesuítica entre a secularização e a revolução. Revista Urutágua (Online), v. 16, p. 65-73, 2008.

22.
16NARITA, F. Z.2008NARITA, F. Z.. História das idéias pedagógicas no Brasil. HISTORIA E-HISTORIA, v. 4, p. 1-8, 2008.

23.
15NARITA, F. Z.2008NARITA, F. Z.. Educação e tranquilidade pública no Império. Ensaios de História (Franca), v. 13, p. 107-116, 2008.

24.
17NARITA, F. Z.2007NARITA, F. Z.. Educação e catequese na formação de São Paulo. Histórica (São Paulo. Online), v. 28, p. 1-6, 2007.

25.
18NARITA, F. Z.2007NARITA, F. Z.. Experiências educacionais no século XVI: a formação da Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 2, p. 195-203, 2007.

26.
19NARITA, F. Z.2007NARITA, F. Z.. O "Diálogo sobre a conversão do gentio" e o percurso da catequese jesuítica no século XVI. Ensaios de História (Franca), v. 12, p. 119-132, 2007.

27.
20NARITA, F. Z.2006NARITA, F. Z.. Impressões acerca do casamento na colônia: o relato de Manuel da Nóbrega. Ensaios de História (Franca), v. 11, p. 101-106, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NARITA, F. Z.. A educação da sociedade imperial: moral, religião e forma social na modernidade oitocentista [Coleção Leituras de Brasil: histórias e historiografias]. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2017. v. 1. 423p .

2.
NARITA, F. Z.; CUNHA, M. V. (Org.) ; SILVA, T. (Org.) . Educação em perspectiva histórica. 1. ed. Franca: História e Cultura, 2015. v. 1. 276p .

3.
NARITA, F. Z.. O século e o Império: tempo, história e religião no Segundo Reinado [Coleção Ciências Sociais]. 1. ed. Curitiba: Appris, Prismas, 2014. v. 1. 273p .

Capítulos de livros publicados
1.
FONSECA, S. C. ; NARITA, F. Z. . Conflito e cultura histórica: as políticas da história e as fraturas da memória. In: MARTINO, V. F.; DAVID, A. M. (Org.). Ensino de história I. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 33-55.

2.
NARITA, F. Z.; MORELOCK, J. . Public sphere and world-system: theorizing populism at the margins. In: Jeremiah Morelock. (Org.). Critical theory and authoritarian populism. 1ed.Londres: University of Westminster Press, 2018, v. 1, p. 135-157.

3.
NARITA, F. Z.. Elisée Réclus: educação e sociedade. In: SILVA, H. M. G.; OLIVEIRA, S. F. P.. (Org.). Educação e políticas públicas: desafios, reflexões e possibilidades. 1ed.Franca: Editora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP; Editora Uni-FACEF, 2013, v. 1, p. 678-689.

4.
NARITA, F. Z.. A murça da monarquia. In: VERGARA, D. L. (Org.). Educación y cultura: retos del nuevo siglo en Latinoamerica. 1ed.Bogotá: Sociedad Latinoamericana de Estudios sobre America Latina y el Caribe, Ed. Universidad de Cartagena, 2013, v. 1, p. 1003-1015.

5.
NARITA, F. Z.; MISSIATO, V. A. R. . Proposta curricular, currículo escolar e ensino de História: um estudo introdutório. In: ALMEIDA, D. S. O.. (Org.). Educação e ensino: temas para o debate. 1ed.Franca: Editora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP, 2010, v. 1, p. 255-260.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NARITA, F. Z.; MORELOCK, J. . Ilusões perdidas. Nexo, São Paulo, p. 1 - 4, 30 out. 2018.

2.
NARITA, F. Z.. El populista de derecha logra victoria, pero no impide segunda vuelta. La Razón (México), Cidade do México, p. Sección - Mundo, 08 out. 2018.

3.
NARITA, F. Z.. El conflicto social e ideológico ya ha penetrado en la sociedad. La Razón (España), Madri, p. Sección - Internacional, 07 out. 2018.

4.
NARITA, F. Z.. Trumpismo brasileño?. La Razón (España), Madri, p. Sección - Internacional, 24 set. 2018.

5.
NARITA, F. Z.; MORELOCK, J. . Dialética do populismo. Jornal da USP, São Paulo, p. 1 - 5, 13 jul. 2018.

6.
NARITA, F. Z.. As piras de outono. Jornal da USP, São Paulo, p. 1 - 4, 28 maio 2018.

7.
NARITA, F. Z.. Agonia e cultura moderna. Jornal da USP, São Paulo, p. Ciências - Humanas, 09 fev. 2018.

8.
NARITA, F. Z.. Crisis de confianza. La Razón (España), Madri, p. Sección - Internacional, 13 abr. 2017.

9.
NARITA, F. Z.. A farewell to praxis?. Critical Theory Research Network, Boston, 06 fev. 2017.

10.
NARITA, F. Z.. The quest for modernity in Latin American critical theory. Critical Theory Research Network, Boston, 18 nov. 2016.

11.
NARITA, F. Z.. Grave crisis institucional. La Razón (España), Madri, p. Sección - Internacional, 10 maio 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NARITA, Felipe Ziotti. História, Estado e nação: alguns percursos do catolicismo liberal no Segundo Reinado. In: VI Congresso Internacional de História, 2013. v. 6.

2.
NARITA, F. Z.. Religião e construção política do Brasil imperial. In: XX Encontro Regional de História - ANPUH, SP, 2010, Franca. Anais do XX Encontro Regional de História - ANPUH, SP. Franca: ANPUH-SP, 2010. v. 01. p. 01-13.

3.
NARITA, F. Z.. Tolerância e flexibilidade na ação jesuítica no Brasil colonial do século XVI. In: II Encontro Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades - ANPUH, 2009, Franca. Anais do II Encontro Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades - ANPUH. Maringá: GT História das Religiões e das Religiosidades - ANPUH, 2009. v. 1. p. 1-23.

4.
NARITA, F. Z.. Formação religiosa e educação colonial. In: XII Jornadas Internacionales sobre las Misiones Jesuíticas, 2008, Buenos Aires. Anais das XII Jornadas Internacionales sobre las Misiones Jesuíticas. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, SB Editorial, 2008. v. 1. p. 1-14.

5.
NARITA, F. Z.. Políticas educacionais e educação jesuítica: uma perspectiva histórica. In: 1º Simpósio de Educação: políticas educacionais em debate, 2007, Franca. Anais do 1º Simpósio de Educação: políticas educacionais em debate. Franca, 2007.

6.
NARITA, F. Z.; FONSECA, G. A. . As representações do mal na literatura de cordel. In: II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião -, 2007, Belo Horizonte. II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião. Belo Horizonte, 2007. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NARITA, F. Z.; MISSIATO, V. A. R. . Proposta curricular, currículo escolar e ensino de História: um estudo introdutório. In: 2º Simpósio de Educação, 2009, Franca. Anais do 2º Simpósio de Educação. Franca: FHDSS-UNESP; Uni-FACEF, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NARITA, F. Z.. Elisée Réclus: educação e sociedade. In: I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2013, Franca. Anais do I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação. Franca: FCHS-UNESP, 2013. v. 4. p. 108-109.

2.
NARITA, F. Z.. Religião e construção política do Brasil imperial. In: XX Encontro Regional de História - ANPUH, SP, 2010, Franca. Anais do XX Encontro Regional de História - ANPUH, SP. São Paulo: ANPUH-SP, 2010. v. 1. p. 70-71.

3.
NARITA, F. Z.. Cartas jesuíticas e História da Educação. In: XVII Semana de História, 2008, Franca. Caderno de apresentações e de resumos. Franca: Editora da FHDSS-UNESP, 2008. v. 1. p. 84-84.

4.
NARITA, F. Z.. Formação religiosa e educação colonial. In: XII Jornadas Internacionales sobre las Misiones Jesuíticas, 2008, Buenos Aires. Caderno das XII Jornadas Internacionales sobre las Misiones Jesuíticas. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, SB Editorial, 2008. v. 1. p. 47-47.

5.
NARITA, F. Z.. Tolerância e flexibilidade na ação jesuítica no Brasil colonial do século XVI. In: II Encontro Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH, 2008, Franca. Caderno de resumos do II Encontro Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH. Franca: Gráfica da FHDSS, 2008. v. 1. p. 53-53.

6.
NARITA, F. Z.; FONSECA, G. A. . As representações do mal na literatura de cordel. In: II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião: A banalização do Mal - significado e representações, 2007, Belo Horizonte. Anais do II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião: A banalização do Mal - significado e representações. Belo Horizonte: Primacor Gráfica e Editora, 2007. v. 2. p. 132-132.

7.
NARITA, F. Z.. Políticas educacionais e educação jesuítica: uma perspectiva histórica. In: 1º Simpósio de Educação: políticas educacionais em debate, 2007, Franca. Caderno de Resumos do 1º Simpósio de Educação: políticas educacionais em debate. Franca: Gráfica da FHDSS/UNESP, 2007. p. 46-46.

8.
NARITA, F. Z.. Experiências educacionais no século XVI: a formação da Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga. In: II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007, Araraquara. Anais do II Encontro Iberoamericano de Educação. Araraquara: CD-ROM do II-EIDE, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
NARITA, F. Z.. Multidão. REVISTA USP, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
NARITA, F. Z.; FONSECA, S. C. . Do governo moral da infância à assistência institucional (USP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NARITA, F. Z.. A invenção da sociedade (18ª Feira Nacional do Livro de Rib. Preto / CUBM). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NARITA, F. Z.; MORELOCK, J. . Authoritarianism and the transnational rise of right-wing populism: critical theory and sociological scenarios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NARITA, F. Z.; FURLAN, R. ; FONSECA, S. C. . Cartografias do contemporâneo: crise, conjuntura e o problema do comum (IEA-USP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
NARITA, F. Z.. Savoirs scolaires et morale sociale en circulation: l'espace atlantique et le problème des transferts culturels au XIXe siècle (Universidade de Friburgo, Suíça). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NARITA, F. Z.; SILVA, F. L. E. ; FURLAN, R. . Modernidade e subjetividade: acordos e dissonâncias (IEA-USP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NARITA, F. Z.; MORELOCK, J. . Neoliberalismo progressista e o momento populista (Unesp). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NARITA, F. Z.. Religião e moral na formação do Império brasileiro: o problema da elaboração da sociedade nacional (IESP-UERJ). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NARITA, F. Z.. História, ciências sociais e os processos de educação: pesquisa, editoração, humanidades digitais (Unesp). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NARITA, F. Z.. Editoração digital, periódicos e publicação em tempos de humanidades digitais (UFTM). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NARITA, F. Z.. Estado, escola e sociedade nacional: institucionalização, modernização social e sistema educacional no Brasil (séculos XIX-XXI) (FAPESP/CAPES/PROEX/Unesp). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NARITA, F. Z.. Democracia, representação política e crise: o populismo autoritário e a ascensão do ultra-nacionalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NARITA, F. Z.. Debatedor convidado do filme 'A culpe é do Fidel!', de Julie Gavras (FFCL-Ituverava). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NARITA, F. Z.. Debatedor convidado do filme 'Balzac e a costureirinha chinesa', de Dai Sijie (FFCL-Ituverava). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NARITA, F. Z.. Educação popular: práticas e conceito (USP). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NARITA, F. Z.. História, Estado e nação: alguns percursos do catolicismo liberal no Segundo Reinado (UEM). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
NARITA, F. Z.. Elisée Réclus: educação e sociedade (Unesp). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NARITA, F. Z.. A murça da monarquia (Universidade de Cartagena). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
NARITA, F. Z.. 'Homens de ordem e moderação' no Romantismo brasileiro (Unesp). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
NARITA, F. Z.. Nação, religião e educação no oitocentos (Unesp). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
NARITA, F. Z.. Religião e construção política do Brasil imperial (ANPUH/Unesp). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NARITA, F. Z.. Cartas jesuíticas e História da Educação (Unesp). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NARITA, F. Z.. Formação religiosa e educação colonial (Universidade de Buenos Aires). 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
NARITA, F. Z.. Tolerância e flexibilidade na ação jesuítica no Brasil colonial do século XVI (ANPUH/Unesp). 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
NARITA, F. Z.. As representações do mal na literatura de cordel (PUC-Minas). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
NARITA, F. Z.. Políticas educacionais e educação jesuítica: uma perspectiva histórica (Unesp). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
NARITA, F. Z.. Experiências educacionais no século XVI: a formação da Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga (Unesp). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ESPAGNE, M. ; FONTAINE, A. ; NARITA, F. Z. . Viajando com o conceito de transferências culturais: entrevista com Michel Espagne (DOI: 10.18554/cimeac.v8i2.3263). Uberaba: Cadernos CIMEAC (UFTM), 2018 (Entrevista).

2.
MEJIA, M. R. ; NARITA, F. Z. . La globalización capitalista y el lugar epistémico de la educación popular en América Latina (DOI: 10.18554/cimeac.v7i2.2488). Uberaba: Cadernos CIMEAC (UFTM), 2017 (Entrevista).

3.
PACHECO, J. ; NARITA, F. Z. . A educação como projeto de corresponsabilização: práticas, saberes e mudança social no século XXI (DOI 10.18554/cimeac.v6i2.1920). Uberaba: Cadernos CIMEAC (UFTM), 2016 (Entrevista).

4.
NARITA, F. Z.. Socrates as a conceptual persona: a commentary on Kierkegaard's view of Socrates. Copenhagen: Universidade de Copenhagen, 2016 (Final essay).

5.
SZADKOWSKI, K. ; NARITA, F. Z. . Towards a university as an institution of the common: an interview with Krystian Szadkowski (com Eric Blanc / DOI 10.18554/cimeac.v5i1.1471). Ribeirão Preto: Cadernos CIMEAC (UFTM), 2015 (Entrevista).

6.
NARITA, F. Z.. O tempo sagrado do Império. Campinas: Revista HISTEDBR (Unicamp), 2013 (Resumo de Dissertação).

7.
WHITAKER, D. ; NARITA, F. Z. . Educação, sociologia e cursinhos populares: entrevista com Dulce Whitaker (DOI: 10.18554/cimeac.v3i1.1446). Uberaba: Cadernos CIMEAC (UFTM), 2013 (Entrevista).

8.
ONFRAY, M. ; NARITA, F. Z. . Éducation, libération de soi: entretien avec Michel Onfray (DOI: 10.18554/cimeac.v2i1.1436). Uberaba: Cadernos CIMEAC (UFTM), 2012 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Pro-Posições (Unicamp). 2018.

2.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'as hoc' da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 2018.

3.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2018.

4.
NARITA, F. Z.. Conselho curador da coletânea 'Teorie del conflitto e filosofie della pace' (Universidade de Pisa, Itália). 2018.

5.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da Current Sociology (International Sociological Association e University of West London). 2018.

6.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Dia-Logos (UERJ). 2018.

7.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2018.

8.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da Current Sociology (International Sociological Association e University of West London). 2018.

9.
NARITA, F. Z.. Comissão científica do III Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos. 2018.

10.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Dissonância (Unicamp). 2018.

11.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Pós Ciências Sociais (UFMA). 2018.

12.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Pós Ciências Sociais (UFMA). 2018.

13.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2017.

14.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Pro-Posições (Unicamp). 2017.

15.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Sociedad y Discurso (Universidade de Aalborg, Dinamarca). 2016.

16.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da Revista Brasileira de História da Educação. 2016.

17.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2016.

18.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2016.

19.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Sociedad y Discurso (Universidade de Aalborg, Dinamarca). 2016.

20.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Pro-Posições (Unicamp). 2016.

21.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2015.

22.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Faces da História (FCL/PPGH - Unesp). 2015.

23.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2014.

24.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2014.

25.
NARITA, F. Z.. Parecerista 'ad hoc' da Revista Espaço Acadêmico (CCH/Departamento de Ciências Sociais - UEM). 2013.

26.
NARITA, F. Z.. Parecer sobre material didático de EaD (Licenciatura em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. 2013.

27.
NARITA, F. Z.. Parecer sobre material didático de EaD (Licenciatura em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. 2013.

28.
NARITA, F. Z.. Parecer para trabalhos no 'I Seminário Educação em Debate: projeto e ações do GINGA, NEACE e Núcleo de Ensino de Franca' (UNESP). 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NARITA, F. Z.. Podcast Unesp [Pod Mundo e Política] - No centenário da Revolução Russa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NARITA, F. Z.. Podcast Unesp [Pod Mundo e Política] - Marx e os 150 anos de 'O capital'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
NARITA, F. Z.. Portal Unesp - Moral, educação e religião no Segundo Reinado. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
NARITA, F. Z.. Podcast Unesp - Estudo de história elaborado na Unesp enfoca moral, educação e religião no Segundo Reinado. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
NARITA, F. Z.. Portal Unesp - Doutorando publica livro sobre Segundo Reinado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
NARITA, F. Z.. Podcast Unesp - Universidade deve investir em internacionalização. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NARITA, F. Z.. Processos editoriais e publicação científica (USP). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NARITA, F. Z.. Patrimônio cultural e memória. 2018. (Coordenação de mesa - XXII Semana de História).

3.
NARITA, F. Z.. Karl Korsch: política e teoria da contrarrevolução. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NARITA, F. Z.. Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (Relatório Final - CAPES). 2017. (Relatório de pesquisa).

5.
NARITA, F. Z.. Merleau-Ponty: introdução ao problema da racionalidade do processo da história. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
NARITA, F. Z.. Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (Relatório Parcial - CAPES). 2016. (Relatório de pesquisa).

7.
NARITA, F. Z.. Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (Relatório Parcial - CAPES). 2015. (Relatório de pesquisa).

8.
NARITA, F. Z.. Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (Relatório Parcial - CAPES). 2014. (Relatório de pesquisa).

9.
NARITA, F. Z.. Políticas públicas, direitos sociais e direitos humanos. 2014. (Coordenação de mesa - I Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento).

10.
NARITA, F. Z.. História social da educação e história dos livros didáticos (FCHS-Unesp). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
NARITA, F. Z.. História, religião e religiosidade (CEDAPH-Unesp). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
NARITA, F. Z.. Historiografia Brasileira. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de Ensino a Distância).

13.
NARITA, F. Z.. História da educação e sociologia da educação. 2013. (Coordenação de mesa - I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação).

14.
NARITA, F. Z.. História do Brasil IV: 1945-2010. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de Ensino a Distância).

15.
NARITA, F. Z.. História do Brasil II: 1822-1889. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de Ensino a Distância).

16.
NARITA, F. Z.. História do Brasil III: 1889-1945. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de Ensino a Distância).

17.
NARITA, F. Z.. História e religião na obra do cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (Relatório Final - FAPESP). 2012. (Relatório de pesquisa).

18.
NARITA, F. Z.. História e religião na obra do cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (Relatório Parcial - FAPESP). 2011. (Relatório de pesquisa).

19.
NARITA, F. Z.. Ensino de história e história da educação. 2011. (Coordenação de mesa - 2º Simpósio de Educação).

20.
NARITA, F. Z.. História e religião na obra do cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (Relatório Final - CAPES). 2010. (Relatório de pesquisa).

21.
NARITA, F. Z.. Formação religiosa, catequese e educação colonial: a experiência jesuítica no Brasil colônia (Relatório Final - FAPESP). 2009. (Relatório de pesquisa).

22.
NARITA, F. Z.. A Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga: educação e catequese no Brasil colonial (Relatório PIBIC/CNPq). 2008. (Relatório de pesquisa).

23.
NARITA, F. Z.. Formação religiosa, catequese e educação colonial: a experiência jesuítica no Brasil colônia (Relatório Parcial - FAPESP). 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KATO, D. S.; NARITA, F. Z.; BARBOSA, M. V.. Participação em banca de Rubia Guimarães Franco. Mediação de professores em sala de aula: a abordagem do conceito de biodiversidade no contexto da educação popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
KERR, D.; NARITA, F. Z.; SILVA, L. R.; RIOS, H. S.. Participação em banca de Marcella Tramonte. O Coro Santa Cecília: uma análise documental. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
FONSECA, S. C.; JESUS, C. G. N.; CHALOBA, R. F. S.; ALMEIDA, E.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Neiva Caetano dos Santos. Assistência à infância como tema de trabalhos apresentados nos Congressos Brasileiros de História da Educação (2000-2015). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
VIEL, S. R.; NARITA, F. Z.; FONSECA, G. A.. Participação em banca de Clara Maria Daibert. Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID na Unesp (Franca). 2017. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
MARTINO, V. F.; NARITA, F. Z.; SBERNI JUNIOR, C.. Participação em banca de Diego Lopes de Campos. O Currículo do Estado de São Paulo (2012): análise e metodologia do ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
FONSECA, S. C.; NARITA, F. Z.; CORREA, B.. Participação em banca de Marcela Sanches Marcantonio. A Legião Brasileira de Assistência e as políticas assistenciais em espaço escolar: um estudo sobre a caixa e a sopa escolar entre 1942 e 1952. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
GRACIOLI, M. M.; NARITA, F. Z.; MARTINO, V. F.. Participação em banca de Tânia Maria de Sousa Batista. Políticas públicas educacionais do sistema de atendimento socioeducativo aos adolescentes infratores implementadas na Fundação Casa de Franca. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
FONSECA, S. C.; NARITA, F. Z.; ALMEIDA, E.. Participação em banca de Bernardo Ulisses Goldberger. A criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e a influência da Fundação Rockefeller na interiorização do ensino médico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
FONSECA, G. A.; NARITA, F. Z.; MENDES, A. M.. Participação em banca de Tamires Aparecida do Amaral. Discutindo a democratização do ensino superior: uma análise das políticas públicas de permanência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
MARTINO, V. F.; NARITA, F. Z.; SOUZA, T. N.. Participação em banca de Ana Maria Falcão Filgueira. Formação de professores: um olhar sobre as contribuições do PIBID nos cursos de licenciatura do interior de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
CUNHA, M. V.; NARITA, F. Z.; ALVARENGA, C. H. A.. Participação em banca de Sarah Passos Vieira da Costa. A história da filosofia no discurso filosófico e educacional de John Dewey. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FREITAS, N. M. B.; NARITA, F. Z.; GIAMPAOLI, M.. Participação em banca de Marcelo Gouveia de Araújo. Um cântico de profundis, ou quando as pedras entoaram o mito do heroi estatal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cultura e Sociedade) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

2.
MELLO, R. C.; NARITA, F. Z.; NELI, M. A.. Participação em banca de Gabriel Papa Ribeiro Esteves. A memória em disputa: representações do golpe de 1964 e da ditadura civil-militar brasileira. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cultura e Sociedade) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELLO, R. C.; NARITA, F. Z.; PAZIANI, R. R.. Participação em banca de Leonardo Domenichelli Zanello.Entre as poses da belle époque: a produção de imagens patriarcais brancas nas fotografias de família (Ribeirão Preto, 1889-1929). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

2.
SOBREIRA, L. C.; NARITA, F. Z.; SCATENA, R. M.. Participação em banca de Suellen Cristina.A feira hippie de Ribeirão Preto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

3.
BOUCAULT, C. E. A.; NARITA, F. Z.; SOUZA NETO, C. C.. Participação em banca de Maria Helena Galhani.A greve estudantil no sistema normativo brasileiro: uma análise hermenêutica e social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
MARTINS, A. M. V.; NARITA, F. Z.; FREITAS, S. L.. Participação em banca de Alcides Gilberto da Silva.A inserção do negro na sociedade paulista (1910-1940). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.

5.
MARTINS, A. M. V.; NARITA, F. Z.; FREITAS, S. L.. Participação em banca de Luana Maria Serafim.Musicalidade e liberdade de expressão na ditadura militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.

6.
FREITAS, S. L.; NARITA, F. Z.; MARTINS, A. M. V.. Participação em banca de Liliane Ferreira Borges de Freitas.O Renascimento cultural na perspectiva de Leonardo da Vinci. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.

7.
BOUCAULT, C. E. A.; FONSECA, G. A.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Gabriel Frias Araújo.A retórica da estabilidade: bacharéis, bacharelismo e projeto civilizador do Estado imperial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
MARTINS, A. M. V.; NARITA, F. Z.; FREITAS, S. L.. Participação em banca de Glauco de Oliveira Araujo.Histórias em quadrinhos: uma reflexão sobre 'Maus' e o Holocausto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.

9.
MEDEIROS, E. A. S.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Sidney Pereira.A origem do som e a evolução da música na história do homem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Agostiniano de Filosofia.

10.
FENERICK, J. A.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Adriel Bocci Petean.Cinema: catalisador de mudanças sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
FONSECA, G. A.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Alexandre Oliveira Novaes de Matos.Grupo de extensão Ginga: horizontalidade na educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
LEME, M. S.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Bruno Lopes de Passos.O escravo urbano na província de São Paulo (1850-1880). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
FENERICK, J. A.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Danilo Pinheiro de Ávila.Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda (musical) nos trópicos?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
MARTINO, V. F.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Gabriel Souza Gregorutti.Educação a distância e formação de professores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
CARVALHO, M. M.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Genilson Donizete de Jesus Faria.Identidade e poder: revisões da 'romanitas' em Cícero e Tito Lívio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
FENERICK, J. A.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Thiago de Oliveira Vieira.E já são tantos orixás na canção: umbanda, candomblé e MPB na indústria fonográfica dos anos 70. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
SOUZA, M. A.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Wellington Renan Telles de Ataide.A crise de 1929 e a Grande Depressão à luz da literatura ficcional dos anos 30. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
FERNANDES, H. P.; NARITA, F. Z.. Participação em banca de Lucas Vinicios Ferreira Pacor.A construção do conceito de direitos elementares da pessoa humana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Agostiniano de Filosofia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. 2018. (Seminário).

2.
XXI Encontro do CINDEDI - USP. 2018. (Encontro).

3.
I Encontro de Pós-Doutorandos da USP. 2017. (Encontro).

4.
Mergulhando na modernidade líquida. 2017. (Encontro).

5.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. 2016. (Seminário).

6.
70 anos sem Marc Bloch: a defesa da História e a formação do historiador. 2015. (Encontro).

7.
I Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. 2014. (Seminário).

8.
Construindo o futuro da integração sul-americana para 2030. 2013. (Seminário).

9.
Há 40 anos caía Allende. 2013. (Encontro).

10.
I Ciclo Político do Centro Acadêmico de Direito da UNESP. 2013. (Encontro).

11.
I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação. 2013. (Simpósio).

12.
II Colóquio Internacional de História e Música. 2013. (Encontro).

13.
II Seminário NEPPs: políticas públicas no Brasil, uma agenda de pesquisas. 2013. (Seminário).

14.
VI Congresso Internacional de História: democracia e autoritarismo no mundo contemporâneo. 2013. (Congresso).

15.
VIII Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais. 2013. (Encontro).

16.
XIX Semana de História: história, leitura e cultura midiática. 2013. (Congresso).

17.
Conceitos e linguagens: construções identitárias. 2012. (Encontro).

18.
Imagens do Ocidente nos séculos XVI, XVII e XVIII. 2012. (Encontro).

19.
Música, universidade e história. 2012. (Encontro).

20.
Perspectivas da nova história e desafios para os futuros historiadores. 2012. (Oficina).

21.
XIII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Estudios sobre America Latina y el Caribe (SOLAR): educación y cultura en la integración latinoamericana. 2012. (Congresso).

22.
8º Fórum dos Cursinhos Populares de Ribeirão Preto e região: práticas pedagógicas em foco. 2011. (Encontro).

23.
A filosofia política na obra de Hans Kelsen: entre o relativismo e o formalismo. 2011. (Encontro).

24.
Crise da democracia representativa e construção da democracia real. 2011. (Seminário).

25.
Esquerdas no Brasil: dilemas e desafios. 2011. (Encontro).

26.
Gramsci no seu tempo e no nosso. 2011. (Seminário).

27.
História para quê? História para quem?. 2011. (Encontro).

28.
XVIII Semana de História: linguagens da História. 2011. (Simpósio).

29.
XX Encontro Regional de História - ANPUH, SP. 2010. (Encontro).

30.
2º Simpósio de Educação. 2009. (Simpósio).

31.
Entre Brasil e Portugal: memória e identidade nacional. 2009. (Outra).

32.
Colóquio Internacional: consumo e abastecimento na história. 2008. (Encontro).

33.
Datas comemorativas: o tempo do historiador e o tempo do jornalista. 2008. (Encontro).

34.
II Encontro Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH. 2008. (Encontro).

35.
V Simpósio de Questão Agrária. 2008. (Simpósio).

36.
XII Jornadas Internacionales sobre las Misiones Jesuíticas. 2008. (Congresso).

37.
XVII Semana de História: novos embates historiográficos. 2008. (Congresso).

38.
1º Simpósio de Educação: políticas educacionais em debate. 2007. (Simpósio).

39.
História e Práticas de Ensino: construindo sentidos. 2007. (Outra).

40.
II Encontro Iberoamericano de Educação. 2007. (Encontro).

41.
II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião: a banalização do mal - significado e representações.. 2007. (Simpósio).

42.
I Semana do Grupo de Alfabetização Paulo Freire: a educação como militância. 2007. (Outra).

43.
IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais: formas de pensar na Antigüidade e na Idade Média. 2007. (Outra).

44.
Ciclo de estudos e debates sobre a crise da democracia e o acesso à Justiça. 2006. (Outra).

45.
Entre representações e aproximações: o ofício do historiador. 2006. (Outra).

46.
I Mostra de Filmes: Brasil despedaçado. 2006. (Outra).

47.
I Semana Alternativa do Centro Acadêmico de História: 'a indiferença é o peso morto da história' - reflexões sobre a atuação política no Brasil. 2006. (Outra).

48.
IV Simpósio de questão agrária. 2006. (Simpósio).

49.
Mídia e neoliberalismo: fatores reais de poder na Constituição de 1988. 2006. (Outra).

50.
XVI Semana de História: História repensada. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NARITA, F. Z.. Democracia, Revolução e Autoritarismo na Construção do Mundo Contemporâneo. 2017. (Congresso).

2.
NARITA, F. Z.; KATO, D. S. . Educação e Povos Indígenas: Debates e Práticas Interculturais [Apoio: UFTM e Ministério da Educação - MEC]. 2017. (Congresso).

3.
NARITA, F. Z.; BARBOSA, A. S. . I Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social [Apoio: FAPESP/CAPES/PROPG-Unesp]. 2014. (Congresso).

4.
NARITA, F. Z.; KATO, D. S. . 8º Fórum dos Cursinhos Populares de Ribeirão Preto e Região: Práticas Pedagógicas em Foco [Apoio: USP]. 2011. (Outro).

5.
NARITA, F. Z.; DAVID, C. M. . 1º Simpósio de Educação: Políticas Educacionais em Debate [Apoio: CPFL/Unesp]. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gustavo Henrique Godoy Fagundes. Ensino de história. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Orientador).

2.
Pedro Henrique Reato Cisi. A implantação da escola de tempo integral na periferia de São João da Boa Vista (SP). Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Aline Martinez Delalibera. O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca-SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Felipe Ziotti Narita.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel de Moura Pereira. Ideologia, trabalho e conflito social em Ribeirão Preto no início do século XX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Felipe Ziotti Narita.

2.
Pedro Barduco. História e historiografia sobre a Guerra do Paraguai: problemas e possibilidades no ensino de história. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Felipe Ziotti Narita.

3.
Denis Carrer. Maquiavel: governo, história e política em 'O príncipe'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Felipe Ziotti Narita.

4.
Joel Barbosa de Magalhães Filho. Música de protesto e censura no Regime Militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Felipe Ziotti Narita.

5.
Paulo Gustavo Almeida Calabrezi. A Família Real no Brasil: uma discussão histórica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Felipe Ziotti Narita.

6.
Daniela Sperandir. Historiografia e cangaço: uma análise introdutória. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Orientador: Felipe Ziotti Narita.

7.
Nathan Bruno Camilo. Maio de 1968: quando a rua faz história. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Orientador: Felipe Ziotti Narita.

Iniciação científica
1.
Paulo Bastianini Neto. Educação e governo das condutas urbanas: uma análise do Código de Posturas de 1921 de Ribeirão Preto. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, Programa Institucional de Iniciação Científica. Orientador: Felipe Ziotti Narita.



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos públicos:
- Concurso 11/2011 - FUNDUNESP/Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) - Orientador de disciplina. Publicação: Diário Oficial do Estado de São Paulo (14/06/2012), Poder Executivo - Seção I, p. 139.
- Concurso 299/0100/2009 - DRHU/SE (Professor de Educação Básica II - História - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo). Publicação: Diário Oficial do Estado de São Paulo (01/06/2010)



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