Érica Danielle Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7891925332364237
  • Última atualização do currículo em 12/02/2019


Doutora em Letras, área de concentração ?Estudos Linguísticos?, linha de pesquisa ?Estudos do Texto e do Discurso? pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista do programa de doutorado sanduíche da CAPES pela Sorbonne Nouvelle, Paris 3, edital PDSE-2014. Mestre em Letras e graduada em Letras habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora no departamento de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Maringá ? UEM e participa do Grupo de Estudos do Discurso da UEM (GEDUEM/CNPq). Desenvolve atividades de pesquisa que versam sobre práticas discursivas de representação do(s) sujeito(s) em diferentes mídias e em discursos fílmicos. Tem experiência com as áreas de Linguística e de Língua Portuguesa, com ênfase, respectivamente, na Análise do Discurso de linha foucaultiana (projetos de pesquisa; orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC) e na Formação docente (coordenação e supervisão de Estágio Supervisionado; Metodologia de ensino de Língua Portuguesa; orientação de participante do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica Danielle Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, É. D.;Silva, Érica Danielle


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
com período sanduíche em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (Orientador: Philippe Dubois).
Título: A ESPETACULARIZAÇÃO DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA EM DISCURSO NO DOMÍNIO CINEMATOGRÁFICO: DISPOSITIVO, NORMALIZAÇÃO E BIOPOLÍTICA, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2008 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Movimentos identitários e políticas de inclusão na mídia: a (d)eficiência em tela,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ismara Eliane de Souza Vidal Tasso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
2003 - 2007
Graduação em Letras Português-Inglês.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Vinhetas televisivas:identidade, cidadania e inclusão social em tela.
Orientador: Profa. Dra. Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Le corps au cinéma.
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
2014
Extensão universitária em Esthétique de l'espace filmique. (Carga horária: 2014h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
2015 - 2015
Extensão universitária em Gêneros Textuais em Contexto Vestibular: Análise e Avaliação. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Le cinéma de ficction comme Philosophie Pratique. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Gêneros Textuais em Contexto Vestibular: Análise e Avaliação. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2015 - 2015
Semana Pedagógica. (Carga horária: 8h).
União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Arts de la mémoire, arts et mémoire. (Carga horária: 2h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
2014 - 2014
Semana Pedagógica. (Carga horária: 8h).
União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de capacitação "Feedback". (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Formação de Prof. para a Produção de O.A.. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 24

Atividades

2011 - 2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Estágio Supervisionado III e IV
2011 - 2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Teoria da Argumentação

Colégio Santa Cruz, SC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 8


Colégio Platão, PLATÂO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 3


Escola São Francisco de Assis, ESFA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda / Bolsista
Outras informações
Vigência da bolsa: Março/2012 a Março de 2015.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Acadêmica de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Acadêmica de Pós-graduação

Atividades

02/2019 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção Textual
Prática de Formação de Professores de Língua Portuguesa
02/2019 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental
07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Língua Portuguesa.

Cargo ou função
Membro do Conselho Acadêmico do Curso de Pedagogia (CRC).
03/2018 - 12/2018
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção Textual
03/2018 - 12/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Formação de Professores de Língua Portuguesa
Práticas de Pesquisa em Letras
03/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental
04/2018 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Língua Portuguesa.

Cargo ou função
Membro de comissão para propor alterações na disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental.

Escolas Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Equipe Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês


Centro Educacional Primeiros Passos, CEPP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
- Coordenadora de Estágio do Curso de Letras/Português. (Portarias 11/2015 e 10/2016) - Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras Português. - Membro do Colegiado do Curso de Letras Português. -Dedicação exclusiva de março/2015 a março/2017

Atividades

03/2017 - 02/2018
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Obrigatório I
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I
Tecnologias da informação e o ensino de Língua Portuguesa
06/2015 - 02/2018
Estágios , Universidade Estadual do Paraná - Campus Apucarana, .

Estágio realizado
Coordenação de Estágio Supervisionado I - Ensino Fundamental.
03/2015 - 02/2017
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Linguística I
Linguística II
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I

União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou a disciplina "Comunicação Oral e Escrita à Administração" no curso técnico em Administração, na Faculdade Faculdade Metropolitana de Maringá - Unifamma, com carga horária de 30 horas/aula. Atuou como colaboradora, sem vínculo empregatício.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou a disciplina "A produção de Materiais e a Linguagem em Educação a Distância", com carga horária de 30 horas/aula, no Curso "Especialização em Educação a Distância: novas práticas - turma I". Atuou como colaboradora, sem vínculo empregatício.


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Membro de Comissão Ad Hoc, Enquadramento Funcional: Parecerista



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Práticas de Subjetivação II
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Luis Navarro Barbosa em 25/07/2016. Descrição: A proposição deste novo projeto visa dar continuidade aos projetos ?Práticas discursivas de subjetivação? (processo 11496/2011) e ?Análise do discurso da e sobre a velhice? (processo 1884/2014). O objetivo geral deste Projeto é analisar como se materializam, discursivamente, os processos de subjetivação em textos midiáticos e em contextos institucionais. Especificamente, serão analisados: (1) a produção discursiva midiática da subjetividade do homem e da mulher acerca da chamada ?guerra dos sexos?; (2) os discursos de poder e de resistência sobre a ?ideologia de gênero?; (3) a prática da sexualidade do idoso em situação de reclusão social; (4) a subjetivação do idoso maringaense em dispositivos que se projetam sobre a terceira idade; e (5) o modo como nos discursos institucionais se constroem posições de sujeitos que assumem ou não a situação de inclusão ou de exclusão em relação à educação. Calcada nos pressupostos foucaultianos, a pesquisa reunirá séries enunciativas em torno dos quatro trajetos temáticos apontados. Cada trajeto, então, será formado por enunciados que apresentem determinadas regularidades discursivas; estas, em tese, dão visibilidade a uma posição de sujeito, considerada em termos de modalidades enunciativas, a um campo associativo, responsável pela constituição de redes interdiscursivas. Uma vez feita essa análise arqueológica, a pesquisa seguirá para um segundo momento, denominado genealógico, no qual serão analisados os efeitos de poder vinculados a esse quadro enunciativo, justamente para poder descrever os processos discursivos que manifestam os jogos de poder/saber que produzem subjetivações...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Érica Danielle Silva - Integrante / Pedro Navarro - Coordenador / Adelli Bortolon Bazza - Integrante / Andréa Zíngara Miranda - Integrante / CAMILA MERKLE LINGNAU - Integrante / HOSTER OLDER SANCHES - Integrante / LUCIANO FERREIRA - Integrante / Daniela Polla - Integrante.
2017 - 2018
Língua(gens), discurso e ensino de português
Descrição: O presente projeto se configura como um espaço de discussão e investimento sobre a base teórico-metodológica da Análise de Discurso para o tratamento de materialidades verbo-visuais, de práticas discursivas e de práticas de ensino de língua portuguesa. Essa abordagem se justifica, primeiramente, pela necessidade de aprofundamento dos estudos contemplados nos componentes curriculares da área de Linguística do curso de Letras Português, compreendendo que esse campo teórico pode contribuir para o fortalecimento da formação dos acadêmicos, à medida que desenvolve sua percepção à respeito da complexidade da linguagem, em suas diferentes formas de manifestação. Nessa perspectiva, os dispositivos teórico-metodológicos discursivos podem atender às demandas de formação na contemporaneidade, que exigem, dos professores de língua materna o desenvolvimento da competência comunicativa de seus alunos, a partir da qual eles devem despertar para o modo como os significados/sentidos chegam até eles, como as estratégias discursivas são concretizadas no dizer e as relações de saber/poder que permeiam todo o processo. Os professores em formação podem, assim, se desenvolver como profissionais mais críticos em relação ao papel que assumem em sala de aula, ao conteúdo e às práticas pedagógicas que desenvolve. Tem por objetivo geral subsidiar teórico-metodologicamente a análise de materialidades constituídas de diferentes linguagens que tratem da discursivização de sujeitos e/ou as práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. As atividades desenvolvidas pelo projeto de pesquisa prevê a formação de um grupo de estudos, o Grupo de Estudos em Língua(gens), Discurso e Ensino de Português (GELDEP), que instrumentalizará as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes (acadêmicos do curso de Letras Português), respeitando as especificidades de cada trabalho, acerca dos princípios teórico-metodológicos da Análise de Discurso francesa e seus desdobramentos no Brasil. As investigações organizam-se a partir de três linhas de pesquisa: (a) Língua(gens) e discurso: práticas midiáticas e cinematográficas; (b) Práticas discursivas sobre corpo, sujeito e identidade; (c) Análise do discurso e práticas de ensino de língua: sujeitos, procedimentos didáticos e materiais pedagógicos. Os trabalhos desenvolvidos em cada eixo estão interligados pelo fio discursivo que se dispersa em diferentes práticas, por meio de diferentes linguagens e práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Érica Danielle Silva - Coordenador / Bernardo Lucas Ribeiro Ananias - Integrante / Carla Caroline Ferreira - Integrante / Camila Guedes - Integrante / Ana Cláudia Malavazi - Integrante.
Número de orientações: 3
2015 - 2017
O dispositivo da espetacularização da intimidade do corpo com deficiência no cinema: regimes de verdade sobre o corpo produtivo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Érica Danielle Silva - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 3
2012 - Atual
Práticas discursivas, verdade e biopolítica em (in)visibilidades: corpo, língua e território
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Érica Danielle Silva - Integrante / Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - Coordenador.
2007 - 2008
Vinhetas Televisivas: Identidade, Cidadania e Inclusão Social em Tela
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Érica Danielle Silva - Integrante / Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - Coordenador.
2006 - 2011
Práticas Identitárias na Pós-Modernidade: Discurso, Sentido e Mídia
Descrição: Processo número 3436/2004.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Érica Danielle Silva - Integrante / Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - Coordenador.


Projetos de extensão


2004 - 2007
PELI - O Ensino da Língua Inglesa
Descrição: Carga-Horária: 1266 h/a. Processo número 0852/86. Participante/bolsista em 2004 e 2005. Em 2006, atuação como auxiliar na coordenação e confecção de materiais para projeto piloto de ensino de língua inglesa na 4ª. Série das escolas municipais. Parceria entre Projeto PELI (DLE/UEM) e Prefeitura do Município de Maringá..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Érica Danielle Silva - Integrante / Maria Adelaide de Freitas - Coordenador / Mariana Casal Garcez - Integrante / Raquel Fregadolli Cerqueira Reis - Integrante.


Outros Projetos


2007 - Atual
GEDUEM - Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Érica Danielle Silva - Integrante / Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - Coordenador / Raquel Fregadolli Cerqueira Reis - Integrante / Jefferson Gustavo dos Santos Campos - Integrante / Roselene de Fátima Coito - Integrante / Valéria Cristina de Oliveira - Integrante / Margarida Liss - Integrante / Marineusa Ferreira de Oliveira - Integrante / Verônica Braga Birello - Integrante / Marcieli Cristina Coelho - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Ateliê de História
2014 - 2014
Periódico: REDISCO - Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
2018 - 2018
Periódico: EDUCAÇÃO EM FOCO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Silva, Érica Danielle2018Silva, Érica Danielle; FERRAGINI, N. L. O. ; VIEIRA, G. N. L. . A prática da oralidade em sala de aula: a perspectiva dos professores de língua portuguesa da rede básica pública de ensino. ENTRETEXTOS (UEL), v. 18, p. 285-311, 2018.

2.
SILVA, É. D.2018SILVA, É. D.. O investimento discursivo-midiático sobre o corpo transexual: o dispositivo da transexualidade. Revista Travessias, v. 12, p. 15-35, 2018.

3.
SILVA, É. D.2018SILVA, É. D.; OLIVEIRA, N. L. ; TOGNATO, M. I. R. . Estágio Supervisionado e saberes docentes: o diário reflexivo na formação inicial. Revista Entrepalavras, v. 8, p. 204-229, 2018.

4.
SILVA, É. D.2016SILVA, É. D.. Mecanismos Cinematográficos em Discurso: uma proposta de abordagem teórico-metodológica. O corpo é discurso, v. 1, p. 6-13, 2016.

5.
SILVA, É. D.2015SILVA, É. D.. A ficcionalização da normalidade e as tecnologias de poder sobre a vida. REDISCO - Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo, v. 7, p. 58-68, 2015.

6.
SILVA, É. D.2014SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . O PROCESSO TRADUTÓRIO NA CAMPANHA ?ROSIE THE RIVETER?: A QUESTÃO DA VISIBILIDADE DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA. Cadernos de Tradução, v. 1, p. 169-187, 2014.

7.
Silva, Érica Danielle2013Silva, Érica Danielle. O documentário-monumento em perspectiva - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.21209. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 35, p. 397-400, 2013.

8.
SILVA, É. D.2013SILVA, É. D.. A PRÁTICA ASCÉTICA E O CORPO COM DEFICIÊNCIA: O DISPOSITIVO DA INTIMIDADE NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICADOCUMENTAL. REDISCO - Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo, v. 2, p. 26-36, 2013.

9.
TASSO, ISMARA ELIANE VIDAL DE SOUZA2013TASSO, ISMARA ELIANE VIDAL DE SOUZA ; Silva, Érica Danielle . Identidade e subjetividade: o sujeito com deficiência no documentário -ver e crer-. Signum. Estudos de Linguagem, v. 16, p. 285-308, 2013.

10.
Tasso, Ismara2012 Tasso, Ismara ; SILVA, É. D. . Regimes de governamentalidade do sujeito com deficiência: norma, normalização e identidade em tela. Calidoscópio, v. 10, p. 3-11, 2012.

11.
Silva, Érica Danielle2012Silva, Érica Danielle; Tasso, Ismara . PRÁTICA DISCURSIVA MIDIÁTICA: A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SERIADO ?MALHAÇÃO?. Revista Interfaces, v. 3, p. 77-87, 2012.

12.
Silva, Érica Danielle2012Silva, Érica Danielle. A (in)visibilidade da monstruosidade do corpo deficiente na/pela história e a produção de sentidos na contemporaneidade. Estudos da Língua(gem) (Impresso), v. 10, p. 139-156, 2012.

13.
Silva, Érica Danielle2009Silva, Érica Danielle; Lima, A.R.P. ; MARCONE, T.A. . Erotização, normalização e valorização: descontinuidades inscritas na (in)visibilidade dos corpos (Resenha). Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 31, p. 241-244, 2009.

14.
SILVA, É. D.2005SILVA, É. D.; GARCEZ, M. C. ; FREITAS, M. A. ; ALMEIDA, D. S. . Projeto PELI ? UEM: oportunidades de Percursos de Aprendizagem em tempos e espaços extra-sala de aula. Universidade e Sociedade (UEM), v. 20, p. 55-57, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, É. D.; TASSO, Ismara. (Org.) . Língua(gens) em discurso - A formação dos objetos. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2014. 329p .

2.
SILVA, É. D.. Teoria e Prática do Ensino da Língua na Atualidade. 1. ed. Maringá: Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação a Distância., 2014. 128p .

3.
Silva, Érica Danielle. A Deficiência em Tela: Um Estudo Discursivo. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2013. 230p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, É. D.; Tasso, Ismara . Ficcionalização do corpo anormal: regularidades, dispersões e modalidades enunciativas cinematográficas sobre a monstruosidade. In: Ismara Tasso e Jefferson Campos. (Org.). Imagem e(m) discurso: a formação das modalidades enunciativas. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, v. 8, p. 67-95.

2.
Silva, Érica Danielle. O funcionamento discursivo de estratégias cinematográficas: o sujeito com deficiência em tela. In: Ismara Tasso; Valéria Cristina. (Org.). Domínios e dispositivos técnicos, tecnológicos e das tecnologias e(m) discurso: A formação dos conceitos. 1ed.São Paulo: Pontes Editores, 2015, v. 12, p. 83-98.

3.
SILVA, É. D.. Regimes de existência da anormalidade no cinema: desdobramentos do visível e do enunciável na prática biopolítica. In: Ismara Tasso e Érica Silva. (Org.). Língua(gens) em discurso - A formação dos objetos. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. , p. 139-163.

4.
Silva, Érica Danielle. (In)visibilidade do corpo (d)eficiente nas práticas discursivas midiáticas: a superação como dispositivo da inclusão social. In: Suzy Lagazzi; Edson Carlos Romualdo; Ismara Tasso. (Org.). Estudos do texto e do discurso: o discurso em contrapontos: Foucault, Maingueneau, Pêcheux. 1ed.São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2013, v. , p. 91-112.

5.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Mídia e estratégias de governamentalidade do corpo deficiente: políticas públicas afirmativas e identidade em tela. In: Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso; Pedro Navarro Barbosa. (Org.). Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas. 1ed.Maringá: Eduem, 2012, v. , p. 81-109.

6.
SILVA, É. D.. Mídia e estratégias de governamentalidade do corpo deficiente políticas públicas afirmativas e identidade em tela. In: Imara Tasso; Pedro Navarro. (Org.). Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas. 1ed.Maringá: Eduem, 2012, v. , p. 81-109.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. . Aulas de inglês. Maringá Ensina, p. 28 - 29, 01 maio 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Silva, Érica Danielle. SUBJETIVAÇÃO E GOVERNAMENTALIZAÇÃO EM DISCURSOS SOBRE A DEFICIÊNCIA: POR UMA POLÍTICA DOS SENTIDOS. In: III - Seminário Internacional de Estudos da Linguagem, 2012, Cascavel. Anais do I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem e III Seminário Nacional de Estudos da Linguagem - Políticas linguísticas: diálogos, identidades e fronteiras, 2012.

2.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . (In)Visibilidade dos corpos deficientes na mídia televisiva: práticas discursivas identitárias em tela. In: 1o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4o CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Anais o 1o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4o CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010.

3.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Políticas de inclusão na mídia televisiva: discurso, história e memória. In: VI Selisigno e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2010, Londrina. Anais VI Selisigno e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2008. p. 1-8.

4.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Práticas discursivas midiáticas sobre o portador de necessidades especiais. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do 2o CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Departamento de Letras, 2008. p. 2665-2673.

5.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. ; GARCEZ, M. C. ; TILIO, M. L. G. . Parceria PELI- UEM & SEDUC. Projeto piloto de inglês na 4a. série: oportunidades de ensino, reflexão e formação profissional. In: IV Fórum de extensão e cultura da UEM: extensão universitária - intercâmbio de saberes, 2006, Maringá. IV Fórum de Extensão e Cultura da UEM: Perspectivas da Extensão Universitária e da prestação de Serviços, 2006.

6.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. . Língua estrangeira na educação infantil: o que pensam os pais. In: XIII EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná e VIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2005, Maringá. Anais XIII EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná e VIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2005. p. 216-223.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, É. D.; TOME, T. D. . A diversidade de gênero e sexualidade e as políticas públicas educacionais: práticas de governamentalidade. In: V CIELLI - Colóquio Internacional dos Estudos Linguísticos e Literários, 2018, Maringá. Cadernos de Resumo - Simpósios Linguística - V CIELLI - Colóquio Internacional dos Estudos Linguísticos e Literários, 2018. p. 352-352.

2.
SILVA, É. D.. A noção de diversidade nas/pelas diretrizes oficiais para a educação básica. In: III COLI - Congresso das Licenciaturas, 2018, Apucarana, Maringá. Caderno de Resumos do III Congresso de Licenciaturas, 2018. p. 10-10.

3.
SILVA, É. D.; FERREIRA, C. C. . V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares, 2017, Maringá. Caderno de resumos - V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares, 2017. p. 429-430.

4.
SILVA, É. D.. O sujeito com deficiência visual no filme Hoje eu quero voltar sozinho (2014): sexualidade e subjetividade em discurso. In: XII Congreso Internacional da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso: discurso, construcción y transformación social, 2017, Santiago, Chile. XII Congreso Internacinal ALED: Discurso, Construccion y transformación social - Caderno de Resumos, 2017. p. 362-362.

5.
Silva, Érica Danielle. O sujeito com deficiência em (dis)curso no domínio cinematográfico: produtividade, subjetividade e biopolítica. In: 4o Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. 4o Cielli - Caderno de Resumos, 2016. p. 119.

6.
SILVA, É. D.; LORENA, H. C. F. ; VILAS BOAS, L. B. . A depredação da estrutura física escolar. In: I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016, Apucarana. Cadernos de Resumos - I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016. p. 13-13.

7.
Silva, Érica Danielle; ALMEIDA, D. F. ; MENEGARDI, J. L. . A influência do ambiente familiar no desempenho escolar. In: I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016, Apucarana. Caderno de Resumos I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016. p. 13-14.

8.
SILVA, É. D.; MAGALHAES, A. P. ; JUNIO, R. . A utilização das atividades lúdicas como incentivo para o interesse dos alunos no aprendizado de Língua Portuguesa. In: I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016, Apucarana. Caderno de Resumos I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016. p. 16-16.

9.
SILVA, É. D.; ROCA, G. A. H. ; ALLY, R. Z. . Desafios da prática docente: discentes usuários de entorpecentes e a sala de aual. In: I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016, Apucarana. Caderno de Resumos I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016.

10.
SILVA, É. D.; BARROS, F. ; GARCIA, R. C. . O uso de tecnologias em sala de aula. In: I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016, Apucarana. Caderno de Resumos I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016. p. 15-15.

11.
SILVA, É. D.; SANTANA, C. E. S. ; JORGETO, D. C. S. . Relato Pessoal: uma socialização entre os alunos. In: I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016, Apucarana. Caderno de Resumos I Mostra de Estágio das Licenciaturas, 2016. p. 15-15.

12.
SILVA, É. D.. O cinema em discurso: o dispositivo da espetacularização da intimidade do sujeito com deficiência. In: X Seminário de estudos sobre a linguagem e significação (Selisigno) e XI Simpósio de Leitura da UEL, 2016, Londrina. X Selisigno e XI Simpósio de Leitura da UEL - Caderno de Resumos, 2016. p. 137-137.

13.
SILVA, É. D.; GONCALVES, R. F. C. R. . Ensino de Língua Portuguesa e(m) análise do discurso: reflexões introdutórias sobre metodologia e prática. In: II COLI - Congresso das Licenciaturas, 2016, Apucarana, PR. COLI - Congresso das licenciaturas - Educação em transform(ação): licenciatura pra quê? Caderno de Resumos, 2016. p. 18-18.

14.
SILVA, É. D.. A prática biopolítica e a anormalidade: a ficcionalização do corpo e as tecnologias de poder sobre a vida. In: 3a JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2o EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2015, Maringá. Caderno de Resumos - 3a JIED e 2o EID "Outras Arqueologias: arte: política e sexualidade, 2015. p. 109-109.

15.
SILVA, É. D.. A produtividade do corpo deficiente no/pelo cinema: dispositivo, regimes de visibilidade e normalização. In: XI Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso, 2015, Buenos Aires. Caderno de Resumos - XI Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discruso, 2015. p. 264-265.

16.
Silva, Érica Danielle. O discurso sobre o sujeito com deficiência do/no documentário: a verdade da representação. In: IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação - Caderno de Resumos, 2013. p. 145-146.

17.
Silva, Érica Danielle; TASSO, ISMARA ELIANE VIDAL DE SOUZA . Imagens do real e o real das imagens: a arquitetura discursiva da (d)eficiência no cinema. In: 8o. Seminário de Pesquisa em Letras - 8o. SPLE, 2013, Maringá. Caderno de Programação e Resumos de Apresentações, 2013. p. 42-43.

18.
SILVA, É. D.. O EXERCÍCIO DA BIOPOLÍTICA E A CONDUTA SOBRE OS CORPOS ANORMAIS NAS MÍDIAS: (DES)FAZENDO LAÇOS ENTRE AS PALAVRAS E AS COISAS. In: X Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso, 2013, Puebla, México. Caderno de Resumos - X Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discruso, 2013.

19.
SILVA, É. D.. A imagem da pessoa com deficiência na mídia: o discurso da inclusão em (des)construção. In: 2a. JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1a. EID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá. Anais da 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012.

20.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . O sujeito com deficiência no filme "Ver e crer": os sentidos silenciados em cena. In: 2o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários / 5o CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Cadernos de Resumos - 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012.

21.
Silva, Érica Danielle. Imagem e deficiência: o discurso sobre o sujeito com deficiência na mídia televisiva. In: 1o Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia - 1a Jornada de Pesquisas em Curso, 2012, Palhoça, SC. CADERNO DE RESUMOS 1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia 1ª Jornada de Pesquisas em Curso, 2012.

22.
SILVA, É. D.. 'Deficientes físicos - nem inúteis nem coitados': espaço-tempo e a visibilidade do corpo deficiente. In: VIII Selisigno - Edição Internacional e IX Simpósio de leitura da UEL, 2012, Londrina. Caderno de resumos VII Seminário de estudos sobre linguagem e significação e IX Simpósio de leitura da UEM, 2012. p. 278-278.

23.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . A (IN)VISIBILIDADE DO SUJEITO DEFICIENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL. In: X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. X Encontro do CELSUL: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul: caderno de programação e resumo, 2012. p. 131-131.

24.
Silva, Érica Danielle; TASSO, I. E. V. S. . O corpo deficiente no festival internacional de filmes 'Assim Vivemos': processos de significação do movimento inclusivo. In: III Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2012, São Carlos. Caderno de resumos III Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2012.

25.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Da invisibilidade à invisibilidade: mecanismos e estratégias do funcionamento discursivo de imagens acerca das pessoas com deficiência. In: I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - I CITeD, 2011, Assis. Caderno de Programação e resumos, 2011.

26.
SILVA, É. D.. O funcionamento discursivo sobre a (d)eficiência na mídia televisiva: o biopoder e a produção de identidades. In: III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá. Caderno de Resumos, 2011. p. 27-27.

27.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS E POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA MÍDIA: A (D)EFICIÊNCIA EM TELA. In: 7º Seminário de Pesquisa em Letras, 2011, Maringá. Caderno de Programação e Resumos de Apresentações, 2011. p. 16-17.

28.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . A função enunciativa no espaço discursivo midiático: modos de governamentalidade dos corpos deficientes. In: VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL, 2010, Londrina. Caderno de Resumos VI Selisigno e VII Simpósio de Leitura da UEL - O ser e as palavras, 2010. p. 41-42.

29.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Sistemas de normalização e governamentalização: (in)visibilidade dos corpos deficientes na mídia televisiva. In: XIX Seminário do Cellip, 2009, Cascavel. XIX Seminário do Cellip - Caderno de Resumos, 2009.

30.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Da monstruosidade à normalização do corpo deficiente: a (des)construção de efeitos teratológicos em práticas discursivas midiáticas. In: II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. II CIAD Colóquio Internacional de Análise do Discurso: apresentação, programação e resumos, 2009. p. 303-304.

31.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Práticas de subjetivação, identidade e políticas de inclusão em tela. In: 1a. Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2008, Maringá. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2008. p. 28-29.

32.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Práticas discursivas midiáticas sobre o portador de necessidades especiais. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do 2o CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Departamento de Letras, 2008. p. 281-282.

33.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Políticas de Inclusão na mídia televisiva: discurso, história e memória. In: VI SELISIGNO e VII Simpósio de leitura da UEL, 2008, Londrina. Linguagem e práticas sociais VI Selisigno, VII Simpósio de Leitura da UEL - Caderno de Resumos, 2008. p. 29.

34.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Vinhetas televisivas: identidade, cidadania e inclusão social em tela. In: III CELLI - Colóquio de Estudos Linguìsticos e Literários, 2007, Maringá. Caderno de Resumos - 3o. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2007. p. 31-31.

35.
SILVA, É. D.; LOLIS, L. V. ; SCHIMIDT, E. R. ; SIMOES, L. C. . www.materialdidatico.com.br. In: V EPELPE - Encontro de profissionais do ensino de línguas protuguesa e estrangeira da UEM, 2007, Maringá. Caderno de Resumos V EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2007. p. 29.

36.
SILVA, É. D.; LOLIS, L. V. ; TASSO, I. E. V. S. ; MAIA, V. C. . Oficina de leitura e produção textual: expectativas e desafios. In: IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2006, Maringá. Caderno de Resumos IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2006.

37.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. ; GARCEZ, M. C. ; REIS, R. F. C. ; SILVA, A. L. F. . PELI - DLE/UEM. Bastidores do projeto de ensino de inglês nas 4a.s séries: experiência de ensino de um grupo de trabalho. In: IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2006, Maringá. Caderno de Resumos IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2006.

38.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. ; GARCEZ, M. C. ; REIS, R. F. C. ; SILVA, A. L. F. . Confecção de material didático de inglês: compondo a construção do cenário para a experiência de ensino de um grupo de trabalho. In: IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2006, Maringá. Caderno de Resumos IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2006.

39.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Vinhetas televisivas: discurso, identidade e representação. In: I Colóquio Internacional de Análise de Discurso, 2006, São Carlos - São Pauilo. Caderno de Resumos I Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006. p. 111.

40.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. ; GARCEZ, M. C. . Formação inicial: o uso de imagens como procedimento reflexivo com acadêmicas-professoras de um projeto piloto de ensino de inglês. In: I Congresso nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá. Caderno de Programação e Resumos - I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006. p. 88-89.

41.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. . Língua estrangeira na educação infantil: o que pensam os pais. In: XII EPLE- Encontro de Professores de Línguas estrangeiras do Paraná e VII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2005, Maringá. Caderno de Resumos XIII EPLE- Encontro de Professores de Línguas estrangeiras do Paraná e VII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul - Internacionalização e Ensino de Línguas, 2005. p. 216-223.

42.
SILVA, É. D.; ALMEIDA, D. S. ; FREITAS, M. A. ; GARCEZ, M. C. . Projeto PELI / UEM: Canto do Aluno- um espaço para atuação diferenciada. In: XIII EPLE- Encontro de Professores de Línguas estrangeiras do Paraná e VII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2005, Maringá. XIII EPLE- Encontro de Professores de Línguas estrangeiras do Paraná e VII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul - Internacionalização e ensino de línguas, 2005. p. 92.

43.
SILVA, É. D.; CASTRO, A. G. M. ; ALMEIDA, D. S. ; GALDINO, E. C. ; LOLIS, L. V. ; SILVA, O. R. K. ; FREITAS, M. A. . Ensino Colaborativo: oportunidade de aperfeiçoamento da habilidade oral em língua inglesa dos acadêmicos do 3o. ano de Letras. In: III EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2005, Maringá. III EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM - Profissionais do ensino de línguas em construção: cartografias de práticas de formação e de pesquisa, 2005. p. 27.

44.
SILVA, É. D.; ALMEIDA, D. S. ; GARCEZ, M. C. . O espaço digital e a formação de professor de língua inglesa. In: I Seminário de estudos em linguagem, educação e tecnologia, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de resumos I Seminário Lingnet, 2005. p. 07-07.

45.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. ; GARCEZ, M. C. ; ALMEIDA, D. S. . Canto do aluno: espaço no PELI/UEM para a formação inicial. In: III EPELPE - III Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeiras da UEM, 2005, Maringá. Caderno de Resumos III EPELPE, 2005. p. 27-27.

46.
SILVA, É. D.; FREITAS, M. A. ; GARCEZ, M. C. . A influência de novas tecnologias na construção da competência profissional. In: IV Semana de Letras da UEL, 2005, Londrina, PR. Caderno de Resumos Semana de Letras da UEL, 2005. p. 125.

47.
SILVA, É. D.. O ensino de inglês na educação infantil (como língua estrangeira) na perspectiva dos pais. In: Semana de Letras da UEL, 2005, Londrina, PR. Caderno de Resumos Semana de Letras da UEL, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, É. D.; FERRAGINI, N. L. O. . SOBRE SER-PROFESSOR: MODOS DE IDENTIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, É. D.; GONCALVES, R. F. C. R. ; ABREU, R. B. . Espaço e(m) discurso: formas de (des)politização dos sujeitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, É. D.; FERRAGINI, N. . Oficina sobre PTD - O Plano de Trabalho Docente: orientações teórico-metodológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, É. D.. Cinéma et handicap: le corps fictif et la fiction du corps. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . A função enunciativa no espaço discursivo midiático: modos de governamentalidade dos corpos deficientes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Da monstruosidade à normalização do corpo deficiente: a (des)construção de efeitos teratológicos em práticas discursivas midiáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, É. D.; FARIAS, C. A. . Os jogos no ensino de língua inglesa para crianças na educação infantil 2006 (Monografia).

2.
SILVA, É. D.. Analysing important elements of a short story: The revolt of mother written by Mary Wilkins Freeman 2006 (Análise literária).

3.
SILVA, É. D.; GARCEZ, M. C. . Inglês no 1o. e 2o. ciclos do ensino fundamental - porque e como ensinar 2005 (Projeto).

4.
SILVA, É. D.. O percurso histórico da línguística aplicada: fatos e contribuições 2005 (Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, É. D.; CHIARADIA, K. N. P. ; CAMPOS JUNIOR, L. H. S. M. ; PARRO, M. Z. ; RAMOS, M. N. ; GOMES, M. S. ; ALBERT, S. . Planos de Aula de Língua Portuguesa - Time de Autores da Revista Nova Escola. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional).

2.
BRANDANI, A. E. ; SILVA, É. D. . Oficina de leitura e escrita em Língua Portuguesa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático/pedagógico).

3.
Silva, Érica Danielle. Projeto pedagógico do curso de Letras - Habilitação Português-Espanhol. 2015. (Projeto Pedagógico).

4.
SILVA, É. D.. Teoria e Prática do Ensino da Língua na Atualidade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático/pedagógico).

5.
Silva, Érica Danielle; TASSO, I. E. V. S. . Movimentos identitários e políticos de inclusão em tela: a (d)eficiência em tela. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
Silva, Érica Danielle; CAMPOS, J. G. S. . Linguagem e argumentação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

7.
SILVA, É. D.. Metodologia do trabalho científico. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático/pedagógico).

8.
SILVA, É. D.; CAMPOS, J. G. S. . Introdução ao estudo e produção de gêneros acadêmicos: resumo e resenha. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático/pedagógico).

9.
SILVA, É. D.; GARCEZ, M. C. . For joy! English for kids (Manual do Professor). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático/pedagógico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, É. D.; TASSO, Ismara.; BARROS, D. E. C.. Participação em banca de Tácia Rocha. Professor por vir: práticas de subjetivação e(m) inovação. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
TASSO, I. E. V. S.; Silva, Érica Danielle; RAIMO, L. C. F. D.. Participação em banca de Claudinéia Cristina Valim. Moda plua size em governamentalidade: (in)visibilidades sobre o corpo da mulher gorda na contemporaneidade brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, É. D.; TASSO, Ismara.; BARROS, D. E. C.. Participação em banca de Tácia Rocha. Professor por vir: práticas de subjetivação e(m) inovação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, É. D.; PERON, A. P.. Participação em banca de Elaine Luci de Oliveira.Uma leitura discursiva sobre o casamento em relatos de mulheres na contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

2.
SILVA, É. D.; PERON, A. P.. Participação em banca de Leonardo Felipe Schafranski Moreira Prates.Produção de sentidos em relação ao corpo da mulher em catálogos de moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

3.
SILVA, É. D.; PERON, A. P.. Participação em banca de Misuê Fernandes Penha.A formação do leitor e o livro didático: contribuições da perspectiva discursiva. 2017 - UNESPAR - Campus Apucarana.

4.
SILVA, É. D.; OLIVEIRA, N. L.. Participação em banca de Greyce Nathany LopesVieira.A prática da oralidade em sala de aula: a perspectiva dos professores de língua portuguesa da rede básica de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

5.
SILVA, É. D.; CARMO, A. B.. Participação em banca de Elessandro Miranda.A gíria como recurso identitário da comunidade gay. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

6.
SILVA, É. D.; MANTOANI, V. C.. Participação em banca de Camila Guedes.A abordagem da variação linguística pelo livro didático de língua portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

7.
SILVA, É. D.; PERON, A. P.. Participação em banca de Ana Cláudia Malavazi.Mídia e deficiência: a representação do autismo na mídia brasileira impressa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

8.
SILVA, É. D.; PERON, A. P.. Participação em banca de Michele Carvalho Aguiar.O sentimento de dor presente em relatos de mães que perderam seus filhos no período gestacional e neonatal: uma leitura discursiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

9.
SILVA, É. D.; PERON, A. P.. Participação em banca de Bruna da Silva Leonardo Brito.A discursivização da violência obstétrica na perspectiva feminina em videodocumentário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

10.
SILVA, É. D.; CARMO, A. B.. Participação em banca de Carla Caroline Ferreira.A construção da identidade nordestina no e pelo discurso fílmico em O Auto da Compadecida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

11.
SILVA, É. D.; CARMO, A. B.. Participação em banca de Bernardo Lucas Ribeiro Ananias.O homem transexual em discurso na e pela mídia brasileira contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

12.
PERON, A. P.; SILVA, É. D.. Participação em banca de Jenifer Larissa Menegardi.A produção de sentido sobre os sujeitos envolvidos na prática de violência sexual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

13.
SILVA, É. D.; PERON, A. P.. Participação em banca de Rafaela Carolina Garcia.A variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.

14.
SILVA, É. D.; PERON, A. P.. Participação em banca de Hanna Claudia Ferranti Lorena.A linguagem utilizada na internet e o ensino de língua portuguesa: uma proposta de trabalho para o Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, É. D.. anca de Avaliação da prova de Redação da Etapa 3 do Processo de Avaliação Seriada PAS/2016. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

2.
SILVA, É. D.; KULEHWEIN, C.; FUZA, P.; IAGALLO, P.. Banca de Avaliação das Provas de Redação do Vestibular da Unespar 2017-2018. 2017. UNESPAR - Campus Apucarana.

3.
Silva, Érica Danielle. Banca de Avaliação da prova de redação do Concurso Vestibular da UNESPAR. 2016. Universidade Estadual do Paraná.

4.
Silva, Érica Danielle. Banca de Avaliação da prova de Redação do Vestibular de Verão 2015. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

5.
SILVA, É. D.. Banca de Avaliação da prova de Redação da Etapa 1 e 2 do Processo de Avaliação Seriada PAS/2015. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

6.
SILVA, É. D.. Banca de Avaliação das redações do Vestibular de Inverno da UEM. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

7.
SILVA, É. D.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada PAS/2013. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

8.
SILVA, É. D.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular EAD 2013. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

9.
SILVA, É. D.. Banca de Avaliação da prova oral e da redação do XIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. 2013. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

10.
Silva, Érica Danielle. Banca de Avaliação da prova de redação do Concurso Vestibular de Inverno 2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

11.
SILVA, É. D.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra: A formação de professores de português como língua estrangeira/adicional e internacionalização crítica. 2019. (Outra).

2.
4 JIED- Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 3 EIID- Encontro Internacional da Imagem em Discuso..Debatedora de trabalhos. 2018. (Outra).

3.
Encontro de Práticas de Pesquisa em Letras. 2018. (Outra).

4.
III COLI - Congresso das Licenciaturas. A noção de diversidade nas/pelas diretrizes oficiais para a educação básica. 2018. (Congresso).

5.
III COLI - Congresso das Licenciaturas.Formar professores para a diversidade: processos de subjetivação na contemporaneidade. 2018. (Simpósio).

6.
III COLI - Congresso de Licenciaturas. Participação da Comissão Científica. 2018. (Congresso).

7.
Mostra de Profissões UEM-2018. 2018. (Outra).

8.
V CIELLI - Colóquio Internacional dos Estudos Linguísticos e Literários. A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE. 2018. (Congresso).

9.
V CIELLI - Colóquio Internacional dos Estudos Linguísticos e Literários.POLÍTICAS PÚBLICAS EM GOVERNAMENTALIDADE: EMERGÊNCIAS LINGUÍSTICO DISCURSIVAS CONTEMPORÂNEAS. 2018. (Simpósio).

10.
VII Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. O processo de identificação docente: ser-professor na perspectiva de professores de língua portuguesa em formação inicial. 2018. (Congresso).

11.
I Jornada de Práticas de Estágio Supervisionado.Oficina sobre PTD - O Plano de Trabalho Docente: orientações teórico-metodológicas. 2017. (Oficina).

12.
I Semana do livro e da biblioteca FEITEP.Espaço e(m) discurso: formas de (des)politização dos sujeitos. 2017. (Oficina).

13.
Semana de Integração acadêmica do curso de Letras Português.A colaboração dos estagiários: conversa com professora da rede básica. 2017. (Outra).

14.
V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares. O homem transexual em discurso na e pela mídia brasileira contemporânea. 2017. (Congresso).

15.
V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares. As relações de poder na construção de sentidos através do discurso fílmico em O Auto da Compadecida. 2017. (Congresso).

16.
V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares.Por uma análise do discurso contemporânea: governamentalidade, sujeito, língua(gem). 2017. (Simpósio).

17.
XII Congreso Internacional da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso: discurso, construcción y transformación social. O sujeito com deficiência visual no filme Hoje eu quero voltar sozinho (2014): sexualidade e subjetividade em discurso. 2017. (Congresso).

18.
4o Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O PORTUGUÊS BRASILEIRO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES E MINORITÁRIOS: TRAJETOS, CONTORNOS E (NOVAS) PERSPECTIVAS. 2016. (Simpósio).

19.
4o Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O sujeito com deficiência em (dis)curso no domínio cinematográfico: produtividade, subjetividade e biopolítica. 2016. (Outra).

20.
II COLI - Congresso das Licenciaturas. Ensino de Língua Portuguesa e(m) análise do discurso: reflexões introdutórias sobre metodologia e prática. 2016. (Congresso).

21.
II COLI - Congresso das Licenciaturas.Intersecções entre experiências de ensino e (possibilidades) de pesquisa: práticas de formação do professor de língua portuguesa. 2016. (Simpósio).

22.
I Mostra de Estágio das Licenciaturas.A utilização das atividades lúdicas como incentivo para o interesse dos alunos no aprendizado de Língua Portuguesa. 2016. (Outra).

23.
I Mostra de Estágio das Licenciaturas.Relato Pessoal: uma socialização entre os alunos. 2016. (Outra).

24.
I Mostra de Estágio das Licenciaturas.Desafios da prática docente: discentes usuários de entorpecentes e a sala de aula. 2016. (Outra).

25.
I Mostra de Estágio das Licenciaturas.A depredação da estrutura física escolar. 2016. (Outra).

26.
I Mostra de Estágio das Licenciaturas.A influência do ambiente familiar no desempenho escolar. 2016. (Outra).

27.
I Mostra de Estágio das Licenciaturas.O uso de tecnologias em sala de aula. 2016. (Outra).

28.
X Selisigno e XI Simpósio de Leitura da UEL.Discursividades e(m) imagens: dispositivo, processos de subjetivação e verdade.. 2016. (Simpósio).

29.
X Seminário de estudos sobre a linguagem e significação (Selisigno) e XI Simpósio de Leitura da UEL.O cinema em discurso: o dispositivo da espetacularização da intimidade do sujeito com deficiência. 2016. (Seminário).

30.
3a JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2o EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.A prática biopolítica e a anormalidade: a ficcionalização do corpo e as tecnologias de poder sobre a vida. 2015. (Outra).

31.
Minicurso "ENADE - parte integrante do processo avaliativo do curso e da IES". 2015. (Outra).

32.
Seminário de Pesquisa "Variação e Ensino Docente". 2015. (Outra).

33.
XI Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso. Coordenação de mesa. 2015. (Congresso).

34.
XI Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso. A produtividade do corpo deficiente no/pelo cinema: dispositivo, regimes de visibilidade e normalização. 2015. (Congresso).

35.
Ciclo APEB-FR.Cinéma et handicap: le corps fictif et la fiction du corps. 2014. (Outra).

36.
Colloque International «Images, Histoire, Langage : carte blanche à Jacques Aumont, Michel Marie et Roger Odin». 2014. (Outra).

37.
Colloque international « La Fabrique de la Peinture ». 2014. (Outra).

38.
Journée d?étude «Michel Foucault: actualité d?une pensée trente ans après. 2014. (Outra).

39.
Journées d'études - Le son des autres mondes: les ailleurs sonores dans la littérature, le théâtre, la musique, le cinéma, les arts numémériques.... 2014. (Outra).

40.
Séminaire Interuniversitaire International sur la clinique du hadcap - SIICHLA. 2014. (Seminário).

41.
8o. Seminário de Pesquisa em Letras - 8o. SPLE.Imagens do real e o real das imagens: a arquitetura discursiva da (d)eficiência no cinema. 2013. (Seminário).

42.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. O discurso sobre o sujeito com deficiência do/no documentário: a verdade da representação. 2013. (Congresso).

43.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares.Prática de Leitura Imagética: contribuições da Análise do Discurso. 2013. (Oficina).

44.
Palestra "Educação a distância no Brasil: avanços e perspectivas". 2013. (Outra).

45.
VI Ciclo de estudos integrados e VII Simpósio jurídico - Capitalismo ou capitalismos: reflexões para o futuro.Mesa redonda: "Práticas de leitura: olhares e dispositivos discursivos". 2013. (Outra).

46.
X Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. O exercício da biopolítica e a conduta sobre os corpos anormais nas mídias: (des)fazendo laços entre as palavras e as coisas. 2013. (Congresso).

47.
1o Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia - 1a Jornada de Pesquisas em Curso.Imagem e deficiência: o discurso sobre o sujeito com deficiência na mídia televisiva. 2012. (Seminário).

48.
2a. JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1a. EID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.A imagem da pessoa com deficiência na mídia: o discurso da inclusão em (des)construção. 2012. (Outra).

49.
2o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários / 5o CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.O sujeito com deficiência no filme "Ver e crer": os sentidos silenciados em cena. 2012. (Outra).

50.
Enunciação Aforizante na Canção e no Rap. 2012. (Seminário).

51.
III Colóquio Internacional de Análise do Discurso.O corpo deficiente no festival internacional de filmes "Assim Vivemos": processos de significação do movimento inclusivo. 2012. (Outra).

52.
III - Seminário Internacional de Estudos da Linguagem.Subjetivação e governamentalização em discursos sobre a deficiência: por uma política dos sentidos. 2012. (Seminário).

53.
Linguística Funcional. 2012. (Seminário).

54.
VIII Selisigno - Edição Internacional e IX Simpósio de leitura da UEL."Deficientes físicos- nem inúteis nem coitados": espaço-tempo e a visibilidade do corpo deficiente. 2012. (Simpósio).

55.
X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.A (IN)VISIBILIDADE DO SUJEITO DEFICIENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL. 2012. (Encontro).

56.
7º Seminário de Pesquisa em Letras.MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS E POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA MÍDIA: A (D)EFICIÊNCIA EM TELA. 2011. (Seminário).

57.
I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - I CITeD.Da invisibilidade à invisibilidade: mecanismos e estratégias do funcionamento discursivo de imagens acerca das pessoas com deficiência. 2011. (Outra).

58.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. O funcionamento discursivo sobre a (d)eficiência na mídia televisiva: o biopoder e a produção de identidades. 2011. (Congresso).

59.
One Day Seminar - Diversidade e inclusão: diálogos múltiplos sobre o ensino de línguas.O DISCURSO INCLUSIVO SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: HISTÓRIA, SABER, PODER. IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS. 2011. (Seminário).

60.
One Day Seminar - Diversidade e Inclusão Social para o ensino de línguas.O discurso inclusivo sobre pessoas com deficiência: história, saber, poder. Implicações para o ensino de línguas. 2011. (Seminário).

61.
1o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4o CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.(In)Visibilidade dos corpos deficientes na módia televisiva: práticas discursivas identitárias em tela. 2010. (Outra).

62.
VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL.A função enunciativa no espaço discursivo midiático: modos de governamentalidade dos corpos deficientes. 2010. (Simpósio).

63.
Conceitos e Contrinuições de Dominique Maingueneau para a Análise do Discurso. 2009. (Outra).

64.
II Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Da monstruosidade à normalização do corpo deficiente: a (des)construção de efeitos teratológicos em práticas discursivas midiáticas. 2009. (Outra).

65.
Palestra "Notas sobre a destacabilidade na Mídia Brasileira". 2009. (Outra).

66.
XIX Seminário do Cellip.Sistemas de normalização e governamentalização: (in)visibilidade dos corpos deficientes na mídia televisiva. 2009. (Seminário).

67.
1a. Jornada Internacional de Estudos do Discurso.Práticas de subjetivação, identidade e políticas de inclusão em tela. 2008. (Outra).

68.
II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Práticas discursivas midiáticas sobre o portador de necessidades especiais. 2008. (Congresso).

69.
Introdução à semiótica de Peirce. 2008. (Outra).

70.
Palestra "Coincidência entre Língua Materna e Língua Nacional. A memória discursiva nas Identificações do Sujeito e Ensino". 2008. (Outra).

71.
V EPPEL - Encontro Paranaense Pós-graduado em Estudos Literários, I EPPLI - Encontro Paranaense de Pós-graduação em Lingüística e VI SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras. 2008. (Encontro).

72.
VI SELISIGNO e VII Simpósio de leitura da UEL.Políticas de inclusão na mídia televisiva: discurso, história e memória. 2008. (Simpósio).

73.
III CELLI - Colóquio de Estudos Linguìsticos e Literários.Vinhetas televisivas: identidade, cidadania e inclusão social em tela. 2007. (Outra).

74.
V EPELPE - Encontro de profissionais do ensino de línguas protuguesa e estrangeira da UEM.www.materialdidático.com.br. 2007. (Encontro).

75.
Curso de Extensão "Análise do Discurso e seus Fundadores: Pêcheux, Foucault e Bakhtin". 2006. (Outra).

76.
I Colóquio Internacional de Análise de Discurso.Vinhetas televisivas: discurso, identidade e representação. 2006. (Outra).

77.
I Congresso nacional de Linguagens em Interação. Formação inicial: o uso de imagens como procedimento reflexivo com acad~emicas-professoras de um projeto piloto de ensino de inglês. 2006. (Congresso).

78.
IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM.Oficina de leitura e produção textual: expectativas e desafios. 2006. (Outra).

79.
IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM.PELI - DLE/UEM. Bastidores do projeto de ensino de inglês nas 4a.s séries: experiência de ensino de um grupo de trabalho. 2006. (Outra).

80.
IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM.Confecção de material didático de inglês: compondo a construção do cenário para a experiência de ensino de um grupo de trabalho. 2006. (Outra).

81.
IV Fórum de extensão e cultura da UEM: extensão universitária - intercâmbio de saberes.Parceria PELI- UEM & SEDUC. Projeto piloto de inglês na 4a. série: oportunidades de ensino, reflexão e formação profissional. 2006. (Outra).

82.
Minicurso - O Ensino da Gramática dentro de uma Perspectiva Contemporânea do Processo de Ensino de Línguas. 2006. (Outra).

83.
Minicurso - O Ensino da Pronúncia de Língua Inglesa. 2006. (Outra).

84.
Minicurso- O uso de textos literários no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. 2006. (Outra).

85.
Perspectivas e alternativas no ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras - Módulos I & II. 2006. (Outra).

86.
XXIV SEURS - Seminário de extensão universitária da região sul.Parceria PELI- UEM & SEDUC. Projeto piloto de inglês na 4a. série: oportunidades de ensino, reflexão e formação profissional. 2006. (Seminário).

87.
Curso de Extensão "Leitura Estratégica em Língua Inglesa: Uma Proposta Interdisciplinar. 2005. (Outra).

88.
III EPELPE - III Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeiras da UEM.Canto do aluno: espaço no PELI/UEM para a formação inicial. 2005. (Outra).

89.
III EPELPE - III Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeiras da UEM.Ensino Colaborativo: oportunidade de aperfeiçoamento da habilidade oral em língua inglesa dos acadêmicos do 3o. ano de letras. 2005. (Outra).

90.
III Fórum de Extensão e cultura da UEM: perspectivas da extensão universitária e da prestação de serviços.Projeto PELI ? UEM: oportunidades de Percursos de Aprendizagem em tempos e espaços extra-sala de aula. 2005. (Outra).

91.
I Seminário de estudos em linguagem, educação e tecnologia.O espaço Digital e a formação de professor de língua inglesa. 2005. (Seminário).

92.
Minicurso - Managing Oral Presentation. 2005. (Outra).

93.
Minicurso - Prática de Sala de Aula em Língua Estrangeira. 2005. (Outra).

94.
Minicurso - Strategic reading at public schools: a tool for the teachers and learners. 2005. (Outra).

95.
XIII EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná e VIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul.Língua estrangeira na educação infantil: o que pensam os pais. 2005. (Encontro).

96.
Curso de Extensão "Dinamizando a sala de aula de línguas". 2004. (Outra).

97.
Curso de Extensão "Leitura Instrumental: leitor eficiente e o desenvolvimento de estratégias. 2004. (Outra).

98.
II EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeiras da UEM.A construção de uma formação profissional crítico-reflexiva em tempos e espaços diferenciados. 2004. (Outra).

99.
Outras Palavras - XV Semana de letras. 2004. (Outra).

100.
Curso de Extensão "A imagem em foco". 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONCA, A. P. ; PERON, A. P. ; SILVA, É. D. ; FERRAGINI, N. ; FUZA, P. ; IAGALLO, P. ; CARDOSO, R. D. ; KULEHWEIN, C. ; PEREIRA, L. . Semana de Integração Acadêmica. 2017. (Outro).

2.
SILVA, É. D.; FERRAGINI, N. . I Jornada de Práticas de Estágio Supervisionado. 2017. (Outro).

3.
SILVA, É. D.; ALMEIDA, R. S. ; OLIVEIRA, N. L. ; PIASENTINI, A. ; OMODEI, L. B. C. ; SILVA, R. . I Mostra de Estágio das Licenciaturas - UNESPAR - Campus Apucarana. 2016. (Outro).

4.
SILVA, É. D.; CARDOSO, R. D. ; IAGALLO, P. ; FERRAGINI, N. ; FUZA, P. ; PERON, A. P. ; MENDONCA, A. P. . Semana de Integração Acadêmica. 2016. (Outro).

5.
SILVA, É. D.; PERON, A. P. ; MENDONCA, A. P. ; FERRAGINI, N. ; FUZA, P. ; IAGALLO, P. ; KULEHWEIN, C. ; CAMARA, F. G. Z. ; DIAS, J. S. ; PEREIRA, L. . Seminário de Pesquisa em Letras. 2016. (Outro).

6.
SILVA, É. D.; Tasso, Ismara ; NAVARRO, P. ; COELHO, D. E. ; COITO, R. F. ; ROMUALDO, E. C. ; LARA, R. M. ; PASSETTI, M. C. C. . 3.ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2.º Encontro Internacional da Imagem em Discurso. 2015. (Congresso).

7.
SILVA, É. D.; REIS, R. F. C. . Oficina: Prática de leitura imagética: contribuições da Análise do Discurso. 2013. (Congresso).

8.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Seminário de Leitura Iconográfica: a imagem na escola de Ensino Fundamental - Etapa IV: Leitura de Imagens videográficas. 2009. (Outro).

9.
SILVA, É. D.; TASSO, I. E. V. S. . Leitura e produção de textos descritivos, charges e crônicas da mídia impressa (verbal e não-verbal). 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bernardo Lucas Ribeiro Ananias. O homem transexual em discurso na e pela mídia brasileira contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

2.
Ana Cláudia Malavazi. Mídia e deficiência: a representação do autismo na mídia brasileira impressa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

3.
Carla Caroline Ferreira. A construção da identidade nordestina no e pelo discurso fílmico em o Auto da Compadecida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

4.
Misuê Fernandes Penha. A formação do leitor e o livro didático: contribuições da perspectiva discursiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

5.
Greyce Nathany Lopes Vieira. A prática da oralidade em sala de aula: a perspectiva dos professores de língua portuguesa da rede básica de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

6.
Camila Guedes. A abordagem da variação linguística pelo livro didático de língua portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

7.
Rafaela Carolina Garcia. A variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

8.
Hanna Claudia Ferranti Lorena. A linguagem utilizada na internet e o ensino de língua portuguesa: uma proposta de trabalho para o ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Misuê Fernandes Penha. Monitoria da Disciplina de Estágio Supervisionado I. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

2.
Ingrid Cristiane de Souza. Monitoria da Disciplina de Metodologia do Ensino de Português I. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.

3.
Luciana Batista Moreira Ditzel. Gêneros audiovisuais e a formação do leitor. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Érica Danielle Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, É. D.2016SILVA, É. D.. Mecanismos Cinematográficos em Discurso: uma proposta de abordagem teórico-metodológica. O corpo é discurso, v. 1, p. 6-13, 2016.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, É. D.; REIS, R. F. C. . Oficina: Prática de leitura imagética: contribuições da Análise do Discurso. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovação em Teste Seletivo para Professor Colaborador da Universidade Estadual de Maringá - UEM (Edital Nº 291/2011-PRH). Área: Linguística

Aprovação e, 3o lugar no Concurso Público do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná ? Edital SEAP N.º 017/ 2013.


- Atuação como monitora nos seguintes eventos:
 1. Perspectivas e alternativas no ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras - Módulos I& II, Evento da Apliepar, 2006
 2. Minicurso "O ensino da Língua Inglesa", 2006, 
 3. Minicurso "O uso de textos literários no ensino-aprendizagem de língua estrangeira", 2006
 4. Minicurso "O ensino de Gramática dentro de uma perspectiva contemporânea do processo de ensino de línguas", 2006
 5. Ministrante/monitora da atividade de extensão "Compreensão e Produção Oral: uma proposta de aprendizagem colaborativa", 2005



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 11:31:23