Mariéle de Cássia Diniz Cortez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7927746584626515
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Doutora em Psicologia (2012) e Mestre em Educação Especial (2008) pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar). É especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (2005) pela Universidade de São Paulo e possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Durante o doutoramento, realizou estágio sanduíche na California State University. Realizou pós-doutorado (2012 a 2016) na Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar (PPGPsi). Atua, principalmente, nos seguintes temas: correspondência verbal/não verbal; comportamento verbal; comportamento controlado por regras; comportamento simbólico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Nome em citações bibliográficas
Cortez, M.D;CORTEZ, MARIÉLE;Cortez, Mariéle Diniz

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Rodovia Washington Luiz, KM 235
Monjolinho
13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Correspondência fazer-dizer: variáveis de controle e condições de manutenção e generalização, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: correspondência verbal/não verbal; reforçamento intermitente; comportamento verbal; generalização; manutenção.
2006 - 2008
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Correspondência verbal/não verbal: efeitos da intermitência de reforçamento e da história de fracasso escolar,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Júlio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: comportamento verbal; correspondência verbal/não verbal; fracasso escolar; reforçamento intermitente; relato verbal.
2005 - 2006
Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva. (Carga Horária: 540h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Controle por regras e controle pelas contingências: efeitos da história experimental na sensibilidade comportamental às contingências.
Orientador: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
1999 - 2003
Graduação em Formação de Psicólogos.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1999 - 2002
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Efeitos de instruções de auto-observação na caracterização do próprio repertório de estudo.
Orientador: Ana Lucia Cortegoso.


Pós-doutorado


2013 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2013 - 2013
Análise do Comportamento Aplicada - ABA. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Advanced Applied Behavior Analysis.
California State University, Sacramento, CA, CSUS, Estados Unidos.
2009 - 2009
Discriminação condicional e tolerância aprendida. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Habilidades Sociais e transtornos psicológios. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Teoria Consequencialista da verdade: James e Skinn. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Habilidades Sociais e transtornos psicológios. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Cognição animal e humana nos domínios do número e. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Comportamento humano, variação e seleção. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Comportamento e sensibilidade: vida, prazer e étic. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Teoria do sujieto na análise do comportamento. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Comportamento verbal. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Análise Funcional em clínica comportamental. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Aconselhamento Psicoterapêutico em Grupo: Uma pers. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Comportamento Verbal e a Humanização do Homem. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Construção de contingências para mudanças comporta. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Comportamento Verbal e a Humanização do Homem. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Acompanhamento Terapêutico e Terapia em ambiente n. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2003 - 2003
O manejo do comportamento obsessivo-compulsivo na. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
Ansiedade e Depressão: Conceitos Psicológicos e da. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2002 - 2002
Análise do Comportamento Aplicada ao Ensino de Hab. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
Análise de Contingências e Avaliação Comportamenta. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Análise do Comportamento Verbal. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
Terapia por Contingências: Relação entre a Atuação. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2001 - 2001
Eventos Privados: Uma interpretação Analítico-Comp. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2000 - 2000
Psicoterapia Comportamental Infantil e Adolescente. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2000 - 2000
Problemas Clínicos e sua Essência: O que temos a a. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
1999 - 1999
Uma tentativa de (re)construção do mundo: a ciênci. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio do ProEstudo, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Programação de Condições de Ensino (parceria com Prof. Dr. João do Carmo)
Capacitação Docente em Psicologia 1
06/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos para intervenção em Psicologia 1 e Práticas para Atuação Profissional 1 (parceria com a Profa. Dra. Lidia Postalli)
Fundamentos para intervenção em Psicologia 2 e Práticas para Atuação Profissional 2 (parceria com a Profa. Dra. Lidia Postalli)
Fundamentos para intervenção em Psicologia 3 e Práticas para Atuação Profissional 3 (parceria com a Profa. Dra. Lidia Postalli)
Fundamentos para intervenção em Psicologia 4 e Práticas para Atuação Profissional 4 (parceria com a Profa. Dra. Lidia Postalli)
06/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos para intervenção em Psicologia 5 e Intervenção em Psicologia: Estágio Supervisionado 1 (parceria com a Profa. Dra. Lidia Postalli)
Fundamentos para intervenção em Psicologia 6 e Intervenção em Psicologia: Estágio Supervisionado 2 (parceria com a Profa. Dra. Lidia Postalli)
Fundamentos para intervenção em Psicologia 7 e Intervenção em Psicologia: Estágio Supervisionado 3 (parceria com a Profa. Dra. Lidia Postalli)
Fundamentos para intervenção em Psicologia 8 e Intervenção em Psicologia: Estágio Supervisionado 4 (parceria com a Profa. Dra. Lidia Postalli)
06/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos para Pesquisa em Psicologia 1
Fundamentos para Pesquisa em Psicologia 2
Fundamentos para Pesquisa em Psicologia 3
Fundamentos para Pesquisa em Psicologia 4
Pesquisa em Psicologia: Monografia 1
Pesquisa em Psicologia: Monografia 2
Pesquisa em Psicologia: Monografia 3
06/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Análise do Comportamento
Fundamentos de Programação de Ensino
02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

10/2016 - 02/2017
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias Instrucionais aplicadas à Educação Especial: Modelos Instrucionais
03/2015 - 06/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento
Análise Experimental do Comportamento
Pesquisa Psicológica
08/2013 - 01/2014
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Professora Colaboradora - Disciplina Análise Experimental do Comportamento.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
08/2012 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Professora Colaboradora - Análise Experimental do Comportamento.
03/2012 - 07/2012
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Monitoria - Disciplina Psicologia Geral.
08/2009 - 12/2009
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio em Docência - Disciplina Processos Básicos em Psicologia.
03/2007 - 07/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Monitoria - Disciplina Psicologia Geral.
08/2006 - 12/2006
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente: Psicologia Geral 2: Experimentação em Psicologia (Supervisor: Julio de Rose).
10/2004 - 11/2004
Treinamentos ministrados , Empresa Junior em Engenharia de Produção, .

Treinamentos ministrados
Treinamento para Capacitação de Candidatos a Processos Seletivos em Organizações (para alunos dos cursos de engenharia da UFSCar)
03/2003 - 02/2004
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Intervenção em psicologia clínica: atendimento terapêutico em situação clínica segundo o modelo de seleção do comportamento pelas contingências (supervisor: Helio Guilhardi).
03/2003 - 12/2003
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Psicologia Organizacional: Ceorto - Clínica de Odontologia - responsável pelo setor de Recursos Humanos (Supervisora: Lisa Barham).
03/2001 - 02/2003
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Bolsa no Programa de Capacitação Discente para o Estudo (Supervisora: Ana Lucia Cortegoso).
03/2002 - 12/2002
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio em Educação no Projeto: Atendimento à criança pequena (cursos para capacitação de educadores de creche) - Supervisoras: Maria Stella de alcantara Gil e Nancy Vinagre.
02/2001 - 08/2002
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Atendimento Clínico em análise do comportamento à comunidade universitária (Supervisora: Maria de Jesus Dutra dos Reis).
03/2000 - 12/2000
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Implantação e implementação de uma empresa junior em Psicologia da UFSCar (Supervisoras: Ana Lucia Cortegoso e Lisa Barham).

Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Atividades

08/2015 - 12/2015
Ensino, Clínica Analítico Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografia II
03/2015 - 12/2015
Ensino, Análise Aplicada do Comportamento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa e Orientação de Monografia 1

California State University, Sacramento, CA, CSUS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Research Scholar, Enquadramento Funcional: Estágio


BEST Consulting, BEST, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Intern, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações
Empresa destinada ao atendimento de crianças com autismo a partir dos princípios na análise do comportamento aplicada


Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 4

Atividades

03/2009 - 04/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral - Experimentação

Ceorto - Clínica de Odontologia, CEORTO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga Organizacional, Carga horária: 20

Atividades

09/2003 - 10/2003
Treinamentos ministrados , Setor de Recursos Humanos, .

Treinamentos ministrados
Treinamento em Habilidades Sociais

Clínica de Psicoterapia Comportamental de São Carlos, CPC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta comportamental, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Comportamento Simbólico e Transferência de Significado

Objetivo: Verificar parâmetros de treino que influenciem diferencialmente na formação de classes de equivalência e no grau de transferência de significado.
Palavras-chave: comportamento simbólico; transferência de funções; equivalência de estímulos.
2.
Comportamento verbal: Ensino de operantes verbais

Objetivo: Investigar a eficácia de diferentes procedimentos para o ensino de operantes verbais a crianças, com ênfase no ensino de respostas intraverbais bidirecionais relacionadas à aquisição de língua estrtangeira..
3.
Comportamento verbal: Correspondência Fazer-Dizer

Objetivo: Investigar variáveis de controle do relato verbal em termos de sua acurácia em crianças e adultos.
Palavras-chave: comportamento verbal; correspondência fazer-dizer; relato verbal; treino de correspondência.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
INCT SOBRE COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E ENSINO (INCT-ECCE): APRENDIZAGEM RELACIONAL E FUNCIONAMENTO SIMBÓLICO
Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral. Espera-se que a pesquisa básica contribua para aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Programas de ensino e intervenção terão muito a ganhar com a pesquisa básica de variáveis que influenciam a observação dos estímulos, o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas da sociedade. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Pla.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Implementação de procedimentos de ensino para o ensino de língua estrangeira em crianças
Descrição: Esta linha de pesquisa tem com o objetivo de avaliar a eficácia de diferentes procedimentos para o ensino de língua estrangeira em crianças da rede pública de ensino. O ensino é baseado nas definições de operantes verbais propostas por Skinner (1957) e em procedimentos de transferência de controle de estímulos, de forma a garantir aprendizagem sem erros. O procedimentimento geral envolve o ensino direto de alguns estímulos por meio do treino de tato e de ouvinte, seguidos pela verificação da emergência de relações intraverbais bidirecionais (português-inglês e inglês-português)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Coordenador / Julio C .de Rose - Integrante.
2014 - Atual
Avaliação de diferentes parâmetros de treino na transferência de significado entre estímulos equivalentes
Descrição: Os estudos nesta linha de investigação (desenvolvidos pela docente durante seu pós-doutorado) têm por objetivo desenvolver procedimentos que avaliem em que medida símbolos adquirem funções de seus ?referentes?, possibilitando identificar variáveis relevantes na aquisição de comportamentos simbólicos. O estudo em andamento nesta temática conta com uma discente (Iniciação Científica voluntária) e tem por objetivo investigar o efeito de diferentes tipos de estímulos significativos (estímulos emocionais) na transferência de função, empregando o paradigma de equivalência de estímulos (Sidman, 2000). Os resultados possibilitarão identificar, quantitativamente, a influência de diferentes parâmetros de treino na transferência de significado entre estímulos equivalentes, contribuindo para uma maior compreensão do comportamento simbólico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Integrante / Julio C .de Rose - Coordenador.
2012 - 2014
Automatização de procedimento de ensino de leitura utilizando treino de correspondência de autorrelato de erros e acertos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Integrante / Julio C .de Rose - Integrante / viviane verdu rico - Coordenador.
2006 - Atual
Análise experimental do relato verbal
Descrição: Os estudos nesta linha de investigação têm sido desenvolvido, prioritariamente, na área de correspondência fazer-dizer, buscando identificar variáveis de controle do relato verbal de crianças e adultos (Cortez, de Rose, & Miguel, 2014; Cortez, de Rose, & Montagnoli, 2013; Domeniconi, de Rose, & Perez, 2014; Oliveira, Cortez, & de Rose, 2016; Ribeiro, 1989), constituindo-se em um modelo experimental para o estudo da mentira. Nessa linha, estão sendo desenvolvidas e implementadas pesquisas com o objetivo de identificar e manipular variáveis ainda não estudadas sistematicamente (e.g., magnitude do reforço, modelação; população adulta; checagem; reprimendas verbais, etc) por meio de tarefas experimentais já validadas na literatura da área e também por novas tarefas experimentais (e.g., jogo de cartas adapatado)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Coordenador / Julio C .de Rose - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Desenvolvimento de repertórios acadêmicos
Descrição: Esse projeto está vinculado ao Programa de Capacitação Discente para o Estudo ? ProEstudo, que surgiu em 1998, a partir de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação em parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Os objetivos do projeto são: 1) tornar disponíveis serviços de atendimento a indivíduos que necessitem corrigir ou aperfeiçoar comportamentos de estudo; 2) capacitar agentes e agências educacionais para atuar como favorecedores da instalação, manutenção e aperfeiçoamento de repertórios de estudo funcionais; e 3) produzir tecnologia capaz de favorecer instalação, manutenção e aperfeiçoamento de repertórios de estudo compatíveis com as exigências acadêmicas e profissionais atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - 2017
9th International Conference Association for Behavior Analysis
Descrição: Auxílio a Pesquisa / Participação em Reunião Científica no Exterior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Processo # 2017/19652-9.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2014 - 2014
Periódico: Revista Perspectivas em Análise do Comportamento
2015 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia
2014 - 2014
Periódico: Comportamento em Foco
2016 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)
2016 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Cortez, M.D2017 Cortez, M.D; Miguel, Caio ; DE ROSE, JULIO C. . Efeitos de Diferentes Tipos de Treino de Correspondência na Manutenção de Autorrelatos Correspondentes de Crianças. ACTA COMPORTAMENTALIA, v. 25, p. 511-527, 2017.

2.
2OLIVEIRA, M. A.2016OLIVEIRA, M. A. ; Cortez, M.D ; de Rose, J. C. . Efeitos do Contexto de Grupo no Autorrelato de Crianças sobre seus Desempenhos em um Jogo Computadorizado. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 7, p. 70-85, 2016.

3.
3SILVEIRA, MARCELO VITOR2016 SILVEIRA, MARCELO VITOR ; AGGIO, NATALIA MARIA ; Cortez, Mariéle Diniz ; BORTOLOTI, RENATO ; RICO, VIVIANE VERDU ; DE ROSE, JULIO C. . Maintenance of Equivalence Classes and Transfer of Functions: The Role of the Nature of Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, p. 65-74, 2016.

4.
4AGGIO, N. M.2014AGGIO, N. M. ; de ALMEIDA, J. H. ; Cortez, Mariéle Diniz ; de ROSE, J. C. . O Papel das Emoções na Aprendizagem do Comportamento Simbólico. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 5, p. 27-39, 2014.

5.
5Cortez, M.D;CORTEZ, MARIÉLE;Cortez, Mariéle Diniz2014 Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. ; Miguel, Caio . The Role of Correspondence Training on Children?s Self-Report Accuracy across Tasks. The Psychological Record, p. 393-402, 2014.

6.
7Cortez, M.D;CORTEZ, MARIÉLE;Cortez, Mariéle Diniz2013Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. ; MONTAGNOLI, T. A. S. . Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar. ACTA COMPORTAMENTALIA, v. 21, p. 139-157, 2013.

7.
6BORTOLOTI, RENATO2013 BORTOLOTI, RENATO ; RODRIGUES, NAOMI ; CORTEZ, MARIÉLE ; PIMENTEL, NAIENE ; ROSE, JULIO . Overtraining increases the strength of equivalence relations. Psychology & Neuroscience (Online), v. 6, p. 357-364, 2013.

8.
8de Souza, D.G.2012de Souza, D.G. ; Cortez, M.D ; AGGIO, N. M. ; DE ROSE, JULIO C. . Aprendizagem relacional e comportamento simbólico no processo de conhecimento do mundo. REVISTA DI, v. 3, p. 3-8, 2012.

9.
9Cortez, M.D;CORTEZ, MARIÉLE;Cortez, Mariéle Diniz2008Cortez, M.D; REIS, M. J. D. . Efeitos do controle por regras ou pelas contingências na sensibilidade comportamental. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (IMPRESSO), v. X, p. 143-155, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Cortez, M.D; CUNHA, R.S.M.T ; Cortegoso, A. L . Orientação de estudos: Conceitos e prática profissional.. In: M.M.C. Hübner; M.R. Garcia; P. Abreu; E. Cilo; P. Faleiros. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: Análise experimental do comportamento, cultura, questões conceituais e filosóficas. 1ed.Santo André - SP: Esetec, 2010, v. 26, p. 137-144.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. . Effects of the amount of training in the transfer of meaning among equivalent stimuli: A procedure using responses on the keyboard. In: Behaviorism at 100, 2013, Parma - Itália. Behaviorism at 100, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACCA, M. Q. ; Cortez, Mariéle Diniz ; de ROSE, J. C. . Efeitos da possibilidade de omissão do relato e da perda de reforçadores sobre a correspondência fazer-dizer em crianças. In: XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017, Bauru. Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017.

2.
DE ROSE, F. S. ; Oliveira, M.A ; FERREIRA, M. ; DONADELI, J. M. ; VILELA, N. ; VIVIANI, M. ; Cortez, Mariéle Diniz . Efeitos da modelação sobre a correspondência verbal de adultos em um jogo de cartas. In: XXVI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017, Bauru. Anais do XXVI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017.

3.
SILVEIRA, M. V. ; CAMARGO, J. C. ; RIBEIRO, G. W. ; Aggio, N.M. ; Cortez, Mariéle Diniz ; de ROSE, J. C. ; BORTOLOTI, RENATO . Efeitos do treino de SMTS e DMTS sobre a estabilidade de classes de equivalência e transferência de função: resultados preliminares. In: XXVI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017. Anais do XXVI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental.

4.
QUINTAL, A. E. ; Cortez, Mariéle Diniz . Efeitos da probalidade de checagens na correspondência fazer-dizer de crianças em um jogo de cartas. In: XXVI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017. Anais do XXVI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental.

5.
MOTTA, I. N. ; Cortez, Mariéle Diniz ; DE ROSE, F. S. ; VILELA, N. ; MOURA, A. B. ; de ROSE, J. C. . Efeitos da magnitude do reforço na correspondência fazer-dizer de adultos em um jogo de cartas. In: XXVI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017. Anais do XXVI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental.

6.
Cortez, M.D; SANTOS, L. ; QUINTAL, A. E. ; SILVEIRA, M. V. ; de ROSE, J. C. . Using an Alternating Treatment Design to Evaluate the Effects of Tact and Listener Training on the Emergence of Bidirectional Intraverbal Relations. In: Ninth International Conference - Association for Behavior Analysis International (ABAI), 2017, Paris. Ninth International Conference - Association for Behavior Analysis International (ABAI), 2017.

7.
MACCA, M. Q. ; Cortez, Mariéle Diniz ; DE ROSE, JULIO C. . O autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em leitura e os efeitos da perda de reforçadores sobre a correspondência fazer-dizer. In: IV Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) e Encontro de Terapeutas Comportamentais, 2016, Campinas. Anais do IV Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) e Encontro de Terapeutas Comportamentais, 2016.

8.
Cortez, Mariéle Diniz; DE ROSE, JULIO C. . Efeitos de estímulos emocionais de diferentes naturezas na transferência de significado entre estímulos equivalentes. In: XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2016, Foz do Iguaçu - PR. Anais do XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2016.

9.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. . Effects of semantic related words as meaningful stimuli on the transfer of Function in Equivalence Classes. In: 41th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2015, San Antonio, TX, EUA. 41th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2015.

10.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. . Effects of different emotional expressions on the relatedness os stimuli in equivalence classes. In: 40 th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2014, Chicago, IL, EUA. 41th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2014.

11.
Oliveira, M.A ; Cortez, M.D ; de ROSE, J. C. . Investigação do efeito de um cenário de competição sobre o autorrelato de crianças. In: XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014. XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.

12.
Cortez, M.D; BORTOLOTI, RENATO ; de ROSE, J. C. . Relatedness os stimuli in equivalence classes as a function of amount of training: possible influence of response topography. In: 39th Annual Convention of the Association fo Behavior Analysis International, 2013. 39th Annual Convention of the Association fo Behavior Analysis International.

13.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. ; Miguel, Caio . Children`s self-report accuracy on different topics and the role of correspondence training on generalization. In: São Paulo School for Advanced Science (ESPCA): Advances in Research and Treatment of Autistic Behavior, 2012, São Carlos. Anais da São Paulo School for Advanced Science (ESPCA): Advances in Research and Treatment of Autistic Behavior, 2012.

14.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. ; Miguel, Caio . Children?s self-report accuracy on different topics and the role of correspondence training on generalization. In: 6th International Conference ABAI, 2011, Granada - Espanha. 6th International Conference Program, 2011.

15.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. ; Miguel, Caio . Effects of three different correspondence training methods on the maintenance of children?s self-report accuracy. In: 37th Annual ABAI Convention, 2011, Denver (CO). 37th Annual ABAI Convention Program, 2011.

16.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. ; Miguel, Caio . Effects of different audiences on children´s do-say. In: 37th Annual ABAI Convention, 2011, Denver (CO). 37th Annual ABAI Convention Program, 2011.

17.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. ; Miguel, Caio . Effects of three different correspondence training methods on the maintenance of children's self-report accuracy.. In: Nevada Association for Behavior Analysis - Annual Conference, 2010, Reno, Nevada. Nevada Association for Behavior Analysis Program, 2010.

18.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. ; Miguel, Caio . Effects of three different correspondence training methods on the maintenance of children's self-report accuracy.. In: Annual Research Conference - California State University, 2010, Sacramento, CA. Annual Research Conference Program, 2010.

19.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. . Investigando condições sob as quais a acurácia do relato de crianças com altas taxas de correspondência entre fazer-dizer pode ser afetada. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

20.
Aggio, N.M. ; Moreno, A. M. ; Canovas, D.S. ; Cortez, M.D . Programação e avaliação de disciplina para o ensino de habilidade necessárias ao pesquisador em Análise Experimental do Comportamento. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

21.
Cortez, M.D; Soares, R. ; Cortegoso, A. L . Orientação de estudos ? conceitos e prática.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

22.
de ROSE, J. C. C. ; Domeniconi, Camila ; Cortez, M.D . Análise Comportamental da Mentira. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.

23.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. . Efeitos da intermitência de reforçamento e do fracasso escolar na correspondência entre fazer e dizer. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.

24.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. . Efeitos de esquemas de reforçcamento e da dificuldade da tarefa na correspondência entre comportamento verbal e não verbal de crianças. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), 2007, Florianópolis. Anais da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

25.
Cortez, M.D; REIS, M. J. D. . Controle por regras e controle pelas contingências: efeitos da história experimental na sensibilidade comportamental às contingências. In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006.

26.
Cortez, M.D. Promoção de comportamentos de estudo: identificação e exame de variáveis em diferentes contextos. In: I Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.

27.
Cortez, M.D; Silmann, D. ; Grisante, P. C ; Cortegoso, A. L ; Delponte, M. C ; Saad, C. D. . Oficina de trabalho em grupo: Programação de ensino como tecnologia para ensinar novos comportamentos. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

28.
Cortez, M.D; Boralli, J. ; Netto, A. V. . Desenvolvimento de Sitema Interativo para tratamento de fobias. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

29.
Grisante, P. C ; Cortez, M.D ; DAvid, W. L. ; Silmann, D. ; Reis, T. S. ; Cortegoso, A. L . Uso da tecnologia da programação de ensino no planejamento de uma oficina sobre avaliação para docentes. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

30.
Grisante, P. C ; Cortez, M.D ; Silmann, D. ; Reis, T. S. ; Cortegoso, A. L . Uma agenda especial como recurso facilitador do comportamento de estudo. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

31.
Reis, T. S. ; Figueiredo Jr, A. T ; Grisante, P. C ; Lorena, A. B ; Pavan, C. C. ; Rodrigues, C. ; Oliveira, E. C. S ; Tavares. M. K ; Cortez, M.D ; Cortegoso, A. L . Avaliação do uso de uma agenda de planejamento de estudo. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2004, São Carlos. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica, 2004.

32.
Cortez, M.D; Cortegoso, A. L . Efeitos de instruções de auto-observação na caracterização do próprio repertório de estudos. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Anais da XXXIII Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003.

33.
Cortegoso, A. L ; Figueiredo Jr, A. T ; Cortez, M.D ; Silmann, D. ; Oliveira, E. C. S ; Grisante, P. C ; Reis, T. S. ; Filipecki, M. C ; Lorena, A. B ; Rodrigues, C. . Jogo do Eu estudando: tecnologia comportamental a serviço do desenvolvimento de repertórios acadêmicos. In: IV Encontro de Extensão da UFSCar, 2003, São Carlos. Anais do IV Encontro de Extensão da UFSCar, 2003.

34.
Silmann, D. ; Cortez, M.D ; Grisante, P. C ; Delponte, M. C ; Cortegoso, A. L . Balcão de Orientações de Estudos: atendimento a estudantes universitários como apoio ao desempenho acadêmico. In: X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002, São Carlos. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002.

35.
DAvid, W. L. ; Grisante, P. C ; Souza, F. L ; Cortez, M.D ; Silmann, D. ; Oliveira, F. C. ; Cortegoso, A. L . Necessidades de estudantes universitários como ponto de partida para propor ações em um programa de capacitação para o estudo. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis. Anais da XXXII Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002.

36.
Souza, F. L ; Assunção, K. ; Silmann, D. ; Cortez, M.D ; Cortegoso, A. L . Caracterização de contingências para o desenvolvimento e manutenção de comportamentos de estudo em crianças. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis. Anais da XXXII Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002.

37.
Cortegoso, A. L ; Souza, F. L ; Assunção, K. ; Ramos, C. B. A. ; Santos, C. R ; Oliveira, F. C. ; DAvid, W. L. ; Cortez, M.D ; Silmann, D. . Estratégias de Capacitção para o estudo em diferentes níveis de atuação. In: II Congresso de Extensão da UFSCar, 2001, São Carlos. Anais do II Congresso de Extensão da UFSCar, 2001.

38.
Cortegoso, A. L ; Ramos, C. B. A. ; Santos, C. R ; Oliveira, F. C. ; Souza, F. L ; Cortez, M.D ; DAvid, W. L. ; Gaia, T. F . Estratégias para capacitar alunos de graduação para estudar adequadamente: oficinas de trabalho. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Anais da XXXI Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
MACCA, M. Q. ; Cortez, M.D . O padrão de relatos verbais de crianças e os efeitos da perda de reforçadores na correspondência fazer-dizer. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DE ROSE, F. S. ; MOTTA, I. N. ; Cortez, M.D . O uso de jogo de cartas para investigar a correspondência fazer-dizer em adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, L. ; QUINTAL, A. E. ; Cortez, M.D ; SILVEIRA, M. V. ; de Rose, J. C. . Avaliação da eficácia dos treino de tato e ouvinte na emergência de respostas intraverbais bidirecionais em crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Cortez, Mariéle Diniz. Procedimentos de ensino de operantes verbais a crianças com e sem desenvolvimento típico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Cortez, Mariéle Diniz. Introdução ao Comportamento Verbal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Cortez, M.D. O estudo experimental da mentira em Análise do Comportamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Cortez, Mariéle Diniz. Correspondência fazer-dizer: O estudo do relato verbal em Análise do Comportamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Cortez, Mariéle Diniz. Introdução ao comportamento verbal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Cortez, M.D; OLIVEIRA, M. A. ; VAZ, M. . Correspondência e comportamento verbal, uma análise da mentira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Cortez, M.D; de ALMEIDA, J. H. . Introdução ao comportamento governado por regras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Cortez, M.D. Correspondência verbal na análise experimental do comportamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Cortez, M.D. O estudo experimental da mentira em análise do comportamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OLIVEIRA, M. A. ; Cortez, M.D ; DE ROSE, JULIO C. . O efeito de contingências de competição e cooperação sobre o autorrelato de crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Oliveira, M.A ; Cortez, M.D ; de ROSE, J. C. . Investigação do efeito de um cenário de competição sobre o autorrelato de crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Oliveira, M.A ; Cortez, M.D ; de ROSE, J. C. . Efeitos na situação de grupo no relato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Cortez, M.D; de ROSE, J. C. C. . Correspondência fazer-dizer em crianças: O papel da natureza da tarefa e condições de generalização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Cortez, M.D. A mentira na perspectiva da análise do comportamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Cortez, M.D; Soares, R. . Como enfrentar provas e exames?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
AGGIO, N. M. ; MORENO, A. M. ; CANOVAS, D. S. ; Cortez, M.D . Programação e avaliação de disciplina para ensino de habilidades necessárias ao pesquisador em Análise Experimental do Comportamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
Cortez, M.D; CUNHA, R.S.M.T ; Cortegoso, A. L . Orientação de estudos ? conceitos e prática profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Cortez, M.D; REIS, M. J. D. . Controle por regras e controle pelas contingências: efeitos da história experimental na sensibilidade comportamental às contingências. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
Cortez, M.D. Efeitos de instruções de auto-observação na caracterização do próprio repertório de estudos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Cortez, M.D. Experiência Pós-Universidade: Ex-alunos da UFSCar'. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
Cortez, M.D. Efeitos de instruções de auto-observação na caracterização do próprio repertório de estudos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Cortez, M.D. ?Estudo ensina crianças com autismo a mentir?. Pode isso, Arnaldo? 2016 (Publicação no Blog Boletim Behaviorista).

2.
Cortez, M.D. Seria a indústria bancária mais desonesta que as demais? 2015 (Publicação no Blog Boletim Behaviorista).

3.
Cortez, M.D. Estudantes universitários sabem ler gráficos corretamente? 2014 (Publicação no Blog Boletim Behaviorista).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Cortez, M.D; de Castro, Elton Bovolato . Jogo computadorizado para avaliação de auto-relato em crianças. 2010.

Produtos tecnológicos
1.
Cortegoso, A. L ; LEUGI, G.B ; Cortez, M.D ; CUNHA, R.S.M.T . Agenda de Planejamento de Estudos. 2009.

2.
Cortegoso, A. L ; Cortez, M.D ; Grisante, P. C ; Lorena, A. B ; Oliveira, E. C. S ; Reis, T. S. ; Figueiredo Jr, A. T ; Filipecki, M. C ; Rodrigues, C. . Agenda de Planejamento de Estudos. 2004.

3.
Cortegoso, A. L ; Silmann, D. ; Cortez, M.D ; Grisante, P. C ; Saad, C. D. ; Delponte, M. C ; ESCARACHIULLI, T. . Agenda de Planejamento de Estudos. 2003.

4.
Cortegoso, A. L ; Assunção, K. ; Santos, C. R ; Oliveira, F. C. ; DAvid, W. L. ; Cortez, M.D ; Silmann, D. . Agenda de Planejamento de Estudos. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
Cortez, M.D. Parecerista da sessão de apresentação de monografia no curso de Psicologia da UFSCar. 2013.

2.
Cortez, M.D. Coordenadora da sessão de apresentação de monografia 'Responder por Exclusão na aprendizagem de relações simbólicas envolvendo nomes de objetos. 2013.

3.
Cortez, M.D. Coordenadora da Sessão de Comunicação Oral no V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012.

4.
Cortez, M.D. Coordenadora da mesa redonda Promoção de Comportamento de estudo: uma experiência integrada de ensino, pesquisa e extensão. 2009.

5.
Cortez, M.D. XIII Prêmio Ana Maria Popovic (Instituto Aniela e Tadeusz Ginsberg. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Cortez, M.D; Aggio, N.M. ; Chaud, N. ; Rocha, C. ; Epaminondas, F. ; Ortolan, M. . Verdadeiro ou Falso - Mentira e falsas memórias sob a perspectiva da Análise do Comportamento. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Cortez, M.D; CANOVAS, D. S. . Ensino de repertório verbais e pré-requisitos a indivíduos com autismo. 2015. (Curso de curta duração).

2.
Cortez, M.D; AGGIO, N. M. . Mentira ou Falsas Memórias: Quando relatos verbais não são correspondentes. 2015. (Curso de curta duração).

3.
VARELLA, A. A. B. ; Cortez, M.D . Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no manejo de problemas de comportamento em pessoas com autismo e atraso do desenvolvimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VARELLA, A. A. B. ; Cortez, M.D . Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no manejo de problemas de comportamento em pessoas com autismo e atraso do desenvolvimento. 2014. (Curso de curta duração).

5.
Cortez, M.D; VARELLA, A. A. B. ; CANOVAS, D. S. . Avaliação e ensino de repertórios verbais em indivíduos com autismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Cortez, M.D; AGGIO, N. M. ; de ROSE, J. C. C. . Quando relatos verbais não são correspondentes: mentiras ou falsas memórias?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Cortez, M.D; VARELLLA, A. A. B. ; CANOVAS, D. S. . Avaliação e ensino de repertórios verbais em indivíduos com autismo. 2012. (Curso de curta duração).

8.
Cortez, M.D; AGGIO, N. M. ; de ROSE, J. C. C. . Quando relatos verbais não são correspondentes: mentiras ou falsas memórias?. 2012. (Curso de curta duração).

9.
Cortez, M.D; SOARES, R. ; Cortegoso, A. L . Orientação de estudos ? conceitos e prática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
de ROSE, J. C. C. ; Domeniconi, Camila ; Cortez, M.D . Análise Comportamental da mentira. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
de ROSE, J. C. ; Domeniconi, Camila ; Cortez, M.D . Análise Comportamental da Mentira. 2008. (Curso de curta duração).

12.
Cortez, M.D. Correspondência verbal/não verbal: efeitos de esquemas de reforçamento e da história de fracasso escolar. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REIS, M. J. D.; SILVEIRA, J. M.; Cortez, M.D. Participação em banca de Graziela de Oliveira Souza. Ansiedade Social: Avaliando protocolo de intervenção em grupo com estudantes universitárias. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
PEREIRA, M. E. M.; Cortez, M.D; Micheletto, N.. Participação em banca de Luiza Mulin Vaz. Histórias de aprendizagem e sensibilidade à mudança nas contingências: Efeito de instruções mínima, geral e específica. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
MEDEIROS, C. A.; Cortez, Mariéle Diniz; MOREIRA, M. B.. Participação em banca de Rogéria Adriana de Bastos Antunes. O efeito da probabilidade de ganhos com relatos precisos na correspondência verbal. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.

Teses de doutorado
1.
DE ROSE, JULIO C.; MEDEIROS, C. A.; SIMONASSI, L. E.; SOUZA, D. G.; Cortez, M.D. Participação em banca de Cristiane Alves. Correspondência fazer-dizer em adultos: O controle pela audiência em um jogo virtual. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
de ROSE, J. C.; SIMONASSI, L. E.; REIS, M. J. D.; Cortez, Mariéle Diniz. Participação em banca de Cristiane Alves. Correspondência fazer-dizer: o controle pela audiência. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
REIS, M. J. D.; ZAINE, I.; Cortez, Mariéle Diniz. Participação em banca de Graziela de Oliveira Souza. Ansiedade social: Avaliando protocolo de intervenção em grupo com estudantes universitárias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
Pereira, M.E.M; Cortez, M.D; Micheletto, N.. Participação em banca de Luiza Mulin Vaz. Histórias de aprendizagem e sensibilidade às contingências: efeitos de exposição às contingências e regras gerais e específicas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
Medeiros, C.A; Cortez, M.D. Participação em banca de Rogéria Adriana de Bastos Antunes. O efeito da probabilidade de ganho com relatos precisos na correspondência verbal em crianças. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.

4.
SOUZA, D. G.; Cortez, M.D; REIS, A. C. M. B.; VERDU, A. C. M. A.. Participação em banca de Sabrina Roberta Oliveira. Avaliação de fala de usuários de implante coclear após ensino de relações modelo articulatório/figura e palavra falada/figura.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, C.; Cortez, M.D; da Silva, A.V. Participação em banca de Ananda Katiússa Alves Camargo.Correspondência verbal: fazer dizer em crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALVES, C.; Cortez, M.D; da Silva, A.V. Participação em banca de Jackeliny Dias.Correspondência verbal: uma análise do fazer-dizer no estudo com crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ALVES, C.; KANAMOTA, J. S. V.; Cortez, M.D. Participação em banca de Nathália Mieko da Silva Hosoya.Correspondência verbal: um estudo sobre a dependência funcional em operantes correspondentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th International Conference Association for Behavior Analysis International. Using an alternating treatment design to evaluate the effects of tact and listener training on the emergence of bidirectional intraverbal relations. 2017. (Congresso).

2.
I Colóquio sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.O padrão de relatos verbais de crianças e os efeitos da perda de reforçadores na correspondência fazer-dizer. 2017. (Seminário).

3.
II Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.Introdução ao Comportamento Verbal. 2017. (Seminário).

4.
IX Jornada de Análise do Comportamento - JAC UNESP Bauru.O estudo experimental da mentira em Análise do Comportamento. 2017. (Encontro).

5.
XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Procedimentos de ensino de operantes verbais a crianças com e sem desenvolvimento típico. 2017. (Encontro).

6.
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Correspondência fazer-dizer: O estudo do relato verbal em análise do comportamento. 2016. (Encontro).

7.
14 Jornada de Análise do Comportamento. O estudo experimental da mentira em análise do comportamento. 2015. (Congresso).

8.
41th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Effects of Semantic related words as meaningful stimuli on the transfer os function in equivalence classes. 2015. (Congresso).

9.
XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Mentiras ou falsas memórias: Quando relatos verbais não são correspondentes. 2015. (Congresso).

10.
40 th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Effects of different emotional expressions on the relatedness of stimuli in equivalence classes. 2014. (Congresso).

11.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no manejo de problemas de comportamento em pessoas com autismo e atraso do desenvolvimento. 2014. (Congresso).

12.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2014. (Simpósio).

13.
39th Annual Convention of the Association fo Behavior Analysis International. Relatedness of stimuli in equivalence classes as a function of amount of training: Possible influence of response topography. 2013. (Congresso).

14.
Behaviorism at 100. Effects of the amount of training in the transfer of meaning among equivalent stimuli: a procedure using responses on the keyboard. 2013. (Congresso).

15.
Dialógos sobre Desenvolvimento Comportamental I. 2012. (Encontro).

16.
São Paulo School for Advanced Science (ESPCA): Advances in Research and Treatment of Autistic Behavior. Children`s self-report accuracy on different topics and the role of correspondence training on generalization. 2012. (Congresso).

17.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Avaliação e ensino de repertórios verbais em indivíduos com autismo. 2012. (Congresso).

18.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Quando relatos verbais não são correspondentes: mentiras ou falsas memórias?. 2012. (Congresso).

19.
37th Annual ABAI Convention. Effects of three different correspondence training methods on the maintenance of children?s self-report accuracy. 2011. (Congresso).

20.
37th Annual ABAI Convention. Effects of different audiences on children´s do-say. 2011. (Congresso).

21.
6th International Conference ABAI. Children?s self-report accuracy on different topics and the role of correspondence training on generalization. 2011. (Congresso).

22.
XX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Correspondência fazer-dizer em crianças: O papel da natureza da tarefa e condições de generalização. 2011. (Encontro).

23.
Annual Research Conference of Psychology Department (California State University, Sacramento). Effects of three diferent correspondence training methods on the maintenance of children?s self-report accuracy. 2010. (Congresso).

24.
Nevada Association for Behavior Analysis ? Annual Conference. Effects of three diferent correspondence training methods on the maintenance of children?s self-report accuracy. 2010. (Congresso).

25.
XIII Simpósio da ANPEPP. 2010. (Simpósio).

26.
6º Encontro do Núcleo de Análise do Comportamento de Santos e Região.A mentira na perspectiva da análise do comportamento. 2009. (Encontro).

27.
8a Jornada de Análise do Comportamento. 2009. (Congresso).

28.
Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Orientação de estudos ? conceitos e prática. 2009. (Encontro).

29.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Programação e avaliação de disciplina para o ensino de habilidade necessárias ao pesquisador em Análise Experimental do Comportamento. 2009. (Encontro).

30.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Promoção de comportamentos de estudo: uma experiência integrada de ensino, pesquisa e extensão. 2009. (Encontro).

31.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Investigando condições sob as quais a acurácia do relato de crianças com altas taxas de correspondência entre fazer-dizer pode ser afetada. 2009. (Encontro).

32.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Análise Comportamental da mentira. 2008. (Congresso).

33.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Efeitos da intermitência de reforçamento e do fracasso escolar na correspondência entre fazer e dizer. 2008. (Congresso).

34.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Efeitos de esquemas de reforçamento e da dificuldade da tarefa na correspondência entre comportamento verba e não-verbal de crianças. 2007. (Congresso).

35.
5ª Jornada de Análise do Comportamento. Levantamento de dados e procedimentos utilizados em terapia comportamental com crianças: um caso com grave déficit comportamental. 2006. (Congresso).

36.
XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Controle por regras e controle pelas contingências: efeitos da história experimental na sensibilidade comportamental às contingências. 2006. (Congresso).

37.
4ª Jornada de Análise do Comportamento. 2005. (Congresso).

38.
I Congresso Latino Americano de Psicologia. Efeitos de instruções de auto-observação na caracterização do próprio repertório de estudos.. 2005. (Congresso).

39.
III Semana da Psicologia.Experiência Pós-Universidade: Ex-alunos da UFSCar. 2005. (Encontro).

40.
3ª Jornada de Análise do Comportamento. 2004. (Congresso).

41.
XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. . Oficina de Trabalho em Grupo: Programação de Ensino como Tecnologia Comportamental para ensinar novos comportamentos. 2004. (Congresso).

42.
XXII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Avaliação do uso de uma agenda de planejamento de estudo. 2004. (Congresso).

43.
2ª Jornada de Análise do Comportamento. 2003. (Congresso).

44.
IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso social e conhecimento.Jogo do eu estudando: Tecnologia comportamental a serviço do desenvolvimento de repertórios acadêmicos. 2003. (Encontro).

45.
XXXIII Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia. Efeitos de instruções de auto-observação na caracterização do próprio repertório de estudos. 2003. (Congresso).

46.
1ª Jornada de Análise do Comportamento. 2002. (Congresso).

47.
X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Balcão de orientações de estudo: Atendimentos a estudantes universitários como apoio ao desempenho acadêmico. 2002. (Congresso).

48.
XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2002. (Congresso).

49.
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2001. (Congresso).

50.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cortez, Mariéle Diniz; AGGIO, N. M. ; SILVEIRA, M. V. ; CAMARGO, J. C. ; VEIGA, D. I. ; PEREIRA, C. ; MACCHIONE, A. C. ; POMPERMAIER, H. . XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2017. (Congresso).

2.
de ROSE, J. C. ; CAMARGO, J. C. ; Cortez, Mariéle Diniz ; AGGIO, N. M. ; Oliveira, M.A . I Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mayara da Silva Ferreira. Avaliando a eficácia dos treinos de tato e ouvinte com estímulos de dois elementos na aquisição de língua estrangeira. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Douglas Fernandes Donaris. Efeitos do monitoramento sobre a correspondência fazer-dizer em crianças em uma atividade de leitura. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leticia Fernanda da Silva. Os Efeitos do Monitoramento durante a Aquisição do Responder sobre a Sensibilidade Comportamental a Mudanças nas Contingências. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

2.
Rafael Mazzoca. Efeitos de contingências de competição no autorrelato de crianças acerca de seus desempenhos em um jogo computadorizado. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rafael Mazzoca. Efeitos de contingências de competição no autorrelato de crianças acerca de seus desempenhos em um jogo computadorizado. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Isabella Marino Brassolatti. EFEITOS DE REPRIMENDAS VERBAIS SOBRE OS COMPORTAMENTOS VERBAL E NÃO-VERBAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

3.
Isabelle Nyara Motta. Efeitos da magnitude do reforço na correspondência fazer-dizer de adultos em um jogo de cartas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

4.
Winny Moraes Nunes. Efeito de imagens afetivas de diferentes valências na tranferência de significado. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

5.
Letícia Fernanda da Silva. Avaliando a eficácia dos treinos de tato e ouvinte com procedimento de dicas no ensino de um pequeno vocabulário em língua estrangeira. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marlon Alexandre de Oliveira. O autorrelato de crianças expostas a contingências de competição e cooperação em tarefas computadorizadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabelle Nyara Motta. Efeitos da manipulação da magnitude do reforço na correspondência fazer-dizer de adultos em um jogo de cartas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

2.
Mariana Quessada Macca. Efeitos da possibilidade de omissão do relato e da perda de reforçadores sobre a correspondência em crianças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

3.
Isabella Marino Brassolatti. EFEITOS DE REPRIMENDAS VERBAIS E DA RETIRADA DE REFORÇADORES SOBRE OS COMPORTAMENTOS VERBAL E NÃO-VERBAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

4.
Felipe Santana de Rose. Efeitos da modelação sobre a correspondência verbal em adultos em um jogo de cartas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

5.
Ananda Katiússa Alves Camargo. A influência da regra de permissão e da regra de proibição no comportamento de correspondência fazer-dizer de crianças em diferentes contextos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

6.
Jackeliny Dias da Silva. Correspondência verbal: uma análise do fazer-dizer no estudo com crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

7.
Marlon Alexandre de Oliveira. Efeitos da situação de grupo no relato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

Iniciação científica
1.
Letícia dos Santos. Avaliando a eficácia dos treinos de tato e ouvinte na emergência de um pequeno vocabulário em língua estrangeira. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

2.
Ana Elisa Quintal. Efeitos da probabilidade de checagens na correspondência fazer-dizer de crianças em um jogo de cartas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

3.
Isabelle Nyara Motta. Investigando variáveis relevantes na correspondência fazer-dizer de adultos em um jogo de cartas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Bolsa Jovens Talentos - UFSCar. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

4.
Mariana Quessada Macca. Efeitos da possibilidade de omissão do relato e da perda de reforçadores sobre a correspondência em crianças. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

5.
Rafael Marcílio dos Santos. O relato verbal de adultos em um jogo de cartas. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Bolsa Jovens Talentos - UFSCar. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.

Orientações de outra natureza
1.
Mariana Quessada Macca. Investigating and establishing tact as self-reporting in children with autism. 2017. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 13:30:30