Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4012945299329612
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Professor Adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Exerce atividades de ensino em teoria, estética e história do cinema e do audiovisual, e desenvolve processos de pesquisa com ênfase nos seguintes temas: estética e política imaginários modernos e contemporâneos no cinema, no audiovisual, na literatura e em outros suportes; poética e política na cultura das mídias; Professor permanente do Programa de Mestrado em Literatura Comparada (PPG-LC) da UNILA. Coordenador do NEPI - Núcleo de Estudos em Estética e Política dos Imaginários, grupo de pesquisas do CNPq em estudos de cinema com as seguintes linhas de pesquisa: a) estética dos imaginários: cinema, audiovisual e poéticas da representação; e b) política dos imaginários: cinema, audiovisual e práticas discursivas. Autor do livro ?Os Mistérios do Carandiru: Cárcere, Massacre e Cultura de Massas? (Luminária, 2011). Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UNILA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho
Nome em citações bibliográficas
ALMENDRA, D.;ALMENDRA, DINALDO


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Sociologia.
nstituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, IESP/UERJ, Brasil.
Título: "A firma é forte": trabalho, crime e consumo nas redes de sociabilidade da "violência urbana", Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Luiz Antonio Machado da Silva.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Representações Sociais; "Violência urbana"; Crime; Trabalho; Consumo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2005 - 2007
Mestrado em Comunicação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Os Mistérios do Carandiru: Cárcere, Massacre e Cultura de Massas,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Vera Lucia Follain de Figueiredo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura de massas; Cinema e Audiovisual; Literatura; Narrativas; Memória.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Setores de atividade: Outros Setores.
2000 - 2004
Graduação em Comunicação Social.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Workshop Intensivo em ATLAS.ti V6.2. (Carga horária: 8h).
Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, IESP/UERJ, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Curta Duração.
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, CCF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2016 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação PRPPG, .

Cargo ou função
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação - Portaria UNILA nº 1401, de 12 de dezembro 2016.
08/2015 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Cinematográficas Modernas
Cultura das Mídias
08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Pesquisa (COSUP), .

Cargo ou função
Membro suplente do COSUP representante docente do Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História.
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Local de Iniciação Científica (CLIC), .

Cargo ou função
Membro suplente e representante docente o Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH).
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Cinema e Audiovisual, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Cinema e Audiovisual.
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Superior de Pesquisa (COSUP), .

Cargo ou função
Membro do Grupo Especial para Revisão dos Critérios de Produtividade Intelectual do Pesquisador - Resolução COSUP 02/2015, de 13 de abril de 2015.
03/2015 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura das mídias
Imagem e Sociedade
TCC Monográfico
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, GT de Infraestrutura Audiovisual, .

Cargo ou função
Assessor do GT de Infraestrutura Audiovisual - Portaria UNILA 263, de 10 de março de 2015.
07/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Cinema e Audiovisual (NDE), .

Cargo ou função
Presidente do NDE - Portaria Prograd-UNILA, n. 055/2014, de 13 de julho de 2015.
04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , NEPI - Núcleo de Estudos em Estética e Política dos Imaginários, .

3/2018 - 7/2018
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imagem e Sociedade
08/2016 - 12/2016
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação PRPPG, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Pós-graduação - Portaria UNILA nº 1119, de 28 de julho de 2016.
06/2016 - 12/2016
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura das Mídias
Métodos de Pesquisa em Cinema e Audiovisual
Teorias Cinematográficas Modernas
02/2016 - 08/2016
Direção e administração, Coordenação Curso de Cinema e Audiovisual, .

Cargo ou função
Vice-coordenador de Cinema e Audiovisual - Portaria UNILA n. 0008/2016.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imagem e Sociedade
Teorias Cinematográficas Contemporâneas
08/2014 - 12/2014
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos de Pesquisa em Cinema e Audiovisual
08/2014 - 12/2014
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens em Convergência
08/2014 - 12/2014
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Poder nas Relações Internacionais
03/2014 - 07/2014
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Culturas Digitais
03/2014 - 07/2014
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imagem e Sociedade

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/2012 - 02/2014
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Educação
Criação Audiovisual
Deontologia e Ética do Jornalismo
Fundamentos Cinematográficos
Seminário de Pesquisa
Tópicos Especiais em Comunicação
2/2012 - 2/2014
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Comunicação Social - DECS, Departamento de Comunicação Social - DECS.

Atividade realizada
Pprojeto de Pesquisa Especial (PQE): Os mundos do rap e do funk: juventudes e narrativas de crime, protesto, espiritualidade e consumo.
02/2013 - 12/2013
Direção e administração, Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Cargo ou função
Coordenador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs e Projetos Experimentais).
02/2013 - 11/2013
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Atividade de extensão realizada
Ciclo cine-debate: conflitos pela terra no Brasil contemporâneo - Projeto desenvolvido por professores do Departamento de Pedagogia (DEPED-UNICENTRO), do Departamento de Geografia (DGEO-UNICENTRO) e do Departamento de Comunicação Social (DECS-UNICENTRO).
10/2013 - 10/2013
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Atividade de extensão realizada
I Fórum de Grupos de Pesquisa em Temas Sociais e Políticos Fórum GPESP - Projeto abrigado pelo NECCS - Núcleo de Estudos em Comunicação e Conflitos Sociais.
08/2013 - 08/2013
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Atividade de extensão realizada
Trilogias Culturais II: Cinema, Conhecimento e Interdisciplinaridade.
2/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Cargo ou função
Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE).
08/2012 - 11/2012
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Trilogias Culturais - Cinema e História, Cinema e Literatura, Cinema e Diversidade - Integração dos cursos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SEHLA) através do Cinema e do Auviovisual.
10/2012 - 10/2012
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Oficina de Fotografia e Exposição Itinerante: ?Imagens do cotidiano na Penitenciária Industrial de Guarapuava.?.
09/2012 - 09/2012
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Webconferência com Marcus Alquéres, artista 3D especialista em efeitos visuais cinematográficos, intitulada ?Animação 3D e efeitos visuais no cinema?..
09/2012 - 09/2012
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social - DECS, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Comunicação e atualidades: direito autoral na pesquisa acadêmica.

Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, IESP/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador do Coletivo de Estudos em Violência e Sociabilidade (CEVIS), grupo de pesquisas do CNPq coordenado pelo professor Luiz Antonio Machado da Silva.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos (CESPDH), coordenado pelos professores Pedro Rodolfo Bodê de Moraes e José Antônio Peres Gediel.


Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Departamento de Comunicação, Carga horária: 14

Atividades

02/2010 - 03/2010
Ensino, Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso Audiovisual
Comunicação e Internet
Jornalismo Online
Mídia e Cultura
Processos de Realização Audivisual
06/2009 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Copmunicação Social, .

Cargo ou função
Professor do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Comunicação Social do UNIPLI.
02/2009 - 03/2010
Ensino, Graduação em Comunicação Social - Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso Audiovisual
Mídias
Processos de Realização Audiovisual
02/2009 - 03/2010
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Copmunicação Social, Departamento de Copmunicação Social.

Atividade realizada
Coordenação do Projeto Cineclube Unipli.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio Docente na Graduação
Outras informações
Estágio de docência CAPES no curso de graduação em Comunicação Social da PUC-Rio



Linhas de pesquisa


1.
Estética dos imaginários: cinema, audiovisual e poéticas da representação
2.
Política dos imaginários: cinema, audiovisual e práticas discursivas


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Imaginários-urbanos latino-americanos: cinemas e cidades nas margens do capitalismo tardio
Descrição: O objetivo geral do projeto é mapear e selecionar para análise filmes cujas histórias sejam narradas nas principais cidades latino-americanas no período 1990-2015. A proposta é investigar os imaginários urbanos latino-americanos contemporâneos a partir das relações entre o cinema e as cidades no contexto das margens e das periferias da modernidade tardia. O processo de pesquisa abordará as cidades recuperando a discussão política das ?questões urbanas? em uma perspectiva estética, observando os efeitos da ?megalopolização? de algumas grandes cidades latino-americanas nas narrativas fílmicas e, também, nas teorias de cinema e das ciências sociais. As relações de simbiose entre a urbe e a cultura imagética tecem e tencionam as redes das cidades criando arenas de práticas, vozes, relatos e memórias, e isso requer problematizar os sentidos de se estar nas cidades com seus dilemas e prazeres, nos fluxos de trocas subjetivas e simbólicas que redefinem conflitos e fronteiras socioculturais, identitárias e imaginárias a partir das quais o cinema e as suas linguagens dialogam transversalmente com outras narrativas das cidades e sobre as cidades (midiáticas, arquitetônicas, literárias, sociais, políticas, históricas etc.)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho - Coordenador.
2013 - 2014
Os mundos do rap e do funk: juventudes e narrativas de crime, protesto, espiritualidade e consumo
Descrição: Este projeto de pesquisa tematiza e problematiza as conexões e as tensões entre o mundo do rap e o mundo funk. Trata-se de pensar essas narrativas musicais urbanas como um sensível sismógrafo social, cultural e político da vida cotidiana das classes populares, com foco na sua juventude pobre. Guardadas as diferenças entre o rap e o funk, ocorre que o crime, o protesto, as relações de consumo e lazer e, ainda, o engajamento religioso matizam as articulações entre os modos de vida da juventude pobre urbana. Toma-se como ponto de partida para este debate a recente participação de Mano Brown em um videoclipe de "funk ostentação", fato que gerou dissonâncias entre segmentos do público jovem periférico e que demonstra os giros das representações sociais que fazem de si e da vida social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
A representação social da violência urbana no interior do Paraná: práticas e repertórios da campanha
Descrição: A pesquisa faz uma análise da campanha Paz sem voz é medo/Paz tem voz, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), veiculada entre julho de 2011 e julho de 2012 no Paraná, debruçando-se sobre como a representação social da ?violência urbana? encontra nos seus discursos publicitários e jornalísticos uma caixa de ressonância Primeiro, foi preciso analisar como ela elabora a questão da segurança enquanto um problema público, ao mesmo tempo em que efetua a construção simbólica do acontecimento ?violência urbana? como uma visão social do mundo, operando uma pedagogia política da segurança marcada pelo medo. Depois, verificou-se que as Unidades Paraná Seguro (UPS) entraram fortemente na pauta da campanha, sintonizando a agenda política com a agenda midiática, produzindo a ideia de ?paz sem conflito?. Por fim, após estudar a campanha em escopo estadual, mirou-se no interior paranaense para confrontar os nexos discursivos da campanha com os giros de sentido das noções de ?paz?, ?voz? e ?medo? nas redes de sociabilidade e segregação da ?violência urbana?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho - Coordenador.
2012 - 2013
Religião, crime e consumo: representações da juventude entre a espiritualidade e os conflitos sociais no rap brasileiro
Descrição: O objetivo de pesquisa é estudar, a partir das letras de rap de grupos pautados ora pelo engajamento político, ora pelo engajamento religioso, e, ainda, pela ostentação do consumo, as relações entre a espiritualidade, o crime e o consumo, com ênfase no modo como os conflitos sociais mediam as relações entre sagrado e profano para a juventude da periferia ou presos nas penitenciárias brasileiras. Cabe analisar como os jovens, através dessas narrativas da periferia, lidam com o sofrimento humano e a luta política na busca de explicações e de sentidos de vida para as suas condições de existência, marcadas pela injustiça social, construindo identidades sociais pela mediação religiosa e política, mediação compreendida enquanto fenômeno urbano-comunicacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Juventudes em Comunidades de UPPs: perfil, expectativas e projetos para suas comunidades
Descrição: A pesquisa tem como objetivo conhecer como os jovens (15-29 anos) de diferentes inscrições identitárias ? ciclo na faixa etária, gênero/sexo, raça/cor e estrato socioeconômico ?, residentes em comunidades das recém implantadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), percebem necessidades atuais para uma vida segura e de boa qualidade nesses locais. O levantamento implica em perfilhar condições de vida tual, trajetórias de vida, e expectativas em relação ao futuro, em especial quanto ao direito à cidade e territorialidade próxima ? lugar em que vivem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho - Integrante / Luis Antonio Machado da Silva - Coordenador / Marcia Pereira Leite - Integrante / Juliana Farias - Integrante / Christina Vital da Cunha - Integrante / Carla Mattos - Integrante.Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro / FACULDAD LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES - Outra / Secretaria de Assistencia Social Direitos Humanos - Outra.
2010 - 2013
Virtudes e limites das UPPs: uma avaliação sócio-antropológica (FAPERJ - Prioridade Rio)
Descrição: A pesquisa propõe avaliar o impacto da nova política de segurança no Rio de Janeiro, examinando em que medida e direção as práticas policiais das UPPs podem estar afetando a sociabilidade nas favelas, em seu entorno e nas demais regiões da cidade, com particular referência aos efeitos da eventual redução dos sentimentos generalizados de medo e insegurança. Sou um dos pesquisadores voltados para o estudo das relações entre a UPP e a Mídia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Projeto de extensão Webpalestra com Marcus Alquéres, artista 3D especialista em efeitos visuais cinematográficos, intitulada ?Animação 3D e efeitos visuais no cinema?.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Relea - Revista Latino-Americana de Estudos Avançados
2012 - Atual
Periódico: Revista Sociologias Plurais (UFPR)
2005 - 2006
Periódico: Entre.meios


Revisor de periódico


2004 - 2004
Periódico: Entre.Meios


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria de cinema.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
2º Lugar - Melhor Tese (2013), Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ - IESP-UERJ.
2010
Bolsa FAPERJ Nota 10 - Programa de Pós-graduação em Sociologia do Iuperj, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
2007
Bolsa CAPES Desempenho Acadêmico ? Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMENDRA, DINALDO2014ALMENDRA, DINALDO. As UPPs, as Elites e a Imprensa: militarização e consumo no processo de ?pacificação? de favelas do Rio de Janeiro. Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online), v. v.35, p. p.61-89, 2014.

2.
ALMENDRA, DINALDO2013ALMENDRA, DINALDO. Crime, religião e consumo: representações sociais da juventude entre o conflito e a espiritualidade no rap. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 27, p. 214-226, 2013.

3.
ALMENDRA, D.;ALMENDRA, DINALDO2012ALMENDRA, D.; MORAES, P. R. B. . O medo, a mídia e a violência urbana. A pedagogia política da segurança pública no Paraná.. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 6, p. 266-280, 2012.

4.
ALMENDRA, D.;ALMENDRA, DINALDO2012ALMENDRA, D.. Paz sem conflito? A UPS como linguagem da dominação e da segregação urbana. Revista LEVS (Marília), v. 2, p. 166-181, 2012.

5.
ALMENDRA, D.;ALMENDRA, DINALDO2008ALMENDRA, D.. Resenha do livro de MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio (Org.). Vida sob cerco: violência e rotinas nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, 316p. SBS resenhas, v. n 5, p. 9-13, 2008.

6.
ALMENDRA, D.;ALMENDRA, DINALDO2007 ALMENDRA, D.. O Espaço Midiático como Universo Diegético: a Multiplicação de Narrativas sobre o Carandiru. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 17, p. 1, 2007.

7.
ALMENDRA, D.;ALMENDRA, DINALDO2006ALMENDRA, D.. Cinema, Sociedade e Espetáculo: as Teorias de Tomás Gutierrez Alea e Guy Debord. Entre.Meios, v. II, p. 1, 2006.

8.
ALMENDRA, D.;ALMENDRA, DINALDO2005ALMENDRA, D.. O Consumidor-espectador e sua Dimensão de Mundo: o Código como Realidade. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. II, p. 33-40, 2005.

9.
ALMENDRA, D.;ALMENDRA, DINALDO2005ALMENDRA, D.. Da Globo ao Google: o Moderno e sua Modernização. Entre.Meios, v. I, p. 1, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALMENDRA, D.. Os mistérios do Carandiru: cárcere, massacre e cultura de massas. Rio de Janeiro: Multifoco, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMENDRA, D.. A estética da violência nos espaços urbanos do cinema de ficcão latino-americano contemporâneo (1990-2015). In: Umbach, Rosani Úrsula Ketzer; Camargo, Hertz Wendel de.. (Org.). Imagem, mídia e violência. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2016, v. 1, p. 73-103.

2.
ALMENDRA, D.. ?Paz?, ?voz? e ?medo?: práticas e repertórios da violência urbana na visão de jovens presos por tráfico de drogas no interior do Paraná. In: Queiroz, A; Camargo, H;. (Org.). Comunicação e Política. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2014, v. 1, p. 59-78.

3.
ALMENDRA, D.. O consumidor-espectador e sua dimensão de mundo: o código como realidade. In: Mansano, S. V.; Camargo, H, W.. (Org.). Consumo e modos de vida. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2013, v. 1, p. 117-127.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMENDRA, D.. Cinema, cidade e figurações da justiça: a ficcionalização da vida cotidiana nas periferias urbanas latino-americanas. In: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá, PR. Anais 2016 - IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: UEM, 2016. v. 4. p. 2114-2122.

2.
ALMENDRA, D.. A estética da violência nos espaços urbanos do cinema de ficção latino-americano (1990-2015). In: II Seminário de Pesquisa em Arte, Cultura e Linguagens (UFJF), 2015, Juiz de Fora. II Seminário de Pesquisa em Arte, Cultura e Linguagens (UFJF), Juiz de Fora, MG, 2015, 2015. v. 2. p. 560-569.

3.
ALMENDRA, D.. Paz sem conflito? A UPS como linguagem da dominação e da segregação urbana. In: IV Seminário Nacional Sociologia & Política, 2012, Curitiba. IV Seminário Nacional Sociologia & Política, 2012.

4.
ALMENDRA, D.. ?Paz?, ?voz? e ?medo?: práticas e repertórios da violência urbana na visão de jovens presos por tráfico de drogas no interior do Paraná. In: IV Encontro de Pesquisa em Comunicação (ENPECOM), 2012, Curitiba. IV Encontro de Pesquisa em Comunicação (ENPECOM) - Comunicação e e Diversidade Cultural, 2012. p. 204-219.

5.
ALMENDRA, D.. Junto e separado: rotina, segregação social e violência urbana no Rio. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Curitiba-PR, de 26 a 29 de julho de 2011, 2011.

6.
ALMENDRA, D.. Políticas do cotidiano e violência urbana carioca. In: II Seminário Nacional Sociologia & Política, 2010, Curitiba, Paraná. Seminário Nacional Sociologia e Política (Online), 2010. v. 14.

7.
ALMENDRA, D.. A representação social da violência urbana: linguagens, estigmas e disputas críticas. In: I Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS), 2009, Fortaleza. I Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS), 2009.

8.
ALMENDRA, D.. Os mundos do crime: práticas e representações da violência urbana em múltiplas escalas de análise. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Curitiba-PR, de 26 a 29 de julho de 2011, 2009.

9.
ALMENDRA, D.. O imaginário urbano-midiático da violência: fundamentos para uma micro-sociologia do crime, da mídia e das conversas interiores. In: III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação ? CONECO., 2008, Rio de Janeiro. GT 04 Experiências Urbanas, Comunicação e Sociabilidade, 2008.

10.
ALMENDRA, D.. Ficção e Realidade em Tensão: Ex-detentos e Familiares como Figurantes do Massacre de Carandiru. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste ? Intercom Sudeste, UFJF, Minas Gerais, Juiz de Fora, 2007, Juiz de Fora. Intercom Sudeste 2007 - Mercado e Comunicação na Sociedade Digital, 2007.

11.
ALMENDRA, D.. As Marcas do Combate ao Crime: Tolerância Zero e Privatização de Presídios como Grifes de Sucesso no Noticiário Carioca. In: II CONECO, 2007, Rio de Janeiro. Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2007. v. 2.

12.
ALMENDRA, D.. Cinema, Sociedade e Espetáculo: as Teorias de Tomás Gutierrez Alea e Guy Debord. In: III POSCOM ? Seminário dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, 2006, Rio de Janeiro. III POSCOM ? Seminário dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, 2006. v. 3.

13.
ALMENDRA, D.. Da Globo ao Google: o Moderno e sua Modernização. In: II POSCOM ? Seminário dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, 2005, Rio de Janeiro. II POSCOM ? Seminário dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, 2005. v. 2.

14.
ALMENDRA, D.. O Consumidor-espectador e sua Dimensão de Mundo: o Código como Realidade. In: VI LUSOCOM, 2005, Covilhã. ACTAS DO III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÉRICO, 2005. v. II. p. 33-40.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMENDRA, D.. Figurações da justiça no ?cine de la marginalidad?. In: XX SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2016, Curitiba - PR. XX SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2016. v. 0. p. 0-0.

2.
ALMENDRA, D.. As Marcas do Combate ao Crime: Tolerância Zero e Privatização de Presídios como Grifes de Sucesso no Noticiário Carioca. In: II Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2007, Rio de Janeiro. II Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMENDRA, D.. Teorias de cinema, teorias da cidade: aproximações políticas aos imaginários ficcionais urbanos latino-americanos. In: IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos, 2014, Foz do Iguaçu. América Latina: lutas, experiências e debates por uma integração dos povos, 2014.

2.
ALMENDRA, D.. Junto e separado: rotina, segregação social e violência urbana carioca. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba, Paraná. XV Congresso Brasileiro de Sociologia - Mudanças, permanências e desafios sociológicos, 2011.

3.
ALMENDRA, D.. Os mundos do crime: práticas e representações da violência em múltiplas escalas de análise. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia: consensos e controvérsias, 2009. p. 218-218.

4.
ALMENDRA, D.. A representação social da violência urbana: linguagens, estigmas e disputas críticas. In: I Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS), 2009, Fortaleza, Ceará. Caderno de Programação e Resumos do I Colóquio Discurso e Práticas Culturais - Dipracs, 2009.

5.
ALMENDRA, D.. O imaginário urbano-midiático da violência: fundamentos para uma micro-sociologia do crime, da mídia e das conversas interiores. In: III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação do Rio de Janeiro, 2008, Rio de Janeiro. III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação do Rio de Janeiro, 2008.

6.
ALMENDRA, D.. Ficção e Realidade em Tensão: Ex-detentos e Familiares como Figurantes do Massacre de Carandiru. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2007, Juiz de Fora, Minas Gerais. XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2007.

7.
ALMENDRA, D.. O discurso da mídia e sua influência no consumidor. In: VIII Semana de Extensão, 2003, Niterói, Rio de Janeiro. Livro de Resumos VIII Semana de Extensão, 2003. p. 22-23.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMENDRA, D.. Figurações da justiça no 'cine de la marginalidad'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALMENDRA, D.. A estética da violência nos espaços urbanos do cinema de ficção latino-americano (1990-2015). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALMENDRA, D.; TODESCHINI, L. F. R. . Imaginários urbanos latino-americanos no cinema de ficção contemporâneo (2000-2015). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ALMENDRA, D.. Teorias de cinema, teorias da cidade: aproximações políticas aos imaginários ficcionais urbanos latino-americanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ALMENDRA, D.. A representação social da ?violência urbana? no interior do Paraná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALMENDRA, D.; CORREA, W. ; FERNADES, M. . A Poética do Corpo no Cinema do diretor David Cronenberg. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ALMENDRA, D.. Paz sem conflito? A UPS como linguagem da dominação e da segregação urbana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ALMENDRA, D.. Junto e separado: rotina, segregação social e violência urbana no Rio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ALMENDRA, D.. Políticas do cotidiano e violência urbana carioca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ALMENDRA, D.. Os mundos do crime: práticas e representações da violência urbana em múltiplas escalas de análise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ALMENDRA, D.. O imaginário sociodiscursivo da violência urbana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ALMENDRA, D.. O imaginário urbano-midiático da violência: fundamentos para uma micro-sociologia do crime, da mídia e das conversas interiores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ALMENDRA, D.. Ficção e Realidade em Tensão: Ex-detentos e Familiares como Figurantes do Massacre de Carandiru. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ALMENDRA, D.. As Marcas do Combate ao Crime: Tolerância Zero e Privatização de Presídios como Grifes de Sucesso no Noticiário Carioca. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALMENDRA, D.. Comunicação e Educação: Formação do Olhar Crítico para a Mídia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ALMENDRA, D.. Memória Traumática e Mercado de Bens Culturais: a Proliferação de Narrativas sobre o Carandiru. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ALMENDRA, D.. Os Mistérios do Carandiru: Cárcere, Massacre e Cultura de Massas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ALMENDRA, D.. Criação Estratégica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ALMENDRA, D.. Práticas e Representações no Cinema Documentário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ALMENDRA, D.. Cinema, Sociedade e Espetáculo: as Teorias de Tomás Gutierrez Alea e Guy Debord. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ALMENDRA, D.. O Consumidor-espectador e sua Dimensão de Mundo: o Código como Realidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
ALMENDRA, D.. O Discurso da Mídia e sua Influência no Consumidor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMENDRA, D.. O medo, a mídia e a violência urbana ? A pedagogia política da segurança pública no Paraná 2012 (Resumo em periódico indexado).

2.
ALMENDRA, D.. Paz sem conflito? A UPS como linguagem da dominação e da segregação urbana 2012 (Resumo em periódico indexado).

3.
ALMENDRA, D.. Os mundos do crime: práticas e representações da violência em múltiplas escalas de análise 2009 (Resumo em periódico indexado).

4.
ALMENDRA, D.. Os imaginários sociodiscursivos da violência urbana 2009 (Resumo em periódico indexado).

5.
ALMENDRA, D.. O espaço midiático como universo diegético: a multiplicação de narrativas sobre o Carandiru 2007 (Resumo em periódico indexado).

6.
ALMENDRA, D.. O Discurso da Mídia e sua Influência no Consumidor 2003 (Projeto de Iniciação Científica).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMENDRA, D.; BORGES, W. C ; GATTO, M. . Violência na Mídia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMENDRA, D.; VITAL DA CUNHA, C. ; FARIAS, J. ; MATTOS, C. ; SILVA, L. A. M. ; LEITE, M. P. . Cidade de Deus e os jovens. 2012. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COTA, D.; MONTANEZ, A. P.; ALMENDRA, D.. Participação em banca de Edwin Alexander Castrillón Zuluaga. IMÁGEN E IMAGINARIO DE PABLO ESCOBAR EN LAS NARCO NOVELAS: REALIDAD Y FICCIÓN SOBRE EL NARCOTRÁFICO EN COLOMBIA. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
CAMARGO, H. W.; ALMENDRA, D.; WITZEL, D. G.. Participação em banca de Tatiane Lichinski. Antes da Chuva: enredamentos entre tempo e mito na narrativa cinematográfica. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Qualificações de Mestrado
1.
ALMENDRA, D.; Del Valle Dávila, I.; GUIZZO, A. R.. Participação em banca de Lucas Henrique de Souza. ?Da nossa memória fabulamos nóis mesmos?: um estudo comparado de Los rubios, de Albertina Carri, e Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Literatura Comparada PPGLC) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
ALMENDRA, D.; CAMARGO, H. W.; WITZEL, D. G.. Participação em banca de Tatiane Lichinski. Antes da chuva: enredamentos entre tempo e mito na narrativa cinematográfica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMENDRA, D.; RAMALHO, F.; SILVA, R. J.. Participação em banca de Gabriela Portz.Paisagens da memória: um estudo sobre as fotografias de Gastón Salas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
ALMENDRA, D.; RAMALHO, F.; REBELATTO, F.. Participação em banca de Laura Camila Hernandez Cely.Sabogal: el despertar de la memoria del conflito colombiano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
ALMENDRA, D.; RAMALHO, F.; FLORES, V. O.. Participação em banca de Alice Nicolau, Andres Proano, Luiz Moraes, Carol Espinosa.Cicatriz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
ALMENDRA, DINALDO; REBELATTO, F.; HUHOLD., T. X. P.. Participação em banca de Tiago Luis Fratari Lopes.?O tempo se agarrou ao espaço?: o mito do amor romântico em Medianeiras e Insolação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
ALMENDRA, DINALDO; FLORES, V. O.; PIEDRAS, P.. Participação em banca de Lucas Henrique de Souza..De malandro a bandido: a metamorfose do Outro urbano no cinema brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
PEREIRA, K. S.; FLORES, V. O.; ALMENDRA, DINALDO. Participação em banca de Sheyla Isabella Montoni.Descrevendo a magia: a construção narrativa de audiodescrições a partir de Harry Porter e a pedra filosofal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
ALMENDRA, DINALDO; SILVA, P. R.; FONSECA, A. S. A.. Participação em banca de João Paulo Pugin Souza..Santa mídia: a ocupação do audiovisual pelas igrejas evangélicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
HUHOLD, T. X. P.; ALMENDRA, DINALDO; SILVA, R. J.. Participação em banca de Camila Larroca Ferrari.Qué ilusos que fuimos. Un enfoque apropiacionista del filme La montaña sagrada (Alejandro Jodorowsky, 1973). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

9.
ALMENDRA, DINALDO; OSORIO, K. S.; SPYER, T.; FREITAS, R. B.. Participação em banca de Natali Laise Zamboni Hoff.O terror será televisionado: O papel da FOX News na legitimação da Doutrina Bush (George W. Bush) de combate ao terrorismo (2001-2004). 2014.

10.
ALMENDRA, D.; FREITAS, R. B.; SPYER, T.; OLIVEIRA, S.. Participação em banca de Carolinne Marye Silva.Representações e Representados: A Estética do Pós 11 de Setembro nos Filmes do Homem de Ferro (Marvel Comics). 2014.

11.
ALMENDRA, D.; SPYER, T.; SILVA, P. R.. Participação em banca de Tania Rodriguez Ravera..Entre los Muros de la Transición Democrática: privados de libertad - Carandiru (1983-1993). 2014.

12.
ALMENDRA, D.; FONSECA, E. D.; SPYER, T.. Participação em banca de Daniela Ivanna Galli Mattiauda..La relación entre el Departamento de Estado y la industria cinematografica de Hollywood en la era Bush (2001-2009). 2014.

13.
ALMENDRA, D.; COSTA, A. A.; SOARES, S. S.. Participação em banca de Matheus Lemos Coelho.O nonsense: construção do humor nas cenas do filme "Monty Python em busca do cálice sagrado". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

14.
ALMENDRA, D.; COSTA, A. A.; SOARES, S. S.. Participação em banca de Everton Guilherme dos Santos.As crônicas de gelo e fogo: adaptações e pontos de vista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

15.
CAMARGO, H. W.; ALMENDRA, D.; LUNKES, R.. Participação em banca de Dominique Almeida Morais.O mito e a estrutura quartenária na trilogia Batman. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

16.
ALMENDRA, D.; FERNADES, M.; ALVES, F.. Participação em banca de Bruno Martins."Para ler e curtir": o sensacionalismo e o entretenimento no jornal Meia-Hora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

17.
ALMENDRA, D.; TEIXEIRA, N. C. C. B.; COSTA, A. A.. Participação em banca de Gabriela Luisa Titon.As UPPs enquanto vitrines: o discurso de pacificação do jornal O Globo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

18.
COSTA, A. A.; ALMENDRA, D.; ANDRADE, C.. Participação em banca de Helena Kruger Barreto.A imprensa, o poder e a sociedade de controle: apontamentos sobre a repercussão da série Diários Secretos da Gazeta do Povo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

19.
MELECH, A. M.; ALMENDRA, D.; ROSEIRA, E.. Participação em banca de Bárbara Brandão Soares.100 horas de cárcere: O espetáculo da notícia no Caso Eloá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

20.
ALMENDRA, D.; COSTA, A. A.. Participação em banca de Yarê Cristina Protzek.Público e privado: a representação social da violência urbana na campanha "Paz sem voz é medo". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

21.
ALMENDRA, D.; SOARES, S. S.; COSTA, A. A.. Participação em banca de Luiz Gustavo Cella Menegatti.Análise comparativa da adaptação da HQ 300 para o cinema. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

22.
ALMENDRA, D.; SOARES, S. S.; ALVES, F.. Participação em banca de Ciro Nascimento Gomes.Representações midiáticas de uma favela em Curitiba: impressões do fotojornalismo on-line sobre a Vila Sabará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

23.
ALMENDRA, D.; COSTA, A. A.. Participação em banca de Anelize Ghizoni Beal.As ficções da realidade: a construção de Lula em duas narrativas cinematográficas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

24.
ALMENDRA, D.; BACK, C.. Participação em banca de Paulo Marcelo Ramos Matos.A influência da linguagem MTV na publicidade audiovisual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

25.
ALMENDRA, D.; Soares, S.; COSTA, A. A.. Participação em banca de Projeto Experimental.Curta-metragem "Simbiose". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

26.
ALMENDRA, D.; SOARES, S. S.; MELECH, E. C.. Participação em banca de Projeto Experimental.Campanha para a Feira do Produtor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

27.
ALMENDRA, D.; SOARES, S. S.; MELECH, E. C.. Participação em banca de Projeto Experimental.Programa Televisivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

28.
ALMENDRA, D.; Pereira, A.. Participação em banca de Projeto Experimental.A preservação da memória esportiva - Rádiodocumentário esporte em Guarapuava: Histórias e Causos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

29.
ALMENDRA, D.; MELECH, E. C.; Pereira, A.. Participação em banca de Projeto Experimental.Vídeo institucional - Centro de Regime Semi-aberto de Guarapuava. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

30.
ALMENDRA, D.; Pereira, A.. Participação em banca de Projeto Experimental.Domingo dos Santos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

31.
SALES, W.; Lemos, A. P. S.; ALMENDRA, D.. Participação em banca de Ciro Pereira Cavalcante.Estudo do Meia Hora: linguagem para atrair o público alvo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Centro Universitário Plínio Leite.

32.
ALMENDRA, D.; BONETTI, M. A. C.; SANTOS, S. L. C.. Participação em banca de Daniela Araújo.Tela Interativa: os limites e as possibilidades de uma experiência jovem e popular de apropriação das novas tecnologias da TV digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Plínio Leite.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALMENDRA, D.; LARA, A.; HASSEN, F.. Professor do Magistério Superior Área: Comunicação Social. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
ALMENDRA, DINALDO; PIEDRAS, P.; LOPEZ, B.. Professor do Magistério Superior - Área: Cinema e Audiovisual - Subárea: Roteiro cinematográfico e audiovisual. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
ALMENDRA, DINALDO; MACIEL, K.; OLIVEIRA, A.. Professor do Magistério Superior - Área: Cinema e Audiovisual - Subárea: Prática de Edição e Montagem. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Paranaense de Pesquisa em Cinema e Audiovisual.GT Cinema e Audiovisual. 2013. (Seminário).

2.
IV Seminário nacional Sociologia & Política.Debatedor dos trabalhos do GT 15: Controle Social, Cidadania e Direitos Humanos. 2012. (Seminário).

3.
IV Seminário Nacional Sociologia & Política.Paz sem conflito? A ups como linguagem da dominação e da segregação urbana. 2012. (Seminário).

4.
XVII Semana de Iniciação Científica da Unicentro.XVII Semana de Iniciação Científica da Unicentro. 2012. (Seminário).

5.
I Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro (SEPOCS-Rio).GT 10 - Cidade, identidade, espaço público e violência. 2011. (Seminário).

6.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Junto e separado: rotina, segregação social e violência urbana carioca. 2011. (Congresso).

7.
Colóquio Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje. 2010. (Outra).

8.
I Colóquio Discurso e Práticas Culturais.O imaginário sociodiscursivo da violência urbana. 2009. (Outra).

9.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Os mundos do crime: práticas e representações da violência urbana em múltiplas escalas de análise. 2009. (Congresso).

10.
III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação ? CONECO.. As Marcas do Combate ao Crime: Tolerância Zero e Privatização de Presídios como Grifes de Sucesso no Noticiário Carioca. 2008. (Congresso).

11.
III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação CONECO. O imaginário urbano-midiático da violência: fundamentos para uma micro-sociologia do crime, da mídia e das conversas interiores. 2008. (Congresso).

12.
Oficina Comunicação Religiosa no Brasil do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste ? Intercom Sudeste. 2007. (Congresso).

13.
Seminário Democracia e Regulação dos Meios de Comunicação de Massa - EBAPE/FGV. 2007. (Seminário).

14.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste ? Intercom Sudeste, UFJF, Minas Gerais, Juiz de Fora. Ficção e Realidade em Tensão: Ex-detentos e Familiares como Figurantes do Massacre de Carandiru. 2007. (Congresso).

15.
XIV Encontro Anual da COMPÓS. 2005. (Encontro).

16.
VI Lusocom. O Consumidor-espectador e sua Dimensão de Mundo: o Código como Realidade. 2004. (Congresso).

17.
"Como pensar Comunicação", palestra do Grupo de Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMENDRA, D.; CAMARGO, H. W. . Enocontro sobre Consumo e Modos de Vida (E-Comov). 2013. (Outro).

2.
ALMENDRA, D.; MELECH, E. C. . I Fórum de Grupos de Pesquisa em Temas Sociais e Políticos (Fórum GPESP). 2013. (Outro).

3.
ALMENDRA, D.; ASSUMPCAO, B. ; GOMBERG, F. ; GOMES, T. ; LEITE, T. ; Morais, L. ; SARMENTO, L. ; SCHEINER, A. . II POSCOM ? Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Comunicação a PUC-Rio. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Birck. CULTO AOS ORIXÁS NA AMÉRICA LATINA: CINEMA DOCUMENTAL E TRÂNSITOS DA MEMÓRIA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Literatura Comparada PPGLC) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Isabel Cristina Costa Louzada. Narcos e o realismo mágico (título provisório). Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado em Literatura Comparada PPGLC) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Henrique de Souza. ?Da nossa memória fabulamos nóis mesmos?: um estudo comparado entre ?Los rubios?, de Albertina Carri, e ?Branco sai, preto fica? de Adirley Queirós. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Literatura Comparada PPGLC) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Portz. Paisagens da memória: um estudo sobre as fotografias de Gastón Salas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

2.
Laura Camila Hernandez Cely. Sabogal: el despertar de la memoria del conflicto colombiano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

3.
João Paulo Pugin Souza. Santa mídia: a ocupação do audiovisual pelas igrejas evangélicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

4.
Lucas Henrique de Souza. De malandro a bandido: a metamorfose do Outro urbano no cinema brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

5.
Tiago Luis Fratari Lopes. "O tempo se agarrou ao espaço?: o mito do amor romântico em Medianeiras e Insolação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

6.
Everton Guilherme Santos. As crônicas de gelo e fogo: adaptação e pontos de vista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

7.
Bruno Martins. ?Para ler e curtir?: o sensacionalismo e o entretenimento no jornal Meia-Hora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

8.
Emanoelle de Deus Savagin. Mídia sensacionalista e política de segurança pública: uma análise dos discursos veiculados no jornal Tribuna do Paraná acerca das Unidades Paraná Seguro (UPSs). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

9.
Anelize Ghizoni Beal. As ficções da realidade: a construção de Lula em duas narrativas cinematográficas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

10.
Luiz Gustavo Cella Menegatti. Análise comparativa da adaptação da HQ 300 para o cinema. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

11.
Ciro Nascimento Gomes. Representações midiáticas de uma favela em Curitiba: impressões do fotojornalismo on-line sobre a Vila Sabará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

12.
Yarê Cristina Protzek. Público e privado: a representação social da violência urbana na campanha "Paz sem voz é medo". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

13.
Paulo Marcelo Ramos Matos. A influência da linguagem MTV na publicidade audiovisual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

14.
Daniela Araújo. Tela Interativa: os limites e as possibilidades de uma experiência jovem e popular de apropriação das novas tecnologias da TV digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Plínio Leite. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

Iniciação científica
1.
Luiz Fernando Roos Todeschini. Cinema, cidade e gêneros cinematográficos: a ficcionalização das periferias urbanas latino-americanas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

2.
Laura Camila Hernandez Cely. Relatos urbanos: base de filmes sobre cinemas e cidades na América Latina. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

3.
Laura Camila Hernandez Cely. Imaginários urbanos latino-americanos: megacidades e alteridades na ficção cinematográfica contemporânea. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

4.
Luiz Fernando Roos Todeschini. Imaginários urbanos latino-americanos: margens e violências na ficção cinematográfica contemporânea. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.



Outras informações relevantes


Foi assistente de pesquisa no capítulo "Telecomunicações e o Poder Global dos EUA", de autoria da Profª. Drª. Glória Moraes, publicado no livro "O Poder Americano", Editora Vozes, 2004, organizado pelo Prof. Dr. José Luis Fiori.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:42:56