Daniele Esteves Pereira Smith

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5021063268238972
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Licenciada plena em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (1995), possui especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2002) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Pará. Atuou durante 21 anos na SEDUC/PA como professora de matemática em todos os níveis da Educação Básica. Foi professora formadora de projetos federais como o Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica - PARFOR/UFPA e no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: Historia da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores, Alfabetização Matemática e Educação de Jovens e Adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniele Esteves Pereira Smith
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, D. E.;PEREIRA, DANIELE ESTEVES

Endereço


Endereço Profissional
secretaria de educação, escola.
Rod. Augusto Montenegro Km 10 s/n
Icoaraci
66820000 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32480333
URL da Homepage: www.seduc.pa.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Correspondências científicas como uma relação didática entre História e ensino de Matemática: O exemplo das cartas de Euler a uma princesa da Alemanha, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Iran Abreu Mendes.
Bolsista do(a): Secretaria Estadual de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Palavras-chave: CARTAS PEDAGÓGICAS; Ensino de Matemática; História da Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Globos e mapas ao alcance das mãos: ensino de matemática numa perspectiva de alfabetização funcional na EJA,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Bernadete Barbosa Morey.
Bolsista do(a): Secertaria Executiva de Educação do Estado do Pará, SEDUC/PA, Brasil.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Matemática; Atividades no Globo Terrestre; Alfabetização funcional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Educação Matemática.
1991 - 1994
Graduação em licenciatura plena em matemática.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Oficina sobre Impresso. (Carga horária: 12h).
Secretaria Estadual de Comuniação do Pará, SECOM, Brasil.
2011 - 2011
A Matemática e o jornal. (Carga horária: 4h).
Televisão Liberal, TV LIBERAL, Brasil.
1998 - 1998
Um modelo de aula de trigonometria para professore. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
1996 - 1997
Extensão universitária em aperfeiçoamento em matemática no ensino médio. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Tópicos de Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
1993 - 1993
Dos aspectos filosóficos gregos até a Física newto. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PNAIC
Outras informações
PROFESSORA FORMADORA DO PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor formador, Enquadramento Funcional: PARFOR
Outras informações
Professora formadora do PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR/MATEMÁTICA Disciplinas: Metodologia do Ensino de Matemática Atividades de Ação de Extensão em: Estatística aplicada à educação, Informática aplicada à Educação, Instrumentação para o ensino de matemática, Didática da matemática, Metodologia do ensino de matemática, matemática financeira

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia do ensino da matemática

Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor efetivo, Carga horária: 40

Atividades

06/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estatística
Matemática
03/2006 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais e Aplicadas-UFRN, .

Linhas de pesquisa
Educação Matemática
01/2001 - 02/2002
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação.

Cargo ou função
Secretária Municipal de Educação.

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: professor horista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: 1. Álgebra Moderna; 2. Cálculo I e II; 3. Instrumantação para o Ensino da Matemática I e II; 4. Introdução à Educação Matemática

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Curso de Formação de Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais, ministrando a disciplina de Estágio Supersionado


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: professor horista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, ministrando a disciplina Estatística Aplicada à Educação em turmas especiais localizadas nos municípios de Touros/ RN e São Gonçalo/RN.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: BOCEHM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
votos de louvor pelos relevantes serviços prestados durante os dezoito anos de implantação do Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação CCSE/UEPA, Universidade do Estado do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2PEREIRA, D. E.2017PEREIRA, D. E.. É possível utilizar fontes históricas nas aulas de matemática da Educação Básica?. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 4, p. 92-103, 2017.

2.
1PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA2017PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA ; PEREIRA, DANIELE ESTEVES . Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 214-229, 2017.

3.
3PEREIRA, D. E.;PEREIRA, DANIELE ESTEVES2015PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. . Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de Matemática.. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 10, p. 65-78, 2015.

4.
4PEREIRA, D. E.;PEREIRA, DANIELE ESTEVES2015PEREIRA, D. E.. EULER: VANGUARDISMO E GENIALIDADE PARA ALÉM DO SÉCULO XVIII. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 2, p. 15-24, 2015.

5.
5PEREIRA, D. E.;PEREIRA, DANIELE ESTEVES2006PEREIRA, D. E.. Passeio turístico pelo Rio Grande do Norte. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 01, p. 32-34, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, D. E.; MENDES, I. A. . As correspondências entre Euler e a princesa alemã como unidades básicas de problematização para as aulas de matemática. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2015. v. 1. 113p .

2.
PEREIRA, D. E.. A evolução do conceito de alfabetização funcional e suas aplicações em atividades para o ensino de matemática. 1. ed. Belém: SBEM/PA, 2011. v. 1. 63p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; OLIVEIRA, R. L. de . A evolução do conceito de alfabetização e a EJA: Uma relação secular no Brasil. In: Ana Cláudia Gouveia de Sousa Maia; Dennys Leite; Pontes, Mércia de Oliveira. (Org.). Leituras e escritas: tecendo saberes em Educação Matemática ? Anais do IV Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 1ed.Natal: EDUFRN - Livros digitais, 2016, v. 1, p. 312-331.

2.
PEREIRA, A. C. C. ; PEREIRA, D. E. . Uso de fontes históricas no ensino de matemática e na Educação Básica: desafios, limites e possibilidades. In: Ana Carolina Costa Pereira; Francisco Regis Vieira Alves (Orgs.). (Org.). CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: investigações no ensino. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 29-49.

3.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; SOUZA, J. C. . História da matemática e sala de aula: uma proposta de ensino a partir dos PCN. In: Osvando dos Santos Alves; Walter Oliveira dos Santos Júnior; Chaisiellen Anne da Silva Oliveira. (Org.). Saberes e fazeres do Xingu: Reflexões e práticas pedagógicas de professores. 1ed.Belém: Inteceleri, 2016, v. 1, p. 219-230.

4.
PEREIRA, A. C. C. ; PEREIRA, D. E. ; OLIVEIRA, R. L. de . Leitura e escrita do TCC no Curso de Licenciatura em Matemática: socializando uma prática. In: Ana Cláudia Gouveia de Sousa Maia; Dennys Leite; Pontes, Mércia de Oliveira. (Org.). Leituras e escritas: tecendo saberes em Educação Matemática ? Anais do IV Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 1ed.Natal: EDUFRN - Livros digitais, 2016, v. 1, p. 352-467.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, D. E.. Passeio turístico pelo Rio Grande do Norte. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), Natal, , v. 1, p. 32 - 34, 01 jul. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, D. E.. Contribuições da ação de extensão para a Formação de Professores Matemática do PARFOR/UFPA. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, Curitiba. XI ENEM ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013. v. 1. p. 1.

2.
OLIVEIRA, R. L. de ; PEREIRA, D. E. . O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARFOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NA UFPA E IFESP. In: IV FÓRUM DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA E IV ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, SANTA CRUZ/RN. TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: ELOS E REFLEXOS DO SABER MATEMÁTICO, 2013. v. 01.

3.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. . Formação de Professores de Matemática nos Estados do Ceará e Pará: Realidade dos Cursos da UAB e PARFOR. In: IX ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, BELÉM. IX EPAEM: 15 ANOS DE HISTÓRIA. BELÉM, 2013. v. 01. p. 01.

4.
PEREIRA, D. E.. 60 anos de evolução histórica do conceito de alfabetização: do ato de ler escrever à funcionalidade matemática. In: I ENAPHEM -Encontro Nacional de Pesquisas em História da EducaçãoMatemática.:, 2012, Vitória da Conquista. I ENAPHEM -Encontro Nacional de Pesquisas em História da EducaçãoMatemática. Vitória da Conquista: Editora da UESB, 2012. v. 1. p. 1.

5.
PEREIRA, D. E.. A evolução do conceito de alfabetização funcional e suas aplicações em atividades para o ensino de matemática. In: Encontro Paraense de Educação Matemática, 2011, Belém. Educação matemática na Amazônia. Belém, 2011. v. 8. p. 01-63.

6.
PEREIRA, A. C. C. ; PEREIRA, D. E. ; ELISANGELA APARECIDA PEREIRA DE MELO . Livros didáticos de Matemática: Uma discussão sobre seu uso em alguns segmentos educacionais. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte: UFMG, 2007. v. 01. p. 1-8.

7.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. . Os livros didáticos de Matemática na EJA: Primeiras impressões. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió: EDUFAL, 2007. v. 1. p. 1-1.

8.
PEREIRA, D. E.. Educação de Jovens e Adultos: Uma análise sobre o perfil dos alunos de Matemática. In: V Encontro Paraense de Educação Matemática, 2007, Belém. Anais do V Encontro Paraense de Educação Matemática: Produção e Divulgação do conhecimento: Educação Matemática na Amazônia. Belém: FIDESA, 2007. v. 1. p. 1-13.

9.
PEREIRA, D. E.; MOREY, B. B. . Alfabetização Funcional na EJA: Uma experiência com mapas eo globo no ensino de Matemática. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: edulbra, 2007. v. 1. p. 1-5.

10.
PEREIRA, D. E.; MOREY, B. B. . Manipuação do Globo Terrestre: Atividades Matemáticas na EJA. In: X Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2006, Belo Horizonte. X Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

11.
PEREIRA, A. C. C. ; PEREIRA, D. E. ; OLIVEIRA, R. L. de ; MOREY, B. B. . A disciplina de Didática da Matemática no curso de formação de professores. In: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, 2006, Águas de Lindóia. Anais daVII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. São Paulo: PUCSP, 2006. v. 01. p. 1-5.

12.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; OLIVEIRA, R. L. de . Oficinas Pedagógicas como estratégias de ensino da disciplina Didática da Matemática. In: IV Encontro Paraense de Educação Matemática, 2006, Belém. IV Encontro Paraense de Educação Matemática. Belém: SBEM, 2006. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, D. E.; MENDES, I. A. . DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE AS CARTAS DE EULER A UMA PRINCESA ALEMÃ E O ENSINO DE MATEMÁTICA. In: VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2013, MONTEVIDEO. VII CIBEM. MONTEVIDEO: SOCIEDAD DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA URUGUAY, 2013. v. 01. p. 01-359.

2.
PEREIRA, D. E.; MOREY, B. B. . Alfabetização funcional na EJA: Uma experência com mapas e o globo no cálculo de distâncias. In: XIII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2007, Natal. Anais do XIII Seminário de Pesquisa do CCSA. Natal: edufrn, 2007. v. 1. p. 1-1.

3.
PEREIRA, D. E.; MOREY, B. B. . Manipulação do Globo Terrestre: Atividades para Aulas de Matemática na EJA. In: XII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, 2006, Natal. XII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Natal: UFRN, 2006. v. 1.

4.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; OLIVEIRA, R. L. de . Abordagens alternativas para o ensino da aritmética e geometria. In: XVIII Semana da Matemática da UFRN, 2006, Natal. Caderno de resumos da XVIII Semana da Matemática da UFRN. Natal: EDUFRN, 2006. v. 1. p. 1-38.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES. UBPs e as cartas de Euler à princesa alemã: uma proposta de utilização no ensino de matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; MAIA, B. M. P. . Os quadrinhos como recurso didático para as aulas de Matemática: A percepção dos alunos de graduação em Matemática da UECE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; BRAGA, M. B. . Breve histórico de Curso de Licenciatura em Matemática da UECE: A gênese de uma formação de professores no Ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, D. E.; ARAUJO, D. M. ; COSTA, M. A. A. . Análise da produção discente do arácurso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual do Ce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, D. E.; ROCHA, F. B. N. ; TAVARES, M. O. . Mobilizando conceitos matemáticos por meio de UBP: uma proposta metodológica para as aulas de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. . Resgate Histórico das origens do curso de formação de professores de Matemática no Ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, D. E.. Contribuições da ação de extensão para a Formação de Professores Matemática do PARFOR/UFPA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, R. L. de ; PEREIRA, D. E. . O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARFOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NA UFPA E IFESP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, D. E.; MENDES, I. A. . DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE AS CARTAS DE EULER A UMA PRINCESA ALEMÃ E O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. . Formação de Professores de Matemática nos Estados do Ceará e Pará: Realidade dos Cursos da UAB e PARFOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA, D. E.. Leonhard Euler, um mestre do século XVIII à atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PEREIRA, D. E.. ALTERNATIVAS PARA A ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL MATEMÁTICA NA EJA POR MEIO DE ATIVIDADES COM GLOBOS E MAPAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEREIRA, D. E.; MOREY, B. B. . ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM MAPAS E O GLOBO TERRETRE NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, D. E.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. . OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA EJA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PEREIRA, D. E.. O USO DE MAPAS E DO GLOBO TERRESTRE NO CÁLCULO DE DISTÂNCIAS: UMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PEREIRA, D. E.. Manipulação do globo terrestre: atividades para as aulas de matemática na EJA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
PEREIRA, D. E.; MOREY, B. B. . O USO DE MAPAS E DO GLOBO TERRESTRE EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; OLIVEIRA, R. L. de . ABORDAGENS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; ELISANGELA APARECIDA PEREIRA DE MELO . FATORAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO MATERIAL MANIPULATIVO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, D. E.. Brinquedos Educativos. 2015.

2.
PEREIRA, D. E.. Mult K Comércio e Serviços Ltda. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; COUTO, A. P. N. P. ; MESSIAS, M. A. V. F. ; CHAQUIAM, M. . Faces do ensino da matemática. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. . Matemática e Ensino. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, D. E.. A evolução do conceito de alfabetização funcional e suas aplicações em atividades para o ensino de matemática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, D. E.. Como usar mapas e globos em atividades de alfabetização funcional no ensino de geometria. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA, D. E.; OLIVEIRA, R. L. de ; PEREIRA, A. C. C. . Abordagens alternativas para o ensino de aritmética e geometria. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PEREIRA, D. E.. O uso de mapas e do globo terrestre em atividades de matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; ELISANGELA APARECIDA PEREIRA DE MELO . FATORAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO MATERIAL MANIPULATIVO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PEREIRA, D. E.. Passeio turístico pelo Rio Grande do Norte. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

7.
PEREIRA, D. E.. Descobrindo o Teorema de Pitágoras. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; MENDES, I. A.; SILVA, C. A. F.; QUARESMA, J. C. B.. Participação em banca de JEOVÁ PEREIRA MARTINS. Ensino de simetria por meio de problematização sociocultural. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemáticas) - UFPA.

2.
PEREIRA, D. E.; GONCALVES, T. O.; MACHADO JUNIOR, A. G.; LUCENA, I. C. R.; RODRIGUES, I. C. F. S.. Participação em banca de Fabio Colins da Silva. saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. 2015. Dissertação (Mestrado em pós graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
PEREIRA, D. E.; MENDES, I. A.; SILVA, C. A. F.; GIL, R. S. A.; MORENOPIRES, M. A. L.. Participação em banca de Lino Verdial do Rosário. Abordagem sociocultural na formação inicial de professores de matemática: contribuições para a Universidade Nacional Timor Leste - UNTL a partir da experiência brasileira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas) - UFPA.

Qualificações de Mestrado
1.
PEREIRA, D. E.; GONCALVES, T. O.; MACHADO JUNIOR, A. G.; LUCENA, I. C. R.; RODRIGUES, I. C. F. S.. Participação em banca de Fabio Colins da Silva. saberes docentes na formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em pós graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; COLINS, Fabio; MOIA, R. E. C.. Participação em banca de DIANA APARECIDA ÚRSULA OLIVEIRA GONÇALVES.O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA CONSOLIDAÇÃO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO: O CASO DA POTENCIAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

2.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; SILVA, D. P.; MOIA, R. E. C.. Participação em banca de CLEIDE DOS SANTOS LIMA FERREIRA.ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA: uma proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

3.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; COLINS, Fabio; MOIA, R. E. C.. Participação em banca de LUANA MAGALHÃES XAVIER.O USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDOS DE GEOMETRIA PLANA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

4.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; SILVA, D. P.; MOIA, R. E. C.. Participação em banca de LUCIA DE PADUA DOS SANTOS COSTA.ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:uma experiência com material dourado no 5º ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

5.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; COLINS, Fabio; MOIA, R. E. C.. Participação em banca de MARIA BEATRIZ PAZ CALDAS.A CONCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O USO DA CALCULADORA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

6.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; COLINS, Fabio; MOIA, R. E. C.. Participação em banca de MARIA MADALENA ANDRADE GOMES.O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NÚMEROS NATURAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

7.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; COLINS, Fabio; MOIA, R. E. C.. Participação em banca de THAYANA VIANA DE SOUZA.SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: o que pensam sobre a matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

8.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; MOIA, R. E. C.; SILVA, D. P.. Participação em banca de Pedro de Assunção de Freitas.UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE CÁLCULO DE ÁREA DE FIGURA PLANA EM UMA TURMA DE 6º ANO DA EMEF RAIMUNDA BARROS CAMETA/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

9.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; MOIA, R. E. C.; SILVA, D. P.. Participação em banca de GLEBSON PIMENTEL VIANA.PRÁTICAS SOCIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E CONHECIMENTO MATEMÁTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

10.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; MOIA, R. E. C.; MADUREIRA, N. L. V.. Participação em banca de ANA LUCIA SILVA VIANA.SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: VIVÊNCIAS NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

11.
COLINS, Fabio; PEREIRA, DANIELE ESTEVES; FERNANDES, F S. Participação em banca de JOVAN COHEN MATOS.OS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE EM SALA DE AULA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

12.
COLINS, Fabio; PEREIRA, DANIELE ESTEVES; FERNANDES, F S. Participação em banca de ANDREZA FERNANDES DE OLIVEIRA CAVALCANTE.?A CALCULADORA NÃO DEIXA O ALUNO PENSAR?... O QUE DIZEM OS PROFESSORES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

13.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; COLINS, Fabio; FERNANDES, F S. Participação em banca de DIEGO RAMOS DA SILVA.LER E ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O PROBLEMA DOS 21 VASOS DE MALBA TAHAN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

14.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; COLINS, Fabio; FERNANDES, F S. Participação em banca de WALDIRENE AFONSO DA SILVA.O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

15.
PEREIRA, DANIELE ESTEVES; MOIA, R. E. C.; SILVA, D. P.. Participação em banca de DEISE CORRÊA LEÃO.SABERES DOCENTES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO 6º ANO DA EMEF DE MARANHÃO CAMETÁ/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

16.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, R. M.; OLIVEIRA, A. A. R.. Participação em banca de Helen Cristina Caldas Veloso e Vanderléia Alves Carvalho.O modelo de Van Hiele no ensino e aprendizagem dos sólidos de Platão com o Geogebra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - UFPA.

17.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, R. M.; OLIVEIRA, A. A. R.. Participação em banca de Edlene Patrícia Silva da Silva e Marina Coelho da Silva.Sistemas de medidas das civilizações antigas: um estudo comparativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - UFPA.

18.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, R. M.; BARROS, O. S.. Participação em banca de Adenilson Gomes da Silva e Gilmar Ferreira Evangelista.Dificuldades na aprendizagem dos números racionais: uma proposta de ensino de por atividades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - UFPA.

19.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, R. M.; BARROS, O. S.. Participação em banca de Emerson Costa da Silva e Raimundo Nonato Lopes Queiroz.Livros didáticos de matemática: uma análise sobre as equações do 1º grau. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - UFPA.

20.
SANTOS, P. C.; PEREIRA, D. E.; SILVA, H. L. S.. Participação em banca de Elvira Rodrigues de Abreu Neta.Utilização de materiais concretos para ensinar unidades de medidas para alunos da turma multisseriada da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jardim da Infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

21.
PEREIRA, D. E.; SILVA, H. L. S.; SANTOS, P. C.. Participação em banca de Ananias dos Santos Cordeiro.Modelagem matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

22.
PEREIRA, D. E.; SILVA, H. L. S.; SANTOS, P. C.. Participação em banca de Elismarcos Carvalho Oliveira.O uso da modelagem como metodologia para o ensino de matemática na zona rural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

23.
PEREIRA, D. E.; SILVA, H. L. S.; SANTOS, P. C.. Participação em banca de Elilson Sacramento Pompeu.O conhecimento empírico cotidiano e sua relação relação com a matemática ensinada na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

24.
PEREIRA, D. E.; SILVA, H. L. S.; SANTOS, P. C.. Participação em banca de Francisco Souza Silva.O cotidiano na construção do significado de fração e do número fracionário no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

25.
PEREIRA, D. E.; SILVA, H. L. S.; SANTOS, P. C.. Participação em banca de José Antônio Veloso da Silva.Dificuldade do aluno do 5º ano na aprendizagem das quatro operações fundamentais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

26.
PEREIRA, D. E.; SILVA, H. L. S.; SANTOS, P. C.. Participação em banca de José Lourenço dos Santos.A importância da linguagem na interpretação de problemas contextualizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

27.
PEREIRA, D. E.; SILVA, H. L. S.; SANTOS, P. C.. Participação em banca de Ronald Feitosa dos Santos.Teoria e prática no ensino de matemática: a matemática presente na construção da horta mandala. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará.

28.
PEREIRA, A. C. C.; PEREIRA, D. E.; Martins, E. B.. Participação em banca de Francisca Gracilanne de Sousa Santos.A importância da matemática na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

29.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C.; MENEZES, D. B.. Participação em banca de Thayse Trajano de Oliveira.Análise da metodologia de ensino utilizada nas aulas de matemática pelo professor do 9º ano de uma escola municipal de Tabuleiro do Norte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

30.
PEREIRA, A. C. C.; PEREIRA, D. E.; Martins, E. B.. Participação em banca de Alison Sousa da Silva.Leonardo da Vinci e o Número de Ouro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

31.
PEREIRA, D. E.; G. Lorena. Participação em banca de WILTA SILVA DE OLIVEIRA.A CONFIRMAÇÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL NOS CAMINHOS DA MATEMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY.

32.
PEREIRA, D. E.; G. Lorena. Participação em banca de moacir de freitas.história de um educador inserido no contexto matemático. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY.

33.
PEREIRA, D. E.; G. Lorena. Participação em banca de MARIA IVANIRA DA SILVA.A CONQUISTA DE UM SONHO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, R. M.; RODRIGUES, D. S.. Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. 2017. UFPA.

Outras participações
1.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, R. M.; SILVA, J. R. S.. Processo Seletivo Simplificado. 2017. UFPA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.UBPs e as cartas de Euler à princesa alemã :uma proposta de utilização no ensino de matemática. 2018. (Simpósio).

2.
XI ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Faces do ensino da matemática. 2017. (Encontro).

3.
III CIHEM Congresso Ibero Americano de História da Educação MatemáticaM. Resgate Histórico das origens do curso de formação de professores de Matemática no Ceará. 2015. (Congresso).

4.
X Encontro Paraense de Educação Matemática.Belém 400 anos: História, Educação e Cultura. 2015. (Encontro).

5.
7º Seminário Educação e Leitura.As cartas de Euler como um exercício de leitura matemática para a escola na Educação Básica. 2013. (Seminário).

6.
I EREPHEM. 2013. (Encontro).

7.
IV FÓRUM POTIGUAR DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA E IV ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARFOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NA UFPA E IFESP. 2013. (Encontro).

8.
IX ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Formação de Professores de Matemática nos Estados do Ceará e Pará: Realidade dos Cursos da UAB e PARFOR. 2013. (Encontro).

9.
VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE AS CARTAS DE EULER A UMA PRINCESA ALEMÃ E O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. (Congresso).

10.
XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Contribuições da ação de extensão para a Formação de Professores Matemática do PARFOR/UFPA. 2013. (Encontro).

11.
XI ENCONTRO NACIONAL DEPESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.60 anos de evolução histórica do conceito de alfabetização: do ato de ler escrever à funcionalidade matemática. 2012. (Encontro).

12.
1ª chamada para o 4º Congresso brasileiro de Etnomatemática. 2011. (Outra).

13.
A matemática e o jornal. 2011. (Oficina).

14.
Encontro Paraense de Educação Matemática.A evolução do conceito de alfabetização funcional e suas aplicações em atividades para o ensino de matemática. 2011. (Encontro).

15.
Jornada de oficinas de comunicação. 2011. (Oficina).

16.
I Colóquio de Matemática da Região Norte.ALTERNATIVAS PARA A ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL MATEMÁTICA NA EJA POR MEIO DE ATIVIDADES COM GLOBOS E MAPAS. 2010. (Encontro).

17.
II Encontro de Etnomatemática do Pará.Como usar mapas e globos em atividades de alfabetização funcional no ensino de geometria. 2010. (Encontro).

18.
59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC.O USO DE MAPAS E DO GLOBO TERRESTRE NO CÁLCULO DE DISTÂNCIAS: UMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL. 2007. (Outra).

19.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM MAPAS E O GLOBO TERRESTRENO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2007. (Congresso).

20.
V ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2007. (Encontro).

21.
XIII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Socias Aplicadas.Alfabetização funcional na EJA: Uma experiência com mapas e o globo no cálculo de distâncias. 2007. (Seminário).

22.
XVIII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA EJA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. 2007. (Encontro).

23.
I ENCONTRO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DO INSTITUTO KENNEDY, V AMOSTRA ARTÍSTICO-LITERÁRIA CULTURAL, II JORNADA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.FATORAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO MATERIAL MANIPULATIVO. 2006. (Encontro).

24.
IV Encontro Paraense de Educação Matemática.IV Encontro Paraense de Educação Matemática. 2006. (Encontro).

25.
VI ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.O USO DE MAPAS E DO GLOBO TERRESTRE EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA. 2006. (Encontro).

26.
X Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.X Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2006. (Encontro).

27.
XII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.XII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. 2006. (Seminário).

28.
XVII SEMANA DA MATEMÁTICA DA UFRN.ABORDAGENS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE ARITMÁTICA E GEOMETRIA. 2006. (Outra).

29.
II Congresso Internacional de Formação Continuada Pesquisa e Saberes Docentes. 2005. (Congresso).

30.
VI Congresso Norte-Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática. 1994. (Congresso).

31.
V Semana de Matemática.V Semana de Matemática. 1994. (Outra).

32.
IV Encontro Nacional de Ensino de Matemática. 1992. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DIANA APARECIDA ÚRSULA OLIVEIRA GONÇALVES. O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA CONSOLIDAÇÃO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO: O CASO DA POTENCIAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

2.
CLEIDE DOS SANTOS LIMA FERREIRA. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA: Uma proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino fundamnetal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

3.
LUCIA DE PADUA DOS SANTOS DA COSTA. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: uma experiência com material dourado no 5º ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

4.
MARIA BEATRIZ PAZ CALDAS. A CONCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O USO DA CALCULADORA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

5.
MARIA MADALENA ANDRADE GOMES. O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NÚMEROS NATURAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

6.
THAYANA VIANA DE SOUZA. SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: O que pensam sobre a matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

7.
PEDRO ASSUNÇÃO DE FREITAS. UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE CÁLCULO DE ÁREA DE FIGURA PLANA EM UMA TURMA DE 6º ANO DA EMEF RAIMUNDA BARROS CAMETÁ/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

8.
GLEBSON PIMENTEL VIANA. PRÁTICAS SOCIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E CONHECIMENTO MATEMÁTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

9.
ANA LÚCIA SILVA VIANA. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: VIVÊNCIAS NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

10.
DIEGO RAMOS DA SILVA. LER E ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O PROBLEMA DOS 21 VASOS DE MALBA TAHAN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

11.
WALDIRENE AFONSO DA SILVA. O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

12.
DEISE CORRÊA LEÃO. SABERES DOCENTES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO 6º ANO DA EMEF DE MARANHÃO CAMETÁ/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

13.
Heloísa Ferreira Quaresma. O USO DO TANGRAM NO ENSINO DA GEOMETRIA PARA OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

14.
Ewerton Louzada dos Santos. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS NÚMEROS: elementos que dialogam entre as civilizações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

15.
LUANA MAGALHÃES XAVIER. O USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDOS DE GEOMETRIA PLANA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

16.
EDLENE PATRÍCIA SILVA DA SILVA e MARINA COELHO DA SILVA. SISTEMA DE MEDIDAS DAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: UM ESTUDO COMPARATIVO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

17.
ADENILSON GOMES DA SILVA e GILMAR FERREIRA EVANGELISTA. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR ATIVIDADES MATEMÁTICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.

18.
EMERSON COSTA DA SILVA e RAIMUNDO NONATO LOPES. LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE AS EQUAÇÕES DO 1° GRAU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Daniele Esteves Pereira Smith.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2PEREIRA, D. E.2017PEREIRA, D. E.. É possível utilizar fontes históricas nas aulas de matemática da Educação Básica?. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 4, p. 92-103, 2017.

2.
1PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA2017PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA ; PEREIRA, DANIELE ESTEVES . Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 214-229, 2017.


Livros e capítulos
1.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. ; OLIVEIRA, R. L. de . A evolução do conceito de alfabetização e a EJA: Uma relação secular no Brasil. In: Ana Cláudia Gouveia de Sousa Maia; Dennys Leite; Pontes, Mércia de Oliveira. (Org.). Leituras e escritas: tecendo saberes em Educação Matemática ? Anais do IV Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 1ed.Natal: EDUFRN - Livros digitais, 2016, v. 1, p. 312-331.

2.
PEREIRA, A. C. C. ; PEREIRA, D. E. . Uso de fontes históricas no ensino de matemática e na Educação Básica: desafios, limites e possibilidades. In: Ana Carolina Costa Pereira; Francisco Regis Vieira Alves (Orgs.). (Org.). CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: investigações no ensino. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 29-49.

3.
PEREIRA, A. C. C. ; PEREIRA, D. E. ; OLIVEIRA, R. L. de . Leitura e escrita do TCC no Curso de Licenciatura em Matemática: socializando uma prática. In: Ana Cláudia Gouveia de Sousa Maia; Dennys Leite; Pontes, Mércia de Oliveira. (Org.). Leituras e escritas: tecendo saberes em Educação Matemática ? Anais do IV Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 1ed.Natal: EDUFRN - Livros digitais, 2016, v. 1, p. 352-467.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, D. E.. Contribuições da ação de extensão para a Formação de Professores Matemática do PARFOR/UFPA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, R. L. de ; PEREIRA, D. E. . O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARFOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NA UFPA E IFESP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, D. E.; MENDES, I. A. . DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE AS CARTAS DE EULER A UMA PRINCESA ALEMÃ E O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, D. E.; PEREIRA, A. C. C. . Formação de Professores de Matemática nos Estados do Ceará e Pará: Realidade dos Cursos da UAB e PARFOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, D. E.. Leonhard Euler, um mestre do século XVIII à atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


1. Secretária Municipal de Educação do Município de Pau D'Arco/ PA;

2. Recebeu apoio financeiro pertinente a liberação de recursos por meio do Programa Pará Faz Ciência na Escola - PPCE da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA/SEDECT/SEDUC, pela aprovação do projeto "Ver, fazer e aprender: Uma proposta metodológica em laboratórios de ensino de Matemática";

3. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA, de 02/01 a 31/12/2009, período no qual coordenou a implantação do projeto "Ver, fazer e aprender: Uma proposta metodológica em laboratórios de ensino de Matemática" na E.E.E.F.M. Professora Palmira Gabriel;

4. Monitora da disciplina Computação no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado do Pará, no período de 07/06 a 07/12/1993;

5. Bolsista do Laboratório de Ensino de Matemática - LABEM, no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado do Pará, no período de julho a dezembro de1994;

6. Bolsista do Programa Bolsa Mestrado da SEDUC/PA, no biênio 2006/2007. 

7. Bolsista do Programa Bolsa Doutorado da SEDUC/PA entre os anos de 2012 a 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 7:03:56