Nildo Aparecido de Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6335680793063335
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Possui formação em geografia pela FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente, apresentando as seguintes titulações e seus respectivos anos de conclusão: graduação (1997), bacharelado (1999), mestrado (2008) e doutorado (2013). Também é professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Brusque, atuando no ensino médio técnico integrado, no ensino técnico subsequente em química e no curso Superior de Redes de Computadores . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional e Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, desenvolvimento econômico, mundo do trabalho e economia solidária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nildo Aparecido de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, N. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque.
Rua Hercílio Luz, 63
Centro
88350170 - Brusque, SC - Brasil
Telefone: (47) 32122002
URL da Homepage: http://brusque.ifc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Geografia.
Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudent, FCT/UNESP, Brasil.
Título: Economia solidária na 10ª Região Administrativa do estado de São Paulo: possibilidades, limitações e contradições, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Marcio Rogério Silveira.
2006 - 2008
Mestrado em Geografia.
Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudent, FCT/UNESP, Brasil.
Título: Evolução e dinâmica do mercado de trabalho formal e das relações de trabalho em Presidente Prudente: subsídios para a compreensão da dinâmica regional através do trabalho e do emprego formal,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Prof. Dr. Marcio Rogério Silveira.
1998 - 1999
Graduação em Geografia.
Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudent, FCT/UNESP, Brasil.
Título: Dinâmica do emprego/desemprego e empregabilidade dos trabalhadores do setor privado em Presidente Prudente: contribuição a análise crítica do mercado de trabalho e da relação capital/trabalho na economia local..
Orientador: Sérgio Braz Magaldi.
1994 - 1997
Graduação em Geografia.
Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente, FCT/UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista, FCT/UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno
Outras informações
Aluno do curso de doutorado em geografia pela FCT/UNESP de Presidente Prudente, tendo realizado exame de qualificação em 15/10/2012 obtendo nota A e defesa de tese em 13/12/2013, sendo aprovado e titulado Doutor em Geografia.


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Campus Brusque.


Secretaria de Educação do estado de São paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 28



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Alerta Brusque: desenvolvendo um aplicativo sobre as cheias do rio Itajaí-Mirim
Descrição: A Bacia Hidrográfica do Vale do Itajaí compreende uma área de 14.944,6 km2 e um perímetro de 696,9 km, abrangendo 72 municípios em suas margens. Essa bacia está situada em uma região de constantes alagamentos, sendo uma das regiões ?fora do bioma Pantanal, que mais ocorrem alagamentos dentro do território brasileiro? (MARCUZZO et al,2011). O Rio Itajaí-Mirim, localizado na referida bacia hidrográfica é um afluente da margem direita do rio Itajaí-Açu, tendo sua nascente situada no município de Vidal Ramos e banhando os municípios de Vidal Ramos, Botuverá, Brusque e Itajaí. A sua foz está localizada no mar em Itajaí, onde se encontra com o rio Itajaí-Açu, formando o Rio Itajaí. Ao longo da história foram registrados vários alagamentos na Bacia do Vale do Itajaí, principalmente ao longo das margens do rio Itajaí-Mirim, notadamente os descritos no livro ?Brusque 150 anos: tecendo uma história de coragem?, de Marlus Niebuhr, onde são relatadas as cheias do rio e as consequentes tragédias sociais desde o ano de 1862, início da colonização do município de Brusque e entorno geográfico. Segundo Marcuzzo et al (2011), os principais fatores determinantes dos alagamentos na bacia do Vale do Itajaí estão associados as características geomorfológicas do relevo e a distribuição temporal das precipitações pluviométricas ao longo do ano, com situações de anomalias e agravamento das enchentes nos períodos de ocorrência do fenômeno El Niño, além do uso antrópico do solo para as mais diversas atividades econômicas. Desse modo, o estudo das possibilidades de alagamentos e enchentes decorrentes das cheias do rio Itajaí-Mirim, especialmente no município de Brusque e entorno geográfico, alertando a população sobre as áreas de risco e as rotas alternativas de fuga, através do desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, aliando os conhecimentos geográficos, geológicos e ambientais da área de pesquisa com os instrumentos técnicos da área de informática, torna-se essencial para a resolução dos problemas da comunidade, notadamente os relacionados as cheias do Rio Itajaí-Mirim e suas consequências para a população do entorno geográfico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Promovendo a coleta seletiva no município de Brusque e de Guabiruba por meio de um aplicativo para dispositivos móveis
Descrição: Em 2014, foram produzidas 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil, sendo que 29,6 milhões de toneladas foram dispostas inadequadamente em lixões e em aterros sanitários controlados, não tendo mudado muito essa situação nos últimos anos, mesmo com o fim do prazo para a extinção dos lixões preconizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para agosto de 2014. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a reciclagem de resíduos sólidos como uma das formas de sustentabilidade ambiental e de redução da quantidade de resíduos nos aterros sanitários, além de apontar para a inclusão social e a geração de trabalho e renda aos catadores de materiais recicláveis, entendendo a reciclagem ?como um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo? (MMA, 2017). A reciclagem também é entendida como uma forma de diminuir a exploração de recursos naturais e de economizar água e energia elétrica no processo de reaproveitamento e redirecionamento dos resíduos sólidos para o circuito produtivo. Dessa forma, a promoção da coleta seletiva e da reciclagem, estimulando a participação dos munícipes no processo de separação domiciliar dos resíduos sólidos recicláveis, torna-se essencial e imperativo para a preservação do meio ambiente e para a aplicação dos preceitos da sustentabilidade ambiental, social e econômica no espaço local e regional, articulando os instrumentos da área de informática (desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis), com os conhecimentos geográficos, geológicos e ambientais adquiridos pelos alunos ao longo do curso integrado ao ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Economia solidária e mundo do trabalho na 10º Região Administrativa do estado de São Paulo e na Microrregião de Blumenau no Vale do Itajaí/SC
Descrição: O conhecimento e a análise das formas, das estruturas e da organização funcional das iniciativas solidárias nos municípios que compõem a Microrregião de Blumenau do Vale do Itajaí/SC, com ênfase no município de Brusque e seu entorno geográfico, possibilitarão o questionamento das possibilidades, das limitações e das contradições da economia solidária para o desenvolvimento econômico regional em comparação com a análise da economia solidária na 10ª Região Administrativa do estado de São Paulo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
ECONOMIA SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA 10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO E NO OESTE POTIGUAR (RN): POSSIBILIDADES, LIMITAÇÕES E CONTRADIÇÕES NO ESPAÇO AGRÁRIO REGIONAL
Descrição: As premissas teóricas da economia solidária sustentam outra forma de desenvolvimento econômico e de combate ao desemprego, por meio da associação, da cooperação e da solidariedade entre os trabalhadores excluídos do mercado de trabalho ou com dificuldades de reinserção profissional, apresentando-se articuladas ao desenvolvimento local e ao desenvolvimento sustentável. O conhecimento e a análise das formas, das estruturas e da organização funcional das iniciativas solidárias nos municípios que compõem a 10ª Região Administrativa do estado de São Paulo e nos municípios da mesorregião do Oeste do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do Brasil, possibilitarão o questionamento das possibilidades, das limitações e das contradições da economia solidária desenvolvida nas áreas rurais das escalas geográficas analisadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Precarização do mercado de trabalho e projetos de economia solidária na escala local e regional
Descrição: Com a crise do modelo fordista/taylorista, no início da década de 1970, desencadeou-se um movimento de reestruturação do capitalismo, no sentido da retomada do processo de acumulação/reprodução de capital, envolvendo elementos significativos do modelo de desenvolvimento e engendrando a crise do mundo do trabalho. As transformações estruturais do capitalismo recaíram no Brasil, principalmente pela adoção do neoliberalismo pelo presidente Fernando Collor de Mello e o aprofundamento nos dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso, colocando fim ao processo histórico de formalização das relações de trabalho e engendrando o aumento do desemprego, a informalidade do trabalho e a precarização das condições e relações de trabalho. Mesmo com a recuperação do emprego formal sob o governo Luís Inácio Lula da Silva, a partir de 2003, permaneceram os problemas históricos do mercado de trabalho nacional. Em Presidente Prudente, também se observou um processo de desestruturação/precarização do mercado de trabalho, com a criação de empregos formais dos últimos anos não sendo suficiente para dar cabo da crise do emprego formal da década de 1990, mantendo-se o desemprego elevado, a informalidade do trabalho, a alta rotatividade da mão-de-obra empregada e a concentração de trabalhadores desempregados nas áreas periféricas do município. A análise dos projetos de economia solidária desenvolvidos em escala local e regional torna-se necessária para a compreensão dos impactos das políticas públicas de enfrentamento do desemprego e da precarização do mercado de trabalho e para a confirmação de que tais políticas não contribuem para a ampla recuperação do emprego formal em Presidente Prudente e em municípios selecionados da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Sociedade e Território
2015 - Atual
Periódico: Formação (Presidente Prudente)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
1º lugar em projetos de pesquisa na FACCHU (Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e.....) - Resumo expandido "Alerta Brusque: aprimorando o aplicativo sobre as cheias do rio Itajaí-, Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Brusque.
2018
2º lugar em projetos de pesquisa na FACCHU (Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e.....) - Resumo expandido "Esgotamento sanitário e a saúde do rio Itajaí-Mirim em Brusque", Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Brusque.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, N. A.2018MELO, N. A.; BOELL, M. E. C. . AS PERSPECTIVAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA 10ª REGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E NO VALE DO ITAJAÍ/SC. Sociedade e Território, v. 30, p. 130-149, 2018.

2.
MELO, N. A.2017MELO, N. A.. OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E LÚDICOS EM GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA APAE/BRUSQUE-SC. Revista Educação Especial em Debate, v. 2, p. 40-52, 2017.

3.
MELO, N. A.2016MELO, N. A.. ECONOMIA SOLIDÁRIA E MUNDO DO TRABALHO NA 10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO: AS LIMITAÇÕES, AS POSSIBILIDADES E AS CONTRADIÇÕES NO ESPAÇO AGRÁRIO REGIONAL. Geografia em Questão (Online), v. 1, p. 75-85, 2016.

4.
MELO, N. A.2012MELO, N. A.. Precarização do trabalho e projetos de economia solidária na escala local e regional: a cartografia temática no discurso geográfico. GEOGRAFIA EM QUESTÃO (ONLINE), v. 5, p. 201-222, 2012.

5.
MELO, N. A.2011MELO, N. A.; MELO, N. A. . Do complexo rural à modernização agrícola brasileira: a modernização da agricultura paranaense e os impactos na vida rural ? uma análise do Programa Vilas Rurais no Norte do Paraná. Geografia em Atos (Online), v. 1, p. 58-76, 2011.

6.
MELO, N. A.2011MELO, N. A.. Reestruturação capitalista e precarização do mundo do trabalho: os projetos de economia solidária em Presidente Prudente. GEOGRAFIA EM ATOS (ONLINE), v. 2, p. 16-32, 2011.

7.
MELO, N. A.2010MELO, N. A.. Trabalho e emprego em Presidente Prudente: subsídios para a compreensão da dinâmica regional através da evolução e da dinâmica do mercado de trabalho formal e das relações de trabalho. Caderno Prudentino de Geografia, v. 1, p. 1-22, 2010.

8.
MELO, N. A.2009MELO, N. A.. Reestruturação capitalista e a base produtiva de Presidente Prudente:fordismo/taylorismo e acumulação flexível e as relações com a empregabilidade dos trabalhadores. Geografia em Questão (Impresso), v. 1, p. 70-81, 2009.

9.
MELO, N. A.2008MELO, N. A.. Os desafios para a classe trabalhadora diante da reestruturação produtiva do capital. Geografia em Questão (Impresso), v. 1, p. 79-98, 2008.

10.
MELO, N. A.2008MELO, N. A.. Crise do fordismo e transformações no mundo do trabalho: evolução e dinâmica do mercado de trabalho formal de Ourinhos e de Presidente Prudente. Revista Geografia e Pesquisa, v. 2, p. 113-127, 2008.

11.
MELO, N. A.2008MELO, N. A.. Reestruturação capitalista e a base produtiva de Presidente Prudente: fordismo/taylorismo e acumulação flexível e as relações com a empregabilidade dos trabalhadores. Geografia em Atos (Online), v. 2, p. 21-29, 2008.

12.
MELO, N. A.2007MELO, N. A.. Neoliberalismo e mercado de trabalho no Brasil - desemprego e precarização do trabalho nos anos de 1990 e instabilidade/alta rotatividade do emprego formal sob o governo Lula. Caderno Prudentino de Geografia, v. 29, p. 87-111, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MELO, N. A.. Economia Solidária e mundo do trabalho: possibilidades, limitações e contradições para o processo de desenvolvimento econômico. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2014. v. 1. 200p .

2.
MELO, N. A.. Ourinhos/SP: foemação e desenvolvimento de uma economia regional e demais estudos. 1. ed. Bauru: Joarte Gráfica e Editora, 2011. v. 1. 292p .

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, N. A.; MELO, N. A. . Reestruturação produtiva e mundo do trabalho: uma análise das contradições entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção capitalistas. In: Francisco Fransualdo Azevedo; Eliseu Savério Sposito. (Org.). Território e reestruturação produtiva: elementos para a discussão. 1ed.Natal/RN: Caule de Papiro Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 331-354.

2.
MELO, N. A.. Reestruturação capitalisa e transformações no mundo do trabalho: subsídios para a compreensão da dinâmica regional através da análise do emprego e do trabalho em Presidente Prudente/SP e em Ourinhos/SP. In: SILVEIRA, Marcio Rogério. (Org.). Ourinhos/SP: Formação e Desenvolvimento de uma Economia Regional e Demais Estudos. 1ed.Bauru: Joarte Gráfica e Editora, 2011, v. 1, p. 189-206.

3.
MELO, N. A.. Dinâmica do emprego/desemprego e empregabilidade dos trabalhadores do setor privado em Presidente Prudente. In: Everaldo Santos Melazzo;Raul Borges Guimarães;Sérgio Braz Magaldi. (Org.). Conjuntura Prudente 2002. 01ed.Presidente Prudente/SP: Editora UNESP, 2002, v. 01, p. 02-142.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, N. A.; MOTA, H. S. ; CARVALHO, E. A. . A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM PANORAMA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENPECS (2013 A 2017). In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma/SC. Anais do Evento - III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018.

2.
MELO, N. A.; MELO, N. A. . Desenvolvimento local e economia solidária no espaço agrário: novas possibilidades de desenvolvimento econômico?. In: XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária ENGA 2016, 2016, Aracaju/SE. XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária: agentes, processos e conteúdos do espaço agrário brasileiro, 2016. v. 1. p. 1-100.

3.
MELO, N. A.. Economia solidária na 10ª Região Administrativa do estado de São Paulo: as possibilidades, as limitações e as contradições no espaço agrário regional. In: XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária ENGA 2014, 2014, Natal/RN. XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária: agentes, processos e conteúdos do espaço agrário brasileiro, 2014. v. 1. p. 1-220.

4.
MELO, N. A.. PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA 10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CONTRADIÇÕES, POSSIBILIDADES E LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. In: XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2013, Lima. XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, N. A.. O ensino de Geografia diante das transformações estruturais do capitalismo: globalização/mundialização do capital e neoliberalismo na determinação do processo ensino-aprendizagem no século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MELO, N. A.. Reestruturação Capitalista e a base produtiva de Presidente Prudente: fordismo/taylorismo e acumulação flexível e as relações com a empregabilidade dos trabalhadores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MELO, N. A.. Trabalho e emprego em Presidente Prudente: subsídios para a compreensão da evolução e da dinâmica do mercado de trabalho formal no período de 1996 à 2006. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MELO, N. A.. Crise do fordismo e reestruturação produtiva do capital: os desafios da classe trabalhadora no limiar do século XXI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MELO, N. A.. Reestruturação produtiva do capital e transformações no mundo do trabalho: uma análise comparativa do mercado de trabalho formal de Presidente Prudente e de Ourinhos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MELO, N. A.. Os impactos da reestruturação produtiva do capital no mercado de trabalho brasileiro - desemprego e precarização do trabalho nos anos de 1990 e instabilidade/alta rotatividade do emprego formal sob o governo Lula.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MELO, N. A.. Evolução e dinâmica do mercado de trabalho formal em Presidente Prudente: emprego e trabalho em nível local e regional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MELO, N. A.. Para além do discurso, a economia solidária como instrumento de contenção das contradições sociais. 2012; Tema: Economia Solidária e Desenvolvimento Regional. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELO, N. A.. Participação em banca de André Luiz da Conceição. Dinâmica socioeconômica e espacial da exploração e produção petrolífera do litoral norte paulista. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

2.
MELO, N. A.. Participação em banca de Adriano Almeida da Silva. União das Nações Sul-Americanas: possível sonho de integração. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

3.
MELO, N. A.. Participação em banca de Daniela de Godoy Cordeiro. O Aquecimento Global no contexto escolar: incertezas e controvérsias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

4.
MELO, N. A.. Participação em banca de Eliana Maria Alfonsetti. A importância dos serviços ambientais do ciclo do carbono. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

5.
MELO, N. A.. Participação em banca de Ana Cristina Caetano. Mundo Pós-Guerra Fria e o Conselho de Segurança da ONU. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

6.
MELO, N. A.. Participação em banca de Ademir Rodrigues Menck. A produção do espaço geográfico de Diadema. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

7.
MELO, N. A.. Participação em banca de Cristina Ciorlin Gutierres Rodrigues. O cultivo do café e a mobilidade populacional no município de Tupã-SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

8.
MELO, N. A.. Participação em banca de Angela Maria Piera Gozzi. Haverá consenso no Egito pós Primavera Árabe?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

9.
MELO, N. A.. Participação em banca de Angela Aparecida Pimenta. Ruim para quem? O Aquecimento Global?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

10.
MELO, N. A.. Participação em banca de Celimar Maria Emerenciano da Cunha. Olhar atento para o manguezal do Rio Santo Amaro em Guarujá. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

11.
MELO, N. A.. Participação em banca de Angélica Larcher de Moraes. Alfabetização na linguagem da Geografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

12.
MELO, N. A.. Participação em banca de Ana Paula Sene Milanezi. Cartografia Escolar e Ensino de Geografia: a organização de material didático para o ensino de Cartografia - município de Tabatinga/SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

13.
MELO, N. A.. Participação em banca de Alan Ribeiro Gonçalves. Consolidação da Geografia na matriz curricular do Brasil: uma análise crítica sobre a proposta curricular de Geografia do Estado de São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

14.
MELO, N. A.. Participação em banca de Roseli Pereira de Araújo. Cartografia Escolar e o ensino de Geografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

15.
MELO, N. A.. Participação em banca de Tania Helena Alves Pardini. Sudão do Sul: o preço de se tornar um país no século XXI. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

16.
MELO, N. A.. Participação em banca de Carmen Janaina Bellotti. Milton Santos e o ensino de Geografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

17.
MELO, N. A.. Participação em banca de Adriana Mailkut dos Santos. Fatores de influência na organização da paisagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

18.
MELO, N. A.. Participação em banca de Roberto Ferreira Cordeiro. Riscos e desastres na dinâmica da paisagem: possíveis causas e consequências do assoreamento da represa de Guarapiranga. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

19.
MELO, N. A.. Participação em banca de Resiana Aparecida Brogio. O Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

20.
MELO, N. A.. Participação em banca de Alan Kardec Madri Fernandes. Cadeia produtiva da cana-de-açúcar e a intensificação nas relações cidade/campo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

21.
MELO, N. A.. Participação em banca de Priscila Alves Barreto. Possibilidades e desafios no uso do blog escolar no ensino de bioma Mata Atlântica e domínios de Mares de Morros: um estudo de caso. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

22.
MELO, N. A.. Participação em banca de Viviane Mendonça. Ensino de Geografia e os conteúdos de lugar e paisagem nos livros didáticos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

23.
MELO, N. A.. Participação em banca de Abel Côrrea Filho. Gestão do território: energia e meio ambiente - a relação entre as energias renováveis e a sustentabilidade ambiental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

24.
MELO, N. A.. Participação em banca de Laudelina Antônia de Assis Santarosa. Estudo de caso no assentamento rural "Nossa Terra" em Batatais/SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

25.
MELO, N. A.. Participação em banca de Solange Costa Ramalho Pedrosa. A energia nuclear no Brasil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

26.
MELO, N. A.. Participação em banca de Sidnei Fudoli Vieira. Uma proposta de uso da obra "Desastres naturais conhecer e prevenir" como subsídio para a educação ambiental no Ensino Médio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

27.
MELO, N. A.. Participação em banca de Juliana da Costa Miranda. Estudo da simbologia gráfica na representação cartográfica: uma análise crítica dos mapas nos livros didáticos do Ensino Fundamental II. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

28.
MELO, N. A.. Participação em banca de Ester de Souza Menezes. Segurança Alimentar x produção de agrocombustível no Brasil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

29.
MELO, N. A.. Participação em banca de Ana Luisa Pericin Domingos. O pensamento geográfico e as práticas de ensino aplicadas na Escola Estadual Deputado José Costa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

30.
MELO, N. A.. Participação em banca de Nelson Antônio Borges Junior. Análise de formação do conceito de região e o estudo de região nos livros didáticos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

31.
MELO, N. A.. Participação em banca de Niman Pereira Araújo. O ensino de Geografia: q questão do aprofundamento nos estudos da rede urbana brasileira na 2ª série do ensino médio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

32.
MELO, N. A.. Participação em banca de Cleonice Paes de Barros Guimarães. A importância da Cartografia Escolar no Ensino de Geografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

33.
MELO, N. A.. Participação em banca de Raquel Maria de Arruda. Redes e fluxos no Brasil: o contexto escolar e o uso do celular na sala de aula. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

34.
MELO, N. A.. Participação em banca de Dulcinéia de Oliveira. Fluxos e redes no campo e na cidade: a criação de municípios e seus efeitos socioespaciais. Uma análise do processo de formação do município de Torre de Pedra (SP). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

35.
MELO, N. A.. Participação em banca de Silvia Helena Madeira. Cartografia e Ensino de Geografia: leitura, análise e interpretação de mapas temáticos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

36.
MELO, N. A.. Participação em banca de Antônio Olimpio da Silva. O pensamento de Milton Santos e sua influência nas práticas de ensino. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

37.
MELO, N. A.. Participação em banca de José Ricardo Conceição. A ocupação desordenada na Bacia Hidrográfica de Itaquera: um estudo sobre o território de Guaianazes. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

38.
MELO, N. A.. Participação em banca de Rosane Silva Santos. Energias renováveis e seus impactos no meio ambiente. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

39.
MELO, N. A.. Participação em banca de Edson Vicente Domingues. Riscos e desastres na dinâmica da paisagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

40.
MELO, N. A.. Participação em banca de Maria de França Nunes. Cartografia e Ensino de Geografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

41.
MELO, N. A.. Participação em banca de Mario Joaquim de Souza. Conservação das áreas de manancial na região metropolitana de São Paulo e o desenvolvimento de ações pedagógicas para sensibilização dos alunos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.

42.
MELO, N. A.. Participação em banca de Marcelo Queiroz da Silva. Sudão do Sul. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geografia-REDEFOR) - Universidade Estadual Paulista - Rede São Paulo de Formação Docente REDEFOR.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. A pesquisa em educação ambiental nos institutos federais: um panorama dos trabalhos apresentados nos Enpecs (2013 a 2017). 2018. (Congresso).

2.
XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA).Desenvolvimento local e economia solidária no espaço agrário: novas possibilidades de desenvolvimento econômico?. 2016. (Encontro).

3.
XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária ENGA 2014.Economia solidária na 10ª Região Administrativa do estado de São Paulo: as possibilidades, as limitações e as contradições no espaço agrário regional. 2014. (Encontro).

4.
XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina EGAL.PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA 10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CONTRADIÇÕES, POSSIBILIDADES E LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. 2013. (Encontro).

5.
XI Semana de Geografia e IV Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia.O ensino de Geografia diante das transformações estruturais do capitalismo: globalização/mundialização do capital e neoliberalismo na determinação do processo ensino-aprendizagem no século XXI. 2010. (Encontro).

6.
X Semana de Geografia e V Encontro de Estudantes de Licenciatura de Geografia.Reestruturação capitalista e a base produtiva de Presidente Prudente: fordismo/taylorismo e acumulação flexível e as relações com a empregabilidade dos trabalhadores. 2009. (Encontro).

7.
IX Semana de Geografia e IV Encontro de Estudantes de Licenciatura de Geografia.Trabalho e emprego em Presidente Prudente: subsídios para a compreensão da evolução e da dinâmica do mercado de trabalho formal no período de 1996 à 2006. 2008. (Encontro).

8.
II Ciclo de Idéias e Debates do GEDRI: Desenvolvimento regional e infra-estruturas: alternativas para a crise.Os impactos da reestruturação produtiva do capital no mercado de trabalho brasileiro - desemprego e precarização do trabalho nos anos de 1990 e instabilidade/alta rotatividade do emprego formal sob o governo Lula. 2007. (Outra).

9.
O Avanço Tecnológico e o Futuro do Emprego. 2007. (Encontro).

10.
Seminário Internacional "Previdência, informalidade e inclusão social". 2007. (Seminário).

11.
VIII Semana de Geografia e III Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia.Crise do fordismo e reestruturação produtiva do capital: os desafios da classe trabalhadora no limiar do século XXI e Reestruturação produtiva do capital e transformações no mundo do trabalho: uma análise comparativa do mercado de trabalho formal de Presi. 2007. (Encontro).

12.
XXIII Semana de Geografia da UEL e II Seminário Temático de Geografia do Norte do Paraná "Globalização, território e impactos no Brasil".Evolução e dinâmica do mercado de trabalho formal em Presidente Prudente: trabalho e emprego em nível local e regional. 2007. (Seminário).

13.
XXIX Congresso Nacional dos trabalhadores em Educação. XXIX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. 2005. (Congresso).

14.
XX Congresso Estadual da APEOESP. XX Congresso Estadual da APEOESP. 2004. (Congresso).

15.
PEC: Liderança e Trabalho de equipe e tomada de decisão.Curso de Extensão Cultural - Liderança e trabalho de equipe e tomada de decisão. 2003. (Outra).

16.
V Encontro Regional Educadores em Defesa da Água.V Encontro Regional Educadores em Defesa da Água. 2003. (Encontro).

17.
XIX Congresso Estadual de Educação. XIX Congresso Estadual da APEOESP. 2003. (Congresso).

18.
Conferência: Indisciplina e Violência na escola e currículo - um grande defasio para os professores. 2002. (Outra).

19.
Conferência: políticas públicas de inclusão: comrpomissos do poder público, da escola e dos professores. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO, N. A.. XIV Fórum Ambiental da Alta Paulista. 2018. (Outro).

2.
MELO, N. A.. XIII Fórum Ambiental da Alta Paulista. 2017. (Outro).

3.
MELO, N. A.. III Semana Acadêmica de Informática do IFC/Brusque. 2017. (Outro).

4.
MELO, N. A.. XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária ENGA. 2016. (Outro).

5.
MELO, N. A.. XII Fórum Ambiental da Alta Paulista - Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2016. (Outro).

6.
MELO, N. A.. XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária ENGA. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria de Fátima Rodrigues Garcia. A PAISAGEM E O LUGAR. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

2.
Rogério Augusto Barbosa. CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU: SUA TRAJETÓRIA E OS ENTRAVES PARA A SUA AMPLIAÇÃO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

3.
Alberto José Santana. A IMPORTÂNCIA DAS COMMODITIES NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

4.
Andreia de Lima Santos. Commodities: principal impulso da economia brasileira. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

5.
Clodoaldo Antonio de Oliveira. Mundo Pós-Guerra Fria e as Transformações Geopolíticas e Econômicas do Capitalismo Contemporâneo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

6.
Luiz Eduardo Rodrigues. Uso de recursos tecnológicos no trabalho de enfermagem nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Desafios dos docentes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para docentes em enfermagem) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

7.
NILCÉIA APARECIDA ALEGRANCI RAGAZZI. O CONCEITO DE REGIÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR E AS SUAS FORMAS DE ABORDAGEM NA PRÁTICA DOCENTE. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

8.
Elisabete Gonçalves Passos. UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA POLÍTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE JOVENS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

9.
Claudia Marques Almeida de Souza. INTERPRETANDO A PAISAGEM DO BAIRRO PRAIA AZUL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

10.
Luciana Dias. O ensino da questão indígena em geografia: Análises e propostas para o ensino Fundamental ? ciclo II. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR - ESPECIALIZAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

Iniciação científica
1.
Andrei Leite de Freitas. Alerta Brusque: desenvolvendo um aplicativo sobre as cheias do rio Itajaí-Mirim. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

2.
Lucas Rudolf Battisti Archer. Alerta Brusque: desenvolvendo um aplicativo sobre as cheias do rio Itajaí-Mirim. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

3.
José Honório Júnior. Promovendo a coleta seletiva no município de Brusque e de Guabiruba por meio de um/ aplicativo para dispositivos móveis. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

4.
Erick Luiz Bertolini. Promovendo a coleta seletiva no município de Brusque e de Guabiruba por meio de um aplicativo para dispositivos móveis. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.

5.
Maria Eduarda Correa Boell. Economia solidária e mundo do trabalho na 10ª Região Administrativa do estado de São Paulo e na Microrregião de Blumenau no Vale do Itajaí/SC. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Subsequente em Química) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Nildo Aparecido de Melo.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
MELO, N. A.. Para além do discurso, a economia solidária como instrumento de contenção das contradições sociais. 2012; Tema: Economia Solidária e Desenvolvimento Regional. (Blog).





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:28:06