Valdeci Reis

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  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Pedagogo, Mestre em Educação, Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Presidiu da Comissão de Ética do IFSC no triênio 2015 - 2018. Membro do Grupo de Pesquisa Letramento e Numeramento (IFSC), atuando principalmente nos temas: Estudos Etnográficos, Ética e Estética nos ambientes virtuais, Juventude, Subjetividade nas Redes Digitais. Tem experiência na área Educacional, com ênfase em Educação Tecnológica; Educação e Trabalho; e Mídias em Educação. Entre 2005 e 2007 atuou como Secretário Municipal de Assistência Social do município de Canelinha - Santa Catarina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valdeci Reis
Nome em citações bibliográficas
Reis, V.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus Florianópolis Continente.
Rua Quatorze de Julho, 150
Coqueiros
88075010 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (47) 33183707
URL da Homepage: www.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Jovens imersos na cultura digital: por uma dimensão ética, estética e política das redes,
Orientador: Ademilde Silveira Sartori.
2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Jovens Professores Conectados: desafios da docência na era digital,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Geovana Mendonça Lunardi Mendes.
Palavras-chave: UBIQUIDADE; DOCÊNCIA; CIBERESPAÇO; Redes; Juventude.
2010 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: O uso da mídia radiofônica no ambiente escolar: os desafios e as estratégias dos professores e orientadores educacionais na era digital..
Orientador: Denise Rosa Medeiros.




Formação Complementar


2013 - 2013
Políticas e Planejamento da Educação no Brasil. (Carga horária: 200h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2013 - 2013
Escuela y curriculum em la cultura digital. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2012 - 2012
Economia e Sociedade. (Carga horária: 72h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2012 - 2012
A introdução à crítica da economia política: o mét. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2009 - 2009
Teoria e Prática da Produção Textual. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2007 - 2007
Técnicas de Planejamento e Monitoria de Projetos. (Carga horária: 40h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis, SEBRAE/SC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 40


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão no País - Nível, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no Projeto ?Aulas Conectadas? Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre escolas do projeto UCA de Santa Catarina" Sob a Orientação da Professora Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico "C", Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no Projeto "Gestão e Práticas Pedagógicas no Âmbito do Programa UCA: Desafios e estratégias à consolidação de uma política pública para a educação básica? - Edital MCT/CNPq/CAPES/MEC-SEB nº 76/2010 ? PROUCA - Sob a orientação da Professora Dra. Elisa Maria Quartiero.


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Produtividade Tecnológica Nível C. De 2010 a 2012, sob a orientação da Professora Dra. Elisa Maria Quartiero. De 2012 a 2012 sob a Orientação da Professora Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes.


SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 30
Outras informações
Principais atividades: Auxiliar os trinta e cinco Diretores de Unidades no estado de Santa Catarina, no que se refere à comunicação, atendimento ao setor público e posicionamento da marca SENAI/SC e elaboração de propostas comerciais. Reportar-se aos três Diretores Regionais, bem como, ao Presidente do Sistema FIESC quanto metas e diretrizes a serem cumpridas, analisar o cenário sócio econômico catarinense, colaborou no desenvolvimento do Plano de Marketing da instituição.


PREFEITURA MUNICIPAL DE CANELINHA, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Programas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação de equipe na atuação de Serviços Sociais da Alta e Média Complexidade.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, MDS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Articulação Institucional, Enquadramento Funcional: Conselhos e Comissões, Carga horária: 2
Outras informações
Delegado representante do Estado de Santa Catarina no SUAS - Sistema Único de Assistência Social


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Articulação Institucional, Enquadramento Funcional: Conferencista - Conferência Nacional Cultura, Carga horária: 2
Outras informações
Atuou na 1º Conferência Nacional de Cultura como Delegado representante da meso região de Blumenau/SC, representando os interesses dos seguintes municípios catarinenses: Nova Trento, Blumenau, Lonras, Presidente Nereu, Timbó, Indaial, Brusque, Aurora, Ascurra, Gaspar, Tijucas, Rodeio, Vitor Meireles, Doutor Pedrinho, Taió, Santa Teresinha, Rio do Campo, Pouso Redondo, Rio do Sul, Canelinha, Rio do Oeste, Benedito Novo, São João Batista, Salete.



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
A inserção profissional dos jovens egressos de Cursos Técnicos do IFSC: Um estudo qualitativo em dois municípios catarinenses
Descrição: Por meio do presente projeto de pesquisa pretendemos analisar as trajetórias de inserção profissional dos jovens egressos de Cursos Técnicos em dois municípios de Santa Catarina. Considerando o cenário da atual crise do trabalho, sobretudo do desemprego prolongado e da disseminação das formas recentes de precarização do trabalho, a pesquisa buscará desvendar as trajetórias profissionais dos jovens que frequentaram um curso técnico profissionalizante, buscando refletir sobre os sentidos que os próprios jovens atribuem às suas trajetórias de inserção profissional após terem participado de um curso profissionalizante no Instituto Federal de Santa Catarina. Partimos do entendimento de que a apreensão dessa problemática impõe a necessidade de ir além da relação imediata de causa e efeito provocada por uma ação imediata (os programas de inclusão social e profissional) e os resultados alcançados (integração social de jovens com baixa escolaridade e em situação de risco social). Neste sentido, é preciso considerar o próprio sujeito da ação em questão, dando visibilidade aos seus propósitos, sentimentos, satisfações e questionamentos. Trata-se de um estudo a partir de uma abordagem quantitativa (análise do perfil socioprofissional dos jovens) e qualitativa, tendo como coleta de dados entrevista com os jovens egressos e análise documental da política educação profissional e tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Valdeci Reis - Coordenador / Eliete Santin Staub - Integrante / Meimilany Gelsleichter - Integrante.
2013 - 2016
TABLETS, COMPUTADORES E LAPTOPS: ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS, INFRAESTRUTURA E ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Descrição: O projeto ora apresentado tem por objetivo investigar formas de apropriação pedagógica de computadores/laptops e tablets em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações curriculares durante os processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se realizar um mapeamento das políticas que propõem a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula juntamente com um mapeamento da situação das escolas catarinenses no que diz respeito a infraestrutura tecnológica. Com base neste diagnóstico almeja-se realizar um estudo qualitativo em sala de aula objetivando investigar em que medida possíveis inovações curriculares, especialmente vinculadas aos processos de seleção, organização, difusão e socialização do conhecimento escolar, podem ser identificadas no cotidiano das escolas selecionadas a partir da inserção destas tecnologias e que relações são possíveis de se estabelecer com o desempenho destas escolas nas avaliações nacionais. Como base de dados pretende-se trabalhar com as informações disponibilizadas nos resultados do Censo Escolar, bem como nas avaliações como Saeb e Prova Brasil. Almeja-se solidificar as redes de pesquisa já constituídas e estabelecer interlocução com a rede pública de educação básica, contribuindo com a formação de pesquisadores e professores interessados na temática investigada. Pretende-se contribuir com a implantação do Programa de pós-graduação a que este projeto vincula-se assim como estimular e consolidar parcerias nacionais e internacionais já iniciadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Valdeci Reis - Integrante / Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
AULAS CONECTADAS? MUDANÇAS CURRICULARES E APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE AS ESCOLAS DO PROJETO UCA EM SANTA CATARINA
Descrição: O projeto ora apresentado tem por objetivo investigar formas de apropriação pedagógica do PROUCA em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações curriculares durante os processos de ensino e de aprendizagem e, com base neste diagnóstico fomentar e gerar mudanças curriculares e aprendizagens colaborativas entre as escolas envolvidas no estudo. O desenvolvimento dos trabalhos será organizado em duas fases: a primeira destina-se ao levantamento e análise das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula decorrentes da implantação do PROUCA nas escolas públicas, de ensino básico, no estado de Santa Catarina. Nesta etapa, objetivamos investigar em que medida possíveis inovações curriculares, especialmente vinculadas aos processos de seleção, organização, difusão e socialização do conhecimento escolar, podem ser identificadas no cotidiano das salas de aula das doze escolas em que o PROUCA foi implantado. Em seguida, a partir de critérios definidos no corpo do projeto, selecionaremos quatro escolas para a constituição de uma rede colaborativa de ?boas práticas? docentes, a qual servirá para a troca de experiências entre os pesquisadores, educadores e alunos das escolas selecionadas. Dentre os resultados esperados, destacamos o fomento a inovações curriculares no ensino básico, a proposição de metodologias alternativas para melhor aproveitamento do PROUCA, a construção de uma comunidade online de aprendizagem colaborativa entre as escolas investigadas, a produção de seminários temáticos, bem como, a disseminação de resultados parciais e finais através de produções em diferentes formatos e apresentação em eventos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Gestão e Práticas Pedagógicas no âmbito do Programa UCA: Desafios e estratégias à consolidação de uma política para a educação básica
Descrição: O Programa Um Computador por Aluno ? UCA, que se encontra em sua fase piloto, em implantação em 300 escolas públicas brasileiras, oportuniza a inserção dos laptops educacionais nas práticas pedagógicas. A complexidade desse processo de inserção requer que uma equipe de pesquisadores, oriundos de diferentes instituições de ensino superior, investigue os desafios e as estratégias que possibilitam a sua consolidação nas escolas públicas de educação básica dos estados de Santa Catarina e da Bahia, com ênfase na gestão e nas práticas pedagógicas. Para tanto, esta pesquisa, que tem como fonte de inspiração a etnopesquisa crítica, será desenvolvida nas escolas participantes do piloto do Programa UCA em SC e na BA, a partir de três focos investigativos: a articulação entre os gestores do Programa (nas 21 escolas envolvidas); as práticas pedagógicas instauradas nas escolas a partir da inserção dos laptops (estudo de caso em 4 escolas: 2 em SC e 2 na BA); e apoio à criação de uma Rede Colaborativa de Aprendizagem entre os participantes da pesquisa (nas 4 escolas participantes do estudo de caso). A partir dela, procuraremos elaborar subsídios para redefinição e/ou ampliação dos programas e projetos de inserção das tecnologias na educação, assim como contribuir para as ações pertinentes à construção e desenvolvimento de políticas públicas que visem a oferta de uma educação pública e de qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Valdeci Reis - Integrante / Elisa Maria Quartiero - Coordenador / Monica Fantin - Integrante / Maria Helena Silveira Bonilla - Integrante / Nelson De Luca Pretto - Integrante.Financiador(es): CNPq - conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
A inserção Profissional dos Egressos do Projovem Trabalhador
Descrição: Por meio do presente projeto de pesquisa pretendemos analisar as trajetórias de inserção profissional dos jovens egressos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM integrado- modalidade Projovem Trabalhador). Esse programa, vinculado ao governo federal, tem como objetivo a criação de oportunidades para a juventude brasileira, entre 15 e 29 anos, que vive em situação de vulnerabilidade social, buscando promover sua qualificação profissional. Considerando o cenário da atual crise do trabalho, sobretudo do desemprego prolongado e da disseminação das formas recentes de precarização do trabalho, a pesquisa buscará desvendar as trajetórias profissionais dos jovens que freqüentaram esse Programa em duas cidades de Santa Catarina, buscando refletir sobre os sentidos que os próprios jovens atribuem às suas trajetórias de inserção profissional após terem participado do PROJOVEM. Partimos do entendimento de que a apreensão dessa problemática impõe a necessidade de ir além da relação imediata de causa e efeito provocada por uma ação imediata (os programas de inclusão social e profissional) e os resultados alcançados (integração social de jovens com baixa escolaridade e em situação de risco social). Neste sentido, é preciso considerar o próprio sujeito da ação em questão, dando visibilidade aos seus propósitos, sentimentos, satisfações e questionamentos. A população alvo da pesquisa serão jovens egressos do PROJOVEM recrutados nas diversas instituições (públicas ou privadas) das duas cidades. Trata-se de um estudo a partir de uma abordagem quantitativa (análise do perfil socioprofissional dos jovens) e qualitativa, tendo como coleta de dados entrevista com os jovens egressos e análise documental do PROJOVEM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Tekoá: Turismo de Base Comunitária na Ilha de Santa Catarina
Descrição: O projeto tem por objetivo geral desenvolver atividades relacionadas ao potencial cultural dos bairros insulares Campeche e José Mendes. Seus objetivos específicos devem dar conta da continuidade do trabalho desenvolvido em 2017 no Campeche e da ampliação deste trabalho para o José Mendes. Um dos resultados obtidos pela equipe em 2017 foi a solicitação do Registro da Pesca artesanal da Tainha no Campeche como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, que deverá ser desenvolvido em 2018 por meio de cooperação técnica entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o IFSC; desta forma, o trabalho em 2018 consolidará as ações de extensão no Bairro, necessárias ao Registro, bem como a pesquisa sobre a cultura local, parcialmente desenvolvida anteriormente . No José Mendes, as ações deverão evidenciar os aspectos culturais do Bairro, tendo por fio condutor a cerâmica de referência cultural dos artesãos locais. Tendo por perspectiva as diretrizes do Turismo de Base Comunitária, deverá envolver a comunidade por meio de parceiros como associações de moradores e associações profissionais, escolas e agências de turismo que tenham a cultura local como foco. Na relação com o ensino, o trabalho prevê a participação dos alunos das turmas de Guia de Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente, especialmente na Unidade Curricular de Patrimônio Cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2018
Formação de Comunicadores Populares: desafios e estratégias para consolidação de uma cidade educomunicativa
Descrição: O presente projeto tem por objetivo atuar com duas linhas de intervenção: 1) oferecer oficinas de educomunicação em duas escolas rede estadual de Santa Catarina, priorizando as unidades mal avaliadas pelo IDEB e localizadas próximos as comunidades em situação de vulnerabilidade social e risco. Tal proposta classifica-se como um mecanismo que propiciará a introdução das tecnologias da comunicação na educação, o trabalho interdisciplinar, a produção textual, o aprimoramento da competência linguística e a oportunidade de reflexão sobre as mídias. O projeto permitirá que o Câmpus Florianópolis-Continente potencialize sua comunicação com o município de Florianópolis, além de permitir uma maior integração de toda comunidade acadêmica. A proposta inclui ainda a consciência frente à produção de mensagens pelos veículos de comunicação tradicional e o posicionamento perante um mundo fortemente editado pelo complexo industrial de produção simbólica. A perspectiva educomunicativa pressupõe uma transformação radical nos processos de aprendizagem, a renovação dos meios de aquisição do conhecimento, uma nova postura diante da vida pública e da cidadania. A segunda linha de intervenção desse projeto trata-se da continuidade da produção do Programa de Rádio Educação em Debate, programa que já é apresentado na emissora 98,3 Campeche FM toda quarta feira das 10:00 às 12:00 com reprise as segundas feiras das 20:00 às 22:00 e divulga as ações do Instituto Federal de Santa Catarina, bem como discute pautas relacionadas a ciência, educação, cultura e tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Desenvolvendo ecossistemas educomunicativos em escolas públicas mal avaliadas pelo IDEB: Desafios e estratégias para a consolidação de uma política pública para a educação básica
Descrição: O presente projeto tem por objetivo atuar com duas linhas de intervenção: 1) oferecer oficinas de educomunicação nas escolas da rede municipal de Florianópolis, priorizando as unidades mal avaliadas pelo IDEB e localizadas próximos as comunidades em situação de vulnerabilidade social e risco. Tal proposta classifica-se como um mecanismo que propiciará a introdução das tecnologias da comunicação na educação, o trabalho interdisciplinar, a produção textual, o aprimoramento da competência linguística e a oportunidade de reflexão sobre as mídias. O projeto permitirá que o Câmpus Florianópolis-Continente potencialize sua comunicação com o município de Florianópolis, além de permitir uma maior integração de toda comunidade acadêmica. A proposta inclui ainda a consciência frente à produção de mensagens pelos veículos de comunicação tradicional e o posicionamento perante um mundo fortemente editado pelo complexo industrial de produção simbólica. A perspectiva educomunicativa pressupõe uma transformação radical nos processos de aprendizagem, a renovação dos meios de aquisição do conhecimento, uma nova postura diante da vida pública e da cidadania. A segunda linha de intervenção desse projeto trata-se da continuidade da produção do Programa de Rádio Educação em Debate, programa que é apresentado há 18 meses na emissora 98,3 FM e divulga as ações do Instituto Federal de Santa Catarina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
4ª Jornada de Linguagem da FAED - 2014
Descrição: O evento intitulado 4ª Jornada da Linguagem da FAED - 2014, coordenado pela Profª Dra. Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, tem por objetivos: apresentar e discutir resultados de estudos e pesquisas relacionadas ao ensino da língua oral, escrita e audiovisual no cotidiano escolar, contribuindo significativamente para a formação continuada de professores das escolas catarinenses, especificamente aos que atuam na educação infantil, no ensino fundamental e segmentos de EJA (Educação de Jovens e Adultos), da região da Grande Florianópolis; subsidiar teórica e metodologicamente o professor; oferecer aos educadores que atuam nas instituições de educação infantil e ensino fundamental tempos e espaços que possibilitem a discussão e revisão de seus pressupostos teórico-metodológicos, contribuindo para sua permanente formação profissional e pessoal. O evento é parte do Programa de Extensão ?Linguagem, Infancia e Formação Docente? que envolve mais duas ações: a) Projeto Grupo de Estudos PROLINGUAGEM; b) Projeto 'A Literatura no Leito Hospitalar'..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Valdeci Reis - Integrante / Geysa Spitz Alcoforado de Abreu - Coordenador.
2014 - 2015
Nas ondas do conhecimento: Desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa
Descrição: O presente projeto tem por objetivo trabalhar com duas linhas de intervenção: 1) potencializar a programação da Rádio IFSC Câmpus Gaspar; 2) oferecer oficinas de educomunicação nas escolas da rede municipal de Gaspar, classificando-a como um mecanismo que propiciará a introdução das tecnologias da comunicação na educação, o trabalho interdisciplinar, a produção textual, o aprimoramento da competência linguística e a oportunidade de reflexão sobre as mídias. O projeto permitirá que o Câmpus Gaspar potencialize sua comunicação com a sociedade do Vale do Itajaí, além de permitir uma maior integração de toda comunidade acadêmica. A proposta inclui ainda a consciência frente à produção de mensagens pelos veículos de comunicação tradicional e o posicionamento perante um mundo fortemente editado pelo complexo industrial de produção simbólica. A perspectiva educomunicativa pressupõe uma transformação radical nos processos de aprendizagem, a renovação dos meios de aquisição do conhecimento, uma nova postura diante da vida pública e da cidadania.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Web Rádio IFSC: uma proposta educativa para difundir ciência, tecnologia, inovação e cultura
Descrição: Em função do reconhecimento de estudiosos da área de Mídias em Educação quanto a importância da inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos educativos, o presente projeto propõem a implantação de uma Web Rádio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Gaspar, classificando-a como um mecanismo que propiciará além da introdução das tecnologias da comunicação e da educação, o trabalho interdisciplinar, a produção textual, o aprimoramento da competência linguística e a oportunidade de reflexão daquele que produzirá o que será informado, envolvendo ainda o trabalho em equipe e o domínio a linguagem oral e escrita, em seus variados gêneros textuais. A Web Rádio permitirá que o Câmpus potencialize sua comunicação com a sociedade gasparense, além de permitir uma maior integração de toda comunidade acadêmica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Valdeci Reis - Coordenador / Ana Karina Correa - Integrante / Alaim Souza Neto - Integrante / ANA PAULA KUCZMYNDA DA SILVEIRA - Integrante / FABIANO MANOEL STEINHAGEM - Integrante / JULIANA SILVY KOGURE - Integrante / Sandra Elisa Mioso - Integrante / Andressa Beatriz Gotzinger - Integrante / Gabriele Mendes Silva - Integrante / a Conceição Coppete - Integrante / Vanessa Batista - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2014 - 2014
Literatura, letramento e comunicação - diálogo sem fronteiras
Descrição: Este projeto de extensão constitui um projeto guarda-chuva, ao qual se vinculam outros projetos, todos atrelados a questão do letramento e da cultura. O projeto se destina principalmente a promover a elaboração, edição, publicação e divulgação do Jornal Literário Papéis Avulsos (em versão impressa e digital através de seu blog). O jornal é elaborado de forma colaborativa por uma equipe editorial composta pelos alunos dos cursos integrados do câmpus Gaspar, a partir de textos produzidos por esses mesmos alunos, bem como pelos demais alunos dos cursos integrados - nas diversas atividades de produção de textos que permeiam as aulas de língua portuguesa e nas atividades da Oficina da Palavra (oficina realizada semanalmente com os alunos que apresentam dificuldades na produção de textos) - e em oficinas realizadas com as alunas do Programa Mulheres Mil. Além disso, os alunos dos diversos cursos do câmpus, de outros câmpus do IFSC e de outras instituições de ensino vinculadas ao projeto podem contribuir com textos diversos, contanto que apresentem cunho literário. Ao projeto ainda se vinculam, as Oficinas de declamação de poesias e o ' Papo com o autor', ambas atividades realizadas com os alunos do câmpus Gaspar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Melhor Trabalho de Extensão apresentado no SEPEI 2016, Instituto Federal de Santa Catarina.
2014
Melhor trabalho científico apresentado no SEPEI 2014, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.
2014
Menção Honrosa - Melhor trabalho científico na área "Educação", Universidade do Estado de Santa Catarina.
2013
Mérito de Comprometimento com a Educação Catarinense, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:8
Total de citações:13
REIS, V.  Data: 12/01/2019

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Reis, V.2018 Reis, V.; MENDES, G.M.L . O registro do etnógrafo: reflexões sobre a prática etnográfica educacional. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 26, p. 164-183, 2018.

2.
Reis, V.2018Reis, V.; MENDES, G.M.L . DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 1, p. 297-316, 2018.

3.
Reis, V.2018Reis, V.; SARTORI, A. S. . EDUCAÇÃO PÚBLICA EM RISCO: descontinuidades, golpes e resistência. Revista Espaço do Currículo, v. 1, p. 59-70, 2018.

4.
Reis, V.2018Reis, V.; LINO, F. S. ; SARTORI, A. S. . As ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadania. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 5, p. 180-196, 2018.

5.
Reis, V.2018Reis, V.; MOLINA, L. R. ; GELSLEICHTER, M. . AVANÇO DA AGENDA NEOLIBERAL: confrontos e resistência na implantação das Organizações Sociais em Florianópolis-SC. Revista de Politica Públicas da UFMA, v. 22, p. 641-664, 2018.

6.
4Reis, V.2017Reis, V.; MARTINS, N. N. . Programa de rádio educação em debate: Desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 1, p. 08-15, 2017.

7.
1Reis, V.2017Reis, V.. #Ocupar e resistir: estudantes catarinenses em defesa da escola pública. Argumentos Pró-Educação, v. 2, p. 235-258, 2017.

8.
2Reis, V.2017Reis, V.; GELSLEICHTER, M. ; ALVES, E. . Narrativas juvenis: dilemas, tensões e desafios em torno das novas configurações do mundo do trabalho. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), p. 41-63, 2017.

9.
3Reis, V.2017Reis, V.; SOUZA NETO, A. ; NUNES, G. C. . Práticas pedagógicas educomunicativas: os desafios da escola na era do Big Data. InterSaberes Revista Científica, v. 12, p. 402-414, 2017.

10.
5Reis, V.2015Reis, V.; SILVEIRA, A. P. K. ; WEINGARTNER, I. . Mídia interativa e aprendizagem colaborativa: relatos de uma prática educomunicativa. Revista Caminho Aberto, v. 1, p. 62, 2015.

11.
6PEREIRA, F. C.2014PEREIRA, F. C. ; CARDOSO, G. L. ; Reis, V. . O IMPACTO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS EM SC NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 28-39, 2014.

12.
8LUNARDI-MENDES, Geovana M.2012LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; SOUZA NETO, A. ; Reis, V. . As experiências de professores e alunos com o uso do laptop em escolas públicas do sul do Brasil: inovações curriculares e aprendizagem colaborativa. Visão Global, v. 15, p. 257-268, 2012.

13.
9LUNARDI-MENDES, Geovana M.2012LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; SOUZA NETO, A. ; Reis, V. . As experiências de professores e alunos com o uso do laptop em escolas públicas do sul do Brasil: inovações curriculares e aprendizagem colaborativa. Visão Global - On-Line, v. 15, p. 257-268, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
Reis, V.. Netnografia: registros de uma expedição acadêmica que nasce no ciberespaço. In: Martha Kaschny Borges. (Org.). Educação e Cibercultura. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 30-45.

2.
MENDES, G.M.L ; SOUZA NETO, A. ; Reis, V. . Laptops na sala de aula: os desafios da escola em tempos digitais. In: Raul Inácio Busarello; Patrícia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Sobre educação e tecnologia: conceitos e aprendizagem. 2ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. 1, p. 153-169.

3.
Reis, V.; SARTORI, A. S. . O uso das tecnologias digitais por professores do Ensino Médio: desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa. In: Ismar Soares. (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2017, v. 1, p. 745-759.

4.
Reis, V.. O ofício etnográfico: notas sobre a execução de uma pesquisa qualitativa em educação com abordagem metodológica etnográfica. In: Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Martha Kaschny Borges. (Org.). EMPRÉSTIMO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: O MODELO ?UM COMPUTADOR POR ALUNO? NO BRASIL E NO MUNDO. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 45-69.

5.
SOUZA NETO, A. ; LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; Reis, V. . Laptops na Sala de aula: os desafios da escola em tempos digitais. In: Raul Inacio Busarello, Patrícia Bieging, Vania Ribas. (Org.). Sobre educação e tecnologia: conceitos e aprendizagem. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, v. 1, p. 145-159.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Reis, V.; NUNES, G. C. . Programa de Rádio Educação em Debate: uma experiência educomunicativa na cidade de Florianópolis. In: 6 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2017, Itajai. Anais do SEPEI. Florianópolis: Editora IFSC, 2017. v. 1. p. 1-17.

2.
Reis, V.; SARTORI, A. S. . O uso das tecnologias digitais por professores de Ensino Médio: desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa. In: Global MIL Week, 2016, São Paulo. Global MIL Week 2016. Genebra: UNESCO, 2016. v. 1. p. 1-36.

3.
Reis, V.; LUNARDI-MENDES, Geovana M. . Jovens Conectados: novos desafios para a educação em tempos de ciborguização. In: XIV Congresso Internacional IBERCOM 2015, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Internacional IBERCOM. São Paulo: Editora USP, 2015. v. 1. p. 1-15.

4.
Reis, V.. Rádio IFSC: Desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa. In: IV Colóquio Ibero-Americano de Educomunicação, 2015, Florianópolis. Anais do IV Colóquio Ibero-Americano de Comunicação. Florianópolis: Editora UDESC, 2015. v. 1. p. 75-93.

5.
Reis, V.; SILVEIRA, A. P. K. ; MENDES, G.M.L . O uso da mídia radiofônica na escola: uma proposta para difundir ciência, tecnologia, inovação e cultura. In: 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2014, Rio Branco. Livro eletrônico da SBPC: CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UMA AMAZÔNIA SEM FRONTEIRAS, 2014. v. 1. p. 105-130.

6.
Reis, V.. RÁDIO NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO LINGUÍSTICO. In: Seminário de Estágio da FAED/UDESC 2014, 2014, Florianópolis. Anais do Seminário de Estágio da FAED/UDESC 2014, 2014.

7.
Reis, V.; QUARTIERO, Elisa . Gestão e Práticas Pedagógicas no Âmbito do Programa UCA: desafios e estratégias à consolidação de uma política para a educação básica. In: 24º Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2014, Florianópolis. Anais do 24º SIC UDESC. Florianópolis: UDESC, 2014. v. 1. p. 105-129.

8.
LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; SOUZA NETO, A. ; Reis, V. . Formação de professores para o uso de tecnologias: o que os currículos de graduação no brasil nos dizem?. In: VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE DOCENCIA UNIVERSITARIA Y DE NIVEL SUPERIOR‏, 2014, Rosario. Anais do VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE DOCENCIA UNIVERSITARIA Y DE NIVEL SUPERIOR‏. Rosário: Humanidades y Artes Ediciones, 2014. v. 1. p. 279-299.

9.
Reis, V.; LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; SILVA, G. M. . A inserção das tecnologias digitais no currículo da educação básica: uma análise a partir do Programa Um Computador Por Aluno em Santa Catarina.. In: 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2013, Recife. Livro eletrônico da SBPC: Ciência para um novo Brasil, 2013. v. 1. p. 57-73.

10.
Reis, V.. O papel da orientação educacional frente aos novos desafios da educação. In: Seminário de Estágios da FAED2013/1, 2013, Florianópolis. Anais do Seminário de Estágios da FAED2013/1, 2013.

11.
Reis, V.; Correa, A. K. . RÁDIO NA ESCOLA: GÊNEROS TEXTUAIS, COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA, E INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO. In: Terceira Jornada de Linguagem da UDESC, 2013, Florianópolis. Anais da Terceira Jornada de Linguagem da UDESC. Florianópolis: Editora UDESC, 2013. v. 1. p. 91-96.

12.
Reis, V.; Correa, A. K. ; RIBEIRO, M. P. . RÁDIO ESCOLAR: INOVAÇÕES CURRICULARES E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. In: 9º Congresso EDUCASUL - ENSINO MÉDIO EM FOCO: interfaces com a Educação Integral e Profissional, 2013, Florianópolis. Anais do Educasul, 2013. v. 1. p. 112-137.

13.
LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; SOUZA NETO, A. ; Reis, V. . Laptops na sala de aula: os desafios da escola em tempos digitais. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ? EDUCAÇÃO ? SIRSSE e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCE, 2013, Curitiba. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ? EDUCAÇÃO ? SIRSSE e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCE, 2013.

14.
Reis, V.; SILVA, M. M. . Perspectivas e Possibilidades Juvenis: Análise do Programa Nacional de Jovens (PROJOVEM) em Santa Catarina. In: 23º Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2013, Florianópolis. Anais do 23º SIC UDESC, 2013. v. 1. p. 20-33.

15.
QUARTIERO, Elisa ; Reis, V. ; SILVEIRA, S. L. S. . Os desafios para implantação e consolidação de uma política pública: mapeamento da infraestrutura das escolas do ProUca em Santa Catarina. In: II Seminário do Aulas Conectadas: Inovação Curricular e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Básico, 2013, Florianópolis. Anais do II Seminário do Aulas Conectadas: Inovação Curricular e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Básico. Florianópolis: UDESC, 2013.

16.
SILVEIRA, S. L. S. ; QUARTIERO, Elisa ; Reis, V. . Mobilidade Digital na Escola: os desafios do PROUCA em Santa Catarina. In: 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Anais do 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013. v. 1. p. 234.

17.
Reis, V.. Jovens, Trabalho e Subalternidade: o discurso da empregabilidade em questão. In: XXII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2012, Florianópolis. Memória Científica da FAED, 2012.

18.
Reis, V.; SILVA, M. M. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A JUVENTUDE E A INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA.. In: 64º Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Livro eletrônico da SBPC: Ciência, Cultura e Saberes tradicionais para enfrentar a pobreza, 2012. v. 1. p. 25-39.

19.
Reis, V.; SILVA, M. M. . JUVENTUDE E MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS: A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE JOVENS TRABALHADORES MARCADA PELA SUBALTERNIDADE. In: EDUCASUL 2012, 2012, Florianópolis. Anais dos Trabalhos do EDUCASUL: Juventude, Interfaces e Tecnologia, 2012.

20.
Reis, V.; QUARTIERO, Elisa ; Correa, A. K. . Práticas pedagógicas no âmbito do Programa UCA: as experiências de professores e alunos em uma escola municipal. In: III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade, 2012, São Paulo. Anais do III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade, 2012.

21.
Reis, V.; QUARTIERO, Elisa ; Correa, A. K. . PROGRAMA UCA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS À CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. In: EDUCASUL 2012, 2012, Florianópolis. EducaSul: Juventude, Interfaces e Tecnologias, 2012.

22.
Reis, V.; SILVA, M. M. ; JUNG, P. R. . O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) e a relação com o Ensino Médio: questões em aberto. In: VI Colóquio 'Ensino médio, história e cidadania', 2011, UDESC. Colóquio "Ensino médio, história e cidadania", 2011. v. 1. p. 59.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Reis, V.; SILVA, M. B. . A inserção profissional de jovens egressos de cursos técnicos: Um estudo qualitativo no Câmpus Florianópolis-Continente. In: 6 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2017, Itajai. Anais do SEPEI. Florianópolis: Editora IFSC, 2017. v. 1. p. 1-12.

2.
Reis, V.; RIBEIRO, I. G. . Desenvolvendo ecossistemas educomunicativos em escolas públicas mal avaliadas pelo IDEB: Desafios e estratégias para a consolidação de uma política pública para a educação básica. In: 5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2016, Criciúma. Anais do 5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. Florianópolis: Editora IFSC, 2016. v. 1. p. 1-10.

3.
Reis, V.. Juventude Ciborgue e os desafios da Internet no Brasil. In: XIV Congresso Internacional IBERCOM 2015, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Internacional IBERCOM, 2015. v. 1. p. 1-15.

4.
Reis, V.. Programa Educação em Debate: Difundido a prática educomunicativa no Vale do Itajai. In: Jornada de Mídias, 2015, Florianópolis. Anais da Jornada de Mídias, 2015.

5.
Reis, V.. Jovens Conectados: #NovosDesafiosParaPensarAEducação. In: I Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2015, Porto. Anais do Colbeduca. Florianópolis: Editora UDESC, 2015. v. 1.

6.
Reis, V.; OECHSLER, V. . Análise do uso pedagógico das TICs nas escolas contempladas com o PROUCA em Santa Catarina. In: 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2014, Rio Branco. Livro eletrônico da SBPC: CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UMA AMAZÔNIA SEM FRONTEIRAS, 2014. v. 1. p. 561-579.

7.
Reis, V.; WEINGARTNER, I. ; SOUZA, R. F. . Rádio IFSC: uma proposta educomunicativa para difundir ciência, tecnologia, inovação e cultura. In: 4º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação:, 2014, Gaspar. Desenvolvimento Regional: desafios para a Ciência, Tecnologia e Inovação. Florianópolis: Editora IFSC, 2014. v. 1. p. 432.

Artigos aceitos para publicação
1.
Reis, V.; LINO, F. S. ; SARTORI, A. S. . Expressões e formas de resistência juvenil diante do avanço do conservadorismo. CADERNO ELETRÔNICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2018.

2.
Reis, V.; GELSLEICHTER, M. . Jovens na cena metropolitana de Florianópolis: encantos e desencantos na ilha da magia. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Reis, V.. Rádio IFSC: Desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Reis, V.. Mídias Digitais, Ciberespaço e redes sociais: Novos aspectos para entender a cultura juvenil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Reis, V.. O papel da orientação educacional frente aos novos desafios da educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Reis, V.; SILVA, G. M. ; MENDES, G.M.L . A inserção das tecnologias digitais no currículo da educação básica: uma análise a partir do Programa Um Computador Por Aluno em Santa Catarina.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Reis, V.; Correa, A. K. ; RIBEIRO, M. P. . RÁDIO ESCOLAR: INOVAÇÕES CURRICULARES E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MENDES, G.M.L ; SOUZA NETO, A. ; Reis, V. . Laptops na sala de aula: os desafios da escola em tempos digitais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Reis, V.; SILVA, M. M. . Perspectivas e Possibilidades Juvenis: Análise do Programa Nacional de Jovens (PROJOVEM) em Santa Catarina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Reis, V.; SILVA, M. M. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A JUVENTUDE E A INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Reis, V.; SILVA, M. M. ; NOGARA JR., G. . A INSERÇÃO PROFISSIONAL DA JUVENTUDE NA CRISE DO CAPITALISMO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Reis, V.; SILVA, M. M. ; JUNG, P. R. . A expansão do Ensino Médio e o ProJovem Trabalhador: a díade norteadora das políticas governamentais que proclamam a busca pela aproximação entre o mundo do trabalho e o universo da educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Reis, V.; SILVA, M. M. . Jovens, Trabalho e Subalternidade: o discurso da empregabilidade em questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Reis, V.; SILVA, M. M. . JUVENTUDE E MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS: A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE JOVENS TRABALHADORES MARCADA PELA SUBALTERNIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Reis, V.; QUARTIERO, Elisa ; Correa, A. K. . Práticas pedagógicas no âmbito do Programa UCA: as experiências de professores e alunos em uma escola municipal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; SOUZA NETO, A. ; Reis, V. . Incorporación con sentido pedagógico de TIC en la formación docente de los países del Mercosur. Ciudad Autónoma Buenos Aires: Teseo, 2014 (Publicação Técnica Científica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Reis, V.. Assessoria em Relações Interinstitucionais na 3ª Jornada de Linguagem da FAED/UDESC. 2013.

2.
Reis, V.; MENDES, G.M.L ; SOUZA NETO, A. ; DUSSEL, D. . 'O Uso Pedagógico das TIC na Formação de Professores no Brasil' - Elaboração de Informe para OEI. 2013.. 2013.

3.
Reis, V.. Consultor Técnico do Centro de Referência de Assistência Social de Canelinha - SC. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
Reis, V.; ROSA, A. L. T. ; WEINGARTNER, I. . Programa de Rádio Educação em Debate. 2015.

2.
Reis, V.. A prática educomunicativa no IFSC Gaspar. 2015.

3.
Reis, V.. Programa de TV. 2014.

4.
Reis, V.; SOUZA, R. F. ; WEINGARTNER, I. . Web Rádio IFSC. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Reis, V.; CAMARGO, V. X. . Homofobia no Esporte. 2015.

2.
Reis, V.. Exame Nacional do Ensino Médio. 2015.

3.
Reis, V.; SCHNEIDER, M. C. K. . Políticas Pública para Educação Profissional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Reis, V.; FURLANI, J. . Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina. 2015.

5.
Reis, V.; REIS, A. M. D. . 30 anos de redemocratização no Brasil. 2015.

6.
Reis, V.; DIAS, J. . Educação e Infância. 2015.

7.
Reis, V.; SOUZA, R. F. . Educação em Debate. 2014.

8.
Reis, V.; BAZZO, J. L. S. . Os desafios da alfabetização e do letramento na contemporaneidade. 2014.

9.
Reis, V.. 50 anos da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina: Análise e perspectiva. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
Reis, V.. Jubileu de Ouro da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
Reis, V.. Qual o desafio da próxima Prefeita ou Prefeito de Florianópolis na área de Educação?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
Reis, V.; ASTOLPHO, F. M. . Educação Sexual em Debate. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Reis, V.; Correa, A. K. . Educomunicação e Linguagens: abordando os gêneros textuais e a competência linguística nas séries iniciais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Reis, V.; Correa, A. K. . Rádio na Escola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MENDES, G.M.L ; Reis, V. ; SOUZA NETO, A. . Anais do II Seminário do Aulas Conectadas: Inovação Curricular e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Básico. 2013. (Editoração/Anais).

4.
Reis, V.. O papel da orientação educacional frente aos novos desafios da educação. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
Reis, V.. Terceira Jornada de Linguagem da FAED/UDESC. 2013. (Extensão Universitária).

6.
Reis, V.. II Colóquio Paulo Freire. 2013. (Extensão Universitária).

7.
Reis, V.. II Jornada da Linguagem da FAED. 2012. (Extensão Universitária).

8.
Reis, V.. I Colóquio Paulo Freire: Estudos Freireanos. 2012. (Extensão Universitária).

9.
Reis, V.; SILVA, M. M. . As políticas públicas para a juventude e a inserção no mundo do trabalho: reflexões de um discurso antagônico. 2011. (Relatório final de pesquisa científica).

10.
Reis, V.. I Jornada da Linguagem da FAED. 2011. (Programa de Extensão Universitária PROLINGUAGEM).

11.
Reis, V.. Liderança e Comunicação Eficaz. 2007. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Reis, V.; BASSO, C.; SILVA, J. M.. Participação em banca de Suzany Aparecida dos Santos. Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva através do letramento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação para a Diversidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

2.
Reis, V.; SILVA, J. M.; CORDOVA, T.. Participação em banca de Jucinei Maria Estevam. Legislação e políticas públicas na educação de jovens e adultos EJA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação para a Diversidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Internacional da Rede Unida. 2018. (Congresso).

2.
38a Reunião Nacional da ANPEd. 2017. (Congresso).

3.
6 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC.Programa de Rádio Educação em Debate: uma experiência educomunicativa na cidade de Florianópolis. 2017. (Seminário).

4.
XVIII Seminário Internacional Ética na Gestão. 2017. (Seminário).

5.
5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC.Desenvolvendo ecossistemas educomunicativos em escolas públicas mal avaliadas pelo IDEB: Desafios e estratégias para a consolidação de uma política pública para a educação básica. 2016. (Seminário).

6.
Global MIL Week 2016. O uso das tecnologias digitais por Professores de Ensino Médio: Desafios e estratégias para consolidação de uma prática pedagógica educomunicativa. 2016. (Congresso).

7.
I Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ColBEduca. Educação e Tecnologias Digitais. 2015. (Congresso).

8.
IV Colóquio Ibero-Americano de Educomunicação. Rádio IFSC: Desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa. 2015. (Congresso).

9.
4º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação.Rádio IFSC: uma proposta educomunicativa para difundir ciência, tecnologia, inovação e cultura. 2014. (Seminário).

10.
Fórum Mundial de Educação: Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias. 2014. (Congresso).

11.
III Seminário de Estágio das Licenciaturas do IFSC. 2014. (Seminário).

12.
X ANPED Sul ? Reunião Científica da ANPED - A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências. 2014. (Congresso).

13.
XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2014. (Congresso).

14.
23º Seminário de Iniciação Científica da UDESC.Perspectivas e Possibilidades Juvenis: Análise do Programa Nacional de Jovens (PROJOVEM) em Santa Catarina. 2013. (Seminário).

15.
3ª Jornada de Linguagem da FAED/UDESC.. Rádio na Escola. 2013. (Congresso).

16.
65ª Reunião Anual da SBPC. A inserção das tecnologias digitais no currículo da educação básica: uma análise a partir do Programa Um Computador Por Aluno em Santa Catarina.. 2013. (Congresso).

17.
9º Congresso EDUCASUL - ENSINO MÉDIO EM FOCO: interfaces com a Educação Integral e Profissional,. RÁDIO ESCOLAR: INOVAÇÕES CURRICULARES E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. 2013. (Congresso).

18.
COEB - Congresso da Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem. 2013. (Congresso).

19.
II Colóquio Paulo Freire. 2013. (Simpósio).

20.
III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Congresso).

21.
II Seminário do Aulas Conectadas: Inovação Curricular e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Básico.Os desafios para implantação e consolidação de uma política pública: mapeamento da infraestrutura das escolas do ProUca em Santa Catarina. 2013. (Seminário).

22.
Seminário de Estágios da FAED 2013/1.O papel da orientação educacional frente aos novos desafios da educação. 2013. (Seminário).

23.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ? EDUCAÇÃO ? SIRSSE e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Laptops na sala de aula: os desafios da escola em tempos digitais. 2013. (Congresso).

24.
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC: Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza. AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A JUVENTUDE E A INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA.. 2012. (Congresso).

25.
EDUCASUL. Juventude e Movimentos Migratórios: A trajetória profissional marcada pela subalternidade. 2012. (Congresso).

26.
I Colóquio Paulo Freire: Estudos Freirianos. 2012. (Congresso).

27.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: Democratização, Emancipação e Sustentabilidade. A INSERÇÃO PROFISSIONAL DA JUVENTUDE NA CRISE DO CAPITALISMO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA.. 2012. (Congresso).

28.
II Jornada da Linguagem da FAED/UDESC. 2012. (Seminário).

29.
I Seminário Aulas Conectadas: Em Busca de Mudanças Curriculares. 2012. (Seminário).

30.
IV Encontro Estadual do ProUCA/SC - Socialização do Projeto Socioeducativo nas Escolas UCA de Santa Catarina. 2012. (Seminário).

31.
IV Seminário de Pesquisa em Mídia-Educação. 2012. (Seminário).

32.
Semana da Pedagogia, "Pedagogia: qual formação, qual conhecimento?. 2012. (Seminário).

33.
VII Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania.A expansão do Ensino Médio e o ProJovem Trabalhador: a díade norteadora das políticas governamentais que proclamam a busca pela aproximação entre o mundo do trabalho e o universo da educação. 2012. (Simpósio).

34.
II Seminário "Comunicação, trabalho e educação: perspectivas teórico-metodológicas. 2011. (Seminário).

35.
I Jornada da Linguagem da FAED. 2011. (Simpósio).

36.
Semana da Pedagogia - Percursos e Saberes em Perspectivas. 2011. (Simpósio).

37.
VIº Coloquio "Ensino médio, história e cidadania".O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) e a relação com o Ensino Médio: questões em aberto. 2011. (Seminário).

38.
Produção Textual para crianças. 2010. (Oficina).

39.
Projeto PRAPEG "Entre Temas - Pedagogia em ação". 2010. (Simpósio).

40.
IV Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais. 2007. (Congresso).

41.
IV SEMINARIO DA ADMINISTRAÇÃO EMPRSARIAL. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; Reis, V. . X Anped Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2014. (Congresso).

2.
Reis, V.. 4º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC - SEPEI. 2014. (Congresso).

3.
QUARTIERO, Elisa ; Reis, V. . XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2014. (Congresso).

4.
MENDES, G.M.L ; Reis, V. ; SOUZA NETO, A. ; SILVA, G. M. . II Seminário do Aulas Conectadas: Inovação Curricular e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Básico. 2013. (Congresso).

5.
KOCH, Z. ; Reis, V. . Semana Acadêmica de Pedagogia: Qual currículo? Qual formação?. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Carlotta Perri Ganzo. Formação de Comunicadores Populares: desafios e estratégias para consolidação de uma cidade educomunicativa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

2.
Elias de Oliveira Marx. Uma proposta educomunicativa em Florianópolis. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Gastronomia) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

3.
ISAAC GARCIA RIBEIRO. Programa de Rádio Educação em Debate: Desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Hotelaria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

4.
Maristela Borges da Silva. A inserção profissional dos jovens egressos de Cursos Técnicos do IFSC: Um estudo qualitativo em dois municípios catarinenses. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Turismo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

5.
Valquíria Ferreira. Formação de Comunicadores Populares: desafios e estratégias para consolidação de uma cidade educomunicativa. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Hotelaria) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

6.
Amábili Luiza Teixeira da Rosa. Nas ondas da comunicação: desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

7.
Thiago Nauck Silva. Panorama da Mídia Alternativa no Brasil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Hotelaria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

8.
Lucas Xavier Neves. Mídia Alternativa em Florianópolis. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

9.
Samuel Cordeiro Pageno. Análise do Rock no Brasil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

10.
Murilo Veloso Priori. Análise de práticas pedagógicas educomunicativa em escolas públicas da região de Blumenau. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

11.
Leonardo Nascimento. Análise das Mídias alternativas em Santa Catarina. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

12.
ISRAEL WEINGARTNER. Panorama das Rádios educativas no Brasil. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.

13.
Rose Fernandes de Souza. Análise das Mídias alternativas na América Latina. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Valdeci Reis.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Reis, V.. Liderança e Comunicação Eficaz. 2007. .

2.
Reis, V.; Correa, A. K. . Rádio na Escola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Atuou por dois anos e sete meses como Secretário Municipal de Assistência Social no município de Canelinha (2005-2007).



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