Raquel Fregadolli Cerqueira Reis Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0835212897628023
  • Última atualização do currículo em 08/01/2018


Letras (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Fregadolli Cerqueira Reis Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, R. F. C.R.;REIS-GONÇALVES, R. F. C;REIS, R. F. C.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: (BIO)POLÍTICA, CIDADANIA E LETRAMENTO: A FAMILIARIDADE DO INDÍGENA COM A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA,
Orientador: Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso.
Palavras-chave: Biopolítica; Cidadania; Proficiência em língua portuguesa; Vestibular Indígena.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: CIDADANIA, INCLUSÃO E BIOPOLÍTICA: A IDENTIDADE LINGUÍSTICA EM CONTRADIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DOS POVOS INDÍGENAS NO PARANÁ,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Biopolítica; Cidadania; Vestibular Indígena; Identidade Linguística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2009
Graduação em Letras Portugues/Ingles.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Mulher Negra e Pobreza Política: discursos iconográficos sobre a exclusão no Brasil.
Orientador: Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso.




Atuação Profissional



União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Revisora de texto, Carga horária: 20


INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Tutora e Orientadora de METEP e TCC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina de Semântica e Pragmática e de Sociolinguística para o curso de Letras com habilitação em Libras. Professora da disciplina de Direitos Culturais das Minorias da Pós-graduação em Educação no Campo, Quilombola e Indígena



Outros Projetos


2014 - 2014
Capitalismo, sociedade de consumo e subjetividade: quem é o profissional da pós-modernidade
Descrição: Coordenou projeto de ensino.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Raquel Fregadolli Cerqueira Reis Gonçalves - Coordenador / Aline Almeida Inhoti - Integrante.Financiador(es): União de Faculdades Metropolitanas de Maringá - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Nome de turma, Faculdade Eficaz.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TASSO, ISMARA2014TASSO, ISMARA ; REIS-GONÇALVES, R. F. C . A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE NO VESTIBULAR INDÍGENA: DIFERENÇA, DESIGUALDADE E DIVERSIDADE.. Muitas Vozes, v. 3, p. 69-86, 2014.

2.
GONÇALVES, R. F. C.R.2012GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas. Estudos da Língua(gem) (Online), v. 10, p. 125-143, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, J. G. S. ; REIS, R. F. C. . Políticas Públicas para a Educação. 1. ed. Umuarama: Unipar, 2015. 71p .

2.
GONÇALVES, R. F. C.R.; CAMPOS, J. G. S. . Gênero e Ensino. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2014. v. 1. 1-91p .

Capítulos de livros publicados
1.
TASSO ; JUNG, N. ; GONÇALVES, R. F. C.R. . PRÁTICAS DISCURSIVAS E ACONTECIMENTO: LETRAMENTO E PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA NO VESTIBULAR PARA OS POVOS INDÍGENAS NO PARANÁ. In: Ismara Tasso e Érica Silva. (Org.). LINGUA(GENS) EM DISCURSO: A FORMAÇÃO DOS OBJETOS. 1ed.Campinas: Ponte Editores, 2014, v. 1, p. 1-329.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, R. F. C.R.; OLIVEIRA, M.F. de . IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A REPRESENTAÇÃO VISUAL DA CRIANÇA INDÍGENA NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. In: I CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS e IV CELLI - COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICO E LITERÁRIOS, 2010, Maringá. Anais do I CIELI e VI CELLI, 2010.

2.
GONÇALVES, R. F. C.R.; OLIVEIRA, M.F. de . IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A REPRESENTAÇÃO VISUAL DA CRIANÇA INDÍGENA NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. In: I CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS e IV CELLI - COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2010, Maringá. Anais do I Cielli, 2010.

3.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Retratos da exclusão social no Brasil na perspectiva de Sebastião Salgado. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Clichetec Gráfica e Editora, 2008. p. 2674-2681.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Mulher negra e pobreza política: discursos iconográficos sobre a exclusão social no Brasil. In: XVIII Encontro Anual de Inciação Científica, 2009, Londrina. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO, ISMARA . LETRAMENTO ESCOLAR E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO MULTILÍNGUE: EDUCAÇÃO INDÍGENA DO PARANÁ. In: 4º Encontro da Rede Sul Letras, 2016, Palhoça. 4º Sul Letras Caderno de Resumos. Palhoça: Unisul, 2016. v. 4. p. 179-179.

2.
GONÇALVES, R. F. C.R.. LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO ESCOLAR E CIDADANIA: O MONOLINGUISMO COMO TECNOLOGIA/DISPOSITIVO DE SEGURANÇA. In: 4ª CIELLI - Colóqui Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Cadernos de Resumos 4º CIELLI. Maringá: UEM, 2016. v. 4. p. 137-137.

3.
GONÇALVES, R. F. C.R.. DIVERSIDADE CULTURAL, BIOPOLÍTICA E LETRAMENTO ESCOLAR: REGIMES DE (IN)VISIBILIDADES NO VESTIBULAR PARA OS POVOS INDÍGENAS NO PARANÁ. In: X Seminário de Estudos sobre a Linguagem e Significação e XI Simpósio de Leitura da UEL, 2016, Londrina. Cadernos de Resumos: X Seminário de Estudos sobre a Linguagem e Significação e XI Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: UEL, 2016. v. 10. p. 189-189.

4.
GONÇALVES, R. F. C.R.; SILVA, E. D. . Ensino de língua Portuguesa e(m) análise do discurso: reflexões (introdutórias) sobre metodologia e prática. In: II Congresso das Licenciaturas, 2016, Apucarana. II Congresso das Licenciaturas: educação em transform(ação): licenciaturas pra quê?. Apucarana: Unespar, 2016. v. 2. p. 189-189.

5.
GONÇALVES, R. F. C.R.. LETRAMENTO ESCOLAR EM REDAÇÕES DO VESTIBULAR INDÍGENA: ARTICULAÇÃO ENTRE O SOCIAL E O POLÍTICO. In: III Jornada internacional de Estudos do Discurso e II Encontro Internacional de Imagem em Discurso, 2015, Maringá. Outras arqueologias: arte, política e sexualidade. Maringá, 2015. v. 3. p. 1-161.

6.
GONÇALVES, R. F. C.R.. Letramento escolar em avaliação: processo de subjetivação no vestibular indígena. In: I Congresso Internacional de Estudos da Linguagem e VIII Ciclo de Estudos em linguagem, 2015, Ponta Grossa. Anais do I Congresso Internacional de Estudos da Linguagem e VIII Ciclo de Estudos em linguagem. Ponta Grossa, 2015. v. 1. p. 1-177.

7.
GONÇALVES, R. F. C.R.. 8*Subjetivação e cidadania: a construção da identidade linguística em redações do "X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná". In: 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos em Discurso - 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá. Anais 2ª Jied e 1ª Eiid 8. Maringá: Site do Evento, 2012. v. 2.

8.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DE DISCIPLINA E SEGURANÇA: UM PERCURSO SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS LÍNGUAS OFICIAL E MINORITÁRIAS. In: III CONALI - CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO, 2011, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011. p. 25-26.

9.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . GOVERNAMENTALIDADE E CIDADANIA: CONFLITOS E CONTRADIÇÕES NO ENSINO BILÍNGUE EM ESCOLAS INDÍGENAS NACIONAIS. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE TEXTO E DISCURSO, 2011, Assis. Caderno de Resumos, 2011.

10.
GONÇALVES, R. F. C.R.. NACIONALIDADE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA EM ESCOLAS INDÍGENAS. In: VII SELISIGNO e VIII SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2010, Londrina. Anais do VII SELISIGNO e VIII SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2010.

11.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Discursos iconográficos e infográficos sobre a mulher negra e pobreza política no Brasil. In: XIX Seminário do Centro de Estudo Linguísticos e Literários do Paraná, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel: EDUNIOESTE, 2009. p. 240-241.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . GOVERNAMENTALIDADE E CIDADANIA: CONFLITOS E CONTRADIÇÕES NO ENSINO BILÍNGUE EM ESCOLAS NACIONAIS INDÍGENAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GONÇALVES, R. F. C.R.. INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DE DISCIPLINA E SEGURANÇA: UM PERCURSO SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS LÍNGUAS OFICIAL E MINORITÁRIAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GONÇALVES, R. F. C.R.; OLIVEIRA, M.F. de . IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A REPRESENTAÇÃO VISUAL DA CRIANÇA INDÍGENA NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GONÇALVES, R. F. C.R.. NACIONALIDADE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA EM ESCOLAS INDÍGENAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Mulher negra e pobreza política: discursos iconográficos sobre a exclusão social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Mulher negra e pobreza política na iconografia: práticas discursivas de exclusão no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Retratos da exclusão social no Brasil na perspectiva de Sebastião Salgado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Terra: Memória iconográfica da criança brasileira marginalizada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . O discurso fotográfico em perspectiva: um olhar sobre a inclusão social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . A pessoa e o pensamento de Foucault: a construção do foucaultismo. Maringá 2012 (Resenha).


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, R. F. C.R.; CAMPOS, J. G. S. . REPRESENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA ARTE E NA MÍDIA: OLHARES FOUCAULTIANOS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TASSO ; CAMPOS, J. G. S. ; GONÇALVES, R. F. C.R. ; VITORIANO, L. ; RODRIGUES, I. C. . Oficina de leitura e produção textual: monitorias para indígena. 2014. .

3.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Mulher negra e pobreza política: discursos iconográficos sobre a exclusão social no Brasil. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO . Terra: Memória iconográfica da criança brasileira marginalizada. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, N. A. F.; REIS-GONÇALVES, R. F. C. Banca de Avaliação de Redação do Processo de Avaliação Seriada PAS. 2017.

2.
TASSO; INHOTI, A. A.; RODRIGUES, I. C.; VITORIANO, L.; CAMPOS, J. G. S.; GONÇALVES, R. F. C.R.. Banca de avaliação da Prova Oral do XVI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. 2016.

3.
GONÇALVES, R. F. C.R.; TASSO. Banca de Avaliação da Prova de Redação do XVI Vestibular para os Povos Indígenas no Paraná. 2016. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
GONÇALVES, R. F. C.R.. Banca de Avaliação da prova do Processo de Avaliação Seriada PAS. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

5.
GONÇALVES, R. F. C.R.. Banca de Avaliação da prova de redação do Vestibular de Inverno UEM. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

6.
GONÇALVES, R. F. C.R.. XIV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
TASSO; GONÇALVES, R. F. C.R.. XIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. 2013. Univeridade Estadual do Norte do Paraná.

8.
GONÇALVES, R. F. C.R.. Redação do Processo de Avaliação Seriada PAS. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

9.
GONÇALVES, R. F. C.R.. X VESTIBULAR DOS POVOS INDÍGENAS DO PARANÁ. 2010. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO ESCOLAR E CIDADANIA: O MONOLINGUISMO COMO TECNOLOGIA/DISPOSITIVO DE SEGURANÇA. 2016. (Outra).

2.
4º Encontro da Rede Sul Letras: Formação de redes de pesquisa.LETRAMENTO ESCOLAR E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO MULTILÍNGUE: EDUCAÇÃO INDÍGENA DO PARANÁ. 2016. (Encontro).

3.
II COLI - Congresso de Licenciatura. Ensino de língua Portuguesa e(m) análise do discurso: reflexões (introdutórias) sobre metodologia e prática. 2016. (Congresso).

4.
X Selisigno e XI Simpósio de Leitura da UEL.Diversidade cultural, biopolítica e letramento escolar: regimes de (in)visibilidades no Vestibular para os Povos Indígenas no Paraná. 2016. (Seminário).

5.
3ª JIED ? Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º EIID ? Encontro Internacional da Imagem em Discurso.LETRAMENTO ESCOLAR EM REDAÇÕES DO VESTIBULAR INDÍGENA: ARTICULAÇÃO ENTRE O SOCIAL E O POLÍTICO. 2015. (Encontro).

6.
I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e VIII Ciclo de Estudos em Linguagem. Letramento escolar em avaliação: processo de subjetivação no vestibular indígena. 2015. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e VIII Ciclo de Estudos em Linguagem.IDENTIDADES E SUBJETIVIDADES: FORMULAÇÕES ENUNCIATIVAS E DISCURSIVAS SOBRE AS MINORIAS NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Outra).

8.
III CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.SENTIDOS DISPERSOS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA E ÉTNICA NO VESTIBULAR INDÍGENA: DIFERENÇA, DIVERSIDADE E DESIGUALDADE. 2014. (Simpósio).

9.
IX Selisigno e X Simpósio de Leitura da UEL.Coodenação do Simpósio: TRAJETÓRIAS TEÓRICO-ANALÍTICAS DO GEDUEM: O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM CONTEXTO MULTILÍNGUE. 2014. (Seminário).

10.
IX Selisigno e X Simpósio de Leitura da UEL.LETRAMENTO ESCOLAR E VESTIBULAR INDÍGENA: A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Simpósio).

11.
MATERIALISMO HISTÓRICO NA TEORIA DO DISCURSO. 2014. (Outra).

12.
V Seminário: CENAS DA ENUNCIAÇÃO. 2014. (Seminário).

13.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares.Cidadania e diferença: a identidade linguística do indígena em contradição. 2013. (Simpósio).

14.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares.Prática de leitura imagética: contribuições da Análise do Discurso. 2013. (Oficina).

15.
2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos em Discurso - 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.Subjetivação e cidadania: a construção da identidade linguística em redações do. 2012. (Simpósio).

16.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE TEXTO E DISCURSO.GOVERNAMENTALIDADE E CIDADANIA: CONFLITOS E CONTRADIÇÕES NO ENSINO BILÍNGUE EM ESCOLAS NACIONAIS INDÍGENAS. 2011. (Simpósio).

17.
III CONALI - CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO.INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DE DISCIPLINA E SEGURANÇA: UM PERCURSO SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS LÍNGUAS OFICIAL E MINORITÁRIAS. 2011. (Simpósio).

18.
I CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS e IV CELLI - COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A REPRESENTAÇÃO VISUAL DA CRIANÇA INDÍGENA NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. 2010. (Simpósio).

19.
VII SELISIGNO e VIII SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL.NACIONALIDADE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA EM ESCOLAS INDÍGENAS. 2010. (Simpósio).

20.
EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.Mulher negra e pobreza política: discursos iconográficos sobre a exclusão social no Brasil. 2009. (Simpósio).

21.
II Colóquio Internacional de Anaálise do Discurso.Mulher negra e pobreza política na iconografia: práticas discursivas de exclusão no Brasil. 2009. (Simpósio).

22.
II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação.Retratos da exclusão social no Brasil na perspectiva de Sebastião Salgado. 2008. (Simpósio).

23.
I JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso. 2008. (Outra).

24.
VI SELISIGNO E II SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL.Terra: memória iconográfica da criança brasileira marginalizada. 2008. (Simpósio).

25.
Análise do Discurso e seus fundadores: Pêcheux, Foucault e Bakhtin. 2007. (Outra).

26.
I CIAD- I Colóquio Internacional de Análise de Discurso.O DISCURSO FOTOGRÁFICO EM PERSPECTIVA: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL. 2006. (Simpósio).

27.
IV - Seminário de Pesquisa em Letras. 2006. (Seminário).

28.
O Ensino da Gramática de uma Perspectiva Contemporânea do Processo de Ensino de Línguas. 2006. (Outra).

29.
O Ensino de Pronúncia de Língua Inglesa. 2006. (Outra).

30.
O Ensino de Pronúncia de Língua Inglesa. 2006. (Outra).

31.
O uso de textos literários no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. 2006. (Outra).

32.
2° Simpósio Maringaense de Jornalismo e 4a. Semana de Jornalismo do CESUMAR: Os novos rumos do jornalismo brasileiro. 2005. (Simpósio).

33.
Festival de Cinema de Maringa. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TASSO ; CAMPOS, J. G. S. ; GONÇALVES, R. F. C.R. ; NAVARRO, P. ; PASSETI, M. C. C. ; ROMUALDO, E. C. . 3ª JIED ? Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º EIID ? Encontro Internacional da Imagem em Discurso. 2015. (Outro).

2.
GONÇALVES, R. F. C.R.. 3º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2014. (Outro).

3.
GONÇALVES, R. F. C.R.; ZAPPONE, M. H. Y. . 1a. Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do DLE. 2008. (Outro).

4.
GONÇALVES, R. F. C.R.; SILVA, M. L. e . II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens e Interação. 2008. (Congresso).



Outras informações relevantes


Curso de Comunicacao Social com Habilitacao em Jornalismo até o segundo ano do curso
Participante do Projeto Piloto de Ensino de Língua Inglesa em parceria com a prefeiturada cidade de Maringá ém Escolas Municipais com o auxílio de meia-bolsa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:14:51