Leonardo Bartalini Baruffaldi

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  • Última atualização do currículo em 20/07/2018


Engenheiro Mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas na área de simulação de contato aplicado a sistemas multicorpos para simulação de veículos ferroviários. Desenvolve doutorado na Universidade de Campinas no tema dinâmica multicorpos aplicada a sistemas ferroviários. Trabalhou como engenheiro de pesquisa e desenvolvimento e atualmente atua como professor da área de Mecânica no Instituto Federal de São Paulo, alocado no Campus de Hortolândia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Bartalini Baruffaldi
Nome em citações bibliográficas
BARUFFALDI, L. B.;BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Hortolândia.
Avenida Thereza Ana Cecon Breda
Vila São Pedro
13183250 - Hortolândia, SP - Brasil
Telefone: (19) 38658070
URL da Homepage: hto.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Validação experimental para a aplicação de tecnologias de freio eletromecânico em veículos de passeio,
Orientador: Auteliano Antunes dos Santos Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2010
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aplicação do método da complementaridade linear para a modelagem de cunhas de atrito de vagões ferroviários,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Auteliano Antunes dos Santos Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dinâmica de sistemas multicorpos; Dinâmica de veículos ferroviários; Atrito; Problemas de complementaridade linear.
Grande área: Engenharias
2004 - 2008
Graduação em Engenharia Mecânica.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI/USP, Brasil.
Título: Projeto de sistema de frenagem controlada para veículos automotores de quatro rodas.
Orientador: Marcelo Augusto Leal Alves.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em Short Course on Vehicle Dynamics. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1999 - 2002
Italiano.
Istituto Italiano di Cultura, IIC, Brasil.


Atuação Profissional



Schaeffler Brasil Ltda., INA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produto III, Carga horária: 42

Atividades

12/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , AEA & S - Advanced Engineering Analysis & Simulation, .

Linhas de pesquisa
Análise estrutural

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PED C, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria da disciplina EM790 - Engenharia Assistida por Computador

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PED C, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria da disciplina EM404 - Dinâmica.

Atividades

07/2009 - Atual
Estágios , Faculdade de Engenharia Mecânica, .

Estágio realizado
Monitoria da disciplina EM404 - Dinâmica.

Engbras Software & Projetos, ENGBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Projeto, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - 12/2008
Estágios , Área de CAE, .

Estágio realizado
Análises de dinâmica multicorpos.

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT D-I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho Técnico Assistido por Computador
Metrologia e Ensaios Mecânicos
Robótica, CAE e CAM
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Secretário do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Controle e Automação.
01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Hortolândia, .

07/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho Técnico Assistido por Computador
Organização e Segurança do Trabalho
Metrologia e Ensaios Mecânicos
02/2017 - 06/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho Técnico Assistido por Computador
Metrologia e Ensaios Mecânicos
07/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metrologia e Ensaios Mecânicos
Desenho Técnico Auxiliado por Computador
01/2016 - 02/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Elementos de máquinas
Ensaios mecânicos
Metrologia
Organização e Segurança do Trabalho


Linhas de pesquisa


1.
Análise estrutural
2.
Engenharia Metroferroviária
3.
Dinâmica de Sistemas Multicorpos


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Elaboração de Manual de Uso para Máquina de Ensaios Universal
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) .
Integrantes: Leonardo Bartalini Baruffaldi - Coordenador / Carlos Eduardo dos Santos Leite - Integrante.Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2012 - 2017
Periódico: Nonlinear Dynamics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: ENGENHARIA AUTOMOTIVA/Especialidade: Dinâmica veicular.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Controle de Sistemas Mecânicos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Estática e Dinâmica Aplicada.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Jovem Engenheiro do Ano 2015, SAE Brasil.
2008
Segundo lugar na XIV Competiação Baja SAE Brasil, SAE Brasil.
2008
Segundo melhor Trabalho de Formatura na PACE Brazil Competition, Escola Politécnica da USP / PACE.
2007
Quinto lugar na XIII Competição SAE Brasil - Petrobras de Baja SAE, SAE Brasil.
2000
Segunda colocação na sétima Mostra Científica de Clubes Juvenis, Instituto para Promoção da Ciência e Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI2018 BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI; DOS SANTOS JÚNIOR, AUTELIANO ANTUNES . On the application of linear complementarity-based contact to study the dynamic behavior of friction dampers of railway vehicles. JOURNAL OF THE BRAZILIAN SOCIETY OF MECHANICAL SCIENCES AND ENGINEERING (ONLINE), v. 40, p. 372, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
BARUFFALDI, L. B.; NOMURA, L. E. . Projeto de módulo de pedal de freio para o Poli Kamikaze. In: Marcelo Campos Rebouças. (Org.). Compilação de trabalhos produzidos pela Equipe POLI de Baja 2007-2008. 1ed.São Paulo: Grêmio Politécnico da USP, 2007, v. I, p. 33-48.

2.
BARUFFALDI, L. B.. Projeto básico de um sistema de freios para um Baja SAE. In: Marcelo Campos Rebouças. (Org.). Compilação de trabalhos produzidos pela Equipe POLI de Baja 2007-2008. 1ed.São Paulo: Grêmio Politécnico da USP, 2006, v. I, p. 10-32.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAES, JOED HENRIQUE ; BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI ; GIORIA, GUSTAVO DOS SANTOS . Performance Analysis of Gear Pair Design and Optimization by Genetic Algorithm. In: 24th SAE Brasil International Congress and Display, 2015, São Paulo, 2015.

2.
CURY, R. C. ; BARUFFALDI, L. B. . Topological optimization of clutch fork using finite element analyses. In: Congresso SAE Brasil 2012, 2012, São Paulo. Anais do Congresso SAE 2012, 2012.

3.
BARUFFALDI, L. B.; SANTOS, A. A. . Effects of Nonlinear Friction Wedge Damping on Freight Train Vehicle Dynamics. In: ASME International Mechanical Engineering Congress and Exposition 2010, 2010, Vancouver. Proceedings of IMECE 2010, 2010.

4.
BARUFFALDI, L. B.; ARAÚJO, H. B. ; SANTOS, A. A. . A multi-body dynamics approach to the wedge damper friction formulation. In: ASME International Mechanical Engineering Congress and Exposition, 2009, Lake Buena Vista. Proceedings of IMECE 2009, 2009.

5.
ARAÚJO, H. B. ; BARUFFALDI, L. B. ; SANTOS, A. A. . Numerical investigation on the wedge damper dyanmics: a compartve study. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 2009, Gramado, RS. Anais de COBEM 2009, 2009.

6.
BARUFFALDI, L. B.; SEEGERER, C. M. ; MELO, P. V. ; CARLONI, T. S. . Apagão, não, iluminação ideal, sim.. In: Oitava Mostra Científica de Clubes Juvenis, 2001, Campinas. 8ª Mostra Científica de Clubes Juvenis: Coletânea de Artigos, 2001. v. Único. p. 108-110.

7.
BARUFFALDI, L. B.; IDE, J. S. . Robodog. In: Sétima Mostra Científica de Clubes Juvenis, 2000, Campinas. 7ª Mostra Científica de Clubes Juvenis: Coletânea dos Artigos, 2000. v. Único.

Apresentações de Trabalho
1.
Silva, Matheus Lima ; BARUFFALDI, L. B. ; SANTOS, A. A. . MODELAGEM DA CUNHA DE FRICÇÃO E SEU EFEITO SOBRE A DINÂMICA DO TRUQUE DE VAGÕES DE CARGA NACIONAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI; SANTOS, G. F. M. ; SANTOS, A. A. . Effects of coil spring three dimensional stiffness on freight wagon lateral behavior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI; CARVALHO, Ícaro Zanetti . Oficina de Ensaios Mecânicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BARUFFALDI, L. B.. Projeto de sistema de frenagem controlada para veículos automotores de quatro rodas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
BARUFFALDI, L. B.; SILVA, P. E. Z. E. ; MONTEIRO, R. D. ; PAIVA, G. P. ; KOBAYASHI, R. M. ; TRINDADE, I. M. ; TEDESCO, F. M . Poli Kamikaze - Relatório de Projeto apresentado à comissão avaliadora da XIII Competição SAE Brasil - PETROBRAS de Baja. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PAES, J. H. ; BARUFFALDI, L. B. ; GIORIA, G. S. . Performance Analysis of Gear Pair Design and Optimization by Genetic Algorithm. Warrendale, PA: SAE, 2015 (Artigo).

2.
PAES, J. H. ; BARUFFALDI, L. B. ; GIORIA, G. S. . Performance Analysis of Genetic Algorithm on Gear Pair Design and Optimization. São Paulo: SAE Brasil, 2015 (Artigo).

3.
BARUFFALDI, L. B.; ALVES, M. A. L. . Controlled Brake System Design for Four-Wheeled Vehicles Using a Simplified Dynamic Model. Gramado, RS, BRA: Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, 2009 (Artigo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso SAE Brasil 2015. Performance Analysis of Gear Pair Design and Optimization by Genetic Algorithm. 2015. (Congresso).

2.
ASME International Mechanical Engineering Congress and Exposition 2010. EFFECTS OF NONLINEAR FRICTION WEDGE DAMPING ON FREIGHT TRAIN DYNAMICS. 2010. (Congresso).

3.
ASME International Mechanical Engineering Congress and Exposition. A multibody system approach to the wedge damper friction formulation. 2009. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. Numerical investigation on the friction wedge damper dynamics - a comparative study. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI; SANTOS, A. A. ; BERTELLI, F. ; SANTOS, G. F. M. . Simpósio de Engenharia Ferroviária 2017. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, A. A. ; BARUFFALDI, L. B. ; BERTELLI, F. ; SANTOS, G. F. M. . Simpósio de Engenharia Ferroviária. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Carlos Eduardo dos Santos Leite. MANUAL DIDÁTICO PARA OPERAÇÃO DE MÁQUINA DE ENSAIOS UNIVERSAL. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Fabricação Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Igor Augusto Sakamoto de Souza. Desenvolvimento de Pinça de Freios com acionamento elétrico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Leonardo Bartalini Baruffaldi.

Iniciação científica
1.
Fernando Carlos Macedo. Desenvolvimento de dinamômetro de inércias rotativas para ensaios de materiais de atrito. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Leonardo Bartalini Baruffaldi.

2.
Vaniquelle Andrade. Desenvolvimento de dinamômetro de inércias rotativas para ensaios de materiais de atrito. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Leonardo Bartalini Baruffaldi.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Silva, Matheus Lima ; BARUFFALDI, L. B. ; SANTOS, A. A. . MODELAGEM DA CUNHA DE FRICÇÃO E SEU EFEITO SOBRE A DINÂMICA DO TRUQUE DE VAGÕES DE CARGA NACIONAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI; CARVALHO, Ícaro Zanetti . Oficina de Ensaios Mecânicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARUFFALDI, LEONARDO BARTALINI; SANTOS, A. A. ; BERTELLI, F. ; SANTOS, G. F. M. . Simpósio de Engenharia Ferroviária 2017. 2017. (Outro).




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