Ilsyane do Rocio Kmitta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5214439137135945
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007), graduação em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1996), Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2010) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente integra o grupo de pesquisa "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História (GEPEH/UFMS)" e "Fronteira Sudoeste: política, economia, identidades e representações" e atua como docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Tem experiência na área de História Regional e do Brasil, com ênfase em História Cultural, Ambiental e História Oral atuando principalmente nos seguintes temas: Pantanal; memória; sociedade, natureza e cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ilsyane do Rocio Kmitta
Nome em citações bibliográficas
KMITTA, I. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Reitoria, Amambai.
R. José Luís Sampaio Ferraz, 1133
Centro
79990000 - Amambai, MS - Brasil
Telefone: (067) 39031181
Fax: (067) 39031183
URL da Homepage: http://www.uems.br/home


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: DESCORTINANDO OS PANTANAIS: A CONSTRUÇÃO DE UM PARAÍSO ÀS AVESSAS ENTRE O LIMITE DAS ÁGUAS E DOS HOMENS, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Eudes Fernando Leite.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Pantanal; Transformações Ambientais; Desenvolvimen.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
2008 - 2010
Mestrado em História.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: Experiencias vividas, naturezas construídas: Enchentes no Pantanal (Porto Murtinho 1970-1990),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Eudes Fernando Leite.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio ao Desenv. do Ensino, Ciência e Tecnologia do Est. de M, FUNDECT, Brasil.
Palavras-chave: Pantanal sul-matogrossense; Homem e natureza; Historia Oral e Memória; Pantanal, Porto Murtinho-MS, Enchentes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historia Ambiental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2004 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Administração.
Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Formação em Educação a Distancia - Módulo Docente/Tutor. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2017 - 2018
EAD/MMA Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 20h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2017 - 2017
Formação em Educação a Distancia - Módulo Docente/Tutor. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Lingua Espanhola - nivel básico II. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Lingua Espanhola - nível básico I. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisador/a, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Atuação como pesquisadora/colaboradora no GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA (GEPEH/UFMS) nas linhas de pesquisa "Ensino de História e História Regional".


Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: História Regional História Ambiental História Indígena História da África e Cultura Afro-brasileira História da América Introdução aos Estudos Históricos História do Brasil I História (Ciências Sociais)


Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, EERV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 12
Outras informações
Professora contratada para ministrar aulas de História para 8º ano e 1º Serie do Ensino Médio, no periodo de 02/08 a 05/08, com carga horária semanal de 12 h/aula.


ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS, EEPV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Convocada, Carga horária: 8
Outras informações
Atuando somente no Ensino Médio - disciplina ministrada: FILOSOFIA


Fundação Educacional Cristo Rei, FECR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12
Outras informações
Atuando somente no Ensino Médio


Museu Histórico de Dourados, MHD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estagiária / CIEE, Enquadramento Funcional: Auxilio á Pesquisas e Atendimento ao Público, Carga horária: 30

Atividades

02/2005 - 12/2007
Estágios , Centro de Integração Empresa-Escola, .

Estágio realizado
Atividades em desenvolvimento no Museu Histórico de Dourados através de convênio de estágio da Prefeitura Municipal de Dourados e a Universidade Federal da Grande Dourados..

Associação de Pós-Graduandos em História, APGH/UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Coordenadoria Presidencial, Enquadramento Funcional: Associado

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Coord. de Secretaria Geral, Enquadramento Funcional: associado


Associação Nacional de História - Seção Mato Grosso do Sul, ANPUH/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Membro da Diretoria 2012-2014 da ANPUH-MS como 2ª Secretária.


Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora cadastrada na Plataforma Lattes Cnpq (http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf) integrando o grupo de pesquisa "Fronteira Sudoeste, política e economia, identidades e representações." (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9668364038191224) Linhas de pesquisa: Levantamento, preservação, organização e divulgação de fontes e acervos documentais; Transformações socioeconômicas e ambientais

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Integrante da CPA, Enquadramento Funcional: Discente

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: História Contemporânea I e História Contemporânea II; História e Cultura Urbana; Tópicos em Cultura e Diversidade Etnicorracial; História do Brasil Geral; História Econômica; Patrimônio Cultura - material e imaterial; Territórios, fronteiras e globalização; História da América III;



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História (GEPEH/UFMS)
Descrição: Aprofundamento das reflexões teórico-metodológicas no campo de pesquisas sobre ensino de História em torno das principais características dos processos de significação do tempo presente que tomam lugar no espaço escolar, 2) Contribuição para o desenvolvimento de pesquisas no campo do ensino de História voltadas à compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento do pensamento histórico-social. 3) Fornecimento de aportes teórico-metodológicos sobre o ensino de História no contexto do desenvolvimento das competências leitura e escritora tanto para a formação inicial, quanto para a formação continuada de professores que atuam na Educação Básica, mais especificamente nos Ensino Fundamental I e II. Obs.: O GEPEH/UFMS encontra-se vinculado ao Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI/UFMS) através da linha de "Ensino de História, direitos humanos e reeducação das relações étnico-raciais"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Fronteira Sudoeste: política, economia, identidades e representações
Descrição: Os pesquisadores reunidos neste Grupo têm como foco principal de seus estudos, mediante os mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, os processos históricos ocorridos no espaço correspondente ao atual estado de Mato Grosso do Sul, nos séculos XIX e XX e até o início do século XXI. São, em sua maioria, docentes com atuação no ensino e na orientação nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em História da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Os integrantes do grupo mantêm constantes participações em eventos científicos da área e têm regularmente publicado seus trabalhos em livros, capítulos ou artigos em periódicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Integrante / João Carlos de Souza - Integrante / Paulo Roberto Cimó Queiroz - Coordenador / José Carlos Ziliani - Integrante / Robert Wilton Wilcox - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais e XIV Semana Acadêmica de História: Humanidades: diálogos interdisciplinares entre História e Ciências Sociais
Descrição: Educação, docência e pesquisa são práticas fundamentais para o universo acadêmico e escolar. No atual momento histórico, presenciamos diversas políticas que, de uma forma ou de outra, visam diminuir a importância das Ciências Humanas dentro da realidade educacional brasileira. Frente a esses seguidos ataques, é tarefa fundamental, para discentes, docentes e demais membros universitários, assim como para membros da Educação Básica, a reflexão acerca das conjunturas sociais que propiciam esses movimentos de contestação da relevância desse tipo de saber, trazendo análises que transcendam os muros da Universidade. Sendo assim, torna-se necessário abrir espaço para discussões que discorram sobre as transformações nos ideais e nas políticas de desenvolvimento que surgiram no Brasil a partir do início do século, com especial atenção ao processo de criação de múltiplas ?fronteiras sociais? que caracteriza a história do estado de Mato Grosso do Sul. Esses são os desafios propostos pela X Semana Acadêmica de Ciências Sociais, XV Semana Acadêmica de História e II Seminário de História, Ensino e Pesquisa do PROFHISTÓRIA, evento a ser realizado na UEMS/Amambai, entre os dias 29 de maio e 03 de junho de 2017..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
UEMS proseando com Amambai: uma parceria entre a UEMS/Amambai e a Rádio Auxiliadora de Amambai
Descrição: A proposta 'Uems proseando com Amambai' encontra sua fundamentação em dois momentos. Em primeiro lugar, temos a dimensão acadêmica contemplada por meio da geração de fatores concretos que ampliará e solidificará a formação. Em um segundo momento, o projeto deverá proporcionar a solidificação da forma democrática própria da vida em sociedade em nossa época, uma vez que ampliará a visibilidade da atuação da Universidade em meio ao contexto social, despertando formas de participação política e de sustentação da cidadania. Em vista disso, caberá ao projeto intensificar o debate com a comunidade externa, captando as demandas que poderão ser contempladas pela UEMS/Amambai; Divulgar as atividades realizadas pelos docentes e discentes da UEMS/Amambai; Ampliar a visibilidade da UEMS/Amambai junto à sociedade local; Reduzir os índices de evasão e retenção dos cursos de Ciências Sociais e História; Contribuir na consolidação da pós-graduação na UEMS/Amambai, expandindo a divulgação das propostas realizadas, em andamento e, com isso, buscando indícios da necessidade de futuros cursos no âmbito da pós-graduação; Indicar rumos possíveis para novas propostas de extensão, ensino e pesquisa; Propor uma síntese acerca da autopercepção de Amambai por parte de seus munícipes, considerando os avanços e desafios existentes em diferentes esferas da vida social; Apontar para a possibilidade de uma síntese acerca das atividades desenvolvidas na UEMS/Amambai no eixos do ensino, pesquisa e extensão, em especial aquelas que mantém enfoque direto sobre a realidade de Amambai..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Ensino de História e as novas demandas da Educação
Descrição: Nos últimos anos, com o contato de nossos alunos com as escolas públicas, seja tanto na realização de estágios ou para atuação no PIBID, temos sentido a carência, por parte de todos os envolvidos, de conhecimento sobre algumas temáticas ligadas ao ensino da História ou Ciências Sociais. Os problemas relacionados à História Ambiental, por exemplo, suscita um aporte maior aos alunos e docentes envolvidos na educação. A carência de uma disciplina ligada à temática no Projeto Pedagógicos dos dois cursos deixa uma lacuna, fazendo com que nossos alunos e egressos tenham necessidade de conhecimento, debates e discussões sobre o tema e, principalmente os autores a serem trabalhados. As práticas escolares também tem suscitado o conhecimento e desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de disciplinas diversas, mas, principalmente, relacionados ao ensino de História da África e História Indígena. Temos tido excelentes experiências com a atuação de nosso alunos indígenas com esta temática, e seria importante estender tais experiências a um maior número de profissionais da educação. A abordagem teórica e metodológica na escrita de trabalhos acadêmicos tem merecido atenção constante no seu aprimoramento. Apenas os conteúdos abordados em sala de aula não tem sido suficientes. De igual forma, a elaboração correta dos textos acadêmicos exige conhecimento da língua portuguesa, conhecimento este insuficiente no inicio dos cursos de graduação...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História (GEPEH) e formação de professores: escrita e ensino de História como eixos de formação continuada
Descrição: O projeto prevê um conjunto de ações de formação de professores (inicial e em serviço), privilegiando ações planejadas coletivamente pela equipe pedagógica de cada uma das escolas parceiras, além de eventos e oficina que abordem temáticas relacionadas ao ensino de História e às práticas de leitura e escrita pensadas pela equipe do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História. Objetiva-se com os eventos e a oficina ampliar as reflexões em torno do papel da reflexão histórica em nossa sociedade, destacando seu elemento político de orientador das ações no tempo presente, bem como de fortalecedor das reflexões sobre projetos de futuro. No tangente à formação continuada, intenta-se propiciar às equipes docentes da escola parceira elementos teóricos que lhe permita refletir de forma crítica sobre a prática pedagógica. Pretende-se, também, orientar a produção e desenvolvimento de projetos didáticos e de trabalho que reflitam sobre a inter e a transdisciplinaridade regidas por princípios da Educação Científica e da metodologia de ensino baseada na pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais e XIV Semana Acadêmica de História: Humanidades: diálogos interdisciplinares entre História e Ciências Sociais
Descrição: O objetivo do evento é fortalecer o diálogo entre as ciências, tendo em vista o enriquecimento recíproco propiciado pela interação entre as diferentes perspectivas de investigação do homem, em suas dimensões coletivas e temporais. Os liames entre História e Ciências Sociais têm uma história de mais de um século, alternando convergências e disputas. O quadro universitário europeu da segunda metade do século XIX foi palco de intensos embates acerca das fronteiras entre as ciências. Esta querela chega ao Brasil principalmente pela via da ?missão francesa da USP?, já na década de 1930, quando professores franceses são convidados para participar da fundação da Universidade de São Paulo. Entre esses professores estavam Claude Lévi-Strauss e Fernand Braudel, protagonistas de uma das mais intensas interlocuções entre História e Ciências Sociais. Posteriormente o eixo do debate deslocou-se da delimitação das áreas de atuação para os benefícios da fusão dos referentes epistemológicos e temáticos das diferentes ciências. Com o fortalecimento das universidades e programas de pós-graduação, o Brasil desenvolveu suas próprias questões acerca do contato entre as ciências, considerando os problemas regionais em detrimento da repercussão dos argumentos e posicionamentos europeus. Tendo isso em vista, algumas temáticas diretamente relacionadas ao cenário nacional estarão em destaque no evento, como o meio ambiente, a condição dos povos indígenas e os desafios do ensino de sociologia e história. A manutenção da especificidade de cada disciplina, antes de configurar uma separação rígida, contribui para a pluralidade de perspectivas de análise, explicação e compreensão das sociedades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Apoio a Graduação e pós-graduação na UEMS - Chamada FUNDECT/UEMS 25/2015
Descrição: A proposta do curso de História visa proporcionar aos discentes e docentes melhores condições de estudos e trabalho, possibilitando melhores condições de permanência discente, diminuindo a evasão bem como ofertando melhorias nas condições do trabalho docente. Assim, a realização de viagens técnicas, participação em eventos e outras ações levam discentes ao conhecimento de realidades que não são possíveis dentro da sala de aula, somente com aulas expositivas, a exemplo da História Indígena. Além do conteúdo formal, a possibilidade de levar os alunos as aldeias do estado, nas suas diversas regiões onde poderão realizar pesquisas etnográficas. Da mesma forma a disciplina de História da áfrica, somam-se o conteúdo formal e as visitas aos territórios quilombolas no estado, facilitando o entendimento de parte da realidade vivida pelos negros na sociedade brasileira. O mesmo poderá se dar com outras disciplinas, mas a principio, estas duas serão contempladas. Enfim, a possibilidade de proporcionar aos alunos uma outra visão da Universidade, resume o objetivo do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
I Seminário Sul-matogrossense de Pós-graduandos e I Encontro de Pós-graduandos da UFGD
Descrição: O I Seminário Sul-matogrossense de Pós-Graduandos e o I Encontro de Pós-graduandos da UFGD com o tema "Conquistas e Desafios", é uma realização da Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal da Grande Dourados (APG/UFGD) em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS0 e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do SUl (FUNDECT). O evento promovido entre os dias 20 a 23 de outubro de 2014, na UFGD, tem por objetivo discutir as demandas por direitos dos pós-graduandos, debater a política de Assistência Estudantil e a pós-graduação no Estado de Mato Grosso do Sul. Será aberto aos discentes de graduação, especialização, mestrado, doutorado, docentes, técnicos administrativos, militantes de movimentos sociais, membros de instituições governamentais e organizações não-governamentais, bem como à sociedade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (4) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Integrante / Fabiano Coelho - Integrante / Jatene Costa - Coordenador / Zulmária Ttargas - Integrante / Rodolfpo Freire Marques - Integrante.
2013 - 2013
II Encontro de Integração Dias de História
Descrição: Trata-se da realização do segundo evento anual dos acadêmicos do curso de história com o intuito de retomar a realização de eventos anuais regulares do curso, o que ocorreu em décadas passadas, visando e tendo em perspectiva o fomento de debates que possam ampliar os horizontes da formação acadêmica, para além das atividades curriculares regulares. O evento contempla tanto a graduação como a pós-graduação. Apesar de realizado pelo curso de história, pretende atender o público acadêmico de áreas afins, bem como profissionais que atuam no ensino fundamental e médio. O evento compreenderá palestras, mesas redondas, debates e apresentações culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Integrante / José Carlos Ziliani - Coordenador.
2011 - 2011
I Encontro de Integração Dias de História - ?As Faces da História: caminhos da pesquisa ao ensino?.
Descrição: A presente proposta tem como ponto de relevância, questões relacionadas a pesquisa e ensino de História. Aspectos que fomentam inúmeras inquietações tanto dos docentes quanto dos acadêmicos do curso de graduação em História, que tem por finalidade a formação de professores. A análise e compreensão de tais aspectos permite em partes, diremir tais inquietações, como também visa colaborar com a integração entre o corpo discente e docente. Destarte, possibilita uma maior socialização entre os mesmos, permitindo desta maneira, a aproximação de interesses em pesquisas ou trabalhos posteriores, possibilitando assim o gradual desenvolvimento do percurso de formação dos novos docentes no período de graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Coordenador / Nauk Maria de Jesus - Integrante.
2008 - 2008
I Colóquio de Estudos 'História em Reflexão: diálogos em construção'
Descrição: A proposta de realização do I Colóquio de Estudos ?História em Reflexão: diálogos em construção? objetiva propiciar diálogos que favoreçam discussões e auxiliem no desenvolvimento de projetos na área de História. O mesmo visa mitigar o distanciamento entre Graduação e Pós-Graduação em História e propiciar uma melhor compreensão entre as linhas de pesquisa do Programa de Pós- Graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Coordenador / Fabiano Coelho - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Chamada Fundect/UEMS n° 25/2015 – APOIO A GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UEMS
Descrição: A proposta do curso de História visa proporcionar aos discentes e docentes melhores condições de estudos e trabalho, possibilitando melhores condições de permanência discente, diminuindo a evasão bem como ofertando melhorias nas condições de trabalho ao docente. Ao estabelecer as ações a serem realizadas e os valores a serem aplicados, o colegiado de curso buscou alavancar o curso de História, na tentativa de bem realizar as atribuições da Universidade, realizando o Projeto pedagógico do Curso de ,na sua plenitude. Assim, a realização de viagens técnicas, participação em eventos e outras ações levarão discentes ao conhecimento de realidades que não são possíveis dentro da sala de aula somente com aulas expositivas a exemplo da disciplina de História Indígena. Além do conteúdo formal, a possibilidade de levar os alunos ás aldeias do estado, nas suas diversas regiões onde poderão realizar pesquisas etnográficas, darão outra dimensão aos conteúdos formais. Da mesma forma a disciplina de História da África, somam-se o conteúdo formal e as visitas aos territórios quilombolas no estado, facilitando o entendimento de parte da realidade vivida pelos negros na sociedade brasileira. O mesmo poderá se dar com outras disciplinas, mas a princípio, estas duas serão contempladas. Enfim, a possibilidade de proporcionar aos alunos uma outra visão da Universidade resume o objetivo principal deste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2018 - Atual
História do Brasil: de golpe em golpe
Descrição: Debater a História do Brasil a partir do livro História do Brasil Contemporâneo, do historiador Carlos Fico que analisa a história política brasileira a partir dos grandes eventos que demarcaram a história, sob a ótica dos golpes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Educação Ambiental para alunos da Educação de Jovens e Adultos
Descrição: A Educação Ambiental pensada em relação as quatro grande tendências da ecologia: a ambiental, a social, a mental e a integral. Nessa perspectiva propomos um projeto sobre a conscientização em relação a produção de resíduos na cidade de Amambai a partir de duas turmas da Educação de Jovens e Adultos de Escola Estadual Coronel Felipe de Brum de Amambai, MS..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Tempo e Espaço no Ensino de História
Descrição: Estabelecer a relação entre tempo e espaço na prática do ensino de História; apresentar a importãncia do espaço como complementar à principal variável da História, o tempo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Espaços reais e digitais; redes de saberes entre indígenas e não-indígenas na Escola Municipal Ñade Reko Arandu por meio de atividades práticas
Descrição: O Projeto de Ensino tem por finalidade estabelecer interlocução entre discentes da unidade Universitária de Amambai do curso de História e discentes da Escola Municipal Ñade Reko Arandu, cujo objetivo é trocar conhecimentos a respeito da temática indígena na sala de aula e sua aplicabilidade em espaços digitais. Trata-se de uma proposta de criação de ferramentas, buscando somar com outras comunidades escolares que tem como mote o tema indígena em respeito a Lei 11.645/2008..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Tópicos especiais em Ciências Sociais e História
Descrição: Estudar temas gerais em Sociologia, Antropologia e História com o objetivo de oferecer apoio pedagógico, privilegiadamente, aos estudantes indígenas, mas estendendo-se também aos não indígenas, integrantes dos cursos de Ciências Sociais e História da Unidade de Amambai, através de metodologias que favoreçam o desenvolvimento de habilidade de leitura e produção de textos acadêmicos, propiciando a compreensão a respeito de aspectos da história e socialidades guarani e kaiwá..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Guerra do Paraguai e ensino de História Regional
Descrição: Trata-se de projeto de ensino com objetivo de apresentar as várias abordagens sobre a Guerra do Paraguai, considerando ser o único grande conflito bélico no continente sul americano, ocorrido entre 1864-1870. Neste ano de 2017 o Exército Brasileiro vai promover o evento "150 anos da Retirada da Laguna" do qual, alunos e docentes do curso de História da UEMS/Amambai irão participar. Nossos alunos terão oportunidade de conhecer a historiografia sobre a Guerra do Paraguai e seus debates acadêmicos bem como a visão do Exército Brasileiro sobre o conflito, além de conhecer metodologias aplicáveis ao ensino da temática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (7) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Integrante / Suzana Arakaki - Coordenador / Rodrigo Bianchini Cracco - Integrante.
2017 - 2017
Fontes Imagéticas no Ensino de História
Descrição: Discutir o uso de imagens no ensino de História e na prática historiográfica, abordando suas implicações e perspectivas, seus pressupostos teóricos e metodológicos; o tratamento que as imagens recebem do historiador e seu uso como objeto de e na pesquisa; análise crítica ao documento/monumento; o trabalho com fotografias, elaboração de projetos e possibilidades no ensino e pesquisa...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Coordenador / Suzana Arakaki - Integrante.
2017 - Atual
Metodologias para Ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira
Descrição: A relevância do projeto resume-se na possibilidade de apresentar metodologias possíveis no ensino e discussão/debate da temática em sala de aula. Pretende-se com esse curso, ampliar o debate sobre cultura a negra e afro-brasileira demonstrando suas especificidades e, principalmente sua contribuição para a formação da brasilidade. Tópico especial abordará os negros no Mato Grosso do Sul.. Pretende-se apresentar o material didático à disposição dos professores que podem ser obtidos livremente no sitio eletrônico da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI, do MEC, além de outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (7) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Integrante / Suzana Arakaki - Coordenador / Viviane Scalon Fachin - Integrante.
2017 - Atual
Memórias familiares sobre a ditadura militar brasileira: metodologias da pesquisa histórica
Descrição: Este curso reúne docentes de três disciplinas do curso de História da UEMS Amambai e tem por objetivo inserir o aluno da 1ª série no universo da pesquisa acadêmica. As disciplinas envolvidas são: Introdução à metodologia científica IMC, ministrada pela docente Suzana Arakaki; disciplina Metodologias do ensino da História, ministrada pelo docente Rodrigo Bianchini Cracco e História Regional, ministrada pela docente Ilsyane do Roccio Kmitta. A partir de um tema definido com a turma da 1ª série, a ditadura militar brasileira, os alunos, a partir do material bibliográfico e orientações docentes, vão elaborar um projeto de pesquisa histórica que abordará a memória de seus familiares com o tema escolhido. Utilizando a metodologia de História Oral, os alunos vão entrevistar até dois familiares e colher suas memórias sobre o período. Seguirão os passos da pesquisa histórica, até a elaboração do relatório final. Esta atividade permitirá o aprendizado prático que permeiam os conteúdos das 3 disciplinas envolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - 2016
História Regional e Cinema: recursos imagéticos como metodologia no ensino de História.
Descrição: O objetivo geral consiste na exibição de filmes com temáticas voltadas para a História Regional acompanhadas de palestras que permitam a reflexão e o debate sobre o ensino e o papel da História como ciência, buscando associar a prática de ensino de História com as linguagens desta disciplina, especificamente, o cinema. Nessa perspectiva, utilizar-se do cinema enquanto linguagem mediadora da aprendizagem histórica que consiste na exibição e discussão de filmes relativos a temas históricos com implicações sociais e culturais, está ligada diretamente a um curso de licenciatura, no caso a História, possibilitando ao discente o desenvolvimento de atividades que permitam a realização de novas formas de ensino-aprendizagem, condições fundamentais para o exercício futuro de suas obrigações profissionais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ilsyane do Rocio Kmitta - Coordenador / Zulmária Ttargas - Integrante / Suzana Arakaki - Integrante / Viviane Scalon Fachin - Integrante / Almir Bauler - Integrante / Fábio Luiz de Arruda Herrig - Integrante / Francisco André Pedersen Voll - Integrante.
2012 - 2013
Grupo PET - PET - UFGD
Descrição: O PET de História da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, a extensão, em conjunto com a pesquisa e o ensino, compõem o tripé de sustento para a grande parte das atividades do Programa. O objetivo é levar para a comunidade externa o conhecimento produzido dentro da Universidade, sanando algumas necessidades desta, além de gerar um novo conhecimento e uma formação acadêmica diferenciada para os bolsistas oriundo de comunidades agrárias e/ou quilombolas, proporcionando ao petiano a capacidade de aprender fazendo.Busca construir com esses alunos habilidades e competências para a identificação de problemas e proposições de soluções em suas comunidades; atuando em equipes multidisciplinares, com espírito critico pautado pela ética, avaliando os impacto das atividades profissionais no contexto social, cultural, ambiental e econômico no qual estão inseridos, propiciando assim, um espaço permanente de reflexão, debate, discussão, troca de experiência entre bolsistas e professores do curso, estreitando a relação entre teoria e prática, universidade e sociedade. A proposta também encontra-se alicerçada no compromisso com a prática social e com o entendimento das relações e manifestações interculturais, pois propicia a produção do conhecimento, espraiando-se na riqueza cultural que vivenciamos nessas comunidades..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: OPARÁ Centro de Pesquisas em Etnicidades Movimentos Sociais e Educação
2012 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD)


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historia Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, Ministério da Integração Nacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3KMITTA, I. R.2015KMITTA, I. R.; SILVA, A. C. . Diálogos e perspectivas: a presença das mulheres nas enchentes do Pantanal em Porto Murtinho. Em tempo de História (digital), v. 25, p. 87-103, 2015.

2.
4KMITTA, I. R.2015KMITTA, I. R.; OLIVEIRA, M. S. . Entrevista com os Pesquisadores Roberto Marinucci e Gilmar Arruda. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), v. 9, p. 1-14, 2015.

3.
2KMITTA, I. R.2014KMITTA, I. R.; CALHEIROS, D. F. . Olhares historicamente construídos sobre a planície pantaneira. História Revista (Online), v. 19, p. 180-204, 2014.

4.
5KMITTA, I. R.2014KMITTA, I. R.; ARAKAKI, S. . Entrevista com o Professor Dr. Carlos Fico. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), v. 8, p. 1-10, 2014.

5.
1KMITTA, I. R.2014 KMITTA, I. R.. PANTANAL: notas e considerações sobre identidade, cultura e representação. Outros Tempos, v. 11, p. 44-60, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KMITTA, I. R.; ARAKAKI, S. (Org.) ; FACHIN, V. S. (Org.) . A História no entretecer das práticas de ensino. 1ª. ed. Serra, ES: Milfontes, 2018. v. 01.

Capítulos de livros publicados
1.
KMITTA, I. R.; RUIZ, D. S. ; ARAKAKI, S. ; ZIMMERMANN, T. R. . O indelével conflito entre homem e natureza marcando os pantanais. In: ROIZ; D. da S.; ARAKAKI, S.; ZIMMERMAN, T. R.. (Org.). Os Bandeirantes e a Historiografia brasileira. 1ªed.Serra, ES: Milfontes, 2018, v. 1, p. 75-96.

2.
KMITTA, I. R.; FACHIN, V. S. ; RODRIGUES, M. A. Z. . Tecendo a economia: dos fios do ouro verde aos teares do agronegócio. In: FACHIN. V. S.; RODRIGUES, M.A. Z.; DEFACCI, F.A.. (Org.). Amambai: 70 anos de História. 1ªed.Dourados MS,: Seriema, 2018, v. 01, p. 153-180.

3.
KMITTA, I. R.; Eudes Fernando Leite ; ARAKAKI, S. ; FACHIN, V. S. . Notas sobre o curso da História e o (re)curso do historiador. In: KMITTA, I.R.; ARAKAKI, S.; FACHIN, V.S.. (Org.). A História no entretecer das práticas de ensino. 1ªed.Serra, ES: Milfontes, 2018, v. 01, p. 09-20.

4.
KMITTA, I. R.; DEFFACCI, F. A. ; SILVA FILHO, L. A. ; CAVALCANTE, S. O. R. . Edificando memórias em plagas brasileiras: rompendo camalotes e nuvens de malvados insetos. In: DEFACCI, F.A.; FILHO; L.A. da S.; CAVALCANTE, S, de O. R.. (Org.). Dimensões do Contemporâneo: uma abordagem integrada. 1ªed.Dourados, MS: GERATRIZ, 2017, v. 01, p. 145-176.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KMITTA, I. R.. Meio Ambiente e as novas demandas da educação. Gazeta da Educação, Amambai, MS, p. 10 - 10, 31 out. 2018.

2.
KMITTA, I. R.. História e Meio Ambiente : Descortinando os Pantanais.. Gazeta Educação - Ano XIII - Nº 133, Amambai, MS, p. 06 - 06, 31 maio 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KMITTA, I. R.. Nhecolândia: um triângulo de linhas tortas marcando os limites dos pantanais. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasilia, DF. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH-Brasil. Brasilia/ ANPUH, 2017. p. 939-939.

2.
KMITTA, I. R.. Na composição dos cenários a ?régua é existidura de limites e o Pantanal não tem limites'. In: XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios., 2015, Florianópolis, SC. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, SC: ANPUH/UFSC, 2015. p. 01-12.

3.
KMITTA, I. R.. Edificando memórias em plagas brasileiras; rompendo camalotes e nuvens de malvados insetos.. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder., 2014, Jataí /GO. Anais do IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder. Jataí: Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, 2014.. Jataí/GO: Editora da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2014.

4.
KMITTA, I. R.. Transpantaneira: a Utopia da Modernização no caminho das Águas. In: III Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis/SC. Anais do 3º Simpósio de História Ambiental e Migrações. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. p. 955-968.

5.
KMITTA, I. R.. PRODEPAN: O Pantanal como nova fronteira econômica nacional. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, NATAL, RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Natal, RN: UFRN, 2013. p. 01-15.

6.
KMITTA, I. R.. Porto Murtinho: as águas, a cidade e a (re)construção de sua história. In: VII Encontro Regional Sul de História Oral e a Integração Latino-Americana, 2013, Foz do Iguaçu, PR. Anais do VII Encontro Regional Sul de História Oral. Foz do Iguaçu, PR: UNILA, 2013. p. 01-14.

7.
KMITTA, I. R.. Homem, natureza e cultura: aspectos constitutivos do universo pantaneiro.. In: 2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012, Florianópolis/SC. Simposio Internacional de Historia Ambiental e Migrações - Florianópolis - SC ? Brasil. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. v. 01. p. 1260-1275.

8.
KMITTA, I. R.. Singularidades no universo das águas: o Pantanal não é apenas o que cabe na tela da TV. In: XI Encontro Nacional de História Oral. Memória, Democracia e Justiça, 2012, Rio de Janeiro/ RJ. Anais eletrõnico do XI Encontro Nacional de História Oral e Memória.. Rio de Janeiro/RJ: UFRJ, 2012. v. 01. p. 01-10.

9.
KMITTA, I. R.. O indelével conflito entre homem e natureza marcando a historiografia dos pantanais.. In: XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul: História e diversidade: ensino e pesquisa nas fronteiras., 2012, Campo Grande/MS. Anais do XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS: UCDB, 2012. p. 01-12.

10.
KMITTA, I. R.. Notas sobre as transformações ambientais na planicie pantaneira. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH: 50 anos, 2011, São Paulo, SP. Anais do XXVI Simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo, SP: ANPUH-SP, 2011. v. 01. p. 01-13.

11.
KMITTA, I. R.. Percepções e sensibilidades: o encanto singular nas teias da urbe. In: I Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2011, Florianópolis/SC. Anais do I Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianopolis/SC: UDESC/ANPUH-SC, 2011. v. 01. p. 398-407.

12.
KMITTA, I. R.. Águas no cotidiano: notas sobre histórias de vida de habitantes do Pantanal.. In: Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2010, Florianopolis, SC. Anais do Simpósio nternacional de História Ambiental e Migrações. Florianopolis: ED. UFSC, 2010.

13.
KMITTA, I. R.. No sul do Mato Grosso, nas fábricas de tanino emergem os "marca onças". In: X Encontro de História de Mato Grosso do Sul, Simpósio Internacional de História e XIII Semana de História, 2010, Três Lagoas, MS. X Encontro de História de Mato Grosso do Sul, Simpósio Internacional de História e XIII Semana de História. Três Lagoas, MS: UFMS, 2010. v. 01. p. 01-12.

14.
KMITTA, I. R.. A presença feminina nas enchentes do Pantanal: Porto Murtinho: 1970-1990. In: III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridaçõese, 2009, Campo Grande, MS. Anais do III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. Campo Grande, MS: UFMS/CCHS/DHD, 2009.

15.
KMITTA, I. R.. Um novo olhar sobre a História das enchentes em Porto Murtinho pelo prisma da História Cultural. In: IX Encontro Regional daANPUH/MS, 2008, Corumbá/MS. As linguagens da História e os Oficios do Historiador. Corumbá/MS: UFMS/CPAN/DHL, 2008. v. 01. p. 01-09.

16.
KMITTA, I. R.. Porto Murtinho: o cotidiano na cadência das águas. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História. Instituições, Cultura e Poder., 2008, Rio de Janeiro, RJ. Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História. Rio de Janeiro, RJ: Ed. da UFRJ, 2008.

17.
KMITTA, I. R.; LEITE, E.F. . Homem e natureza no ritmo das águas no Pantanal sul-matogrossense. In: Uma Corte Européia nos Trópicos. I Congresso Nacional e II Regional de Historia da UFG., 2008, Jataí/GO. I Congresso Nacional e II Regional de História da UFG/Jataí & I Simpósio do GT de História Cultural da Anpuh/GO ? ?Uma Corte Européia nos Trópicos?.. Jataí/GO: Ed. UFG, 2008.

18.
KMITTA, I. R.. Na oralidade de um povo a história de experiência do passado nas enchentes em Porto Murtinho. In: I Seminário de Pesquisa Práticas Culturais e Identidades, 2007, Marechal Candido Rondon/PR. I Seminário de Pesquisa Práicas Culturais e Identidades. Cascavel/PR: Editora e Gráfica Universitária - EDUNIOESTE, 2007. v. 1. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KMITTA, I. R.. O Pantanal do PRODEPAN:de nova fronteira econômica nacional ao abandono.. In: XII Encontro da Associação Nacional de História - ANPUH/MS. Democracias e Ditaduras no mundo contemporâneo., 2014, Aquidauana/MS. XII Encontro de História de Mato Grosso do Sul - Democracias e Ditaduras no mundo contemporâneo/caderno de resumos. Aquidauana/MS: Editora da UFMS, 2014. p. 54-54.

2.
KMITTA, I. R.. X Encontro Nacional de História Oral: Memória, Democracia e Justiça. In: XI Encontro Nacional de História Oral. Memória, Democracia e Justiça, 2012, Rio de Janeiro/ RJ. Anais eletrõnico do XI Encontro Nacional de História Oral e Memória.. Rio de Janeiro/RJ: UFRJ, 2012. p. 267-268.

3.
KMITTA, I. R.. Percepções e sensibilidades: o encanto singular nas teias da urbe. In: I Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2012, Florianópolis/SC. Anais do I Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianopolis/SC: UDESC/ANPUH-SC, 2012.

4.
KMITTA, I. R.. No sul do Mato Grosso, nas fábricas de tanino emergem os "marca onças".. In: X ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-MS - AS MUITAS (IN)DEPENDÊNCIAS DAS AMÉRICAS: DOIS SÉCULOS DE HISTÓRIA, 2010, Tres Lagoas, MS. Anais do X Encontro de História de Mato Grosso do Sul. Simpósio Internacional de História. XIII Semana de História da UFMS/CPTL. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2010. p. 01-123.

5.
KMITTA, I. R.. Captar na tessitura das entrelinhas, a cidade nas teias do seu traçado.. In: X Encontro Nacional de Históra Oral. Testemunhos: história e politica., 2010, Recife, PE. Encontro Nacional de Historia Oral. Testemunhos: história e politica. Recife, PE: Editora Universitária UFPE, 2010. p. 01-2256.

6.
KMITTA, I. R.. Experiências vividas: narrativas entrelaçadas pela singularidade de um espaço provisório.. In: XXV Simpósio Nacional de História. História e ética, 2009, Fortaleza, CE. XXV Simpósio Nacional de História. História e ética. Fortaleza, CE: Ed. UFC, 2009. p. 01-508.

7.
KMITTA, I. R.; LEITE, E.F. . Palavras ditas, experiências vividas; fragmentos na construção de uma história singular no Pantanal sul-matogrossense. In: IV Congresso Internacional de História., 2009, Maringá, PR. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringá, PR: Clichetec Gráfica e Editora, 2009. p. 01-324.

8.
KMITTA, I. R.. Aspectos Históricos das enchentes no Pantanal: Porto Murtinho. In: VI ENCONTRO DE HISTÓRIA ORAL DO CENTRO-OESTE, 2007, Cáceres/ MT. Caderno de Programação e resumos. Cacers/MT: UNEMAT, 2007. p. 87-87.

Artigos aceitos para publicação
1.
KMITTA, I. R.; LEITE, E.F. . "Palavras ditas,experiências vividas: Fragmentos na construção de uma História singular no Panatanal Sul-Matogrossense. Anais do Congresso Internacional de História (CD-Rom), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
KMITTA, I. R.; LEITE, E.F. ; CRUZ, T. A. . Fronteiras, natureza, gênero, memória e suas representações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
KMITTA, I. R.. Migrações, meio ambiente e as novas demandas da educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KMITTA, I. R.. O ensino de História da Africa através de quadros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
KMITTA, I. R.. Representações e inquietudes da contemporaneidade na relação sociedade e natureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
KMITTA, I. R.. Uma tríade aparentemente harmônica: notas sobre a relação do homem, natureza e sociedade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
KMITTA, I. R.. A História Repensada - Keith Jenkins. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
KMITTA, I. R.. O cotidiano e o encanto singular nas teias da urbe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KMITTA, I. R.. 'Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana e Educação Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
KMITTA, I. R.. Nhecolândia: um triângulo de linhas tortas marcando os limites dos pantanais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KMITTA, I. R.. Representações e inquietudes da contemporaneidade na relação sociedade e natureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
KMITTA, I. R.. Ciências Humanas e meio Ambiente: percepções e conflitos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
KMITTA, I. R.. Recursos imagéticos como metodologia no ensino de História Regional: acertos e implicações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
KMITTA, I. R.; ERTEZOGUE, M. H. . Diálogos entre História Ambiental e História Cultural: Memória, identidade e representações.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
KMITTA, I. R.. Gente, tradição e História: um triângulo de linhas tortas marcando os limites dos pantanais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
KMITTA, I. R.. O Pantanal do PRODEPAN; de nova fronteira econômica ao abandono.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
KMITTA, I. R.. Edificando memórias em plagas brasileiras: rompendo camalotes e nuvens de malvados insetos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
KMITTA, I. R.. PRODEPAN: O Pantanal como nova fronteira econômica nacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
KMITTA, I. R.. Porto Murtinho: as águas, a cidade e a (re)construção de sua história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KMITTA, I. R.. Novos temas e abordagens de pesquisa: a História Ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
KMITTA, I. R.. Oindelével conflito entre homem e natureza marcando a histotiografia dos pantanais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
KMITTA, I. R.. Percepções e sensibilidades: o encanto singular nas teias da urbe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
KMITTA, I. R.. Notas sobre as transformações ambientais na planície pantaneira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
KMITTA, I. R.. No sul do Mato Grosso, nas fábricas de tanino emergem os "marca onças".. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
KMITTA, I. R.. Águas no cotidiano: notas sobre histórias de vida de habitantes do Pantanal.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
KMITTA, I. R.. Captar na tessitura das entrelinhas, a cidade nas teias do seu traçado.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
KMITTA, I. R.. Porto Murtinho: Sua história e seus encantos no Pantanal de Nabileque. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
KMITTA, I. R.. A presença feminina nas enchentes do Pantanal: Porto Murtinho 1970-1990. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
KMITTA, I. R.; LEITE, E.F. . Palavras ditas, experiências vividas: fragmentos na construção de uma História singular no Pantanal sul-matogrossense.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
KMITTA, I. R.. Experiencias vividas: narrativas entrelaçadas pela singularidade de um espaço provisório.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
KMITTA, I. R.. Um novo olhar sobre a História das enchentes em Porto Murtinho pelo prisma da História Cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
KMITTA, I. R.. Porto Murtinho: o cotidiano na cadência das águas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
KMITTA, I. R.. Na oralidade de um povo a história de experiências do passado nas enchentes em Porto Murtinho.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
KMITTA, I. R.. O Reis preconiza o Movimento Negro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
KMITTA, I. R.. Aspectos históricos das enchentes no Pantanal: Porto Murtinho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
KMITTA, I. R.. Aspectos históricos da enchentes no Pantanal: Porto Murtinho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
KMITTA, I. R.. Antropofagia: Iinterdisciplinaridade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KMITTA, I. R.. MovimentAção - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFGD. 2018.

2.
KMITTA, I. R.. Revista Interfaces da Educação. 2017.

3.
KMITTA, I. R.. Revista Eletrônica Trilhas da História. 2017.

4.
KMITTA, I. R.. Revista Eletrônica História em Reflexão. 2017.

5.
KMITTA, I. R.. Revista Hominum. 2016.

6.
KMITTA, I. R.. Revista de História Regional (Departamento de História - UEPG). 2016.

7.
KMITTA, I. R.. Revista de História Regional (Departamento de História - UEPG). 2013.

8.
KMITTA, I. R.. Temporalidades - Revista discente do Programa de Pós-Graduação em Históra da UFMG. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ARAKAKI, S. ; KMITTA, I. R. ; FACHIN, V. S. . História UEMS Amambai. 2016; Tema: História. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
KMITTA, I. R.. I Encontro de Integração Dias de História: "As faces da História". Caminhos da Pesquisa ao Ensino.. 2011 (Projeto de Extensão vinculado à Programa de Extensão da UFGD) .

2.
KMITTA, I. R.. VIII Encontro Centro-oeste de História oral/I Encontro de História oral de Mato Grosso do Sul. 2011 (Coordenação de Simpósio Temático) .

3.
KMITTA, I. R.. II Congresso Internacional de História: História e Midia.. 2011 (Coordenação de Simpósio Temático) .

4.
KMITTA, I. R.. I Colóquio de Estudos "História em Reflexão: diálogos em construção.". 2008 (Projeto de Extensão vinculado à Programa de Extensão da UFGD) .

5.
KMITTA, I. R.. Diversidade Etnica e Cultural: Desafiando as desigualdades Sociais. 2007 (Projeto de Extensão vinculado à Programa de Extensão da UFGD) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KMITTA, I. R.; CRACCO, R. B.; PALMA, R.. Participação em banca de Karina dos Santos Costa.Os novos arranjos familiares em Amambai. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
KMITTA, I. R.; NOGUEIRA, A. E. A. L.; RODE, E. D.. Participação em banca de Bruno Felipe Fagá.Estudo sobre inclusão escolar em uma escola pública de Amambai - MS: Traçando os fios dessa rede. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
KMITTA, I. R.; ZIMMERMANN, T. R.; FACHIN, V. S.. Participação em banca de Elaine da Silva Oliveira.Voto Feminino: Implantação e configurações no cenário brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
KMITTA, I. R.; CRACCO, R. B.; ARAKAKI, S.. Participação em banca de Adriana Espíndola Pinzan Kolle.Por caminhos diferentes narrar a vida e as experiencias vividas: aspectos históricos de Amambai - 1930-1960. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
KMITTA, I. R.; CRACCO, R. B.; PALMA, R.. Participação em banca de Cristiane Rodrigues Neto.Samba: o som que transformou o Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
KMITTA, I. R.; PECLAT, G. T. S. C.; BENITES, E.. Participação em banca de Witor Rocha Domingues.PAÎ TAVYTERÃ ÁRA JEPAPA RO'Y PUKUKUEJA: Calendário do povo Paî Tavyterâ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
KMITTA, I. R.. Seleção de Acadêmicos para o Programa de Monitoria. 2011. Universidade Federal da Grande Dourados.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13ª Jornada Cultural da Retirada da Laguna - " 150 anos da Retirada da Laguna". 2017. (Outra).

2.
Introdução ao Documentário Audiovisual. 2017. (Outra).

3.
I Seminário de História, Ensino e Pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/UEMS. 2017. (Encontro).

4.
Reflexões Politicas acerca das turbulências no cenário contemporâneo. 2017. (Outra).

5.
SOCHIARTE - Ciclo de debates e ações culturais. 2017. (Outra).

6.
SOCHIARTE - Ciclo de debates e ações culturais. 2017. (Outra).

7.
XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: História e Democracia.Nhecolândia: um triângulo de linhas tortas marcando os limites dos pantanais. 2017. (Simpósio).

8.
Atravessando a tela: noções básicas da narrativa cinematográfica. 2016. (Oficina).

9.
História das Mulheres e Cinema: as lutas femininas em perspectiva. 2016. (Seminário).

10.
II Colóquio Regional Mulher e Sociedade; reflexões sobre a violência contra a mulher.. 2016. (Outra).

11.
IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais e XIV Semana Acadêmica de História.Ciências Humanas e Meio Ambiente. 2016. (Outra).

12.
XIII Encontro Nacional de História Oral.Diálogos entre a História Ambiental e a História Oral: cultura e memória. 2016. (Encontro).

13.
XIII Encontro Regional da ANPUH - MS - História e Democracia.Gente, Tradição e História: um triângulo de linhas tortas marcando os pantanais.. 2016. (Encontro).

14.
IV Congresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder. Edificando memórias em plagas brasileiras: rompendo camalotes e nuvens de malvados insetos. 2014. (Congresso).

15.
XII Encontro de História de Mato Grosso do Sul - Democracias e Ditaduras no mundo contemporâneo..O Pantanal do PRODEPAN:de nova fronteira econômica nacional ao abandono.. 2014. (Encontro).

16.
ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Redação Cientifica: A importancia da escrita na vida do cientista.. 2013. (Outra).

17.
VII Encontro Regional Sul de História Oral e a Integração Latino-Americana.Porto Murtinho: as águas, a cidade e a (re)construção de sua história. 2013. (Outra).

18.
XXVII Simpósio Nacional de História.PRODEPAN: O Pantanal como nova fronteira econômica nacional. 2013. (Simpósio).

19.
XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul.O indelével conflito entre homem e natureza marcando a historiografia dos pantanais.. 2012. (Encontro).

20.
I Seminário Internacional História do Tempo Presente.Percepções e sensibilidades: o encanto singular nas teias da urbe. 2011. (Seminário).

21.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH: 50 anos.Notas sobre as transformações ambientais na planície pantaneira. 2011. (Simpósio).

22.
Simposio Internacional de História Ambiental e Migrações.Águas no cotidiano: notas sobre histórias de vida de habitantes do Pantanal.. 2010. (Simpósio).

23.
X Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos: História e Politica.Captar na tessitura das entrelinhas, a cidade nas teias do seu traçado.. 2010. (Encontro).

24.
X Encontro Regional de História da ANPUH-MS - As muitas (IN)dependências das Américas: Dois séculos de História.No sul do Mato Grosso, nas fábricas de tanino emergem os "marca onças". 2010. (Encontro).

25.
III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações.A presença feminina nas enchentes do Pantanal: Porto Murtinho 1970-1990. 2009. (Simpósio).

26.
IV Congresso Internacional de História. Palavras ditas, experiências vividas; fragmentos na construção de uma História singular no Pantanal Sul-Matogrossense. 2009. (Congresso).

27.
Seminário Internacional. Arquivo, fontes e pesquisa histórica: Capitania de Mato Grosso. 2009. (Seminário).

28.
XXV Simpósio Nacional de História. História e ética.Experiências vividas: narrativas entrelaçadas pela singularidade de um espaço provisório. 2009. (Simpósio).

29.
"1968: Debate e Reflexão: a revolução é uma iniciativa.". 2008. (Outra).

30.
Curso de Extensão UFGD/NTE - Brasil em Cena. 2008. (Outra).

31.
IX Encontro Regional da ANPU/MS.Um novo olhar sobre a História das enchentes em Porto Murtinho pelo prisma da História Cultural. 2008. (Encontro).

32.
Viagem de Estudos ao Parque Histórico da Colônia Militar dos Dourados - Antonio João/MS. 2008. (Outra).

33.
HISTÓRIA REGIONAL EM CENA. 2007. (Outra).

34.
I Congresso "Dourados Cidade Educadora". 2007. (Congresso).

35.
I Seminário de Pesquisa Práticas Culturais e Identidades.NA ORALIDADE DE UM POVO A HISTÓRIA DE EXPERIENCIA DO PASSADO NAS ENCHENTES EM PORTO MURTINHO. 2007. (Seminário).

36.
I Seminário de Pesquisa Práticas Culturais e Identidades - Oficina História e Fontes Orais. 2007. (Oficina).

37.
I Seminário de Pesquisa Práticas Culturais e Identidades - Oficina História e Imprensa Escrita. 2007. (Oficina).

38.
I Seminário Regional de Extensão Universitária & I Encontro de Bolsistas de Extensão de Mato Grosso do Sul."O Reis preconiza o Movimento negro". 2007. (Seminário).

39.
Projeto Prodocência (MEC/SESU/DEPEM - UFGD) "Violência Escolar: Construindo Saberes nas Vicissitudes e Necessidades Docentes". 2007. (Seminário).

40.
VI ENCONTRO DE HISTORIA ORAL DO CENTRO-OESTE.Comunicação - Apresentação oral. 2007. (Encontro).

41.
"Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente: Educação Integradora". 2006. (Outra).

42.
Educação pelo Cinema IV. 2006. (Outra).

43.
II Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Culturas. 2006. (Simpósio).

44.
I Seminário Saúde e Trabalho. 2006. (Seminário).

45.
I Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Culturas. 2006. (Simpósio).

46.
Oficina de Conservação de Acervos. 2006. (Oficina).

47.
Temas Transversais: "A Estatuinte, a Gestão Democrática e a Universidade". 2006. (Seminário).

48.
VIII Encontro de História de Mato Grosso do Sul - História e historiografia no século XXI: ações e representações. 2006. (Encontro).

49.
Fontes Audiovisuais e Magnéticas: organizaçao e preservação de acrervo.Projeto de Extensão - Fontes Audiovisuais e Magnéticas: Utilização, Organização e Preservação de Acervo. 2005. (Outra).

50.
Negritude, Orgulho em Movimento. 2005. (Encontro).

51.
Organização do Acrevo Fotográfico do Centro de Documentação Regional.Projeto de Ensino - Organização do Acervo Fotográfico do Centro de Documentação Regional. 2005. (Outra).

52.
Seminário de História. 2005. (Seminário).

53.
Tópicos Especiais: Introdução à Análise de Imagens. 2005. (Outra).

54.
Viagem de Estudos à Assunção / Paraguai. 2005. (Outra).

55.
VII ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL.MIni curso O Patrimônio Histórico Brasileiro: Análise e Proposta de Intervenção. 2005. (Oficina).

56.
V Semana de História. 2005. (Outra).

57.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz. 2005. (Simpósio).

58.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz. 2005. (Oficina).

59.
IV Semana de História. 2004. (Encontro).

60.
Seminário Internacional Brasil - Africa / 2004. 2004. (Seminário).

61.
VII Encontro de História de MS - Patrimômio Histórico e Cultural: Identidade e Poder. 2004. (Oficina).

62.
VII Encontro de História de MS - Patrimonio Histórico e Cultural: Identidade e Poder. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KMITTA, I. R.. Descortinando os pantanais. 2017. (Exposição).

2.
KMITTA, I. R.; SANTOS, Maria Aparecida Lima ; ARAKAKI, S. . Martírio - projeção e debate.. 2017. (Outro).

3.
KMITTA, I. R.. 8º ENEPE/UFGD e 5º EPEX/UEMS. 2014. (Outro).

4.
KMITTA, I. R.. ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (4º Encontro de Ensino de Graduação; 6º Encontro de Pós-Graduação; 7º Encontro de Iniciação Cientifica e 7º Encontro de Extensão). 2013. (Outro).

5.
KMITTA, I. R.. III Encontro de Integração Dias de História. " Novas perspectivas de pesquisa em História: fontes, abordagens e métodos.. 2013. (Outro).

6.
KMITTA, I. R.; SANTOS, M. S. . II Encontro de Integração Dias de História. 2013. (Outro).

7.
KMITTA, I. R.. I Encontro de Integração Dias de História: "As faces da História". Caminhos da Pesquisa ao Ensino.. 2011. (Outro).

8.
KMITTA, I. R.. III Simpósio Internacional sobre religiosidades, diálogos culturais e hibridações. 2009. (Outro).

9.
KMITTA, I. R.. I Colóquio de Estudos "História em Reflexão: diálogos em construção.". 2008. (Outro).

10.
KMITTA, I. R.. VIII ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL. 2006. (Outro).

11.
KMITTA, I. R.. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE RELIGIÕES, RELIGIOSIDADES E CULTURAS. 2006. (Outro).

12.
KMITTA, I. R.. V SEMANA DE HISTÓRIA. 2005. (Outro).

13.
KMITTA, I. R.. ORGANIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO REGIONAL. 2005. (Outro).

14.
KMITTA, I. R.. SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL-ÁFRICA / 2004 ESCRAVIDÃO E HISTÓRIA DA ÁFRICA. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Altair Nunes Garray. Grafismo indígena Guarani Kaiowa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

2.
Elza Maria Rinaldini Guidotti. A inserção da mulher no mercado de trabalho; um estudo da cooperativa de trabalho e confecção de vestuário no município de Amambai, MS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

3.
Eliane Aguirre Canhete. A presença indígena e paraguaia na formação populacional de Amambai. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

4.
Milton Bruno Bitencourt. Rio Panduí: impactos e transformações ambientais decorrentes da construção da Usina Hidroelétrica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

5.
Adriany dos Santos Martiniano Borges. Desenvolvimento econômico, projetos e impactos ambientais no MT e MS (1964-1985). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

6.
Edicleia Regina da Cunha dos Santos. Fazenda Itamarati: ascensão e queda de um império nos confins do Mato Grosso - um projeto de exploração, impactos ambientais e ousadia.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

7.
Lilian Mari Souza Silva. A trajetória do gênero funk; do Soul ao proibidão. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

8.
Elizabete Parede da Silva. Aspectos da cultura paraguaia na fronteira com o Brasil: música e danças típicas paraguaias. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

9.
Solange Verá Fernandes. A criança kaiowa, o fogo doméstico e o mundo dos parentes. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

10.
Sidiney dos Santos Mauricio. Povoamento e formação dos centros urbanos na área de fronteira em Mato Grosso do Sul. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

11.
Eliane Lopes dos Santos. Egressos dos cursos de licenciatura da UEMS Amambai e sua inserção no mercado de trabalho.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Witor Rocha Domingues. Pai Tavyterã Ára Jepapa ro'y Pukukueja: Calendário do povo Pai~Tavyterã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ilsyane do Rocio Kmitta.

2.
Cristiane Rodrigues Neto. Samba: o som que transformou o Brasil do acalento aos desfiles de carnaval. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ilsyane do Rocio Kmitta.

3.
Adriana Espíndola Pinzan Kolle. Por caminhos diferentes narrar a vida e as experiências vividas: Aspectos históricos de Amambai - 1930-1960. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ilsyane do Rocio Kmitta.

4.
Adriana Espíndola Pinzan Kolle. Por caminhos diferentes narrar a vida e as experiências vividas: aspectos históricos de Amambai (1930-1950). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ilsyane do Rocio Kmitta.

5.
Cristiane Rodrigues Neto. Samba: o som que transformou o Brasil (1917-1932). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ilsyane do Rocio Kmitta.

6.
Witor Rocha Domingues. Os saberes indígenas e sua prática nos dias atuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ilsyane do Rocio Kmitta.

Iniciação científica
1.
Jacqueline Fachiano Lacerda. A Transpantaneira e a modernização no Mar de Xarayes. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ilsyane do Rocio Kmitta.

Orientações de outra natureza
1.
Adnara Thais Bordan Aranda. MEMÓRIA E IDENTIDADE : VICENTINA ( DISTRITO DE SÃO JOSÉ ) FONTES HISTÓRICAS E HISTÓRIA LOCAL.. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Ilsyane do Rocio Kmitta.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
KMITTA, I. R.. Uma tríade aparentemente harmônica: notas sobre a relação do homem, natureza e sociedade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KMITTA, I. R.. A História Repensada - Keith Jenkins. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KMITTA, I. R.. Descortinando os pantanais. 2017. (Exposição).

2.
KMITTA, I. R.; SANTOS, Maria Aparecida Lima ; ARAKAKI, S. . Martírio - projeção e debate.. 2017. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ARAKAKI, S. ; KMITTA, I. R. ; FACHIN, V. S. . História UEMS Amambai. 2016; Tema: História. (Rede social).



Outras informações relevantes


Aprovação em processo seletivo edital Nº 67/2015 ? PRODHS/UEMS e Edital Nº 42/2016 ? PRODHS/UEMS,
Aprovação em processo seletivo Simplificado para Professor Substituto - História Social - edital Nº 09/2016 CCS/UFGD.
Aprovação em processo seletivo EDITAL UEMS/PROE/PROPP/EAD-UAB Nº 006/2018
Aprovação em processo seletivo Edital Nº 62/2018 ? PRODHS/UEMS
Programa Institucional de Monitoria - PIM 2016 na unidade universitária UEMS-Amambai, como professora-monitora da aluna Michelle Christina Castilho Ribeiro da Silva - História/História Regional. 
Programa Institucional de Monitoria - PIM 2018 na unidade universitária UEMS-Amambai, como professora-monitora de Adriany dos Santos Borges - História/História do Brasil.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 9:36:47