Márcia Cristina da Silva Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6540939615825928
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Conhecida profissionalmente como MÁRCIA BESSA. Possui doutorado em Memória Social (PPGMS/UNIRIO, 2013) - bolsista CAPES/DS -, mestrado em Ciência da Arte (2006) e graduação em Comunicação Social - Habilitação Cinema e Vídeo (2000) - pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolveu estágio de doutorado no exterior (Doutorado-sanduíche) no Department of Cinema & Media Studies da University of Chicago (2012) - PDSE/CAPES - sob a orientação do PhD. Tom Gunning. Foi pesquisadora-residente (PNAP-R) da Fundação Biblioteca Nacional/FBN entre 2014 e 2016. Coordenou o ST "Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil" (SOCINE) entre 2015 e 2017. Em 2018, concluiu estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), sob supervisão da Profª. Drª. Janice Caiafa. É membro-pesquisadora dos grupos de pesquisa (CNPq): 1) Estudos da Cidade e da Comunicação (UFRJ), 2) Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporäneos (UFRJ) e 3) Modos de ver (UFF/ESPM-Rio). Tem experiência comprovada nas áreas de Produção Cultural, Cinema e vídeo, Educação Superior e Pesquisa. Atualmente é sócia-diretora da MP2 Produções, artista A/v no Coletivo DUO2X4 e docente na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR/IBAv). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Cristina da Silva Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa);Márcia Bessa;BESSA, Márcia

Endereço


Endereço Profissional
Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
Rua da Alfândega, 05
Centro
20070000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22330224
URL da Homepage: http://www.escoladarcyribeiro.org.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Memória Social.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Entre achados e perdidos: coleções, histórias e memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Leila Beatriz Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: CINEMA; COLEÇÃO URBANA; MEMÓRIA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Memória Social.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2012
Doutorado em Memória Social.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
com período sanduíche em University of Chicago (Orientador: Thomas R. Gunning - Tom Gunning).
Título: Entre achados e perdidos: colecionando memórias dos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Leila Beatriz Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: CINEMA; MEMÓRIA; MÍDIA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Memória Social.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2002 - 2005
Mestrado em Ciências da Arte.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A máquina para sintetizar imagens: edição cinematográfica ou a montagem de filmes - Um manual prático de montagem,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: José Maurício Saldanha Alvarez.
Palavras-chave: MANUAL PRÁTICO; MONTAGEM; NOVAS TECNOLOGIAS; TÉCNICA; CINEMA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
2018
Aperfeiçoamento em andamento em Licenciatura para Graduados - R2/2015. (Carga Horária: 1400h).
Uniplena Educacional, UNIPLENA, Brasil.
1992 - 2000
Graduação em Comunicação Social - Cinema.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Continuidade e Cinema.
Orientador: Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques.
1989 interrompida
Graduação interrompida em 1991 em Psicologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Ano de interrupção: 1991


Pós-doutorado


2016 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.


Formação Complementar


2009 - 2016
Mastering English. (Carga horária: 120h).
Centro de Cultura Anglo-Americana, CCAA, Brasil.
2009 - 2009
Língua francesa. (Carga horária: 64h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Apple final Cut Pro HD 5. (Carga horária: 60h).
Faculdade CCAA, Faculdade CCAA, Brasil.
1988 - 1988
Espanhol. (Carga horária: 80h).
Curso Miguel Couto, MIGUEL COUTO, Brasil.
1987 - 1987
Espanhol intensivo. (Carga horária: 60h).
Curso Bahiense, BAHIENSE, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ECDR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Prestador de serviços-docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

04/2017 - Atual
Ensino, Produção e Direção Cinematográfica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC

Coletivo DUO2X4, DUO2X4, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Diretora/Artista, Carga horária: 10
Outras informações
Coletivo de produções e performances A/v.


MP2 Produções, MP2, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtora, Carga horária: 20
Outras informações
Produção, assitência de direção, edição. direção audiovisuais e manutenção de acervos.

Atividades

07/1993 - 11/2001
Serviços técnicos especializados , Produção audiovisual, .

Serviço realizado
Coordenadora de produção.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Estágio de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Pós-Doutoranda
Outras informações
Projeto: ?Santa Teresa e Nova Brasília: a resistência dos cinemas de rua e a atuação do grupo casal no espaço urbano carioca? Resumo Este projeto propõe um estudo etnográfico dos cinemas de rua ainda em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro ? em especial os administrados pelo Grupo Casal: Cine Santa e Cine Carioca Nova Brasília ?, tendo em vista seu potencial de polo agregador, sua contribuição para os regimes de sociabilidade urbana e sua inserção nos circuitos exibidores. Ressaltamos a permanência de algumas dessas salas de exibição cinematográfica cariocas e sinalizamos suas dinâmicas como pontos de encontro, lugares de vivências citadinas e importantes referenciais culturais. E, de um ponto de vista mais amplo, pensamos em contribuir para novos entendimentos, usos e transformações dos processos de revitalização não só dos cinemas de rua, mas também dos próprios espaços públicos em derredor, que podem incrementar a vida sociocultural nos diversos contextos urbanos e particularmente na cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos igualmente que este estudo venha a contribuir para a análise, já ensejada e profícua em nosso campo, dos laços entre as organizações de mídia e a ocupação urbana. Palavras-chaves Mídia. Espaço Urbano. Cinema. Exibição Cinematográfica. Etnografia. Supervisora: Profª. Drª. Janice Caiafa Pereira e Silva ? CIEC/PPGCOM/UFRJ

Atividades

11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura - EcoPós/CIEC, .


Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Residente, Carga horária: 40
Outras informações
Programa Nacional de apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R) Bolsista: Márcia Cristina da Silva Sousa (Márcia Bessa) Projeto de pesquisa: ?Sobrevivendo no asfalto: por uma memória social dos cinemas de rua em processo de extinção nas calçadas cariocas? Resumo: Esse projeto pretende reunir, organizar, documentar, analisar e divulgar informações sobre os cinemas de rua ainda em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro: suas áreas de atuação, suas estruturas, suas trajetórias. Temos o intuito de recuperar a trajetória de existência de cada uma das oito salas de projeções cinematográficas, que continuam abertas e operando nas vias públicas cariocas, através da revisão hemerográfica.


University of Chicago, UChicago, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Doutorado-Sanduíche PDSE/CAPES, Carga horária: 25
Outras informações
Sandwich research project: ?Metropolis? ? from varieties rooms to street?s movie theaters: the beginnings of cinematographic exhibition rooms and modernity culture. Abstract: ?Metropolis? (Germany, Fritz Lang, 1927) ? from varieties rooms to street?s movie theaters: the beginnings of cinematographic exhibition rooms and modernity culture, in an allusion to the locus of cinema in modern city, tries to outline the trajectory of cinema in the streets since its embryonic stage until its consolidation as street?s movie theater ? rooms exclusively built on city sidewalks for film projections, among habitual urban constructions. We are trying to trace a genealogy of several of this exhibition rooms, establishing so a few initial marks ? from the middle of nineteenth century ? to create the concept of street?s movie theater and so many ?end stops? (or ?arrival lines?) in the first decades of twentieth century.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio docência I e II cumpridos em 2009.2 e 2011.1, respectivamente.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Tutoria, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação de tutores da UAB/CEAD/UNIRIO no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial em Deficiência Mental - Modalidade à Distância.

Atividades

03/2009 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação Doutorado em Memória Social, .


Faculdade CCAA, Faculdade CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 3
Outras informações
Curso de Comunicação Social - habilitação Multimídia. Disciplinas ministradas: - Ética e legislação audiovisual - Organização da produção audiovisual

Atividades

02/2008 - 02/2010
Ensino, Comunicação social - Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e legislação do audiovisual
Produção audiovisual

Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, FES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações
Projeto de Iniciação Científica: Sala de aula sem paredes.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas Práticas Cinematográficas, Edição Cinematográfica I e Projeto Experimental em edição.

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 6
Outras informações
Professora da disciplina Práticas Cinematográficas (Campus Tom Jobim).

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Laboratório, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenação da área de edição e continuidade. (Campus Tom Jobim e Campus Rebouças).

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Acadêmica de Curso, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora Acadêmica do Curso Superior de Cinema (Campus Tom Jobim - Barra da Tijuca).

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 6
Outras informações
Professora da disciplina Práticas cinematográficas do Curso Superior de Cinema (Campus Rebouças). Formatação da ementa, objetivos, metodologia e bibliografia da disciplina. Ementa: Revisão (Organização da Produção e Direção). As tarefas do continuísta. Os recursos para a finalização de filmes. A estruturação de projetos para a seleção do projeto experimental.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Produção, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora de produção da Central Estácio de Produções (CEP). Gerenciamento de todos os projetos acadêmicos audiovisuais dos alunos do Curso Superior de Cinema. Participação em bancas de defesa de projetos.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 10
Outras informações
Professora da disciplina Organização da produçãp I. Formatação da ementa da disciplina. Disciplina obrigatória do Curso Superior de Cinema (Campus Rebouças). Ementa: As etapas da produção fílmica. Os profissionais do cinema desde a pré-produção até a finalização. O equipamento e o material sensível e digital. As tarefas do produtor desde a decupagem técnica até o orçamento. Objetivos: Conhecer todas as etapas da produção de um filme. Elaborar e executar um plano de produção.

Atividades

02/2002 - 07/2007
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO I
PRÁTICAS CINEMATOGRÁFICAS
PROJETO EXPERIMENTAL EM EDIÇÃO

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 2
Outras informações
Projeto de Iniciação Científica: Sala de aula sem paredes.

Atividades

02/2007 - 07/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa, .

Linhas de pesquisa
Cinema e educação

Crystal Cinematográfica Ltda., CRYSTAL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Continuísta, Carga horária: 40
Outras informações
Continuidade no filme de longa-metragem "Gregório de Mattos", de Ana Carolina (Ana Carolina Teixeira Soares).


Diler e Associados, DILER, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Continuísta-chefe, Carga horária: 40
Outras informações
Chefia da equipe de quatro continuístas do filme de longa-metragem "Xuxa e os duendes", de Paulo Sérgio Almeida e Rogério Gomes (Papinha).


Palmares Produções, PALMARES, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Diretora de produção, Carga horária: 10
Outras informações
Direção de produção de vídeos institucionais e programas de TV.


ZB Filmes, ZB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Continuísta, Carga horária: 40
Outras informações
Continuidade para série televisiva (TV Paga), "O caudilho e o jagunço", de Guilherme Fontes e Mauro Lima.


Tambellini Filmes, RAVINA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Continuísta, Carga horária: 40
Outras informações
Continuidade no filme de longa-metragem "Um copo de cólera", de Aluízio Abranches.


Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, SETRAB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 20
Outras informações
Continuidade no cinema. Oficina de capacitação em Continuidade cinematográfica para trabalhadores desempregados organizada pela ABAF ( Associação Braileira de arte fotográfica) com recursos do FAT.

Atividades

09/1999 - 11/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Continuidade no cinema

Valéria Produções, VALÉRIA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Continuísta, Carga horária: 40
Outras informações
Continuidade para a série televisiva (TV Paga), "Táxi Brasil", de Haroldo Marinho Barbosa.


Victória Produções, VICTÓRIA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Continuísta, Carga horária: 40
Outras informações
Continuidade no filme de longa-metragem "Policarpo Quaresma - herói do Brasil", de Paulo Thiago.


Metavídeo/British Fim Institute, MV/BFI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Continuísta, Carga horária: 40
Outras informações
Continuidade (e assistência de montagem) no filme de longa-metragem "Cinema de lágrimas", de Nelson Pereira dos Santos.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria das disciplinas de edição cinematográfica

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de produção, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora das produções dos "filmes de cadeira" - bolsa Banco Nacional.

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria das disciplinas de produção cinematográfica.

Atividades

03/1995 - 03/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.


ML Planejamento, ML, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Promotora e Coordenadora de promotoras, Carga horária: 20
Outras informações
ML Planejamento Cultural e Promoções LTDA. Prestação de serviços de organização, promoção, recepção e coordenação de promotoras em eventos e feiras expositoras; incluindo serviços para Petrobras (Eco 92 e Bienal do Livro - 10/1991), II CONAMAT (05/1991), III Exposhopping (07/1991), XXIII Congresso Nacional de Informática (09/1990), Engenho Comunicações (09/1990), Oficina da Festa (08/1991), Brastemp (1990), Academia Brasileira de Letras - ABL (1990) etc.


New Time Serviços Temporários LTDA., NEW TIME, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Promotora, Carga horária: 20
Outras informações
Prestação de serviços de organização e promoção de eventos e feiras expositivas; incluindo o Rock in Rio II (11/1990 a 01/1991), dentre outros.


HVA Eventos e Promoções, HVA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Promotora, Carga horária: 20
Outras informações
Prestação de serviços de organização, promoção e recepção em eventos e feiras expositoras; incluindo clientes como: BANERJ (08/1990), ABRAS (09/1988), Lojas Americanas S.A. (09/1990), Brahma (09/1990) etc.



Linhas de pesquisa


1.
Cinema e educação

Objetivo: O estudo tenta dar conta de aspectos da relação entre cinema e educação, sobretudo no que concerne ao uso de filmes como material de apoio didático em sala de aula. A pesquisa avança com sucesso e se desenvolve por um semestre..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: CINEMA; FILMES; EDUCAÇÃO.
2.
Memória da exibição cinematográfica carioca

Objetivo: Lançar as bases para um estudo sistemático da memória do circuito exibidor da cidade do Rio de Janeiro, com ênfase nos cinemas de rua cariocas. Começando sua trajetória de entretenimento tecnológico ? nos teatros, salões , galpões, circos, parques e feiras de variedades ?, consolidando suas histórias (e sua história) nos pequenos ou médios cinemas, simples ou elegantes salas, palácios cinematográficos ou poeirinhas, saindo das ruas e tornando-se mais uma loja nos shoppings centers, otimizando custos e multiplicando lucros nos multiplex e megaplex ; o cinema vai se buscar nos centros culturais, nos museus, a céu aberto... Em qualquer ?lugar? e alicerçado por constantes avanços tecnológicos: um ?outro cinema? emerge. Diferentes formas de ruptura com o hábito cinema. A situação cinema não é mais a mesma, o ?lugar? do cinema não é mais o mesmo..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Palavras-chave: CINEMA; EXIBICAO; MEMÓRIA; NOVAS TECNOLOGIAS.
3.
Continuidade e cinema

Objetivo: Sublinhar a relevância da continuidade cinematográfica - do ponto de vista técnico, como forma de linguagem e expressão ideológica - no processo de realização de filmes. Desenvolver um guia prático básico da continuidade cinematográfica..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Continuidade; MONTAGEM.
4.
Produção cinematográfica de curta-metragens

Objetivo: Aprofundar os conhecimentos acerca das distintas funções da equipe de produção cinematográfica. Atualizar documentos e formulários de produção. Estabelecer pontes entre a produção e os outros setores da equipe técnica. Supervisionar o trabalho da produção em filmes do curso..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: PRODUÇÃO; REALIZACÃO DE FILMES.
5.
Assistência de montagem (em moviola)

Objetivo: Operação de moviola; Organização de material de montagem; Tarefas do assistente de montagem cinematográfica; Acompanhamento da edição de som e mixagem; Tramites com o laboratório de cinema..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: MONTAGEM; EDIÇÃO; LABORATÓRIO; Continuidade.
6.
Salas de cinema, "cinemas de rua" e espaço urbano do Rio de Janeiro

Objetivo: Esse projeto pretende reunir, organizar, documentar, analisar e divulgar informações sobre os cinemas de rua ainda em funcionamento no Estado do Rio de Janeiro ? suas áreas de atuação, suas estruturas, suas trajetórias ?; tendo em vista o potencial de polo agregador desses espaços culturais citadinos e suas possibilidades de contribuição para os regimes de sociabilidade das cidades fluminenses. A ideia é mostrar o quanto os cinemas de rua são importantes referenciais culturais para essas localidades. Ressaltamos a permanência de algumas dessas salas de exibição cinematográfica em municípios fluminenses e sinalizamos suas dinâmicas como pontos de encontro e lugares de vivências genuinamente urbanos. E, de um ponto de vista mais amplo, pensamos em contribuir para novos entendimentos, usos e transformações dos processos de caracterização de identidades culturais; buscando discutir novas possibilidades de revitalização não só das salas de exibição cinematográficas citadinas, mas também dos próprios espaços públicos que podem dinamizar a vida cultural local..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Interdisciplinar.
Palavras-chave: CINEMA; CINEMA DE RUA; CIDADE; MÍDIA; Comunicação.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Santa Teresa e Nova Brasília: a resistência dos cinemas de rua e a atuação do grupo casal no espaço urbano carioca
Descrição: Este projeto propõe um estudo etnográfico dos cinemas de rua ainda em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro ? em especial os administrados pelo Grupo Casal: Cine Santa e Cine Carioca Nova Brasília ?, tendo em vista seu potencial de polo agregador, sua contribuição para os regimes de sociabilidade urbana e sua inserção nos circuitos exibidores. Ressaltamos a permanência de algumas dessas salas de exibição cinematográfica cariocas e sinalizamos suas dinâmicas como pontos de encontro, lugares de vivências citadinas e importantes referenciais culturais. E, de um ponto de vista mais amplo, pensamos em contribuir para novos entendimentos, usos e transformações dos processos de revitalização não só dos cinemas de rua, mas também dos próprios espaços públicos em derredor, que podem incrementar a vida sociocultural nos diversos contextos urbanos e particularmente na cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos igualmente que este estudo venha a contribuir para a análise, já ensejada e profícua em nosso campo, dos laços entre as organizações de mídia e a ocupação urbana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Sobrevivendo no asfalto: por uma memória social dos cinemas de rua em processo de extinção nas calçadas cariocas
Descrição: Esse projeto pretende reunir, organizar, documentar, analisar e divulgar informações sobre os cinemas de rua ainda em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro: suas áreas de atuação, suas estruturas, suas trajetórias. Temos o intuito de recuperar a trajetória de existência de cada uma das oito salas de projeções cinematográficas, que continuam abertas e operando nas vias públicas cariocas, através da revisão hemerográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Márcia Cristina da Silva Sousa - Integrante / Marcus Venício Toledo - Coordenador.Financiador(es): Fundação Biblioteca Nacional - Bolsa.
2012 - 2012
Metropolis ? from varieties rooms to street?s movie theaters: the beginnings of cinematographic exhibition rooms and modernity culture
Descrição: ?Metropolis? (Germany, Fritz Lang, 1927) ? from varieties rooms to street?s movie theaters: the beginnings of cinematographic exhibition rooms and modernity culture, in an allusion to the locus of cinema in modern city, tries to outline the trajectory of cinema in the streets since its embryonic stage until its consolidation as street?s movie theater ? rooms exclusively built on city sidewalks for film projections, among habitual urban constructions. We are trying to trace a genealogy of several of this exhibition rooms, establishing so a few initial marks ? from the middle of nineteenth century ? to create the concept of street?s movie theater and so many ?end stops? (or ?arrival lines?) in the first decades of twentieth century..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Márcia Cristina da Silva Sousa - Coordenador / Tom Gunning - Integrante.
2009 - 2013
Entre achados e perdidos: colecionando memórias dos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro
Descrição: O espaço físico, e toda a estrutura montada ao seu redor, onde a ?experiência cinema? é projetada vem sofrendo grandes mudanças desde seus primórdios aos dias atuais. Vasculhamos o processo de extinção das salas de exibição cinematográfica das calçadas da cidade do Rio de Janeiro e tentamos problematizar o impacto dessa mudança no espaço citadino. Criamos as bases para um estudo sistemático da memória dos cinemas de rua ? estabelecimentos ou salas de projeções cinematográficas erguidas nas cidades em meio às construções urbanas habituais ? da cidade do Rio de Janeiro sob a ótica do colecionismo. Investigamos e procuramos propor também uma problematização dos cinemas de rua como patrimônio cultural carioca. Procuramos investigar essa memória através dos vestígios e rastros inscritos pelos cinemas de rua no texto da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Memória Social.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Melhor crônica sobre Cinema Brasileiro, Jornal O Dia, IG Internet e MPB FM.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)  Data: 12/02/2014

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)  Data: 15/08/2013

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)  Data: 10/05/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BESSA, Márcia2017BESSA, Márcia. Experie-ncias do ser e do habitar as cidades contempora-neas: transversalidades, pluralidades e desafios. Eco (UFRJ), v. 20, p. 269-276, 2017.

2.
FILHO, Wilson Oliveira2017FILHO, Wilson Oliveira ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . iBroke vs 1.0. Contemporary Performance Almanac, v. 4, p. 108-109, 2017.

3.
FILHO, Wilson Oliveira2016FILHO, Wilson Oliveira ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) ; LIMA, Guilherme . Il mito del primo film brasiliano e il riuso delle immagini di Santos Dumont.. Fata Morgana Rivista, v. 29, p. 89-98, 2016.

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2015SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Cidade das sombras: o espaço urbano carioca e a memória de seus cinemas de rua. Arquivo Em Cartaz, v. 1, p. 78-90, 2015.

5.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2014SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Cinemas de Niterói em revista: por uma historiografia das salas de exibição cinematográfica na antiga capital fluminense. Rebeca, v. 5, p. 1-12, 2014.

6.
RIBEIRO, L. B.2012RIBEIRO, L. B. ; Silvia Franchini ; Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . A saga dos objetos: a memória como decodificadora da materialidade das coisas. Fio da Ação, v. 2, p. 107-122, 2012.

7.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2011SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). De passagem pela cidade: por uma coleção benjaminiana dos cinema de rua do Rio de Janeiro. Escritos (Curitiba), v. 7, p. 63-85, 2011.

8.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2010SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Dos vaudevilles ao museu tecnológico: as metamorfoses no locus do cinema e seus impactos sobre a experiência audiovisual. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 04, p. 38-46, 2010.

9.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2010SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . NAS RUAS DO CINEMA: POR UMA CARTOGRAFIA DOS VESTÍGIOS. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 05, p. 62-72, 2010.

10.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2010SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Nas ruas do cinema: por uma cartografia dos vestigios cinematograficos no espaco urbano carioca. Extraprensa (USP), v. 1, p. 823-833, 2010.

11.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2010SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). A saga do cinema brasileiro. Saber Acadêmico, v. 1, p. 254-257, 2010.

12.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2009SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. . Liguem seus celulares no cinema: Panorama, possibilidades e perspectivas. InterScience Place, v. 4, p. 1-15, 2009.

13.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2009SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. . NÃO ESQUEÇAM DE LIGAR SEUS CELULARES NO CINEMA: panoramas e perspectivas da mobilidade na sétima arte. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 2, p. 65-81, 2009.

14.
OLIVEIRA, W.2009OLIVEIRA, W. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . McLuhan, Deleuze e a linguagem do cinema:A imagem ( ou o meio) como devir sensorial da arte e da técnica. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. -, p. 1-12, 2009.

15.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa)2009SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . De passagem pela cidade: por uma coleção de cinemas de rua no Rio de Janeiro. Os Urbanitas (São Paulo), v. 06, p. 00-00, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, W. ; RIBEIRO, L. B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) ; FRANCHINI, Sílvia . A saga dos objetos de coleção: a memória como decodificadora da materialidade das coisas. In: PROPG/UNIRIO. (Org.). Série Monográfica FIO DA AÇÃO. 01ed.Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012, v. 2, p. 107-123.

2.
PINTO, Diana de Souza ; FARIAS, F. R. ; OLIVEIRA, Antonio J. B. ; DANTAS, Camila G. ; ORRICO, Evelyn G. D. ; GONDAR, Jô ; SOUZA, Lizete Q. ; DODEBEI, Vera ; BOCK, W. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Uma coleção de achados e perdidos: memória dos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro. In: Diana de Souza Pinto; Francisco Ramos de Farias. (Org.). Novos apontamentos em memória social. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras (Viveiros de Castro Ed.) / UNIRIO, 2012, v. 1, p. 127-149.

3.
RIBEIRO, L. B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Inventário dos objetos do mundo. In: Maria Tereza Serrano Barbosa - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Extensão (UNIRIO). (Org.). Fio da Ação. 01ed.Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010, v. 01, p. 84-103.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). A Saga do Cinema Brasileiro. Jornal O DIA, Rio de Janeiro, p. 08 - 08, 13 maio 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); FILHO, Wilson Oliveira . Odeon ao vivo: tradição e inovação num cinema de rua carioca. In: XXI Encontro da SOCINE, 2018, João Pessoa/PB. XXI SOCINE - O Estado da Crítica. São Paulo: SOCINE, 2018. v. 1. p. 733-739.

2.
FILHO, Wilson Oliveira ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Salas de cinema de rua e projeções em filmes contemporâneos. In: Conferência Internacional Avanca/Cinema 2018, 2018, Avanca/Portugal. Avanca/Cinema 2018, 2018. v. 1. p. 28-33.

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Se esse cinema (de rua) fosse meu.... In: XX Encontro Nacional da Socine, 2017, Curitiba/PR. Anais de textos completos. Curitiba/PR: SOCINE/UTP, 2017.

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Os últimos (cinemas de rua) serão os primeiros.... In: XIX Encontro da Socine, 2016, Campinas/SP. Anais do XIX Encontro da Socine - Cinema em Redes. São Paulo: Socine, 2016. v. 1. p. 518-523.

5.
FILHO, Wilson Oliveira ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Presentaciones audiovisuales en vivo y un tercer régimen de imágenes (o Qué Deleuze podría decir a un artista Vjing). In: Geophilosophy of Cinema, 2016, Buenos Aires/Argentina. Geophilosophy of Cinema, 2015.

6.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Geo-cinema, projections and Vjing Art: The city as a cinematic issue. In: Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, 2014, Avanca. Avanca Cinema - International Conference 2014. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014. v. 1. p. 261-265.

7.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. ; RIBEIRO, L. B. . Cinema, passagem a céu aberto: Novos ambientes patrimonializando o cinema. In: 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambu - MG. Anais do 35º Encontro Anual da Anpocs, de 24 a 28 de outubro de 2011, em Caxambu/MG.. São Paulo: ANPOCS, 2011.

8.
RIBEIRO, L. B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Desenrolando Tapetes Vermelhos Para Os Cinemas De Rua: Em Busca De Um Patrimônio Perdido. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Quem tem medo da pesquisa empírica?, 2011, Recife. Anais - XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Quem tem medo da pesquisa empírica?. São Paulo: INTERCOM - UNICAP, 2011.

9.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Nas ruas do cinema: por uma cartografia dos vestígios cinematográficos no espaço urbano do Rio de Janeiro. In: III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina (CELACC/USP), 2010, São Paulo/SP. III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina: integrar para além do mercado, 2010.

10.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Cidade das sombras: por uma etnografia do processo de extinção dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. In: I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro (Rede ALCAR), 2010, Nova Friburgo/RJ. I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro (Rede ALCAR), 2010.

11.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Entre achados e perdidos: memória das cinemas de rua do Rio de Janeiro. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro/RJ. XIV SBS, 2009.

12.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Coleções, imagens e narrativas: experiências didático-pedagógicas oriundas de um projeto de pesquisa.. In: I Congresso Fluminense de Patrimônio Cultural e Arte na Escola ? Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), 2009, Campos dos Goytacases/RJ. I Congresso Fluminense de Patrimônio Cultural e Arte na Escola ? Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), 2009.

13.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Cidade descuidada: o processo de extinção dos cinemas de rua do rio de Janeiro.. In: II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est ? Cidade, cotidiano e poder (UFES), 2009, Vitória. II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est ? Cidade, cotidiano e poder (UFES), 2009.

14.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. . Liguem seus celulares no cinema: Breve história, linguagem e perespectivas. In: VI Congresso Nacional de História da Mídia/UFF, 2008, Niterói. VI Congresso Nacional de História da mídia. Niterói: EDUFF, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Se esse cinema (de rua) fosse meu.... In: XX Encontro Nacional da Socine, 2016, Curitiba/PR. Anais digitais. Curitiba/PR: SOCINE/UTP, 2016.

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. ; RIBEIRO, L. B. . Do cinema de rua ao cinema ao vivo: a memória do cine Odeon entre a tradição e a experimentação audiovisuais. In: ANPOCS, 2010, Caxambu. 34º Encontro Anual da ANPOCS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Os últimos (cinemas de rua) serão os primeiros.... In: XIX SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2015, Campinas/SP. XIX SOCINE - Cinemas em redes. São Paulo, 2015. v. 1. p. 103-103.

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Nas ruas do cinema: por uma cartografia dos vestígios cinematográficos no espaço urbano do Rio de Janeiro. In: III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina (CELACC/USP), 2010, São Paulo/SP. III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina: integrar para além do mercado, 2010.

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Cidade das sombras: por uma etnografia do processo de extinção dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. In: I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro (Rede ALCAR), 2010, Nova Friburgo/RJ. I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro (Rede ALCAR), 2010.

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Ser ou não ser: a memória dos cinemas de rua como patrimônio cultural do Rio de Janeiro. In: XIV Encontro Regional de História ANPUH ? RIO: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro/RJ. XIV Encontro Regional de História ANPUH ? Rio de Janeiro ? UNIRIO, 2010.

5.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Entre achados e perdidos: memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. In: XIV Congresso Brasileiro de Sosiologia, 2009, Rio de Janeiro/RJ. XIV SBS, 2009.

6.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Tão longe tão perto: por uma coleção de cinemas de rua na cidade do Rio de Janeiro. In: VII Encontro Nacional de História da Mídia, 2009, Fortaleza/CE. VII História da Mídia, 2009.

7.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Coleções, imagens e narrativas: experiências didático-pedagógicas oriundas de um projeto de pesquisa.. In: I Congresso Fluminense de Patrimônio Cultural e Arte na Escola ? Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), 2009, Campos dos Goytacases/RJ. I Congresso Fluminense de Patrimônio Cultural e Arte na Escola ? Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), 2009.

8.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Cidade descuidada: o processo de extinção dos cinemas de rua do rio de Janeiro.. In: II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est ? Cidade, cotidiano e poder (UFES), 2009, Vitória/ES. II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est ? Cidade, cotidiano e poder (UFES), 2009.

9.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. . A hello to cell phone films in Brazil: History, language and perspectives. In: Transnational cinema in Globalising societies, 2008, Niterói. Transnational cinema in Globalising societies, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
Márcia Bessa. ?Em processo de extinção?: os cinemas de rua sobreviventes e a vocação cinematográfica no espaço urbano carioca. Revista de História da Biblioteca Nacional, 2015.

2.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Geo-Cinema, Projeções e Vjing Art: a cidade como uma questão cinemática. Avanca | Cinema 2014, 2014.

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). DE PASSAGEM PELA CIDADE: POR UMA COLEÇÃO BENJAMINIANA DOS CINEMAS DE RUA DO RIO DE JANEIRO. Escritos (Curitiba), 2011.

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . NAS RUAS DO CINEMA: POR UMA CARTOGRAFIA DOS VESTÍGIOS CINEMATOGRÁFICOS NO ESPAÇO URBANO DO RIO DE JANEIRO. Extraprensa (USP), 2011.

5.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). A saga do cinema brasileiro. Saber Acadêmico, 2010.

6.
OLIVEIRA, W. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Liguem seus celulares no cinema: Panorama, possibilidades e perspectivas. InterSciencePlace, 2009.

7.
OLIVEIRA, W. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . McLuhan, Deleuze e a linguagem do cinema:A imagem ( ou o meio) como devir sensorial da arte e da técnica. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2009.

8.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Dos vaudevilles ao museu tecnológico: as metamorfoses no locus do cinema e seus impactos sobre a experiência audiovisual. Artefactum (Rio de Janeiro), 2009.

9.
OLIVEIRA, W. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . NÃO ESQUEÇAM DE LIGAR SEUS CELULARES NO CINEMA: panoramas e perspectivas da mobilidade na sétima arte. Artefactum (Rio de Janeiro), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Circuito exibidor de rua carioca. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Multisalas, variedades e inovações: a resistência do 'cinema de rua' no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Santa Teresa e Nova Brasília: a resistência dos cinemas de rua e a atuação do Grupo Casal no espaço urbano carioca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Oliveira Filho, Wilson . Audiovisual Live Performances As a Media Ecology Practice and Theory. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Santa Teresa e Nova Brasília: a resistência dos ?cinemas de rua? e a atuação do Grupo Casal no espaço urbano carioca.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Se esse cinema (de rua) fosse meu.... 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Os últimos (cinemas de rua) serão os primeiros.... 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Debate - Memórias audiovisuais: o fato, o tempo e o lugar da história.... 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . 'Cada um com seu cinema': dos vaudevilles aos palácios cinematográficos, as metamorfoses no locus do cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
OLIVEIRA, W. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Projecting in the streets: From the cinema indoor to films ?calling out around the world? and the memory: a few notes about live cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Vestigios do tempo: em memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. ; RIBEIRO, L. B. . Cinema, passagem a céu aberto: Novos ambientes patrimonializando o cinema. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RIBEIRO, L. B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Desenrolando Tapetes Vermelhos Para Os Cinemas De Rua: Em Busca De Um Patrimônio Perdido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Colecionismo e memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Nas ruas do cinema: por uma cartografia dos vestígios cinematográficos no espaço urbano do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Nas ruas do cinema: por uma cartografia dos vestígios cinematográficos no espaço urbano do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Cidade das sombras: por uma etnografia do processo de extinção dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Ser ou não ser: a memória dos cinemas de rua como patrimônio cultural do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Entre achados e perdidos: coleções, histórias e memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
RIBEIRO, L. B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) ; OLIVEIRA, W. . Do cinema de rua ao cinema ao vivo: a memória do cine Odeon entre a tradição e a experimentação audiovisuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Entre achados e perdidos: memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Tão longe tão perto: por uma coleção de cinemas de rua na cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Entre achados e perdidos: coleções, histórias e memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Cidade descuida: o processo de extinção dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. . Dos vaudevilles ao museu tecnológico: as metamorfoses no locus do cinema e seus impactos sobre a espectatorialidade e a narratividade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Entre achados e perdidos: coleções, histórias e memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Coleção e imagens fílmicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
RIBEIRO, L. B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . COLEÇÕES, IMAGENS E NARRATIVAS: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ORIUNDAS DE UM PROJETO DE PESQUISA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. . Liguem seus celulares no cinema: breve história, linguagem e perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Revisão técnica - Livro: McLuhan e o cinema, de Wilson Oliveira Filho. Rio de Janeiro: 5W - Verve, 2017 (Livro/Revisão técnica).

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Elegy to love, 2009. (Tradução/Artigo).

3.
DANCYGER, K. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Revisão técnica - Livro: Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007 (Livro/Revisão técnica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Nunes, L. ; TAETS, L. ; MOTTA, L. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Cinemas de rua do Rio de Janeiro (documentário). 2015.

2.
ALZER, L. A. ; DRUMMOND, B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Meu livro do Rio (guia de viagem). 2015.

Trabalhos técnicos
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). ?Cinema de rua?'. 2014.

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Imergindo no escuro:os palácios cinematográficos brasileiros entre as inovações tecnológicas e o ?início do fim?. 2013.

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). VI CONECO - GT2 POLÍTICAS E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL. 2013.

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Projeto de produção/captação: Encontro das águas. 1994.

5.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Projeto de produção/captação: Zé Kéti. 1994.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Restaurado, antigo Cine Palácio reabre como teatro. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Do rugido do leão da metro à bossa nova.... 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); TAETS, L. ; MOTTA, L. . Cinemas de rua do Rio de Janeiro (documentário acadêmico). 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Debate - Memórias audiovisuais: o fato, o tempo e o lugar da história.... 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); MENDES, M. ; RIBEIRO, L. S. ; BARROS, E. C. ; NETTO, A. ; JANOT, M. ; ALMEIDA, P. S. . 'Cinemas de rua devem inovar sem perder a essência'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); REIS, A. M. ; GONCALVES, B. ; HADDAD, F. ; FERREIRA, J. . Cine Belas Artes: um marco no resgate de espaços culturais na rua. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Perfil / FBN - Márcia Bessa e os ?cinemas de rua' cariocas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). 'Cinemas de rua exercem papel de coadjuvantes'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Museu do cinema de rua. 2017; Tema: Memória do circuito exibidor urbano brasileiro. (Blog).

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Movimento CINERUA. 2015; Tema: Grupo de discussão e defesa dos "cinemas de rua" do Rio de Janeiro.. (Rede social).

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Excesso de memória. 2010; Tema: Extinção dos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Relatório Final de Pós-Doutorado ECO/UFRJ. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
VIEIRA, J. L. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) ; Oliveira Filho, Wilson . Coordenação de ST: 'Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil'. 2016. (Coordenação de Seminário Temático).

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Programa de Apoio A Pesquisadores Residentes - PNAP-R/FBN. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
OLIVEIRA, W. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Projecting in the streets: From the cinema indoor to films ?calling out around the world? and the memory: a few notes about live cinema. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Projecting in the streets: From the cinema indoor to films ?calling out around the world? and the memory: a few notes about live cinema. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Non-Degree Visiting Student. 2012. (Relatório de pesquisa).

8.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Coleção, de Krzystof Pomian. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Caderno de cinemas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

10.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Memória fotográfica. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

11.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Entre achados e perdidos: colecionando memórias dos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Qualificação de Doutorado).

12.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). METROPOLIS? ? DOS VAUDEVILLES AO CINEMA DE RUA, OS PRIMÓRDIOS DAS SALAS DE EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA E A CULTURA DA MODERNIDADE. 2011. (Pesquisa).

13.
RIBEIRO, L. B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Colecionando Imagens: uma construção patrimonial a partir de suportes visuais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Carlos . Relatório da exposiçãpo "Objetos", de Ivo Almico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

15.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Ficha catalográfica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

16.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); RIBEIRO, L. B. . Ementa, objetivos, conteúdos programáticos e referências.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

17.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Primeiros passos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

18.
MARQUES, Aída ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Produção audiovisual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); MARQUES, Aída . A equipe técnica. 2008. (Material didático).

20.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Entre achados e perdidos: coleções, histórias e memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2007. (Pesquisa).

21.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). As etapas da produção audiovisual. 2007. (Material didático).

22.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). As etapas da finalização de filmes. 2007. (Material didático).

23.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). A questão da nomenclatura. 2006. (Material didático).

24.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade e montagem. 2006. (Material didático).

25.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). A máquina para sintetizar imagens: Edição cinematográfica ou montagem de filmes - Um manual prático de montagem. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Dissertação de Mestrado).

26.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); MARQUES, Aída . Decupagem técnica. 2003. (Material didático).

27.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Boletins, formulários e outros documentos de produção. 2003. (Material didático).

28.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade e cinema. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Monografia de Conclusão de curso).

29.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade no cinema. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); CANDIDA, F. . História do Cinearte UFF. 1992. (Pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. SNC, comercial para TV, betacam, 50 segundos.. 1999. Audiovisual.

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. SNC, comercial para TV, betacam, 50 segundos.. 1999. Audiovisual.

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. O CAUDILHO E O JAGUNÇO, de Guilherme Fontes, série pata TV em 05 capítulos, ficção, 35mm, 45 minutos cada.. 1998. Audiovisual.

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. TÁXI BRASIL, de Haroldo Marinho Barbosa e Luca de Castro, série para TV em 05 episódios, ficção, 16mm, 45 minutos cada.. 1996. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Oliveira Filho, Wilson . Carcaça. 2017. Instalação.

2.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . iBroke 1.0. 2016. Instalação.

3.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . iBroke 2.0. 2016. Instalação.

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Oliveira Filho, Wilson . Entre eu e mim: anemic cinema re(make)dy. 2016. Performance.

5.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . iBroke. 2015. WebArt.

6.
MARQUES, Aída ; DOLINO, Luis Geraldo ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) ; CASTRO, Luis. G. G. . Edição. O TEMPO SOB MEDIDA. De Aída Marques. Documentário/MiniDV, 20min.. 2008. Vídeo.

7.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. XUXA E OS DUENDES, de Paulo Sérgio Almeida e Rogério Gomes, longa-metragem, ficção, HDTV, 100 minutos.. 2001. Filme.

8.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. GREGÓRIO DE MATTOS, de Ana Carolina, média-metragem, documentário ficcionado, 35mm, 40 minutos.. 2001. Filme.

9.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. PONTE S/A, vídeo institucional, miniDV, 12 minutos.. 2001. Vídeo.

10.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. GESTÃO AMBIENTAL, vídeo institucional, betacam/miniDV, 10 minutos.. 2001. Vídeo.

11.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. CÉLIA E ROSITA, de Gisela Bezerra de Mello, curta-metragem, ficção, 35mm, 20 minutos.. 2000. Filme.

12.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. MODA E MERCADO VERÃO 99/00. Vídeo institucional, betacam, 20 minutos.. 1999. Vídeo.

13.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. MODA E MERCADO INVERNO 2000, Vídeo institucional, betacam, 15 minutos.. 1999. Vídeo.

14.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. GRUPO BETTER, Vídeo institucional, S-VHS, 16 minutos.. 1999. Vídeo.

15.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. SNC, vídeo institucional, betacam, 12 minutos.. 1999. Vídeo.

16.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. MODA E MERCADO VERÃO 99/00, vídeo institucional, betacam, 20 minutos.. 1999. Vídeo.

17.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. SNC, víde institucional, betacam, 12 minutos.. 1999. Vídeo.

18.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. GRUPO BETTER, vídeo institucional, S-VHS, 16 minutos.. 1999. Vídeo.

19.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. MODA E MERCADO INVERNO 2000, vídeo institucional, betacam, 15 minutos.. 1999. Vídeo.

20.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. MODA E MERCADO VERÃO 99/00, vídeo institucional, betacam, 20 minutos.. 1999. Vídeo.

21.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. PROJETO AMAZÔNIA OCIDENTAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Série de 04 vídeos institucionais, betacam, 15 minutos cada.. 1998. Vídeo.

22.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. MODA E MERCADO INVERNO 99. Vídeo institucional, betacam, 12 minutos.. 1998. Vídeo.

23.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. NÃO ME CONDENES ANTES QUE ME EXPLIQUE, de Cristina Leal, curta-metragem, ficção, 35mm, 15 minutos.. 1998. Filme.

24.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. UM COPO DE CÓLERA, de Aluízio Abranches, longa-metragem, ficção, super 16mm, 90 minutos.. 1998. Filme.

25.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. A TRAMA DAS COOPERATIVAS, Projeto Amazônia Ocidental de educação à distância, vídeo institucional, betacam, 16 minutos.. 1998. Vídeo.

26.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. QUALIDADE EM EDUCAÇÃO, Projeto Amazônia Ocidental de educação á distância, vídeo institucional, betacm, 14 minutos.. 1998. Vídeo.

27.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. CNM, Confederação Nacional dos Metalúrgicos, vídeo institucuional, betacam, 15 minutos.. 1998. Vídeo.

28.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); ARARIPE, A. . Edição. A TRAMA DAS COOPERATIVAS, vídeo institucional, betacam, 16 minutos.. 1998. Vídeo.

29.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); ARARIPE, A. . Edição. QUALIDADE EM EDUCAÇÃO, vídeo institucional, betacam, 14 minutos.. 1998. Vídeo.

30.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. TRATAMENTO DA ÁGUA NOS HOSPITAIS. Vídeo educativo, S-VHS, 15 minutos.. 1997. Vídeo.

31.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. TRATAMENTO DO AR E LIXO NOS HOSPITAIS. Vídeo educativo, S-VHS, 15 minutos.. 1997. Vídeo.

32.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. RECRIANDO HISTÓRIAS E CONTANDO EXPERIÊNCIAS. Vídeo educativo, S-VHS, 20 minutos.. 1997. Vídeo.

33.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. O METRO QUADRADO, de Flavia Candida, curta-metragem, ficção, 16mm, 15 minutos.. 1997. Filme.

34.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. RESTAURAÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI. Série documental, S-VHS.. 1996. Vídeo.

35.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. POLICARPO QUARESMA, de Paulo Thiago, longa-metragem, ficção, 35mm, 120 minutos.. 1996. Filme.

36.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. RESTAURAÇÂO DO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI, série documental, S-VHS.. 1996. Vídeo.

37.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. AMADOR, curta-metrgem, s-VHS, 15 minutos.. 1996. Vídeo.

38.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. O MANÍACO ASSASSINO, de Luiz Resende, curta-metragem, ficção, 16mm, 15 minutos.. 1996. Filme.

39.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção de produção/Produção executiva. PELA JANELA. Curta-metragem, ficção, 16mm, 10 minutos.. 1995. Filme.

40.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção de produção/Produção executiva. A INFÂNCIA DA MULHER BARBADA. Curta-metragem, ficção, 35mm, 20 minutos.. 1995. Filme.

41.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. TERRAL, de Eduardo Nunes, curta-metragem, ficção, 16mm, 18 minutos.. 1995. Filme.

42.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção de produção/Produção executiva. KAIJU EIGA. Curta-metragem, ficção, 16mm, 10 minutos.. 1994. Filme.

43.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Continuidade. MELODRAMA - O CINEMA DE LÁGRIMAS DA AMÉRICA LATINA, de Nelson Pereira dos Santos, longa-metragem, ficção e documentário, 35mm, 100 minutos.. 1994. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); OLIVEIRA, W. . Roteiro cinematográfico. Cinema de rua (média-metragem).. 2006 (Roteiro cinematográfico (média-metragem)).

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. AO PÉ DA LETRA. Programa sobre literatura, S-VHS, 30 minutos.. 2001.

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); BRAGA, F. . Direção. AO PÉ DA LETRA, programa sobre literatura, S-VHS, 30 minutos.. 2001.

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. AO PÉ DA LETRA. Programa sobre literatura, S-VHS, 30 minutos.. 2000.

5.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. ACRÓPOLE NEWS, programa de variedades, betacam.. 2000.

6.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); BRAGA, F. . Direção. AO PÉ DA LETRA, programa sobre literatura, S-VHS, 30 minutos.. 2000.

7.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Direção. ACRÓPLE NEWS, programa de variedades, betacam, 45 minutos.. 2000.

8.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. ACRÓPOLE NEWS, Programa de variedades, betacam, 45 minutos.. 2000.

9.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. ACRÓPOLE NEWS, programa de variedades, betacam.. 1999.

10.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. ACRÓPOLE NEWS, Programa de variedades, betacam, 45 minutos.. 1999.

11.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Edição. ANTES E DEPOIS - NOTORIUS, programa de entrevistas, betacam, 60 minutos.. 1999.

12.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Produção. ANTES E DEPOIS - NOTORIUS, Programa de entrevistas, betacam, 60 minutos.. 1999.

13.
ASBEG, J. C. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Direção. ACRÓPLE NEWS, programa de variedades, betacam, 45 minutos.. 1999.

14.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); SARMIENTO, G. . Amador. 1997.

15.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Roteiro cinematográfico. Amigos de infância (curta-metragem).. 1996 (Roteiro cinematográfico).

16.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Roteiro cinematográfico. Maria, Maria (curta-metragem).. 1994 (Roteiro cinematográfico).

17.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Coordenação de produção. Projeto de realização de curta-metragens executados pelos alunos do Curso de Cinema/UFF - "Filme de Cadeira".. 1994 (Coordenação de produção).

Demais trabalhos
1.
RIBEIRO, L. B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Tópicos Especiais em Ciência da Informação: coleções, a trajetória informacional dos objetos. 2009 (Estágio Docência Superior) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, L. B.; ORRICO, Evelyn G. D.; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Geiger, A; Murgia, I. Participação em banca de Kelly Castelo Branco da Silva Melo. ?Bibliófilos e bibliodetetives: personagens de patrimônio e memória. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Marques, Aída; Maciel, Kátia; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Concurso Público, categoria Professor Assistente I, na área de Edição de imagem e som. 2006. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); NUNES, E.; MARTINS, I. M.. XVIII Festival Brasileiro de Cinema Universitário - Fbcu. 2014. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Temático de Produção Audiovisual - Ênfase em Novas Tecnologias.Circuito exibidor de rua carioca. 2018. (Seminário).

2.
18th Annual Convention of the Media Ecology Association. Audiovisual Live Performances as a Media Ecology Practice and Theory: Cinema?s New Regions. 2017. (Congresso).

3.
31 Anos CIEC (ECO/UFRJ).Santa Teresa e Nova Brasília: a resistência dos ?cinemas de rua? e a atuação do Grupo Casal no espaço urbano carioca.. 2017. (Encontro).

4.
XXI Encontro da SOCINE.Odeon ao vivo: tradição e inovação num cinema de rua carioca. 2017. (Encontro).

5.
XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Se esse cinema (de rua) fosse meu.... 2016. (Encontro).

6.
AVANCA/CINEMA - Arte, tecnologia, comunicação. 2013. (Congresso).

7.
II Semana Fluminense do Patrimônio.?CADA UM COM SEU CINEMA? ? DOS VAUDEVILLES AOS PALÁCIOS CINEMATOGRÁFICOS, AS METAMORFOSES NO LOCUS DO CINEMA. 2012. (Encontro).

8.
Monday Night Seminars. 2012. (Seminário).

9.
The 13th Annual Convention of the Midia Ecology Association. Projecting in the streets: From the cinema indoor to films ?calling out around the world? and the memory: a few notes about live cinema. 2012. (Congresso).

10.
35º Encontro Anual da ANPOCS. Cinema, passagem a céu aberto: Novos ambientes patrimonializando o cinema. 2011. (Congresso).

11.
XV Encontro Internacional da SOCINE. Vestígios do tempo: em memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).

12.
I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro (Rede ALCAR).Cidade das sombras: por uma etnografia do processo de extinção dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2010. (Encontro).

13.
III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina ? CELACC/USP.Nas ruas do cinema: por uma cartografia dos vestígios cinematográficos no espaço urbano do Rio de Janeiro. 2010. (Simpósio).

14.
XIV Encontro Regional de História ANPUH ? Rio. Ser ou não ser: a memória dos cinemas de rua como patrimônio cultural do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

15.
XIV Encontro Regional de História ANPUH ? Rio de Janeiro ? UNIRIO. Entre achados e perdidos: coleções, histórias e memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

16.
I Congesso Fluminense de Patrimônio Cultural e Arte na Escola. COLEÇÕES, IMAGENS E NARRATIVAS: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ORIUNDAS DE UM PROJETO DE PESQUISA. 2009. (Congresso).

17.
I Fórum da Pós-Graduação da UNIRIO ? O estado da arte da Pós-graduação da UNIRIO: objetivos, evolução e tendências. 2009. (Encontro).

18.
II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est. Cidade descuidada: o processo de extinção dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

19.
III Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: a universidade e seus lugares de memória II ? Projeto Memória/SiBI/UFRJ. 2009. (Seminário).

20.
I Jornada Memória e Patrimônio.Entre achados e perdidos: coleções, histórias e memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2009. (Outra).

21.
I Seminário de Arte e Tecnologia ? A tecnologia e os outros saberes nas escrituras polissêmicas contemporâneas..Dos vaudevilles ao museu tecnológico: as metamorfoses no locus do cinema e seus impactos sobre a experiência audiovisual.. 2009. (Seminário).

22.
IV Congresso Internacional da Cibersociedade ? Crise analógica, futuro digital. Dos vaudevilles ao museu tecnológico: as metamorfoses no locus do cinema e seus impactos sobre a espectatorialidade e a narratividade.. 2009. (Congresso).

23.
Palestra de Andreas Huyssen (PUC/RJ). 2009. (Outra).

24.
Reconfigurando a memória, os museus e o patrimônio: o caso francês,conferencista Benoit De L´Estoile.Reconfigurando a memória, os museus e o patrimônio: o caso francês,conferencista Benoit De L´Estoile. 2009. (Outra).

25.
VII Encontro Nacional de História da Mídia. Tão longe tão perto: por uma coleção de cinemas de rua na cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

26.
VI Seminário Memória e Linguagem ? Imagem, discurso e fabricação da memória. 2009. (Seminário).

27.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Entre achados e perdidos: memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

28.
VI Congresso Nacional de História da Mídia. Liguem seus celulares no cinema: Breve história, linguagem e perspectivas. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, J. L. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) ; Oliveira Filho, Wilson . Seminário Temático: Exibição Cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil. 2016. (Outro).

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Oliveira Filho, Wilson ; VIEIRA, M. . Contra(ções) do Cinema. 2013. (Outro).

3.
DODEBEI, Vera ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Jornada Imagem e Patrimônio. 2009. (Outro).

4.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Descontruindo McLuhan: o homem como possível extensão dos meios, Wilson oliveira Filho. 2009. (Outro).

5.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Oliveira Filho, Wilson . Desconstruindo McLuhan: o homem como (possível) extensão dos meios. 2009. (Outro).

6.
KUPERMAN, B. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Congresso da FEISSAL. 1993. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Ágatha Cardoso. Aoxomoxoa. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola de Cinema Darcy Ribeiro. (Orientador).

2.
Daniela Nigri. Um traço teu. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola de Cinema Darcy Ribeiro. (Orientador).

3.
Flávio Carriço. "V". Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola de Cinema Darcy Ribeiro. (Orientador).

4.
Aline Chagas. 4:23. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola de Cinema Darcy Ribeiro. (Orientador).

5.
Marcus Vieira. O escondido. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola de Cinema Darcy Ribeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson Valim. O direito de ver e vender. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - Multimídia) - Faculdade CCAA. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

2.
Vanessa fernandes. Ética e computação gráfica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - Multimídia) - Faculdade CCAA. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

Iniciação científica
1.
Marcos Botton e Victor Mattos. Sala de aula sem paredes. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá, UNESA. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

Orientações de outra natureza
1.
Laís Cunha. Transdução. 2017. Orientação de outra natureza. (Produção e Direção Cinematográfica) - Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

2.
Gustavo Tavares. Exílio. 2017. Orientação de outra natureza. (Produção e Direção Cinematográfica) - Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

3.
Helena Carestiato. Um dia sem Deus. 2017. Orientação de outra natureza. (Produção e Direção Cinematográfica) - Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

4.
André Lapa. Marco Polo. 2017. Orientação de outra natureza - Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

5.
João Mário dos Prazeres. Projeto de produção audiovisual: "A revelação". 2007. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

6.
Ronaldo Lasmar. Projeto de produção audiovisual: "Obsessões". 2007. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

7.
Filipe Moura. Projeto de produção audiovisual: "[opus.(nôumeno)]". 2006. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

8.
Edson de Souza. Projeto de produção audiovisual: "Pela linha de fundo". 2006. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

9.
Maria Raquel e Miriam Assunção. Projeto de produção audiovisual: "Sobressalto". 2006. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

10.
F. G. Júnior. Projeto de produção audiovisual: "Epifania". 2006. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

11.
Helena D'Áraujo e Bruno Tonini. Projeto de produção audiovisual: "Sapatos brancos". 2005. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

12.
Paulo Vasconcelos. Projeto de produção audiovisual: "O pescador e a sereia". 2005. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

13.
Bruno Garotti. Projeto de produção audiovisual: "Anfitriões". 2005. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.

14.
Ana Beatriz Ferreira Batista. Projeto de produção audiovisual: "Nunca houve uma mulher como Gilda". 2004. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Cinema) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Márcia Cristina da Silva Sousa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Geo-Cinema, Projeções e Vjing Art: a cidade como uma questão cinemática. Avanca | Cinema 2014, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Coleção e imagens fílmicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Colecionismo e memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Oliveira Filho, Wilson ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) . Projecting in the streets: From the cinema indoor to films ?calling out around the world? and the memory: a few notes about live cinema. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). 'Cinemas de rua exercem papel de coadjuvantes'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Oliveira Filho, Wilson . Desconstruindo McLuhan: o homem como (possível) extensão dos meios. 2009. (Outro).

2.
VIEIRA, J. L. ; SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa) ; Oliveira Filho, Wilson . Seminário Temático: Exibição Cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil. 2016. (Outro).

3.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa); Oliveira Filho, Wilson ; VIEIRA, M. . Contra(ções) do Cinema. 2013. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Museu do cinema de rua. 2017; Tema: Memória do circuito exibidor urbano brasileiro. (Blog).

2.
SOUSA, Márcia C. S. (Márcia Bessa). Excesso de memória. 2010; Tema: Extinção dos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro. (Blog).



Outras informações relevantes


1) COORDENAÇÃO DE SEMINÁRIO TEMÁTICO (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE) - ST 8: "Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil" (2015-2017) - com os Professores-doutores João Luiz Vieira e Wilson Oliveira Filho;

2) APROVAÇÃO de candidatura para Bolsa PDSE/CAPES (Estágio de Doutorando - Sandwich) - período de estágio no exterior: março a junho/2012 (Department of Cinema & Media Studies/University of Chicago/Coorientador Tom Gunning;

3) QUALIFICAÇÃO de projeto de Doutorado APROVADA em 14/06/2011 no Programa de Pós-Graduação em memória Social - Linha de Pesquisa Memória e Patrimônio. Banca: Prof.ª Dr.ª Leila Beatriz Ribeiro (orientadora), Prof.ª Dr.ª Cornelia Eckert (UFRGS), Prof. Dr. José Reginaldo Santos Gonçalves (UFRJ), Prof. Dr. Luiz Gonzaga Assis de Luca (FGV), Prof.ª Dr.ª Regina Abreu (UNIRIO) e Prof.ª Dr.ª Edlaine Gomes (UNIRIO);

4) Aprovações em concursos: a) Aprovada em 2º lugar em concurso público para Professor Assistente na área de Planejamento Cultural: ênfase em produção audiovisual PURO/UFF (2006), b) Aprovada em 3º lugar em concurso público para Professor Substituto na área de Comunicação: êDireção audiovisual ECO/UFRJ (2007), c) Aprovada em 4º lugar em concurso público para Professor Substituto na área de Produção de cinema e audiovisua UFF (2007);

4) Atividades extracurriculares realizadas durante a Graduação em Cinema (período: 1992-2000): a) Monitoria da cadeira "Organização da produção cinematográfica" - Supervisão: Prof. Breno Kuperman, b) Monitoria da cadeira "Edição Cinematográfica" - Supervisão: Profª. Drª. Aída Marques.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 15:00:04