Carla Fonseca Abrão de Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2968228062460580
  • Última atualização do currículo em 27/11/2017


Mestranda em Artes Visuais, na linha de História da Arte, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná (atual UNESPAR) em 2013. Foi professora substituta no curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 2014 a 2016, ministrando disciplinas relacionadas à história da arte, fotografia, cinema e videoarte. Tem experiência na área de artes, com ênfase em cinema, atuando principalmente em direção de fotografia. Áreas de interesse: história da arte, arte contemporânea, cinema, ensino, gênero. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Fonseca Abrão de Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, C. F. A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Artes Visuais.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Arte e transgressão,Orientador: Rosangela Miranda Cherem.
Bolsista do(a): Programa de Monitoria de Pós-Graduação, PROMOP, Brasil.
2014 interrompida
Especialização interrompida em 2015 em Especialização em Poéticas Visuais. (Carga Horária: 360h).
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2009 - 2013
Graduação em Cinema.
Faculdade de Artes do Paraná, FAPR, Brasil.
Título: Os Espíritos e o Lago da Solidão.
Orientador: Fábio Allon.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Psicologia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Ano de interrupção: 2009




Formação Complementar


2016 - 2016
Teorias da História da Arte (PPGAV) - ALUNA ESPECIAL. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
Territorialidades Modernas e Contemporâneas (PPGAV) - ALUNA ESPECIAL. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Projeto de Extensão Cinema Brasileiro na Escola. (Carga horária: 300h).
Faculdade de Artes do Paraná, FAPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40


Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, SETI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em Cinema Brasileiro na Escola, Carga horária: 15
Outras informações
Bolsista recém formada cujo objeto era produzir artigos e dar aula a professores de escolas públicas do estado do paraná, como resultado final do projeto publicamos o livro Cinema Brasileiro na escola: pra começo de conversa.


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
PROMOP - Programa de Monitoria de Pós-Graduação



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
GPCINE ESTUDOS DO CINEMA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Cinema Brasileiro na Escola
Descrição: Diálogos Culturais ? Cinema Brasileiro na Escola, sob coordenação da Professora Dranda. Salete Paulina Machado Sirino, que consiste na realização da práxis de uma proposta metodológica para o ensino do Cinema Brasileiro, com vistas à formação de professores de Artes e de Língua Portuguesa, da rede estadual de ensino, para a utilização desta práxis no ensino fundamental e médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carla Fonseca Abrão de Barros - Integrante / Érica Ignácio da Costa - Integrante / Fabio Francener Pinheiro - Integrante / Salete Paulina Machado Sirino - Coordenador / Fabio Silvester Thibes - Integrante / Bianca de Moura Pasetto - Integrante / Agnes Cristine Souza Vilseki - Integrante / William Muneroli Manfroi - Integrante.Financiador(es): Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: artes visuais.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BARROS, C. F. A.2013BARROS, C. F. A.. Os quasi-cinemas de Hélio Oiticica e a Crítica ao Cinema Narrativo. Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, v. 2, p. 1, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARKENDOF, M. ; MACHADO, M. C. ; Daniel Serravale de Sá ; BARROS, C. F. A. . David Lynch, multiartista. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2017. 170p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, C. F. A.; COSTA, E. I. ; THIBES, F. S. . Cinema Brasileiro Contemporâneo: uma breve visita. In: Salete Paulina Machado Sirino; Fabio Luciano Francener Pinheiro. (Org.). Cinema brasileiro na escola: pra começo de conversa.. 1ed.Curitiba: UNESPAR, 2014, v. 1, p. 103-116.

2.
BARROS, C. F. A.. Durval Discos: a arte de dentro para fora. In: Salete Paulina Machado Sirino; Fabio Luciano Francener Pinheiro. (Org.). Cinema brasileiro na escola: pra começo de conversa.. 1ed.Curitiba: UNESPAR, 2014, v. 1, p. 148-158.

3.
BARROS, C. F. A.. Embrafilme: Entre Cinema e Ditadura. In: Salete Paulina Machado Sirino; Fabio Luciano Francener Pinheiro. (Org.). Cinema brasileiro na escola: pra começo de conversa.. 1ed.Curitiba: UNESPAR, 2014, v. 1, p. 82-91.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, C. F. A.. Os quasi-cinemas de Hélio Oiticica e a Crítica ao Cinema Narrativo. In: II Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2013, Curitiba. Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2013. v. 2. p. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, C. F. A.. Veludo Azul: o estranhamento como cotidiano fragmentado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BARROS, C. F. A.; MELLO, I. S. . Corpo Vodu: impasses entre procedimentos fílmicos e dança contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BARROS, C. F. A.. Durval Discos: a arte de dentro para fora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CHEREM, R. M. ; ROSA, S. ; GUERRA, M. B. ; BARROS, C. F. A. . Permeios de um percurso, Dimas Ricardo Rosa e Ceart 2017 (Artigo aceito para publicação).

2.
BARROS, C. F. A.. O morcego fascinado pela odisséia eletrônica 2017 (Texto publicado em catálogo).

3.
BARROS, C. F. A.; MELLO, I. S. . 'Que corpo é enfeitiçado por esse vodu?' - Crítica de dança do projeto 'Múltiplas Escritas' vinculado ao Festival Múltipla Dança 2016. Crítica sobre o filme 'Corpo Vodu', exibido no dia 25/06/2016 na Fundação Cultural Badesc - Florianópolis. Crítica de Dança, 2016. 2016 (Crítica de Videodança).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, C. F. A.; OLIVEIRA, J. G. . Ministrante de minicurso voltado para discussão da figura feminina através de imagens da História da Arte intitulado 'O prazer é todo meu: representação do corpo em imagens de palavras de autoria feminina', durante a X Semana Acadêmica de Letras, realizada em junho de 2016, na Universidade Federal de Santa Catarina.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BARROS, C. F. A.. Não há lugar como a nossa Casa. 2017. Fotografia.

2.
BARROS, C. F. A.. Não há lugar como a nossa casa. 2016. Intervenção Urbana.

3.
BARROS, C. F. A.; FRANCA, V. S. ; COSTA, E. I. . O Rei Visita. 2013. Outra.

4.
FONSECA, F. A. ; BARROS, C. F. A. . À Espera. 2011. Filme.

5.
BARROS, C. F. A.. 'Green Window, Green Wall', 'The Afterglow', 'Freezing', 'Museum is the World', 'Immersed', 'Ghost of Tango', 'The Heart', 'A bird flaps its Wings but Cannot Fly', 'Self Portrait with an Orange'. 2011. Fotografia.

6.
BARROS, C. F. A.. Segredo. 2011. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS, C. F. A.. Participação em banca de Arthur Haddad Antunes.A fotografia dos paraísos artificiais: o cinema e a representação dos efeitos alucinógenos na consciência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
BARROS, C. F. A.. Participação em banca de Gabriel Mellado Ornellas.O Veredicto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BARROS, C. F. A.. Participação em banca de Carolina de Andrade e Silva.Entre Paredes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MACHADO, M. C.; BELLO, T.; BARROS, C. F. A.. Participação em banca de Arthur Medeiros Thiesen.As Etapas do Som no Audiovisual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
BARROS, C. F. A.; CASTANHEIRA, J. C. S.; SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Luara Gonzalez Pereira.Passos e Tintas: uma reflexão fotográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
BARROS, C. F. A.; GARCEZ, R.; VARGAS, A. L.. Participação em banca de Sara Gaverio Herran.Aurora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
BARROS, C. F. A.; BERNARDO, A. M.; IUVA, P. O.. Participação em banca de Victoria Vannini Schotten.Do Outro Lado da Rua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Art Research Journal: V Encontro: Políticas Editoriais e Internacionalização e II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes.Revista Palíndromo: Registros de uma trajetória. 2017. (Encontro).

2.
Jornada da ABCA 2016 Gestores e Críticos - Interfaces. 2016. (Simpósio).

3.
Palestrante convidada na Mostra John Waters.Female Trouble. 2016. (Outra).

4.
Palestrante convidada no Projeto Cinema Mundo.Cidade dos Sonhos. 2016. (Encontro).

5.
Tropicália e Hélio Oiticica. 2016. (Outra).

6.
V Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.Corpo Vodu: impasses entre procedimentos fílmicos e dança contemporânea. 2016. (Seminário).

7.
V Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.Veludo Azul: o estranhamento como cotidiano fragmentado. 2016. (Seminário).

8.
Workshop de Curadoria Contemporânea. 2016. (Outra).

9.
XI Ciclo de Investigações em Artes Visuais: Des-. 2016. (Seminário).

10.
X Semana de Letras: Cem Anos do Curso de Linguística Geral: estruturalismos e pós-estruturalismos.. 2016. (Simpósio).

11.
Aula Magna do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais com o Prof. Marco Gianotti. 2015. (Outra).

12.
II Simpósio de História da Arte - Narrativa e Subversão. 2015. (Simpósio).

13.
Palestrante convidada no Projeto Cinema Mundo.A garota que anda à noite. 2015. (Encontro).

14.
Palestrante convidada para Simpósio de Pós-Graduação: o gênero de terror em perspectivas teóricas.Transformações do cinema de terror na atualidade. 2015. (Simpósio).

15.
X Ciclo de Investigações em Artes Visuais. 2015. (Simpósio).

16.
Convidada para apresentar um capítulo do livro "Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa" no III Seminário Nacional Cinema em Perspectiva,.Durval Discos: a arte de dentro para fora. 2014. (Seminário).

17.
I Fórum Perspectivas Queer em Debate. 2014. (Congresso).

18.
II Colóquio Internacional de Arte Contemporânea: Memória e Arquivo. 2014. (Outra).

19.
Apresentação oral de artigo no II Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e V Semana Acadêmica de Cinema.Os quasi-cinemas de Hélio Oiticica e a Crítica ao Cinema Narrativo. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHEREM, R. M. ; BARROS, C. F. A. ; GUERRA, M. B. . Dimas Ricardo Rosa: entremeios. 2017. (Exposição).

2.
BARROS, C. F. A.; GUERRA, M. B. . XII Ciclo de Investigações em Artes Visuais. 2017. (Congresso).

3.
BARROS, C. F. A.. 3 Semana Acadêmica de Cinema. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rosângela Miranda Cherem. Arte e transgressão. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Monitoria de Pós-Graduação. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 21:14:45