Maíra Valencise Gregolin

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  • Última atualização do currículo em 05/02/2019


Atua como membro permanente no corpo docente do Mestrado em Educação, Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto-SP. Conduz pesquisa "O uso dos ferramentas digitais no contexto educacional: afinal, quem é esse novo leitor das telas táteis e interativas?", Mestre e Doutora em Artes Visuais pela UNICAMP com ênfase na interface entre a educação e comunicação. Nos últimos 10 anos, aperfeiçoou seus conhecimentos teóricos com atuação profissional na pesquisa e desenvolvimento de recursos digitais, tais como os jogos, para as multiplataformas junto à desenvolvedora de games iMAX Games. Ao longo de suas pesquisas, vem enfocando o uso das ferramentas digitais no contexto educacional, envolvendo uma postura que valoriza a diversidade e ações que favoreçam o desenvolvimento humano. Fez pós-doutorado pelo Departamento de Física, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UFSCar-SP, abarcando as novas formas de ensinar por meio de jogos digitais, tais como Angry Birds e Minecraft. Sua experiência como docente inclui: Graduação em Design Digital/UNIARA; Pós Graduação em Comunicação Digital do SENAC/Ribeirão Preto-SP e Pós Graduação em Linguagens Midiáticas da Barão de Mauá- Ribeirão Preto-SP (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maíra Valencise Gregolin
Nome em citações bibliográficas
VALENCISE-GREGOLIN, M.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Moura Lacerda, Programa de Pós Graduação em Educação - CUML.
Rua Padre Euclides - 995
Campos Elíseos
14085420 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 21011010
Fax: (16) 1621011024
URL da Homepage: http://www.portalmouralacerda.com.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Doutorado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Cultura Participativa e Mobilidade, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Hermes Renato Hildebrand.
2007 - 2009
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Mídia e cultura: machinima, produto da contemporaneidade,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Hermes Renato Hildebrand.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Tecnologia; Arte; jogo eletrônico; cinema; midias digitais; machinima.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos das midias.
2003 - 2004
Especialização em Produção de Filme e Televisão Digital.
JMC Academy Australia, JMC, Austrália.
Título: "Memories of a Kosovar".
Orientador: Luke Caldwell.
1999 - 2002
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Webdocumentário: uma ferramenta pedagógica para o mundo contemporâneo.
Orientador: Celso Bodstein.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos das midias.
2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Atuação Profissional



Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

12/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Educação - CUML, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Perspectivas Teóricas e Tecnologia Atuais na Educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Perspectivas Teóricas e Tecnologia Atuais na Educação

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação na Pós Graduação em Comunicação Digital Integrada - Disciplina Usabilidade e Arquitetura da Informação.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Programa Estágio Docente - PED nas Disciplinas CS 014 - Tópicos especiais em multimeios/narrativa transmidiática CS-015A - TÓPICOS ESPECIAIS EM MIDIALOGIA: NARRATIVAS

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.

Linhas de pesquisa
Cultura Audiovisual e Mídia

Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação na Pós Graduação em Linguagens Midiáticas - Disciplina Teoria da Comunicação e Informação.


Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas oferecidas de Março/2011 a Agosto/2013 Projeto Experimental em Design Digital I Projeto Experimental em Design Digital II Narrativas Audiovisuais


MZO Interativa, MZO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Livre


Instituto Inova São Carlos, INOVA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Membro de Núcleo TICs, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações
Núcleo de Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação e Difusão Científica e Tecnológica do Instituto Inova


Cientistas Associados, CIENT. ASSOC., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Cultura Audiovisual e Mídia
2.
Constituição do Sujeito no Contexto Escolar
3.
Culturas híbridas - interface comunicação e educação


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O uso dos ferramentas digitais no contexto educacional: afinal, quem é esse novo leitor das telas táteis e interativas?
Descrição: As atividades de pesquisa propostas terão como eixo central a investigação sobre as articulações entre o avanço das mídias digitais nas salas de aula e o consequente uso dos jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica. Entendemos que essas articulações levam à intensificação das relações em uma sociedade cada vez mais participativa, interligando-a em uma rede de produção e difusão de conteúdos midiáticos veiculados às dinâmicas dos espaços sociais. A pesquisa proposta baseia-se, portanto, na premissa de que a experiência de uso das mídias, particularmente as móveis, está na base das transformações sociais, por exemplo, auxiliando na construção da sociedade participativa, a medida que transforma o processo da indústria cultural e a relação dos usuários com as mídias. A partir da mobilização dos conceitos consolidados em nossa pesquisa teórica, adotaremos como estudo de caso o uso das tecnologias em uma unidade escolar da Rede Pública de Ensino e focalizaremos as experiências vivenciadas por alunos e professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maíra Valencise Gregolin - Coordenador / Evani A Camargo - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2011
Comunicação Móvel e meios de comunicação no Brasil e na Espanha: investigações, tendências e oportunidades com novos meios
Descrição: Projeto com FINANCIAMENTO Convênio CAPES-DGU Edital DRI/CGCI nº 018/2009 ?Comunicação Móvel e meios de comunicação no Brasil e na Espanha: investigações, tendências e oportunidades com novos meios?. promovendo seminários e reuniões de trabalho com pesquisadores da Universidad de Vic, coordenado pelo Professor José Armando Valente (UNICAMP) e Carlos Scolari (UVIC). A pesquisa envolveu a produção e compartilhamento de conteúdo audiovisual pelas mídias móveis e a consequente reflexão acerca das possibilidades oferecidas pela tecnologia digital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maíra Valencise Gregolin - Coordenador / Carla Lopes RODRIGUEZ - Integrante / Heloisa Candello - Integrante / hermes renato hildebrand - Integrante / josé armando valente - Integrante.
2007 - 2009
Um Computador por aluno
Descrição: Grupo de Trabalho do MEC/SEED no Programa ?Um Computador por aluno?, no LIPACS ?Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-Ação para Comunidades Saudáveis, Instituto de Artes/Unicamp sob a Coordenação do professor Hermes Renato Hildebrand e José Armando Valente. De Janeiro de 2007 a Dezembro de 2009..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maíra Valencise Gregolin - Integrante / Carla Lopes RODRIGUEZ - Integrante / Heloisa Candello - Integrante / hermes renato hildebrand - Coordenador / josé armando valente - Integrante.
2007 - 2009
Mídia e cultura: Machinima como produto da contemporaneidade
Descrição: Investigação conduzida durante Mestrado em Artes Visuais obtendo como produto de dissertação: ?Mídia e cultura: Machinima como produto da contemporaneidade?. Pesquisa com FINANCIAMENTO - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp - Bolsa Mestrado MS. Processo: 2007/52596-3.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maíra Valencise Gregolin - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
Treinamento Interativo de Segurança
Descrição: Projeto de pesquisa e desenvolvimento em processos tecnológicos com FINANCIAMENTO por meio de bolsa de Fixação de Recursos Humanos do CNPq ? Nível 5B assumindo a função de elaborar o design audiovisual de ?Treinamento Interativo de Segurança? baseado em concepção visual, design de interação por reconhecimento de voz e elaboração de cenários virtuais com tecnologia 3D..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Maíra Valencise Gregolin - Coordenador / antonio valerio netto - Integrante.
2009 - 2011
Re@ge* ? Rede Virtual de Agentes
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para projeto Re@ge ? Rede Virtual de Agentes entre Outubro de 2009 e Junho de 2011, instanciada na plataforma de EAD Tidia-Ae/Sakai, contou com a participação de pesquisadores, médicos, agentes comunitários de saúde, educador físico, enfermeiros e pessoas vinculadas aos espaços públicos de acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do município de Pedreira, interior do estado de São Paulo (Brasil). Neste contexto, foram criadas situações colaborativas de aprendizagem onde os usuários/aprendizes se apropriavam dos procedimentos, estratégias e recursos disponíveis para coletar, discutir e gerar conteúdos multimidiáticos. Os conteúdos coletados eram compartilhados, discutidos e reelaborados pelos participantes na comunidade virtual e, posteriormente, distribuídos à população por meio de diferentes mídias. Em Novembro de 2009 o projeto recebeu o prêmio ?Instituto Claro: Novas Formas de Aprender?, na categoria Pesquisa de Pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Maíra Valencise Gregolin - Integrante / Carla Lopes RODRIGUEZ - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: PLURES HUMANUIDADES (RIBEIRÃO PRETO) ON LINE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Eletrônicos/Especialidade: NARRATIVAS DIGITAIS.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Eletrônicos.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos das midias.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: tecnologias na educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa pelo trabalho "Uso do aplicativo Toontastic como ferramenta de apoio à inclusão em sala de aula", selecionado como um dos cinco melhores trabalhos do Simpósio Educação Inclusiva, UNESP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2018VALENCISE-GREGOLIN, M.; MEDEIROS, L. . Jogos digitais no aprendizado de conceitos matemáticos: o desafio da escolha pelo professor. Plures Humanidades, v. 18, p. 58-83, 2018.

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2017VALENCISE-GREGOLIN, M.. Instagram e o fotojornalismo: deslocando fronteiras. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 14, p. 284-296, 2017.

3.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2012VALENCISE-GREGOLIN, M.. Vozes nômades: ativismo transmídia e mobilizações sociais. REVISTA GEMInIS, v. 3, p. 06-24, 2012.

4.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2010VALENCISE-GREGOLIN, M.. Viver a Vida no limiar da tela: a narrativa transmídia chega à novela. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 4, 2010.

5.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2009VALENCISE-GREGOLIN, M.. Red vs. Blue e a cultura da convergência. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 5, p. 15, 2009.

6.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2009VALENCISE-GREGOLIN, M.. Mídia e cultura: machinima, produto da contemporaneidade. VII Congresso Nacional de História da Mídia, v. 1, p. 1-14, 2009.

7.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2008VALENCISE-GREGOLIN, M.. O Machinima e Arte na Era digital. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 02, p. 01-10, 2008.

8.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2004VALENCISE-GREGOLIN, M.; SACRINI, M. ; TOMBA, R. . Webdocumentário - Uma ferramenta pedagógica para o mundo contemporâneo. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 4, p. 1, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MASSAROLO, J. C. (Org.) ; TRENTO, F. B. (Org.) ; VALENCISE-GREGOLIN, M. (Org.) ; GATTI, A. (Org.) ; ARAB, A. (Org.) ; TOLEDO, G. (Org.) . Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013. v. 3. 51p .

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; HILDEBRAND, H. R. . Machinima e a era digital: produto da contemporaneidade. 1. ed. São Carlos: EDITORA Claraluz, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. O jogo eletrônico vai ao cinema: o Machinima. In: IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2008, Salvador. IV ENECULT, 2008.

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. A arte do Machinima: do cinema ao game, do game ao cinema. In: 4º Congresso Internacional de Comunicação, Mídia e Cultura - coMcult, 2008, São Paulo. 4º Congresso Internacional de Comunicação, Mídia e Cultura - coMcult, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Entendendo o celular como a sétima mídia. In: XI Seminário Internacional da Comunicação, 2011, Porto Alegre. XI Seminário Internacional da Comunicação, Livro de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2012. p. 218-219.

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. O Machinima. In: VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008, Niterói. Livro de Resumos, 2008. p. 96.

3.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; RODRIGUEZ, C. L. . USO DE NARRATIVAS DIGITAIS EM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO. In: II Encontro CAPES-MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade, 2008, Araraquara. II Encontro CAPES-MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade, 2008. p. 30-31.

Artigos aceitos para publicação
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . Experiências em aprendizagem ativa com uso de ferramentas digitais de construção de narrativas. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, 2018.

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . Uso do aplicativo Toontastic como ferramenta digital na elaboração de narrativas animadas. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . Experiências em aprendizagem ativa com uso de ferramentas digitais de construção de narrativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Estratégias de Gamificação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Desenvolvendo produtos interativos: contribuições da pesquisa cientifica no trabalho profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Educação Midiática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MEDEIROS, L. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: O DESAFIO DA ESCOLHA PELO PROFESSOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS EM SALA DE AULA REGULAR COM CRIANÇA COM AUTISMO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Metamorvozes na Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; MEDEIROS, L. . Jogos Digitais no Aprendizado de Conceitos Matemáticos: um desafio pedagógico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MEDEIROS, L. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . Jogo digital como agente de inclusão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; CAMARGO, E. A. . Uso do Aplicativo Toontastic como ferramenta de apoio à inclusão em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Como as tecnologias da informação e comunicação estão transformando o novo leitor do conteúdo interativo?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . Aplicativo de construção de narrativas como apoio à inclusão em sala de aula e o uso de ferramentas digitais: um relato de experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GORAYEB, F. Z. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . A utilização das tecnologias no ensino técnico pelos docentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MEDEIROS, L. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . Jogos digitais como ferramentas de ensino de matemática: reflexões iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; FELTRIN, T. ; LUMI, P. ; FRANCO, L. . Youtubers: lifestyle. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NOTH, W. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . Narrativas e o novo leitor: dos livros interativos aos games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
LOPES, M. I. V. ; MASSAROLO, J. C. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . Telenovela Brasileira : um gênero nacional e internacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Produção de conteúdo audiovisual interativo para múltiplas plataformas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. A produção de games na Era da Mobilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Design de games: produzindo games para as múltiplas plataformas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Produção de Conteúdo Audiovisual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Design de interfaces interativas e produção audiovisual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MASSAROLO, J. C. ; ABREU, A. S. C. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . Mobilidade e Cultura Participativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Produção Audiovisual para Mídias Móveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Entendendo o celular como a sétima mídia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. O FENÔMENO DA CULTURA PARTICIPATIVA E A INDÚSTRIA DE MÍDIAS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. A NARRATIVA TRANSMIDIATICA E A SAGA ?O CREPÚSCULO". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Quem tem medo das Mídias Sociais ?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. A narrativa transmídia e a era da convergência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. O jogo eletrônico vai ao cinema: o Machinima. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; RODRIGUEZ, C. L. . Uso de narrativas digitais em ambiente virtual colaborativo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. A arte do machinima: do cinema ao game, do game ao cinema. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; RODRIGUEZ, C. L. . USO DE NARRATIVAS DIGITAIS EM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; FERRARIO, E. ; NAVES, E. . 'Conecta Mundo' - Design de produto audiovisual para as mídias móveis. 2012.

2.
FERRARIO, E. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. ; NAVES, E. ; MARQUES, Maximiliano S. ; KERR, J. . Crazy Bitsy Spider - Produtora do jogo para mídias móveis. 2012.

3.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; MARQUES, Maximiliano S. ; FERRARIO, E. ; KERR, J. . Cowboy vs Ninjas vs Aliens - Produtora do jogo para iOS e Android. 2012.

4.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; FERRARIO, E. ; LIBARDI, L. . C.R.I. Genética - design de conteúdo audiosivual de catálogos multiplataforma. 2011.

5.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; FERRARIO, E. ; MARQUES, Maximiliano S. . Jota City - Design para produtos interativos multiplataforma. 2011.

6.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; FERRARIO, E. ; NAVES, E. ; KERR, J. . 'Dragon Raid Village at war' - Produtora do jogo para mídias móveis. 2011.

7.
PEZZO, M. ; OLIVEIRA, A. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. ; MARQUES, Maximiliano S. ; KERR, J. ; FERRARIO, E. . Memórias de um carbono / Conteúdo audiovisual. 2011.

8.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; FERRARIO, E. ; MARQUES, Maximiliano S. . Projeto Acessa Física/MEC - Design de produto audiovisual de 12 jogos para. 2010.

9.
SANTIAGO, G. ; SANTOS, T. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. ; FERRARIO, E. . T-Notas , T- Escalas , T-Harmonia e T-Acordes / Design de Conteúdo Audiovisual para ensino de música. 2010.

10.
MARQUES, Maximiliano S. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . Virtual Explorer. 2006.

11.
MARQUES, Maximiliano S. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . DoRéMiFábula. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; BESKOW, Cristina A. . PRograma Bem Bolado. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Oficina de construção de narrativas digitais colaborativas: possibilidades para a educação. 2018. .

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Alfabetização Digital - PIBID/CAPES. 2018. .

3.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Mídias Móveis. 2012. .

4.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Produção de Jogos Eletrônicos para ensino de música. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

5.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Design instrucional para conteúdo para mídias móveis - musicalização. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

6.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Jogos Eletrônicos para o Projeto Acessa Física. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

7.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2007. (Editoração/Livro).

8.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Práticas identitárias: língua e discurso. 2006. (Editoração/Livro).

9.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. As Grandes Teorias da Linguística: da gramática comparada à pragmática. 2006. (Editoração/Livro).

10.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. A Traça Teca - Reconstruindo a História do Brasil. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

11.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Foucault conceitos essenciais. 2005. (Editoração/Livro).

12.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Discurso e Mídia a cultura do espetáculo. 2004. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Apresentadora do Programa Bem bolado. 2001.

Demais trabalhos
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Webdocumentário e Machinima no mundo contemporâneo, Campinas-SP (Palestra). 2008 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A.; MAGRI, M.. Participação em banca de Fabiana Helena Zen Gorayeb. A utilização das tecnologias no Ensino técnico pelos docentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
SANTIAGO, G.; ANDRADE, L.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Danilo Granatto. UMA ANÁLISE DAS CORRELAÇÕES CONGRUENTES ENTRE NARRATIVA, ESTÉTICA, MÚSICA E ESTEREOSCOPIA, CONCOMITANTES NO CINEMA DE ANIMAÇÃO 3D. 2018. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
OLIVEIRA, R.; MILANE, D.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Marcio Huertas. As novas tecnologias no curso de Publicidade e Propaganda: percepções docentes sobre sua prática no laboratório de informática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

4.
MASSAROLO, J. C.; CAMARA, N. S.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Giovana Milanetto. Bloggers, YouTubers, Instagramers - a nova grande mídia. 2016. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
MASSAROLO, J. C.; CAMARA, N. S.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Cintia Maria Gomes Murta. Um estudo sobre Podcasteros de Game of Thrones. 2016. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
AMARAL, E. A.; MONTEIRO, M. I.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Vanessa Miranda de Oliveira Marchiori. As novas tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa: mundo novo?. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

7.
AMARAL, E. A.; NACARATO, A.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Helen Cristina Liberatori. A estatística nas aulas de matemática: interação e elaboração conceitual. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

8.
AMARAL, E. A.; VALENTE, J. A.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Rodrigo Calsone. Conceitos matemáticos e o uso de software Winplot no Ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

9.
HILDEBRAND, H. R.; VALENTE, J. A.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Priscila Juliê de Oliveira. Uma metodologia para a produção de audiovisual : o uso de tecnologias emergentes com os jovens. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
HILDEBRAND, H. R.; VALENCISE-GREGOLIN, M.; TELES, P. C. S.. Participação em banca de Raquel Maia Mattos. Função simbólica das máscaras inteiriças do ritual Tikuna na exposição de longa duração do Museu Amazônico em Manaus/Am. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; VALENTE, J. A.; HILDEBRAND, H. R.; ROSSI, D. C.; MIZRHAY, A.. Participação em banca de Adeline Gabriela Silva Gil. CARTOGRAFIAS DAS ATUAIS CONDIÇÕES DE CRIAÇÃO DE SISTEMAS INTERATIVOS: POR UM DESIGN ABERTO E EVOLUTIVO. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
HILDEBRAND, H. R.; VALENCISE-GREGOLIN, M.; LEAO, L. C.; COELHO, P. F.; TELES, P. C. S.. Participação em banca de Francisco Carneiro da Silva Filho. Acting do personagem animado : evolução, singularidades e planejamento. 2015. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
GALLI, F.; ABREU, A.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Queila Barbosa Lopes. Do papel para o digital: uma análise de materiais didático-pedagógicos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
HILDEBRAND, H. R.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Stella Marina Yuri Hiroki. Design digital e Cidades Inteligentes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; MATTOS, M.; LEAL, D.. Participação em banca de Simone Aparecida Martins. Arte e infância: diálogos entre a formação estética do professor e as experiências significativas em artes visuais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
HILDEBRAND, H. R.; VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Vera Maria Braz. O processo de cognição em ambientes não formais de ensino e aprendizagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A.; HILDEBRAND, H. R.. Participação em banca de Leandro Medeiros. O uso do jogo digital como ferramenta pedagógica no ensino da matemática: um desafio ao docente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; MASSAROLO, J. C.. Participação em banca de Giovanna Arduino. PROJETO VOZES: ESTUDO DE CASO DO DOCUMENTÁRIO OUVIDORES DE VOZES E PROPOSTA TRANSMIDIÁTICA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL PARA MULTIPLATA) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Thiago Jesus Bellintani Montelli. CAROL: PROCURA- SE. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL PARA MULTIPLATA) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Silvio Henrique Vieira Barbosa. DOCUGAME: A GAMIFICAÇÃO DO CURTA-METRAGEM VALE DO RIO DE LAMA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL PARA MULTIPLATA) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Participação em banca de Rodrigo Walter Ferreira. NARRATIVA TRANSMÍDIA NA INFÂNCIA: O CASO DA ANIMAÇÃO LALA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL PARA MULTIPLATA) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; REZENDE, D. D.; PEZUTTI, E.. Participação em banca de RAISSA YOSHIZAVA.Projeto Missão Icnofósseis: desenvolvimento de protótipo de aplicativo em realidade aumentada para dispositivos móveis, com propósito de mediação educativa em museu paleontológico de Araraquara. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara.

2.
ARAUJO, C.; VALENCISE-GREGOLIN, M.; FACHINE, B.. Participação em banca de Lidia Daiane de Freitas de Oliveira, Moises Queiroz de Lucen.Feedstorm: proposta de um aplicativo agregador de feeds para tablets. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara.

3.
GIL, A.; VALENCISE-GREGOLIN, M.; LOURENCO, A. A. L.. Participação em banca de Jhoni Aparecido Gomes de Oliveira.Análise de identidade visual dos cartazes de sequência dos filmes Halloween. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara.

4.
KERR, J.; VALENCISE-GREGOLIN, M.; JULIÊ, P.. Participação em banca de Marcos Vinicius Cozza.Uso de realidade aumentada no jogo da forca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara.

5.
DAMIATI, D.; VALENCISE-GREGOLIN, M.; CASTRO, S.. Participação em banca de Fábio Demétrio Quintiliano.Plataforma colaborativa para artistas gráficos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19ª Semana da Comunicação do Centro Universitário Moura Lacerda.Como as tecnologias da informação e comunicação estão transformando o novo leitor do conteúdo interativo?. 2017. (Encontro).

2.
XII Jornada do PPGE/ Mestrado - II Diálogos / Encontro Científico Moura Lacerda.APLICATIVO DE CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS COMO APOIO À INCLUSÃO EM SALA DE AULA E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Encontro).

3.
Seminário Internacional da Comunicação Mídias Locativas e Transmídia de que meios e mensagens estamos falando.Entendendo o celular como a sétima mídia.. 2011. (Seminário).

4.
VI Ciclo de Estudos em Design - Design para Mídias Móveis - Coordenação de mesa redonda.Mobilidades e Localidades. 2011. (Seminário).

5.
XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual.O FENÔMENO DA CULTURA PARTICIPATIVA E A INDÚSTRIA DE MÍDIAS. 2011. (Encontro).

6.
V Ciclo de Estudos em Design - Processos Colaborativos em Ambiente Digital Coordenação de mesa redonda.Quem tem medos da mídias sociais ?. 2010. (Encontro).

7.
Congresso Internacional de Comunicacao, Cultura e Midia. A arte do machinima: do cinema ao game, do game ao cinema. 2008. (Congresso).

8.
Cultura e Interatividade na Sociedade Tecnologica Pos-Moderna. 2008. (Seminário).

9.
Encontro CAPES-MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade.USO DE NARRATIVAS DIGITAIS EM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO. 2008. (Encontro).

10.
I Simposio Internacional Rever Flusser. 2008. (Simpósio).

11.
IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.O jogo eletrônico vai ao cinema: o Machinima. 2008. (Encontro).

12.
Teorias Contemporaneas dos Estudos de Videojogos - mini-curso. 2008. (Oficina).

13.
Desenvolvendo para o OLPC.Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos para o Laptop XO. 2007. (Oficina).

14.
IV Seminário de Estudos da Linguagem: caminhos e reflexões. 2007. (Seminário).

15.
Poetry and new Media: from US American Performance Poetry to Cin(E)-Poetry to Poetry on the Internet - mini-curso. 2007. (Outra).

16.
Semiótica Narrativa e Discursiva - mini-curso. 2007. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIL, A. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. ; REZENDE, D. D. . VII Ciclo de Estudos em Design. 2012. (Congresso).

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; MASCARENHAS, P. . II Encontro de Tecnologias na Educação e Redes de Aprendizagem Colaborativa: Cenários e Perspectivas. 2012. (Congresso).

3.
GIL, A. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . VI Ciclo de Estudos em Design ? Design para Mídias Móveis. 2011. (Outro).

4.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; RODRIGUEZ, C. L. ; CANDELLO, H. . m-Todos: Tendências e oportunidades da mobilidade digital. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Antonio Silvio de Carvalho Caputo. Uso de jogos digitais no processo de letramento de jovens com deficiência intelectual. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

2.
Leandro Medeiros. O aprender da matemática através de jogos eletrônicos no ensino fundamental I. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

3.
fabiana gorayeb. Uso das tecnologias digitais no ensino técnico pelos docentes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andresa Panice Apis. Design nas tecnologias educativas: estudo de caso sobre a convergencia de linguagens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

2.
DANIELI JULIANI ARGUERO. Conecta Mundo: uma rede colaborativa de aprendizagem Desenvolvimento de Aplicativo Mobile. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

3.
DAIANY BERENICE ZAGO, JANAIZA LIMA CORREIA, MATHEUS BRUZATTI. Desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis como apoio ao acesso a informações de transporte coletivo urbano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

4.
Luara Marjury Nicolette e Natália dos Santos Rodrigues. Jogo da memória: utilização de LEDs, LDRs e cilindros trazendo inovação ao brinquedo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

5.
Adan Dominguez Lopes, Felipe Giambona, Rafael de Moura. Análise sobre tecnologia mobile e desenvolvimento de aplicativo para Android: Guia imobiliário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

6.
Giselle Passarelli Gomes. A tecnologia no universo infantil: um estudo de caso do jogo eletrônico Ariê. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

7.
Lais Agra Cervan, Murillo Arijan, Veridiana Cicogna. Narrativas audiovisuais e o processo de criação de um videoclipe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

Orientações de outra natureza
1.
GISELE CRISTINA DE PAULO; GABRIELA RODRIGUES AMOROSO. Cabine Fotográfica Interativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

2.
RAFAEL BARBOSA DE OLIVEIRA; RAFAEL AUGUSTO NAKAMOTO. Design de conteúdo audiovisual para tela sensível ao toque. 2012. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

3.
DAIANY BERENICE ZAGO, JANAIZA LIMA CORREIA, MATHEUS BRUZATTI. Criação de aplicativo para mídias móveis. 2012. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

4.
JONATHAN DE FREITAS; THAÍS ZUZZI; PEDRO JACOBINO VAZ. Efeitos visuais, cenários virtuais e objetos animados para vídeo interativo. 2012. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

5.
Luara Marjury Nicolette e Natália dos Santos Rodrigues. Criação de interface com uso de LEDs, LDRs, placa Arduino, Processing e cilindros trazendo inovação ao jogo da memória. 2011. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.

6.
Adan Dominguez Lopes, Felipe Giambona, Rafael de Moura. Criação de aplicativo mobile para Mercado imobiliário ?iMóbile?. 2011. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade de Araraquara. Orientador: Maíra Valencise Gregolin.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2017VALENCISE-GREGOLIN, M.. Instagram e o fotojornalismo: deslocando fronteiras. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 14, p. 284-296, 2017.

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.2018VALENCISE-GREGOLIN, M.; MEDEIROS, L. . Jogos digitais no aprendizado de conceitos matemáticos: o desafio da escolha pelo professor. Plures Humanidades, v. 18, p. 58-83, 2018.

Artigos aceitos para publicação
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . Experiências em aprendizagem ativa com uso de ferramentas digitais de construção de narrativas. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, 2018.

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . Uso do aplicativo Toontastic como ferramenta digital na elaboração de narrativas animadas. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.


Livros e capítulos
1.
MASSAROLO, J. C. (Org.) ; TRENTO, F. B. (Org.) ; VALENCISE-GREGOLIN, M. (Org.) ; GATTI, A. (Org.) ; ARAB, A. (Org.) ; TOLEDO, G. (Org.) . Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013. v. 3. 51p .

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; HILDEBRAND, H. R. . Machinima e a era digital: produto da contemporaneidade. 1. ed. São Carlos: EDITORA Claraluz, 2010.


Apresentações de Trabalho
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; CAMARGO, E. A. . Uso do Aplicativo Toontastic como ferramenta de apoio à inclusão em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Como as tecnologias da informação e comunicação estão transformando o novo leitor do conteúdo interativo?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . Aplicativo de construção de narrativas como apoio à inclusão em sala de aula e o uso de ferramentas digitais: um relato de experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GORAYEB, F. Z. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . A utilização das tecnologias no ensino técnico pelos docentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MEDEIROS, L. ; VALENCISE-GREGOLIN, M. . Jogos digitais como ferramentas de ensino de matemática: reflexões iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Educação Midiática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; AMARAL, E. A. . USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS EM SALA DE AULA REGULAR COM CRIANÇA COM AUTISMO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VALENCISE-GREGOLIN, M.; MEDEIROS, L. . Jogos Digitais no Aprendizado de Conceitos Matemáticos: um desafio pedagógico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Alfabetização Digital - PIBID/CAPES. 2018. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
VALENCISE-GREGOLIN, M.. Design instrucional para conteúdo para mídias móveis - musicalização. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).




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