Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4991792779164274
  • Última atualização do currículo em 24/11/2015


Anna Carolina Miguel , Fonoaudióloga formada pela UFRJ desde 2006, Mestranda em Diversidade e Inclusão - UFF; Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil (Santa Casa de Misericórdia RJ), Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem (IPUB/UFRJ), atua na área da Linguagem (clínica) e da Fonoaudiologia Educacional (consultoria). Volta seus estudos para interface entre Neurociências e a Fonoaudiologia, a fim de maiores aprofundamentos no entendimento dos Transtornos da Aprendizagem e do Desenvolvimento em prol de intervenções inclusivas mais eficazes. Realiza atividades multidisciplinares de pesquisa, ensino e divulgação científica em Neurociências (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha
Nome em citações bibliográficas
MIGUEL, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Núcleo Transdisciplinar para o desenvolvimento e Saúde do Aprendiz, DESPERTA!.
Rua Conde de Bonfim, 255 sala 215 Saens Peña Medical Center
Tijuca
20520-051 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 96996972
URL da Homepage: http://www.despertaaprendiz.com.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado profissional em andamento em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: PROMOÇÃO DA LINGUAGEM EMOCIONAL EM CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO: CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL PARA AUXÍLIO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, Ano de Obtenção: .
Orientador: ALFRED SHOLL-FRANCO.
Palavras-chave: LINGUAGEM EMOCIONAL; ensino; produção de material didático; LUDICIDADE; NEUROCIÊNCIAS; INCLUSÃO.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Fabricação de produtos diversos; Educação.
2010 - 2012
Especialização em Neurociência aplicada à Aprendizagem. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB - UFRJ, Brasil.
Título: Efeitos da Remediação Fonológica em escolares com Dislexia do Desenvolvimento: aspectos neurobiológicos e cognitivo-linguísticos.
Orientador: Alfred Sholl-Franco.
2009 - 2010
Especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil. (Carga Horária: 360h).
Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, SCM/RJ, Brasil.
Título: A importância da intervenção terapêutica fonoaudiológica em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (D.E.L.): Uma prevenção aos transtornos com a língua escrita.
Orientador: Rita Thompson.
2002 - 2006
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
BACLE: Bateria de Avaliação das Competências na Ap. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
MODELOS ANIMAIS DE TRANSTORNOS NEUROPSIQUIÁTRICO. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.
2009 - 2009
Atualizações em TDAH. (Carga horária: 24h).
XX Congresso Brasileiro, ABENEPI, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Neuroanatomia aplicada aos Transtornos Mentais. (Carga horária: 24h).
Centro de Educação e Terapia Especializada e Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2003 - 2003
Autismos. (Carga horária: 24h).
XVii Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil, ABENEPI, Brasil.


Atuação Profissional



Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências, CEC/NUDCEN/UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: MESTRANDA, Enquadramento Funcional: MESTRANDA

Atividades

2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Espaço Multidisciplinar do Instituto de Biologia, .

2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Espaço Multidisciplinar do Instituto de Biologia, .


Núcleo Transdisciplinar para o desenvolvimento e Saúde do Aprendiz, DESPERTA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Clínica, Carga horária: 24
Outras informações
Atuação: Atendimento Fonoaudiológico na área da Linguagem (avaliação, terapia, orientação familiar e escolar); Consultoria Fonoaudiológica em creches e escolas; Grupo de Estudos; Organização de cursos; Palestras.


Centro de Educação e tratamento multidisciplinar especializado, CETE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Consultoria Fonoaudiológica, Carga horária: 24


Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, HUCFF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio Profissional, Enquadramento Funcional: Monitora de aulas práticas de Fonaoudiologia, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação: Monitoria aos atendimentos fonoaudiológicos realizados pelos graduandos em último período de curso, no Ambulatório de Transtornos da Aquisição de Linguagem, coordenado pela Fga. Mônica Rocha.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Prática Fonoaudiológica, Carga horária: 24
Outras informações
Atuação prática para obtenção de créditos e conclusão do curso de graduação em Fonoaudiologia (UFRJ), nos seguintes ambulatórios: 1. TAL (Transtornos na Aquisição da Linguagem) - coordenado pela Fga. Mônica Rocha 2. Audiologia Clínica (Avaliação Audiológica, Prótese Auditiva e Vestibulometria) - Coordenados por Silvana Frota; Maria Isabel Kós; Márcia Cavadas.


Instituto de Neurologia Deolindo Couto, INDC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Atendimento clínico Fonoaudiológico, Carga horária: 5
Outras informações
Prática Fonoaudiológica de atendimento clínico para obtenção de créditos para conclusão de curso (Fonoaudiologia - UFRJ) nos seguintes ambulatórios: 1. TLE (Transtornos da Leitura e Escrita) - coordenado pela Dra. Renata Mousinho 2. Motricidade Oral Neurológica - coordenada pela Fga. Rosane Percorari 3. Voz - coordenado pela Fga. Angela de Castro.


Hospital Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, HGPMERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiária Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Bolsista Concursada, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação: Avaliação Audiológica com realização de Audiometrias, Imitanciometrias e confecção de laudos para o setor de Otorrinolaringologia. Prática com audiometria ocupacional e detecção de perdas auditivas funcionais.


Centro de Saúde Waldyr Franco, CMS-WF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiaária Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Estagiária Bolsista concursada. Atuação: Atendimento clínico Fonoaudiológico no Posto de Saúde; orientação e palestras para comunidade escolar e integração à equipe multidisciplinar para atuação no Projeto DENTESCOLA com divulgação de atenção básica à Saúde do escolar.


Associação Fluminense de Reabilitação, AFR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Fonoaudiologia, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação: atendimento clínico fonoaudiológico supervisionado no setor de Neurologia Infantil. Supervisão e coordenação da Fga. Beatriz Meucci.



Linhas de pesquisa


1.
ENSINO
2.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
3.
PRODUÇÃO DE METERIAL DIDÁTICO E OUTRAS TECNOLOGIAS
4.
ENSINO
5.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
6.
PRODUÇÃO DE METERIAL DIDÁTICO E OUTRAS TECNOLOGIAS


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
PROMOÇÃO DA LINGUAGEM EMOCIONAL EM CONTEXTO ESCOLAR INSCLUSIVO: CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL PARA AUXÍLIO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabrício Bruno Cardoso em 10/04/2015.
Descrição: A linguagem emocional é um conjunto de competências cognitivo-linguísticas que permite ao indivíduo: (1) compreender e produzir significados afetivos e semânticos, (2) informar estados emocionais e (3) informar a intenção do emissor (ouvinte e/ou vidente) da mensagem. Indivíduos com transtornos do espectro autístico, surdez e/ou deficiência visual (cegueira) apresentam falhas variadas no processamento emocional interferindo nas qualidades comunicativa e social, uma questão que deve ser considerada também pela escola. Neste sentido, profissionais de educação devem ser conscientizados sobre a relevância do assunto para o entendimento do aprendizado de alunos que apresentam alterações na capacidade de identificação e/ou expressão da prosódia emocional e expressões faciais, bem como terem acesso a instrumentos facilitadores às práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão destes grupos no ambiente escolar/clínico. Para isso, propõem-se a produção, aplicação e avaliação da aceitabilidade de um material didático de caráter instrucional e prático-educativo composto por cartilha, manual e jogo com potencial de instrumentalizar o profissional de educação para a visualização e aprimoramento do desempenho comunicativo e social em ambiente escolar de alunos de 7 a 15 anos da rede pública e privada de ensino. Este Projeto de Mestrado foi submetido a Universidade Federal Fluminense como requisito parcial visando à obtenção do grau de Mestre Profissional em Diversidade e Inclusão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha - Integrante / Alfred Sholl Franco - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - Atual
Implantação de Rede de Atendimento e Capacitação dos Profissionais de Educação para Identificação Precoce e Intervenção com Crianças Autistas no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Edital FAPERJ n.o 08/2014 - Apoio ao Estudo de Temas Prioritários para o governo do Estado do Rio de Janeiro ? 2014 PRIORIDADE RIO.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Arte + Ciência Inclusão


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: CIÊNCIAS & COGNIÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: NEUROCIÊNCIAS.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Sholl-Franco, A. ; MIGUEL, A. C. . DESENHANDO EMOÇÕES. 1. ed. Rio de Janeiro: Organização Ciências e Cognição, 2014. v. 1. 40p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, F. B. ; MIGUEL, A. C. ; SILVA, I. L. E. ; DIAS JUNIOR, E. ; FRAGEL-MADEIRA, L. ; Sholl-Franco, A. . The use exergaming for children with attention deficit and hyperactivity disorder. In: Neuroscience, 2013, San Diego. Sessão Científica de Evento internacional, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MIGUEL, A. C.. Alterações na Linguagem e aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MIGUEL, A. C.; MOREIRA, C. E. ; Sholl-Franco, A. . LEITURA COMO TEMA DE OFICINA PARA POPULARIZAÇÃO DE NEUROCIÊNCIAS EM EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO RIO DE JANEIRO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Promoção da linguagem emocional: o que o professor tem a ver com isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MIGUEL, A. C.. Linguagem e Cognição no Autismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; Sholl-Franco, A. . O PROCESSAMENTO PROSÓDICO EMOCIONAL COMO TEMÁTICA EM OFICINA DE NEUROCIÊNCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO E REGIÃO DO GRANDE RIO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; Sholl-Franco, A. . A LEITURA E A SIMETRIA COMO TEMA DE OFICINA NEUROCIENTÍFICA DAS DIFERENTES VISÕES DO MUNDO: UMA PRÁTICA APLICADA NA V SEMANA DO CÉREBRO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARDOSO, F. B. ; MIGUEL, A. C. ; Sholl-Franco, A. . AVALIAÇÃO DO PADRÃO CORTICAL EM CRIANÇAS COM TDAH APÓS APLICAÇÃO DE PROGRAMA DE NEUROFEEDBACK. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARDOSO, F. B. ; SILVA, I. L. E. ; MIGUEL, A. C. ; Sholl-Franco, A. . MAPPING OF THE CORTICAL ELECTRIC ACTIVITY PATTERN IN CHILDREN WITH ATTENTION DEFICIT DISORDER AND HYPERACTIVITY AFTER APPLYING AND INTERACTIVE PHYSICAL EXERCISES PROGRAM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MIGUEL, A. C.. AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM NO TDAH. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; SILVA, I. L. E. ; FRAGEL-MADEIRA, L. ; Sholl-Franco, A. . A EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO CORTICAL PARA REDUZIR O DÉFICIT DE ATENÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Monitoria do Laboratório Aberto de Práticas do Museu Itinerante de Neurociências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; SANTORO, P. . Estimulação Neurocognitiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MIGUEL, A. C.. Transtornos da Aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
CARDOSO, F. B. ; MIGUEL, A. C. ; SILVA, I.L. ; FRAGEL-MADEIRA, L. ; Sholl-Franco, A. . Avaliação de um programa neuropedagógico voltado para aquisição da linguagem lecto-escrita de crianças com TDAH. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MIGUEL, A. C.. Neuroanatomia e a memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Sholl-Franco, A. ; MIGUEL, A. C. . Conhecimento de neurociências por professores da Educação Básica 2015 (Texto produzido para o Excelentíssimo Senhor Renato Janine, Ministro da Educação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MIGUEL, A. C.. DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. 2014.

Produtos tecnológicos
1.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . JOGO DAS EMOÇÕES. 2014.

2.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . JOGO LEITURA E SIMETRIA. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Efeitos da Remediação Fonológica em escolares com Dislexia do Desenvolvimento: aspectos neurobiológicos e cognitivo-linguístico. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. . Novas intervenções no tratamento do TDAH. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. . Neurociências e Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MIGUEL, A. C.. Cuidados Vocais. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MIGUEL, A. C.. Hábitos orais deletérios e o desenvolvimento da fala. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MIGUEL, A. C.. DESPERTA APRENDIZ. 2012; Tema: divulgação científica. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIGUEL, A. C.. IX CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO - Disciplina: 'Transtornos da Aprendizagem'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MIGUEL, A. C.. VIII Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MIGUEL, A. C.. VI CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MIGUEL, A. C.. VII Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Sholl-Franco, A. ; MIGUEL, A. C. ; CARDOSO, F. B. . Arte com (Neuro) ciências: contribuições para a produção de materiais didáticos transmídia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . LEITURA E SIMETRIA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MuseuItinerantedeNeurociências).

7.
MIGUEL, A. C.. IV CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MIGUEL, A. C.. V CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . JOGO DA PROSÓDIA EMOCIONAL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MuseuItinerantedeNeurociências).

10.
MIGUEL, A. C.. Transtornos da Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MIGUEL, A. C.. Transtornos da Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MIGUEL, A. C.. Distúrbios da Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MIGUEL, A. C.. II Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Pós graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) do IBCCF. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Disciplina Neuroeducação da Pós graduação em Ciências Biológicas (Biofísica). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Disciplina Neuroeducação da Pós graduação em Ciências Biológicas (Biofífica). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
MIGUEL, A. C.. Disciplina Neuroplasticidade e Aprendizagem do Curso de Extensão em Acessibilidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
MIGUEL, A. C.. Transtornos do Espectro Autístico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
MIGUEL, A. C.. AUTISMO. 2012. .

20.
MIGUEL, A. C.. III Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . As linguagens Oral e Escrita. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - III Semana do Cérebro - NudCen - Laboratório Aberto de Práticas UFRJ).

22.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Neurociências na linguagem oral e escrita. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Museu Itinerante de Neurociências).

23.
MIGUEL, A. C.. A Fonoaudiologia e a Escola. 2011. .

24.
MIGUEL, A. C.; MORAES, J.L. . Transtornos de Aprendizagem: o que a escola precisa saber. 2009. .

Demais trabalhos
1.
Sholl-Franco, A. ; MIGUEL, A. C. ; CARDOSO, F. B. . A importância do treinamento e capacitação dos professores e profissionais da educação para o ensino infantil. 2014 (ARTIGO PARA PROGRAMA INFÂNCIA E PAZ DO SENADO FEDERAL) .

2.
MIGUEL, A. C.. Integrante da mesa de discussão na atividade NEUROCINE realizado no II encontro CeC- NUDCEN/UFRJ. 2012 (Filme Nell) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOURENCO, P. M.; CARDOSO, F. B.; MIGUEL, A. C.. Participação em banca de RENATA SOUZA FREIRE VAZ.O Nível de Conscientização dos Transtornos de Aprendizagem dos Professores da Rede Pública Municipal de Belford Roxo: Uma Visão Neurobiológica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

2.
MIGUEL, A. C.. Participação em banca de Alunos do último período do curso de Fonoaudiologia.Intervenções Fonoaudiológicas no Tratamento da Linguagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Sholl-Franco, A.; ARANHA, G.; MIGUEL, A. C.. PARECERISTA - REVISTA CIÊNCIAS & COGNIÇÃO. 2015. Ciências e Cognição.

2.
LOURENCO, P. M.; CARDOSO, F. B.; MIGUEL, A. C.. Neurociência do aprendizado: o nível de conscientização dos profissionais de educação da rede pública municipal de Belford Roxo sobre as dificuldades de aprendizagem. 2013. Universidade Castelo Branco.

3.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B.. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA:da avaliação às estratégias de remediação. 2012. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.Lançamento de Livro DESENHANDO EMOÇÔES. 2014. (Seminário).

2.
XXXVIII REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO. O PROCESSAMENTO PROSÓDICO EMOCIONAL COMO TEMÁTICA EM OFICINA DE NEUROCIÊNCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO E REGIÃO DO GRANDE RIO. 2014. (Congresso).

3.
XXXVIII REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO. A LEITURA E A SIMETRIA COMO TEMA DE OFICINA NEUROCIENTÍFICA DAS DIFERENTES VISÕES DO MUNDO: UMA PRÁTICA APLICADA NA V SEMANA DO CÉREBRO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Congresso).

4.
DIA DO CÉREBRO NA ESCOLA.A Prosódia Emocional na Comunicação Humana. 2013. (Oficina).

5.
I FÓRUM DE PSICOPEDAGOGIA E NEUROCIÊNCIAS DA REGIÃO DOS LAGOS.Neurofeedback. 2013. (Encontro).

6.
I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS. I Olimpíada Brasileira de Neurociências. 2013. (Olimpíada).

7.
I OLIMPÍADA DE NEUROCIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO. I Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro. 2013. (Olimpíada).

8.
VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE NEUROCIÊNCIAS.The use an interactive physicol exercises program increases perceptive-motor control in children with attention deficit and hyperactivity disorder. 2013. (Simpósio).

9.
AUTISMO: ENCONTRO DE PAIS E FAMILIARES.Diagnóstico diferencial de Distúrbio Específico de Linguagem e Trasntornos Autísticos. 2012. (Encontro).

10.
CURSO DE EXTENSÃO EM NECESSIDADES ESPECIAIS: MÓDULO 1.DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA LÍNGUA ESCRITA. 2012. (Outra).

11.
CURSO DE EXTENSÃO EM NECESSIDADES ESPECIAIS: MÓDULO ii.Transtornos do Espectro Autístico. 2012. (Outra).

12.
DIA DO CÉREBRO NA ESCOLA.Linguagem Escrita e Falada. 2012. (Oficina).

13.
DIA DO CÉREBRO NA ESCOLA.LINGUAGEM ESCRITA E FALADA. 2012. (Oficina).

14.
DIA DO CÉREBRO NA ESCOLA.Linguagem Escrita e Falada. 2012. (Oficina).

15.
DIA DO CÉREBRO NA ESCOLA.LINGUAGEM ESCRITA E FALADA. 2012. (Oficina).

16.
DIA DO CÉREBRO NA ESCOLA.As Neurociências na Linguagem Oral e Escrita. 2012. (Oficina).

17.
DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA: da avaliação às às estratégias de remediação.AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA NEUROPEDAGÓGICO VOLTADO PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM LECTO-ESCRITA DA CRIANÇA COM TDAH. 2012. (Simpósio).

18.
III SEMANA DO CÉREBRO: viajando na Linguagem.Linguagem Escrita e Falada. 2012. (Oficina).

19.
II JORNADA SOBRE NEUROEDUCAÇÃO: neurociências, aprendizagem e Educação. 2012. (Outra).

20.
I JORNADA DE FONOAUDIOLOGIA.NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. 2012. (Outra).

21.
I SIMPÓSIO DE NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO.INTERVENÇÃO PRECOCE NOS TRANSTORNOS DA LÍNGUA ESCRITA. 2012. (Simpósio).

22.
I SIMPÓSIO DE NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO.A LINGUAGEM NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTÍSTICO. 2012. (Simpósio).

23.
Simpósio Internacional Dificuldades no Aprendizado da Leitura e da Escrita: da avaliação às estratégias de remediação.Avaliação de um programa neuropedagógico voltado para aquisição da linguagem lecto-escrita de crianças com TDAH. 2012. (Simpósio).

24.
Workshop Manifestações dos Distúrbios Fonoaudiológicos e psicológicos que interferem na aprendizagem. 2012. (Encontro).

25.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABENEPI: A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA PÓS MOMODERNIDADE. 2011. (Congresso).

26.
XXI CONGRESSO DA ABENEPI: A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA PÓS MODERNIDADE. 2011. (Congresso).

27.
ABENEPI-RJ I Encontro de Pais com Especialistas: Autismo Infantil. 2010. (Congresso).

28.
Altas Habilidades: entre superdotação e Síndrome de Asperger ? Instituto Philippe Pinel. 2006. (Seminário).

29.
II Fórum de Linguagem promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura e Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. 2006. (Outra).

30.
 17º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro ? Rio Centro RJ. 2005. (Congresso).

31.
 Neurologia e Reabilitação ? Instituto de Neurologia Deolindo Couto UFRJ. 2005. (Seminário).

32.
 XV Congresso da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência, Família e Profissionais Afins (FLAPIA). 2005. (Congresso).

33.
Fonoaudiologia e Fisioterapia: Uma visão Interdisciplinar URFJ. 2005. (Simpósio).

34.
I Encontro Científico ? Voz do Rio ? UNIRIO. 2005. (Encontro).

35.
Interconexões nos Transtornos Neuropsiquiátricos - Instituto Philippe Pinel. 2005. (Simpósio).

36.
 VIII Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa ? IBAM. 2004. (Encontro).

37.
I Simpósio de TDAH ? ABENEPI. 2004. (Simpósio).

38.
XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2004. (Congresso).

39.
 Fonoaudiologia em Destaque: Uma Visão Interdisciplinar CCS ( Centro de Ciências da Saúde) ? UFRJ. 2003. (Seminário).

40.
 XVII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI). 2003. (Congresso).

41.
Jornada sobre Encefalopatia Crônica da Infância ABENEPI. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sholl-Franco, A. ; SODRE, M. ; MIGUEL, A. C. . IV SEMINÁRIO CIÊNCIAS E COGNIÇÃO ?Neurociências e Aprendizagem: Novas Fronteiras?. 2015. (Outro).

2.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; SANTORO, P. . Evento comemorativo em promoção à Saúde do idoso: DESPERTANDO A TERCEIRA IDADE. 2012. (Outro).

3.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Coordenação de Oficina Prática de Divulgação Científica e Popularização das Neurociências. 2012. (Outro).

4.
MIGUEL, A. C.. Curso de Avaliação Neuropsicológica da Criança e do Adolescente. 2011. (Outro).

5.
MIGUEL, A. C.. I Simpósio de Audição e Linguagem: Contribuição Multidisciplinar para a Fonoaudiologia. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
CARLOS EDUARDO MOREIRA. A FONOAUDIOLOGIA NO CONTEXTO MULTIDISCIPLINAR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DAS NEUROCIÊNCIAS. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).



Inovação



Produto tecnológico
1.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . JOGO DAS EMOÇÕES. 2014.

2.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . JOGO LEITURA E SIMETRIA. 2014.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Sholl-Franco, A. ; MIGUEL, A. C. . DESENHANDO EMOÇÕES. 1. ed. Rio de Janeiro: Organização Ciências e Cognição, 2014. v. 1. 40p .


Apresentações de Trabalho
1.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; SANTORO, P. . Estimulação Neurocognitiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MIGUEL, A. C.. Transtornos da Aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CARDOSO, F. B. ; MIGUEL, A. C. ; SILVA, I.L. ; FRAGEL-MADEIRA, L. ; Sholl-Franco, A. . Avaliação de um programa neuropedagógico voltado para aquisição da linguagem lecto-escrita de crianças com TDAH. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MIGUEL, A. C.. AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM NO TDAH. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; Sholl-Franco, A. . O PROCESSAMENTO PROSÓDICO EMOCIONAL COMO TEMÁTICA EM OFICINA DE NEUROCIÊNCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO E REGIÃO DO GRANDE RIO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; Sholl-Franco, A. . A LEITURA E A SIMETRIA COMO TEMA DE OFICINA NEUROCIENTÍFICA DAS DIFERENTES VISÕES DO MUNDO: UMA PRÁTICA APLICADA NA V SEMANA DO CÉREBRO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARDOSO, F. B. ; MIGUEL, A. C. ; Sholl-Franco, A. . AVALIAÇÃO DO PADRÃO CORTICAL EM CRIANÇAS COM TDAH APÓS APLICAÇÃO DE PROGRAMA DE NEUROFEEDBACK. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MIGUEL, A. C.. Distúrbios da Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MIGUEL, A. C.. II Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Pós graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) do IBCCF. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Disciplina Neuroeducação da Pós graduação em Ciências Biológicas (Biofísica). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Disciplina Neuroeducação da Pós graduação em Ciências Biológicas (Biofífica). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MIGUEL, A. C.. Disciplina Neuroplasticidade e Aprendizagem do Curso de Extensão em Acessibilidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MIGUEL, A. C.. Transtornos do Espectro Autístico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MIGUEL, A. C.. AUTISMO. 2012. .

9.
MIGUEL, A. C.. III Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MIGUEL, A. C.. VIII Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MIGUEL, A. C.. VII Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Sholl-Franco, A. ; MIGUEL, A. C. ; CARDOSO, F. B. . Arte com (Neuro) ciências: contribuições para a produção de materiais didáticos transmídia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MIGUEL, A. C.; Sholl-Franco, A. . Neurociências na linguagem oral e escrita. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Museu Itinerante de Neurociências).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIGUEL, A. C.; CARDOSO, F. B. ; SANTORO, P. . Evento comemorativo em promoção à Saúde do idoso: DESPERTANDO A TERCEIRA IDADE. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:58:02