Ana Rita Levandovski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2649668761171628
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Licenciada em Pedagogia (2000, FAFICOP). Especialista em Psicopedagogia (2002,FAFICOP). Mestre em Educação (UEL, 2008). Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL,2016-2019). Professora Assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio (CCP) - Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação - GEPEDUC (UENP) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIM (UEL). Atualmente Chefe de Gabinete da Reitoria da UENP (2014). Tem experiência na área administrativa e educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino e aprendizagem; educação inclusiva e relação família e escola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Rita Levandovski
Nome em citações bibliográficas
LEVANDOVSKI, Ana Rita

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio.
Rodovia PR 160 sn
Saída Leópolis
86300000 - Cornélio Procópio, PR - Brasil
Telefone: (43) 39041922
Fax: (43) 9041898
URL da Homepage: http://www.uenp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS IES PÚBLICAS DO PARANÁ: A RELAÇÃO DO SABER ENSINAR E A INCLUSÃO,
Orientador: Marinez Meneghello Passos.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Formação de Professores; Inclusão Escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Contribuição da disciplina Psicologia da Educação para a prática docente no Ensino Fundamental I ? um estudo por meio da Metodologia da Problematização,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Neusi Aparecida Navas Berbel.
Palavras-chave: Metodologia da Problematização; Psicologia da Educação; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2001 - 2002
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Título: A Sexualidade no Âmbito Educacional - um estudo teórico.
Orientador: Denise Hernandes Tinoco.
Bolsista do(a): Instituto de Ensino Pesquisa e Extensão, IEPE, Brasil.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em Habilitação Supervisão Escolar para 1º e 2º Grau. (Carga Horária: 800h).
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Título: XXX. Ano de finalização: 2001.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nomeação pelo Decreto nº 7266, de 25/09/2006, par o cargo de Magistério de Ensino Superior.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Pós-graduação., Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de Curso Pós-graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, em nível de Lato Sensu - Resolução 039/2012 - CEPE/UENP.

Atividades

06/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, .

07/2010 - 09/2013
Direção e administração, Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Graduação. Portaria 177/2010. SÚMULA: Nomeia Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Jacarezinho, 16 de setembro de 2010..
07/2010 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Termo de Posse nº 89/2010..
07/2010 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, .

Cargo ou função
Membro da Congregação do Campus de Cornélio Procópio - Termo de Posse nº81/2010..
03/2010 - 08/2010
Direção e administração, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, .

Cargo ou função
Diretora de Acompanhamento Acadêmico da Pró-reitoria de Graduação.
11/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, .

Cargo ou função
Portaria nº 016/2009 Súmula: Nomeia membros para compor as Comissões Provisórias da UENP. Jacarezinho, 27 de outubro de 2009..
06/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, .

Cargo ou função
Portaria nº009/2009 Súmula: Nomeia representantes da Comissão Própria de Avaliação. Jacarezinho, 09 de junho de 2009..
03/2010 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

Cargo ou função
Presidente da Comissão Processo Eletivo de Coordenadores, Vice-Coordenadores e Coordenadores de Estágio - Portaria nº 018/2010.
08/2009 - 04/2010
Direção e administração, Faculdade Estadual Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
Coordenadora do Ensino Superior..
01/2010 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

Cargo ou função
Presidente da Comissão Organizadora do 1º Teste Seletivo para Professor Colaborador - Portaria nº 005/2010.
06/2009 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

Cargo ou função
Presidente da Comissão Organizadora do 1º Concurso Docente.
06/2009 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

Cargo ou função
Presidente da Comissão Organizadora do 1º Processo Seletivo de Promoção - 2009 - Portaria nº.
05/2008 - 07/2009
Direção e administração, Faculdade Estadual Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento de Educação..
10/2008 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, .

Cargo ou função
Portaria nº 010/2008 Súmula: Designa membros do Conselho Universitário Provisório da UENP. Jacarezinho, 21 de outubro de 2008..

Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Colaboradora - Portaria nº 029/2003

Atividades

6/2003 - 12/2010
Ensino, Licenciaturas e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico
Psicologia da Educação
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II


Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisa em Educação - GEPEDUC

Objetivo: O Grupo de Pesquisa em Educação tem como objetivo desenvolver Projetos de Iniciação Científica, de Pesquisa e Extensão, envolvendo pesquisadores e acadêmicos da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Pretende-se realizar eventos que oportunizem a socialização destes Projetos, bem como participar de eventos nacionais e internacionais..
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação; Pedagogia.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES PÚBLICAS DO PARANÁ
Descrição: A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, que garante a inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, surge a necessidade de preparar o profissional da educação para o atendimento dessas crianças, garantindo em sua formação inicial os subsídios teóricos e práticos para esta atuação. O presente projeto de pesquisa visa analisar a formação de professores no que tange à educação inclusiva, trazendo como problema: De que forma o projeto pedagógico do curso (PPC) de Pedagogia ofertado nas IES públicas do estado do Paraná, contemplam a educação inclusiva, capacitando o futuro docente para trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais (NEE) na rede regular de ensino? Apresenta como objetivos: analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia de instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná, observando se as prescrições e orientações oficiais com relação à formação do futuro pedagogo, para trabalhar em escolas inclusivas, foram contempladas em cada projeto de curso, assim como identificar a percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura em Pedagogia da UENP/CCP no que tange ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia consistirá em realização de pesquisa bibliográfica e coleta de dados empíricos, que serão analisados à luz da Análise de Conteúdo (AC) e Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se encontrar, como resultado do presente projeto, subsídios teóricos legais para nova readequação curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia ? UENP ? Campus de Cornélio Procópio, no que diz respeito à formação adequada do pedagogo que irá atual com a inclusão de alunos com NEE nas classes comuns das escolas regulares de ensino. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Educação Inclusiva. Propostas Curriculares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Rita Levandovski - Coordenador / Roberta Negrão de Araújo - Integrante / Marilia Bazan Blanco - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte do Paraná - Bolsa.
2012 - 2013
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM HISTÓRIA: LIMITES E DESAFIOS
Descrição: Na atualidade, cada vez mais, a sociedade sofre transformações. Neste contexto a escola ? embora não seja a única responsável pela formação do cidadão ? é imprescindível. Assim, o trabalho educativo deve estar comprometido em preparar os indivíduos para enfrentar as desigualdades sociais. Nesta perspectiva, o ensino de História contribui para que o aluno compreenda as modificações da sociedade decorrentes de um contraditório processo histórico. Nas escolas que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental identificamos que o ensino de História continua centrado em fatos, datas e heróis a serem memorizados, algo que acontece com os outros, não permitindo ao aluno perceber-se como sujeito histórico. Desta forma, considerando tais posturas e os diálogos estabelecidos na disciplina de Metodologia de Ensino de História (Pedagogia), selecionamos o presente tema para ser o fio condutor de um novo projeto de pesquisa. Partindo do contexto atual, no que se refere ao ensino de História, pretendemos desenvolver uma pesquisa bibliográfica, tendo como referências autores e documentos oficiais que discutem o tema, tais como Bittencourt (2004), Nemi e Martins (1996), Escanhuela (2009) e Borges (1986), além dos documentos curriculares oficiais. A partir deste levantamos como problema de pesquisa: De que forma abordar a História no curso de formação de professores (Pedagogia)? Quais as metodologias adequadas para ensinar os conceitos históricos? Quais as suas contribuições? Em consonância com o problema, estabelecemos como propósito, analisar os dados obtidos de acordo com o referencial teórico com o intuito de identificar como o ensino da História tem sido trabalhado nas escolas que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ana Rita Levandovski - Integrante / Roberta Negrão de Araújo - Coordenador / Marilia Bazan Blanco - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2009
A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR (AMFPP)
Descrição: Neste projeto visamos inserir a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como uma proposta de trabalho adequada para o desenvolvimento de atividades de pesquisa acadêmica em cursos de licenciatura como por exemplo, nas orientações de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso em cursos de formação docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2009
Leitura em Ação: inserção social & práticas do discurso
Descrição: Projeto desenvolvido em escola de ensino fundamental, no município de São Jeronimo da Serra, com objetivo de contribuir para a formação continuada de professore e para a qualidade do processo de ensino aprendizagem da leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ana Rita Levandovski - Integrante / Thiago Alves Valente - Coordenador / Vanderléia da Silva Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Projeto de infra-instrutura para construção de biblioteca no campus
Descrição: A construção de edifício próprio para a Biblioteca central, um importante projeto de infra-estrutura da UENP-CP, foi aprovada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. A biblioteca do Campus Universitário é improvisada e inadequada para atender satisfatoriamente. Ambiente impróprio, traz prejuízos culturais e financeiros à instituição, com perdas do acervo, consequência principalmente da falta de ventilação que resulta no aumento de temperatura e umidade. Pequena e localizada na parte inferior do bloco A, não permite ventilação adequada, imprescindível para preservar a saúde dos frequentadores e a conservação do acervo, propiciando o desenvolvimento de microorganismos e de insetos. Padrões internacionais estipulam de 22º a 24°C como temperatura ideal para as pessoas e de 16º a 19ºC para conservação dos livros. A construção da nova Biblioteca considera a necessidade de melhorar o atendimento aos oito cursos de graduação, aos cursos de extensão e à comunidade externa. Para a elaboração do projeto, teve-se em mente o espaço físico necessário e apropriado para a qualidade dos serviços, ambiente que facilite o acesso de todos, aumentando a freqüência e o aproveitamento do material, e que, ao mesmo tempo, reduza os prejuízos com perdas e reposição do acervo, possibilitando maior investimento na aquisição de obras e de equipamentos. A viabilidade econômica do projeto conta com a participação maciça da Fundação Araucária, que destinou verba de R$277.953,00 ao projeto elaborado pela professora Ana Rita, coordenadora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, em conjunto com Juliana Jacob de Andrade, bibliotecária, por meio da Chamada de Projetos 03/2009 – Implementação de Infra-Estrutura de Pesquisa/Ensino nas Instituições Públicas Estaduais do Paraná..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2009
Recursos midiáticos e formação de professores
Descrição: Implementação de infra-estrutura que possibilite a abordagem dos diversos recursos midiáticos na formação de docentes, abrangendo as cinco licenciaturas ofertadas pela FAFICOP. Considerou-se, para a elaboração da presente proposta, que a FAFICOP não possui espaço adequado para que os professores em formação construam conhecimentos na área de recursos midiáticos, necessários a formação da prática docente. Os objetivos, portanto, são os de criar dois espaços-ambientes (laboratório de Prática de Ensino) a serem utilizados pelos acadêmicos das disciplinas de prática de ensino e estágio supervisionado, das áreas de Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Letras e Pedagogia. Espera-se que, com a implementação e uso desta nova estrutura, a FAFICOP desenvolva pesquisas e ensino de qualidade nas áreas abrangidas e possa formar futuros docentes que saibam utilizar - e criar estratégias de uso - todos os recursos midiáticos disponíveis no ambiente educacional em que venham a se inserir..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2009 - 2010
Periódico: Revista Diálogo e Interação: revista eletrônica acadêmica da FACREI


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
Primeiro lugar de turma, Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita2007 LEVANDOVSKI, Ana Rita; BERBEL, N. A. N. . A internet no curso de Pedagogia: formação de profissionais reflexivos que transformem informação em conhecimento.. Teoria e Prática da Educação, v. 9, p. 314-3212, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. A relação da Internet com o Ensino e Aprendizagem do Futuro Professor. In: Neusi Aparecida Navas Berbel; Daniel Fernando Matheus Gomes. (Org.). Exercitando a reflexão com conversas de professores. 1ed.Londrina: GRAFCEL, 2005, v. 1, p. 201-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARANTES, Ana Paula Gonçalves ; ARAUJO, Roberta Negrão de ; BLANCO, Marília Blanco ; LEVANDOVSKI, Ana Rita . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM HISTÓRIA: LIMITES E DESAFIOS. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia - SP. Anais [do] 2. Congresso Nacional de Professores [e] 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. Águas de Lindóia - SP: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação., 2014.

2.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; BERBEL, N. A. N. . CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I – UM ESTUDO POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE EDIÇÃO INTERNACIONAL e III CONGRESSO IBERO – AMERICANO SOBRE VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS – CIAVE, 2008, Curitiba. FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Curitiba: Champagnat, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
PRAIS, J. L. S. ; LEVANDOVSKI, Ana Rita ; SANTOS, A. F. . Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a Compreensão da Psicologia Histórico-Cultural no Desenvolvimento da Atenção. Ensaios e Ciência (Campo Grande. Impresso), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ARANTES, Ana Paula Gonçalves ; ARAUJO, Roberta Negrão de ; BLANCO, Marília Blanco ; LEVANDOVSKI, Ana Rita . A Formação de Professores que Ensinam História: limites e desafios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; BLANCO, Marília Blanco . Relato do atendimento de uma criança com doença de moyamoya no ensino regular no município de Cornélio Procópio - PR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. A importância do programa de desenvolvimento educacional para a formação continuada dos professores da Educação Básica do Paraná.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Relação Família, Escola e Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; BLANCO, Marília Blanco ; ARAUJO, Roberta Negrão de . A Formação de Professores que Ensinam História: limites e desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Contribuições da Disciplina Psicologia da Educação para a prática docente no Ensino Fundamental I: um estudo por meio da Metodologia da Problematização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Contribuições da disciplina Psicologia da Educação para a prática escolar: um estudo por meio da Metodologia da Problematização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. CONSELHO UNIVERSITÁRIO PROVISÓRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - PPPI. 2007.

Demais trabalhos
1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. O Uso da Internet no Curso de Pedagogia: formação de profissionais reflexivos que sabem transformar a informação em conhecimento. 2005 (Apresentação em Evento) .

2.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. O Perfil do Técnico em Secretáriado. 2005 (Palestra) .

3.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Professor, será que os olhos de seus alunos brilham quando falam de você?. 2004 (Apresentação em Evento) .

4.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Sexualidade na Adolecência. 2003 (Palestra) .

5.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Sexualidade no Âmbito Educacional. 2002 (Palestra) .

6.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Educação de Qualidade. 2002 (Palestra) .

7.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Sexualidade nas 3ª e 4ª séries das escolas municipais. 2001 (Palestra) .

8.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Educação Sexual. 2001 (Palestra) .

9.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Sexualidade. 2001 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; COELHO NETO, Jõão. Participação em banca de Fernanda Fogare. Tecnologia Assistiva: abordagens e contribuições. 2014 - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; RODRIGUES, Luzia. Participação em banca de Alice Carmélia Medeiros Vieira. O atendimento da criança autista em escolas regulares e especiais no município de Cornélio Procópio.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Fernanda Luisa de Figueiredo Posseti. O papel da equoterapia no desenvolvimento da linguagem da criança com síndrome de Down.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

4.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Janaína de Araújo Ladeira. A importância da educação infantil para crianças autistas com aplicabilidade de métodos Teach.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

5.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Janaína de Souza Silva. Altas habilidades/superdotação: aspectos relacionados ao processo de inclusão.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

6.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Josiane Aparecida de Oliveira. Inclusão dos alunos com deficiência intelectual no contexto do ensino regular: política inclusiva e aspectos legais.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

7.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Inclusão de alunos com deficiência intelectual no contexto d. Inclusão de alunos com deficiência intelectual no contexto do ensino regular.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

8.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Michele Regina Batista.. O exercício da sexualidade do adolescente com deficiência intelectual: breves anotações.. 2013 - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

9.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Roger Roberto Brochi.. Letramento em questões matemáticas e surdez: o olhar do professor no contexto educacional.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

10.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Silvia Karla Pio.. As políticas de inclusão educacional e a educação especial.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

11.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Thaís Inácio Ribeiro.. O papel do professor como mediador no processo de ensino.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

12.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Diana Pires da Silva. Deficiência: o papel da família no processo de inclusão de crianças especiais na rede regular de ensino. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

13.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Mariana Cláudia Gomes Martins. A contribuição da família para a inclusão do aluno surdo dos anos iniciais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

14.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Regina Rodrigues Quini Salvático. Orientação familiar como estratégia no desenvolvimento e inclusão de pessoas com paralisia cerebral. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

15.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Valquíria Fernanda dos Santos. Síndrome de Leigh: um desafio para a educação especial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

16.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Bruna Maria Pedroso de Oliveira. Contribuição Familiar para a Aprendizagem da Criança com Necessidades de Educação Especial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

17.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Luciana Ranieri Fernanda Lima. A compreensão do fenômeno inclusão escolar sob a perspectiva dos acadêmicos do curso de educação física. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

18.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Suzana aparecida Rafael. Adaptações/flexibilização curricular: o que os professores têm a ver com isso?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

19.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Ana Claudia da Silva Seugling. Dificuldades de aprendizagem: sala de apoio à aprendizagem ou sala de recurso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

20.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Valdirene de Fátima Saragoza. Deficiência física e a acessibilidade nas escolas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

21.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Cláudia Aparecida Busquim. Sala de recurso - Matemática: rede de apoio à inclusão do aluno com dificuldades de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

22.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Roseli do Prado Pena. Distúrbio de aprendizagem: uma abordagem sobre a dislexia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

23.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; FERRARI, B. B. S.; FURLAN, V.. Participação em banca de Fábio de Oliveira Silva. A indisciplina no Ensino Médio: aluno desinteressado ou escola desinteressante?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho.

24.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; FERRARI, B. B. S.; FURLAN, V.. Participação em banca de Gislaine de Fátima Pereira. A afetividade na educação infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho.

25.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; FERRARI, B. B. S.; FURLAN, V.. Participação em banca de Terezinha de Fátima Cornélio. A disciplina na sala de aula. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; BLANCO, Marília Blanco. Participação em banca de Gabriely Trujilo Pereira e Julielli Ismara de Oliveira.A Concepção dos Professores do Ensino Fundamental de Cornélio Procópio sobre a Inteligência.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
BLANCO, Marília Blanco; LEVANDOVSKI, Ana Rita; ARAUJO, Roberta Negrão de. Participação em banca de Danieli Ferreira Guedes e Ane gabriele da Cruz.Atendimento de uma criança com doença de Moya Moya no ensino regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Fabiana Gabelini.Formação Inicial de Professores para atuar na Educação Inclusiva: percepções dos acadêmicos do curso de Pedagogia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

4.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Karla T. de Abreu e Ivo F. da Silva.Vygotsky: contribuições para aprendizagem escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

5.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Jacqueline B. dos Santos e Marília H. Kuribayashi.A tarefa de casa sob o ponto de vista dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

6.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. Participação em banca de Lourdes R. Marson e Juliane Mioto.Dificuldades de aprendizagem: desafios no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BROCHADO, S. M. D.; RODRIGUES, Luzia; LEVANDOVSKI, Ana Rita; VALENTE, Thiago Alves. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. BANCA EXAMINADORA - II TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

3.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. BANCA EXAMINADORA - CONCURSO PARA DOCENTES. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho.

4.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. BANCA EXAMINADORA DO 1º TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2008. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

5.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. BANCA EXAMINADORA DO 2º TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2008. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

6.
MELO, Maria Clara Galeano Gomes; COELHO NETO, Jõão; BRONZERI, Márcia de Souza; LEVANDOVSKI, Ana Rita. BANCA EXAMINADORA - CONCURSO PARA PROVIMENTO - CARGO AGENTE UNIVERSITÁRIO. 2008. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

7.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. BANCA EXAMINADORA - 2º TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

8.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. BANCA EXAMINADORA - 1º TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Outras participações
1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. PROCESSO SELETIVO INTERNO: PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. 2009. Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

2.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PÔSTERES - I SEMINÁRIO UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2008. Universidade Estadual do Norte do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Seminário de Pedagogia VI EPE Encontro de Pesquisa em Educação.TAREFA DE CASA E SUAS RELAÇÕES TAREFA DE CASA E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2016. (Seminário).

2.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014. (Congresso).

3.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Minicurso "Construção de Currículo Comum para o Ensino Fundamental.. 2014. (Congresso).

4.
Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul - FORGRAD SUL. 2013. (Outra).

5.
VII Seminário de Pedagogia - SEPED.Comissão Científica. 2013. (Seminário).

6.
XXVI Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação: qualificação do Ensino Superior Brasileiro. 2013. (Encontro).

7.
II Seminário Educacional de Avaliação Institucional e I Encontro de CPAs - Paraná.Avaliação Institucional nos cursos de graduação da UENP. 2012. (Seminário).

8.
I Semana de Integração do Curso de Pedagogia. 2012. (Encontro).

9.
I Jornada de Iniciação Científica da UENP.A importância da iniciação científica para o aluno de graduação. 2011. (Seminário).

10.
Ministério da Educação/SESU e ABRUEM.Secretaria de Educação Superior - SESU e as Política Nacional de Educação Superior. 2011. (Encontro).

11.
2ª Conferência do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores na Universidade Estadual de Londrina. 2010. (Outra).

12.
I Seminário Nacional de Educação de Surdos da UFPR. 2010. (Seminário).

13.
III SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES.AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNO - UM ESTUDO POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2009. (Seminário).

14.
III SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES.INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. 2009. (Seminário).

15.
III SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES.CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA À APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Seminário).

16.
III SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES.TAREFA DE CASA: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Seminário).

17.
III SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES.A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA TAREFA DE CASA DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS. 2009. (Seminário).

18.
III SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES.DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2009. (Seminário).

19.
III SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES.FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO. 2009. (Seminário).

20.
CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DO ENSINO. 2008. (Congresso).

21.
II SEMANA DE PEDAGOGIA - INFÂNCIA MULTIPLOS OLHARES.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PONTO DE VISTA DO PROFESSOR. 2008. (Seminário).

22.
II SEMANA DE PEDAGOGIA - INFÂNCIA MULTIPLOS OLHARES.AÇÃO-REFREXÃO-AÇÃO: PROCESSO DE CONTINUAÇÃO CONTINUADA. 2008. (Seminário).

23.
II SEMANA DE PEDAGOGIA - INFÂNCIA MULTIPLOS OLHARES.TV PENDRIVE: A LEITURA DE MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA. 2008. (Seminário).

24.
II SEMANA DE PEDAGOGIA - INFÂNCIA MULTIPLOS OLHARES.ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CONSELHO DE CLASSE EM PROL DE INTERVENÇÕES QUALITATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2008. (Seminário).

25.
II SEMANA DE PEDAGOGIA - INFÂNCIA MULTIPLOS OLHARES.CONSELHO DE CLASSE: ESPAÇO COOPERATIVOE SUPORTE PARA A QUALIDADE DA FORMAÇÃO ESCOLAR. 2008. (Seminário).

26.
II SEMANA DE PEDAGOGIA - INFÂNCIA MULTIPLOS OLHARES.DIFILCULDADES DE APRENDIZAGEM - REFLEXÕES PARA POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO. 2008. (Seminário).

27.
I SEMINÁRIO UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.COMISSÃO DE AVALIADORES DE PÔSTERES. 2008. (Seminário).

28.
I SEMINÁRIO UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2008. (Seminário).

29.
I SEMINÁRIO UNIVERSIDDE ABERTA: ENSINO , PESQUISA E EXTENSÃO.INFRAESTRUTURA: RECURSOS MIDIÁTICOS E FORMAÇAO DE PROFESSORES. 2008. (Seminário).

30.
VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE EDIÇÃO INTERNACIONAL e III CONGRESSO IBERO ? AMERICANO SOBRE VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS ? CIAVE. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2008. (Congresso).

31.
VIII SEMINÁRIO PEDAGOGIA EM DEBATE E III COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2008. (Seminário).

32.
VIII SEMINÁRIO PEDAGOGIA EM DEBATE E III COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2008. (Seminário).

33.
VIII SEMINÁRIO PEDAGOGIA EM DEBATE E III COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.A PESQUISA COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA PEDAGOGIA, NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E NA PÓS-GRADUAÇÃO. 2008. (Seminário).

34.
X SEMANA DA EDUCAÇÃO - A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA PSCOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNAMENTAL I - UM ESTUDO POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2008. (Congresso).

35.
XXI SEMANA DE ESNINO PESQUISA E EXTENSÃO E IV SEMANA PEDAGOGIA. TV PENDRIVE: A LEITURA DE MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA. 2008. (Congresso).

36.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA.ROUSSEAU: EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO. 2007. (Seminário).

37.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA.Práticas Pedagógicas: O saber ontem e hoje na relação professor e aluno. 2007. (Seminário).

38.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA.A INTERNET NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2007. (Seminário).

39.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA.A televisão como mecanismo educativo: a formação do telespectador conciente. 2007. (Seminário).

40.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA.CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2007. (Seminário).

41.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA.A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO DA FAMÍLIA: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS?. 2007. (Seminário).

42.
IV ENCONTRO SOBRE O ESTUDO COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2007. (Encontro).

43.
IX MESA TEMÁTICA DO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO. 2007. (Encontro).

44.
VI REUNIÃO DO FÓRUM PARANAENSE DE PEDAGOGIA. 2007. (Encontro).

45.
III ENCONTRO SOBRE ESTUDOS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2006. (Encontro).

46.
III ENCONTRO SOBRE ESTUDOS COM A NETODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO.O USO DA INTERNET NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS REFLEXIVOS QUE SABEM TRANSFORMAR A INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO. 2006. (Encontro).

47.
II SEMANA DE LEITURAS PEDAGÓGICAS E I SEMANA CIENTÍFICA DE PEDAGOGIA.A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA SOCIO-CULTURAL. 2006. (Seminário).

48.
II SEMANA DE LEITURAS PEDAGÓGICAS E I SEMANA CIENTÍFICA DE PEDAGOGIA.CONSTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA PRÁTICA ESCOLAR: UM ESTUDO POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2006. (Encontro).

49.
O fazer pedagógico de um novo tempo e as relações interperssoais. 2006. (Seminário).

50.
Congresso Internacional Sobre Projetos na Educação. Congresso Internacional Sobre Projetos na Educação. 2005. (Congresso).

51.
Educação Infantil: alecerce para um futuro brilhante-arte-cultura-emoção.Educação Infantil: alicerce para um futuro brilhante-arte-cultura-emoção. 2005. (Outra).

52.
II Encontro Sobre Estudos com a Metodologia da Problematização.II Encontro Sobre Estudos com a M.P. (Metodologia da Problematização). 2005. (Encontro).

53.
2ª Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. 2ª Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. 2004. (Congresso).

54.
A Formação do Jogo na Construção de Pensamento.A Função do Jogo na Construção do Pensamento. 2004. (Encontro).

55.
Integrante da Comissão Organizadora do 2º Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização.II Encontro sobre estudos com a Met da Problematização. 2004. (Encontro).

56.
O Saber Fazer em Educação.O Saber Fazer em Educação. 2004. (Outra).

57.
Educação: um processo abragente de aprendizagem. Educação: um Processo abrangente de aprendizagem. 2003. (Congresso).

58.
8ª Jornada Curitibana de Educação. 8ª Jornada Curitibana de Educação. 2002. (Congresso).

59.
Educação: gestão e tranversalidade.Educação: gestão e tranversalidade. 2002. (Outra).

60.
Educação, ética e cidadania.Educação, étca e cidadania. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. VIII SEPED -Seminário de Pedagogia "Educação e Diversidade: desigualdade em debate". 2014. (Congresso).

2.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; SANTOS, S. A. ; BATISTAO, M. . Seminário sobre o Plano Nacional de Educação 2011?2020. 2012. (Congresso).

3.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. III SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: A EXIGÊNCIA DE UM NOVO PERFIL. 2009. (Outro).

4.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; MOLIN, Vanessa Andretta. ; DANTAS, Dora Pimenta ; CAMPOS, Ruth Borotta . Presidente da Comissão do 1º Concurso Docente - UENP/CCP. 2009. (Concurso).

5.
LEVANDOVSKI, Ana Rita; MOLIN, Vanessa Andretta. ; MELO, Aécio Rodrigues ; BRONZERI, Márcia de Souza . Presidente da Comissão do 1º Processo Seletivo de Promoção - UENP/CCP. 2009. (Concurso).

6.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. II SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA - INFÂNCIA MÍLTIPLOS OLHARES. 2008. (Outro).

7.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. I SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA: DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA. 2007. (Outro).

8.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. II SEMANA DE LEITURA PEDAGÓGICA E I SEMANA CIENTÍFICA DE PEDAGOGIA. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Ideva Luchini Martins. Educação de Jovens e Adultos: aprimoramento de habilidades manuais de alunos com deficiência intelectual. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Roseli Terabe Gambini. A Produção Artística Visual do Deficiente Intelectual nas Aulas de Arte. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ODETE FURLAN. Família e escola ? parceria para o sucesso escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Rita Levandovski.

2.
IVANETE OLIVA LOZANO. O lúdico como instrumento de aprendizagem para o deficiente intelectual. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Rita Levandovski.

3.
Daiana Pereira da Silva. Tarefa de Casa e suas Relações com a Aprendizagem de Aluno de 4º e 5º ano do E.F. de uma Escola Pública. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

4.
Gabriela Aparecida da Silva. Relação da Família com a Criança Disléxica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

5.
Vania Sanches Garcia da Silva. Interações Família e Escola: parceria para a inclusão. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

6.
Cleide Deolinda Alves. Família, Escola e Educação Especial Inclusiva: uma realidade. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

7.
IDEVA LUCHINI MARTINS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA-Estratégias do Trabalho Pedagógico com Alunos da Educação Especial. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Rita Levandovski.

8.
ROSELI TERABE. A Produção Artística Visual do Deficiente Intelectual nas Aulas de Arte. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Rita Levandovski.

9.
Daiana Aparecida Marques Kubo. OS SENTIMENTOS MATERNOS QUE PERMEIAM A GENITORA DE UMA CRIANÇA DEFICIENTE: UMA TENTATIVA DE COMPARAR OS CINCO ESTÁGIOS VIVIDOS EM PACIENTES TERMINAIS DESCRITOS POR ELISABETH KÜBLER-ROSS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

10.
Silvia Sana Neves. INCLUSÃO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FAMÍLIA E ESCOLA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NESSE PROCESSO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

11.
VANESSA CRISTINA ARIZA. APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SURDA: UMA ABORDAGEM DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

12.
Bruna Maria Pedroso. CONTRIBUIÇÃO FAMILIAR PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM NECESSIDADES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

13.
Juliana Aparecida Santana Lobo. O PEDAGOGO E A INCLUSÃO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

14.
Shirlene Lima Parente. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ? UM ESTUDO DE CASO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

15.
Diana Pires da Silva. Deficiência: o papel da família no processo de inclusão de crianças especiais na rede regular de ensino. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

16.
Mariana Cláudia Gomes Martins. A contribuição da família para a inclusão do aluno surdo dos anos iniciais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

17.
Regina Rodrigues Quini Salvático. Orientação familiar como estratégia no desenvolvimento e inclusão de pessoas com paralisia cerebral. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

18.
Valquíria Fernanda dos Santos. Síndrome de Leigh: um desafio para a educação especial. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva - Turma II) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

19.
Fábio de Oliveira Silva. A indisciplina no Ensino Médio: aluno desinteressado ou escola desinteressante?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho. Orientador: Ana Rita Levandovski.

20.
Gislaine de Fátima Pereira. A afetividade na educação infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho. Orientador: Ana Rita Levandovski.

21.
Terezinha de Fátima Cornélio. A disciplina na sala de aula. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho. Orientador: Ana Rita Levandovski.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adrieli Fornazieri Gomes e Carla Carolina Inácio. PERCEPÇÕES SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

2.
Fernanda Rodrigues e Tatiana Furlan. A Tarefa de Casa: uma contribuição para a aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

3.
Karla T. de Abreu e Ivo F. da Silva. Vygotsky: contribuições para aprendizagem escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

4.
Jaqueline B. dos Santos e Marília H. Kuribayashi. A tarefa de casa sob o ponto de vista dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

5.
Lourdes R. Marson e Juliane Mioto. Dificuldades de aprendizagem: desafios no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Ana Rita Levandovski.

Iniciação científica
1.
Angela Nunes de Araújo. A Educação Inclusiva e a formação de professores: uma análise das propostas curriculares dos cursos de pedagogia das IES públicas do Paraná. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Rita Levandovski.

2.
Mariana Cláudia Gomes Martins; Vanessa Cristina Ariza Gabrie. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

3.
Elizeth Tintin; Maria Regina Lucca.. FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

4.
Nátila Karine F. dos Santos; Regina Valeria Marqui dos Santo. INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

5.
Adriane Ap. Zaratini; Tânia Mariza de Souza Silva. TAREFA DE CASA: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

6.
Andréia Regina Franco de Oliveira; Helen Cristina C. Izidro. CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA À APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

Orientações de outra natureza
1.
Iramaia Ferreira Gaspar. Mapas Conceituais: uma nova perspectiva da avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais. 2013. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.

2.
Elizabeth Teixeira Ranucci. Inclusão Social do Surdo: breve reflexão sobre a realidade escolar. 2013. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Orientador: Ana Rita Levandovski.

3.
Maria Aparecida Feracin. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: um desafio para a inclusão no ensino fundamental. 2012. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.

4.
Sirley Bocchi de Oliveira. Acessibilidade e Legislação. 2012. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.

5.
CÉLIA REGINA AUGUSTO. CONSELHO DE CLASSE: ESPAÇO COOPERATIVO E SUPORTE PARA A QUALIDADE NA FORMAÇÃO ESCOLAR. 2008. Orientação de outra natureza. (PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.

6.
ELZA DO CARMO HANSEM. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO PONTO DE VISTA DO PROFESSOR. 2008. Orientação de outra natureza. (PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.

7.
MARIA CRISTINA MAHNIC. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ? REFLEXÕES PARA POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO. 2008. Orientação de outra natureza. (PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.

8.
MARIA CRISTINA SIMEONI. TV PENDRIVE: A LEITURA O MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA. 2008. Orientação de outra natureza. (PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.

9.
MAGNA LÚCIA FURLANETTO GASPAR. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: PRÁTICAS AVALIATIVAS E SUAS REPRESENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2008. Orientação de outra natureza. (PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.

10.
CREONILDES DONIZETI CARVALHO VOLTOLINI. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CONSELHO DE CLASSE EM PROL DE INTERVENÇÕES QUALITATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2008. Orientação de outra natureza. (PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Ana Rita Levandovski.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 15:48:55