Aline Cristina de Lima Dantas

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  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Doutora em Educação pelo Programa em Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Formação Continuada, atuando principalmente nos seguintes temas: Dignidade da pessoa humana, direito à educação, políticas públicas para educação de jovens e adultos e formação profissional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Cristina de Lima Dantas
Nome em citações bibliográficas
DANTAS, A. C. L.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em Université de Rouen (Orientador: Stéfanie Gasse e Thierry Ardouin).
Título: Dignidade da pessoa humana: Proeja IFRJ e direito à educação, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Jane Paiva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dignidade da Pessoa Humana; Direito à educação; PROEJA; Reconhecimento social.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Política Educacional.
2017 - 2017
Doutorado em Formação de Adultos.
Université de Rouen, UR, França.
com período sanduíche em Université de Rouen (Orientador: Stéphanie Gasse).
Título: Conceptions de la formation des adultes e l?integration de la formation profissionnelle dans les politiques d?éducation et formation: Regard croisé Brésil-France, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Jane Paiva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação profissional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação profissional.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Fóruns de Educação de Jovens e Adultos: movimentos em defesa de direitos e políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Osmar Fávero.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Direito à educação; Fóruns de EJA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Fórum de Educação de Jovens e Adultos: tecendo novas práticas políticas na esfera pública.
Orientador: Jane Paiva.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Educação na Diversidade. (Carga horária: 240h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Université de Rouen, UR, França.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 1º segmento, Carga horária: 20

Atividades

06/2007 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Rio de Janeiro, .

08/2015 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programas, Currículo e Projetos em Ensino de Ciências
01/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Própria de Avaliação - IFRJ.
03/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Estadual de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.
03/2014 - 05/2014
Direção e administração, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Pro-Reitora de Ensino Médio e Técnico.
05/2013 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho de Implantação do Campus Resende do IFRJ.
03/2011 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Comitê Gestor Central do Programa de Assistência Estudantil.
01/2012 - 04/2014
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico, .

Cargo ou função
Diretoria de Gestão Pedagógica.
02/2013 - 10/2013
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico, .

Cargo ou função
Pró-Reitoria Adjunta de Ensino Médio e Técnico.
03/2012 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Grupo de Trabalho do Programa de Assistência Estudantil.
01/2011 - 01/2012
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico, .

Cargo ou função
Coordenação de Programas e Projetos.
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação Pedagógica do Curso de extensão Periferias em Cena.

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no acompanhamento, monitoramento e avaliação de núcleos do PROJOVEM na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Atividade desenvolvida em parceria com a Unirio.

Atividades

02/2007 - 03/2008
Outras atividades técnico-científicas , FUNDEP - Sistema de Avaliação e Monitoramento do Projovem, FUNDEP - Sistema de Avaliação e Monitoramento do Projovem.

Atividade realizada
Atuação no acompanhamento, monitoramento e avaliação de núcleos do PROJOVEM na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Atividade desenvolvida em parceria com a Unirio..


Linhas de pesquisa


1.
Proeja: perspectiva de inclusão e efetivação do direito à educação de jovens e adultos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Constelações analíticas do direito à educação em novos contextos históricos: Que sentidos para a diversidade?

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane Paiva em 29/10/2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Aline Cristina de Lima Dantas - Integrante / Jane Paiva - Coordenador / Fátima Lobato Fernandes - Integrante.
2017 - 2017
Conceptions de la formation des adultes e l?integration de la formation profissionnelle dans les politiques d?éducation et formation: Regard croisé Brésil-France
Descrição: Estudo visa fazer um olhar cruzado sobre as concepções de formação profissional de jovens e adultos na França e no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
PROEJA: perspectiva de inclusão e ampliação do direito à educação
Descrição: A pesquisa tem como objeto o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) que, ao propor a inclusão de jovens e adultos no sistema educacional, pretende contribuir para a efetivação do direito à educação aos interditados do direito. Parte do pressuposto de que o problema do direito incide na distância entre sua proclamação e sua efetivação, o que o torna questão política, pois enunciação não garante o direito. A garantia do direito implica políticas públicas que se enraízem no Estado, o que exige acompanhamento e avaliação. O objetivo é compreender como se constrói, institui e consolida a ação do Proeja como política pública no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Tem como hipótese: o Proeja, ao propor a formação integrada para os sujeitos interditados do direito, pode promover justiça social, ao partir da perspectiva de justiça cognitiva e constituir política pública que efetiva o direito à EJA? A pesquisa, como estudo de caso, adotará abordagens quali e quantitativas, que terão como fontes dados da série histórica do IFRJ e sujeitos atendidos ? cursando e egressos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
De memória em memória: trançando histórias na educação de jovens e adultos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane Paiva em 29/10/2018.
Descrição: O projeto de pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo geral compreender e interpretar sentidos e concepções de alfabetização de adultos em contexto histórico e de educação de adultos, expressos em programas e projetos governamentais, entre 1970 e 1990, especificamente desenvolvidos como políticas públicas pelas Fundações Mobral e Educar, em interlocução com produções regionais latino-americanas e internacionais. Para isso, vale-se da memória material contida em acervos documentais e materiais didáticos integrantes do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e da EJA, assim como da memória oral de protagonistas do campo pedagógico dessas instituições, com vista a (re)ver e formular um conhecimento sobre a alfabetização de adultos desse período da história do país. A metodologia de desenvolvimento de ações do projeto assenta-se na sistemática busca e organização da memória contida em acervos e em narrativas que evocam a memória de depoentes. Para isso, parte de concepções de educação popular, de EJA e de alfabetização de um período de tempo (1970-1990), por entender que concepções, porque históricas, têm temporalidade e espacialidade, são multidimensionais, e organizam-se por diversas ordens de fatores que não permanecem duradouramente, mas são sensíveis aos movimentos dos sujeitos em ações de fazer e desfazer, pensar e transformar o mundo. As atividades foram projetadas e organizadas de modo a possibilitar que, pelo intercâmbio entre pesquisadores ? nacional e internacional ?, pela interpretação de documentos e pela memória evocada de técnicos especialistas que atuaram nas duas instituições, emerjam singularidades e contradições das políticas e dos modelos pedagógicos praticados junto aos sujeitos adultos que frequentaram cursos de alfabetização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DANTAS, A. C. L.2014DANTAS, A. C. L.; PAIVA, J. . Apprentissages et lutte sociale: le cas des forums EJA au Brésil. Revue Education Permanente, v. 199, p. 99-115, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DANTAS, A. C. L.; Passos, Pâmella ; MELLO, M. S. . Politica Cultural com as Periferias: praticas e indagaçoes uma problematica contemporanea. 1. ed. Assis, Sao Paulo: , 2013. v. 1. 166p .

2.
DANTAS, A. C. L.; Passos, Pâmella (Org.) ; MELLO, M. S. (Org.) . Politica Cultural com as Periferias: praticas e indagaçoes uma problematica contemporanea. 1. ed. Assis, Sao Paulo: Storbem Grafica e Editora, 2013. 166p .

3.
DANTAS, A. C. L.; Passos, Pâmella (Org.) ; MELLO, M. S. (Org.) . Periferias em Cena: 4 Curso de Formação de agentes Culturais Populares. 1. ed. Rio de Janeiro: Gráfica e Editora Rio DG, 2012. v. 1. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
DANTAS, A. C. L.. Práticas Pedagógicas na Educação de jovens e Adultos: a experiência do curso de formação de Agentes Culturais Populares. In: Aline Dantas, Pâmella Passos, Marisa S. Mello. (Org.). Periferias em Cena: 4 Curso de Formação de agentes Culturais Populares. 1ed.Rio de Janeiro: Gráfica e Editora Rio DG, 2012, v. 1, p. 46-51.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, A. C. L.. Direito à EJA e Justiça Cognitiva: o Proeja como estratégia. In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2017, São Luís. Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017.

2.
DANTAS, A. C. L.. Conceptions de la formation des adultes e l?integration de la formation profissionnelle dans les politiques d?éducation et formation: Regard croisé Brésil-France. In: Séminaire international Education des jeunes et formation des adultes en contexte lusophone et francophone : regards croisés et enjeux, 2017, Rouen. Séminaire international Education des jeunes et formation des adultes en contexte lusophone et francophone : regards croisés et enjeux, 2017.

3.
DANTAS, A. C. L.. Proeja: estratégia para efetivação do direito à EJA. In: 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2016, Vitória, ES. Diálogos entre a pesquisa e as políticas de educação na atualidade. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de PósGraduação em Educação, 2016. p. 01-705.

4.
DANTAS, A. C. L.. Movimento pela educação de jovens e adultos: o caso dos Fóruns de EJA. In: VIII Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias, 2015, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: movimentos Sociais e a Educação, 2015.

5.
DANTAS, A. C. L.. O Proeja como estratégia política para efetivação do direito à educação de jovens e adultos. In: Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, 2015, Natal. A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Plano Nacional de Educação (2014-2024). Natal: IFRN, 2015.

6.
DANTAS, A. C. L.. Política de Escolarização e Formação Profissional: desafios do Proeja na efetivação do direito à EJA. In: IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2015, São Cristóvão. IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: Educon, 2015.

7.
DANTAS, A. C. L.; Fascina, Adriana ; MELLO, M. S. ; Passos, Pâmella ; Baetas, Victor . Periferias em Cena no IFRJ: quando um curso de agentes culturais populares entra numa escola técnica. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador. Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011.

8.
COSTA, Rita de Cassia A. ; DANTAS, A. C. L. . Políticas de currículo e os sujeitos educandos do PROEJA. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2010, João Pessoa. Diferença nas Políticas de Currículo, 2010.

9.
DANTAS, A. C. L.. Fóruns de EJA: mobilização na luta pelo direito à educação de jovens e adultos. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil ? COLE, 2009, Campinas. 17º congresso de Leitura do Brasil ? COLE: o olho vê, a embrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transvê o mundo. Campinas: Unicamp/Faculdade de Educação, 2009.

10.
DANTAS, A. C. L.; FAVERO, O. . Materiais didáticos para a educação de jovens e adultos. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, 2009, Rio de Janeiro. Educação, Autonomia e Indentidades na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet editora, 2009. p. 01-269.

11.
DANTAS, A. C. L.. O papel da sociedade civil na luta pelo direito à educação de jovens e adultos: o que representam os fóruns de EJA na atualidade?. In: II Seminário internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na américa Latina hoje, 2008, Rio de Janeiro. Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na américa Latina hoje. Rio de Janeiro: Editora Rede Sirius/UERJ, 2008.

12.
DANTAS, A. C. L.; BAROLDI, K. A. ; FERNANDES, F. L. ; PAIVA, J. ; SALES, S. R. . Escavações na formação de professores da EJA:seguindo as raízes do caapiá. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2005, Campinas. 15º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. Pensem nas Crianças Mudas Telepáticas., 2005.

13.
DANTAS, A. C. L.. Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro: experiência para a formação de Pedagogos. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. 14º Congresso de Leitura do Brasil. As Coisas. Que Tristes São as Coisas, Consideradas Sem Ênfase.. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, A. C. L.; FAVERO, O. . Materiais didáticos para a educação de jovens e adultos. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, 2009, Rio de Janeiro. Educação, Autonomia e Identidades na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet editora, 2009.

2.
PAIVA, J. ; DUTRA, A. ; DANTAS, A. C. L. . Um balanço de dois anos do fórum EJA/RJ em prol de políticas para a educação. In: 7ª Mostra de Extensão da UERJ, 2003, Rio de Janeiro. 7ª Mostra de Extensão da UERJ - Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Departamento de Extensão - DEPEXT/UERJ, 2003. p. 218-219.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, A. C. L.. A Dignidade da pessoa humana como fundamento do direito à educação. In: XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), 2016, Viseu, Portugal. Fronteiras, Diálogos e Transições,. Viseu, Portugal, 2016.

2.
DANTAS, A. C. L.. PROEJA:estratégia para efetivação do direito à EJA. In: 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2016, Vitória, ES. Diálogos entre a Pesquisa e as Políticas de Educação na Atualidade. Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de PósGraduação em Educação, 2016.

3.
DANTAS, A. C. L.. Política de Escolarização e Formação Profissional: desafios do Proeja na efetivação do direito à EJA. In: IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2015, São Cristóvão. IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: Educon, 2015.

4.
DANTAS, A. C. L.. A experiência do Proeja na rede federal de ensino: avaliação e reflexões sobre a qualidade da política pública voltada à educação de jovens e adultos. In: IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, 2012, Niterói. IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos. Niterói: GRUPOALFA, 2012. p. 148-148.

5.
COSTA, Rita de Cassia A. ; DANTAS, A. C. L. . Políticas de curriculo e os sujeitos educandos do PROEJA. In: IV Colóqio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2010, João Pessoa. Diferença nas Práticas Curriculares, 2010.

6.
DANTAS, A. C. L.. Fóruns de EJA: mobilização na luta pelo direito à educação de jovens e adultos. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE: é preciso transver o mundo, 2009, Campinas. 17º Congresso de Leitura do Brasil: o olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo. Campinas: Unicamp/Faculdade de Educação, 2009. p. 45-45.

7.
DANTAS, A. C. L.; DUARTE, F.F. ( Fernando Felipe Duarte) ; Santos, G.B. . Políticas Públicas de Juventude: leituras e reflexões sobre o Projovem na região metropolitana do RJ. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2007, Campinas. Caderno de Atividades e Resumos.. Campinas: Associação de Leitura do Brasil/UNICAMP, 2007. p. 30-31.

8.
DANTAS, A. C. L.; FERNANDES, F. L. ; PAIVA, J. ; BAROLDI, K. A. ; SALES, S. R. . Escavações na formação de professores da EJA: seguindo as raízes do Caapiá.. In: VIII Seminário de Educação de Jovens e Adultos / 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Caderno de resumos Pensem nas crianças mudas telepáticas - 15º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005. p. 21-21.

9.
DANTAS, A. C. L.. Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro: experiência para a formação de Pedagogos. In: VII Seminário de Educação de Jovens e Adultosno 14º Congresso de Leitura do Brasil ? COLE, 2003, Campinas. Caderno de Resumo. As Coisas. Ques tristes são as coisas, consideradas sem ênfase - 14º Congresso de Leitura do Brasil ? COLE. Campinas: 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003. p. 12-12.

10.
DANTAS, A. C. L.. Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro: experiência para a formação de pedagogos. In: 14º UERJ sem Muros, 2003, Rio de Janeiro. 14º UERJ sem Muros. catálogo de Atividades.. Rio de Janeiro: Departamento de extensão - DEPEXT/UERJ, 2003. p. 113-113.

11.
PAIVA, J. ; DUTRA, A. ; DANTAS, A. C. L. . Parceria com o fórum de Educação de Jovens e Adultos: novos conceitos e práticas. In: 6ª Mostra de Extensão da UERJ, 2002, Rio de Janeiro. 6ª Mostra de Extensão da UERJ- Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Departamento de Extensão - DEPEXT/UERJ, 2002. p. 199-199.

Apresentações de Trabalho
1.
DANTAS, A. C. L.. Conceptions de la formation des adultes e l?integration de la formation profissionnelle dans les politiques d?éducation et formation: Regard croisé Brésil-France. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DANTAS, A. C. L.. Direito à EJA e Justiça Cognitiva: o Proeja como estratégia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DANTAS, A. C. L.; TALHAS, Isadora B. . Reserva de Vagas no IFRJ: Um estudo de caso sobre o desempenho dos estudantes do Curso Técnico em Química do Campus Duque de Caxias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DANTAS, A. C. L.. Proeja: estratégia política para efetivação do direito à educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DANTAS, A. C. L.. Movimentos pela educação de jovens e adultos: o caso dos Fóruns de EJA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DANTAS, A. C. L.. Política de Escolarização e Formação Profissional: desafios do Proeja na efetivação do direito à EJA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DANTAS, A. C. L.. O Proeja como estratégia política para efetivação do direito à educação de jovens e adultos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DANTAS, A. C. L.; PAULON, A. ; NASSER, R. ; SIQUEIRA, P. ; MARCOS, R. C. ; BETIM, P. . O Programa de Assistência Estudantil no IFRJ: conquistas e desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DANTAS, A. C. L.. Fóruns de EJA: mobiização na luta pelo direito à educação de jovens e adultos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, Rita de Cassia A. ; DANTAS, A. C. L. . Políticas de currículo e os sujeitos educandos do PROEJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DANTAS, A. C. L.; FAVERO, O. . Materiais didáticos para a educação de jovens e adultos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DANTAS, A. C. L.. O papel da sociedade civil na luta pelo direito à educação de jovens e adultos: o que representam os fóruns de EJA na atualidade?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DANTAS, A. C. L.; DUARTE, F.F. ( Fernando Felipe Duarte) ; Santos, G.B. . Políticas Públicas de Juventude: leituras e reflexões sobre o Projovem na região metropolitana do RJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DANTAS, A. C. L.. Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro: tecendo novas práticas políticas na esfera pública. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
DANTAS, A. C. L.. Movimentos sociais em defesa de políticas públicas de Educação de Jovens e adultos: leituras possíveis no Fórum de Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DANTAS, A. C. L.; FERNANDES, F. L. ; PAIVA, J. ; BAROLDI, K. A. ; SALES, S. R. . Escavações na formação de professores da EJA: seguindo as raízes do caapiá. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DANTAS, A. C. L.. Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro: experiência para a formação de pedagogos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PAIVA, J. ; DUTRA, A. ; DANTAS, A. C. L. . Um balanço sobre dois anos do Fórum EJA/RJ em prol de políticas públicas para a educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DANTAS, A. C. L.. Fórum de Educaçãpo de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro: experiência para formação de pedagogos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PAIVA, J. ; DUTRA, A. ; DANTAS, A. C. L. . Parceria com o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do rio de Janeiro: novos conceitos e práticas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DANTAS, A. C. L.; MAIA, A. ; CERSOSIMO, F. N. . III Imersão Proeja Técnico Reestruturação da Matriz Curricular e Avaliação dos Cursos Técnicos em Agroindústria e Manutenção e Suporte em Informática integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
DANTAS, A. C. L.. Sentidos históricos da educação de jovens e adultos e políticas públicas de integração da educação profissional com escolarização: diálogos entre Brasil e França. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
DANTAS, A. C. L.; ALMEIDA, R. A. . Proeja: estratégia para efetivação do direito à EJA. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
DANTAS, A. C. L.; LIRIO, Claudia . II Feira de Ciências Programa de Formação de Recursos Humanos(PFRH). 2015. (Editoração/Anais).

4.
DANTAS, A. C. L.; Santos, G.B. ; SOUZA, G.H.S. . Estudo de caso no município do Rio de Janeiro ? Programa de Educação de Jovens e Adultos/PEJA. 2005. (Relatório de pesquisa).

5.
DANTAS, A. C. L.; FERREIRA, J. ; BRANDAO, E. P. . Relatório de Campo do Estado da Bahia - Salvador e Camaçari. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DANTAS, A. C. L.; GASSE, S.. Participação em banca de Lucie Bellail. L?influence des loisirs numériques des adolescents sur les résultats scolaires. 2017. Dissertação (Mestrado em Master Sciences de l?éducation) - Université de Rouen.

2.
DANTAS, A. C. L.; GASSE, S.. Participação em banca de GABISON NAOMIE SIMHA. les facteurs motivant un enseignant à intégrer les Technologies de l?Information et la Communication (TIC) dans le cadre de sa séquence d?enseignement. 2017. Dissertação (Mestrado em Master Sciences de l?éducation) - Université de Rouen.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DANTAS, A. C. L.; Passos, Pâmella; Paulon. Alessandra Ciambarella. Participação em banca de Tatiane Almeida Diório. Dos documentos oficiais à sala de aula: um estudo documental sobre educação prisional e ensino de ciências. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DANTAS, A. C. L.. Banca de correção da guestão didático-pedagógica do concurso público para provimento de cargos de Professor de ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
DANTAS, A. C. L.; BEJA, A. C.. Banca revisora da prova de seleção de alunos para ingresso no curso de Instalação e Suporte em Informática na modalidade PROEJA. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
DANTAS, A. C. L.. Banca de elaboração e correção de prova do processo seletivo para o programa de pós-graduação Latu-sensu em Educação de Jovens e Adultos. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colloque International Pratiques Sociales et Apprentissages. 2017. (Congresso).

2.
Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 2nd International Symposium on Qualitative Research. 2017. (Congresso).

3.
Séminaire International Éducation des Jeunes et Formation des Adultes en contexte lusophone et francophone: regards croisés et enjeux.Conceptions de la formation des adultes e l?integration de la formation profissionnelle dans les politiques d?éducation et formation: Regard croisé Brésil-France. 2017. (Seminário).

4.
III Colóquio Nacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional. O Proeja como estratégia politica para efetivação do direito à educação de jovens e adultos. 2015. (Congresso).

5.
VIII Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias: movimentos sociais e a educação.Movimento pela educação de jovens e adultos: o caso dos Fóruns de EJA. 2015. (Seminário).

6.
I Fórum Regional de Pesquisa e experiencia em Proeja RJ/es.Relatos de experiencias. 2010. (Outra).

7.
17º Congresso de Leitura do Brasil ? COLE. Fóruns de EJA: mobilização na luta pelo direito à educação de jovens e adultos. 2009. (Congresso).

8.
2 Oficina Nacional da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Oficina).

9.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Políticas de Currículo e os sujeitos educandos do PROEJA. 2009. (Congresso).

10.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana. Materiais didáticos para a educação de jovens e adultos. 2009. (Congresso).

11.
XI Encontro Ncional de Educação de Jovens e Adultos.Delegada do segmento Universidades/instituições de ensino superior, representando o Fórum de EJA/RJ. 2009. (Encontro).

12.
31º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2008. (Outra).

13.
II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.O papel da sociedade civil na luta pelo direito à educação de jovens e adultos: o que representam os fóruns de EJA hoje?. 2008. (Seminário).

14.
Oficina de Trabalho Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.Representação do Fórum EJA/RJ. 2008. (Oficina).

15.
Oficina de Trabalho da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - SECAD/MEC.Representante do Fórum EJA/RJ no grupo de trabalho para Consolidação da Agenda Territoral de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Oficina).

16.
X Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos.Delegada do segmento universidade, representando o Fórum EJA/RJ. 2008. (Encontro).

17.
VIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos ? ENEJA.Delegada do segmento professores, representando o Fórum de EJA/RJ. 2006. (Encontro).

18.
15º Congresso de Leitura do Brasil. Movimentos sociais em defesa de políticas pública de Educação de Jovens e Adultos: leituras possíveis no Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro.. 2005. (Congresso).

19.
28º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Outra).

20.
Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro.Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro: tecendo novas práticas políticas na esfera pública. 2005. (Outra).

21.
VII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos ? ENEJA.Delegada do segmento alunos, representando o Fórum de EJA/RJ. 2005. (Encontro).

22.
27º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Outra).

23.
14º Congresso de Leitura do Brasil. Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro: espaço para formação de pedagogos. 2003. (Congresso).

24.
26º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2003. (Outra).

25.
V Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos ? ENEJA.Delegada do segmento alunos, representando o Fórum de EJA/RJ. 2003. (Encontro).

26.
IV Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos ? ENEJA.Delegada do segmento alunos, representando o Fórum de EJA/RJ. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DANTAS, A. C. L.; LIRIO, Claudia ; NASSER, R. . II Feira de Ciências Programa de Formação de Recursos Humanos(PFRH). 2015. .

2.
DANTAS, A. C. L.; MAIA, A. . Imersão para reestruturação da matriz curricular e avaliação dos Cursos Técnicos em Agroindústria e Manutenção e Suporte em Informática. 2013. (Outro).

3.
MAIA, A. ; DANTAS, A. C. L. ; NASSER, R. . Imersão para avaliação e reestruturação da matriz curricular do Curso Técnico em Química. 2012. (Outro).

4.
DANTAS, A. C. L.; Passos, Pâmella ; MELLO, M. S. . Festival Periferias em Cena. 2011. (Festival).

5.
DANTAS, A. C. L.. I Fórum Regional de Pesquisas e Experiências em PROEJA - RJ/ES. 2010. (Congresso).

6.
PAIVA, J. ; FERNANDES, F. L. ; DANTAS, A. C. L. ; SALES, S. R. ; BAROLDI, K. A. ; BRNDÃO, E.P. . Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - ENEJA. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Isadora Bastos Talhas. RESERVA DE VAGAS NO IFRJ: Um estudo de caso sobre o desempenho dos estudantes do Curso Técnico em Química do Campus Duque de Caxias.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Aline Cristina de Lima Dantas.

Iniciação científica
1.
Rodrigo André de Almeida. Proeja: perspectiva de inclusão e direito à educação. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aline Cristina de Lima Dantas.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DANTAS, A. C. L.; Passos, Pâmella (Org.) ; MELLO, M. S. (Org.) . Periferias em Cena: 4 Curso de Formação de agentes Culturais Populares. 1. ed. Rio de Janeiro: Gráfica e Editora Rio DG, 2012. v. 1. 125p .

1.
DANTAS, A. C. L.. Práticas Pedagógicas na Educação de jovens e Adultos: a experiência do curso de formação de Agentes Culturais Populares. In: Aline Dantas, Pâmella Passos, Marisa S. Mello. (Org.). Periferias em Cena: 4 Curso de Formação de agentes Culturais Populares. 1ed.Rio de Janeiro: Gráfica e Editora Rio DG, 2012, v. 1, p. 46-51.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DANTAS, A. C. L.. I Fórum Regional de Pesquisas e Experiências em PROEJA - RJ/ES. 2010. (Congresso).

2.
DANTAS, A. C. L.; Passos, Pâmella ; MELLO, M. S. . Festival Periferias em Cena. 2011. (Festival).




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