Antonise Coelho de Aquino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2807856203887295
  • Última atualização do currículo em 29/09/2017


Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Estudo com ênfase em modo de vida e representações sociais do povo da ilha do Massangano no vale do São Francisco. Fez especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela UPE(1995).Graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (1991). Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração - FACAPE(1991). Possui Habilitação Específica para o Magistério como Professora de Séries Iniciais (1987) no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Exerceu a função de professora substituta da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE no Curso de Ciências Contábeis, Administração, Economia, Ciência da Computação. Foi professora de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental e Médio -Secretaria de Educação de Pernambuco, como também Professora Assistente do curso de letras/ inglês da UPE - Universidade de Pernambuco - Campus de Petrolina. Atualmente é concursada no IF - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Petrolina - Campus Zona Rural na função de professora de Língua Portuguesa. Executou os Projetos de Extensão - PIBEX com os temas: Lentes do Sertão: o olhar sobre a Agricultura no vale do São Francisco, Leitura e Contação de Histórias em Comunidades Rurais à beira do rio São Francisco. Além do projeto de extensão " Blog Tempo da Palavra - Espaço de autoria, linguagens, cultura e interação da Juventude no Campus Zona Rural Petrolina do Instituto Federal Sertão Pernambucano" sendo a Coordenadora e com a assessoria no Projeto de Extensão: Projeto Meliponicultura Massangano. Tem experiência na área de Letras e Linguística, Leitura e Produção de Textos, Comportamento Organizacional, Sociologia Rural. Ministrou disciplinas de Semiótica, Pragmática, Fonética e Fonologia, Comportamento Organizacional em pós-graduações. Orientou monografias de graduação sobre a formação do Professor em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UPE), além de Gestão Pública na Pós-graduação na Universidadade de Pernambuco/ UPE. Orientadora de monografias no IF Sertão PE - Campus Petrolina na Pós-Graduação em Educação Profissional na modalidade de PROEJA. Realizou assessoria e acompanhamento pedagógico em linguística, literatura infantil e infanto-juvenil em Escolas Públicas e Privadas dos Estados de Pernambuco e Bahia, bem como palestras sobre diversos temas de interesse e aprofundamento dos estudos citados. Dedica-se ao estudo do Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Representações Sociais, Modo de vida das Populações Ribeirinhas. Exerce a Presidência da Comissão de Revisão Linguística do Projeto Pedagógico Institucional do IF SERTÃO PE. Atua como Presidente da Comissão de Ética Pública do IF SERTÃO PE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonise Coelho de Aquino
Nome em citações bibliográficas
AQUINO, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
IF - Sertão Pernambucano.
Rodovia BR 235 Km 22 Projeto Senador Nilo Coelho N4 |
56300-000 - Petrolina, PE - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2004
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Ilha do Massangnao:dimensões do modo de vida de um povo;A(re)construção do modo de vida de vida e as representações sociais da ilha do Massangano no vale do São Francisco,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Nazareth Wanderley.
Palavras-chave: Discurso; Ilha do massangano; Modo de Vida; Representações Sociais; rural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Educação; Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.
1994 - 1995
Especialização em Programação do Ensino em Língua Portuguesa.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Redação no Vestibular: o medo em 30 linhas.
Orientador: Dóris Cunha.
1987 - 1991
Graduação em Letras.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
1987 - 1991
Graduação em Administração.
Faculdade de Ciências da Administração, FACAPE, Brasil.
1984 - 1986
Curso técnico/profissionalizante em Habilitação em magistério.
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, CSA, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Capacitação em Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação de Técnicos da Bacia do São Francisco.
Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2000 - 2001
Formação Empreendedora na Educação Profissional. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente de Língua Portuguesa, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Educação, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Ensino Médio da Escola Fernando Idalino Bezerra em Petrolina/PE - Nível II -A

Atividades

08/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
Informática
Língua Portuguesa
Didática da Linguagem

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente Letras/ Inglês, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Assistente Concursada -Nível MAG II SUP A - 1º lugar

Atividades

07/2009 - Atual
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Cultura Organizacional
09/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

03/2007 - Atual
Ensino, Letras/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino da Língua Inglesa
Filosofia da Linguagem
Leitura e Produção de Textos I e II
LITERATURA E CINEMA
Literatura Inglesa I e II
Prática de Ensino em Língua Inglesa II, III, VII, VIII ( 2º, 3º,7º e 8º períodos)

Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 1. Comunicação Empresarial - Curso de Secretariado Executivo; 2.Comportamento Organizacional - Curso de Contábeis e Secretariado Executivo; 3. Língua Portuguesa - Cursos de Administração de Empresas, Ciência da Computação e

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Organizacional
Sociologia das Organizações
02/2007 - Atual
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial

Faculdade São Francisco de Juazeiro, FASJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Carteira de Trabalho e previdência Social, Carga horária: 20

Atividades

10/2005 - 02/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação e Expressão I - 60 horas
10/2005 - 02/2006
Ensino, Administração Geral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão- 60 horas

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Processo Seletivo, Carga horária: 40

Atividades

04/2001 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa -Habilitação em Educação Infantil e Educação de adultos -60 horas
Língua Portuguesa II -Hab. em Educação Infantil e Educação de Adultos -60 horas - 2º Período
Língua Portuguesa III - Hab. em Educação Infantil e Educação de Adultos - 60 horas
Lingüística Aplicada à Alfabetização - Hab. em Educação Infantil -45 horas - 5º Período
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II - 60 horas - 7º período - Habilitação em Educação Infantil e Educação de Adultos
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - 60 horas - Hab. em Educação Infantil e Educação de Adultos -6º período
Metodologia do Trabalho Científico -Hab. em Educação Infantil - 60 horas
Processos Informais na Educação - 60 horas - Hab. em Educação Infantil -8º período
07/2003 - 08/2003
Ensino, Alfabetização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
literatura Infantil como recurso para Alfabetização -30 horas

Centro Educacional Médio São Francisco, CEMSF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carga horária: 10

Atividades

02/2003 - 07/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio objetivo, CO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Professor Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 10

Atividades

02/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
Língua Portuguesa para Concursos

Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Professor Ensino Médio e Pós-M, Enquadramento Funcional: Processo Seletivo, Carga horária: 20

Atividades

07/2000 - 07/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Descentralizada de Petrolina/PE, .

Cargo ou função
Comissão de Elaboração e Correção de provas de Vestibular para o Curso de Tecnologia de Alimentos.
07/1999 - 07/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Literatura Brasileira
Língua Portuguesa

Colégio Diocesano Dom Bosco, CDB, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1998
Vínculo: Professor de Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Carteira de Trabalho, Carga horária: 25

Atividades

02/1987 - 09/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
Redação
Literatura Brasileira
Língua Portuguesa
02/1987 - 09/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
Literatura Brasileira
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Língua Portuguesa -GRUPO GEPEL
2.
Ensino de Línguas Estrangeiras - Grupo GEPEL


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
CONSTRUÇÃO DO OLHAR, DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DA IDENTIDADE DOS JOVENS RURAIS, ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF SERTÃO PERNAMBUCANO
Descrição: Este projeto visa construir o perfil e as representações sociais dos alunos da Educação Profissional Tecnológica ? Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, estabelecendo correlações com o contexto que permeia o universo e a identidade dos estudantes oriundos da zona rural. Para isto, realizará um estudo de caso que visa identificar, por meio das entrevistas semi-estruturadas, observação participante e análise de documentos da Instituição: currículo e programas das disciplinas, a construção do olhar e do discurso a partir das práticas pedagógicas e das histórias de vida desses alunos em processo de formação. Como embasamento teórico, será feito um aprofundamento com estudiosos do Currículo, das Representações Sociais e da Análise do Discurso compreendendo o processo de formação da identidade profissional. Além disso, serão elaborados artigos, banners e apresentações dos resultados em Congressos e Eventos Científicos. Espera-se como resultado da pesquisa a elaboração de relatório final sobre o perfil dos estudantes que trabalham ou sejam oriundos da zona rural com os principais aspectos da identidade profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonise Coelho de Aquino - Coordenador / Edilaine Pereira de Souza - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
O olhar sobre a Juventude de Poço D'antas no Município de Santa Cruz da Venerada - PE
Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo compreender aspectos da juventude rural de Poço D?Antas no que diz respeito ao seu pertencimento a uma unidade familiar agrícola com características específicas e com um ambiente social, que é o meio rural. Para isso, deve-se buscar conhecer o passado das tradições familiares, o cotidiano - centrado nas relações educativas e de sociabilidade local e o futuro, que se expressa, por meio das escolhas profissionais. - Conhecer as histórias de vida dos jovens estudantes da Escola Tibúrcio no Distrito de Poço Dantas - Santa Cruz- PE através de rodas de conversas. - Identificar as expectativas futuras dessa juventude em relação às profissões que almejam e às oportunidades de emprego. -Identificar quais as projeções futuras desses jovens, verificando a presença ou não de uma ruptura ou continuidade do mundo rural. -Realizar oficinas de leitura e escrita. -Exposição de artigos antigos para relembrar passados e tradições -Exposição de fotografias locais.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonise Coelho de Aquino - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Projeto Quintas Culturais
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Espaço de autoria, linguagens, cultura e interação da Juventude no Campus Zona Rural Petrolina do Instituto Federal Sertão Pernambucano.
Descrição: O ambiente digital do blog intitulado ?Tempo da Palavra? foi criado com o propósito de ser mais uma ferramenta pedagógica do ensino de literatura e de linguagem, ao dar continuidade à aprendizagem da sala de aula, promover discussões sobre temas polêmicos exigidos no ENEM e do cotidiano do aluno. Este Projeto de Extensão no Campus Zona Rural ? Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, desde 2010, ano de sua implementação, teve postagens para além da correção da professora e das fronteiras de sua aplicação, como a inserção de atividades lúdicas, debates, filmes. As propostas realizadas em sala de aula, os eventos culturais ocorridos na escola, os textos e imagens comentados no blog atuam na produção de sentidos da juventude conectada com o mundo, na forma de ver a família, a sociedade e a si mesma. É um processo de construção de subjetividades dos jovens e de relações disputadas por comentários que devem ter continuidade e expansão com a participação de estudantes de uma escola pública municipal por meio de oficinas pedagógicas e com o apoio sistemático da bolsista ao longo do Projeto. Portanto, toda essa apropriação constrói novos modos de existência juvenil a qual, certamente requer, posteriormente, um trabalho de pesquisa articulada à análise do discurso e da etnografia educacional ( netnografia )..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonise Coelho de Aquino - Coordenador / Rosângela Carvalho - Integrante / Celione Maria da Silva - Integrante / Roberto Remígio - Integrante.
2014 - 2015
Projeto Meliponicultura Massangano
Descrição: RESUMO DO PROJETO DE EXTENSÃO A realidade do Semiárido brasileiro é altamente favorável ao desenvolvimento de experiências que valorizem a biodiversidade local, neste caso as abelhas nativas e a biodiversidade de plantas nativas da caatinga. O IF SERTÃO-PE teve a iniciativa de iniciar a criação de abelhas nativas em 2012, realizou cursos de curta duração e treinou estudantes e agricultores para atuar nessa área. Com este projeto pretende alcançar mais uma comunidade rural com a capacitação e treinamento de 20 jovens agricultores para a criação de abelhas da espécie Melipona mandacaia conhecida como abelha mandaçaia, com 120 horas de carga horária. Além de capacitar o projeto irá fornecer os materiais para dar início à criação dessas abelhas tais como caixas e um meliponário. Ao final do projeto pretende-se publicar uma cartilha orientativa utilizando as imagens e resultados deste proejto como exemplo de ação comunitária alinhada com a valorização da biodiversidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonise Coelho de Aquino - Integrante / Silver Jonas - Coordenador.
2012 - 2013
LEITURAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUATRO ESCOLAS RURAIS DE CURAÇÁ-BA. OS ALUNOS SÃO BEM-VINDOS À IMAGINAÇÃO ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO
Descrição: Projeto de Extensão que traz propostas de formação com dois encontros sobre leitura e contação de história, com 30 (trinta) professores da rede municipal de ensino de Curaçá-BA e 90 (noventa) alunos. Escolas localizadas na zona rural, às margens do Rio São Francisco. O projeto pretende incentivar o hábito da leitura em situações e vivências de leitura, capacitar os professores, auxiliar os professores com o Caderno Didático, realizar 01 (uma) oficina pedagógica para confecção de jogos e instrumentos de contação, realizar uma campanha de arrecadação de livros, orientar os professores envolvidos a relatarem por escrito suas impressões do projeto, montar estantes itinerantes de livros, estimular o sistema de empréstimo de livros, implantar projetos pedagógicos voltados para a leitura e avaliar os resultados através de relatos orais e escritos dos professores e alunos. Foram planejadas as seguintes ações: curso de capacitação para os professores, elaboração do Caderno Didático, oficina pedagógica, campanha de arrecadação de livros, momentos de leitura e contação de história nas salas de aulas, implantação da mala e do baú de leitura nas escolas, apresentação e orientação sobre o uso da ficha individual de leitura, implantação das estantes itinerantes. Como resultados parciais já foram arrecadados cerca de 400 (quatrocentos) materiais entre livros infantis, gibis e revistas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (31) .
Integrantes: Antonise Coelho de Aquino - Integrante / Patrícia Pereira Alves - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2012
Lentes do Sertão: um olhar sobre a agricultura no vale do São Francisco
Descrição: Este projeto de extensão será realizado no IF Sertão Pernambucano - Zona rural com os objetivos de compreender as diferentes perspectivas da agricultura no semiárido nordestino, bem como introduzir o aluno no contexto agrícola a partir dos conhecimentos histórico, técnico, econômico e social da região. Como produto deste projeto serão produzidos documentários sobre temas da área nas quais o contato com a comunidade local será fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonise Coelho de Aquino - Coordenador / Hélder César dos Santos Pinto - Integrante / Gilson Lopes - Integrante / Daynara Aparecida Rodrigues Gonçalves - Integrante.
2011 - 2012
Lentes do Sertão: o olhar sobre a agricultura no vale do São Francisco
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Antonise Coelho de Aquino - Coordenador / Hélder César dos Santos Pinto - Integrante / Gilson Lopes - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
2015 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano


Revisor de periódico


2001 - 2005
Periódico: Expressão (Juazeiro)
2010 - Atual
Periódico: Revista Semi-Árido De Visu


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AQUINO, A. C.2013AQUINO, A. C.. Tempo da Palavra: o uso do blog como prática pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa. REVISTA CONTEXTO, v. 04, p. 123-124, 2013.

2.
TAVARES, V. S.2009TAVARES, V. S. ; FONSECA, A. L. B. ; AQUINO, A. C. ; GUIMARAES, E. ; MARIANO, M. S. S. . REFLEXÕES SOBRE AS REPERCUSSÕES DA DIABETES NO COMPORTAMENTO ADOLESCENTE. Revista Psicologia em Foco (URI. Frederico Westphalen), v. 2, p. 58-64, 2009.

3.
AQUINO, A. C.2005AQUINO, A. C.. O discurso: sentidos e valor na obra de Foucault. Expressão (Juazeiro), v. Ano XI, p. 06-08, 2005.

4.
AQUINO, A. C.2004AQUINO, A. C.. Homenagem a Raquel de Queiroz. Expressão (Juazeiro), v. 02, p. 01-03, 2004.

5.
AQUINO, A. C.2003AQUINO, A. C.. A Representação da Linguagem: Produção Textual de alunos de Pedagogia. Expressão (Juazeiro), v. Ano VI, p. 06-08, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AQUINO, A. C.. Enredos de uma travessia:a ilha do Massangano no vale do São Francisco. 1ª. ed. Petrolina: Gráfica São Franciscana, 2013. v. 500. 140p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AQUINO, A. C.. Professora Arretada. Jornal Gazzeta, Petrolina -PE, p. 04 - 04, 25 jan. 2014.

2.
AQUINO, A. C.. Homenagem a Raquel de Queiroz. Expressão, Juazeiro/BA, p. 03 - 03, 05 jan. 2004.

3.
AQUINO, A. C.. A Representação da Linguagem:produção textual dos alunos de Pedagogia. Revista Expressão, Juazeiro /BA, p. 06 - 08, 10 set. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, A. C.. Língua e Linguagem na Educação Infantil. In: 1º Encontro de Educação Infantil -, 2003, Juazeiro. Educar e Cuidar na Educação Infantil: Por quê? Para quê?. Juazeiro/BA: Gráfica Obelisco, 2003. v. único. p. 46-49.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, A. C.. A Representação da linguagem:leitura e produção textual de alunos de pedagogia. In: VI Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários-VI CELL, 2002, Feira de Santana/BA. Lingüística e Ensino:trilhas e metas. Feira de Santan/BA: Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2002. v. unico. p. 17-17.

Apresentações de Trabalho
1.
AQUINO, A. C.; ALVES, P. P. . Leituras e Contação de Histórias em Quatro Escolas Rurais de Curaçá-BA. Os alunos são bem-vindos à imaginação às margens do Rio São Francisco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Ediane Maria da Silva ; SANTOS, M. C. ; C., M. I. ; AQUINO, A. C. ; GAMA, José Batista da. . PROJETO INTERDISCIPLINAR DE OLERÍCOLAS, SOB CULTIVO ORGÂNICO: SUSTENTABILIDADE E PROFICIÊNCIA ESCRITA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AQUINO, A. C.. A construção do discurso e da identidade do povo da ilha do Massangano no vale do São Francisco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AQUINO, A. C.. O Professor-leitor: desafios e descobertas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AQUINO, A. C.. Língua e Linguagem na Educação Infantil: algumas considerações. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AQUINO, A. C.. A Representação da Linguagem:leitura e produção textual de alunos de pedagogia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AQUINO, A. C.. Progressão, Informatividade e Argumentatividade em Redações de Vestibulares. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAVALCANTE, I. ; LUZ, L. ; AQUINO, A. C. ; NASCIMENTO, A. ; BRANDAO, A. ; CAVALCANTI, G. ; ARAUJO, G. . Voternidade. Peetrolina, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AQUINO, A. C.. Relatórios Técnicos do Curso de Agricultura do IF CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL. 2010.

2.
AQUINO, A. C.. Relatórios de Estágios Obrigatórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. 2010.

Redes sociais, websites e blogs
1.
AQUINO, A. C.. Tempo da Palavra. 2013; Tema: Apresentação de atividades, oficinas, cursos desenvolvidos com os alunos do Instituto Federal Sertão Pernambucanco. (Blog).

2.
AQUINO, A. C.. Blog Tempo da Palavra. 2010. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, P. P. ; AQUINO, A. C. . Leitura e Contação de Histórias - os alunos são bem-vindos à imaginação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIMA, J. A ; AQUINO, A. C. . Coronel Quelê: Adversidade e Bonança. 2010. (Revisão e Atualização do Livro).

3.
AQUINO, A. C.. A Literatura infantil como recurso da alfabetização. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
AQUINO, A. C.. Capacitação para Professores de Ensino Fundamental e Médio. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
AQUINO, A. C.. Curso de Capacitação para professores de Ensino Fundamental e Médio. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
AQUINO, A. C.; SANTOS, E. J. . Seminário de Estudos da Linguagem. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AQUINO, A. C.; SILVA, R. M.; SOARES, J. F.. Participação em banca de Márcia Nascimento de Sá Braga. O Currículo do EJA e o Currículo praticado no PROEJA DO IF SERTÃO-PE - CAMPUS PETROLINA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

2.
AQUINO, A. C.; BEZERRA, H. A.; COSTA, N. L.. Participação em banca de Manoel Fernandes da Costa. Perfil do Docente do PROEJA do IF SERTÃO PE dos Campi Petrolina e Petrolina Zona Rural: Possibilidades e Limitações. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

3.
AQUINO, A. C.; SOARES, J. F.; CONCEICAO, J. R.. Participação em banca de Maria Rosângela de Almeida Amorim. Contribuição da Literatura de Cordel na fortalecimento da identidade cultural dos estudantes de educação de jovens e adultos ( EJA) do Programa Travessia em Petrolina-PE. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

4.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento. As Perdas Invisíveis do Analfabetismo Funcional das Organizações. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

5.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Maria Luiza Amaral Gomes. Qualidade de Vida no Trabalho, Estudo sobre os Funcionários da Fund. Criança e Adolescente -FUNDAC em Petrolina. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

6.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Paulo Augusto Diniz Carvalho. Comportamento Organizacional: uma interlocução entre Motivação e Desempenho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

7.
Ediane Maria da Silva; AQUINO, A. C.. Participação em banca de Ediane Maria da Silva. A Qualidade das Relações Interpessoais no Desenvolvimento das Atividades e Resolução de Conflitos na Empresa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

8.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Andréa Gláucia Silva Pereira de Souza. Linguagem e a Identidade Social: uma abordagem sociolinguística no Ensino de Língua Portuguesa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

9.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Genilde Oliveira Rocha de Castro. A influência da literatura infantil no processo de Alfabetização. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Jiovana Guimarães Rodrigues.Comunicação Interna nas empresas: mudanças e transformações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

2.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de NAJARA SHEILA CESÁRIO DE OLIVEIRA.MOTIVAÇÃO: FERRAMENTA MANTENEDORA DO PROFISSIONAL DE CONTÁBIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

3.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Érica de Souza Cruz.ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL EM CANSANÇÃO-BA:DIREITOS E DEVERES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

4.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Eliene Romão Freire de Vasconcelos.Análise das unidades quatre e oito do livro didático de Inglês, volume único do ensino Médio, a luz do PECNEM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco.

5.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Érica Gomes de Amorim.A Prática da Comunicação verbal de Língua Inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco.

6.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Joelândia Nunes Ulisses.A Abordagem Comunicativa e o ensino de Línguas Modernas nas turmas de 7ª e 8ª séries. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco.

7.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Myrian Keith Rodrigues de Souza.O ensino de Leitura de Língau Inglesa no Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco.

8.
AQUINO, A. C.. Participação em banca de Shirlene da silva Santos.Análise do Nível de Aprendizagem da Habilidade Writing no Ensino Fundamental II. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AQUINO, A. C.. Banca examinadora para seleção de professor substituto em Língua Portuguesa. 2008. Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

2.
AQUINO, A. C.. As funções da Linguagem -Disciplina Cmunicação e Expressão. 2006. Faculdade São Francisco de Juazeiro.

3.
AQUINO, A. C.. As Funções da Linguagem - disciplina: comunicação e Expressão. 2006. Faculdade São Francisco de Juazeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III ENCONTRO NACIONAL DE PESSOAS E JOVENS COM DIABETES. 2017. (Encontro).

2.
Curso de Gestão e Apuração da Ética Pública. 2016. (Outra).

3.
II ENCONTRO NACIONAL DE PESSOAS E JOVENS COM DIABETES. 2016. (Encontro).

4.
Curso de Capacitação Projeto Político Pedagógico - PPP.Projeto Pedagógico - PPP. 2014. (Outra).

5.
Curso de Gestão e Apuração da Ética Pública -2014.Curso de Apuração da Ética Pública -2014. 2014. (Outra).

6.
XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL ÉTICA NA GESTÃO.Ética: Direito e Poder. 2014. (Seminário).

7.
CONBALf - I Congresso Brasileiro de Alfabetização. Leituras e Contação de Histórias em Quatro Escolas Rurais de Curaçá-BA. Os alunos são bem-vindos à imaginação às margens do Rio São Francisco. 2013. (Congresso).

8.
II Congresso de Educação do Vale do São Francisco - EDUCAVALLE. 2013. (Congresso).

9.
Seminário Internacional sobre História do Ensino da Leitura e Escrita.Leituras e Contação de Histórias em Quatro Escolas Rurais de Curaçá-BA. Os alunos são bem-vindos à imaginação às margens do Rio São Francisco. 2013. (Seminário).

10.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. (Congresso).

11.
Seminário de Saúde, Trabalho e Cidadania. 2011. (Seminário).

12.
XXI CONRID - CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM. 2011. (Congresso).

13.
7ª Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Jornada de Educação. 2010. (Congresso).

14.
Comemoração aos 100 anos da Rede FEderal de Educação Profissional e Tecnológica.Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. 2010. (Outra).

15.
CONNEPI ( Congresso Norte-Nordeste de Educação, Pesquisa e Inovação. PROJETO INTERDISCIPLINAR DE OLERÍCOLAS, SOB CULTIVO ORGÂNICO: SUSTENTABILIDADE E PROFICIÊNCIA ESCRITA. 2010. (Congresso).

16.
Curso de Capacitação em Projetos de Pesquisa no Exercício da Docência ( Iniciação Científica). 2010. (Outra).

17.
II Workshop Rio São Francisco: cultura, identidade e desenvolvimento- um olhar do ribeirinho sobre as mudanças em seu modo de vida. 2010. (Outra).

18.
Semana do Químico.O currículo e a formação da identidade do licenciado em Química. 2010. (Encontro).

19.
Curso de Capacitação em Projetos de Pesquisa no Exercício da Docência( Iniciação Científica).Curso de Capacitação em Projetos de Pesquisa no Exercício da Docência ( Iniciação Científica) - 20 horas. 2009. (Encontro).

20.
Encontro Internacional de Texto e Cultura.A construção do discurso e da identidade do povo da ilha do Massangano no vale do São Francisco. 2008. (Encontro).

21.
II FÓRUM DE TURISMO NO VALE.PALESTRA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SAMBA DE VÉIO. 2007. (Outra).

22.
Capacitação de Técnicos da Bacia do Rio S. Francisco para a Elaboração de Projetos. 2006. (Oficina).

23.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos -CCHLA -GELNE.O Professor-leitor: desafios e descobertas. 2004. (Simpósio).

24.
Seminário Internacional - sociedades e Territórios no Semi-árido brasileiro:em busca da sustentabilidade. 2002. (Seminário).

25.
VI Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários-VI CELL.A Representação da Linguagem: leitura e produção de textos de alunos de pedagogia. 2002. (Seminário).

26.
Seminário de Capacitação em Educação Tributária. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AQUINO, A. C.; SANTOS, E. J. . Seminário de Estudos da Linguagem. 1996. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcos Victor do Carmo Loiola. IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS DO PROEJA IF-SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

2.
Maria Rosângela de Almeida Amorim. Contribuição da literatura de cordel no fortalecimento da identidade cultural dos estudantes de educação de jovens e adultos ( EJA) do Programa Travessia em Petrolina-PE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

3.
Manoel Fernandes da Costa. Perfil do Docente do PROEJA do IF SERTÃO PE dos Campi Petrolina e Petrolina Zona Rural: possibilidades e limitações. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

4.
Márcia Nascimento de Sá Braga. O Currículo da EJA e o currículo praticado no PROEJA do IF SERTÃO PE- Campus Petrolina. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

5.
Elizegina Luiz da Silva. Estudo sobre a Gestão da Cooperativa Educacional de Sobradinho - COES. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

6.
Wilsa Karla de Sousa Alves. A Qualidade de vida numa Empresa de Serviços. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

7.
Eudelba Medrado da Silva Freitas. Motivação: implicações na produtividade. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

8.
Belanísia dos Santos Nascimento. O Papel do PROFA-Programa de Formação do Professor Alfabetizador no município de Sento-Sé. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

9.
Genilde Oliveira Rocha de Castro. A Literatura Infantil no Município de Sento-Sé. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonio Gomes Barroso de Sá. O Ensino da Pronúncia da Língua Inglesa no 6º ano do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS -INGLÊS) - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

2.
Maria Aparecida Coelho de Albuquerque. A importãncia da Oralidade em Língua Inglesa no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS -INGLÊS) - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

3.
Martha Lorena de Brito Assunção. Abordagem Comunicativa no Ensino de Escrita em Língua Inglesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS -INGLÊS) - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

4.
Jocimar Bezerra Nunes. Comunicação e interação pelo computador na formação de professores de língua inglesa: uma necessidade dos tempos modernos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

5.
Paulo Henrique Santana. A produção textual e os gêneros em língua inglesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

6.
Fabiana Carla Lopes de Lima. Afetividade: um caminho para aprendizagem profícera em língua inglesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

7.
José Carlos da Silva Moura. O papel da motivação no aprendizadfo de língua inglesa numa escola municipal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

8.
Lécio dos Santos Ferreira. O Ensino da língua inglesa no contexto da escola pública: perspectivas metodológicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

9.
Everton dos Santos Campos. Dimensões da aprendizagem de leitura em língua inglesa no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

10.
VANEIDE FÉLIX DA SILVA. Estratégias de Leitura e seus meios de aplicação no Ensino de Língua Inglesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

11.
LUSSANDRA MATTOS DE SOUZA. O livro didático como mediador da aprendizagem de leitura em Língua Inglesa:rompendo distâncias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

12.
SOLYMEIRE RIBEIRO DE OLIVEIRA ALMEIDA. A LÍNGUA INGLESA E A FORMAÇÃO DO LEITOR:REPENSANDO AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

13.
Myrian Keith Rodriguez de Souza. O ensino de Leitura nas aulas de Língua Inglesa no ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

14.
Joelândia Nunes Ulisses. A AbordagemComunicativa e o ensino de Línguas Modernas nas turmas de 7ª e 8ª séries. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

15.
Shirlene da Silva Santos. Análise do nível de aprendizagem da habilidade writting no Ensino fundmanetal II. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

16.
Érica Gomes de Amorim. A prática da Comunicação Verbal de Língua Inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

17.
Eliene Romão Freire de Vasconcelos. Análise das unidades quatro e oito do livro didático de Inglês, volume único do ensino médio, a luz do PECNEM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

18.
Alanne da Silva Lira. Formação de Crianças leitoras na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

19.
Geise Santos de Oliveira Barros. Leitura na Sala de Aula e na Biblioteca Escolar- uma possibilidade de tonar nossos alunos leitores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

20.
Martha Maria de Araújo dos Santos. Letramento:práticas de leitura e escrita desenvolvidas nos contextos escolar e familiar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

21.
Maria do Carmo de jesus nascimento. A produção Textual na Alfabetização: aprendizagem e ensino da Língua Escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

22.
Cátia Socorro Alves de Miranda. As Dificuldades da Leitura e Escrita na terra da barragem:implicações da prática docente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.

23.
Cecília Cordeiro Fernandes. Dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita com alunos repetentes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonise Coelho de Aquino.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AQUINO, A. C.. Professora Arretada. Jornal Gazzeta, Petrolina -PE, p. 04 - 04, 25 jan. 2014.


Redes sociais, websites e blogs
1.
AQUINO, A. C.. Tempo da Palavra. 2013; Tema: Apresentação de atividades, oficinas, cursos desenvolvidos com os alunos do Instituto Federal Sertão Pernambucanco. (Blog).



Outras informações relevantes


- Participa da Associação dos Diabéticos do São Francisco, atualmente como Presidente da Entidade. 
- Realizou cursos de formação docente, literatura infantil e infanto-juvenil para os professores da rede pública e particular de Pernambuco e da Bahia.
- Participa do Programa Nacional de Jovens e Pessoas com Diabetes em São Paulo - SP com a parceria da ADJ - BRASIL - Associação de Diabéticos Juvenis.
- Presidente da Comissão de Ética Pública do IF SERTÃO PE.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:09:18