Chrisley Bruno Ribeiro Camargos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8183373318289473
  • Última atualização do currículo em 01/12/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (2006), pós-graduação em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC - Minas (2008), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto / MG - UFOP (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Atuou como professor de matemática na rede particular de Ensino Fundamental, Médio e Superior de 2006 a 2011. Professor efetivo do IFMG - Campus Formiga - MG desde 2011. Atualmente é Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência do IFMG, programa pelo qual também exerceu funções de Coordenador de Área e Coordenador Institucional de Gestão. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática na Educação, Práticas Matemáticas em construções de instrumentos musicais e Novas Tecnologias no Ensino de Matemática. Membro e um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo Institucional de Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino (NINTAE) IFMG - Campus Formiga, membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura (EMAC) UFSCAR - SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Chrisley Bruno Ribeiro Camargos
Nome em citações bibliográficas
CAMARGOS, C. B. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.
Rua São Luiz Gonzaga
São Luiz
35570-000 - Formiga, MG - Brasil
Telefone: (37) 33214094
URL da Homepage: http://formiga.ifmg.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: MÚSICAS QUE ULTRAPASSAM AS ESTRUTURAS REGIDAS POR NÚMEROS: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS MATEMÁTICAS EM CONSTRUÇÕES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
Palavras-chave: Prática Situada; Música Contemporânea; Semelhanças de família; Formas de Percepção.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Musical.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Música e Matemática: A Harmonia dos Números Revelada em uma Estratégia de Modelagem,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Jussara de Matos Moreira.
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Música e Matemática; Pensamento Analógico; Redes de Significados.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2007 - 2008
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MATEMÁTICOS RELACIONADOS À MÚSICA, PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.
Orientador: Dr. Dimas Felipe de Miranda.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, FASF, Brasil.
Título: Utilização de Modelos Matemáticos relacionados à Música na Educação Básica.
Orientador: Rodrigo Caetano Costa, M.Sc..




Atuação Profissional



Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
05/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral II
Estágio Supervisionado III
História da Matemática
Prática de Ensino I
Prática de Ensino III
Informática e Educação Matemática
05/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendência Metodológicas do Ensino de Matemática
Cálculo Diferencial e Integral II
Tópicos de Educação Musical e Matemática
02/2013 - 03/2013
Ensino, Renafor, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Modelagem Matemática no Ensino.

Universidade Presidente Antônio Carlos - Bom Despacho, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor (Horista), Enquadramento Funcional: Professor de Cálculo, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas: Cálculo I - Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Agronômica.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Cálculo e Matemática, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas ministradas: Cálculo I - Cursos: Agronomia, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Telecomunicações. Matemática Básica - Curso: Farmácia. Cálculo Numérico - Curso: Engenharia de Telecomunicações.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor (Horista), Enquadramento Funcional: Professor de Cálculo, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Cálculo I - Curso: Engenharia de Produção Civil; Cálculo II - Curso: Engenharia Ambiental; Cálculo Numérico - Curso: Engenharia de Produção Civil; Cálculo V: Engenharia Agronômica.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Cálculo, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Cálculo e Geometria Analítica, Carga horária: 10

Atividades

08/2010 - 12/2011
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
02/2011 - 05/2011
Ensino, Engenharia de Produção Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
02/2011 - 05/2011
Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
02/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia de Produção Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
Cálculo Numérico
02/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
Cálculo V
02/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
02/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
02/2010 - 07/2010
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
08/2009 - 01/2010
Ensino, Engenharia de Produção Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
02/2009 - 01/2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I, Geometria Analítica, Cálculo II, Cálculo III.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, FASF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Especialização em EM, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Matemática

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática (Horista), Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas: Matemática Finita, Metodologia do Ensino de Matemática, Prática de Ensino III, Álgebra I e II, Introdução à Análise Matemática, Matemática (Curso de Ciências Biológicas), Estágio Supervisionado II.

Atividades

02/2011 - 05/2011
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2010 - 05/2011
Ensino, Farmácia - Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Modelagem Matemática
08/2007 - 02/2009
Direção e administração, OBRAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS DA MITRA DIOCESANA DE LUZ, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Matemática.
07/2006 - 02/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Matemática
Matemática Discreta
Prática de Ensino III
Estágio Supervisionado
Álgebra I e II
Análise


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
UM ESTUDO SOBRE INSTRUMENTOS MUSICAIS ELETROACÚSTICOS: CRIAÇÃO E IMPROVISAÇÃO
Descrição: O objetivo desse projeto é analisar formas de se aliar diferentes saberes de maneira interdisciplinar, para isso, serão desenvolvidas atividades relacionadas a teorias que envolvem a Música Eletroacústica, analisando e implementando estratégias para a construção de instrumentos eletroacústicos, além de trabalhar outras formas possíveis de manipulação dos sons envolvendo componentes eletro/eletrônicos. Em meio ao desenvolvimento desse projeto ter-se-á diferentes áreas em atuação, como por exemplo: a matemática, a física, a música e técnicas utilizadas para se trabalhar aparatos elétricos e eletrônicos, dessa forma os alunos envolvidos perceberão formas de agir interdisciplinarmente, bem como trabalhar formas artísticas, criando diferentes fontes/instrumentos sonoros. Serão realizadas pesquisas bibliográficas sobre os temas envolvendo a Música Eletroacústica e a criação de instrumentos musicais. Também serão desenvolvidos protótipos resultantes da pesquisa sobre tipos possíveis de instrumentos para se construir e formas de amplificação/manipulação sonora. Com essa pesquisa, espera-se desenvolver estratégias para realização de trabalhos interdisciplinares envolvendo diferentes áreas de atuação no Campus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Coordenador / Gustavo Lobato Campos - Integrante.
2012 - 2015
Aplicação de Recursos Computacionais ao Ensino de Matemática: Propostas Metodológicas e a Sala de Aula do Futuro
Descrição: Atualmente, computadores são disponibilizados pelo governo às escolas da rede pública de ensino, sem projetos de implementação ou desenvolvimento de atividades no laboratório de informática, que porventura ficam ociosos por falta de assistência técnica ou de cursos de capacitação para que os docentes se sintam qualificados a trabalhar com esse tipo de equipamento. Pensando nisso, foi criado o projeto ?Aplicação de Recursos Computacionais ao Ensino de Matemática: Propostas Metodológicas e a Sala de Aula do Futuro?. Esse projeto visa a criação de um grupo de pesquisa formado por professores dos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências da Computação, e alunos do IFMG campus Formiga objetivando analisar aos laboratórios de informática de duas escolas da rede pública do município de Formiga / MG e, se possível, implementar minicursos de Informática e Educação Matemática com o objetivo de capacitar os professores dessas escolas a utilizarem ferramentas computacionais no ensino de Matemática. Inicialmente, haverá a análise e teste dos laboratórios de informática das escolas. Escolhidas as escolas participantes, o maior número possível de computadores de seus laboratórios de informática serão colocados em funcionamento e softwares educacionais livres serão instalados e utilizados nas atividades a serem desenvolvidas. Finalmente, serão elaborados e implementados os minicursos de Informática e Educação Matemática que terão como conteúdo: informática básica para professores utilizando o sistema operacional Linux; utilização da plataforma Scratch como ferramenta de auxílio ao ensino de conceitos básicos de Lógica, Matemática e Programação; utilização do software Geogebra como ferramenta de ensino de Matemática e capacitação dos professores para o uso de recursos computacionais em suas aulas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Coordenador / Ivan Reinaldo Meneghini - Integrante / Fernando Paim Lima - Integrante / Rosilane Maria da Silva - Integrante.
2012 - 2014
Música e Matemática: Oficinas e Projetos Interdisciplinares para Educação
Descrição: A partir de 2012, a Música será conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica do País. A Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de agosto de 2008, alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de 20 de dezembro de 1996, com o intuito de promover a sociabilidade e democratização do acesso à arte. O Ministério da Cultura quer com isso, proporcionar aos alunos, além de noções básicas de Música, um aprendizado sobre a cultura regional do país, fomentando o conhecimento da diversidade cultural brasileira. Desta forma, é imperativo a introdução destes saberes na formação básica dos educadores, em particular dos futuros professores de Matemática. Keith Swanwick, especialista inglês em Educação Musical, em entrevista concedida à Revista Nova Escola diz: ?(...) as aulas devem colaborar para que jovens e crianças compreendam a música como algo significativo na vida de pessoas e grupos, uma forma de interpretação do mundo e de expressão de valores (...)?. As escolas brasileiras têm até o início do ano letivo de 2012 para adaptarem seus currículos, porém, a Lei 11.769 não definiu quais conteúdos devem ser trabalhados uma vez que tais currículos não devem ser engessados. Como introduzir a aprendizagem musical nas escolas? É possível desenvolver projetos, que relacionem outras disciplinas à aprendizagem musical? Conjectura-se que a Matemática é uma das ferramentas que pode contribuir com o desenvolvimento de projetos envolvendo a Música nas escolas. Desta forma, seria possível colocar em foco não somente uma possível aprendizagem musical, mas também a relação Matemática-Música que possibilitaria um aprendizado mútuo de tópicos das duas ciências, ou melhor dizendo, das duas artes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Coordenador / Gustavo Venancio Pimenta - Integrante / Thais Oliveira Duque - Integrante / Carlos Eduardo Lucas - Integrante.
2004 - 2005
Modelagem Matemática no Ensino
Descrição: Projeto de iniciação científica, desenvolvido durante os anos de 2004 e 2005, sobre Modelagem Matemática e modelos matemáticos, sob orientação do Prof. Dr. Frederico da Silva Reis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Integrante / Frederico da Silva Reis - Coordenador / Cláudio Mendes Machado - Integrante / Carlos Antônio Mendes Santos - Integrante / Mateus Moreira Garcia - Integrante.
Financiador(es): Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2018 - Atual
Estratégias de Ensino envolvendo Matemática e Educação Musical nas Escolas
Descrição: O Projeto ?Estratégias de Ensino envolvendo Matemática e Educação Musical nas Escolas? apresenta uma perspectiva multidisciplinar, envolvendo programas como o PIBID e projetos voluntários como o já desenvolvido pelo Grupo MatMus: Matemática e Música nas Escolas, com o intuito de promover uma interação entre as pesquisas, programas desenvolvidos no IFMG / Campus Formiga e a sociedade formiguense. Para isso, serão desenvolvidos minicursos e oficinas, inicialmente em duas escolas do município, relacionados ao tema ?matemática e música?, buscando uma articulação entre os saberes dos professores dessas escolas e dos professores em formação inicial, alunos do Curso de Licenciatura em Matemática. Também serão desenvolvidos minicursos interinstitucionais relacionados ao tema, buscando promover trocas de saberes e experiências entre alunos e professores dos diversos Campi do IFMG, promovendo a participação dos professores em formação inicial em atividades acadêmicas que possam contribuir para sua formação acadêmica e profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Coordenador.
2017 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .

Integrantes: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Coordenador / Alex Eduardo Andrade Borges - Integrante / Mônica Lana da Paz - Integrante.
2014 - 2015
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .

Integrantes: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Coordenador / Alex Eduardo Andrade Borges - Integrante / Márcio Pironel - Integrante / Niltom Vieira Junior - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática Discreta e Combinatória.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Cálculo Diferencial e Integral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Reis, F. S.2008Reis, F. S. ; CAMARGOS, C. B. R. ; Alves, D. V. ; Brito, A. B. ; Esteves, F. R. ; Machado, R. A. . TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS E COMUNICACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: a produção de atividades investigativas num curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática. E-xacta (Belo Horizonte), v. 1, p. 1/5-7, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMARGOS, C. B. R.. Música e Matemática: A harmonia dos números revelada em uma estratégia de Modelagem. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher LTDA, 2011. v. 1. 155p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGOS, C. B. R.; CALDEIRA, A. D. . ENSAIO SOBRE AS ESTRUTURAS MATEMÁTICAS DA MÚSICA OCIDENTAL. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM: "A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades". São Paulo: Editora da Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.

2.
NESPOLI, E. ; CAMARGOS, C. B. R. . Música e Matemática: novos projetos e perspectivas para uma abordagem interdisciplinar. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Anais da XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015.

3.
CAMARGOS, C. B. R.; SILVA, R. M. . Aplicação de Recursos Computacionais ao Ensino de Matemática: Propostas Metodológicas e a Sala de Aula do Futuro.. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez - México. Anais da XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015.

4.
CAMARGOS, C. B. R.; MAGNUS, M. C. M. . Modelagem Matemática na Educação Matemática: Pesquisas nos Anos Iniciais. In: II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2014, São Carlos / SP. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2014.

5.
CAMARGOS, C. B. R.; LUCAS, C. E. ; DUQUE, T. O. ; GONCALVES, J. V. P. . Matemática e Música: Uma Harmonia Revelada. In: Semana do Prodocência no IFMG: Licenciaturas em Física e Matemática em foco, 2013, Ouro Preto. Semana do Prodocência no IFMG: Licenciaturas em Física e Matemática em foco. Ouro Preto: IFMG, 2013. v. único.

6.
CAMARGOS, C. B. R.; LUCAS, C. E. ; PIMENTA, G. V. ; DUQUE, T. O. . SUCATA SINFÔNICA: UM RELATO SOBRE A PRESENÇA DE MODELOS MATEMÁTICOS EM INSTRUMENTOS FEITOS DE SUCATA. In: V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (V EEMOP), 2013, Ouro Preto. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. Ouro Preto: Editora UFOP, 2013. v. único.

7.
CAMARGOS, C. B. R.; LUCAS, C. E. ; DUQUE, T. O. ; GONCALVES, J. V. P. . MINICURSO: MATEMÁTICA E MÚSICA: A HARMONIA DOS NÚMEROS. In: V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (V EEMOP), 2013, Ouro Preto. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. Ouro Preto: Editora UFOP, 2013. v. Único.

8.
CAMARGOS, C. B. R.; SILVA, R. M. . APLICAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA AO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática (XI ENEM), 2013, Curitiba - PR. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas.. Curitiba - PR: SBEM, 2013. v. único.

9.
CAMARGOS, C. B. R.; LUCAS, C. E. ; PIMENTA, G. V. ; DUQUE, T. O. . Sucata Sinfônica: uma análise sobre a presença de modelos matemáticos em instrumentos feitos de materiais descartáveis. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática (XI ENEM), 2013, Curitiba - PR. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas.. Curitiba - PR: SBEM, 2013. v. único.

10.
CAMARGOS, C. B. R.; PIMENTA, G. V. ; DUQUE, T. O. ; LUCAS, C. E. . Minicurso: Matemática e Música: Projetos para Educação Básica. In: XXVI REUNIÓN LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, 2012, BELO HORIZONTE - MG. Revista Latinoamericana, 2012.

11.
CAMARGOS, C. B. R.. MANUAL DIDÁTICO PARA PROJETOS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MÚSICA. In: II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática, 2011, Ouro Preto. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. Ouro Preto - MG: UFOP, 2011.

12.
CAMARGOS, C. B. R.. Matemática e Música: Um projeto de modelagem sob uma perspectiva do pensamento analógico.. In: XIV EBEM, 2011, Amargosa - BA. Anais do XIV EBEM - A Matemática e a formação para a cidadania.. Amargosa - BA: UFRB, 2011. v. único.

13.
CAMARGOS, C. B. R.. Minicurso: Matemática e Música. In: III Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (JECT), 2011, Formiga. III Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (JECT) e I Workshop de Inovação Tecnológica do Centro-Oeste Mineiro (WITCOM). Formiga - MG: IFMG - Campus Formiga, 2011.

14.
Reis, F. S. ; Alves, D. V. ; Brito, A. B. ; CAMARGOS, C. B. R. ; Esteves, F. R. ; Machado, R. A. . TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS E COMUNICACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A Produção De Atividades Investigativas Num Curso De Mestrado Profissional Em Educação Matemática. In: IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto ? IV EEMOP, 2009, Ouro Preto. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto ? IV EEMOP?: Tendências da Educação Matemática e Prática Docente?. Ouro Preto: UFOP, 2009.

15.
CAMARGOS, C. B. R.; MOREIRA, J. M. ; Reis, F. S. . TEMPERAMENTO MUSICAL E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO ELEMENTOS MUSICAIS. In: VI CNMEM, 2009, Londrina. VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática: Ações, pesquisas e o delinear de perspectivas.. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009.

16.
Reis, F. S. ; CAMARGOS, C. B. R. . Uma Experiência de Iniciação à Modelagem Matemática Envolvendo Professores em Formação Continuada. In: VIII Semana de Matemática, 2008, Ouro Preto. VIII Semana de Matemática, 2008.

17.
Reis, F. S. ; CAMARGOS, C. B. R. . Uma Experiência de Iniciação à Modelagem Matemática Envolvendo Professores em Formação Continuada. In: I Encontro Regional de Educação Matemática de Ipatinga - MG (I EREM), 2008, Ipatinga. A Modelagem Matemática na Educação Matemática: Formulação e Resolução de Problemas e Investigações Matemáticas em sala de aula. Belo Horizonte: Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2008, 2008.

18.
Reis, F. S. ; CAMARGOS, C. B. R. ; MACHADO, C. M. ; SANTOS, C. A. M ; GARCIA, M. M. . Modelagem Matemática e Modelos Matemáticos para os Ensinos Fundamental e Médio. In: III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2005, Ouro Preto. Anais do III EMOP, p. 1-11, 2005., 2005.

19.
CAMARGOS, C. B. R.. Oficina: Matemática e Música. In: III Encontro Mineiro de Educação Matemática ? UFMG, 2003, Belo Horizonte. Anais do III Encontro Mineiro de Educação Matemática ? UFMG. Belo Horizonte ? MG, 2003., 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGOS, C. B. R.. Música e Matemática. In: III Semana Cultural, 2008, Luz. III Semana Cultural - FASF/UNISA, 2008.

2.
CAMARGOS, C. B. R.. Arte no processo de ensino-aprendizagem. In: I Semana Acadêmica Unificada, 2006, Luz. I Semana Acadêmica Unificada, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Reis, F. S. ; CAMARGOS, C. B. R. ; GARCIA, M. M. ; SANTOS, C. A. M ; MACHADO, C. M. . Descobrindo a Modelagem Matemática: de professores em formação inicial a professores em formação continuada.. In: IV Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática - UFBA / UEFS, 2005, Feira de Santana. Anais da IV Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática - UFBA / UEFS. Feira de Santana ? BA, 2005., 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGOS, C. B. R.; CARVALHO, N. J. ; SA, D. L. ; COELHO, R. A. ; LLAMAS, L. P. S. ; BOAVENTURA, R. B. ; MIRANDA, P. K. ; LOURENCO, M. C. ; CAMPOS, L. T. . Minicurso: Matemática e Música - A Harmonia dos Números. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CAMARGOS, C. B. R.; CARVALHO, N. J. ; COELHO, R. A. ; SA, D. L. ; BOAVENTURA, R. B. ; MIRANDA, P. K. ; LOURENCO, M. C. ; CAMPOS, L. T. ; LLAMAS, L. P. S. . Minicurso: Interpretações matemáticas de alguns aspectos da música ocidental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CAMARGOS, C. B. R.; COELHO, R. A. ; BOAVENTURA, R. B. ; MIRANDA, P. K. ; SA, D. L. ; LOURENCO, M. C. ; LLAMAS, L. P. S. ; CAMPOS, L. T. . Minicurso: Matemática e Música - A Harmonia dos Números. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAMARGOS, C. B. R.. VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (EEMOP) e VIII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (EEPEM). 2017.

2.
CAMARGOS, C. B. R.. VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (EEMOP) e VIII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (EEPEM). 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMARGOS, C. B. R.. Egressos do Mestrado em Educação Matemática da UFOP compartilham suas pesquisas e experiências no doutorado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMARGOS, C. B. R.; PIMENTA, G. V. ; DUQUE, T. O. ; LUCAS, C. E. . Minicurso: Matemática e Música. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAMARGOS, C. B. R.. MÚSICA E MATEMÁTICA: A HARMONIA DOS NÚMEROS REVELADA EM UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático para Projetos Envolvendo Matemática e Música).

3.
CAMARGOS, C. B. R.. DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MATEMÁTICOS RELACIONADOS À MÚSICA, PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2008. (Monografia de conclusão de curso de Especialização).

4.
SABINO, A. J. ; CAMARGOS, C. B. R. . Arte no Processo de ensino-aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RESENDE, D. M. L. C.; COSTA, G. N.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Davi Santos Ferreira.Desenvolvimento de um Índice para analisar os crimes contra a pessoa no perímetro urbano do município de Luz-MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

2.
DUARTE, B. G. C.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Luciane Aparecida de Lima.Aprendizagem da Geometria do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental da E. E. "Celestino Nunes" em Paineiras - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

3.
DUARTE, B. G. C.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Valéria Cristina Alves.Dificuldades de Aprendizagem em Geometria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

4.
RESENDE, D. M. L. C.; CAMARGOS, C. B. R.; COSTA, G. N.. Participação em banca de Renata Araújo Duarte.Modelagem Matemática no processo de Ensino Aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

5.
RESENDE, D. M. L. C.; CAMARGOS, C. B. R.; COSTA, G. N.. Participação em banca de Geraldo Henrique Alves Pereira.A Etnomatemática como valorização dos conhecimentos discentes, contexto e significação na Educação Matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

6.
DUARTE, B. G. C.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Lílian Oliveira Silva Guimarães.Dificuldades do Ensino da Matemática nos Quartos e quintos anos do Ensino Fundamental na Escolas do Município de Quartel Geral-MG.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

7.
DUARTE, B. G. C.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Cátia Angélica de Oliveira.Proposta Pedagógica para se ensinar Figuras geométricas nos anos iniciais do Ensino Fundamental usando a pintura.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

8.
DUARTE, B. G. C.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Emília Bernardes de Souza e Silva.Resolução de Problemas na Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

9.
FERREIRA, G. A.; CAMARGOS, C. B. R.; CAMARGOS, F. B.. Participação em banca de Poliana dos Santos Morais.O Currículo Escolar de Matemática: Facilitador ou Limitador?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

10.
FERREIRA, G. A.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Heid Vanessa de Oliveira.Recursos Tecnológicos na Educação Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

11.
GONCALVES, M. V.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Nelson José de Aguiar Júnior.Análise de Alternativas de uma melhor aprendizagem da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental da E.E.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

12.
DUARTE, B. G. C.; CAMARGOS, C. B. R.; COSTA, R. C.. Participação em banca de Ronaldo Edmar dos Reis.Geometria, História e Aplicação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

13.
AZEVEDO, Z. C. M. A.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Arlete Aparecida Leonel.Jogos Matemáticos: concepções e utilização no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

14.
DUARTE, B. G. C.; CAMARGOS, C. B. R.; COSTA, R. C.. Participação em banca de Fernandel da Silva.O Último Teorema de Fermat e a possibilidade de seu autor tê-lo demonstrado.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

15.
Santos, S. A. F.; AZEVEDO, Z. C. M. A.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Naiara Nunes Madeira.As Contribuições dos Filósofos do Passado para a Matemática do Cotidiano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

16.
GONCALVES, M. V.; Santos, S. A. F.; CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Lúcia Adriana da Silva.A descontextualização da matemática contribui para a aprendizagem do aluno na 7ª série?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

17.
NATALI, R. S.; CAMARGOS, C. B. R.; Santos, S. A. F.. Participação em banca de Ademar José Vieira.Fermat e suas contribuições para o Cálculo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

18.
CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Taís Garcia Santos.Educação Infantil: Não é difícil ensinar Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

19.
CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Renata Geralda Dias.Teorema de Pitágoras: Uma aprendizagem Significativa na 8a série do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.

20.
CAMARGOS, C. B. R.. Participação em banca de Mateus Bessas Alves.Família e Escola na aprendizagem matemática do educando. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Meneghini, I. R.; MARTINS, E. M.; CAMARGOS, C. B. R.. Processo Seletivo - Professor Temporário - Edital 32/2011. 2012. Instituto Federal Minas Gerais.

2.
Meneghini, I. R.; CAMARGOS, C. B. R.; MARTINS, E. M.. Concurso Público para Professor Temporário - IFMG - Ribeirão das Neves. Edital 008/2012. 2012. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.ENSAIO SOBRE AS ESTRUTURAS MATEMÁTICAS DA MÚSICA OCIDENTAL. 2016. (Encontro).

2.
Conferência Interamericana de Educação Matemática. Música e Matemática: Novos projetos e perspectivas para uma abordagem interdisciplinar. 2015. (Congresso).

3.
XXVI RENIÓN LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA RELME 26. Minicurso: Matemática e Música: Projetos para Educação Básica. 2012. (Congresso).

4.
XIV EBEM.Matemática e Música: Um projeto de modelagem sob uma perspectiva do pensamento analógico.. 2011. (Encontro).

5.
Onda Científica - Unipac Bom Despacho. 2009. (Seminário).

6.
VI CNMEM. TEMPERAMENTO MUSICAL E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO ELEMENTOS MUSICAIS. 2009. (Congresso).

7.
IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - IX ENEM.IX ENEM: "Educação Matemática: Diálogos entre a pesquisa e a prática educativa". 2007. (Encontro).

8.
III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Modelagem Matemática e Modelos Matemáticos para os Ensinos Fundamental e Médio.. 2005. (Seminário).

9.
IV Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática - UFBA / UEFS. Feira de Santana ? BA, 2005.. Descobrindo a Modelagem Matemática: de professores em formação inicial a professores em formação continuada. 2005. (Congresso).

10.
I Seminário sobre Modelagem Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco..Modelagem Matemática e Modelos Matemáticos para os Ensinos Fundamental e Médio.. 2004. (Seminário).

11.
III Encontro Mineiro de Educação Matemática ? UFMG.Oficina: Matemática e Música. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALDEIRA, A. D. ; MAGNUS, M. C. M. ; CAMARGOS, C. B. R. . IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2015. (Congresso).

2.
Viana, M. C. V. ; Mestrado Profissional em Educação Matemática ; CAMARGOS, C. B. R. . IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto ? IV EEMOP: ?Tendências da Educação Matemática e Prática Docente?. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Arlete Aparecida Leonel. JOGOS MATEMÁTICOS: INSTRUMENTOS FACILITADORES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

2.
Juliana Rodrigues Inácio. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

3.
Izac Francisco de Souza. O PERFIL DOS ESTUDANTES DA EJA DO MUNICÍPIO DE PAINEIRAS - MG. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Oliveira Amaral. A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

2.
Tatiana Fernandes Lourenço. OS PROFESSORES DA FASE I DA ESCOLA MUNICIPAL ?BENJAMIM GUIMARÃES? UTILIZAM JOGOS MATEMÁTICOS COMO ESTRÁTEGIAS DE ENSINO?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

3.
Idaiana Eustáquia da Silva. INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO MODULAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

4.
Uenderson Luís Mariano. Modelagem Matemática do consumo de água potável da cidade de Luz: estimativa para 2023. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

5.
Juliana Rodrigues Inácio. A importância da Informática na Educação: Um estudo de caso sobre a concepção dos alunos do EM da E E Professor Antônio Ribeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

6.
Israel da Cruz Lino. Dificuldades dos alunos na interpretação de textos matemáticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

7.
Sidnei de Paula Ferreira. Matemática e Biologia, ciências "paralelas". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

8.
Gisele Cristina Oliveira. A valorização do ensino de Matemática através da disciplina Prática de Ensino: um estudo de caso do Curso de Matemática da FASF - Luz/MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

9.
Shirlei Vieira Silva. As dificuldades no ensino de Matemática nas fases III e IV do ciclo complementar de alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

10.
Adílio Jorge Sabino. Matemática e Teatro: Um grande espetáculo dentro e fora da sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

11.
Magali Feichus da Silva Costa Fiúza. A Matemática na Música. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

12.
Cláudio Mendes Machado. Modelagem matemática aplicada na construção civil como método de ensino-aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.

13.
Carlos Antônio Mendes Santos. Descobrindo a Modelagem Matemática utilizando criação de peru como Modelo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Orientador: Chrisley Bruno Ribeiro Camargos.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMARGOS, C. B. R.. Egressos do Mestrado em Educação Matemática da UFOP compartilham suas pesquisas e experiências no doutorado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 22:13:15