Giselle Pianowski

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  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Graduada em Psicologia (2007) pela Universidade São Francisco (USF) em Itatiba-SP, titulada doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (2017) pela mesma instituição. Foco de pesquisas direcionado à avaliação da personalidade, destacadamente com o Teste das Manchas de Tinta de Rorschach e escalas de autorrelato. Atualmente é integrante do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental I (LAPSaM-I) da USF e, em parceria com o Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), tem investido em pesquisas psicométricas com o R-PAS. Junto ao Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LABaPE) da USF, tem também desenvolvido estudos com escalas voltadas para a avaliação de manifestações patológicas da personalidade (e.g. PID-5, IDCP-2). Atualmente é pós-doutoranda em psicologia pela USF e, em parceria com a University of Toledo e o R-PAS, conduz pesquisas com o R-PAS e indicadores de psicopatologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giselle Pianowski
Nome em citações bibliográficas
PIANOWSKI, G.;PIANOWSKI, GISELLE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade São Francisco - Itatiba, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Laboratório de Avaliação Psicológica Em Saúde Mental Lapsam.
Rua Waldemar César da Silveira, 105
Jardim Cura D'Ars
13045510 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 37793300
URL da Homepage: http://www.saofrancisco.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Psicologia.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
com período sanduíche em University of Toledo (Orientador: Gregory J. Meyer).
Título: Aplicação e os processos de elaboração de respostas no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Anna Elisa de Villemor-Amaral.
Coorientador: Gregory J. Meyer.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação da Personalidade; Métodos Projetivos; Rorschach; R-PAS.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: Evidências de validade da Localização e Qualidade Formal do Rorschach pelo Sistema Compreensivo no Brasil,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Anna Elisa de Villemor Amaral.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação Psicológica; Métodos Projetivos; Avaliação da Personalidade; Normatização; Evidências de Validade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2015 - 2016
Especialização em Revisão Sistemática e Metanálise. (Carga Horária: 510h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Pathological personality traits assessment using Facebook: systematic review and meta-analyses.
2000 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: O Teste de Pfister na compreensão do Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Orientador: Anna Elisa de Villemor Amaral.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Transtornos da Personalidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: TESTE DAS MANCHAS DE TINTA DE RORSCHACH.


Formação Complementar


2016 - 2016
Proficiência em Codificação pelo R-PAS. (Carga horária: 40h).
Rorschach Performance Assessment System, R-PAS, Estados Unidos.
2015 - 2015
Psicometria com o software R. (Carga horária: 12h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2015 - 2015
Proficiência em Aplicação pelo R-PAS. (Carga horária: 40h).
Rorschach Performance Assessment System, R-PAS, Estados Unidos.
2014 - 2014
Avaliação Terapêutica. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.
2013 - 2013
Forensic Applications of the R-PAS. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2013 - 2013
Códigos Temáticos e Escalas do Rorschach SC R-PAS. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2013 - 2013
Rorschach (R-PAS) - Proficiency Training. (Carga horária: 9h).
Rorschach Performance Assessment System, R-PAS, Estados Unidos.
2009 - 2009
Capacitação de Saúde Mental na Atenção Básica. (Carga horária: 64h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2006 - 2006
O Rorschach no Contexto Jurídico. (Carga horária: 12h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Pós-Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor terceirizado, Enquadramento Funcional: Professor e Orientador de Lato Sensu em AP, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Mestrado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de curso de Capacitação, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atendimento em Psicologia Clínica, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade São Francisco - Campus de Campinas, .

02/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2014 - 06/2016
Ensino, Avaliação Psicológica em contexto de trânsito, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação da Personalidade no Contexto de Trânsito
Perícia psicológica e Elaboração de Documentos
Procedimentos de Avaliação Psicológica
Técnicas Projetivas na Avaliação de Condutores
Técnicas Projetivas na Avaliação do Trânsito
Orientação de Trabalho de Conclusão de Especialização

Rorschach Performance Assessment System, R-PAS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Pesquisadora associada, Enquadramento Funcional: Research Assistant

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Parceria acadêmica, Enquadramento Funcional: Pesquisadora associada, Carga horária: 6

Atividades

11/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , R-PAS, .

Serviço realizado
Revisor - Junior de proficiência no R-PAS.
07/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , R-PAS, .

Serviço realizado
Tradutora e revisora técnica de material do R-PAS.
07/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , R-PAS, R-PAS.

Atividade realizada
Participante da elaboração de certificação de proficiência em interpretação no R-PAS.
06/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , R-PAS, R-PAS.

Atividade realizada
Coordenadora de material brasileiro para uso do R-PAS em crianças e adolescentes.
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , R-PAS, .

02/2016 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , R-PAS, R-PAS.

Atividade realizada
Participante da coleta de dados internacional do R-PAS para proficientes.
02/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , R-PAS, R-PAS.

Atividade realizada
Coordenação de Apêndice ao manual brasileiro do R-PAS.
02/2015 - 11/2016
Treinamentos ministrados , R-PAS, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de aplicadores para coleta de dados
02/2009 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , R-PAS, R-PAS.

Atividade realizada
Juiza externa para avaliação de lista de Qualidade Formal (FQ).

Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Membro da diretoria, Enquadramento Funcional: Segunda Tesoureira, Carga horária: 4

Atividades

07/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, .

Cargo ou função
Segunda tesoureira.

Instituto de Especialização do Amazonas, ESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor terceirizado, Enquadramento Funcional: Docente de módulo de especialização


Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Clínica Espaço Equilibre, EQUILIBRE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 8


Colégio Objetivo Atibaia-SP, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 8


Programa de Saúde da Família, PSF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Psicologia Comunitária, Carga horária: 4


Hospital Universitário São Francisco, HUSF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Psicologia Hospitalar, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação Psicológica em Saúde Mental
2.
O Rorschach Performance Assessment System na avaliação psicológica em saúde mental


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Investigações psicométricas sobre manifestações de dissociação, cisão e desvalorização na tarefa do Rorschach
Descrição: Os índices Dissociation, Splitting e Devaluation, referem-se a particularidades nas respostas dadas ao teste de Rorschach que se mostram sinalizadores de disfunções relacionadas à personalidade. Tais índices, relacionados à diminuição da clareza perceptiva das respostas, polarização e desvalorização, são apontados na literatura como correlatos ao Transtorno Dissociativo de Identidade, especificamente pelo índice Dissociation, e ao Transtorno da Personalidade Borderline, pelos índices Splitting e Devaluation. No entanto, não há estudos na literatura que integrem as pesquisas direcionadas à estas variáveis e que, principalmente, demonstrem seu funcionamento e acurácia interpretativa. Este projeto tem como objetivo realizar uma verificação técnica e psicométrica sobre a capacidade avaliativa das variáveis Dissociation, Splitting e Devaluation, para integração destas no sistema Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Para tanto, será executada uma metodologia dividida em três etapas. A primeira destinada para a realização de uma revisão sistemática e metanálise das variáveis Dissociation, Splitting e Devaluation; a segunda voltada para a verificação técnica e refinamento dos padrões de codificação e correção destas variáveis; e a terceira, delineada para a investigação das propriedades psicométricas destas variáveis e seu funcionamento em relação às demais variáveis do sistema R-PAS. Com o projeto, espera-se obter dados para organizar e aprimorar o padrão de codificação e correção destas variáveis, examinar evidências de validade das mesmas, bem como verificar o funcionamento destes índices, Dissociation, Splitting e Devaluation para possível inserção no sistema R-PAS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2017
Aplicação e os processos de elaboração de respostas no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS)
Descrição: O processo de elaboração de respostas no Rorschach tem sido estudado desde a sua criação. Na base da resolução da tarefa do Rorschach estão os processos cognitivos, no entanto, o mecanismo de projeção também pode ser identificado. Vários sistemas têm organizado implementações para aprimorar a avaliação gerada pelo Rorschach, o que é visto no Sistema Compreensivo de Exner (SC) e no Rorschach Performance Assessment System (R- PAS). O presente estudo tem como objetivo identificar padrões na manifestação dos processos de elaboração de resposta, tanto cognitivo como projetivo, e verificar possíveis efeitos da aplicação otimizada sobre o mesmo. Inicialmente, será utilizado um banco de dados composto por 600 protocolos de adultos brasileiros, não-pacientes, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 67 anos e variados níveis de escolaridade. Análises serão realizadas para identificar padrões no processo de elaboração de respostas nas respostas iniciais e finais de cada cartão, nos cartões iniciais e finais, e nas manchas cromáticas e acromáticas. Em seguida, será utilizada uma amostra de 315 indivíduos, 255 não-pacientes e 60 pacientes com esquizofrenia, administrado de acordo com a SC e R-PAS. Análises serão realizadas para identificar diferenças no processo de elaboração de respostas entre a aplicação otimizado e não otimizada, em amostra clínica e não clínica. Para ambos os estudos, serão realizadas análises descritivas e comparativas entre grupos, por meio do teste t de student e da ANOVA, verificando-se também a magnitude das diferenças por meio do d de cohen e a ocorrência de erro Tipo I, por meio do poder estatístico (²-1)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Atlas de Localização e Lista de Qualidade Formal do Rorschach no Sistema Compreensivo: validação em uma amostra não-caso psiquiátrico do interior de São Paulo
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo verificar a validade do Atlas e lista de Qualidade Formal comparando o desempenho de indivíduos não-caso psiquiátrico com os dados obtidos em estudo normativo anterior. O método de Rorschach no Sistema Compreensivo de Exner tem sido alvo de pesquisas e interesse de diversos profissionais empenhados no aprimoramento do exercício da profissão do psicólogo no âmbito da avaliação psicológica. Estudos de padronização e normatização vêm sendo realizados com amostras brasileiras, utilizando-se do sistema de codificação e interpretação desenvolvido por Exner. Verifica-se, dentro desse sistema, variáveis de caráter universal e outras suscetíveis a influências culturais que, sendo assim, necessitam de adaptação e padronização nacional. Sendo a freqüência dos indicadores de qualidade formal variável nas diferentes culturas, verifica-se a necessidade de pesquisas que tragam dados de validade para dados normativos recentes que visaram identificar as áreas de localização e as respostas freqüentes em nossa população. A presente pesquisa será realizada com um grupo não-caso psiquiátrico, verificados por meio do SRQ-20, composto por 45 sujeitos naturais do interior do estado de São Paulo, adultos, de ambos os sexos e diferentes graus de escolaridade, e, para comparação, serão utilizados os dados obtidos numa amostra normativa de 600 indivíduos da capital e do interior do estado de São Paulo. Os protocolos serão avaliados utilizando-se o novo Atlas e a nova lista de FQ e o foco será a percepção da realidade por meio dos índices X+%, Xu% e X-%. Os dados serão trabalhados estatisticamente em análise descritiva das amostras, e comparativas entre os grupos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - 2015
Periódico: Psico-USF (Impresso)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Avaliação Psicológica (Online)
2017 - Atual
Periódico: PAIDÉIA (USP. ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking
2017 - Atual
Periódico: PSICO-USF (IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA
2018 - Atual
Periódico: Estudos de Psicologia (Campinas)
2018 - Atual
Periódico: The International Journal of Psychiatry in Medicine


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação da Personalidade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Testes de desempenho.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação Psicológica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Transtornos da Personalidade.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Mental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, L. F.2018CARVALHO, L. F. ; REIS, A. M. ; PIANOWSKI, G. . Investigating Correlations Between Defence Mechanisms and Pathological Personality Characteristics. Revista Colombiana de Psiquiatria, v. 1, p. 1-12, 2018.

2.
CARVALHO, L. F.2017CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. ; REIS, A. M. ; SILVA, R. G. C. . Personalidade: o panorama nacional sob o foco das definições internacionais.. PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE), v. 3, p. 123-146, 2017.

3.
CARVALHO, L. F.2017CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. ; HAUCK FILHO, N. . Establishing a clinically relevant cutoff to the Dependency Scale from the Dimensional Clinical Personality Inventory. Psychiatry Research (Print), v. 251, p. 26-33, 2017.

4.
CARVALHO, L. F.2017CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. ; REIS, A. M. . Development and Diagnostic Accuracy of the Screening of the Dimensional Clinical Personality Inventory. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), v. 37, p. 1011-1024, 2017.

5.
CARVALHO, L. F.2017CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. . Pathological personality traits assessment using Facebook: Systematic review and meta-analyses. COMPUTERS IN HUMAN BEHAVIOR, v. 71, p. 307-317, 2017.

6.
VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa2016VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; PIANOWSKI, G. ; CARVALHO, L. F. . Issues about color, human movement and number of responses in the Zulliger test. Rorschachiana: Journal of the International Society for the Rorschach, v. 37, p. 95-113, 2016.

7.
PIANOWSKI, G.;PIANOWSKI, GISELLE2016 PIANOWSKI, G.; MEYER, G. J. ; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . The Impact of R-Optimized Administration Modeling Procedures on Brazilian Normative Reference Values for Rorschach Scores. Journal of Personality Assessment, v. março, p. 1-11, 2016.

8.
PIANOWSKI, GISELLE2016 PIANOWSKI, GISELLE; MEYER, GREGORY J. ; VILLEMOR-AMARAL, ANNA ELISA DE . Potential Projective Material on the Rorschach: Comparing Comprehensive System Protocols to Their Modeled R-Optimized Administration Counterparts. Journal of Personality Assessment, v. março, p. 1-10, 2016.

9.
VIEIRA, P. G.2016VIEIRA, P. G. ; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; PIANOWSKI, G. . Tradução, Adaptação e Evidências Iniciais de Validade da Magical Ideation Scale. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO), v. 32, p. e324222, 2016.

10.
CARVALHO, L. F.2016CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. ; SILVEIRA, F. J. ; BACCIOTTI, J. T. ; VIEIRA, P. G. . Eccentricity dimension of the Dimensional Clinical Personality Inventory: Review and psychometric properties. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE), v. 21, p. 359-368, 2016.

11.
PIANOWSKI, G.;PIANOWSKI, GISELLE2015PIANOWSKI, G.; FERNANDES, E. S. O. ; BAPTISTA, M. N. . Suicidal ideation and behavior: Psychological assessment measures. PSICOLOGIA DESDE EL CARIBE, v. 32, p. 81-120, 2015.

12.
CARVALHO, L. F.2015CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. . Revision of the Dependency Dimension of the Dimensional Clinical Personality Inventory. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 25, p. 57-65, 2015.

13.
CARVALHO, L. F.2015CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. ; MIGUEL, F. K. . Revision of the Aggressiveness Dimension of Dimensional Clinical Personality Inventory. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 17, p. 146-163, 2015.

14.
PIANOWSKI, G.;PIANOWSKI, GISELLE2010 PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . Localização e qualidade formal do Rorschach-SC no Brasil: validade com não-pacientes. Psico-USF (Impresso), v. 15, p. 333-343, 2010.

15.
VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa2008VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; PIANOWSKI, G. ; SANTANA, C. M. T. . Estudo Normativo com o Pfister: uma amostra da região nordeste brasileira.. Avaliação Psicológica (Online), v. 07, p. 181-188, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; YAZIGI, L. ; NASCIMENTO, R. S. G. F. ; MIGUEL, F. K. . Apêndice à edição brasileira do R-PAS. In: Gregory J. Meyer; Donald J. Viglione; Joni L. Mihura; Robert E. Erard; Philip Erdberg. (Org.). R-PAS - Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach. 1aed.São Paulo: Hogrefe, 2017, v. , p. 1-.

2.
CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. . Evidências de validade para o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II) com base no Teste de Zulliger (Sistema Klopfer).. In: Irene F. Almeida de Sá Leme; Ivan Sant'Ana Rabelo; Gisele Aparecida da Silva Alves.. (Org.). Evidências de validade para o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II) com base no Teste de Zulliger (Sistema Klopfer). 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. 1, p. 1-2.

3.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . Expectativas no Pfister para uma amostra da Região Nordeste. In: Norberto Abreu e Silva Neto; Deise Matos do Amparo. (Org.). Métodos Projetivos: Instrumentos Atuais para a Investigação Psicológica e da Cultura. 1ed.Brasilia: Vetor, 2006, v. , p. 106-113.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . Evidências de validade para o Teste de Zulliger no Psicodiagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo. In: XII Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Francisco, 2007, Itatiba. XII Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Francisco, 2007.

2.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . Expectativas no Pfister para uma amostra da região nordeste. In: IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2006, Brasília. IV Congresso Nacioanal da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Brasília: Vetor Editora, 2006. p. 106-113.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; VIEIRA, P. G. . O Teste de Zulliger no Diagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo. In: X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Processos de Avaliação Psicológica com enfoque na personalidade, 2012. v. 1. p. 38-38.

2.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . Atlas de Localização e Lista de Qualidade Formal do Rorschach no Sistema Compreensivo: validação em uma amostra não-caso psiquiátrico do interior de São Paulo.. In: XIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Francisco, 2008, São Paulo. XIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Francisco, 2008.

3.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . O Teste de Zulliger no Diagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo. In: V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2008. V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO, L. F. ; PIANOWSKI, G. . Dependency, Mood Instability, and Inconsequence traits on discriminating Borderline Personality Disorder. TRENDS IN PSYCHIATRY AND PSYCHOTHERAPY, 2018.

2.
CARVALHO, L. F. ; HAUCK FILHO, N. ; PIANOWSKI, G. ; MUNER, L. C. . Latent structure of antisocial and borderline personality disorders: a taxometric research. PAIDÉIA (USP. RIBEIRAO PRETO. IMPRESSO), 2018.

3.
PIANOWSKI, G.; CARVALHO, L. F. ; MIGUEL, F. K. . Investigating the Spectra constellations of the Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP) model for personality disorders based on empirical data from a community sample. REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PIANOWSKI, G.; MEYER, G. J. ; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . The effect of the Administration Procedures on the clinica Utilizty and Validity of the Rorschach. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PIANOWSKI, G.; MEYER, GREGORY J. ; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . Presentation Title: R-Optimized Administration and its Impact on the Rorschach Response Processes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PIANOWSKI, G.; MEYER, GREGORY J. ; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . The R-Optimized Administration of the Rorschach Performance Assessment System: comparisons and pratical considerations. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PIANOWSKI, G.; MEYER, G. J. ; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . The impact of modeling R-Optimized Administration on Rorschach variables that may convey projective material. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; MEYER, G. J. . The impact of modeling R-Optimized administration on reference values in a Brazilian nonpatient sample. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; CARVALHO, L. F. . The R-Optimized for Zulliger Test: preliminary discussions. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PIANOWSKI, G.. Avaliação Psicológica: pesquisa e prática.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa . O R-otimizado para o Teste de Zulliger: discussões preliminares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PIANOWSKI, G.; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; VIEIRA, P. G. . O Teste de Zulliger no Diagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; YAZIGI, L. ; PRIMI, R. ; PIANOWSKI, G. ; LEONEL, J. C. ; CARVALHO, L. F. . Brazilian Location Areas and Form Quality List of the Rorschach Comprehensive System: validity study with non-psychiatric individuals.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa ; PIANOWSKI, G. . Expectativa no Pfister para uma amostra da Região Nordeste. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARTALOTTI, C. C. ; PIANOWSKI, G. . Uso do Rorschach Performance Assessment System® (R-PAS®). São Paulo- SP: Hogrefe CETEPP, 2018. (Tradução/Livro).

2.
PIANOWSKI, G.. Um panorama detalhado do R-PAS: raciocínio e recursos envolvidos. São Paulo: Hogrefe, 2017. (Tradução/Outra).

3.
PIANOWSKI, G.. Uma breve introdução ao R-PAS. São Paulo: Hogrefe, 2017. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIANOWSKI, G.. O teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PIANOWSKI, G.. Técnicas Projetivas na Avaliação Psicológica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
PIANOWSKI, G.. Técnicas Projetivas na Avaliação psicológica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PIANOWSKI, G.. Avaliação da Personalidade em contexto de trânsito. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
PIANOWSKI, G.. Técnicas Projetivas na Avaliação Psicológica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PIANOWSKI, G.. As Pirâmides Coloridas de Pfister. 2013. .

7.
PIANOWSKI, G.. Instrumentalização de testes psicológicos em organizações, trânsito e atendimentos clínicos - Modulo Pirâmides Coloridas e Pfister. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PIANOWSKI, G.. As Pirâmides Coloridas de Pfister. 2013. .

9.
PIANOWSKI, G.. As Pirâmides Coloridas de Pfister. 2012. .

10.
PIANOWSKI, G.. As Pirâmides Coloridas de Pfister. 2012. .

11.
PIANOWSKI, G.. As Pirâmides Coloridas de Pfister. 2012. .

12.
PIANOWSKI, G.. Instrumentalização do teste Zulliger. 2012. .

13.
PIANOWSKI, G.. As Pirâmides Coloridas de Pfister. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KODA, M. Y.; PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Rafaela Fornari Munhoz.Autoconceito e as habilidades sociais de jovens em situação de acolhimento institucional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

2.
KODA, M. Y.; PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Lucas Nader Bartholomeu.Motivação no esporte: avaliando os aspectos intrínsecos e extrínsecos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

3.
KODA, M. Y.; PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Luiz Fabiano Ariel Coscarella.Crenças sobre o consumo de álcool em adultos de uma comunidade do interior de São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

4.
KODA, M. Y.; PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Raquel Schmidt Frota.Suporte Familiar e autoconceito em dependentes químicos: um estudo correlacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

5.
KODA, M. Y.; PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Fernanda Carvas.Relação entre uso da internet e habilidade social em universitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

6.
PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Mariana Pinhatari Souza Campo.Psicologia: qualidade de vida e estratégias de enfrentamento de pacientes em tratamentos oncológicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

7.
PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Letícia Aparecida Nogueira.O envelhecimento e o enfrentamento da morte ao olhar do idoso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

8.
PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Patrícia Maria Rosseti.Transtornos mentais severos e histórico de vida: uma abordagem psicanalítica sobre a visão do paciente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

9.
PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Bianca Cristina Conceição Vaz.Experiências emocionais identificadas em pacientes submetidos à hemodiálise. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

10.
PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Andressa Paulo de Novaes.Estratégias de coping e otimismo em cuidadores de crianças hospitalizadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

11.
PIANOWSKI, G.. Participação em banca de Juliana de Oliveira Pinto.Bem estar psicológico em idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Annual SPA Convention 2018: Empirical Foundations of Personality Assessment. R-Optimized Administration and its Impact on the Rorschach Response Processes. 2018. (Congresso).

2.
Annual SPA Convention 2018: Empirical Foundations of Personality Assessment. The Effect of Administration Procedures on the Clinical Utility and Validity of the Rorschach. 2018. (Congresso).

3.
Annual SPA Convention 2018: Empirical Foundations of Personality Assessment. Digital phenotyping in mental health: a systematic review. 2018. (Congresso).

4.
Annual SPA Convention 2018: Empirical Foundations of Personality Assessment. Relationship between defense mechanisms and pathological personality characteristics in a community Brazilian sample. 2018. (Congresso).

5.
8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Comparações e considerações práticas sobre a Aplicação R-Otimizada. 2017. (Congresso).

6.
Conference of the International Society for the Study of Individual Differences. The R-Optimized Administration of the Rorschach Performance Assessment System: Comparisons and practical considerations. 2017. (Congresso).

7.
Simpósios de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia. 2016. (Simpósio).

8.
Society for Personality Assessment Annual Convention. Dependence scale from the Dimensional Clinical Personality Inventory: IRT and ROC analysis application to clinical cut-off establishment. 2016. (Congresso).

9.
Society for Personality Assessment Annual Convention. The impact of modeling R-Optimized Administration on Rorschach variables that may convey projective material. 2016. (Congresso).

10.
Society for Personality Assessment Annual Convention. The impact of modeling R-Optimized administration on reference values in a Brazilian nonpatient sample. 2015. (Congresso).

11.
VII Congresso Brasileiro de Avaiação Psicológica. Procedimentos de normatização em testes de autoexpressão. 2015. (Congresso).

12.
VII Congresso Brasileiro de Avaiação Psicológica. Investigação do funcionamento clínico da dimensão Dependência do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade. 2015. (Congresso).

13.
Forensic Neuropsychology CEU conference. 2014. (Simpósio).

14.
VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 2014. (Congresso).

15.
XXI International Congress of Rorschach and Projective Methods‏. The R-Optimized for Zulliger test: preliminary discussions. 2014. (Congresso).

16.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica. O R-otimizado para o Teste de Zulliger: discussões preliminares. 2013. (Congresso).

17.
Simpósio Internacional da ABENEPI nacional, capítulo paulista e núcleo Campinas: Saúde Mental do escolar: reflexões e evidências científicas. 2012. (Simpósio).

18.
X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica. O TESTE DE ZULLIGER NO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO. 2012. (Congresso).

19.
V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. O Teste de Zulliger no Diagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo. 2008. (Congresso).

20.
XIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Francisco.O Teste de Zulliger no diagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo. 2007. (Encontro).

21.
IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e métodos projetivos. Estudos Normativos com o Pfister: uma amostra da região nordeste brasileira. 2006. (Congresso).

22.
XII Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Francisco.Evidências de Validade para o teste Zulliger no Psicodiagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Laura Schiliemann. Comprometimento do Estresse e agressividade em diferentes modais de locomoção, bicicleta e carro, com base no Sistema Compreensivo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Carolina Garcia Manfrin. Impulsividade e comportamento de risco no trânsito. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

2.
Fernanda Doretto Barbosa. Reflexões sobre psicologia e educação para o trânsito. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

3.
Izabela Cosmo Vargas Fernandes. A avaliação psicológica para condutores profissionais no brasil: necessidade e validade. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

4.
Jaqueline Stella Machado Facchini. A avaliação psicológica e seu processo para a obtenção da Carteira Nacional De Habilitação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

5.
Juliana de Paula Ribeiro. Comportamento de risco no trânsito. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

6.
Marcia Maria Riera Abbade. A importância da atenção para o motorista. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

7.
Mariana Maria de Azevedo. Medo de dirigir. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

8.
Raquel Alves Lima Trevisano. Medo e ansiedade em condutores de veículos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

9.
Márcia Sales Andrade. Relação entre comportamento de motoristas e acidentes de trânsito. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

10.
Nataly Grigaliunas Rosina. Transtorno de Estresse Pós-Traumático em vítimas de acidente e violência no trânsito. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

11.
Patricia Rosa Delfino Muneron. Agressividade e estresse nos acidentes de trânsito. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

12.
Sandra dos Reis. A importância da avaliação psicológica para motoristas brasileiros. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

13.
Adriano Roberto Da Silva. As drogas lícitas e ilícitas no contexto dos acidentes de trânsito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

14.
Evelyn De Souza Rodrigues. Avaliação da personalidade no trânsito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

15.
Fabio Frank Dos Santos. A distribuição dos psicólogos do trânsito nos municípios do estado de São Paulo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

16.
Juliana Cozoli Ferreira Netto. A perspectiva de futuro da psicologia do trânsito no Brasil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

17.
Leila Sabbag da Rocha Lima. Medo de Dirigir. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

18.
Lilian Ester Marin. Um estudo sobre entrevista em psicologia de transito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

19.
Lívia Casado De Araújo. Educação infantil para o trânsito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

20.
Luciene De Souza Rosa Beletti. Avaliação Psicológica do idoso no contexto do transito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

21.
Marcia Antonelli. O impacto psicológico do uso das drogas no ato de dirigir. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

22.
Maria Serafim Lira De Souza. Características psicológicas do idoso no trânsito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

23.
Pricilla Lira Santos De Moura. Entrevista Psicológica para o transito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

24.
Priscila Felix Delgado. Agressividade no transito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

25.
Edneia Aparecida De Souza. O que se tem no Centro De Formação De Condutores para condutores com medo de dirigir. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

26.
Maria Angela Ferreira Almeida. Aspectos psicológicos de jovens e conduta de risco/acidente. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

27.
Nívia De Simone Da Silva. Psicologia do Transito e Cidadania. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

28.
Renata Pereira de Gouvêa. A avaliação da personalidade no transito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

29.
Rosana Miotto. Os traumas de acidentes de transito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

30.
Rousileine Boscoli Pereira. Drogas e aspectos psicológicos em motoristas de carga pesada. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

31.
Suely Aparecida Yamamoto. Impulsividade e conduta de risco no trânsito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

32.
Viviane de Castro Cruz. Medo de dirigir na abordagem comportamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

33.
Dayana Fonseca Carvalho. Os instrumentos psicológicos no contexto do trânsito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.

34.
Luciana Eni Vieira Kobarg. O uso de substâncias psicoativas no trânsito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade São Francisco. Orientador: Giselle Pianowski.




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