Fernanda Analena Ferreira Borges da Costa

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  • Última atualização do currículo em 30/05/2017


Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Pará, pós-graduação lato sensu em Estudos linguísticos e Análise literária (UEPA) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Pará,com atuação principalmente nos seguintes temas: ensino; linguagem, variação linguística; entre outros afins. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Analena Ferreira Borges da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, F. A. F. B.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A VARIAÇÃO DO /r/ PÓS-VOCÁLICO EM CODA INTERNA NO NORTE DO BRASIL: Um estudo geossociolinguístico,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Abdelhak Razky.
2012
Especialização em andamento em EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga Horária: 390h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Estudos linguísticos e Análise literária. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: AS OCORRÊNCIAS DE /S/ E /∫/ NO FALAR BRAGANTINO: A PARTIR DE CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS.
Orientador: Profº Msc. Hilton da Silva Bastos.
2006 - 2009
Graduação em letras.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O ensino de gramática na escola: um estudo de caso.
Orientador: Prof. Msc. Rosana Siqueira de Carvalho.




Formação Complementar


2007 - 2008
Curso básico LIBRAS em contexto. (Carga horária: 240h).
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, IESAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 75
Outras informações
Ministrante da disciplina FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA no Núcleo Universitário de Limoeiro do Ajurú/CUNTINS/UFPA

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrante da disciplina OFICINA DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL no Campus Universitário do Marajó - Breves (Plano Nacional de Formação Docente)

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 80
Outras informações
Ministrante da disciplina SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA no Campus Universitário do Marajó - Breves

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrante da disciplina LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO DE LÍNGUA no Plano de ações articuladas Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrante da disciplina Variação Linguística e ensino de Língua no Plano de ações articuladas Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR


CENTRO DE ENSINO SAINT-EXUPÉRY, CESE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 20


MAROJA E GEMAQUE SS LTDA, IMPACTO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 80
Outras informações
Ministrante da disciplina FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA LINGUAGEM no Campus Universitário de Salvaterra - CCSE/UEPA

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 80
Outras informações
Ministrante da disciplina FONÉTICA E FONOLOGIA no Campus Universitário de Vigia - CCSE/UEPA

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 80
Outras informações
Ministrante da disciplina PROCESSOS LINGUÍSTICOS no Campus Universitário de Salvaterra (CAMPUS XIX) - CCSE/UEPA

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA, Carga horária: 80
Outras informações
Ministrante da disciplina LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO no Campus Universitário de Salvaterra (CAMPUS XIX) - CCSE/UEPA no Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR)


Faculdade Cosmopolita, COSMOPOLITA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, F. A. F. B.. AS OCORRÊNCIAS DE /S/ E /S/ NO FALAR BRAGANTINO: A PARTIR DE CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS. In: II Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na Amazônia ? II SLINS, 2014, Bragança Pará. Mídias e Mediações Culturais. Recife: PIPA COMUNICAÇÃO, 2014. v. 1.

2.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; Barros, A. C. M. . Literatura Infantil: Leitura e seus processos criativos. In: Encontro Nacional de Educação, Cultura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, 2008, Bragança - PA. Encontro. Belém: EDUFPA, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; Barros, A. C. M. . Literatura Infantil: Leitura e seus processos criativos. In: SEMINÁRIO CULTURA E MEMÓRIAS AMAZÔNICAS-CUMA: AVALIAÇÃO E PROSPECÇÃO, 2008, Belém/Pa. Seminário. Belém/Pa: EDUEPA, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; CARVALHO, R. S. . O ensino de gramática na escola: processo de aprendizagem x domínio linguístico. In: Seminário do grupo Culturas e Memórias Amazônicas - Avaliação e Prospecção, 2009, Belém- PA. Seminário. Belém: EDUEPA, 2009.

2.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; CARVALHO, R. S. . O Ensino de gramática (e lingua materna) na escola: processo de aprendizagem x dominio linguístico adquirido ISSN 21760055.. In: INTERLETRAS, 2009, Belém. Encontro. Belém: EDUEPA, 2009.

3.
COSTA, F. A. F. B.; MACHADO, D. M. ; CARVALHO, R. S. . Introdução ao uso da LIBRAS: Um olhar sob a dificuldade do ensino-aprendizagem da língua portuguesa por discentes surdos. In: SEMINÁRIO CULTURA E MEMÓRIAS AMAZÔNICAS-CUMA: AVALIAÇÃO E PROSPECÇÃO, 2009, Belém/Pa. Seminário CUMA 2009 Culturas e Memórias Amazônicas: Avaliação e prospecção, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, F. A. F. B.. AS OCORRÊNCIAS DE /S/ E /S/ NO FALAR BRAGANTINO: A PARTIR DE CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, F. A. F. B.. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS: O CENÁRIO BRASILEIRO A PARTIR DA DÉCADA DE 1980. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; CARVALHO, R. S. . O ensino de gramática na escola: processo de aprendizagem x domínio linguístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; QUARESMA, F. S. . O ensino de gramática na escola: processo de aprendizagem x domínio linguístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, F. A. F. B.; MACHADO, D. M. ; CARVALHO, R. S. . Introdução ao uso da LIBRAS: Um olhar sob a dificuldade do ensino-aprendizagem da língua portuguesa por discentes surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; QUARESMA, F. S. . O ensino de gramática na escola: processo de aprendizagem x domínio linguístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; Barros, A. C. M. . Literatura Infantil: Leitura e seus processos criativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COSTA, F. A. F. B.; Almeida, R. C. dos P. ; Barros, A. C. M. . Literatura Infantil: Leitura e seus processos criativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, F. A. F. B.. CURSO TÉCNICA DE REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Almeida, R. C. dos P.; COSTA, F. A. F. B.; NEGRAO, A. Z.. Participação em banca de Rebecca Cardoso da Silva e Suelen da Silva Pinheiro.O Jornal Escolar ressignificando o Ensino de Língua Potuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

2.
Almeida, R. C. dos P.; COSTA, F. A. F. B.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Mara Gonçalves Queiros e Sydilene Cardoso de Paula.Variação linguística em sala de aula: reflexão sobre o ensino de língua materna por meio de textos regionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

3.
Almeida, R. C. dos P.; COSTA, F. A. F. B.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Maria Jacqueline Medeiros Barbosa e Nayara Machado Silva.A metodologia de ensino da gramática de Língua Materna na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

4.
Almeida, R. C. dos P.; COSTA, F. A. F. B.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Cristiane Ferreira Santos e Juliane Lobato da Silva.As novas perspectivas de ensino da gramática em língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRALIN em Cena Amazonas. A VARIÁVEL /r/ PÓS-VOCÁLICA MEDIAL NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: UM ESTUDO COM OS DADOS DAS NÃO CAPITAIS DO ALiB. 2014. (Congresso).

2.
I SEMINÁRIO TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE.A VARIAÇÃO DO (R) PÓS-VOCÁLICO MEDIAL NO NORTE DO BRASIL: um estudo geossociolinguístico. 2014. (Seminário).

3.
V SEMINÁRIO REGIONAL DE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA.A VARIAÇÃO DO (R) PÓS-VOCÁLICO MEDIAL NO NORTE DO BRASIL: um estudo geossociolinguístico. 2014. (Seminário).

4.
XI SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS.A variável /r/ pós-vocálica medial na região norte do Brasil: um estudo com os dados das não capitais do ALiB. 2014. (Seminário).

5.
II SLINS ? Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na Amazônia.AS OCORRÊNCIAS DE /S/ E /S/ NO FALAR BRAGANTINO: A PARTIR DE CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS. 2013. (Simpósio).

6.
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2013. (Congresso).

7.
IV Seminário Regional de Geossociolinguística.POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS: O CENÁRIO BRASILEIRO A PARTIR DA DÉCADA DE 1980. 2013. (Seminário).

8.
XI WORKAliB Do APFB ao ALiB: 50 anos de Geolinguística no Brasil.Distribuição Socioespacial dos Ditongos , e nas Capitais Brasileiras com base no corpus ALiB. 2013. (Outra).

9.
7º Congresso Universitário Católico. 2011. (Congresso).

10.
As Relações da Literatura com as outras Artes ? 2009. 2009. (Seminário).

11.
III Simpósio de Letras da UEPA e VI Interletras.O ensino de gramática (e língua materna) na escola: processo de aprendizagem x domínio linguístico. 2009. (Simpósio).

12.
SEMINÁRIO CULTURA E MEMÓRIAS AMAZÔNICAS-CUMA: AVALIAÇÃO E PROSPECÇÃO.O ensino de gramática na escola: processo de aprendizagem x domínio linguístico. 2009. (Seminário).

13.
XIV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação/UEPA.Introdução ao uso da LIBRAS: Um olhar sob a dificuldade do ensino-aprendizagem da língua portuguesa por discentes surdos. 2009. (Encontro).

14.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.O ensino de gramática na escola: processo de aprendizagem x domínio linguístico. 2009. (Encontro).

15.
Encontro Nacional de Educação, Cultura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.Literatura Infantil: Leitura e seus processos criativos. 2008. (Encontro).

16.
Feira Vocacional 2008.Exposição Oral. 2008. (Outra).

17.
II Simpósio de Letras da UEPA e V Interletras. 2008. (Simpósio).

18.
SEMINÁRIO CULTURA E MEMÓRIAS AMAZÔNICAS-CUMA: AVALIAÇÃO E PROSPECÇÃO.Literatura Infantil: Leitura e processos criativos. 2008. (Seminário).

19.
XII Feira Pan-Amazônica do Livro.Seminário de Literatura e História Pan-Amazônicas. 2008. (Outra).

20.
XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

21.
I Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2007. (Congresso).

22.
l Simpósio de Letras da UEPA. 2007. (Simpósio).

23.
X EPEL - Encontro Paraense dos Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

24.
XI EREL - Encontro Regional Norte dos Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

25.
XI Feira Pan-Amazõnica do Livro. 2007. (Outra).

26.
Semana do Calouro 2006. 2006. (Outra).

27.
X Feira Pan-Amazônica do Livro. 2006. (Outra).

28.
XII Fórum Paraense de Letras. 2006. (Outra).

29.
XI Semana Acadêmica CCSE/UEPA. 2006. (Outra).

30.
ll Encontro Bragantino de Estudos Históricos. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, F. A. F. B.. V SEMINÁRIO REGIONAL DE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA. 2014. (Outro).

2.
COSTA, F. A. F. B.. IV Seminário Regional de Geossociolinguística. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Auciana Conceição Nahum e Eduardo Diniz Farias. A VARIAÇÃO DIAGERACIONAL NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA: um registro linguístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Fernanda Analena Ferreira Borges da Costa.

2.
Alrinete Martins Gonçalves e Kléria Laisa Cuimar Ramos. O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LEITURA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOJU/PA: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Fernanda Analena Ferreira Borges da Costa.

3.
Arquijane Cardoso de Abreu e Jéssica Gonçalves Figueiredo. O ENSINO DA ORALIDADE E SUAS REFLEXÕES: Como trabalhar em sala de aula?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Fernanda Analena Ferreira Borges da Costa.




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