Renata da Costa Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5207641957434980
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Doutoranda em Educação pela UFPE na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Mestre em Educação pela UFPE (2012). Graduada em Pedagogia também pela UFPE (2009). Professora efetiva do Departamento de Educação Básica (DEBAS - CE)/Escola de Educação Básica (EEBAS) da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente desenvolve pesquisa sobre formação continuada didático-pedagógica do professor(a) universitário(a), com ênfase nas representações sociais e identidade profissional docente. Tem desenvolvido trabalhos na área da educação infantil, com ênfase nas linguagens da Arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata da Costa Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, R. C;Renata da Costa Lima


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Formação Continuada nas Representações Sociais dos Professores Universitários: contribuições para a identidade docente.,
Orientador: Maria da Conceição Carrilho de Aguiar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Formação Continuada nas Representações Sociais de seus Formadores,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria da Conceição Carrilho de Aguiar.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Prática Pedagógica e Prática Docente: um estudo à luz da teoria das representações sociais com professoras da Rede Municipal de Ensino da cidade do Recife.
Orientador: Maria da Conceição Carrilho de Aguiar.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Currículo e Avaliação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
A brinquedoteca itinerante como uma tecnologia social e inovadora na escola. (Carga horária: 4h).
VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, EPEPE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Oficinas temáticas para a educação infantil. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2008
Arte-Educação. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Minicurso de iniciação científica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora efetiva do Departamento de Educação Básica (DEBAS- CE-UFPB)/Escola de Educação Básica (EEBAS).


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de curso de especialização, Carga horária: 45
Outras informações
Professora do II Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), promovido pelo Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, do Centro de Educação - UFPE. Disciplina ministrada: Práticas e Espaços de Comunicação na Escola.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de curso de especialização, Carga horária: 45
Outras informações
Professora do II Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), promovido pelo Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, do Centro de Educação - UFPE. Disciplina ministrada: Políticas Educacionais e Gestão Pedagógica.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio na docência, Enquadramento Funcional: Professora (estágio de docência), Carga horária: 30
Outras informações
Estágio de docência na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II ministrada pela professora Maria da Conceição Carrilho de Aguiar no curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica com o apoio do CNPq com a Orientação da Profª. D.ª Maria da Conceição Carrilho de Aguiar


FACULDADE FRASSINETI DO RECIFE, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Professora convidada do curso de Especialização em Gestão Educacional: espaço escolar e não-escolar, para ministrar a disciplina "Projeto Político Pedagógico e Legislação da Educação Básica".

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora de EAD
Outras informações
Tutora da EAD na disciplina "Cidadania e Fé".

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Professora convidada do curso de Especialização em Gestão Educacional: espaço escolar e não-escolar, para ministrar a disciplina "Projeto Político Pedagógico e Legislação da Educação Básica".


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliadora do PROUCA do estado de Pernambuco, Carga horária: 20
Outras informações
PROUCA (Programa Um Computador por Aluno do governo federal).


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Educação Infantil


Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20


Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações
Assessoria de acompanhamento individualizado a professores da Rede Municipal de Camaragibe através de 12 visitas monitoradas, por meio de convênio celebrado entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Plano de Ações Articuladas - PAR - do estado do Ceará



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
FORMAÇÃO CONTINUADA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Descrição: A pesquisa objetiva analisar as representações sociais de formação continuada didático-pedagógica compartilhadas por professores universitários, identificando as relações que estabelecem com esse objeto, a fim de compreender as contribuições dessa formação para o processo de construção da identidade profissional docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Programa um Computador por Aluno - ProUca
Descrição: O processo de avaliação do Projeto UCA tem por finalidade primeira identificar sucessos e obstáculos na implementação do Piloto (Fase II), com a consequente proposição de recomendações de ações para sua continuidade, bem como a inserção de novas propostas. Para tanto, faz-se necessário conhecer as relações entre a proposta de utilização do laptop educacional nas escolas, o processo de implementação e os resultados esperados e desejáveis do referido Projeto. O conhecimento a respeito dessas questões revelará importantes informações e indicadores que deverão ser utilizados nas seguintes ações: a) para a melhoria da qualidade das propostas pedagógicas; b) para a promoção de maior eficiência e eficácia do processo de implementação das ações do Projeto; c) para subsidiar os gestores do Projeto UCA tanto no acompanhamento e monitoramento do desempenho dessa política, quanto no próprio redesenho dessa política...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SEUS FORMADORES
Descrição: A pesquisa buscou compreender representações sociais de formação continuada compartilhadas por seus formadores. Tomamos como categorias centrais a formação e a formação continuada. Essas categorias foram compreendidas a partir da teoria das representações sociais, tendo como suporte Moscovici (1978, 2003, 2003a), Sá (1995, 1996, 1998, 1998a), Abric (1994,1998). Buscamos no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) os formadores colaboradores deste estudo. Como procedimento metodológico, a pesquisa contou com três etapas, quais sejam: análise da proposta de formação continuada do Centro, aplicação de um teste de associação livre a 20 formadores e, por fim, a entrevista semiestruturada com 10 formadores. A análise da proposta revelou que o CEEL propõe uma formação continuada com base na abordagem crítico-reflexiva, dando ênfase à questão da reflexão, da troca de saberes e do estudo teórico. O teste de associação livre indicou que os formadores entendem o termo formação, principalmente, voltado para a questão da formação de professores especificamente. Quanto ao termo formação continuada, o teste revelou que os formadores apontam apenas elementos positivos quando solicitados a falar sobre formação continuada. Com a entrevista e com o teste de associação livre foi visto que os formadores representam a formação continuada como um momento de curso e que isso desconsidera a dimensão individual do processo de formação. A pesquisa revelou a pessoa do formador como essencial ao processo de (re)significação de (re)configuração e de (re)conceitualização da formação continuada, no contexto das representações sociais, bem como que as representações servem de guias de condutas para eles orientarem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
A importância da formação na organização da prática docente e da dinâmica da sala de aula
Descrição: O objeto de nossa investigação é o espaço da sala de aula, no sentido de compreender como a formação tem auxiliado a aprendizagem do aluno e o processo de ensinagem do professor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata da Costa Lima - Integrante / Maria da Conceição Carrilho de Aguiar - Coordenador.
2006 - 2007
Saberes Construídos na formação: elementos para reinventar espaços de aprendizagem mais dinâmicos e inovadores
Descrição: A formação de professores, seus saberes e práticas são temas que embora ocupem, há muitos anos, espaços educacionais, apresentam ainda problemas conceituais e práticos a serem aprofundados. Esta investigação tem como foco os saberes construidos na formação. Pretende-se investigar o cotidiano das práticas de formação em escolas públicas da cidade do Recife e de que forma estes saberes estão contribuindo para reinventar os espaços de aprendizagens tornando-os mais ricos, dinâmicos e inovadores. Buscando centrar o estudo nos professores e seus formadores serão eleitos episódios de aprimoramento profissional na escola e na sala de aula da alguns professores para observação intensiva e registro. Serão realizadas também entrevistas semi-estruturadas e observações.Os dados coletados coletados serão analisados à luz das Representações Sociais e da Noção de Identidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, R. C;Renata da Costa Lima2017 LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Formação Continuada Didático-Pedagógica no Contexto da Docência Universitária: o que dizem as pesquisas da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no Período de 2005 a 2015. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 12, p. 157-173, 2017.

2.
LIMA, R. C;Renata da Costa Lima2016LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: SENTIDOS, SIGNIFICADOS E BALANÇOS. Revista Forges, v. 4, p. 145-160, 2016.

3.
LIMA, R. C;Renata da Costa Lima2015LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Formação Continuada de Professores: o que dizem os formadores. Revista Tópicos Educacionais, v. 21, p. 139-169, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
Renata da Costa Lima; AGUIAR, M. C. C. . O NÚCLEO CENTRAL DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADA POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Renata da Costa Lima e Maria da Conceição Carrilho de. In: Atena Editora. (Org.). Políticas públicas na educação brasileira: formação docente. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 7, p. 167-169.

2.
Renata da Costa Lima; AGUIAR, M. C. C. . Formação continuada e desenvolvimento profissional docente: algumas reflexões. In: Ana Lúcia Borna Arruda; Edson Francisco de Andrade. (Org.). Gestão e política educacional: vivências e reflexões. 23ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. , p. 141-148.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Os sentidos atribuídos por professores universitários à didática no contexto da formação continuada didático-pedagógica. In: XIX ENDIPE, 2018, Salvador. PARA ONDE VAI A DIDÁTICA? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade., 2018.

2.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . O NÚCLEO CENTRAL DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADA POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. Anais IV CONEDU, 2017. v. 1.

3.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . O que dizem as pesquisas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre a formação continuada didático-pedagógica no contexto da docência universitária. In: VI EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016, Juazeiro. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016.

4.
BONA, V. ; LIMA, R. C ; CAMPELLO, L. B. B. . PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IGARASSU-PE: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA. In: XVII Encontro Nacional de Educação Infantil, 2016, Natal. Diálogos na Educação Infantil: currículo e práticas pdagógicas, 2016. p. 1124-1135.

5.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Formação Continuada de Professores: o que dizem os formadores.. In: EDUCERE- XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Formação de Professores e Profissionalização Docente, 2015.

6.
BONA, V. ; FRANCA, B. S. ; MELO, D. M. B. ; ZARZAR, G. ; LIMA, R. C . Programa Um Computador por Aluno: Limites, Possibilidades e Mudanças na Visão da Gestão Escolar. In: 5° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 1° Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 2013.

7.
LIMA, R. C. A Formação Continuada nas Representações Sociais de seus Formadores. In: 35° Reunicão Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012.

8.
BONA, V. ; MELO, D. M. B. ; FRANCA, B. S. ; LIMA, R. C ; ZARZAR, G. . Um estudo o sobre os blogs das equipes de formação do Programa um Computador por Aluno. In: 4° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Comunidades e Aprendizagem em Rede, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Formação continuada didático-pedagógica e identidade profissional do docente universitário: os sentidos de ser professor. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN), 2018, João Pessoa. Educação e democracia em risco: o papel da pós-graduação em tempo de crise, 2018.

2.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS FORMADORES DO CEEL. In: VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2010, Recife. VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2010.

3.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Formação permanente de Professores: repercussões na aprendizagem do aluno.. In: VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2009, Recife. VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2009.

4.
LIMA, R. C; OLIVEIRA, T. B. T. ; AGUIAR, M. C. C. . Prática Pedagógica e Prática Docente: um estudo à luz da teoria das representações sociais com professoras da Rede Municipal de Ensino da cidade do Recife.. In: VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2009, Recife. VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2009.

5.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Formação permanente de Professores: repercussões na aprendizagem do aluno.. In: XVI Congresso de Iniciação Cientifica (CONIC), 2008, Recife. XVI Congresso de Iniciação Cientifica (CONIC), 2008.

6.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Saberes da formação continuada: representações nas práticas de sala de aula.. In: XV Congresso de Iniciação Cientifica (CONIC), 2007, Recife. XV Congresso de Iniciação Cientifica (CONIC), 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BONA, V. ; LIMA, R. C ; CAMPELLO, L. B. B. . PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IGARASSU-PE: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA. In: XVII Encontro Nacional de Educação Infantil, 2016, Natal. Diálogos na Educação Infantil: Currículo e práticas pedagógicas, 2016. p. 61-61.

2.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . A Formação Continuada nas Representações Sociais de seus Formadores. In: 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais e III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representação Social, 2012, Évora. As Representações Sociais em Sociedades em Mudanças, 2012.

3.
LIMA, R. C. A formação continuada nas representações sociais de seus formadores. In: 35° Reunião Anual da ANPEd, 2012, Porto de Galinhas. Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012. p. 233-233.

4.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, R. C. As Linguagens das Arte no Cotidiano Escolar das Crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SALES, M. P. S. ; LIMA, R. C ; FREITAS, E. P. ; AGUIAR, M. C. C. ; MACHADO, L. B. . Formação e trabalho docente nas universidade: diversos olhares sobre os saberes e fazeres pedagógicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, R. C. O uso do software IRAMUTEQ para análises de dados textuais e de matrizes.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . O núcleo central da representação social de formação continuada compartilhada por professores universitários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . O que dizem as pesquisas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre a formação continuada didático-pedagógica no contexto da docência universitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BONA, V. ; LIMA, R. C ; CAMPELLO, L. B. B. . PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IGARASSU-PE: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LIMA, R. C. Musicalização na Educação Infantil: ideias e práticas correntes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, R. C. Infância e as linguagens da arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Formação Continuada de Professores: o que dizem os formadores.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, R. C. O Perfil do(a) Professor(a) da Educação Infantil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LIMA, R. C. A Formação Continuada nas Representações Sociais de seus Formadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . A Formação Continuada nas Representações Sociais de seus Formadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Formação Permanente de Professores: repercussões na aprendizagem do aluno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . A Formação Continuada nas Representações Sociais dos Formadores do CEEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . ?Formação permanente de Professores: repercussões na aprendizagem do aluno?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMA, R. C; OLIVEIRA, T. B. T. ; AGUIAR, M. C. C. . ?Prática Pedagógica e Prática Docente: um estudo à luz da teoria das representações sociais com professoras da Rede Municipal de Ensino da cidade do Recife?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . ?Formação permanente de Professores: repercussões na aprendizagem do aluno?.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . ?Saberes da formação continuada: representações nas práticas de sala de aula?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. . Saberes da formação continuada: representações nas práticas de sala de aula.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BONA, V. ; LIMA, R. C ; CAMPELLO, L. B. B. . Assessoria da Proposta Curricular para a Educação Infantil do Município de Igarassu (em andamento).. 2015.

2.
LIMA, R. C. Assessoria para acompanhamento individualizado a professores da Rede Municipal de Camaragibe através de visitas monitoradas. 2010.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, R. C; FREITAS, E. P.. Participação em banca de Priscila Antonio da Silva. As concepções de ensino e aprendizagem da arte das professoras participantes do curso de extensão em educação infantil e arte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência da Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, R. C; FREITAS, E. P.; MELO, D. B. L.. Participação em banca de Marcia Gomes.Ensino de Arte: concepções e práticas de ensino dos arte/educadores que atuam com a dança em espaços não formais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, R. C; SILVA, T. T.; SEVERO, J. L. R.. Banca para professor substituto do Departamento de Educação Básica (DEBAS) da UFPB. 2018. Universidade Federal da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação. O núcleo central da representação social de formação continuada compartilhada por professores universitários. 2017. (Congresso).

2.
VI EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em PErnambuco.O que dizem as pesquisas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre a formação continuada didático-pedagógica no contexto da docência universitária. 2016. (Encontro).

3.
XVII Encontro Nacional de Educação Infantil.PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IGARASSU-PE: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA. 2016. (Encontro).

4.
XII EDUCERE (Congresso Nacional de Educação); SIRSE- III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação; SIPD/CÁTEDRA UNESCO- V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente; ENAEH.. Formação Continuada de Professores: o que dizem os formadores.. 2015. (Congresso).

5.
35° Reunião Anual da ANPEd: educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI. A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SEUS FORMADORES. 2012. (Congresso).

6.
SBPC. FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. 2010. (Congresso).

7.
VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. A Formação Continuada nas Representações Sociais dos Formadores do CEEL. 2010. (Congresso).

8.
Semana Pedagógica.Formação Continuada de Professores: repercussões nas prática de sala de aula. 2008. (Outra).

9.
A prática e o estágio na formação de professores em Pernambuco. 2007. (Seminário).

10.
CONIC - Congresso de Iniciação Científica. Saberes da formação continuada: representações nas práticas de sala de aula. 2007. (Congresso).

11.
Gestão da Educação Exercício da Autonomia na Escola. 2007. (Seminário).

12.
Mini-curso de Iniciação à Pesquisa. 2007. (Oficina).

13.
Fórum sobre as infâncias e adolescências. 2006. (Outra).

14.
Gestão e Financiamento da Educação: um olhar a partir do pedagogo.. 2006. (Seminário).

15.
VIII CONAPE - Congresso Atual de Práticas Educativas. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, R. C. I Expo-UFPE - Vivendo as profissões. 2008. (Outro).

2.
LIMA, R. C; AGUIAR, M. C. C. ; OLIVEIRA, T. B. T. . Semana Pedagógica João Francisco de Souza.. 2008. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovação em concursos:

1- Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Cargo de professor I. Diário oficial N°90. Poder executivo - ano XX de 22 de maio de 2010.

2- Serviço Social do Comércio (SESC). Cargo de professor I. Ano de 2010. Relação dos aprovados: 

3- Prefeitura da cidade do Recife; Cargo de professor I. Ano de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:41:43