Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7603694713928142
  • Última atualização do currículo em 13/01/2019


Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Coordenadora do PIBID. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Tecnologia da Comunicação e Informação em EaD pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atua nas áreas da Educação com ênfase em Tecnologia Educacional, informática educativa, objetos de aprendizagem, tecnologia educacional e educação à distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, A. C. A.;ALMEIDA, ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE.
Avenida Treze de Maio - até 1989 - lado ímpar
Fátima
60040531 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33073666


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM USO DO LAPTOP, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional / Especialidade: Informática Educativa.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Computadores, Aprendizagem Escolar e Desenvolvimento Cognitivo.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Tecnologia da Comunicação e Informação em EaD.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Objeto de Aprendizagem na Escola: Estudo de Um Modelo de Implementação,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem; Informática Educativa; Tecnologia Educaional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1996 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2009
Extensão universitária em Curso de Extensão: Gestão Escolar e Tecnologias. (Carga horária: 150h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Como Fazer Objetos de Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Informática, Aprenda em Casa. (Carga horária: 140h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Curso Completo de Informática. (Carga horária: 130h).
Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos, ECT, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Marketing para Todos. (Carga horária: 140h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
O Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem ? PROATIVA conta com a participação de alunos das mais diversas áreas e tem por objetivo desenvolver objetos de aprendizagem (atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações que têm a idéia de quebrar o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem), bem como realizar pesquisas sobre a utilização desses objetos na escola, como forma de investigar aspectos metodológicos, didáticos e curriculares e melhorar o aprendizado dos conteúdos escolares.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Tutora do curso de Formação Continuada de Tutores para as turmas do SECADI

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Coordenadora rupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem ? PROATIVA, onde tem por objetivo desenvolver objetos de aprendizagem sobre conteúdos relacionados com as disciplinas do currículo de Ensino Fundamental, bem como realizar pesquisas sobre a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) na escola, como forma de melhorar a aprendizagem dos conteúdos escolares. http://www.proativa.vdl.ufc.br/

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Curso de Extensão: "Formação de Tutores em Educação a Distância" (120 h/a) Curso de Administração (FEAC/UFC) www.virtual.ufc.br/solar

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Tutora do Curso de Formação de Tutores (7a ediçaõ) - 120 h/a

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Profesora do Curso de Extensão: "Formação de Tutores em Educação a Distância" (120 h/a) em parceria com a Universidade Federal do Piaui - (UFPI)

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Participação no Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem ? PROATIVA

Atividades

01/2008 - 01/2009
Extensão universitária , UFC Virtual, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto firmado entre a UFC e o Centro de Referencia do Professor.

Faculdades Cearenses, FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I Didática da Matemática Pesquisa Educacional http://www.faculdadescearenses.edu.br

Atividades

2008 - 2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coodenadora
Outras informações
O Projeto Gestão Escolar e Tecnologias resulta de uma parceria entre Secretarias Estaduais de Educação (PI e CE), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e a Microsoft Brasil. Este projeto propõe um trabalho de formação de gestores de escolas públicas das redes estaduais parceiras, para a utilização das TIC(s) no cotidiano da escola e na gestão escolar, por meio de metodologia de formação em serviço, com a participação de profissionais das Secretarias Estaduais de Educação responsáveis pela formação do gestor escolar e pelo favorecimento da incorporação das TIC nas escolas.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Disciplina, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora da Disciplina Introdução a EaD - Curso de Química

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora/Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: "Informática Educativa" (64 h/a) - Curso: Letras Português

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: "Aprendizagem Mediada pelo Computador" (64 h/a) - Curso: Letras Espanhol

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora/Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: " Introdução a Educação a Distância" (64 h/a) - Curso: Licenciatura em Matemática

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora/Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: "Introdução a Educação a Distância" (64 h/a) - Curso: Administração

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora/Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: "Informática Educativa" (64 h/a) - Curso: Letras Português

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora/Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: "Informática Educativa" (64 h/a) - Curso: Licenciatura em Química

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora/Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: "Introdução a Educação a Distância" (64 h/a) - Curso: Licenciatura em Física

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora/Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: " Introdução a Educação a Distância" (64 h/a) - Curso: Licenciatura em Química

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho desenvolvido como Professor Pesquisador da Universidade Aberta do Brasil - UAB na criação e transição didática dos conteúdos e aulas on - line dos Cursos de Graduação Semi Presenciais da Universidade Federal do Ceará.


Colégio Santo Inácio, CSI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20


Serviço Social da Industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20


Colégio Juvenal de Carvalho, CJC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20


Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Porto Velho, CORREIOS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária Recursos Humanos, Carga horária: 20


Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Pedagogia, Carga horária: 20


Centro de Desenvolvimento da Criança, CDC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20


Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora
Outras informações
Professora tutora da disicplina de Metodologia Científica. Polo de Limoeiro do Norte. http://www.cefetce.br


Devry Brasil, DEVRY BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Faculdade do Vale do Jaguaribe, FVJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora no Curso de Pós Graduação em Metodologia e Docência na EAD. http://www.fvj.br/pos_graduacao/index.asp

Atividades

2009 - 2009
Ensino, Pós Graduação em Metodologia e Docência na EAD, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA Carga Horária: 60 horas
TÓPICOS EM TUTORIA Carga Horária: 60 horas


Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Interligando Mundos ( Brasil x Japão)
Descrição: Através do projeto "Interligando Mundos - Brasil x Japão", objetivamos colocar em contato alunos de uma escola da cidade de Fortaleza (Ceará-Brasil) e uma escola de Iwata (Japão) através do abmiente Sócrates, a fim de promover debates e atividades envolvendo a discussão sobre diversos aspectos culturais dos dois países. Os resultados nos mostraram que os alunos de ambos os países, além de aprenderem sobre a cultura do outro, também desenvolveram o respeito à diversidade e a motivação para a aprendizagem. http://www.virtual.ufc.br/SOCRATES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Lavina Lúcia Vieira Lima - Integrante / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante.
2008 - 2009
Objetos de Aprendizagem com Saliências Multiculturais
Descrição: Aplicação e análise de objetos de aprendizagem com saliências multiculturais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Aplicação de Objetos de Aprendizagem nas Escolas
Descrição: Aplicação de objetos de aprendizagem no contexto de sala de aula de escolas públicas da cidade de Fortaleza. www.proativa.vdl.ufc.br.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
PROATIVA - Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem.
Descrição: Tem por objetivo desenvolver objetos de aprendizagem (atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações que têm a idéia de quebrar o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem), bem como realizar pesquisas sobre a utilização desses objetos na escola, como forma de melhorar o aprendizado dos conteúdos escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Projeto Me perdi e me achei no Brasil (Brasil x França)
Descrição: O projeto Me perdi e me achei no Brasil tem como principal objetivo realizar um projeto colaborativo e estabelecer trocas culturais entre alunos de diferentes realidades (alunos do 4] ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza e alunos da mesma faixa etária de uma escola da cidade de Villejuif, próximo a Paris, França), utilizando-se de tecnologias de comunicação existentes em ambientes colaborativos. O projeto culmina com a cração de uma história colaborativamente entre os dois grupos de alunos, com trocas de idéias através de videoconferência, e um video com desenhos dos alunos ilustrando a história...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / Cicero J. R. Matos - Integrante / LIMA, Lavina Lúcia Vieira - Coordenador.Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Educação para o Século 21:Emancipatória, Inovadora e Solidária
Descrição: No atual contexto, importantes avanços científicos e tecnológicos surgem permeados a diversos desafios sociais e éticos, aspectos que interferem diretamente na maneira em que a humanidade se relaciona e avança no sentido de efetivar na prática as aprendizagens adquiridas nas Instituições. Dentro desse cenário, nasce o convite a construção de uma Educação Emancipatória, Inovadora e Solidária. Essa proposta visa transformar em ?ação criativa? todo o conhecimento científico aprendido e utilizado na concepção de uma sociedade onde todos avancem numa perspectiva multidimensional de afeto e entendimento do ?outro? como uma extensão do ?eu?. A ação intitulada ?Educação para o século 21? busca a realização de ciclos de Palestras, Rodas de Conversas e Oficinas permanentes, tendo como objetivo promover as discussões sobre os avanços educacionais e profissionais dentro de perspectivas práticas e solidárias. Essa ação busca contribuir com uma formação humanística a toda comunidade acadêmica do IFCE Campus de Baturité, bem como, contribuir com os avanços da região..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Especialização, Ensino Médio(2o grau), Graduação.
Em relação a temática: Projetos de curso, Integração social(escola, familia, comunidade), Avaliação, Formação inicial ou continuada de professores, Inserção de tecnologias no ensino, Ensino e aprendizagem, Aprendizagem por projetos, Gestão, Ação inclusiva.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: No atual contexto, importantes avanços científicos e tecnológicos surgem permeados a diversos desafios sociais e éticos, aspectos que interferem diretamente na maneira em que a humanidade se relaciona e avança no sentido de efetivar na prática as aprendizagens adquiridas nas Instituições. Dentro dessa perspectiva nasce a ação Educação para o século 21: Emancipatória, Inovadora e Solidária.Essa ação visa a realização de momentos que acolham todos do IFCE Campus de Baturité. Inicialmente foi pensado em um tema amplo: Educação para o século 21: Emancipatória, inovadora e solidária. Tendo como justificativa a necessidade de unificar ações desenvolvidas no IFCE Campus Baturité. A proposta pretende transformar em ?ação criativa? todo o conhecimento científico aprendido e utilizado na concepção de uma sociedade onde todos avancem numa perspectiva multidimensional de afeto e entendimento do ?outro? como uma extensão do ?eu?. Esse movimento nasceu a partir da necessidade de imersão no conceito de Unidade, de partilharmos momentos juntos dentro de uma amplitude Educacional. A ideia é que se promova o conceito de ?partilha? entre os cursos, coordenações, professores, técnicos, terceirizados e alunos, vivenciando entre todos o interesse comum que nos uniu aqui: ?A importância da aprendizagem dos alunos para a vida?. OBJETIVO GERAL: O seu objetivo é a propagação da funcionalidade dos saberes desenvolvidos em um contexto socialmente significativo e consciente através da realização de ciclos de palestras, oficinas e momentos que envolvam os conhecimentos científicos de maneira emancipatória, inovadora e sua relação com a solidariedade e a efetiva utilidade prática no cotidiano. Os objetivos específicos das ações estão em torno do tripé emancipatório, inovador e solidário: Emancipatória, em uma perspectiva democrática, liberta e comprometida em vivenciar conhecimentos e participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a possível a sua inserção cientifica, profissional, social, cultural de forma ética e solidária. Inovadora, por articular uma proposta curricular inovadora centrada em metodologias que potencializem as habilidades adquiridas no processo educativo e sejam melhor utilizadas na vida, transformando ideias em ações criativas. Solidária: A partir de uma educação consciente desenvolver ações transformadoras com o objetivo de oferecer ajuda e ser, na profundida da palavra, solidário..
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2011 - Atual
Primeiro Aprender Digital!
Descrição: Os resultados de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica SPAECE, correspondente ao ano de 2006, revelaram a manutenção de uma preocupante situação a respeito dos níveis de competências e habilidades dos alunos das Escolas Públicas do Estado do Ceará tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Diante desse quadro, constatou-se a necessidade de uma intervenção no primeiro semestre do 1º ano de EM com vistas ao desenvolvimento e à consolidação de habilidades e competências básicas imprescindíveis ao aprendizado das matrizes curriculares próprias a cada uma das disciplinas a serem cursadas. Sob o lema Ler bem para aprender pra valer , o projeto Primeiro, aprender! foi desenvolvido, numa primeira fase, em 2008, em 30% da carga horária, sendo, numa segunda fase, no ano de 2009, ampliado para 45% da carga horária anual de 1.000 h/a. O presente projeto visa a pesquisar, detectar e adequar objetos digitais capazes de permitir a tradução digital do material didático impresso do Primeiro, Aprender, mantendo o foco nas habilidades de: compreensão de textos, raciocínio, articulação lógico-abstrata de conteúdos e resolução de problemas. A partir do projeto, será desenvolvido material didático-pedagógico digital que viabilize a consolidação das competências e habilidades requeridas ao aluno do 1º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Ceará..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - Atual
Luz Solidária - Formação de Monitores e Professores em Tecnologias Digitais para Aprendizagem Escolar
Descrição: O projeto Formação de Monitores e Professores em Tecnologias Digitais para Aprendizagem Escolar é um projeto aprovado para o 3º ciclo do Programa Luz Solidária Coelce. O convênio foi firmado entre a COELCE e o grupo de pesquisa PROATIVA e tem como objetivo implantar tecnologias e formar professores e estudantes no município de Aquiraz.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2010 - 2010
Projeto Aula Interativa
Descrição: O objetivo é promover a melhoria nos níveis de aprendizado, inserindo interatividade no conteúdo curricular da 5ª série do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, através da tecnologia Dell, em escolas da rede pública do município de Hortolândia, no interior do Estado de São Paulo. Esse projeto visa atender, na sua fase inicial, 26 escolas públicas, além de contar com a participação de aproximadamente 6.000 alunos e 90 professores. A Dell disponibilizará uma equipe de profissionais altamente qualificados para participar de todas as fases do projeto, desde o treinamento e capacitação de professores na utilização da nova tecnologia, até a avaliação dos resultados obtidos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida - Integrante / Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Coordenador / Maria da Graça Moreira da Silva - Integrante.Financiador(es): Dell Computadores do Brasil - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
Programa Um Computador por Aluno - UCA
Descrição: O Programa Um Computador por Aluno, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios. Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Seis municípios serão atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2008
Projeto Gestão Escolar e Tecnologias
Descrição: O projeto Gestão Escolar e Tecnologias visa desenvolver um trabalho de formação de gestores para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na gestão escolar e no cotidiano da escola, bem como para apoiar e prover condições para que os professores possam incorporar as TIC à prática pedagógica, de forma a favorecer uma aprendizagem significativa aos alunos.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - Atual
PROATIVA - Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem
Descrição: O Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem ? PROATIVA teve início em 2001 com o projeto ÁLGEBRA INTERATIVA, sob a coordenação do professor Dr. José Aires de Castro Filho. Atualmente, o grupo conta com a participação de alunos das mais diversas áreas e tem por objetivo desenvolver objetos de aprendizagem (atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações que têm a idéia de quebrar o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem), bem como realizar pesquisas sobre a utilização desses objetos na escola, como forma de melhorar o aprendizado dos conteúdos escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2018 - 2018
Projeto Conquistar
Descrição: O projeto tem o objetivo de colaborar de forma gratuita com os estudos dos alunos do curso de Letras do campus de Baturité, nas áreas da Pedagogia, Administração Pública e Letras Português , que prestarão o concurso para Professor da SEDUC ( Secretaria de Educação e Cultura ) do Ceará. Os docentes que participarão do projeto são: Alisandra Cavalcante (concepções pedagógicas); Marco Venâncio (administração Pública); Lourival Soares (Letras Português). O evento conta ainda com a participação motivacional do servidor administrativo Gabriel Demetrius..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2009 - 2009
Periódico: Revista Faculdade Cearenses (RFAC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional/Especialidade: Educação a Distância - EaD.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Computadores, Aprendizagem Escolar e Desenvolvimento Cognitivo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguagens Midiáticas e Comunicação em EaD.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais (http://www.hipertexto2012.com.br/inscricoes/premio-hipertexto2012/), 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Universidade Federal de Pernambuco.
2008
Prêmio de Melhor Artigo do I Seminário de Educação a Distância em Administração http://www.virtual.ufc.br/eadadm/memoria.htm, Universidade Federal do Ceará - UFC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VASCONCELOS, ERLÂNDIA MARCIA2018VASCONCELOS, ERLÂNDIA MARCIA ; DE SOUSA, REGINA MARIA ; CAVALCANTE, ELIZABETH DE ARAÚJO ; BENEVIDES, JORGEANA DE ALMEIDA JORGE ; ALMEIDA, ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE ; FARIAS, WANGLÊSIO SILVEIRA DE . Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico. REVISTA CONEXÕES - CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 12, p. 45, 2018.

2.
SILVA, F. S.2017SILVA, F. S. ; FERNANDES, A. C. A. ; GODOI, K. A. . Perspectivas sobre o pensamento computacional no ensino superior com o software Scratch em cenários da Educação Financeira e da Economia Doméstica. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 23, p. http://tecedu-13, 2017.

3.
SILVA, F. S.2017SILVA, F. S. ; GODOI, K. A. ; FERNANDES, A. C. A. . O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO SUPERIOR. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 1, p. 1-12-12, 2017.

4.
Silva, Flaviana Santos2017Silva, Flaviana Santos ; FERNANDES, A. C. A. ; Godoi, Katia . Perspectivas sobre o pensamento computacional no ensino superior com o software Scratch em cenários de Educação Financeira e da Economia Doméstica. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-13, 2017.

5.
FERNANDES, A. C. A.;ALMEIDA, ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE2015FERNANDES, A. C. A.; FREIRE, R. S. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO LAPTOP: experiências a partir do projeto um computador por aluno (UCA).. Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, v. v. 1, p. p. 1-281-28-42, 2015.

6.
CASTRO FILHO, J. A.2011CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. . Planejamento e Prática de Atividades com Objetos de Aprendizagem nos Anos Iniciais. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 7, p. 1-12, 2011.

7.
FERNANDES, A. C. A.;ALMEIDA, ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE2008FERNANDES, A. C. A.; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina. L. V. ; BARBOSA, J. R. ; LIMA, L. M. Q. de ; MATOS, Cicero J. R. ; CASTRO FILHO, J. A. . Informática Educativa: Estudo de um Modelo de Implementação. Hífen (PUCRS. Impresso), v. 32, p. 253-261, 2008.

8.
FERNANDES, A. C. A.;ALMEIDA, ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE2008 FERNANDES, A. C. A.; SIQUEIRA, R. A. F. ; CASTRO FILHO, J. A. . Análise de Objetos de Aprendizagem Baseada em Parâmetros Multiculturais e Etnomatemáticos. Anales de La Universidade Metropolitana, v. 8, p. 105-120, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GODOI, K. A. ; FERNANDES, A. C. A. ; SILVA, F. S. . Objetos de aprendizagem como convergência do web currículo nas formações inicial e continuada do Projeto UCA. In: Almeida, M.E.B.; Alves, R.M.; Lemos, S.D.V.. (Org.).. 1. ed. São Paulo: Letra Capital, 2014. v. 1.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MELO, B. ; FERNANDES, A. C. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; CASTRO FILHO, J. A. . Revista EDUCARE. Educare (Fortaleza), Fortaleza/CE, p. 67 - 72, 27 maio 2009.

2.
FERNANDES, A. C. A.; FRERE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Pesquisadores Apresentam Novidades. Jornal da UFC, Fortaleza/CE, , v. 24, p. 9 - 9, 12 dez. 2008.

3.
FERNANDES, A. C. A.. Sala de aula ampliada. Revista Universidade Pública, Fortaleza CE, p. 8 - 13, 01 nov. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. S. ; FERNANDES, A. C. A. ; GODOI, K. A. . UM DESIGN EDUCACIONAL PARA INTEGRAR O SOFTWARE SCRATCH NA ECONOMIA DOMÉSTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA. In: In: XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais de Ciências e de Tecnologias - ESOCITE 2016, 2016, Curitiba. Anais do ESOCITE 2016. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016, Paraná. ESOCITE. Paraná, 2016. v. v. 1.. p. p 1-15.

2.
LIMA, Mixilene. S. S. ; LIMA, L. L. V. ; FRERE, R. S. ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. ; BARBOSA, J. R. . Aprendizagem em Projetos de Trocas Culturais com Uso de Laptops Educacionais. In: 1º congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) - 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), 2012, Rio de Janeiro. ?Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável?, 2012.

3.
LIMA, L. L. V. ; MUNIZ, R. ; LIMA, D. A. ; LEITE, D. M. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; BARBOSA, J. R. ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. . A gente faz história: tecnologias digitais e trocas culturais entre alunos brasileiros e americanos em uma escola UCA. In: 1º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), 2012, Rio de Janeiro - RJ. Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável?, 2012.

4.
CASTRO, J. B. ; CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; MESQUITA, O. A. ; GOMES, T. A. ; FERNANDES, A. C. A. ; CARMO, Y. M. . Adaptação de material didático para web: A experiência do primeiro aprender digital. In: I Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, 2012, São Paulo -SP. I Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, 2012. p. 1-9.

5.
SILVA, F. S. ; GODOI, K. A. ; FERNANDES, A. C. A. . Um estudo sobre uma comunidade de prática para o uso de materiais didáticos digitais por professores. In: III Seminário Web Currículo PUC - SP, 2012, Sâo Paulo - SP. Educação e Mobilidade, 2012.

6.
Weckelmann, V. F. ; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de ; FERNANDES, A. C. A. . O Processo de Formação de Professores para o Uso de Computadores Portáteis na Lógica 1:1 Como Fundamento de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Escola Pública Brasileira. In: VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2011, Braga. VII Conferência Internacional de TIC na Educação., 2011, Braga: Universidade do Minho. Perspectivas de inovação. Braga, 2011. p. 491-504.

7.
LIMA, L. L. V. ; LIMA, L. V. ; BARRETO, D. ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. . Interações multiculturais mediadas por computador: as percepções de dois participantes sobre o projeto Nossos Lugares no Mundo. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) I Workshop sobre formação e experiências educacionais no projeto Um Computador por Aluno (UCA), 2011, Aracaju- SE. A Informática na Educação para a Democratização do Conhecimento, 2011. p. 1924-1934.

8.
ALBUQUERQUE, A. M. C. ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. . Investigando práticas educativas com o uso de computadores na escola: uma abordagem construcionista ou instrucionista?. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju - SE. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. v. 1. p. 1324-1333.

9.
CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; FERNANDES, A. C. A. . Development of Early Algebra Concepts Through The Use of Digital Learning Objects. In: 34th conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2010, Belo Horizonte - MG. Proceedings of the 34th conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2010. v. 2.

10.
BARBOSA, J. R. ; FERNANDES, A. C. A. ; LIMA, Lavina. L. V. ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, S. M. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental. In: 21º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)- 16º XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010, Belo Horizonte - MG. TICs e educação para inclusão social e tecnológica e promoção da cidadania, 2010. p. 1118-1126.

11.
LIMA, Lavina. L. V. ; SOUZA, S. M. ; BARBOSA, J. R. ; SILVA, L. M. ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola. In: 21º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)- 16º XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010, Belo Horizonte - MG. TICs e educação para inclusão social e tecnológica e promoção da cidadania, 2010. p. 1197-1205.

12.
FERNANDES, A. C. A.; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Professores, Alunos e Computadores: O Uso de Objeto de Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: II Seminário Web Currículo, 2010, São Paulo. Integração de tecnologias na prática pedagógica e no currículo, 2010.

13.
ALBUQUERQUE, A. M. C. ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. . Integração da Tecnologia Educacional ao Currículo Escolar: Uma Análise, a partir do Planejamento Pedagógico Implementado em Escolas Públicas. In: II Seminário Web Currículo, 2010, São Paulo - SP. Integração de tecnologias na prática pedagógica e no currículo, 2010. v. 1. p. 1-16.

14.
MATOS, C. J. R. ; SOUZA, Maria de Fátima Costa de ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Avaliando Objetos de Aprendizagem a partir de Testes Pedagógicos. In: 21º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2010, João Pessoa -PB. Inclusão Multicultural na Terra onde o Sol Nasce Primeiro. Porto Alegre - RS, 2010. v. 1. p. 1-10.

15.
FERNANDES, A. C. A.; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; DUARTE, M. M. . Tecnologia na Escola: Análise de um Modelo de Implementação. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN), 2009, João Pessoa- PB. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa- PB: Editora Universitária UFPB, 2009. v. 1.

16.
ALBUQUERQUE, A. M. C. ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. . Mapear Informações, Analisar Práticas e Construir Saberes: Uma Experiência no Laboratório de Informática Educativa. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN), 2009, João Pessoa - PB. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa -PB: Universitária UFPB, 2009. v. 1.

17.
FERNANDES, A. C. A.; FRERE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Tecnologia na Escola: Um modelo de Implementação a partir da Formação de Professores. In: XVII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2009, Bento Gonçalves - RS. Educação na Era da Internet - Contribuições das Redes Sociais para a promoção da Aprendizagem. Porto Alegre - RS: Editora da SBC, 2009. v. 1. p. 1837-1846.

18.
FERNANDES, A. C. A.; FRERE, R. S. ; BARBOSA, J. R. ; LIMA, Lavina. L. V. ; CASTRO FILHO, J. A. . Análise do Uso de Objetos de Aprendizagem com Professores do Ensino Fundamental. In: XV Workshop Sobre Informática na Escola, 2009, Bento Gonçalves/RS. Educação na Era da Internet - Contribuições das Redes Sociais para a promoção da Aprendizagem. João Pessoa: Editora UFPB, 2009. v. I. p. 1673-1682.

19.
VASCONCELOS, F. H. L. ; FERNANDES, A. C. A. ; OLIVEIRA, E. M. ; SALES, Gilvandenys Leite ; SIQUEIRA, R. A. F. ; RODRIGUES, H. Z. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Avaliação Sócio-Interacionista Aplicada ao Contexto da Ead em Cursos de Graduação Semi-Presenciais Mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: XIV Workshop de Informática na Escola / XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2009, Belém - PA. XXVIII SBC, 2009. p. 77-86.

20.
FERNANDES, A. C. A.; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina. L. V. ; BARBOSA, J. R. ; LIMA, L. M. Q. ; CASTRO, J. B. ; SOUZA, S. M. ; LIMA, L. ; PEQUENO, Mauro C. ; CASTRO FILHO, J. A. . Interligando Mundos, Conhecimento e Cultura: Uma experiência on line entre alunos do Ensino Fundamental do Brasil x Japão. In: X Encuentro internacional Virtual Educa, 2009, Argentina. X Encuentro internacional Virtual Educa. Buenos Aires, 2009. v. 1. p. 1-16.

21.
MACEDO L.N. ; CASTRO FILHO, J. A. ; BARRETO, A. ; CAMELO, L. S. ; FERNANDES, A. C. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Implementação de Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática. In: X Encuentro internacional Virtual Educa, 2009, Argentina. X Encuentro internacional Virtual Educa. Buenos Aires, 2009. p. 1-17.

22.
FERNANDES, A. C. A.; FREIRE, R. S. ; SOUZA, Maria de Fátima Costa de ; DUARTE, M. ; CASTRO FILHO, J. A. . Modelo para Qualidade de Objetos de Aprendizagem: da sua concepção ao uso em sala de aula. In: XX Simposio de Informática na Educação (SBIE), 2009, Florianópolis - SC. 20 anos de Informática na Educação: Repensar, reciclar, reutilizar e revitalizar.. Florianópolis - SC: Biblioteca Universitária da UFSC, 2009. v. 1. p. 1-10.

23.
BARRETO, A. ; CAMELO, L. S. ; FERNANDES, A. C. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; CASTRO FILHO, J. A. . Investigando a contribuição do software educativo winplot para a compreensão do conceito de função. In: XX Simposio de Informática na Educação, 2009, Florianópoles - SC. 20 anos de Informática na Educação: Repensar, reciclar, reutilizar e revitalizar.. Florianópoles - SC: Biblioteca Universitária da UFSC, 2009. v. 1. p. 1-9.

24.
MEDEIROS, M. D. ; FERNANDES, A. C. A. ; SEVERIANO, M. F. V. ; CASTRO FILHO, J. A. . Simulation Games And Subjectivity: The Experience Of Empowerment In The Sims 2 Game. In: IADIS Game and Entertainment Technologies, 2009, Algarve. IADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems, 2009. v. 1.

25.
FERNANDES, A. C. A.; FERREIRA, R. S. A. ; VASCONCELOS, F. H. L. ; CASTRO FILHO, J. A. . Análise de Parâmetros Etnomatemáticos e Multiculturais na Caracterização de Objetos de Aprendizagem Digitais para o Ensino de Matemática. In: IX Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa, 2008, Caracas. Anais do IX Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa. Caracas Venezuela: Universidade Metropolitana, 2008. v. 1. p. 1-6.

26.
OLIVEIRA, E. M. ; SALES, Gilvandenys Leite ; FERNANDES, A. C. A. ; VASCONCELOS, F. H. L. ; CASTRO FILHO, J. A. . A compreensão de modelos Físicos e Matemáticos através da construção pedagógica de objetos de aprendizagem interativos. In: IX Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa, 2008, Caracas. IX Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa. Caracas: Editora Universidade Metropolitana, 2008. v. 1. p. 1-5.

27.
PETITTO S ; CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. . Minicurso Interligando Mundos: Comunidades questionadoras e aprendentes - o uso de recursos das WebQuests na construção de significados. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2008, Fortaleza. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2008. v. 13. p. 1.

28.
FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. . Iniciação a álbebra e a utilização de objetos de aprendizagem. In: 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 2º SIPEMAT, 2008, Recife - PE. Anais do 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife - PE: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2008. p. 1-12.

29.
FERNANDES, A. C. A.; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina. L. V. ; CASTRO FILHO, J. A. ; FERREIRA, R. S. A. . Implementação e observação de práticas pedagógicas com o uso de Objetos de Aprendizagem na Escola. In: XXVIII Congresso da SBC - XIV Workshop de Informática na Escola (WIE), 2008, Belém - PA. Anais do XXVIII Congresso da SBC, 2008. p. 127-136.

30.
VASCONCELOS, F. H. L. ; FERNANDES, A. C. A. ; OLIVEIRA, E. M. ; SALES, Gilvandenys Leite ; FERREIRA, R. S. A. ; RODRIGUES, H. Z. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Avaliação Sócio-Interacionista Aplicada ao Contexto da EaD em Cursos de Graduação Semi-Presenciais Mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: XXVIII Congresso da SBC - XIV Workshop sobre Informática na Escola (WIE), 2008, Belém - PA. Anais do XXVIII Congresso da SBC. Belém - PA: Anais do XXVIII Congresso da SBC, 2008. p. 77-86.

31.
Duarte ; FERNANDES, A. C. A. ; SEVERIANO, M. F. ; CASTRO FILHO, J. A. . Jogos de simulação e subjetividade: a experiência de poder/controle entre jovens jogadores de The Sims 2.. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2008, Fortaleza - CE. Anais do XIX SBIE, 2008. v. 1. p. 400-409.

32.
CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; FERNANDES, A. C. A. ; LEITE, M. . Quando objetos digitais são efetivamente para aprendizagem: o caso da matemática. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2008, Fortaleza - CE. Anais do XIX SBIE, 2008. v. 1. p. 583-592.

33.
RIBEIRO, J. W. ; VENTURA ; LIMA, I. P. de ; FERNANDES, A. C. A. ; SANTOS, M. J. C. ; VASCONCELOS, F. H. L. . Aspectos Metodológicos da Dinâmica de Interação e Avaliação em Cursos de Graduação Semi-Presenciais da Universidade Aberta do Brasil.. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008. p. 135-144.

34.
SALES, Gilvandenys Leite ; OLIVEIRA, E. M. ; CRUZ, M. M ; FERNANDES, A. C. A. . Uma Experiencia com a metodologia RIVED de construção de objetos de aprendizagem nas licenciaturas do CEFETCE. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Nordeste de Educação Tecnológica-II CONNEPI, 2007, João Pessoa. Congresso de Pesquisa e INovação da Rede Norte Nordeste de educação Tecnoçógica, 2007.

35.
SALES, Gilvandenys Leite ; OLIVEIRA, E. M. ; FARIAS, F. O ; FERNANDES, A. C. A. . Construindo Objetos de Aprendizagem de Matemática e Física. In: II JORNADA NACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2007, São Luiz. II JORNADA NACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2007.

36.
FERNANDES, A. C. A.. Os Problemas da Educação na Universidade Pública. In: XVI Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa, 1997, Fortaleza. Anais do XVI Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, A. C. A.; CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina. L. V. . Objetos de Aprendizagem na Escola: Estudo de um Modelo de Implementação. In: XIX Simpósio de Informática Educativa (SBIE), 2008, Fortaleza. Anais do XIX SBIE, 2008. v. 1.

2.
CASTRO FILHO, J. A. ; FERREIRA, R. S. A. ; FERNANDES, A. C. A. ; BARRETO, N. C. . Os Objetos de Aprendizagem e o Pluralismo Cultural na Sala de Aula. In: XXVII Congrresso do SBC, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXVII Congrresso do SBC. Porto Alegre: SBC-Sociedade Brasileira de Computação, 2007. v. 1. p. 449-452.

3.
SALES, Gilvandenys Leite ; OLIVEIRA, E. M. ; CRUZ, M. M. ; OLIVEIRA, C. F. ; CHAVES, D. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. ; MELO, B. . Construindo Objetos de Aprendizagem de Matemática e Física para Auxiliar na Compreensão de Modelos Físicos. In: XXVII Congresso do SBC, 2007, Rio de Janeiro - RJ. Workshop 1 - Modelos Pedagógicos em educação a distância, 2007. p. 1-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Silva L. M. ; SOUZA, Maria de Fátima Costa de ; FERNANDES, A. C. A. ; SOUZA, S. M. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Avaliando a Potencial Contribuição de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química. In: XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010, Belo Horizonte - MG. TICs e educação para inclusão social e tecnológica e promoção da cidadania, 2010. p. 1421-1424.

2.
LIMA, Mixilene. S. S. ; Cirino, Mara N. D. ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Produção textual e criatividade: aprimorando a Escrita a partir do uso de um objeto de aprendizagem. In: XXIX Encontro de Iniciação Científica 2010 - Encontros Universitários, 2010, Fortaleza -CE. XXIX Encontro de Iniciação Científica 2010, 2010. p. 1-1.

3.
BARBOSA, J. R. ; LIMA, Lavina. L. V. ; LIMA, L. M. Q. ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Tecnologia na educação: uma experiência on-line de conhecimento e cultura entre alunos do Brasil e Japão. In: XXVIII Encontro de Iniciação Científica - Encontros Universitários, 2009, Fortaleza - CE. XXVIII Encontro de Iniciação Científica, 2009. p. 1-1.

4.
CRUZ, M. M ; FARIAS, F. O ; BRAGA, M. C. N ; FERNANDES, A. C. A. ; OLIVEIRA, E. M. ; SALES, Gilvandenys Leite . Uma Experiencia na Construção de Objetos de Aprendizagens Virtuais:Repensando o processo de Ensino-Aprendizagem em Funções. In: VII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação-CEFETCE, 2007, Fortaleza. VII Encontro de Pesquisa e Pós -Graduação, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERNANDES, A. C. A.; CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. . Objetos de Aprendizagem na Escola: Estudo de um Modelo de Implementação. Informática na Educação, 2008.

2.
Duarte ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. . Jogos de simulação de vida e subjetividade: a experiência de poder/controle entre jovens jogadores. Informática na Educação, 2008.

3.
FERNANDES, A. C. A. ; VENTURA . Aspectos Metodológicos da Dinâmica de Interação e Avaliação em Cursos de Graduação Semi-Presenciais da Universidade Aberta do Brasil. Informática na Educação, 2008.

4.
PETITTO S ; CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. . Minicurso Interligando Mundos: Comunidades questionadoras e aprendentes - o uso de recursos das WebQuests na construção de significados. Informática na Educação, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Mixilene. S. S. ; CIRINO, M. N. D. ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Produção textual e criatividade: aprimorando a Escrita a partir do uso de um objeto de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Duarte ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. . SIMULATION GAMES AND SUBJECTIVITY: THE EXPERIENCE OF EMPOWERMENT IN THE SIMS 2 GAME. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARBOSA, J. R. ; LIMA, Lavina. L. V. ; LIMA, L. M. Q. ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Tecnologia na educação: uma experiência on-line de conhecimento e cultura entre alunos do Brasil e Japão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, E. M. ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J. A. . A compreensão de modelos Físicos e Matemáticos através da construção pedagógica de objetos de aprendizagem interativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CRUZ, M. M ; FARIAS, F. O ; MORAIS, J. B. ; BRAGA, M. C. N ; FERNANDES, A. C. A. ; OLIVEIRA, E. M. ; SALES, Gilvandenys Leite . Uma experiência na construção de objetos de aprendizagens virtuais: repensando o processo de ensino-aprendizagem em funções. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SALES, Gilvandenys Leite ; OLIVEIRA, E. M. ; CRUZ, M. M ; CHAVES, D. ; CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. ; MELO, B. . Construindo Objetos de Aprendizagem de Matemática e Física para auxiliar na compreensão de modelos físicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; OLIVEIRA, D. ; PINHEIRO, S. ; NORMANDI, D. ; AMARAL, L. L. ; FERNANDES, A. C. A. . Objeto de Aprendizagem - Enrolando a Língua. 2009.

2.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; SOUZA, M. F. C. ; FREIRE, R. S. ; OLIVEIRA, D. ; VASCONCELOS, G. ; LIMA, Lavina. L. V. ; LIMA, L. M. Q. ; PINHEIRO, S. ; GOMES, T. A. ; NORMANDI, D. ; CASTRO, J. B. ; BARRETO, N. C. ; LUIZ, A. G. ; MATOS, C. J. R. ; SANTOS, G. B. ; NOGUEIRA FILHO, J. V. . Objeto de Aprendizagem - Histórias Fantásticas. 2009.

3.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; SOUZA, M. F. C. ; FREIRE, R. S. ; NORMANDI, D. ; GOMES, T. A. ; SILVA, L. M. ; SIQUEIRA, R. A. F. ; OLIVEIRA, D. ; SANTOS, G. S. ; MURATORI, G. ; GONSALES JUNIOR, D. ; PARENTE, E. J. S. ; FARIAS, R. C. . Objeto de Aprendizagem - Biodiesel: Combustível da Vida. 2008.

4.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; SOUZA, M. F. C. ; FREIRE, R. S. ; GOMES, T. A. ; SILVA, F. J. T. ; COSTA, K. L. ; BARBOSA, J. R. ; CAMELO, L. S. ; SILVA, M. M. P. E. ; ARAUJO, M. C. . Objetos de Aprendizagem - Números Múltiplos. 2008.

5.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; SOUZA, M. F. C. ; FREIRE, R. S. ; COELHO, A. A. ; VASCONCELOS, F. H. L. ; MESQUITA, V. A. ; LUIZ, A. G. ; NORMANDI, D. ; MATOS, C. J. R. ; GOMES, T. A. . Objeto de Aprendizagem - Desafio Eletrizante. 2008.

6.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; SOEIRO, D. ; VASCONCELOS, G. ; LIMA, Lavina. L. V. ; LIMA, L. M. Q. ; BARBOSA, J. R. ; MATOS, C. J. R. ; NORMANDI, D. ; AMARAL, L. L. ; LUIS, A. G. ; FERNANDES, A. C. A. ; MESQUITA, L. A. F. . Objeto de Aprendizagem - Por uma Vírgula. 2008.

7.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; SALES, Gilvandenys Leite ; GOMES, T. A. ; SILVA, M. M. P. E. ; LIMA, D. A. ; AMARAL, L. L. ; CARMO, Y. M. ; VIEIRA, R. ; SIQUEIRA, D. . Objeto de Aprendizagem - Gangorra Interativa. 2008.

8.
FERNANDES, A. C. A.. Objeto de Aprendizagem - Pontos em Batalha. 2008.

9.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; SOUZA, M. F. C. ; FREIRE, R. S. ; CAMELO, L. S. ; CASTRO, J. B. ; ARAUJO, M. C. ; MATOS, C. J. R. ; NOGUEIRA FILHO, J. V. . Objeto de Aprendizagem - Grande Prêmio Funcional. 2008.

10.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; SIQUEIRA, R. A. F. ; FREIRE, R. S. ; GOMES, T. A. ; AMARAL, L. L. ; MATOS, C. J. R. ; CASTRO, A. R. P. ; NORMANDI, D. ; BARRETO, N. C. . Objeto de Aprendizagem - É o bicho. 2007.

11.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; OLIVEIRA, D. ; OLIVEIRA, E. ; SOUZA, M. F. C. ; VASCONCELOS, K. ; FERREIRA, R. S. A. ; LUIZ, A. G. ; NORMANDI, D. ; MURATORI, G. ; MELO, M. . Objeto de Aprendizagem - Construtora RIVED. 2007.

12.
CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. ; SIQUEIRA, R. A. F. ; CASTRO, A. R. P. ; BARRETO, N. C. . Objeto de Aprendizagem - Feira dos Pesos. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, F. S. ; GODOI, K. A. ; FERNANDES, A. C. A. . Oficina: A construção de narrativas digitais no software Squeak Etoys. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERNANDES, A. C. A.. Curso de Formação de Tutores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. . Disciplina de Informática Educativa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Web).

4.
FERNANDES, A. C. A.. Disciplina: Avaliação Educacional. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Aulas para WEB Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO).

5.
CASTRO FILHO, J. A. ; Souza ; BARRETO, A. ; FERNANDES, A. C. A. . Curso Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática. 2009. (Curso Semi-presencial).

6.
CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; FERNANDES, A. C. A. . Tecnologias no Ensino de Língua Portuguesa. 2009. (Curso Semi-presencial).

7.
CASTRO FILHO, J. A. ; LIMA, L. ; FERNANDES, A. C. A. . Curso Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Ciências. 2009. (Curso Semi-presencial).

8.
FERNANDES, A. C. A.. Transição Didática para WEB nos cursos de graduação da UFC. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Web).

9.
FERNANDES, A. C. A.; CASTRO FILHO, J. A. . Disciplina de Informática Educativa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Web).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERNANDES, A. C. A.; MENDONCA, L. A.. Participação em banca de Cristiano Melo Reinaldo. Administração Financeira do Orçamento Familiar: Proposta de curso em EaD. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, A. C. A.; Oliveira. R.; ARAUJO, E.. Participação em banca de MAÍSA E SILVA MAIA DE QUEIRÓZ CARVALHO.AS METODOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE.

2.
ROCHA, S. S. D.; FERNANDES, A. C. A.. Participação em banca de ALANNE MONTEIRO ALVES.AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ-CAMPUS ACARAÚ NAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE.

3.
BARBOSA, J. R.; FERNANDES, A. C. A.. Participação em banca de JÉSSICA PEREIRA ALVES.Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Um estudo de caso sobre o software coelho sabido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Cearenses.

4.
BARBOSA, J. R.; FERNANDES, A. C. A.. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO SILVEIRA.Pedagogia Empresarial: Uma Nova Perspectiva de Trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Cearenses.

5.
FERNANDES, A. C. A.. Participação em banca de Ariadna Maropo.A Influencia das Atividades Lúdicas na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Cearenses.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 2º SIPEMAT.Iniciação a álbebra e a utilização de objetos de aprendizagem. 2008. (Simpósio).

2.
Infobrasil TI & Telecom. 2008. (Congresso).

3.
IX Congresso Iberoamericano de Informática Educativa.. Análise de Parâmetros Etnomatemáticos e Multiculturais na Caracterização de Objetos de Aprendizagem Digitais para o Ensino de Matemática. 2008. (Congresso).

4.
XIX Simpósio de Informática Educativa (SBIE).Jogos de simulação e subjetividade: a experiência de poder/controle entre jovens jogadores de The Sims 2. 2008. (Simpósio).

5.
XIX Simpósio de Informática Educativa (SBIE).Jogos de simulação e subjetividade: a experiência de poder/controle entre jovens jogadores de The Sims. 2008. (Simpósio).

6.
XIX Simpósio de Informática Educativa (SBIE).Quando objetos digitais são efetivamente para aprendizagem: o caso da matemática. 2008. (Simpósio).

7.
XXVIII Congresso da SBC - WIE (Workshop sobre Informática na Escola). OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O PLURALISMO CULTURAL NA SALA DE AULA. 2008. (Congresso).

8.
InfoBrasil 2007. 2007. (Outra).

9.
IV Seminário Municipal de Informática Educativa. 2007. (Seminário).

10.
IV Seminário Municipal de Informática Educativa. 2007. (Seminário).

11.
Formação Permanente para Professores. 2006. (Encontro).

12.
Formação Permanente para Professores na Matemática. 2006. (Encontro).

13.
Formação Permanente para Professores. 2005. (Encontro).

14.
Formação Permanente para Professores. 2004. (Encontro).

15.
Treinamento para o Tempo de Avançar para o Ensino Médio. 2004. (Simpósio).

16.
Capacitação para o Tempo de Avançar para o Ensino Médio. 2003. (Outra).

17.
3ª Jornada de Ed. do Norte/Nordeste. 2001. (Congresso).

18.
Construtivismo ? Teoria e Prática. 2001. (Seminário).

19.
Seminário da Revista da AEC ? O Fim da Escola. 2001. (Simpósio).

20.
V Jornada Cearense de Ed. Infantil e Ensino Fundamental.. 2001. (Congresso).

21.
Competência Essencial. 2000. (Outra).

22.
Encontro de Psicomotricidade Relacional - CIAR. 2000. (Oficina).

23.
Excelência Humana: O Diferencial de Sucesso. 2000. (Congresso).

24.
II Jornada de Educação do Norte ? Nordeste. 2000. (Congresso).

25.
Jogos e Vivências Grupais. 2000. (Oficina).

26.
Novos Padrões de Gestão Empresarial ? O desafio da Competitividade. / Tendências Mundiais em Treinamento: Obtendo Resultados através do Comprometimento.. 2000. (Seminário).

27.
Tendências Mundiais em Treinamento: Desenvolvendo Competências.. 2000. (Seminário).

28.
Arte e Educação - SESC. 1999. (Seminário).

29.
I Encontro NUCEPEC sobre a Criança e o adolescente. 1999. (Encontro).

30.
Nós XXI Subjetividade, Desafios e Redes - UFC. 1999. (Seminário).

31.
Programa 5S em Recursos Humanos. 1999. (Seminário).

32.
Workshop de Leitura e Literatura Infantil - SESC. 1999. (Congresso).

33.
A Psicopedagogia na Formação do Profissional de Pedagogia. 1998. (Seminário).

34.
Curso de Informática Avançado. 1998. (Outra).

35.
Curso de Informática Avançado. 1998. (Outra).

36.
Língua Brasileira de Sinais - Libras. 1998. (Oficina).

37.
Linguagem, experiência e formação.. 1998. (Seminário).

38.
Psicodrama Público, A Prática do Saber, Metodologia de Intervenção. 1998. (Oficina).

39.
Fórum LDB ? Educação e Cultura: Os Novos Rumos do Ensino no Ceará. 1997. (Outra).

40.
I Semana PET de Educação Especial - UFC. 1997. (Encontro).

41.
Marketing para Todos - Fundação Demócrito Rocha. 1997. (Outra).

42.
A Pesquisa com Família na Perspectiva de Programa de Intervenção ? Dra. Teresa Maldonato. 1996. (Seminário).

43.
O Olhar Psicológico e os Recursos do Trabalho com Grupos e com Famílias ? Dra. Maria Teresa Madolnato. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NAMBUCO, N. ; FERNANDES, A. C. A. ; CALIXTO, A. . IV Encontro PIBID IFCE. 2017. (Outro).

2.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de ; FERNANDES, A. C. A. . III Seminário Web Currículo - Integração de Tecnologias na Prática Pedagógica e no Currículo. 2012. 2012. (Congresso).

3.
CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. . 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Congresso).

4.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de ; FERNANDES, A. C. A. . II Seminário Web Currículo - Integração de Tecnologias na Prática Pedagógica e no Currículo. 2010. (Outro).

5.
CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. A. ; Souza . XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Karolina Matos de Freitas. As Atividades Lúdicas e o Processo de Aprendizagem na Educação Infantil. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Cearenses. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosenilda Maria Vasconcelos. A Educação Feminina sob a Perspectiva de J.-J Rousseau. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Diversidade e Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida.

2.
Robervanda Alves Pinto. Uma Reflexão sobre a Educação atual e o uso de Tic em Sala de Aula. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Diversidade e Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MAÍSA E SILVA MAIA DE QUEIRÓZ CARVALHO. AS METODOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE. Orientador: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida.

2.
Ariadna Justino Maropo. Monografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Cearenses. Orientador: Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida.



Inovação



Outros projetos




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 10:03:01