Italo Mendes da Silva Ribeiro

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  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (2007) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, Computação Gráfica, Visualização Médica e Desenvolvimento de jogos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Italo Mendes da Silva Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Italo M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará.
Rua dos Tabajaras, 376
São Vicente
63700000 - Crateús, CE - Brasil
Telefone: (88) 36911029
URL da Homepage: http://www.crateus.ufc.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 interrompida
Doutorado interrompido em 2014 em Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Orientador: Selan Rodrigues dos Santos.
Ano de interrupção: 2014
2009 - 2011
Mestrado em Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Segmentação Vascular,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Selan Rodrigues dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Conexão Entre Elementos de Jogos Massivos Para Múltiplos Jogadores Online.
Orientador: Magno Alves dos Santos.




Formação Complementar


2009 - 2009
Programação em GPU: Passado, Presente e Futuro. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Minicurso: Métrica e Avaliação de Código Fonte. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso Teste de Intrusão (PEN-TEST). (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Piauí, UAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância de Sistema de Informação, Carga horária: 20


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Departamento de Informatica e Estatistica, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: -Lógica -Prolog -Tópicos em Computação -Programação II

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico da Plataforma Moodle, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR - Professor formador I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Instituto Metrópole Digital, IMD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRONATEC - Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PRONATEC - Professor, Carga horária: 20


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de extensão


2017 - Atual
CONTROLE DE ESTOQUE: UMA PROPOSTA DE GERENCIAMENTO PARA O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA
Descrição: A montagem do laboratório requer um investimento considerável, tanto em estrutura física, aquisição de equipamentos, reagentes e vidrarias, quanto em treinamento de mão-de-obra qualificada. Além disso, deve-se considerar os requisitos de segurança como exposição, toxicidade, inflamabilidade, etc. Muitos riscos potenciais estão relacionados com o manuseio incorreto de vidrarias e reagentes químicos, bem como o armazenamento dos mesmos. Tais riscos não deixaram de existir, porém riscos e acidentes podem ser evitados e até eliminados, caso haja um planejamento de procedimentos de segurança, manuseio e estocagem. A maioria dos problemas vinculados a estocagem em laboratório químico deve-se à diversidade dos reagentes estocados e inúmeras regras de armazenamento, que nem sempre são apresentadas de forma detalhada aos profissionais da área (USP;2017). Os reagentes químicos estocados podem ser sólidos, líquidos e gasosos, podendo está embalados em frascos de papel, plástico, vidro ou metal. A natureza de cada produto pode ser considerada individualmente ou em relação a outros produtos estocados na mesma área. Cada reagente possui suas características e podem ser agrupados nas seguintes categorias gerais: Inflamáveis; Tóxicos; Explosivos; Agentes Oxidantes; Corrosivos; Gases Comprimidos; Produtos sensíveis à água e produtos incompatíveis O processo de organização, análise de risco e estocagem devem ser minucioso, para que se possam evitar acidentes e gastos desnecessários, envolvidos na compra de reagentes e vidrarias. Um bom controle de estoque e gerenciamento de resíduos químicos produzidos pelas práticas podem evitar descartes inadequados e poluição do meio ambiente. Frente ao papel importante que as universidades desempenham na formação do intelectual dos seus alunos, ciente das responsabilidades com a sociedade e com o meio ambiente, o projeto pretende criar um software capaz de controlar o estoque de reagentes, vidrarias e gerenciar resíduos de práticas laboratoriais. O software pretende ainda trazer informações técnicas e fixas de riscos dos reagentes, indicando suas restrições quanto a presença de umidade, incompatibilidade entre os demais produtos químicos e sugestão de EPIs apropriados para cada material. Em um segundo momento, o projeto pretende ampliar as funcionalidades do software, para conter instrumentação para a preparação das práticas, facilitando a logística da montagem dos experimentos, bem como a previsão do gerenciamento de resíduos gerados e indicando o descarte apropriado para os mesmos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Italo Mendes da Silva Ribeiro - Coordenador.
2017 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE JOGO PARA AUXÍLIO NO APRENDIZADO DA TABUADA.
Descrição: Os jogos são aplicados na educação de várias maneiras, como em treinamento, atividades físicas e aprendizado de conceitos matemáticos. Existem vários jogos que objetivam facilitar o aprendizado da tabuada, mas praticamente todos os jogos de tabuada criam desafios para o jogador completar uma operação básica, ora pedindo que o jogador informe a resposta ou complete uma das parcelas da operação. Assim, a grande maioria dos jogos usados para ensino da tabuada, já espera que o jogador saiba toda a tabuada, e apenas exercite nos desafios do jogo. A mecânica do jogo, ou seja, o conjunto de regras, controle e desafios do jogo, será do tipo puzzle match three, onde o objetivo é agrupar três ou mais peças de um mesmo tipo, ganhando pontos e eliminando-as. A mecânica puzzle match three é de fácil aprendizado, bem conhecida e jogada pelos diversos tipos de jogadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Italo Mendes da Silva Ribeiro - Coordenador.
2016 - Atual
Uso de Software de Avaliação para Auxílio ao Ensino de Programação
Descrição: Os cursos de computação e sistemas de informação possuem disciplinas essenciais como as de programação. Essas disciplinas enfatizam o ensino da lógica de programação em diferentes linguagens de programação, tornando o aluno apto a utilizar o conhecimento adquirido na resolução de diferentes problemas. Resumidamente, se faz necessária a abordagem de diversos problemas (exercícios) para que o aluno através dos programas produza soluções através da linguagem de programação solicitada. O elevado número de exercícios e alunos, muitas vezes, compromete o acompanhamento eficiente por parte do professor. Essas dificuldades refletem em altos índices de reprovação e consequentemente na evasão do curso [1][2]. Como alternativa a esse problema, temos o uso de ferramentas automatizadas que auxiliam o professor na tarefa de avaliação dos exercícios propostas, facilitando o processo de elaboração, submissão e avaliação de exercícios práticos. Para estimular os estudantes em participar do sistema e resolver os exercícios, planeja-se utilizar a gamificação. Ao resolver os exercícios o aluno ganhará nível, pontos e itens. O nível mostrará o grau de habilidade do aluno, os itens auxiliarão na resolução de atividades e os pontos serão moeda para compra dos itens. A automatização e a gamificação contribuem para diminuir o problema da evasão, acompanhamento e de aprendizado dos estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Italo Mendes da Silva Ribeiro - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Desenvolvimento de Jogos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Visualização Médica.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Redes de Computadores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Italo M. S.; SANTOS, S. R. . Métricas para Avaliação de Motores de Jogos Tridimensionais. In: SBGames, 2009, Rio de Janeiro. Posteres da trilha de Computação, 2009. p. 85-88.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, Italo M. S.; SOUZA, F. V. . Conexão entre Elementos de Jogos Massivos Para Múltiplos Jogadores Online. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, Italo M. S.; SANTOS, S. R. . Análise para Encontrar a Melhor Combinação de Métodos para Emprego de Imagética Motora em um Jogo Sério.. 2013.

2.
RIBEIRO, Italo M. S.. Utilização de Dispositivos Hápticos em Atividades Moleculares: Uma Revisão.. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, Italo M. S.. Desenvolvimento de Jogos com Unity para Iniciantes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RIBEIRO, Italo M. S.. Ogre3D e desenvolvimento de jogos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MACEDO FILHO, A.; RIBEIRO, Italo M. S.; ROCHA, F. L. P.. Processo Seletivo de Professor Provisório. 2016. Universidade Estadual do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Workshop de Jogos Digitais do RN. 2012. (Outra).

2.
2nd Workshop on scientific computing in health applications. 2012. (Oficina).

3.
3nd Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2012. (Congresso).

4.
XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2011. (Congresso).

5.
XII Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2010. (Simpósio).

6.
Escola Regional Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI). 2009. (Encontro).

7.
VII Simpósio de Informática do IFPI (INFOPI). 2009. (Simpósio).

8.
Escolas Regional de Computação: Ceará, Maranhão e Piauí(ERCEMAPI).Conexão entre Elementos de Jogos Massivos Para Múltiplos Jogadores Online. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, Italo M. S.. 3nd Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2012. (Congresso).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
RIBEIRO, Italo M. S.. Desenvolvimento de Jogos com Unity para Iniciantes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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