Cristiano Rodolfo Tironi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5826710324797597
  • Última atualização do currículo em 19/11/2017


Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006) e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2015). É fundador do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton - LEMIN e co-fundador do Centro de Aperfeiçoamento, Aprendizagem e Desenvolvimento Tecnológico - CADTEC. Atualmente exerce a função de Secretário de Educação do município de Massaranduba, SC e é coordenador do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton - LEMIN É também professor de Matemática e Física no LEMIN. Participa, desde 2016, do programa desenvolvido pelo IMPA, Obmep na Escola, atuando como professor de Olimpíadas de Matemática. Tem atuado principalmente nas áreas: Educação Matemática, Interdisciplinaridade, Etnomatemática; Feiras de Matemática e de Tecnologia, Robótica Educacional e Olimpíadas de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiano Rodolfo Tironi
Nome em citações bibliográficas
TIRONI, C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton.
Rua da Integração, 386
Centro
89108000 - Massaranduba, SC - Brasil
Telefone: (47) 33791908
URL da Homepage: www.leminsc.com.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáti.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: As contribuições do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton para o ensino de matemática na educação básica na perspectiva da etnomatemática, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Vera Lúcia de Souza e Silva.
2002 - 2006
Graduação em Matemática.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1996 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica General Rondon, EEBGR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Astrofísica. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Formação continuada: proposta curricular de Santa Catarina. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2015 - 2015
Arduíno Aplicado à Automação e Mecatrônica. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2014 - 2014
Robótica. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Educação Básica Maria Konder Bornhausen, EEBMKB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2000 - 2013
Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Financeira, Carga horária: 4


Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, E.M.E.F.M.P.A, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Coord. do LEMIN, Carga horária: 18



Outros Projetos


2010 - Atual
Olimpíadas de Matemática
Descrição: Projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo em período extra classe. Participam desse projeto estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental, tendo como objetivo geral instigar os estudantes no uso da criatividade e do raciocínio logico, utilizando a resolução de problemas como fio condutor..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Cristiano Rodolfo Tironi - Coordenador / Matheus Carboni Machado - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Laboratório de Educação Matemática.
4.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Robótica e Automação Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Professor Premiado na 12ª OBMEP, IMPA.
2014
Professor Premiado na 10ª OBMEP, IMPA.
2013
Professor Premiado na 9ª OBMEP, IMPA.
2012
Professor Premiado na 8ª OBMEP, IMPA.
2011
Professor Premiado na 7ª OBMEP, IMPA.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
TIRONI, C. R.; SOUZA, V. L. E. . Experiências Interdisciplinares na Educação Básica: o caso do Laboratório de Educação Matemática Newton - LEMIN. In: Ricardo Kazama, Joana Maria Pedro, Raquel de Barros Pinto Miguel, Gregório Varvakis, Silvia Maria Puentes Bentancourt, Madalena Pereira da Silva, Marie-Anne Stival Pereira e Leal Lozano, Yuri Gomes Cardenas. (Org.). Interdisciplinaridade: Teoria e prática. 1ed.: , 2014, v. 2, p. 289-312.

Apresentações de Trabalho
1.
TIRONI, C. R.; SILVA, V. L. S. E. . As contribuições do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton para o Ensino de Matemática na Eduação Básica na perspectiva da Etnomatemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TIRONI, C. R.; SOUZA, V. L. E. . Etnomatemática na formação continuada de professores: estudo de caso do laboratório de educação matemática Isaac Newton. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TIRONI, C. R.; SOUZA, V. L. E. . Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton: um estudo de caso na perspectiva da etnomatemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TIRONI, C. R.; SCHMIT, E. ; SCHUHMACHER, V. R. N. ; SCHUHMACHER, E. . A aprendizagem significativa como estratégia para o ensino de física moderna e contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TIRONI, C. R.. E. M. Ministro Pedro Aleixo, de Massaranduba. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
TIRONI, C. R.; RIETTER, L. ; CARBONI, M. ; TOMIO, T. L. . Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton. 2012. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
TIRONI, C. R.. Explorando conceitos matemáticos através do EXCEL. 2017. .

2.
TIRONI, C. R.. Explorando conceitos de geometria por meio do Geogebra. 2016. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio de Itajaí. 2017. (Outra).

2.
Seminário de Educação com foco na GESTÃO, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM. 2017. (Seminário).

3.
VI Seminário Nacional de Avaliação e Gestão das Feiras de Matemática.As contribuições da Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia para a formação cinetífica e tecnologica dos professores. 2017. (Seminário).

4.
XVI Fórum Ordinário da Undime-SC. 2017. (Outra).

5.
VI VI Foro Internacional de Innovación y Creatividad (INCREA): Escuelas y Aulas Creativas.A etnomatemática e a contextualização no ensino da matemática escolar: uma experiência na educacão básica. 2014. (Outra).

6.
XVII Mostra Brasileira de Foguetes.Mostra de Foguetes de Ar comprimido. 2014. (Oficina).

7.
16th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications. 2013. (Outra).

8.
9° Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A Aprendizagem Significativa como Estratégia para o ensino de física moderna e contemporânea. 2013. (Encontro).

9.
Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sukul.Experiências Interdisciplinares na Educação Básica: o caso do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton. 2013. (Simpósio).

10.
VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática. LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ISAAC NEWTON: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TIRONI, C. R.; MACHADO, M. C. . II Olimpíada Massarandubense de Matemática - OMM. 2017. .

2.
TIRONI, C. R.; TOMIO, T. L. . II Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia. 2017. .

3.
TIRONI, C. R.; TOMIO, T. L. . I Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia. 2016. .

4.
TIRONI, C. R.; MACHADO, M. C. . I Olimpíada Massarandubense de Matemática. 2016. .



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TIRONI, C. R.; SOUZA, V. L. E. . Experiências Interdisciplinares na Educação Básica: o caso do Laboratório de Educação Matemática Newton - LEMIN. In: Ricardo Kazama, Joana Maria Pedro, Raquel de Barros Pinto Miguel, Gregório Varvakis, Silvia Maria Puentes Bentancourt, Madalena Pereira da Silva, Marie-Anne Stival Pereira e Leal Lozano, Yuri Gomes Cardenas. (Org.). Interdisciplinaridade: Teoria e prática. 1ed.: , 2014, v. 2, p. 289-312.


Apresentações de Trabalho
1.
TIRONI, C. R.; SOUZA, V. L. E. . Etnomatemática na formação continuada de professores: estudo de caso do laboratório de educação matemática Isaac Newton. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TIRONI, C. R.; SOUZA, V. L. E. . Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton: um estudo de caso na perspectiva da etnomatemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TIRONI, C. R.; SCHMIT, E. ; SCHUHMACHER, V. R. N. ; SCHUHMACHER, E. . A aprendizagem significativa como estratégia para o ensino de física moderna e contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
TIRONI, C. R.; SILVA, V. L. S. E. . As contribuições do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton para o Ensino de Matemática na Eduação Básica na perspectiva da Etnomatemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TIRONI, C. R.. Explorando conceitos de geometria por meio do Geogebra. 2016. .

2.
TIRONI, C. R.. Explorando conceitos matemáticos através do EXCEL. 2017. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TIRONI, C. R.; TOMIO, T. L. . I Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia. 2016. .

2.
TIRONI, C. R.; MACHADO, M. C. . I Olimpíada Massarandubense de Matemática. 2016. .

3.
TIRONI, C. R.; MACHADO, M. C. . II Olimpíada Massarandubense de Matemática - OMM. 2017. .

4.
TIRONI, C. R.; TOMIO, T. L. . II Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia. 2017. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
TIRONI, C. R.; RIETTER, L. ; CARBONI, M. ; TOMIO, T. L. . Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton. 2012. (Site).



Outras informações relevantes


É coordenador do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton - LEMIN (www.leminsc.com.br)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 17:18:53