Fabiano José Colombo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1373415820938721
  • Última atualização do currículo em 10/06/2018


Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Marília/SP-(2009) com bolsa CNPq. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Marília/SP-(2006). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Marília/SP - UNIMAR (2015) onde realizou pesquisa de iniciação cientifica estudando o tema Arquitetura Escolar. Possui curso de Magistério com habilitação para educação infantil, ensino fundamental de 1ª à 4ª série e Educação de Jovens e Adultos pelo CEFAM Prof Macário Ribeiro Macário de Marília/SP-(2002). Atualmente ocupa os cargos de Coordenador do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Atividades de tutoria à distância - NUATU do Centro de Educação â distância da FAIP e professor no Ensino superior na FAIP - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista nos cursos de Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo. Também atua como Professor de Ensino superior na Universidade Paulista - UNIP (campus Assis) no curso de Arquitetura e Urbanismo e professor de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e Educação Infatil da Secretaria Municipal de Educação de Marília/SP, com ênfase nos primeiros anos de alfabetização. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, alfabetização e Literatura Infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiano José Colombo
Nome em citações bibliográficas
COLOMBO, F. J.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Literatura Infantil; formação do leitor; Prática docente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2014
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Título: A ARQUITETURA ESCOLAR PENSADA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DE UMA FUNDAMENTAÇÃO PEDAGOGICA NÃO TRADICIONAL.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Kawauchi.
Bolsista do(a): Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A importancia do trabalho educativo com ilustrações de livros de literatura infantil.
Orientador: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto.
2000 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Magisterio.
Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, CEFAM, Brasil.
Bolsista do(a): .
1992 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Profª Ermelinda Clarice Sanches, EE, Brasil.




Formação Complementar


2008
Italiano.
ALE Idiomas, ALE, Brasil.
2017 - 2017
Moodle. (Carga horária: 40h).
Portal Educação, E, Brasil.
2017 - 2017
Tutoria. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, E, Brasil.
2016 - 2016
AVA Moodle e WAE-APP's. (Carga horária: 100h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2016 - 2016
Tutor e conteudista e seus papeis na EAD. (Carga horária: 100h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2015 - 2015
Programas institucionais - SIOE, Nivelamento e Atendimento Psicológico. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2014 - 2014
Curso autoinstrucional Sustentabilidade, um valor para a nova geração. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Minhas primeiras Lições de desenho: a percepção da forma. (Carga horária: 13h).
Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2014 - 2014
introdução à fotografia digital. (Carga horária: 27h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Minhas primeiras lições de desenho - modulo 3 - figura humana teoria. (Carga horária: 13h).
Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2014 - 2014
Curso autoinstrucional de Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o. (Carga horária: 12h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2007 - 2007
TOEFL.
Escola de Idiomas - Fisk Marília/SP, FISK, Brasil.
2005 - 2005
Visual Class - Windows Básico.. (Carga horária: 40h).
Secretatia Municipal da Educação Município de Marília., SME, Brasil.
2005 - 2005
Produção textual: Implicações Pedagógicas. (Carga horária: 30h).
Secretaria Municipal da Educação de Marilia, SME, Brasil.
2001 - 2005
Inglês.
Escola de Idiomas - Fisk Marília/SP, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como coordenador do curso de Licenciatura em pedagogia nas modalidades presencial e a distância.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor conteudista, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como professor conteudista no curso de Licenciatura em Pedagogia da FAIP. Nas disciplinas de Metodologia Científica, Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização e do letramento

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de ativ. de tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como coordenador do Núcleo de atividades de Tutoria à distancia do CEAD FAIP (Centro de educação a distancia da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista FAIP - Marilia/SP

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do curso de Pedagogia nas disciplinas de Metodologias de Alfabetização e letramento, Ciências, Planejamento e Avaliação Educacional e Metodologia Científica. Orientador de pesquisas nas áreas de Leitura e alfabetização e Práticas de Ensino. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da disciplina de Metodologia Científica.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tutoria no curso de graduação em licenciatura, Carga horária: 20

Atividades

06/2017 - Atual
Direção e administração, FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA, .

Cargo ou função
Coordenação do núcleo de atividades de tutoria a distância.
04/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA, FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA.

Atividade realizada
Professor no Curso de preparação para Concursos Públicos.
02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA, .

01/2017 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Informática aplicada a arquitetura e urbanismo 2D
08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodologicos da Alfabetização e do letramento
Fundamentos Teóricos e Metodologicos de Ciências
Metodologia Científica
Planejamento e Avaliação educacional
Tópicos Especiais em Educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria em disciplinas á distancia do curso de Pedagogia

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo em disciplinas projetuais

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Arquitetura Habitação coletiva de alta densidade
Planejamento Urbano e Regional

Faculdade Paulista, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Professor dos cursos de Pedagogia e Agronomia Professor colaborador

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Língua Portuguesa
Metodologia da alfabetização
Currículo e Avaliação da aprendizagem
08/2016 - 12/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Paisagismo e Floricultura
07/2016 - 12/2016
Direção e administração, Faculdade Paulista, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Pedagogia.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju, FAFIP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da Disciplina de Aprendizagem Métodos e Técnicas de Ensino I e II para os cursos de Pedagogia e História. Professor Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso nas Áreas: Literatura Infantil e Práticas de ensino.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participante voluntário nas atividades do projeto: "Literatura na escola: espaços e contextos ? A realidade brasileira e portuguesa", sob a coordenação da doutora Renata Junqueira de Souza da Universidade Estadual Paulista-UNESP de Presidente Prudente/SP.


Secretaria Municipal de Educação de Marília, SMEM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Carga horária: 27
Outras informações
Atualmente afastado do cargo por motivos particulares (assumindo outros cargos e funções).



Linhas de pesquisa


1.
Orientador de Bolsa de Iniciação científica
2.
Linhas de pesquisa - Literatura infantil, leitura e aquisição da linguagem escrita
3.
Linhas de pesquisa - Arquitetura escolar


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infantil.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. N. M. ; COLOMBO, F. J. . O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, MARILIA. VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016.

2.
CARVALHO, N. L. ; COLOMBO, F. J. . O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, MARILIA. VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016.

3.
RODRIGUES, A. ; COLOMBO, F. J. . BREVE CONCEITO HISTÓRICO SOBRE A LEITURA. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, MARILIA. VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016.

4.
SANTOS, L. S. ; COLOMBO, F. J. . HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: PROGRAMAS E CAMPANHAS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, MARILIA. VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016.

5.
MARTINS, T. C. S. ; COLOMBO, F. J. . O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, MARILIA. VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016.

6.
COLOMBO, F. J.. AS BASES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO FUNDAMENTO PARA UMA NOVA VISÃO DE ARQUITETURA ESCOLAR. In: VI Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2015, Marilia. VI Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2015.

7.
COLOMBO, F. J.. A LITERATURA INFANTIL COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA. In: 17º COLE: É preciso transcrever o mundo, 2009, Campinas. 17º COLE: É preciso transcrever o mundo, 2009.

8.
COLOMBO, F. J.. Um aluno especial. In: II Ciclo de Histórias de Professores: Experiencias vividas em sala de aula, 2007, Assis/SP. II Ciclo de Histórias de Professores: Experiencias vividas em sala de aula. Assis/SP, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COLOMBO, F. J.. A importância do trabalho educativo com ilustrações de livros de literatura infantil. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas/SP. 16º COLE - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebra-las. Campinas/SP: ALB, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COLOMBO, F. J.. A importancia do trabalho educativo com ilustrações de livros de literatura infantil. In: VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações, 2007, Marília/SP. VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. Marília/SP, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, K. A. S. ; COLOMBO, F. J. . AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PEREIRA, B. F. ; COLOMBO, F. J. . IMPLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: AVANÇOS E LIMITAÇÕES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, D. L. M. ; COLOMBO, F. J. . O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA FASE INICIAL DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ROCHA, F. F. S. ; COLOMBO, F. J. . O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA LEITURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
COLOMBO, F. J.. A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
COLOMBO, F. J.. A importancia do trabalho educativo com ilustrações de livros de literatura infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COLOMBO, F. J.. A ARQUITETURA ESCOLAR PENSADA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DE UMA FUNDAMENTAÇÃO PEDAGOGICA NÃO TRADICIONAL 2014 (Trabalho final de Graduação).


Demais tipos de produção técnica
1.
COLOMBO, F. J.. Conteúdo da disciplina de Fundamentos Teóricos e metodologicos da alfabetização e do Letramento. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
COLOMBO, F. J.. Conteúdo da disciplina de metodologia científica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
COLOMBO, F. J.. Conteúdo de trabalho da disc. de Fund. met. de ciências. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
COLOMBO, F. J.. Conteúdo didático para disciplina de Fund. Teor. metod. da alfabetização e letramento. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de disciplina).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIBEIRO, C. R. D.; COLOMBO, F. J.; CASAGRANDE FILHO, M. R.. Participação em banca de ANTÔNIO ROGÉRIO GUIMARÃES GRESPAN. Relações da Arquitetura escolar com as metodologias de ensino. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TOPPAN, J. M. B.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de Caroline Vera Batista.Educação especial para superdotados/altas habilidades na perspectiva inclusiva: conceito, avaliação e trabalho de enriquecimento curricular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

2.
BITTENCOURT, P. C.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de Franciele Ribeiro Apolinário.A importancia da Brinquedoteca Universitária quanto a formação docente. 2016.

3.
AZEVEDO, A. J.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de Silvana de Melo Silva Alves.A contação de história como atividade lúdica e estratégia para a aprendizagem na Educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

4.
SMAIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de Elisângela Oliveira Carvalho.Cultura afro-brasileira: perspectivas de ensino nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

5.
BITTENCOURT, P. C.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de Grace Lopes Maia de Oliveira.A brincadeira do faz-de-conta no processo de aprendizagem da criança de 4 e 5 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

6.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de Natália Aparecida Lopes.A contribuição dos contos e histórias infantis para o desenvolvimento da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

7.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; TOPPAN, J. M. B.. Participação em banca de Nathália de Lima Carvalho.O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

8.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; AZEVEDO, A. J.. Participação em banca de Milena Naylise Marques Ferreira.O processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental: uma análise do desenvolvimento da escrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

9.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; TOPPAN, J. M. B.. Participação em banca de Tamires Cristina Soares Martins.O processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

10.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; SMAIOTTO, E. I.. Participação em banca de Luana da Silva Santos.Estudo Histórico das Metodologias de Ensino de Jovens e Adultos no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

11.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de Adriana Rodrigues.Despertando o gosto pela leitura e as contribuições para crianças nos anos iniciais da alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

12.
ESCOUTO, L. F. S.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de Luciana Barbosa Dias.O uso dos contos de fadas como estratégia Pedagógica para o ensino de práticas alimentares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

13.
AZEVEDO, A. J.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de Ana Paula Fernandes Ferreira.A música como estratégia de trabalho pedagógico na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

14.
COLOMBO, F. J.; UREL, A. L. J.; SANTOS, D. M. F.. Participação em banca de Vanessa Alves Mota.O ensino de espaço e forma a partir de jogos na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

15.
SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.; UREL, A. L. J.. Participação em banca de Vanessa Cristina Pereira.A importancia da resolução de problemas para o trabalho com a matemática no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

16.
COLOMBO, F. J.. Participação em banca de Amanda Raquel da Silva.Adaptação Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju.

17.
COLOMBO, F. J.; SOUZA, S. P. de. Participação em banca de Patricia Bracero Furlan.Níveis de escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju.

18.
COLOMBO, F. J.; KRISTENSEN, S.. Participação em banca de Franciele Bezerra da Silva.Sexualidade Infantil: a abordagem desse tema por professores e pais com crianças de educação infantil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju.

19.
COLOMBO, F. J.; KRISTENSEN, S.; FELIX, R.. Participação em banca de Queren Leia dos Santos.O processo de adaptação escolar na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP.HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: PROGRAMAS E CAMPANHAS - BREVE CONCEITO HISTÓRICO SOBRE A LEITURA - O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. 2016. (Simpósio).

2.
VI Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP.As bases da teoria histórico-cultural como fundamento para uma nova visão de arquitetura escolar. 2015. (Simpósio).

3.
Conferência Municipal de Educação de Marília - COMEM. 2013. (Outra).

4.
Semana de engenharias, Arquitetura e Tecnologias. 2013. (Outra).

5.
V Conferência Municipal de Marília. 2013. (Outra).

6.
SEAT semana de engenharias, arquitetura e tecnologias: construindo carreiras. 2011. (Outra).

7.
XV SFAU. 2010. (Outra).

8.
17 COLE - É preciso transver o mundo.Educação de Jovens e Adultos: Letramento, currículo e práticas Pedagógicas.. A LITERATURA INFANTIL COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA.. 2009. (Congresso).

9.
Aprendizagem e adaptação curricular: como construir esse trabalho no dia a dia do professor. 2009. (Outra).

10.
CURSO: Aprendizagem e Adaptação Curricular: como construir esse trabalho no dia a dia do professor. 2009. (Outra).

11.
Seminário Internacional "A literatura Infantil e a Alfabetização em Portugal". 2009. (Seminário).

12.
Curso - Literatura infantil: Criando a cultura do pensar.. 2008. (Outra).

13.
Mini Curso: Modelagem Matemática - VII Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporanêas para o ensino, a prendizagem e o desenvolvimento humano.. 2008. (Outra).

14.
VII Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Teoria Histórico Cultural: Objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano.. 2008. (Outra).

15.
XII JORNADA PEDAGOGICA - Tecnologia e Educação: um olhar crítico.A Literatura infantil como meio para a formação da criança leitora.. 2008. (Outra).

16.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A importancia do trabalho educativo com ilustrações de livros de literatura infantil. 2007. (Congresso).

17.
II Ciclo de Histórias de Professores: Experiencias vividas em sala de aula.Um aluno especial. 2007. (Outra).

18.
Mini Curso: Ação discursiva e Literatura infantil: entorno para aprendizagem da leitura e da escrita - VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. 2007. (Oficina).

19.
VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações.A importancia do trabalho educativo com ilustrações de livros de literatura infantil. 2007. (Outra).

20.
VII Jornada de Educação do Interior Paulista. 2006. (Outra).

21.
Congresso Internacional de Competências. 2005. (Congresso).

22.
IV Jornada do nucleo de ensino: Releitura de Marx para a educação atual. 2005. (Outra).

23.
Oficina: Os Reflexos do Racismo no cotidiano escolar. 2005. (Oficina).

24.
Oficina de Fonoaudiologia. 2005. (Oficina).

25.
VI Jornada de Educação do Interior Paulista. 2005. (Outra).

26.
XXVIII Jornada de Filosofia e teoria das ciencias humanas: teoria critica, politica e educação. 2005. (Outra).

27.
CURSO: Parâmetros em ação. 2004. (Outra).

28.
II Encontro do peja:. 2004. (Encontro).

29.
III Jornada do núcleo de ensino de Marilia: Teoria Historico-Cultural e ao produçao do conhecimento. 2004. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane Luzia Del Massa Santos. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA FASE INICIAL DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. (Orientador).

2.
Bruna Fernanda Pereira. IMPLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: AVANÇOS E LIMITAÇÕES. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. (Orientador).

3.
Franciele Francine dos Santos Rocha. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA LEITURA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. (Orientador).

4.
Katiellen Aparecida Saudino Martins. AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. (Orientador).

5.
Silvana Barboza Coelho. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Rodrigues. Despertando o gosto pela leitura e as contribuições para crianças nos anos iniciais da alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Fabiano José Colombo.

2.
Luana da Silva Santos. Estudo histórico das metodologias de ensino de jovens e adultos no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Fabiano José Colombo.

3.
Tamires Cristina Soares Martins. O processo de alfabetização e letramento na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Fabiano José Colombo.

4.
Milena Naylise Marques Ferreira. O processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise do desenvolvimento da escrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Fabiano José Colombo.

5.
Nathalia de Lima Carvalho. O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Fabiano José Colombo.

6.
Natália Aparecida Lopes. A contribuição dos contos e histórias infantis para o desenvolvimento da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Fabiano José Colombo.

7.
Vanessa Alves Mota. O ensino de espaço e forma a partir de jogos na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Fabiano José Colombo.

8.
Queren Leia dos Santos. O processo de adaptação escolar na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju. Orientador: Fabiano José Colombo.

9.
Amanda Raquel da Silva. Adaptação Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju. Orientador: Fabiano José Colombo.

10.
Patricia Bracero Furlan. Niveis de Escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju. Orientador: Fabiano José Colombo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:17:54