Andrea Alves da Silva Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4277655213445407
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdades Toledo de Araçatuba (1996), Bacharel em Direito pela UNITOLEDO (1992), Mestrado em Educação pela UNESP de Presidente Prudente/SP (2005) e cursando Doutorado na UNESP de Marilia/SP (2015). Atualmente é professora efetiva da Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC-FEA) e Supervisora de Ensino da Prefeitura Municipal de Araçatuba/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: TIC; Política Educacional, Alfabetização, Educação Especial; Legislação Educacional e Formação Continuada de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Alves da Silva Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, A. A. S.;SOARES, ANDREA ALVES DA SILVA

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Araçatuba, Secretaria de Educação.
Rua São Paulo, 728
Vila Mendonça
16015-130 - Aracatuba, SP - Brasil
Telefone: (018) 36361206


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado.
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Título: IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO: UM DESAFIO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES,
Orientador: Miguel Claudio Moriel Chacon.
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores; Altas Habilidades/Superdotação; Identificação Escolar.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O gestor no processo de formação de professores para o uso de meios digitais na construção de uma escola de qualidade,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Prof. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
Palavras-chave: Papel do gestor - TIC - Formação de Professores.
2010 - 2012
Especialização em AEE. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Título: A ESCOLA COMUM INCLUSIVA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.
Orientador: Edemir de Carvalho.
1998 - 1999
Especialização em Interdisciplinaridade e Currículo Séries Iniciais. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: O projeto político pedagógicoda escola na realidade do CEFAM.
Orientador: Lucrécia Stringueta Mello.
1994 - 1996
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena.
Faculdades Toledo de Araçatuba, TO, Brasil.
1988 - 1992
Graduação em Bacharel.
Faculdade de Direito de Araçatuba, FADA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Minicurso Altas Habilidades/Superdotação: Identificação e Intervenção. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP de Bauru, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Congresso Brasileiro de Educação. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP de Bauru, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada. (Carga horária: 30h).
UNESP de Marilia, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada. (Carga horária: 4h).
UNESP de Marilia, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores. (Carga horária: 26h).
UNESP de Marilia, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
VII Encontro Nacional do CONBRASD. (Carga horária: 35h).
Conselho Brasileiro de Superdotação, CONBRASD, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em I Seminário de Altas Habilidades: Disseminando conhecimentos e práticas. (Carga horária: 30h).
FCT da UNESP de Presidente Prudente, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
XVII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação. (Carga horária: 24h).
UNESP de Marilia, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
I Encontro de Egressos de Pedagogia. (Carga horária: 8h).
Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba, FAC FEA, Brasil.
2015 - 2015
I Seminário de Altas Habilidades: Disseminando conhecimentos e práticas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
XXVIII Encontro Estadual de Supervisores do Magist. (Carga horária: 30h).
Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de SP, APASE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Aplicação dos Conceitos Básicos sobre Posse Animal. (Carga horária: 180h).
Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
19º Educar - Feira Internacional de Educação. (Carga horária: 30h).
Futuro Eventos, FUTURO EVENTOS, Brasil.
2011 - 2011
Aplicação dos Conceitos Básicos sobre Posse Animal. (Carga horária: 180h).
Faculdade de Medicicna Veterinária de Araçatuba, FMVA, Brasil.
2011 - 2011
Curso Básico de Libras. (Carga horária: 30h).
Secretaria Muncipal de Educação de Araçatuba, SME, Brasil.
2010 - 2010
Seminário de Tecnologia. (Carga horária: 10h).
Interdidática, INTERDIDÁTICA, Brasil.
2010 - 2010
Prog Nacional de Fortal. dos Conselhos Escolares. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Interdidática. (Carga horária: 16h).
Profer, PROFER, Brasil.
2009 - 2010
Prog Nacional de Fortal. dos Conselhos Escolares. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Educação em Saúde. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Repensando a EJa em Araçatuba. (Carga horária: 18h).
Secretaria Municipal da Educação de Araçatuba, SME ARAÇATUBA, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada de Gestores do SME. (Carga horária: 30h).
Secretaria Municipal da Educação de Araçatuba, SME ARAÇATUBA, Brasil.
2009 - 2009
Congresso Internacional de Avaliação Escolar. (Carga horária: 40h).
Centro Universitario ABEU, UNIABEU, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Araçatuba, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora de Ensino, Carga horária: 40


Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba, FAC-FEA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 16


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de escola, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio - CEFAM, Carga horária: 33

Vínculo institucional

1989 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 33

Atividades

01/2002 - Atual
Direção e administração, EE Prof. Jose Arantes Terra, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
01/1998 - 03/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia de Estudos Sociais; Metodologia de Língua Portuguesa e Sociologia da Educação
01/1989 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor Polivalente

Fundação Educacional de Ensino de Birigui, FATEB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor II, Carga horária: 6

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Geografia; Tecnologia Educacional e Educação e Informática

Faculdades Integradas De Angeles, ISE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 5
Outras informações
Curso de Especialização em Educação Infantil

Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professsor II, Carga horária: 6


Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 28

Atividades

08/2001 - 03/2002
Ensino, PEC - Formação Universitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora Tutora dos módulos e orientação do TCC

Centro de Estudos, pesquisas e assessorias de Projetos Littera, LITTERA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 10



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Novas Tecnologias.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Concurso Saude Bucal, Secretaria de Eucação do Estado de São Paulo/Crosp.
2006
Concurso Saúde Bucal, Secretaria de Eucação do Estado de São Paulo/Crosp.
2005
Destaque no Concurso Saúde Bucal, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
2003
Voto de Aplauso, Camara Municipal de Araçatuba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL2017CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL ; PEDRO, KETILIN MAYRA ; KOGA, FABIANA DE OLIVEIRA ; SOARES, ANDREA ALVES DA SILVA . Variáveis pessoais de professores e a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 775, 2017.

2.
SOARES, A. A. S.;SOARES, ANDREA ALVES DA SILVA2016 SOARES, A. A. S.; CHACON, M. C. M. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO. Avesso do Avesso, v. 14, p. 1, 2016.

3.
Junior, K. S.2003Junior, K. S. ; Schlunzen, E. T. M ; Hernandes, R. B. ; Terçariol, A.A. L ; Baldo, M. G. A. ; SOARES, A. A. S. ; Souza, M. L. . Ambientes Virtuais para a formação de educadores: buscando uma escola inclusiva. Revista UNIVAP, v. 10, p. 5-98, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
Terçariol, A.A. L ; SOARES, A. A. S. ; Garcia, D.J ; Schlunzen, E. T. M ; Junior, K. S. ; Di Santo, M. P. ; Souza, M. L. ; Baldo, M. G. A. ; Hernandes, R. B. . Construindo redes digitais de aprendizagem colaborativa. In: Nize Maria Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlunzen; Klaus Schlunzen Junior. (Org.). Inclusão Digital - Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005, v. 1, p. 17-375.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES, A. A. S.. Reorganizar para que? E por quê?. Jornal Folha da Região, Araçatuba/SP, p. 1 - 8, 26 nov. 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, A. A. S.; FRANCA, E. S. C. E. ; BORASCHI, M. B. . : A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A ESCOLA COMUM INCLUSIVA. In: V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ADAPTAÇÕES III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2015, Presidente Prudente. Anais do III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ADAPTAÇÕES. Presidente Prudente: Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação - UNESP, 2015. v. V. p. 1-1140.

2.
SOARES, A. A. S.; CHACON, M. C. M. . IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO: UM DESAFIO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. In: I Seminário de Altas Habilidades: Disseminando conhecimentos e práticas, 2015, São Carlos. Anais do I Seminário de Altas Habilidades: Disseminando conhecimentos e práticas. São Carlos: UFSCAR, 2015. v. 1. p. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, A. A. S.. Os estudantes com altas habilidades e superdotação e a escola regular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOARES, A. A. S.. Saberes e Procederes no cotidiano da educação escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOARES, A. A. S.; VIGNOTTO, M. E. . Estagios Supervisionados no Curso de Pedagogia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOARES, A. A. S.; VIGNOTTO, M. E. . CINE FEA - Filme O Clube do Imperador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOARES, A. A. S.. Os Mapas de Classes da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba/SP.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOARES, A. A. S.. A implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOARES, A. A. S.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE DIRETORES DE ESCOLA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOARES, A. A. S.. Projeto de Inovação Curricular da SME de Araçatuab. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOARES, A. A. S.. A Educação a Distância e Formação Continuada de Docentes: aliados no combate a Zoonoses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SOARES, A. A. S.. A educação inclusiva: um olhar sobre a legislação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOARES, A. A. S.. Projeto de Inovação Curricular da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOARES, A. A. S.. A educação Inclusiva: um olhar sobre a legislação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOARES, A. A. S.; SOUSA, R. M. . Um olhar sobre o Preconceito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOARES, A. A. S.. O projeto de Inovação Curricular da SME de Araçatuba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SOARES, A. A. S.; RODRIGUES, T. O. . Educação a Distância e Formação Continuada de Docentes: Aliados no Combate as Zoonoses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SOARES, A. A. S.. Uso de Novas tecnologias na educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SOARES, A. A. S.. Uso de Novas tecnologias na educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SOARES, A. A. S.. Formação Continuada de Diretores de Escola na Perspectiva da Gestão Democrática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SOARES, A. A. S.. Uso de Novas Tecnologias na Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Kelly Arantes Pereira; SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Cibele Cotrim Antonio Dias.O uso de ferramentas tecnológicas nos processos de leitura e escrita: a produção de hipertextos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba.

2.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Maria Gabriela Rezende Cano.O TDHA - Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba.

3.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Aline Roverdi.Hiperatividade ou falta de limites? As confusões na interpretação do comportamento infantil. 2011 - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

4.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Renata Cristiano Ferreira Cavalar.A TV e o vídeo e o desenho animado dentro da sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdades Integradas De Angeles.

5.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Telma e Aline.Consciencia musical na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ensino de Birigui.

6.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Maria Claudia.( Re) pensando a formação de jovens e adultos: na ótica de Paulo Freire. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ensino de Birigui.

7.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Gisele Cristina Lopes Pavão.Cemadi e a inclusão de crianças com dificuldades de aprendizagem nas escolas municipais de Birigui: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ensino de Birigui.

8.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Paulo Bearari.Adoslecents em cnstrução: repensando as instituições. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ensino de Birigui.

9.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Ricardo Antonio Romão.A arte como instrumento peagógico para o ensino de História no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação São Judas.

10.
SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Barbosa.A importância da Valorização da Memória Histórica na Construção da Cidadania. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação São Judas.

11.
Eugenio, M. Raula; SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Raula Monezi Eugenio.As contribuiçoes da Teoria Construtivista para a prática da Alfabetização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdades Integradas De Angeles.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Ferandes, Eloize; SOARES, A. A. S.. Um olhar sobre o construtivismo. 2010. Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba.

2.
SOARES, A. A. S.. Inclusão escolar e deficiência múltipla. 2010. Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4ª Semana Acadêmica do Curso de Educação Física.Altas Habilidades. 2017. (Outra).

2.
Bett Educar. Inclusão: Princípios e Práticas de uma Escola para todos.. 2017. (Congresso).

3.
Cine Fea.Uma lição de vida. 2017. (Outra).

4.
Congresso Brasileiro de Educação. A importância da avaliação multidisciplinar na identificação escolar de estudantes precoces com comportamento de superdotação. 2017. (Congresso).

5.
FEA Livre 2016 XII Semana Acadêmica Cultrural.A necessidade de identificação escolar de estudantes precoces com comportamento de superdotação. 2016. (Outra).

6.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especia. IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO: UM DESAFIO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2016. (Congresso).

7.
XVII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educducação.Identificação Escolar de Estudantes Precoces com Comportamento de Superdotação no Sistema Regular de Ensino: um desafio para a formação de professores. 2016. (Seminário).

8.
XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores.IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2016. (Outra).

9.
XXIX Coloquio da UNESP de Presidente Prudente. 2014. (Outra).

10.
XXX Coloquio da UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE. 2014. (Outra).

11.
XXXI Coloquio da UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE. 2014. (Outra).

12.
10 ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia.Um olhar sobre o preconceito. 2011. (Outra).

13.
2º Encontro Tematico do Programa Municipio que Educa.Projeto de Inovação Curricular da SME de Araçatuba. 2011. (Encontro).

14.
6º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Educação a Distância e Formação Continuada de Docentes: Aliados no Combate as Zoonoses. 2011. (Congresso).

15.
III Encontro de Iniciação Científica.Formação Continuada de Diretores de Escola na Perspectiva da Gestão Democrática. 2011. (Encontro).

16.
V Encontro do Núcleo de Ensino de Presidente Prudente.A educação Inclusiva: um olhar sobre a legislação.. 2011. (Encontro).

17.
V Semana Acadêmica Cultural.Uso de Novas tecnologias na educação. 2009. (Encontro).

18.
Congresso de Educação Saber 2008. 2008. (Congresso).

19.
Seminários Temáticos e I Encontro de Educadores:os múltiplos olhares da Educação.O papel do gestor na formação de preofessores para o uso de meios digitais na escola de qualidade. 2007. (Seminário).

20.
II Semana da Educação.As Novas Tecnologias no Sistema Público. 2006. (Outra).

21.
II Semana Acadêmico- Cultural - Fundação Livre.Gestão Escolar e as Novas Tecnologias. 2005. (Outra).

22.
II Congresso Internacional de Educação - A educação que queremos. 2004. (Congresso).

23.
Festivais da Secretaria de Estado da Educação. 2003. (Outra).

24.
Forum Regional " A escola dos nossos sonhos". 2003. (Outra).

25.
III Congresso Internacional Ibero-americano de Informática na Educação Especial. Formação de Educadores: Construindo Comunidades Virtuais Inclusivas. 2002. (Congresso).

26.
Momento Cultural: Vivendo e Aprendendo. 2002. (Outra).

27.
I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista. 2000. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patricia Rocha. Um olhar sobre os alunos superdotados. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andrielle Conceição de Carvalho. A inclusão dos alunos autistas na escola regular. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

2.
Jessica Carolina Genari. A inclusão dos alunos autistas na escola regular. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Ferrari Junior. As competencias socioemocionais: o novo desafio do século XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

2.
Ariadne Pereira Simão dos Santos. O papel da brinquedoteca hospitalar: um olhar sobre a realidade da Santa Casa de Misericordia de Araçatuba/SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

3.
Beatriz Leticia D' Angelo. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: um olhar sobre a realidade das escolas do Sistema Municipal de Educação de Araçatuba/SP>. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

4.
Adriana Cristina da Silva David. Alunos com Autismo e Sindrome de Asperger: a relação entre escola regular, familia e instituição especializada na cidade de Araçatuba/SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

5.
Poliana Rodrigues França Roland. As tecnologias de Informação e Comunicação no auxílio da aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

6.
Camila Moreira do Carmo. As abordagens instrucionista e construcionista numa visão atual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

7.
Larissa Miguelaine Delfino. A formação dos professores e o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

8.
Cassia Cristina Carriço de Oliveira. O contexto da pluralidade cultural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

9.
Rosana Moraes de Sousa. O papel da escola no combate ao preconceito: uma questão de cidadania?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

10.
Débora Ferreira da Silva. Brinquedoteca: brincar e aprender na escola.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.

11.
Maria Faria dos Reis Silva. Tecnologias Assistivas: uma possibilidade para a educação especial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. Orientador: Andrea Alves da Silva Soares.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, A. A. S.. Uso de Novas tecnologias na educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOARES, A. A. S.. Formação Continuada de Diretores de Escola na Perspectiva da Gestão Democrática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOARES, A. A. S.. A educação Inclusiva: um olhar sobre a legislação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, A. A. S.; SOUSA, R. M. . Um olhar sobre o Preconceito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOARES, A. A. S.. O projeto de Inovação Curricular da SME de Araçatuba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOARES, A. A. S.; RODRIGUES, T. O. . Educação a Distância e Formação Continuada de Docentes: Aliados no Combate as Zoonoses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOARES, A. A. S.. A implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SOARES, A. A. S.. Os Mapas de Classes da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba/SP.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público de Professor I - 308 lugar - 1990
Aprovação em Concurso Público de Diretor de Escola/SEE - 1374 lugar- 2001
Aprovação em Concurso Público de Diretor de Escola/Prefeitura de Araçatuba - 192 lugar - 2005
Aprovação em Concurso Público de Supervisor de Ensino/Prefeitura de Birigui - 10 lugar - 2007
Aprovação em Concurso Público de Supervisor de Ensino/Prefeitura de Araçatuba - 6 lugar - 2008
Aprovação em Concurso Público de Supervisor de Ensino/SEE - 224 lugar - 2008



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:46:44