Luciana Nobre de Abreu Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8964577964173620
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2012). É docente da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Natureza, atuando, em nível de graduação, nos cursos de Química e Ciências da Natureza, e em nível de pós-graduação, como colaboradora no Programa de Pós-graduação em Química, no qual realiza investigações na área de ensino de ciências/química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Nobre de Abreu Ferreira
Nome em citações bibliográficas
ABREU, L. N.;ABREUFERREIRA, L. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Natureza.
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
Ininga
64049550 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32155945
URL da Homepage: http://www.ufpi.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Textos de divulgação científica para o ensino de química: características e possibilidades, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: análise do discurso; ensino de química; formação inicial de professores; textos de divulgação científica.
2007 - 2009
Mestrado em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Textos de Divulgação Científica no Ensino Superior de Química: Funcionamento e Produção de Sentidos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: análise do discurso; divugação científica; ensino de química.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Química no ensino médio sob a ótica dos alunos - Uma amostragem crítica em escolas públicas e particulares de Fortaleza.
Orientador: Antoninho Valentini.
1996 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Química Industrial.
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Seminário de Docência Superior. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2010 - 2010
Ciclo de Vida de Produtos: Sugestões de Abordagens. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Livros didáticos na área de ciências. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
A pesquisa na Divulgação Científica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
A nova proposta curricular do estado de São Paulo. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Química, Sociedade e Inclusão. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Investigação orientada para o Ensino de Química. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Educação Ambiental e Educação Científica. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento Operacional Sistema Star LCProstar. (Carga horária: 16h).
Varian Indústria e Comércio Ltda., VARIAN, Brasil.
1996 - 1996
Caminhando para a qualidade e programa 5S. (Carga horária: 6h).
Escola Técnica Federal do Ceará, ETFCE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Cargo ou função
Representante (Membro Titular) do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da UFPI.
04/2016 - Atual
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação I para o Ensino de Ciências (60 horas)
Laboratório de Química Experimental (60 horas)
Trabalho de Conclusão de Curso I (45 horas)
Trabalho de Conclusão de Curso II (45 horas)
03/2016 - Atual
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade de Pesquisa II (60 horas)
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, .

Cargo ou função
Representante Docente do Curso de Ciências da Natureza do Conselho Departamental do Centro de Ciências da Natureza.
04/2014 - Atual
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Química Experimental
Instrumentação II para o Ensino de Ciências
Tópicos de História da Química
Trabalho de Conclusão de Curso I
04/2014 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
03/2014 - Atual
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática do Ensino de Química para o nível superior
10/2013 - Atual
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Química Experimental
Transformações Químicas
Trabalho de Conclusão de Curso I para Ciências da Natureza
Química para Construção da Vida
Instrumentação I para o Ensino de Ciências
10/2013 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I para Química
04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, .

Cargo ou função
Membro.
11/2011 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências da Natureza, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes: ações no ensino básico e na formação inicial de professores de ciências e matemática.
11/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da UFPI.
06/2016 - 05/2017
Direção e administração, PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, .

Cargo ou função
Coordenadora Local em Teresina.
10/2015 - 03/2016
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Química Experimental (60 horas)
Notação e Linguagem Química (60 horas)
Química para a Construção da Vida (60 horas)
Trabalho de Conclusão de Curso I (45 horas)
10/2015 - 03/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II (45 horas)
09/2015 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade de pesquisa I (60 horas)
Prática de Ensino de Química para o nível superior (60 horas)
11/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, .

Cargo ou função
Comissão para processo de seleção para remoção de docente.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Química Experimental (60 horas)
Notação e Linguagem Química (60 horas)
Tópicos de História da Química (45 horas)
Trabalho de Conclusão de Curso I (45 horas)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade de pesquisa II (60 horas)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II (45 horas)
09/2014 - 01/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Transformações Químicas
Laboratório de Química Experimental
Trabalho de Conclusão de Curso
09/2014 - 01/2015
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
09/2014 - 12/2014
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação em Linguagem Científica
Atividade de Pesquisa I
07/2010 - 03/2013
Direção e administração, PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta.
12/2012 - 02/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Química Experimental (60h)
Transformações Químicas (60h)
Química para Construção da Vida (60h)
03/2012 - 11/2012
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Química Experimental I
Laboratório de Química Experimental II
Modelagem das Transformações Químicas
Notação e Linguagem Química
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I em Química
Estágio Supervisionado III em Química
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Química Experimental I
Modelagem das Transformações Químicas
Química para a Construção da Vida
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV em Química
Metodologia do Ensino de Química
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem das Transformações Químicas
01/2011 - 02/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Química
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III em Química
06/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Química

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de São Paulo - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, PAE - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6


ISOFARMA INDUSTRIAL FARMACÊUTICA LTDA., ISOFARMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Supervisora de Controle Físico-Químico, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Técnica em Química, Carga horária: 44


Laboratório Madrevita Ltda., MADREVITA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Técnica em Química, Carga horária: 44


Embrapa Agroindústria Tropical, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário/Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário/Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário/Bolsista, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Relações entre níveis epistêmicos e argumentação em atividades experimentais pautadas na PBL no ensino superior de química
Descrição: Atividades experimentais têm sido referidas em pesquisas em educação em ciências como importante recurso no tratamento de conceitos e no desenvolvimento de habilidades relevantes à formação dos alunos. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas ? Problem Based Learning (PBL) tem sido recomendada para o desenvolvimento de tais habilidades, pois criam oportunidades para os educandos conhecerem e praticarem a investigação científica e apreenderem conceitos. Tais características são de interesse para o presente trabalho, pois podem favorecer a argumentação por se constituírem espaços para o confronto de diferentes saberes e perspectivas dos envolvidos, possibilitando reflexão crítica. Assim, temos como objetivos aplicar e analisar atividades experimentais pautadas na PBL, a fim de promover a argumentação científica em aulas de química no nível superior. Para tanto, utilizaremos o Diagrama Heurístico proposto por Chamizo como recurso para a organização e registro das atividades e para avaliar a qualidade dos diagramas produzidos pelos estudantes (níveis epistêmicos). Na análise da estrutura dos argumentos produzidos, buscaremos subsídios no modelo de Toulmin para a análise de sua estrutura e na metodologia proposta por Erduran, Simon e Osborne para avaliar a sua qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
USO DA ABORDAGEM CTS NO TRATAMENTO DO TEMA ?RADIOATIVIDADE? NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Descrição: Uma maneira de preparar os estudantes para a inserção dos conhecimentos científicos no contexto social é por meio da ênfase nos currículos ciência-tecnologia-sociedade (CTS). Tal abordagem permite o tratamento de temas atuais e de grande influência social, de maneira que os estudantes possam ser educados cientificamente e fazer uso desses conhecimentos de modo significativo na sociedade. Nesse sentido, o estudo da radioatividade é um tópico dentro da química que requer uma abordagem CTS específica, haja vista que a radiação tem sido amplamente empregada na sociedade. Entretanto, ao tempo em que a radiação apresenta diversos benefícios à população, também tem sido a causa de problemas, especialmente os resíduos gerados por meio do seu uso e o risco de acidentes de elevado impacto, gerando concepções controversas a respeito de sua utilização. Portanto, trabalhar o conteúdo de radioatividade em interação com o social, tendo como premissa sua relevância na tecnologia e na sociedade, pode proporcionar benefícios aos estudantes, principalmente quando se deseja proporcionar uma formação de cidadãos mais críticos e alfabetizados cientificamente. Face ao exposto, temos o objetivo de desenvolver e aplicar atividades de ensino pautadas na abordagem CTS, segundo a temática da radioatividade, com o intuito de verificar sua efetividade na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de valores científicos acerca do conteúdo de radioatividade, de modo a estimular a tomada de decisão por parte de estudantes de graduação frente a questões de ciência e tecnologia e sua influência para a sociedade. Para tanto, analisaremos os dados coletados segundo o referencial teórico da Análise de Discurso Francesa, especialmente as noções divulgadas por Eni Orlandi, de modo a identificar os sentidos produzidos pelos estudantes a partir das intervenções realizadas, os quais representarão indícios de novas visões e posicionamentos perante a temática da radioatividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Nobre de Abreu Ferreira - Coordenador / LOURDILENE SILVA BRITO - Integrante.
2014 - Atual
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PAUTADAS NA PBL PARA A PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Descrição: Atividades experimentais têm sido referidas em pesquisas em educação em ciências como importante recurso metodológico no tratamento de conceitos teóricos e no desenvolvimento de habilidades relevantes à formação dos alunos, especialmente se permitem aos discentes relacionarem conhecimentos teóricos e metodológicos. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas ? Problem Based Learning (PBL) tem sido proposta na literatura como um meio para o desenvolvimento de tais habilidades, pois criam oportunidades para os educandos conhecerem e praticarem a investigação científica e apreenderem conceitos científicos. Tais características são de particular interesse para o desenvolvimento do presente trabalho, uma vez que situações dessa natureza podem favorecer a ocorrência de argumentação em aula, por propiciarem espaços para a interação comunicativa e o confronto de diferentes saberes e perspectivas dos sujeitos envolvidos, possibilitando reflexão crítica. Assim, temos como objetivos desenvolver, aplicar e analisar atividades experimentais planejadas em conformidade com a PBL, com o intuito de promover a argumentação científica em ambientes de ensino de química no nível superior. Para tanto, utilizaremos o diagrama heurístico proposto por Chamizo para a organização e registro das atividades experimentais, uma vez que podem auxiliar no desenvolvimento da compreensão conceitual e metodológica das atividades realizadas. Para avaliar a qualidade dos diagramas produzidos pelos estudantes, buscaremos subsídios em tabela de pontuação proposta pelo mesmo autor. Na identificação e análise da estrutura dos argumentos produzidos utilizaremos o modelo proposto por Toulmin e os níveis propostos por Erduran, Simon e Osborne para qualificar os argumentos. Assim, espera-se que os dados coletados forneçam resultados significativos para o ensino de química, especialmente quanto à utilização de atividades experimentais de caráter investigativo pautadas na PBL e sua influência para o desenvolvimento de habilidades de argumentação científica nos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Nobre de Abreu Ferreira - Coordenador / Cleane da Costa Paz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
2013 - Atual
Investigando processos de leitura e escrita no ensino de ciências
Descrição: Nos últimos anos, a comunidade de pesquisadores da área de educação em ciências tem apontado a importância da leitura e da escrita na formação do alunado. Nesse contexto, durante o desenvolvimento do presente projeto temos como objetivo buscar respostas para os seguintes questionamentos: Qual é o espaço ocupado pela leitura e pela escrita no ensino de ciências, em particular de química? Em que medida propostas de ensino que privilegiam a leitura e a escrita em salas de aula de ciências são capazes de promover um ensino voltado à formação de sujeitos leitores críticos? De que forma diferentes tipos de textos científicos podem contribuir para contextos de leitura efetivos em ambientes de ensino de ciências? Atividades de leitura e escrita privilegiam interações sociais significativas em salas de aula de ciências (entre alunos e entre professor e alunos)? O fomento à leitura e à escrita na formação de professores de ciências implica em uma postura voltada ao uso de tais práticas? Para tanto, analisaremos registros escritos e em áudio e/ou vídeo de manifestações orais e escritas de estudantes e professores buscando investigar aspectos voltados à leitura e à escrita em ambientes de ensino de ciências. A análise dos dados coletados será realizada tomando como referencial teórico a Análise de Discurso, da escola francesa, na qual a leitura é vista como prática social, portanto, devendo ser considerado o contexto em que é produzida. Essa perspectiva implica em problematizar o papel atribuído à leitura e à escrita às aulas de ciências, especialmente de química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciana Nobre de Abreu Ferreira - Coordenador / Ana Rosa Pereira da Cunha - Integrante / Odilon Campelo de Alencar Filho - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.Número de orientações: 1
2009 - 2012
Textos de divulgação científica no ensino de química: possibilidades de uso no nível médio e na formação inicial de professores
Descrição: Nos últimos anos, a comunidade de pesquisadores da área de educação em ciências tem apontado as potencialidades de textos de divulgação científica (TDCs) na promoção de diversos benefícios aos estudantes. Desta forma, investigaremos durante a realização do presente projeto, alguns aspectos cruciais para que a discussão a respeito da utilização de TDCs como recurso didático no ensino de ciências progrida. Nessa perspectiva, temos como objetivo: selecionar, caracterizar e analisar artigos publicados na Revista Ciência Hoje, nos últimos cinco anos, tendo em vista a discussão de algumas características nesses textos capazes de auxiliar os professores na sua utilização como recurso didático no ensino médio de química; elaborar e analisar uma estratégia didática, pautada na utilização de TDCs, tendo em vista a compreensão do funcionamento da leitura dos mesmos em ambientes de ensino. Procuraremos compreender esse funcionamento a partir da análise das dinâmicas discursivas estabelecidas em sala de aula e das produções escritas dos alunos (relacionadas ao uso dos artigos), com o intuito de sugerir possibilidades de leitura do discurso da divulgação científica no nível de ensino mencionado; realizar ações em disciplina de Prática de Ensino de Química que permitam o conhecimento das percepções dos licenciandos quanto ao uso de TDCs em salas de aula de química e a elaboração de estratégias didáticas por parte dos mesmos, pautadas no uso desses textos. Pretendemos estabelecer relações entre as percepções dos licenciandos e as estratégias por eles propostas, com o intuito de melhor entender as potencialidades e limitações do uso de TDCs no ensino de química. Os textos selecionados da Revista Ciência Hoje serão analisados com base em instrumentos de análise propostos por Kawamura. Os referenciais teóricos para a análise da estratégia didática que será aplicada no ensino médio e das estratégias elaboradas pelos licenciandos serão os da Análise de Discurso, da escola francesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Nobre de Abreu Ferreira - Integrante / Salete Linhares Queiroz - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2007 - 2009
Textos de Divulgação Científica no Ensino Superior de Química: Funcionamento e Produção de Sentidos
Descrição: A possibilidade de utilização de textos de divulgação científica no contexto do ensino formal vem sendo amplamente discutida por pesquisadores da área de Educação em Ciências. Tais discussões sugerem que textos desta natureza podem funcionar como instrumento de motivação na sala de aula, organizando explicações e estimulando debates de modo a ampliar o universo discursivo dos estudantes. A partir desta perspectiva aplicaremos uma proposta de ensino, pautada na utilização de textos extraídos do livro de divulgação científica ?Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química?, de autoria de Oliver Sacks, tendo em vista a investigação sobre o funcionamento dos mesmos, a produção de sentidos por eles ocasionada e as suas contribuições para o ensino de Química no nível superior. A proposta de ensino, que envolverá a produção de textos e elaboração de perguntas e de respostas pelos alunos sobre conteúdos presentes no livro, será aplicada na disciplina ?Fundamentos de Química Estrutural?, ministrada no primeiro semestre do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Quanto aos referenciais adotados para a interpretação dos dados, procuraremos subsídios na Análise de Discurso na linha francesa, em particular nas noções de Autoria e de Tipologia do Discurso, ambas propostas por Eni Orlandi..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Nobre de Abreu Ferreira - Integrante / Salete Linhares Queiroz - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes: ações no ensino básico e na formação inicial de professores de ciências e matemática

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jerino Queiroz Ferreira em 24/10/2012.
Descrição: Desde o início da década de noventa a discussão a respeito do papel da argumentação no ensino de ciências vem se destacando em vários países europeus e na América do Norte. No Brasil são ainda escassas as pesquisas dedicadas à temática, especialmente com relação ao ensino de ciências e matemática. Nesse sentido, trabalhos reportados na literatura sugerem que ensinar os alunos a argumentar, cientificamente, é hoje um objetivo pedagógico prioritário e são diversos os motivos que reforçam essa afirmação. Dessa forma, durante a realização do presente projeto desenvolveremos ações em disciplinas de Estágio Supervisionado nas áreas objeto do presente projeto que promovam o desenvolvimento profissional de licenciandos no que concerne à argumentação nas aulas dessas disciplinas, a partir da produção de materiais e estratégias incentivadoras de tal prática. Os licenciandos, após o trabalho de preparação, promoverão oficinas pedagógicas para alunos do ensino básico de ciências naturais e matemática, pautadas no favorecimento da argumentação. Pretendemos, portanto, criar espaço para argumentação, assim como enfatizar sua relevância no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais e matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Luciana Nobre de Abreu Ferreira - Integrante / Jerino Queiroz Ferreira - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2009 - 2009
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2011 - 2011
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2013 - 2013
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2013 - Atual
Periódico: Química Nova na Escola (Impresso)
2015 - 2015
Periódico: Alexandria (UFSC)
2016 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2016 - 2016
Periódico: Inter-ação (UFG. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química de Alimentos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, P. M. A.2015CASTRO, P. M. A. ; ABREUFERREIRA, L. N. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CALOR POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 26/especial-34, 2015.

2.
FATARELI, E. F.2015FATARELI, E. F. ; Massi, Luciana ; ABREU, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Mapeamento de Textos de Divulgação Científica para Planejamento de Debates no Ensino de Química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 11-18, 2015.

3.
QUEIROZ, S. L.2014QUEIROZ, S. L. ; ABREUFERREIRA, L. N. . O estágio curricular supervisionado em química como espaço para o desenvolvimento de atividades didáticas pautadas no uso de textos de divulgação científica. Ciência & Ensino (Online), v. 3, p. 32-48, 2014.

4.
FATARELI, E. F.2014FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no Ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates. Acta Scientiae (ULBRA), v. 16, p. 613/3-630, 2014.

5.
QUEIROZ, Salete Linhares2013QUEIROZ, Salete Linhares ; ABREU, L. N. . Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da Revista Ciência Hoje relacionados à química. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 19, p. 947-969, 2013.

6.
ABREUFERREIRA, L. N.2012ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica no ensino superior de química: aplicação em uma disciplina de Química Estrutural. Revista Educación Química, v. 23, p. 49/1-54, 2012.

7.
ABREUFERREIRA, L. N.2012 ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, p. 21/1-42, 2012.

8.
ABREUFERREIRA, L. N.2012ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 3/1-31, 2012.

9.
ABREUFERREIRA, L. N.2012 ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Textos de Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores de Química. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 43-67, 2012.

10.
ABREUFERREIRA, L. N.2012 ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Perguntas elaboradas por graduandos em química a partir da leitura de textos de divulgação científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 139-160, 2012.

11.
ABREUFERREIRA, L. N.2011 ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Artigos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 354/2-360, 2011.

12.
ABREUFERREIRA, L. N.2011 ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 17, p. 541/3-558, 2011.

13.
FATARELI, E. F.2010FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, p. 161-168, 2010.

14.
REZENDE, F. S.2010REZENDE, F. S. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Concepções a respeito da construção do conhecimento científico: uma análise a partir de textos produzidos por estudantes de um curso superior de Química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, p. 596-617, 2010.

15.
MASSI, L.2008MASSI, L. ; ABREU, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Apropriação da linguagem científica por alunos de iniciação científica em Química: considerações a partir da produção de enunciados científicos. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, p. 704-721, 2008.

16.
AGOSTINI-COSTA, T. S.2003AGOSTINI-COSTA, T. S. ; ABREU, L. N. ; ROSSETTI, A. G. . Efeito do congelamento e do tempo de estocagem da polpa de acerola sobre o teor de carotenóides. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 25, p. 1-6, 2003.

17.
AGOSTINI-COSTA, T. S.2003AGOSTINI-COSTA, T. S. ; JALES, K. A. ; ABREU, L. N. . Determinação de ácidos anacárdicos em pedúnculos de caju (Anacardium occidentale L.). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 5, p. 77-81, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
ABREUFERREIRA, L. N.. Estudo de Caso: Pau-rosa pede socorro. In: Salete Linhares Queiroz - Erasmo Moisés dos Santos Silva (Orgs.). (Org.). Estudos de caso para o ensino de química 1. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 31-42.

2.
MARTINS, P. F. B. D. ; SANTIAGO, R. T. ; ABREUFERREIRA, L. N. . Estudo de caso: A lâmpada queimou, e agora?. In: Salete Linhares Queiroz - Erasmo Moisés dos Santos Silva (Orgs.). (Org.). Estudos de caso para o ensino de química 1. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 81-92.

3.
SANTOS, C. D. S. ; LANCELOTTI, C. ; ABREUFERREIRA, L. N. . Estudo de caso: Milhões indo para o buraco. In: Salete Linhares Queiroz - Erasmo Moisés dos Santos Silva (Orgs.). (Org.). Estudos de caso para o ensino de química 1. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 105-116.

4.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Utilização de textos de divulgação científica em salas de aula de química. In: Marcelo Giordan; Márcia Borin da Cunha. (Org.). Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2015, v. , p. 131-160.

5.
ABREU, L. N.; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica no ensino de ciências. In: Elizabeth Antônia L. de M. Martines; Wilmo E. Francisco Junior. (Org.). Professores de ciências: um encontro de águas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009, v. , p. 79-89.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABREUFERREIRA, L. N.; PAZ, C. C. . O diagrama heurístico como instrumento avaliativo em atividades experimentais de química. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

2.
FERREIRA, J. Q. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação na formação inicial de professores de química. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

3.
FERREIRA, J. Q. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Como licenciandos em Química constroem explicações para um fenômeno natural?. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto, 2014.

4.
CASTRO, P. M. A. ; ABREU, L. N. . Representações sociais do conceito de calor por estudantes de graduação em Química. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto, 2014.

5.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

6.
FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino de química a partir do debate de questões sóciocientíficas. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

7.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química. In: Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências - I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011.

8.
FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino superior de química a partir do debate de questões sóciocientíficas. In: I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências - I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011.

9.
SILVA, O. B. ; AMORIM, S. M. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Não há docência sem discência: reflexões a partir de uma trabalho de formação continuada de professores do município de São Carlos, São Paulo. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte, 2010.

10.
Cantanhede, S.C.S. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Conteúdos químicos contemplados na seção ?O leitor pergunta? da revista Ciência Hoje: Concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade. In: II SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS, 2010, Brasília. II SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS, 2010.

11.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Contribuições de artigos da revista Ciência Hoje para o ensino de química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

12.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Autoria no ensino superior de química: investigando uma atividade pautada no uso de textos de divulgação científica. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçaõ em Ciências. Belo Horizonte: Abrapec - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

13.
ABREU, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Questões formuladas por estudantes de graduação em química a partir da leitura de um texto de divulgação científica. In: I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008, Feira de Santana. I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior. Feira de Santana, 2008.

14.
ABREU, L. N.; MASSI, L. ; QUEIROZ, S. L. . Textos de Divulgação Científica no Ensino Superior de Química. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Caderno de Resumos - VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, S. L. ; FERREIRA, J. Q. ; ABREUFERREIRA, L. N. . Oficinas pedagógicas no fomento à argumentação de licenciandos em química. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Fortaleza, 2014.

2.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica em ambientes formais de ensino: percepções de licenciandos em química. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Fortaleza, 2014.

3.
SILVA, R. N. ; ABREUFERREIRA, L. N. . A química em banda desenhada na promoção de autoria em aulas de química. In: 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2012, Teresina. 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química. Teresina: Associação Brasileira de Química, 2012.

4.
SIMOES, A. M. R. ; ABREUFERREIRA, L. N. . Contribuições do livro 'Os botões de Napoleão' em uma aula sobre ligações químicas. In: 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2012, Teresina. 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química. Teresina: Associação Brasileira de Química, 2012.

5.
QUEIROZ, S. L. ; ABREUFERREIRA, L. N. . Literary Text as a Didactic Tool in Undergraduate Chemistry Teaching. In: 10th European Conference on Research in chemical Education, 2010, Krakóvia. 10th European Conference on Research in chemical Education, 2010.

6.
QUEIROZ, S. L. ; ABREU, L. N. . Textos de Divulgação Científica: Avaliando uma estratégia didática para o ensino superior de quimica. In: V Jornadas Internacionales para la Enseñanza Preuniversitaria y Universitaria de la Quimica, 2007, Santiago. V Jornadas Internacionales para la Enseñanza Preuniversitaria y Universitaria de la Quimica, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, L. S. ; ABREUFERREIRA, L. N. . Uso de abordagem CTS para o tratamento do tema Radioatividade no ensino superior de química. In: I Workshop da Pós-graduação em Química 'Energia, Cidadania e Sustentabilidade', 2016, Teresina-PI. I Workshop da Pós-graduação em Química "Energia, Cidadania e Sustentabilidade", 2016.

2.
ABREUFERREIRA, L. N.; SILVA, O. B. ; QUEIROZ, S. L. . The use of popular science text in chemistry education - Uso de texto de divulgação científica no ensino de química. In: 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education. Foz do Iguaçu, 2014.

3.
ABREUFERREIRA, L. N.; SILVA, O. B. ; QUEIROZ, S. L. . Atividade escrita baseada em um texto de divulgação científica no ensino médio de química: produção de sentidos. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto, 2014.

4.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à Química. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

5.
Cantanhede, S.C.S. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Conteúdos químicos contemplados na seção 'Mundo de Ciência' da revista Ciência HOje. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. São Carlos, 2011.

6.
FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Elaboração de argumentos por estudantes de ensino médio em debate sobre questão sociocientífica: urânio empobrecido em foco. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. São Carlos, 2011.

7.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica como recurso didático: considerações para o ensino de química. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

8.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Conteúdos químicos contemplados nos artigos publicados na revista Ciência Hoje no período de 2004 a 2008. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

9.
FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Perguntas elaboradas por estudantes de ensino médio a partir da leitura de textos de divulgação científica. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

10.
FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw em uma aula de ?cinética química? para alunos do ensino médio. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

11.
Cantanhede, S.C.S. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Conteúdos químicos contemplados na seção ?O leitor pergunta? da Revista Ciência Hoje. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

12.
Cantanhede, S.C.S. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Artigos da revista Ciência Hoje: possibilidades de uso no ensino de química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

13.
FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Qualidade dos argumentos produzidos por estudantes de ensino médio acerca do aproveitamento do urânio empobrecido. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

14.
FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

15.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Estratégias didáticas elaboradas por pós-graduandos em química baseadas no uso de textos de divulgação científica.. In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara. VII Evento de Educação em Química. Araraquara, 2009.

16.
ABREUFERREIRA, L. N.; SILVA, O. B. ; QUEIROZ, S. L. . Contribuições da leitura e discussão de dois artigos de divulgação científica em uma aula de química no ensino médio. In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara. VII Evento de Educação em Química. Araraquara, 2009.

17.
FATARELI, E. F. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . O tema ?Energia Nuclear? em um artigo de divulgação científica: possibilidades de uso como tema controverso em aulas de química. In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara. VII Evento de Educação em Química. Araraquara, 2009.

18.
ABREUFERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. . Discursos produzidos por estudantes de graduação em Química através da leitura de textos de divulgação científica. In: II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009.

19.
ABREUFERREIRA, L. N.; SILVA, O. B. ; QUEIROZ, S. L. . Contribuições da leitura de textos de divulgação científica para a formação de autores no ensino médio. In: II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009.

20.
FRANCISCO, C. A. ; ABREU, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Divulgação científica e ensino de Química: investigando relações possíveis a partir das propostas apresentadas nas RASBQs. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

21.
ABREU, L. N.; REZENDE, F. S. ; QUEIROZ, S. L. . Impressões de estudantes de graduação em Química a respeito da utilização de material didático baseado na História da Ciência. In: 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008, Fortaleza. 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008.

22.
FERREIRA, J. Q. ; ABREU, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Percepções de alunos de graduação em Química sobre a utilização da ferramenta Fórum de Discussão de um ambiente virtual de aprendizagem. In: 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008, Fortaleza. 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008.

23.
FRANCISCO, C. A. ; ABREU, L. N. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de Química no ensino médio. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

24.
ABREU, L. N.; MASSI, L. ; QUEIROZ, S. L. . Contribuições do livro 'Tio Tungstênio' na produção de sentidos em uma disciplina no ensino superior de química. In: IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007, São Paulo. Livro de Resumo do IV EPPEQ. São Paulo, 2007.

25.
AGOSTINI-COSTA, T. S. ; ABREU, L. N. ; ROSSSETTI, A. G. . Efeito do Congelamento e Estocagem da Polpa de Acerola sobre o Teor deCarotenóides e Antocianinas. In: 4º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. 4º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda., 2001. v. Único. p. 58-58.

26.
AGOSTINI-COSTA, T. S. ; LIMA, A. S. ; ABREU, L. N. ; ROSSSETTI, A. G. ; SILVEIRA, E. R. . Adaptação de Metodologias para Determinação Analítica de Taninos em Pedúnculos de Caju. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. XVII Congresso Brasileiro deCiência e Tecnologia de Alimentos - Livro de Resumos. Fortaleza, 2000. v. 1. p. 2.18-2.18.

27.
AGOSTINI-COSTA, T. S. ; ABREU, L. N. ; LIMA, A. S. ; ROSSSETTI, A. G. ; SILVEIRA, E. R. . Metodologia para Determinação Analítica de Ácido Anacárdico em Pedúnculos de Caju. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Livro de Resumos. Fortaleza, 2000. v. 1. p. 2.28-2.28.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ABREUFERREIRA, L. N.. Avaliação de trabalhos submetidos ao XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017.

2.
ABREUFERREIRA, L. N.. Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015.

3.
ABREUFERREIRA, L. N.. Avaliação de trabalhos submetidos ao IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - IX ENPEC. 2013.

4.
ABREUFERREIRA, L. N.. Membro da Comissão Científica do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREUFERREIRA, L. N.; CUNHA, M. B. ; MOL, G. S. . Textos de divulgação científica como recurso didático para o ensino de química. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MENDES SOBRINHO, J. A. C. ; MOURA, M. O. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; SARMENTO, A. K. C. . A importância da leitura no ensino de ciências. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ABREUFERREIRA, L. N.; FERREIRA, J. Q. ; SILVA, F. C. . Contribuições da leitura e da escrita para o ensino de química. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREUFERREIRA, L. N.. Características discursivas de textos de divulgação científica (TDC) e suas implicações para a sala de aula. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERRO, M. G. D. ; ABREUFERREIRA, L. N. . Grupo de Trabalho - PARFOR no I Fórum de Licenciatura da UFPI. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ABREUFERREIRA, L. N.; FERREIRA, J. Q. . Textos de divulgação científica no ensino de química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ABREUFERREIRA, L. N.; OLIVEIRA, J. R. S. . Uso de estudos de casos e de textos de divulgação científica no ensino de química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FERREIRA, J. Q. ; ABREU, L. N. ; VELLOSO, A. M. V. . Oficina de utilização do método cooperativo de aprendizagem JIGSAW no ensino de cinética química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ABREUFERREIRA, L. N.; LUZ JUNIOR, G. E.; MENDES SOBRINHO, J. A. C.. Participação em banca de Lourdilene Silva Brito. USO DE METODOLOGIA CTS PARA A ABORDAGEM DO TEMA ?RADIOATIVIDADE? NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Piauí.

2.
ABREUFERREIRA, L. N.; SILVA, J. R. N.; OLIVEIRA, J. R. S.. Participação em banca de Gabriela Belini Gontijo. Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

3.
MATOS, J. M. E.; FEITOSA, C. M.; ABREUFERREIRA, L. N.; COSTA JUNIOR, J. S.. Participação em banca de Ericson André de Sousa Monteiro. Análise de livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2015 em relação ao conteúdo Equilíbrio Químico. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Piauí.

4.
ABREUFERREIRA, L. N.; SANTOS, R. S.; MAGALHAES, J. L.. Participação em banca de Cleane da Costa Paz. Atividades experimentais pautadas na PBL para a promoção da argumentação no ensino superior de química. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Piauí.

Qualificações de Mestrado
1.
ABREUFERREIRA, L. N.; LUZ JUNIOR, G. E.; MENDES SOBRINHO, J. A. C.. Participação em banca de Lourdilene Silva Brito. Uso de abordagem CTS para o tratamento do tema Radioatividade no ensino superior de química. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Piauí.

2.
ABREUFERREIRA, L. N.; MAGALHAES, J. L.; MATOS, J. M. E.. Participação em banca de CLEANE DA COSTA PAZ. Atividades experimentais pautadas na PBL para a promoção da argumentação no ensino superior de química. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Piauí.

3.
Moita Neto, J.M.; SANTOS, F. F. P.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Mirna Andrade Bezerra. Contribuições do biomimetismo e ecodesign para a sustentabilidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.

4.
MATOS, J. M. E.; FEITOSA, C. M.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de ERICSON ANDRE DE SOUSA MONTEIRO. O uso das representações visuais em dois livros didáticos de química propostos pelo PNLD 2015. 2015.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREUFERREIRA, L. N.; ATAIDE, M. C. E. S.; NAPOLIS, P. M. M.. Participação em banca de Ana Claudia Barbosa Santos.Aplicativos móveis para o ensino e aprendizagem de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

2.
ABREUFERREIRA, L. N.; NAPOLIS, P. M. M.; SILVA, F. C.. Participação em banca de Ana Gabriela Nunes Portela.Uso de um livro paradidático no ensino fundamental de ciências: produção de sentidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

3.
ABREUFERREIRA, L. N.; NAPOLIS, P. M. M.; LOPES, C. G. R.. Participação em banca de Márcia Paula de Oliveira Vieira.Artigos da revista Ciência Hoje das Crianças como suporte para atividades experimentais no ensino de ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

4.
NAPOLIS, P. M. M.; ABREUFERREIRA, L. N.; FACANHA, A. A. B.. Participação em banca de Fernanda Madalena Leite da Silva.A utilização de inseticidas orgânicos: uma abordagem educativa no Centro Educacional Novo Horizonte, Teresina, PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

5.
FERREIRA, J. Q.; ABREUFERREIRA, L. N.; NAPOLIS, P. M. M.. Participação em banca de Ana Karine da Silva Sousa.Artigos da Química Nova na Escola como recurso didático para o ensino de química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

6.
NAPOLIS, P. M. M.; ABREUFERREIRA, L. N.; LOPES, C. G. R.. Participação em banca de Sammia Nathécia da Silva Moura.Educação Ambiental: Implementação da Agenda 21 no Centro Municipal de Educação Infantil Mundo Verde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

7.
ABREUFERREIRA, L. N.; FERREIRA, J. Q.; NAPOLIS, P. M. M.. Participação em banca de Francisco de Assis Tavares dos Santos.A água como foco em artigos da revista Ciência Hoje das Crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

8.
NAPOLIS, P. M. M.; ABREUFERREIRA, L. N.; FREITAS, M. P.. Participação em banca de Isabela Ferreira de Sousa.Análise da educação ambiental em livros didáticos do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

9.
NAPOLIS, P. M. M.; ABREUFERREIRA, L. N.; FREITAS, M. P.. Participação em banca de Laissa Tuanny Gomes de Liz.A reutilização como ação prática da educação ambiental na Universidade Federal do Paiuí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

10.
ATAIDE, M. C. E. S.; ABREUFERREIRA, L. N.; GOMES, A. B. S.. Participação em banca de Elissandra Martins Pires.Percepções de futuros professores de ciências sobre a inclusão de alunos com deficiência visual na rede regular de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

11.
MAGALHAES, J. L.; Moita Neto, J.M.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Antonia Ilza Leal Barbosa.A cera de carnaúba como tema gerador para o ensino de química analítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

12.
SARMENTO, A. K. C.; ABREUFERREIRA, L. N.; ATAIDE, M. C. E. S.. Participação em banca de Francisco das Chagas Ribeiro.A matemática no ensino de ciências: refletindo sobre o livro didático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

13.
ATAIDE, M. C. E. S.; ABREUFERREIRA, L. N.; SILVA, B. V. C.. Participação em banca de Herlane Maria dos Santos.O uso de mapas conceituais como estratégia didática para ensinar evolução dos modelos atômicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

14.
ABREUFERREIRA, L. N.; FACANHA, A. A. B.; RODRIGUES, M. A.. Participação em banca de Charles Rodrigues dos Santos.Elaboração e análise de um recurso didático visual sobre modelos atômicos para surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

15.
ABREUFERREIRA, L. N.; NAPOLIS, P. M. M.; FEITOSA, C. M.. Participação em banca de Ana Rosa Pereira da Cunha.Utilização de textos de divulgação científica na promoção de concepções adequadas sobre a natureza da ciência em alunos do nível fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

16.
FACANHA, A. A. B.; SILVA, F. C.; FURTADO, L. M. V.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Tatiane Rodrigues da Silva Soares.A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: estudo de caso em uma escola particular de Teresina-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

17.
FACANHA, A. A. B.; NORONHA, E. C. C.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Flávia Chini Alves.Educação científica e cidadania: o jornal e análise (com)textual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

18.
ABREUFERREIRA, L. N.; NAPOLIS, P. M. M.; SILVA, F. C.. Participação em banca de Melina Patrícia de Sousa Carvalho.O uso de improvisações teatrais como estímulo à interpretação e discussão de textos de divulgação científica no ensino superior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

19.
NAPOLIS, P. M. M.; ABREUFERREIRA, L. N.; FACANHA, A. A. B.. Participação em banca de Manoel Francisco de Jesus Lima.O uso de trilha ecológica interpretativa como recurso de educação ambiental na prática do ensino de ciências da natureza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

20.
NAPOLIS, P. M. M.; ABREUFERREIRA, L. N.; CARVALHO, D. B.. Participação em banca de Manoel da Silva Bastos.Trilhas interpretativas como ferramenta para o ensino de ciências naturais e educação ambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

21.
TORRES, T. D.; FERREIRA, J. Q.; MATOS, J. M. E.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Marcos Araújo Silva.Prática pedagógica reflexiva dos licenciandos de química no contexto do estágio supervisionado: construindo saberes docentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

22.
NAPOLIS, P. M. M.; DANTAS, S. M. M. M.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Ari Augusto Duarte Quaresma Dias.As contribuições dos jogos educativos na educação ambiental utilizados na formação de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

23.
OLIVEIRA, A. L. N. F.; TORRES, T. D.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Wemerson Vieira de Oliveira.O papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos professores de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

24.
OLIVEIRA, A. L. N. F.; VIEIRA, E. C.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Elane Manuelle Felix da Silva.O ensino de química em escola do ensino médio da rede pública estadual de Teresina-PI envolvendo a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para discentes com deficiência auditiva favorecendo seu processo de ensino-aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

25.
OLIVEIRA, A. L. N. F.; MATOS, J. M. E.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Clebert Pereira Cunha.O PIBID-UFPI como espaço de construção de saberes tecnológicos para professores em formação: reflexão sobre a inserção das tecnologias interativas como recurso para o ensino de química no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

26.
NAPOLIS, P. M. M.; ABREUFERREIRA, L. N.; DANTAS, S. M. M. M.. Participação em banca de Leidiana Costa de Carvalho.A ludicidade e educação ambiental na formação de professores da Unidade Escolar CETI MAria Mello em Teresina-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

27.
ABREUFERREIRA, L. N.; VIEIRA, E. C.; OLIVEIRA, A. L. N. F.. Participação em banca de Lúcia de Fátima da Silva Santos.Formação de professores de químcia para a educação inclusiva: um olhar sobre o curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

28.
SILVA, B. V. C.; ABREUFERREIRA, L. N.; ATAIDE, M. C. E. S.. Participação em banca de Elisangela da Costa Sousa Azevedo.Uma análise da inserção da temática da natureza da ciência na sala de aula segundo periódicos da área de ensino de ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.

29.
SOUSA, G. M.; PARANHOS, J. D. N.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Andreia Costa Santos.Análise qualitativa das atividades experimentais em livros didáticos de ciências do 8º ano (7ª série) do ensino fundamental de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

30.
ABREUFERREIRA, L. N.; ALVES, E. O.; SILVA, R. L. G. N. P.. Participação em banca de Raquel do Nascimento Silva.Leitura e Interpretação de Histórias em Quadrinhos no ensino de Química: estudantes como autores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí.

31.
ABREUFERREIRA, L. N.; TORRES, T. D.; Oliveira, A.L.F. Participação em banca de André Messias Ribeiro Simões.Interações discursivas em uma aula sobre Ligação Química usando um texto de divulgação científica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí.

32.
Miranda, N.F.; Oliveira, A.L.F; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Francisco Kleidson de Vasconcelos Muniz.Laboratório virtual como ferramenta pedagógica na química do ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí.

33.
Miranda, N.F.; Moita Neto, J.M.; ABREUFERREIRA, L. N.. Participação em banca de Felipe Pereira de Sousa.A perícia criminal na contextualização e interdisciplinaridade do ensino de química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, E. M.; FERREIRA, R. Q.; ABREUFERREIRA, L. N.. Concurso Edital N° 105/2016 para Professor Efetivo no Departamento de Química/Centro de Ciências Exatas/UFES, área: Química/Ensino de Química. 2016. Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
LEITE, C. M. S.; OSAJIMA, J. A.; ARAUJO, M. R. S.; ABREUFERREIRA, L. N.; MATOS, J. M. E.. Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Classe Assistente na área de Ensino de Química. 2014. Universidade Federal do Piauí.

3.
ABREUFERREIRA, L. N.; ATAIDE, M. C. E. S.; VIEIRA, E. C.; LIMA, M. G. S. B.; LEAL, S. H. B. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Classe Assistente na área de Ensino de Química. 2011. Universidade Federal do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Simpósio Nordestino de Química - SINEQUI.Sessão de Comunicação Oral - Área Ensino de Química. 2016. (Simpósio).

2.
I Seminário Interdisplinar do PARFOR/UFPI. 2016. (Seminário).

3.
I Workshop da Pós-graduação em Química "Energia, Cidadania e Sustentabilidade".Uso de abordagem CTS para o tratamento do tema Radioatividade no ensino superior de química. 2016. (Outra).

4.
XIV Evento de Educação em Química.Textos de divulgação científica como recurso didático para o ensino de química. 2016. (Outra).

5.
I Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica - I ENFORUFPI. 2015. (Encontro).

6.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Argumentação na formação inicial de professores de química/O diagrama heurístico como instrumento avaliativo em atividades experimentais de química. 2015. (Encontro).

7.
Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades.Textos de DC na sala de aula. 2014. (Simpósio).

8.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Textos de divulgação científica em ambientes formais de ensino: percepções de licenciandos em química. 2014. (Encontro).

9.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.Atividade escrita baseada em um texto de divulgação científica no ensino médio de química: produção de sentidos. 2014. (Encontro).

10.
I Fórum de Licenciatura da UFPI: Desafios e perspectivas na formação docente.PARFOR no I Fórum de Licenciatura da UFPI: Desafios e perspectivas na formação docente. 2012. (Outra).

11.
I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2011. (Congresso).

12.
VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à Química. 2011. (Encontro).

13.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2011. (Encontro).

14.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2011. (Encontro).

15.
33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Textos de divulgação científica como recurso didático: considerações para o ensino de química. 2010. (Outra).

16.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Contribuições de artigos da revista Ciência Hoje para o ensino de química. 2010. (Encontro).

17.
II Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Discursos produzidos por estudantes de graduação em Química através da leitura de textos de divulgação científica. 2009. (Outra).

18.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Autoria no ensino superior de química: investigando uma atividade pautada no uso de textos de divulgação científica. 2009. (Encontro).

19.
VII Evento de Educação em Química.Estratégias didáticas elaboradas por pós-graduandos em química baseadas no uso de textos de divulgação científica. 2009. (Outra).

20.
1º Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências. 2008. (Encontro).

21.
3ª Semana da Licenciatura Interunidades. 2008. (Outra).

22.
6º Simpósio Brasileiro de Educação Química.Impressões de estudantes de graduação em Química a respeito da utilização de material didático baseado na História da Ciência. 2008. (Simpósio).

23.
I Colóquio internacional sobre Ensino Superior.Questões formuladas por estudantes de graduação em química a partir da leitura de um texto de divulgação científica. 2008. (Outra).

24.
II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2008. (Outra).

25.
IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Contribuições do livro 'Tio Tungstênio' na produção de sentidos em uma disciplina no ensino superior de química. 2007. (Encontro).

26.
4º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos.Efeito do Congelamento e Estocagem da Polpa deAcerola sobre o Teor de Carotenóides e Antocianinas. 2001. (Simpósio).

27.
XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Metodologia para Determinação Analítica de Ácido Anacárdico em Pedúnculos de Caju. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREUFERREIRA, L. N.. I Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI. 2016. (Congresso).

2.
ABREUFERREIRA, L. N.. I Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica PARFOR/UFPI. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lourdilene Silva Brito. USO DE METODOLOGIA CTS PARA A ABORDAGEM DO TEMA ?RADIOATIVIDADE? NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

2.
Cleane da Costa Paz. Atividades experimentais pautadas na PBL para a promoção da argumentação no ensino superior de química. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Claudia Barbosa Santos. Aplicativos móveis para o ensino e aprendizagem de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

2.
Ana Gabriela Nunes Portela. Uso de um livro paradidático no ensino fundamental de ciências: produção de sentidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

3.
Márcia Paula de Oliveira Vieira. Artigos da revista Ciência Hoje das Crianças como suporte para atividades experimentais no ensino de ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

4.
Francisco de Assis Tavares dos Santos. A água como foco em artigos da revista Ciência Hoje das Crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

5.
Ana Rosa Pereira da Cunha. Utilização de textos de divulgação científica para promover concepções adequadas sobre a natureza da ciência em estudantes do nível fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

6.
Charles Rodrigues dos Santos. Elaboração e análise de um recurso didático visual sobre modelos atômicos para surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

7.
Lúcia de Fátima da Silva Santos. Formação de professores de química para a educação inclusiva: um olhar sobre as escolas públicas de Teresina-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

8.
Melina Patrícia de Sousa Carvalho. O uso de improvisações teatrais como estímulo para a interpretação e discussão de textos científicos no ensino superior. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

9.
André Messias Ribeiro Simões. Interações discursivas em uma aula sobre Ligação Química usando um texto de divulgação científica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

10.
Raquel do Nascimento Silva. Leitura e Interpretação de Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: estudantes como autores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

Iniciação científica
1.
Janaína de Almeida Leonardo. Seleção e análise de diferentes gêneros de textos científicos para o fomento à leitura e escrita no ensino de ciências. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

2.
Ana Gabriela Nunes Portela. Elaboração, aplicação e análise de intervenções voltadas à leitura e escrita no ensino de ciências. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

3.
Odilon Campelo de Alencar Filho. Investigação sobre o espaço ocupado pelas atividades de leitura e escrita no ensino de ciências. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

Orientações de outra natureza
1.
Cláudia Ferreira da Silva. Monitoria das disciplinas Laboratório de Química Experimental I e II , oferecida no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades F. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

2.
Mariane Gomes de Lima. Monitoria da disciplina Notação e Linguagem Química, oferecida no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades F. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

3.
Taciana Oliveira de Sousa. Monitoria da disciplina Modelagem das Transformações Químicas, oferecida no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades F. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

4.
Patrícia Santos Andrade. Monitoria da disciplina Química para Construção da Vida, oferecida no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades F. Orientador: Luciana Nobre de Abreu Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREUFERREIRA, L. N.; CUNHA, M. B. ; MOL, G. S. . Textos de divulgação científica como recurso didático para o ensino de química. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MENDES SOBRINHO, J. A. C. ; MOURA, M. O. ; ABREUFERREIRA, L. N. ; SARMENTO, A. K. C. . A importância da leitura no ensino de ciências. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ABREUFERREIRA, L. N.; FERREIRA, J. Q. ; SILVA, F. C. . Contribuições da leitura e da escrita para o ensino de química. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


(a) Participação na avaliação de seminários ministrados por graduandos matriculados na disciplina "Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II" do Curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) - 2009;

(b) Aprovada no Concurso Público para docente do magistério superior da Universidade Federal do Piauí, para a área de Ensino de Ciências, campus Ministro Petrônio Portella (Teresina - PI), edital 14/09 UFPI, de 29 de abril de 2009, conforme Diário Oficial da União (ISSN 1677-7042), Nº 233, seção 1, página 22, de 7 de dezembro de 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 15:06:06