Edyr Batista de Oliveira Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5591547165482729
  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), mestre em Antropologia (PPGA/UFPA) e bacharel e licenciado em Ciências Sociais (UFPA), com ênfase em Sociologia. Fui Doutorando Visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, participando do Observatório Permanente da Juventude (OPJ) em sua Linha de Investigação "Corpo, Saúde e Sexualidades" no período de setembro de 2015 a fevereiro de 2016. Participo do "Grupo de Estudos e Pesquisas com Crianças, Infâncias e Juventudes" (Juerê/UFPA), atuando na Linha de Pesquisa "Gênero, Afetividade e Sexualidade" e do "Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero" (GEPEM/UFPA), atuando como Vice-Coordenador na Linha de Pesquisa "Gêneros, Corpos e Sexualidades". Sou autor dos livros: "Coisa de mulher? As telenovelas pela ótica masculina" (Editora Novas Edições Acadêmicas) e "Metrossexual em cena: a vaidade masculina a partir das telenovelas" (Editora Appris). Trabalho com os seguintes temas: Mídias, Masculinidades e Corpo. Email: edyroliveirajunior@gmail.com _____________________________________________________________________________________________________________________________________________ Doctoral degree in Anthropology by the Graduate Program in Anthropology of the Federal University of Pará (PPGA / UFPA), Master?s degree in Anthropology (PPGA / UFPA) and bachelor's degree in Social Sciences (UFPA), with emphasis in Sociology. I was a Doctorate Visitor at the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon, participating in the Permanent Youth Monitoring Centre (OPJ) in the Research fieldn of "Body, Health and Sexualities" from September 2015 to February 2016. I also participated in a Study Group and Researches of "Children, Infants and Youth" (Juerê / UFPA), on the field of "Gender, Affectivity and Sexuality" and worked with the Group of Studies and Research named "'Eneida de Moraes' on Women and Gender Relationships" (GEPEM / UFPA), acting as Vice-Coordinator in the Research field of "Genders, Bodies and Sexualities". I am the author of the books: "Woman?s things? Brazilian soap operas by male?s point of view" (Publisher Novas Edições Acadêmicas) and " Masculinities on spot: the mode of being and thinking the metrosexual character from the Brazilian soap operas" (Publisher Appris). I have also worked with the following themes: Media, Masculinity and Body. Email: edyroliveirajunior@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edyr Batista de Oliveira Júnior
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.;OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Vitor Sérgio Ferreira).
Título: "Cada um sabe do seu próprio corpo": masculinidades, projetos corporais e treinos, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Cristina Donza Cancela.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Masculinidades; Corpo; Exercícios Físicos; Projetos corporais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Saúde.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gênero.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2010 - 2012
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Masculinidades em cena: o modo de ser e de pensar o metrossexual a partir das telenovelas,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Cristina Donza Cancela.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Masculinidades; Telenovelas; Metrossexual; Corpo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2009
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Coisa de mulher? As telenovelas pela ótica masculina..
Orientador: Izabela Jatene de Souza.




Formação Complementar


2016 - 2016
Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Análise de dados qualitativos com MAXQDA12. (Carga horária: 6h).
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, ICS-UL, Portugal.
2013 - 2013
Inglês Instrumental Presencial. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à obra de Michel Maffesoli. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2010
Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2005 - 2008
Curso Livre de Inglês. (Carga horária: 490h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
Filosofias para paz. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2002 - 2002
Computação Básica. (Carga horária: 80h).
Ferraz Computação, FERRAZ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
A proposta do Grupo de Estudos e Pesquisas com Crianças, Infâncias e Juventudes (Juerê) é estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre crianças, infâncias e juventudes, considerando a emergência e as especificidades deste campo de investigação para a compreensão de quem são, como vivem e o que desejam as crianças e jovens que integram os múltiplos contextos da Amazônia. Os interesses de estudo estão engajados em campos diversos da antropologia e da sociologia, com focos diferenciados e com crianças e jovens em circunstâncias e condições tais como: pesquisas com crianças e jovens de contextos rurais e urbanos; crianças, jovens, educação e trabalho; crianças e jovens em experiências escolares (públicas e privadas);em experiências de institucionalização (hospitais e abrigos); focam ainda crianças e jovens em situação de ludicidade (na rua, no acesso às mídias e à literatura infantil; as intervenções públicas direcionadas a esse segmento; a relação com suas famílias; crianças que têm babás como cuidadoras; jovens e questões relativas à afetividade e à sexualidade nos campos da hetero, bi ou homoafetivo; crianças e jovens e as relações etnicorraciais; em situação de violência; portadoras de necessidades especiais; a adoção e circulação de crianças em contextos diversos; juventude e manifestações culturais (galeras, gangues, grupos de capoeira, hip-hop e grafite), dentre outros temas. O grupo realiza mensalmente atividades de estudo dirigido destinadas aos seus integrantes e interessados e, também, mensalmente o evento Quartas de Antropologia no Cinema com a apresentação de vídeos sobre os temas foco do grupo (crianças, infâncias e juventudes)destinados à comunidade em geral. Ademais se propõe a realizar um Seminário anual sobre os múltiplos olhares sobre infâncias e juventudes, bem como compartilhar experiências com os observatórios da juventude e infância já existentes.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Membro de Linha de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
O objetivo da Linha de Pesquisa Gênero, Afetividade e Sexualidade é realizar estudos e pesquisas que articulem entre si, principalmente, o tema da juventude e da infância e sua associação com as relações no campo do afeto e da sexualidade, dentro e fora do universo das relações heteronormativas.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
O Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero - GEPEM/UFPA foi criado em 1994, com a efervescência das discussões sobre a questão da mulher integrando-se aos grupos e núcleos de estudos no tema. Agrega docentes, discentes, pesquisadoras/es e profissionais da UFPA e de outras instituições públicas e privadas,interessados na temática e que sinalizam para a valorização dos Direitos Humanos. Sua presença na UFPA e demais instituições nacionais de graduação e pós-graduação fortalece-se pelas atividades realizadas como: ciclo de estudos, conferências, colóquios e Encontros na região amazônica, com a produção de livros, resultado de pesquisas e estudos na área. Contribuí com discussões e assessoria aos movimentos de mulheres do Pará. Articula-se em parcerias com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH/PA), com a Secretaria de Educação (SEDUC/PA) e com ONGs internacionais (ICSF/WIF). É associado à REDOR.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Membro de Linha de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador e Pesquisador
Outras informações
Dentro do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero (GEPEM), participo como Vice-Coordenador e Pesquisador da Linha de Pesquisa "Gêneros, Corpos e Sexualidades" que visa desenvolver estudos que articulem questões relativas aos gêneros, aos corpos e às sexualidades com especial atenção na constituição do corpo e na fabricação das corporeidades de diferentes sujeitos que se reconhecem como homens, mulheres, gays, lésbicas, travestis, transexuais, dentre outros; bem como na análise de suas práticas, valores, identidades, subjetividades no campo da sexualidade.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como Professor Monitor, a nível de Estágio Docente, na disciplina Tópicos Temáticos em Antropologia: Leituras sobre Gênero(s), Sexualidade(s) e Afetividade(s), sob supervisão da professora doutora Telma Amaral Gonçalves, no curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado
Outras informações
Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia e Patrimônio: Na Cidade ou na Aldeia há patrimônios a serem conhecidos e resguardados como parte do ambiente quotidiano de povos e populações amazônicas. Patrimônios indígenas e não-indígenas se constituem em desafio, pois se constituem em presença viva do passado que lhe deu forma e o transforma em lastro da vida presente, compondo o mosaico indispensável à diversidade social, adquirindo dimensão ímpar, testemunhos das múltiplas faces da Amazônia. Para registrar este patrimônio faz-se necessário romper as fronteiras estabelecidas no território da Antropologia, mesmo considerando os quatro amplos campos da disciplina: Antropologia Social, Arqueologia, Bioantropologia e Linguística. Assim a associação à História, ao Direito e a Arquitetura permite pesquisar saberes que não se circunscrevem à um território e que pretende conhecer saberes e práticas oriundas da experiência de nativos, migrantes e povos etnicamente diferenciados pensado identidades culturais em contexto de globalização, considerando as dinâmicas de interligação e intercâmbio. Ao considerar a Cidade e a Aldeia evita-se a hierarquização e usa-se da Etnologia para produzir novas visões sobre a Amazônia, sem desprezar a tradição em favor do novo, usa-se da tradição para inventar o novo, experiência que se constitui orientação de vida e trabalho. Estudar direitos diferenciados, sociabilidades diversas, alianças e famílias, gênero e gerações, cuidados com a saúde e a doença é produzir Etnologia implicada com os destinos da região, pois as interfaces são cuidadosamente esculpidas a partir da pesquisa, permitindo trabalhar no campo da Educação Patrimonial e em Saúde.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Membro de Linha de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado
Outras informações
Linha de Pesquisa Gênero e História: - Reunir análises que trabalham na perspectiva de gênero, procurando por meio de abordagem interdisciplinar consolidar este campo de estudo na Amazônia. - Discutir questões teórico-metodológicas acerca da construção das feminilidades e masculinidades, bem como dos estudos de família nos mais diferentes tempos e espaços. - Compreender gêneros associados a direitos.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Membro de Linha de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado
Outras informações
Linha de Pesquisa Antropologia Urbana: - Compreender os processos de articulação de migrantes no meio urbano, buscando as diversas formas de sociabilidade na cidade, misturando práticas e saberes novos aos "tradicionais," compartilhando manifestações culturais, religiosas e de lazer. - Analisar as identidades construídas por migrantes nos espaços urbanos, a partir dos laços de sociabilidades estabelecidos no destino de suas rotas de migração.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Membro de Grupo de Estudos, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
A desigualdade entre mulheres e homens, ?gritante? na sociedade, permitiu a gestação e o nascimento do conceito de ?Gênero?, que, ao longo das décadas do Século XX, fortaleceu-se e articulou-se a outros Marcadores Sociais da Diferença, tais como: Sexualidades, Cor/Raça/Etnia, Geração, Classe, Religião, Regionalidade e outras categorias, a fim de se questionar modelos hierárquicos históricos e culturalmente tidos como naturais, visando, assim, a pluralidade dos sujeitos, os quais estão envoltos em experiências ? sejam elas coletivas e/ou individuais ? e em subjetividade. Em vista disso, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marcadores Sociais da Diferença na Amazônia (Pororoca) surge como um grupo que procura refletir e realizar pesquisas em torno de Marcadores Sociais da Diferença, contribuindo assim para pensar a identidade amazônida inscrita em sua cultura, suas construções corporais, seus modos de consumo e suas sociabilidades em espaços rurais e urbanos.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado
Outras informações
Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia e Patrimônio: Na Cidade ou na Aldeia há patrimônios a serem conhecidos e resguardados como parte do ambiente quotidiano de povos e populações amazônicas. Patrimônios indígenas e não-indígenas se constituem em desafio, pois se constituem em presença viva do passado que lhe deu forma e o transforma em lastro da vida presente, compondo o mosaico indispensável à diversidade social, adquirindo dimensão ímpar, testemunhos das múltiplas faces da Amazônia. Para registrar este patrimônio faz-se necessário romper as fronteiras estabelecidas no território da Antropologia, mesmo considerando os quatro amplos campos da disciplina: Antropologia Social, Arqqueologia, Bioantropologia e Linguística. Assim a associação à História, ao Direito e a Arquitetura permite pesquisar saberes que não se circunscrevem à um território e que pretende conhecer saberes e práticas oriundas da experiência de nativos, migrantes e povos etnicamente diferenciados pensado identidades culturais em contexto de globalização, considerando as dinâmicas de interligação e intercâmbio. Ao considerar a Cidade e a Aldeia evita-se a hierarquização e usa-se da Etnologia para produzir novas visões sobre a Amazônia, sem desprezar a tradição em favor do novo, usa-se da tradição para inventar o novo, experiência que se constitui orientação de vida e trabalho. Estudar direitos diferenciados, sociabilidades diversas, alianças e famílias, gênero e gerações, cuidados com a saúde e a doença é produzir Etnologia ?implicada? com os destinos da região, pois as interfaces são cuidadosamente esculpidas a partir da pesquisa, permitindo trabalhar no campo da Educação Patrimonial e em Saúde.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Membro de Linha de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado
Outras informações
Linha de Pesquisa Antropologia Urbana: - Compreender os processos de articulação de migrantes no meio urbano, buscando as diversas formas de sociabilidade na cidade, misturando práticas e saberes novos aos "tradicionais," compartilhando manifestações culturais, religiosas e de lazer. - Analisar as identidades construídas por migrantes nos espaços urbanos, a partir dos laços de sociabilidades estabelecidos no destino de suas rotas de migração.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Membro de Linha de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado
Outras informações
Linha de Pesquisa Gênero e História: - Reunir análises que trabalham na perspectiva de gênero, procurando por meio de abordagem interdisciplinar consolidar este campo de estudo na Amazônia. - Discutir questões teórico-metodológicas acerca da construção das feminilidades e masculinidades, bem como dos estudos de família nos mais diferentes tempos e espaços. - Compreender gêneros associados a direitos.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Realizei estágio docente na graduação de História, na disciplina Antropologia Histórica, sob supervisão da Profª Drª Cristina Donza Cancela.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da secretaria de graduação do Laboratório de Antropologia "Arthur Napoleão Figueiredo" da Universidade Federal do Pará.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Fui monitor na disciplina Sociologia e Meio Ambiente, participei da organização e exposição do conteúdo das aulas ministradas durante o segundo semestre de 2008.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no Projeto Prodocência/2007: "Consolidação das Licenciaturas" promovido pela Pro-Reitoria de Ensino e Graduação e Faculdades de Licenciaturas do Campus de Belém da Universidade Federal do Pará, financiado pelo MEC/SESu/DEPEM.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Desempenho das seguintes atividades na disciplina Sociologia Durkheimiana: - Preparar melhor aulas e exercícios; - Ajudar colegas antes, durantes e depois das aulas; - Tomar iniciativa em favor dos colegas (repassando informações, recolhendo trabalhos para correções e entregando os já corrigidos); - Fazendo recapitulações e sínteses de questões sobre as aulas ministradas pela professora.

Atividades

08/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Financiamento de Pesquisa para Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFPA: "Para além da fisionomia: práticas corporais de homens jovens que frequentam ginásios e/ou natação em Belém do Pará, Brasil, e em Lisboa, Portugal".

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista de Doutorado Sanduích, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista Capes de Doutorado Sanduíche no Exterior nº do Processo: BEX 6187/15-3.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Financiamento de Pesquisa para Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFPA: "Masculinidades em cena: o modo de ser e de pensar o metrossexual a partir das telenovelas".


Faculdade Integrada da Amazônia, FINAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - 2019
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor no curso de Especialização em Serviço Social e Saúde ministrando o módulo "Serviço Social e Saúde da Mulher e do Homem".


DNA Centro de Educação Profissional, DNA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina "Sociologia e Educação Alimentar" ministrada ao curso Técnico em Nutrição e Dietética.

Atividades

05/2018 - 06/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia e Educação Alimentar

Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Doutorando Visitante, Enquadramento Funcional: Doutorando Visitante
Outras informações
Período de Doutorado Sanduíche com desenvolvimento de pesquisa de campo, realizada em um ginásio de Lisboa, a qual objetiva analisar as percepções relativas ao corpo que têm os homens portugueses que malham e de que maneira eles constroem e cuidam de seus corpos. Procurar-se-á fazer, também, uma comparação com os discursos sobre o corpo de homens frequentadores de academias em Belém do Pará, Brasil.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Doutorando Visitante, Enquadramento Funcional: Doutorando Visitante
Outras informações
Participo do Observatório Permanente da Juventude (OPJ) atuando na Linha de Investigação "Corpo, Saúde e Sexualidades". O OPJ é um programa de investigação e estudos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica desde 1989. Pretendendo potenciar a produção, a troca e a difusão do conhecimento científico sobre a diversidade de realidades juvenis em Portugal e no mundo, o OPJ beneficia de um largo património e experiência de investigação nacional e internacional, que viu somado em 2010 a herança do programa de estudos do Observatório Permanente de Escolas, em funcionamento no ICS desde 2004. O OPJ é financiado pelo ICS e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PEst-OE/SADG/LA0013/2013) - [Texto retirado do site do Observatório].


Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Sócio Efetivo, Enquadramento Funcional: Sócio Efetivo


Escola Dr. Otávio Meira Filho, -, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
O estágio na Escola Dr. Otávio Meira Filho, no Município de Benevides/PA, deu-se como pré-requisito das disciplinas Prática de Ensino em Ciência Política, ministrada pela Profª Drª Luzia Miranda e Prática de Ensino em Antropologia, ministrada pelo Profº Dr. Mauro Barreto.

Atividades

03/2009 - 06/2009
Estágios , Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Otávio Meira Filho, .

Estágio realizado
Estágio na disiplina de Sociologia ministrada ao Ensino Médio..


Linhas de pesquisa


1.
Gênero, Afetividade e Sexualidade

Objetivo: Realizar estudos e pesquisas que articulem entre si, principalmente, o tema da juventude e da infância e sua associação com as relações no campo do afeto e da sexualidade, dentro e fora do universo das relações heteronormativas..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Gênero; Afetividade; Sexualidade.
2.
Gênero & História

Objetivo: Reunir análises que trabalham na perspectiva de gênero, procurando por meio de abordagem interdisciplinar consolidar este campo de estudo na Amazônia. - Discutir questões teórico-metodológicas acerca da construção das feminilidades e masculinidades, bem como dos estudos de família nos mais diferentes tempos e espaços. - Compreender gêneros associados a direitos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Alianças e Famílias; Gêneros e Direitos; Relações Afetivas; Masculinidades e Feminilidades; Gerações e Gêneros.
3.
Antropologia Urbana

Objetivo: Compreender os processos de articulação de migrantes no meio urbano, buscando as diversas formas de sociabilidade na cidade, misturando práticas e saberes novos aos "tradicionais," compartilhando manifestações culturais, religiosas e de lazer. - Analisar as identidades construídas por migrantes nos espaços urbanos, a partir dos laços de sociabilidades estabelecidos no destino de suas rotas de migração..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Migração e Identidades; Sociabilidades; Cultura e Lazer.


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Que corpo tem os homens que malham? A construção de masculinidade em uma academia de musculação de Lisboa, Portugal
Descrição: Verificar as percepções sobre o corpo que têm os homens portugueses que malham e de que maneira eles constroem e cuidam de seus corpos fazendo-se, assim, uma análise de proximidade e distanciamentos com os discursos sobre o corpo dos homens frequentadores de academias em Belém do Pará, Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Edyr Batista de Oliveira Júnior - Coordenador / Vitor Sérgio Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2013 - 2017
Para além da fisionomia: práticas corporais de homens jovens que frequentam ginásios e/ou natação em Belém do Pará, Brasil, e em Lisboa, Portugal.
Descrição: Este projeto pretende analisar as práticas, vivências e valores presentes na relação dos homens com os seus corpos. A realização da pesquisa ocorre a partir da observação participante em espaços de sociabilidades masculina marcado pela atualização das performances corporais como academias de musculação e/ou aulas de natação. A análise se realiza na perspectiva de intersecção dos marcadores da diferença referidos à sexualidade, "raça /cor" e geração. Procura-se, assim, contribuir para a compreensão da relevância do corpo para a construção de masculinidades no diálogo intra e entre gêneros, levando em consideração os discursos dos indivíduos sobre virilidade e ideal masculino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Edyr Batista de Oliveira Júnior - Coordenador / Cristina Donza Cancela - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2012
Masculinidades em cena: o modo de ser e de pensar o metrossexual a partir das telenovelas
Descrição: Analisa-se a percepção de homens e mulheres sobre o modo de ser metrossexual. Destarte, procura-se verificar quais práticas, atitudes, valores e representações são associados a esse masculino. Pretende-se discutir o modo de ser e de pensar o metrossexual a partir das telenovelas, utilizando alguns personagens como o de Leonardo Miggiorin em Cobras e Lagartos(2006), de Vladimir Brichta em Belíssima (2005) e de Carlos Casagrande em Viver a Vida(2009), a fim de verificar se os/as telespectadores/as de Belém/PA percebem nesses personagens características metrossexuais, analisando-se de que forma os homens (re)elaboram essa ?nova/outra? representação de masculinidade para o seu dia-a-dia, procurando desconstruir o mito do homem que não se cuida; além de verificar quais os preconceitos que envolvem os metrossexuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Edyr Batista de Oliveira Júnior - Coordenador / Cristina Donza Cancela - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2009
Projeto Jubileu
Descrição: Este projeto visava identificar e analisar os fatores que contribuíam para que os alunos do curso de Ciências Sociais ultrapassassem o tempo de permanência no curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Edyr Batista de Oliveira Júnior - Integrante / Denise Machado Cardoso - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2008
Prodocência
Descrição: Projeto "Licenciaturas: Ações integradas em busca da formação docente interdisciplinar" promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Faculdades de Licenciaturas do campus de Belém da Universidade Fedral do Pará - Projeto do Prodocência /2007..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Edyr Batista de Oliveira Júnior - Integrante / Eneida Correa Assis - Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.


Projetos de extensão


2007 - 2008
Peregrinos da Paz
Descrição: O PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PEREGRINOS DA PAZ, é um projeto da UFPA, pertencente ao PROGRAMA PAZ NA TERRA, registrado na Pró-Reitoria de Extensão Universitária através da Resolução de numero 3158/04 de 03 de maio de 2004, parecer 009/04-CEX de 03/05/2004. Neste projeto alunos dos cursos de graduação desta instituição participam no plano de estágio supervisionado, de um processo de educação continuada em cultura de paz, atuando como multiplicadores nas escolas de ensino fundamental e médio. O Peregrinos da Paz se inscreve em um conjunto de atividades voltadas para o tema da Cultura de Paz que vêm sendo desenvolvidas na Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto encontra-se vinculado ao projeto interistitucional de pesquisa "Caminhos para uma cultura de paz ", coordenado pela UFPA, e ao projeto internacional "Fundamentos Filosóficos de la solidariedad", coordenado pela Universidad Pontíficia Comillas (MADRID)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Edyr Batista de Oliveira Júnior - Integrante / Kátia Marly Leite Mendonça. - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Todavia Porto Alegre
2018 - 2018
Periódico: REVISTA CAFÉ COM SOCIOLOGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Cotidiano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Corpo e da Saúde.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Sociologia da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia dos Gêneros e das Sexualidades.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa pelo trabalho "O que pensam os homens que praticam exercícios físicos sobre a saúde?", Rede Internacional de Estudos sobre Masculinidades (RIEMASC).
2008
Terceiro lugar com o trabalho "Telenovela e Economia: uma análise do merchandising", Faculdade de Ciências Sociais, PET e Centro Acadêmico de Ciências Sociais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.2014OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; CANCELA, C. D. . Imagens e representações de masculinidades nas telenovelas. OPSIS, v. 13, p. 189-211, 2014.

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.2012OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; CANCELA, C. D. . Que corpo é esse? O metrossexual em debate. Revista do NUFEN, v. 4, p. 20-33, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Metrossexual em cena: a vaidade masculina a partir das telenovelas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014. 170p .

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Coisa de mulher? As telenovelas pela ótica masculina. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014. 65p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Ser metrossexual é ser gay? Analisando práticas e percepções do modo de ser metrossexual. In: Cristina Donza Cancela; Laura Moutinho; Júlio Assis Simões. (Org.). Raça, etnicidade, sexualidade e gênero: em perspectiva comparada. 1ed.São Paulo: Terceiro Nome/Capes, 2015, v. 1, p. 103-120.

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; OLIVEIRA, Edenilce Oliveira de. ; NINA, Alan Michel Santiago . Coisas de Menino e Coisas de Menina: a percepção da criança sobre o universo do gênero. In: Maria Angélica Motta-Maués; Maria Luzia Miranda Álvares; Eunice Ferreira dos Santos. (Org.). Mulheres Amazônidas: imagens - cenários - histórias. Belém: GEPEM, 2011, v. 3, p. 123-144.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Homens atentam para a aparência. Beira do Rio, Belém, 24 maio 2013.

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; SOUZA, C. S. ; SILVA JUNIOR, J. B. . Saberes sobre Masculinidades: permanências e rupturas no século XXI. Jornal Iaras, Belém.

3.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O Metrossexual em Cena. Jornal Iaras, Belém.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O corpo fragmentado na prática da musculação e da natação. In: 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2018, Brasília. Anais da 31ª Reunião Brasileira de Antropologia. Brasília, 2018. p. 01-19.

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O que fazem os homens nos vestiários?. In: V Coloquio Internacional de Estudios sobre Varones y Masculinidades, 2015, Santiago do Chile. Ponencias V Coloquio Masculinidades 2015. Santiago, 2015. p. 1-15.

3.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. A cultura material da mídia: uma análise dos objetos de Lost. In: V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2015, Maceió. Anais da V REA / XIV ABANNE, 2015. p. 01-20.

4.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Modo de ser metrossexual nas telenovelas. In: VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade / II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade / II Encontro Gênero e Diversidade na Escola, 2014, Juiz de Fora. Anais [do] VI Seminário Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; II Encontro Gênero e Diversidade na Escola. Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. p. 3944-3960.

5.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Corpo Fabricado: o metrossexual em questão. In: VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, 2012, Salvador. Anais do Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Salvador: ABEH, 2012. v. 01. p. 01-15.

6.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Por que os homens assistem telenovelas?. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Curitiba. IX RAM - Culturas, Encontros e Desigualdades, 2011.

7.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Na frente da TV: a percepção masculina das telenovelas. In: II Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS, 2010, Belém. Amazônias: mudanças sociais e perspectivas para o século XXI, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O que pensam os homens que praticam exercícios físicos sobre a saúde?. In: VI Colóquio Internacional de Estudos sobre Homens e Masculinidades, 2017, Recife, Pernambuco, Brasil. Livro de Resumos. Recife: Editora UFPE, 2017. p. 01-197.

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Fim de treino: performatizando masculinidades nos vestiários. In: Antropologia em Foco IV: Diversidade, Direitos Humanos e Desafios do Fazer Antropológico, 2014, Belém. Sessões e Resumos, 2014. v. IV. p. 22.

3.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Metrossexual em cena: 'outro/novo' homem em Belíssima, Cobras & Lagartos e Viver a Vida. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia / XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2013, Fortaleza. Livro do Programa, 2013. p. 01-354.

4.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Corpo Fabricado: o metrossexual em questão. In: Antropologia em Foco II, 2012, Belém. Resumo das Comunicações Orais, 2012.

5.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Coisas de menino e coisas de menina: a percepção da criança sobre o universo do gênero. In: II Reunião Equatorial de Antropologia / XI Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2009, Rio Grande do Norte. Anais da II Reunião Equatorial de Antropologia e XI Reunião de Antropólogos do Norte - Nordeste, 2009.

6.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; OLIVEIRA, Edenilce Oliveira de. ; NINA, Alan Michel Santiago . Coisas de Menino e Coisas de Menina: a Percepção da Criança Sobre o Universo do Gênero. In: IV Encontro Amazônico Sobre Mulheres e Gênero / I Encontro de Pesquisadoras/es Paraenses Sobre Gênero, Mulheres, Cidadania, 2009, Belém. Caderno de Resumos - Mulheres Amazônidas: Imagens, Cenários, Histórias. Belém: GEPEM, 2009.

7.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; OLIVEIRA, Edenilce Oliveira de. . Um Olhar Sociológico Sobre o Terminal Rodoviário de Benevides-PA. In: I Simpósio Nacional de Ciências Sociais / XIV Semana de Ciências Sociais - região e Poder: representação em fluxo, 2009, Goiânia. Caderno de Resumos, 2009.

8.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. As representações do masculino em torno do pênis. In: VII Enuds - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, 2009, Minhas Gerais. Resumos, 2009.

9.
NINA, Alan Michel Santiago ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Rir é o melhor remédio? O uso de piadas e o processo de reificação da heteronormatividade. In: V Enuds - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, 2007, Goiânia. Resumos, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de. Pesquisas etnográficas: Festa do Moqueado - Povo Tembé. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de. O corpo fragmentado na prática da musculação e da natação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. 'Saúde em primeiro lugar'? Práticas físicas e vida saudável entre jovens do sexo masculino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. (Inter)Subjetividade corporal de homens jovens que praticam exercícios físicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; CARDOSO DE OLIVEIRA, R. . Percursos etnográficos: algumas experiências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Vaidade masculina na TV: metrossexual e telenovelas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. A cultura material da mídia: uma análise dos objetos de Lost. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Práticas corporais de homens jovens que frequentam academias de musculação e natação em Belém do Pará, Brasil, e ginásios em Lisboa, Portugal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Modo de ser metrossexual nas telenovelas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; CANCELA, C. D. . Metrossexual em cena: 'outro/novo' homem em Belíssima, Cobras & Lagartos e Viver a Vida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Imagens e representações de masculinidades nas telenovelas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Corpo Fabricado: o metrossexual em questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Corpo Fabricado: o metrossexual em questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O corpo fabricado do metrossexual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Por que os homens assistem telenovelas?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Na frente da TV: a percepção masculina das telenovelas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. As representações do masculino em torno do pênis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Coisas de menino e coisas de menina: a percepção das crianças sobre o universo do gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Um Caminho Entre Vários Possíveis: a ida à campo do pesquisador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; OLIVEIRA, Edenilce Oliveira de. ; NINA, Alan Michel Santiago . Coisas de Menino e Coisas de Menina: a Percepção da Criança Sobre o Universo do Gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Espaços Pedagógicos Diferenciados: Onde a licenciatura se completa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; OLIVEIRA, Edenilce Oliveira de. ; NINA, Alan Michel Santiago . Bola para os meninos e boneca para as meninas? O gênero para as crianças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Telenovela e Economia: uma análise do Merchandising. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. As novelas na realidade de Belém/Pa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
NINA, Alan Michel Santiago ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Rir é o melhor remédio? O uso de piadas e o processo de reificação da heteronormatividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O homem não tece a dor: queixas e perplexidades masculinas, de Berenice Bento. Belém: Amazônica - Revista de Antropologia, 2015 (Resenha de Livro).

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Resumo de Dissertação - Masculinidades em cena: o modo de ser e de pensar o metrossexual a partir das telenovelas. Belém: Amazônica - Revista de Antropologia, 2013 (Resumo de Dissertação).

3.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Resenha do livro 'O metrossexual no Brasil' de Wilton Garcia. Belém: Amazônica - Revista de Antropologia, 2012 (Resenha de Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de. Parecer para a Revista Café com Sociologia. 2018.

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de. Parecer para a Revista Todavia. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Homens deixam até de cuidar da saúde para não ter masculinidade questionada. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O olhar em um campo de práticas de exercícios físicos em Belém do Pará, Brasil, e em Lisboa, Portugal. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Homens atentam para a aparência. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Metrossexual - Masculinidades em cena: o modo de ver e de pensar o metrossexual a partir das telenovelas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Metrossexual. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Que corpo é esse? O metrossexual em debate. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Vaidade Masculina (Metrossexual). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Dia do homem. Dissertação sobre masculinidade é resultado de pesquisa antropológica na UFPA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Paradigmas do Homem Contemporâneo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Blog do Edyr Oliveira Júnior. 2013; Tema: Cotidiano. (Blog).

2.
PIMENTEL, A. S. G. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Fenomenologia da Solidadriedade e Ciências Gestáltica. 2013; Tema: Espaço para refletir sobre a racionalidade instrumental e a ética do consumo de pessoas. (Blog).

3.
PIMENTEL, A. S. G. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Seminário Masculinidades no século XXI: rupturas e permanências. 2012; Tema: Seminário sobre Masculinidades. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de; VIEIRA, Manuela do Corral . Corpos, Gêneros e Imagens na Comunicação. 2018. (Coordenação de Grupo de Trabalho (GT)).

2.
GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de ; ARAUJO, O. S. . (Re)Significando corpos e sexualdiades. 2017. (Coordenação de GT).

3.
VIEIRA, Manuela do Corral ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Gêneros e Mídias: debates contemporâneos. 2016. (Coordenação de GT).

4.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Diálogos Antropológicos com Leonardo Malcher - Aos cuidados de Príapo: impotência sexual masculina, medicalização e tecnologia do corpo na medicina do Brasil. 2015. (Moderação de Atividade).

5.
CARDOSO DE OLIVEIRA, R. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Etnografias, Corpos e Diferenças: Os Desafios do Trabalho de Campo na Contemporaneidade. 2015. (Coordenação de Comunicação Coordenada).

6.
GEPEM, G. E. E. P. E. M. ; GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Lançamento da Linha de Pesquisa 'Gênero, Corpos e (Homo) sexualidades). 2015. (Coordenação de Atividade).

7.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; VIEIRA, Manuela do Corral . Masculinidades e Feminilidades em Imagens Midiáticas. 2014. (Coordenação de GT).

8.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; SOUZA, C. S. ; SILVA JUNIOR, J. B. . Saberes sobre Masculinidades: permanências e rupturas no século XXI. 2013. (Coordenação de GT).

9.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; ARAGAO, R. V. J. . Masculinidades em cena: múltiplas formas de ser homem. 2013. (Coordenação de GT).

10.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.; CARDOSO, Denise Machado . Pedras no Caminho: as dificuldades dos discentes de ciências sociais da UFPA para conclusão do curso em cinco anos. 2009. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Leite, L. C. L. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Narrativas Fotográficas. 2014. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALVES, T. A.; SARÉ-XIMENES, Laura Arlene; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de. Participação em banca de Jonathan de Lima Oliveira.O homem como agente de violência: um estudo sobre a invisibilidade masculina nas campanhas de violência contra as mulheres. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

2.
GONÇALVES, T. A.; SARÉ-XIMENES, Laura Arlene; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Participação em banca de Ícaro Chaplin Silva Barbosa.A construção do feminino nos manuais de RPG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

3.
VIEIRA, Manuela do Corral; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Participação em banca de Leandro Borges da Silva e Ronaldo Bianchi Pizate.Um novo consumidor: o homem como foco do consumo e da publicidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade da Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
31ª Reunião Brasileira de Antropologia.O corpo fragmentado na prática da musculação e da natação. 2018. (Outra).

2.
Cine-Gênero - "Dona de casa e cidadania política: mulheres e direito de voto". 2018. (Outra).

3.
III Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. 2018. (Outra).

4.
Roda de Conversa - Ampliando fronteiras: lesbianidades e transexualidades em debate. 2018. (Outra).

5.
Roda de Conversa - Dissolução de fronteiras de sexo e gênero?. 2018. (Outra).

6.
Roda de Conversa - Dissolvendo fronteiras: Gêneros, Corpos e Sexualidades.Identidades e diferenças: quando as vivências e trânsitos dissolvem fronteiras. 2018. (Outra).

7.
Roda de Conversa - Quando (não) há afeto: sexualidades e alteridade em contextos familiares. 2018. (Outra).

8.
Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia. 2017. (Encontro).

9.
Minicurso - Fundamentos e Métodos de Campo em Linguística Antropológica. 2017. (Outra).

10.
VI Colóquio Internacional de Estudos sobre Homens e Masculinidades.O que pensam os homens que praticam exercícios físicos sobre a saúde?. 2017. (Outra).

11.
Falar de Género. Seminário aberto e Interdisciplinar ? Mulheres católicas durante o Estado Novo: o caso do jornal Novidades. 2016. (Seminário).

12.
II Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. 2016. (Congresso).

13.
Seminários Mundos Juvenis.?Saúde em primeiro lugar?? Práticas físicas e vida saudável entre jovens do sexo masculino. 2016. (Seminário).

14.
Comemorações do Dia Internacional da Mulher e Lançamento de Novas Linhas de Pesquisa.Falando de homens e outras coisas. 2015. (Outra).

15.
Diálogos Antropológicos com Leonardo Malcher - Aos cuidados de Príapo: impotência sexual masculina, medicalização e tecnologia do corpo na medicina do Brasil. 2015. (Outra).

16.
Jornada de Reflexão: O que é o homem?. 2015. (Outra).

17.
Seminário de Acompanhamento.Práticas corporais de homens jovens que frequentam academias de musculação e natação em Belém do Pará, Brasil, e ginásios em Lisboa, Portugal. 2015. (Seminário).

18.
Seminário Juventude e Políticas Públicas: diálogos Portugal-Brasil. 2015. (Seminário).

19.
Seminário Responsible Research & Innovation: Confidencialidade e anonimato dos informantes da investigação. 2015. (Seminário).

20.
Seminários Mundos Juvenis: Projeto Morpheus - Diagnóstico social e de saúde dos jovens do Concelho de Paredes. 2015. (Seminário).

21.
V Coloquio Internacional de Estudios sobre Varones y Masculinidades.O que fazem os homens nos vestiários?. 2015. (Outra).

22.
V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. A cultura material da mídia: uma análise dos objetos de Lost. 2015. (Congresso).

23.
V Semana Acadêmica Integrada FAMAZ.Vaidade masculina na TV: metrossexual e telenovelas. 2015. (Outra).

24.
Workshop Internacional Men Roles in a Gender Equality Perspective - National and Cross-National Data Analysis. 2015. (Outra).

25.
Antropologia em Foco. 2014. (Seminário).

26.
Antropologia em Foco.Fim de treino: performatizando masculinidades nos vestiários. 2014. (Seminário).

27.
Diálogos Antropológicos com Ana Lídia Nauar - Trajetórias afetivo-sexuais na adolescência. 2014. (Outra).

28.
Diálogos Antropológicos com Edyr Batista de Oliveira Júnior - Masculinidades na tela: práticas metrossexual e a vaidade masculina nas telenovelas.Masculinidades na tela: prática metrossexual e a vaidade masculina nas telenovelas. 2014. (Outra).

29.
Diálogos Antropológicos com Leila Leite - A juventude grafiteira de Belém e a rua como espaço privilegiado de arte e de sociabilidade. 2014. (Outra).

30.
Exposição de Fotoetnografia. Narrativas Fotográficas. 2014. (Exposição).

31.
I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. 2014. (Encontro).

32.
II Seminário de Saúde Sexual e Reprodutiva, Pesquisa em Gênero, Relações Raciais e Masculinidades.Masculinidades, Sexualidade, Paternidade e Envelhecimento. 2014. (Seminário).

33.
II Seminário de Saúde Sexual e Reprodutiva, Pesquisa em Gênero, Relações Raciais e Masculinidades. 2014. (Seminário).

34.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade / VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade / II Encontro Gênero e Diversidade na Escola.Modo de ser metrossexual nas telenovelas. 2014. (Seminário).

35.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade / VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade / II Encontro Gênero e Diversidade na Escola. 2014. (Seminário).

36.
Minicurso (Antropologia em Foco) - Políticas, Moralidades e Formas de Engajamento. 2014. (Outra).

37.
Oficina: Tecendo Gênero, Sexualidade(s) e Relações Étnico-Raciais nos aparatos culturais (II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade / VI Seminário Nacional Corpo Gênero e Sexualidade / II Encontro de Gênero e Diversidade na Escola). 2014. (Oficina).

38.
Oficina de Fotoetnografia. 2014. (Oficina).

39.
Seminário Saúde, Gênero e direitos: Um olhar sobre mulheres Trans, Lésbicas e Bissexuais. 2014. (Seminário).

40.
V Interartes / I Colóquio de Arte e Estética. 2014. (Outra).

41.
II Colóquio Nacional de estudos Culturais na Amazônia. 2013. (Outra).

42.
I Seminário de Saúde Sexual e Reprodutiva de Mulheres Negras. 2013. (Seminário).

43.
IV Reunião Equatorial de Antropologia / XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Metrossexual em cena: o "novo/outro" homem em Belíssima, Cobras &Lagartos e Viver a Vida. 2013. (Outra).

44.
Minicurso (Seminário Internacional Desfazendo Gênero) - Ao Sul da Teoria: queer nos trópicos. 2013. (Outra).

45.
Minicurso (Seminário Internacional Desfazendo Gênero) - Desafios metodológicos e éticos de pesquisa com mídias digitais: percursos teóricos e etnográficos. 2013. (Outra).

46.
Muvuca na Cumbuca: Semana de Comunicação da UFPA - Comunicando Tendências. 2013. (Outra).

47.
Oficina: Luz, câmera, fazendo cinema! (Muvuca na Cumbuca - Semana de Comunicação da UFPA). 2013. (Oficina).

48.
Seminário Internacional Desfazendo Gênero. 2013. (Seminário).

49.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10.Imagens e representações de masculinidades nas telenovelas. 2013. (Seminário).

50.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. 2013. (Seminário).

51.
Antropologia em Foco II.Corpo Fabricado: o metrossexual em questão. 2012. (Simpósio).

52.
Mesa Redonda Sexualidade, Religião e Cidadania: embates e negociações de identidades e direitos. 2012. (Outra).

53.
Mini-curso Sexualidade, Subjetivação e Diferenciação Social. 2012. (Outra).

54.
Pós-modernidade: a comunicação e a alteridade no mundo digital. 2012. (Outra).

55.
Seminário Masculinidades no Século XXI: rupturas e permanências.Saúde, Estética e Violência. 2012. (Seminário).

56.
VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. Corpo Fabricado: o metrossexual em questão. 2012. (Congresso).

57.
Ciclo Seminários em Antropologia - Perspectivas várias da Nutrição: da Antropologia Biológica às naturezas mortas. 2011. (Seminário).

58.
III Semana Acadêmica de Ciências Sociais. 2011. (Outra).

59.
IX Reunião de Antropologia do Mercosul - RAM.Por que os homens assistem telenovelas?. 2011. (Outra).

60.
Muvuca na Cumbuca: Semana de Comunicação da UFPA. 2011. (Encontro).

61.
Semana d@ Calour@ de Ciências Sociais (UFPA/2011).Os quatro campos da Antropologia: a Antropologia Social, a Arqueologia, a Bioantropologia e a Linguística. 2011. (Outra).

62.
II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia.Na frente da TV: a percepção masculina das telenovelas. 2010. (Encontro).

63.
Mini-curso(Pós-27ª ABA): Gênero e marcadores sociais da diferença. 2010. (Outra).

64.
Semana do Calouro de Comunicação Social - UFPA 2010. 2010. (Outra).

65.
XXVII Associação Brasileira de Antropologia. 2010. (Outra).

66.
As Outras Mulheres de Atenas. 2009. (Seminário).

67.
Comunicoteca - Organizada pelos projetos SOS Imprensa, Ralação e Comunicação Comunitária da UnB ( Fórum Social Mundial). 2009. (Oficina).

68.
Curso Básico para Professores Evangelistas de Crianças (APEC). 2009. (Oficina).

69.
Diálogos Universitários. 2009. (Outra).

70.
Fórum Mundial de Educação. 2009. (Outra).

71.
Fórum Socal Mundial: Um outro Mundo é Possível.. 2009. (Outra).

72.
Gênero, Sexualidade e Etnia (Fórum Social Mundial). 2009. (Oficina).

73.
II Reunião Equatorial de Antropologia / XI Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste.Coisas de menino e coisas de menina: a percepção da criança sobre o universo do gênero. 2009. (Outra).

74.
II Reunião Equatorial de Antropologia / XI Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste. 2009. (Outra).

75.
IV Encontro Amazônico Sobre Mulheres e Gênero / I Encontro de Pesquisadoras/es Paraenses Sobre Gênero, Mulheres, Cidadania.Coisas de Menino e Coisas de Menina: a Percepção da Criança Sobre o Universo do Gênero. 2009. (Encontro).

76.
Micropolítica de Comunicação - Projetos SOS Imprensa e Comunicação Comunitária da UnB - (Fórum Social Mundial). 2009. (Oficina).

77.
Orquídeas e você: Fazendo o Q? - Pink Money. 2009. (Seminário).

78.
Orquídeas e você: Fazendo o Q? - Teoria Queer. 2009. (Seminário).

79.
Programa Brasil sem Homofobia (V ENUDS). 2009. (Oficina).

80.
Seminário Infância, Adolescência e Mídia (Fórum Social Mundial). 2009. (Seminário).

81.
VII ENUDS - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - Academia e Militâncias em diálogo: diversidade sexual e lutas sociais. 2009. (Encontro).

82.
VII ENUDS - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - Academia e Militâncias em diálogo: diversidade sexual e lutas sociais.As representações do masculino em torno do pênis. 2009. (Encontro).

83.
4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.Coisas de menino e coisas de menina: a percepção da criança sobre o universo do gênero. 2008. (Outra).

84.
Dia da Mulher: uma abordagem sócio-acadêmica sobre gênero e sexualidade. 2008. (Seminário).

85.
Diálogo Universitário. 2008. (Outra).

86.
III Seminário da Prodocência - Licenciandos em Ação.Espaços Pedagógicos Diferenciados: Onde a licenciatura se completa. 2008. (Seminário).

87.
Mini-curso (Muvuca na Cumbuca - Semana de Comunicação - UFPA/2008): Divulgação Científica e Responsabilidade Social. 2008. (Outra).

88.
Muvuca na Cumbuca: Semana de Comunicação UFPA/2008: Novas Formas de Comunicação na Contemporaneidade.. 2008. (Encontro).

89.
Nasceu Uma Estrela: Os 100 Anos de Claude Lévi-Straus.Telenovela e Economia: uma análise do Merchandising. 2008. (Seminário).

90.
VI ENUDS - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - Estado Laico: discutir poder, garantir direitos.Bola para os meninos e boneca para as meninas? O gênero para as crianças. 2008. (Encontro).

91.
59ª Reunião Anual da SBPC - Amazônia: Desafio Nacional. 2007. (Outra).

92.
Encontro para a Opção Profissional.(Expositor). 2007. (Encontro).

93.
LGBTTs na Tela da TV - Representações de Homoafetividade e Movimentações Sociais Contra a Homofobia na Mídia (V ENUDS). 2007. (Oficina).

94.
Mini-curso (SBS-2007): Metodologia de pesquisa e teoria social feminista. 2007. (Outra).

95.
Peregrinos da Paz: Filosofias para paz. 2007. (Outra).

96.
Quartas de Antropologia.A pesquisa como quebra-cabeça: a construção do trabalho científico. 2007. (Outra).

97.
V Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - Militância e Academia: Ressignificando práticas e conceitos para subversão da heteronormatividade.Rir é o melhor remédio? O uso de piadas e o processo de reificação da heteronormatividade. 2007. (Encontro).

98.
XIII Congresso Barsileiro de Sociologia: Desigualdade, Diferença e Reconhecimento. 2007. (Congresso).

99.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia: Desigualdade, Diferença, Reconhecimento.. A novela na realidade de Belém/Pa. 2007. (Congresso).

100.
Cine-Gênero: A representação do Feminino no cinema. 2006. (Seminário).

101.
Cine-Gênero: O Assédio sexual e moral no trabalho X violação humanos das mulheres. 2006. (Seminário).

102.
III Seminário Extracurricular Temático de Ciências Sociais: Perspectivas e Atuações do Profissional de Ciências Sociais no Mercado de Trabalho Atual. 2006. (Seminário).

103.
IX Jornada de extensão universitária: Sustentabilidade e diversidade na Amazônia. 2006. (Outra).

104.
Palestra - Mulher, Família, Trabalho: Olhar e Olhares. 2006. (Outra).

105.
A Hora do Calouro e Oficinas de Técnicas e Estudos. 2005. (Outra).

106.
XII CISO: Diversidade e Pluralismo no Norte e Nordeste do Brasil. 2005. (Encontro).

107.
II Conferência de Escolas Bíblicas Dominicais: EBD, Prioridade do Ensino no Novo Milênio. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de ; PIMENTEL, A. S. G. . Roda de Conversa - Dissolvendo fronteiras: Gêneros, Corpos e Sexualidades. 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de; GONÇALVES, T. A. . Roda de Conversa - Identidades e diferenças: quando as vivências e trânsitos dissolvem fronteiras. 2018. (Outro).

3.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de; GONÇALVES, T. A. . Roda de Conversa - Ampliando Fronteiras: lesbianidades e transexualidades em debate. 2018. (Outro).

4.
GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de . Roda de Conversa - Quando (não) há afeto: sexualidades e alteridade em contextos familiares. 2018. (Outro).

5.
GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de . Roda de Conversa - Dissolução de fronteiras de sexo e gênero?. 2018. (Outro).

6.
GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. ; GEPEM, G. E. E. P. E. M. . Mulheres: fronteiras, trânsitos, transgressões. 2017. (Outro).

7.
EPCA, O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. de . I Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amzônia. 2017. (Outro).

8.
GEPEM, G. E. E. P. E. M. ; GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Comemorações do Dia Internacional da Mulher e Lançamento de Novas Linhas de Pesquisa. 2015. (Outro).

9.
JUERE, G. E. P. ; GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Diálogos Antropológicos com Leonardo Malcher - Aos cuidados de Príapo: impotência sexual masculina, medicalização e tecnologia do corpo na medicina do Brasil. 2015. (Outro).

10.
JUERE, G. E. P. ; GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Homenagem a Profª Dra. Maria Angélica Motta Maués: Histórias e Memórias Acadêmicas e Afetivas de uma Antropóloga. 2014. (Outro).

11.
JUERE, G. E. P. ; PPGSA, P. P. ; LAANF, L. A. ; GONÇALVES, T. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Diálogos Antropológicos com Edyr Batista de Oliveira Júnior - Masculinidades na tela: prática metrossexual e a vaidade masculina nas telenovelas. 2014. (Outro).

12.
PIMENTEL, A. S. G. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Masculinidades no Século XXI: permanências e rupturas. 2012. (Outro).

13.
BELTRAO, J. F. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . XXVII Associação Brasileira de Antropologia. 2010. (Congresso).

14.
SOUZA, I. J. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Olhares Sociais Sobre a Infância, Adolescência e Juventude.. 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O Metrossexual em Cena. Jornal Iaras, Belém.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. O corpo fabricado do metrossexual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA JÚNIOR, E. B.. Metrossexual. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PIMENTEL, A. S. G. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Seminário Masculinidades no século XXI: rupturas e permanências. 2012; Tema: Seminário sobre Masculinidades. (Blog).

2.
PIMENTEL, A. S. G. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. B. . Fenomenologia da Solidadriedade e Ciências Gestáltica. 2013; Tema: Espaço para refletir sobre a racionalidade instrumental e a ética do consumo de pessoas. (Blog).



Outras informações relevantes


Participei no dia 31 de maio de 2008 de uma excursão à areas de reforma agrária no Município de Acará-PA no âmbito da disciplina Sociologia Rural com supervisão do Profº Dr. Heribert Schmitz (Universidade Federal do Pará).
Fui representante discente (suplente) do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA/UFPA) junto à Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA) de agosto de 2010 a agosto de 2011 e de agosto de 2013 a setembro de 2014. 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


On May 31, 2008, I joined an sightseeing at agrarian reform areas in the municipality of Acará-PA, Brazil.
I represented the Postgraduate Program in Anthropology (PPGA-UFPA) at the Congregation of the Institute of Philosophy and Human Sciences (IFCH-UFPA) from August 2010 to August 2011 and from August 2013 to September 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 6:43:14