Rodrigo Silva Magalhães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9489610995513995
  • Última atualização do currículo em 11/06/2015


Doutorando da área de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Ênfase em História do Brasil Republicano pós 1946 (Movimentos Sociais e Cidadania). Atualmente é professor II (História e Filosofia) - Colégio Santa Mônica e professor de Formação Política do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré. Tem experiência nas áreas de História, Filosofia e Educação. Tem interesse em pesquisas sobre a movimentos sociais, educação, espaços populares e exercício da cidadania e participa do grupo de pesquisa sobre ética e educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Silva Magalhães
Nome em citações bibliográficas
MAGALHÃES, Rodrigo. S.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Maria Judith Sucupira da Costa Lins.
2006 - 2009
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O papel das Associações de Moradores da Maré 1978/1985,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Luiz Reznik.
2001 - 2006
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A atuação das associações de moradores da maré na abertura política (1978/1985).
Orientador: Luis Reznik.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica.




Formação Complementar


2007 - 2009
Extensão universitária em Curso de Extensão em Filosofia. (Carga horária: 100h).
Instituto Aquinate - Instituto de Pesquisa e Ensino Santo Tomas de Aquino.


Atuação Profissional



Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, CEASM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Formação Política, Carga horária: 12


Colégio Santa Mônica, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
História
02/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

VIVA RIO, VIVA RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Educador, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 15
Outras informações
Educador do Telecurso 2000



Projetos de pesquisa


2006 - 2008
O Processo de descolarização das crianças da Maré
Descrição: Através da coleta de dados, decodificar as causas para a descolarização das crianças da Maré, entendendo suas causas históricas, sociais e familiares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
O impacto da Universidade na vida dos Universitários da Maré
Descrição: O projeto procurou entender de que forma a vida dos núcleos familiares da Maré eram impactadas após a entrada de um de seus membro na Universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2002
Censo Maré 2000
Descrição: Produção do Censo maré 2000, primeiro Censo realizado dentro de um espaço popular, com o intuito, de captar e decodificar os dados sobre a realidade dos moradores da Maré.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MAGALHÃES, Rodrigo. S.. Construção de Conhecimento na Formação de Redes Sóciopedagógicas. In: Eduardo Navarro Stotz; Regina Maria Marteleto. (Org.). Informação, Saúde e Redes Sociais - Diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, v. 1, p. 09-176.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Universitários da Maré.A participação popular como meio de transformação social. 2005. (Encontro).

2.
Os futuros possíveis das favelas do Rio de Janeiro. 2005. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 14:59:30