Edilane Carvalho Teles

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9866051501842843
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Docente dos cursos de Pedagogia e Comunicação da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB/Campus III, Juazeiro/BA. Pesquisadora do Grupo: Educação contextualizada, cultura e território (EDUCERE). Pedagoga - Licenciatura Plena pela Universidade do Estado da Bahia (1999), Especialização em Metodologia, ensino e extensão em Educação (UNEB, 2001), Especialização em Educação e Novas Tecnologia da Comunicação e Informação (UNEB, 2002) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2010); Master em Tecnologias e Comunicação Multimídia (Universidade de Turim/Itália, 2004). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM/ECA/USP)/ Área de concentração III: Interfaces Sociais da Comunicação / Linha de Pesquisa III ? Comunicação e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação, formação, tecnologia e educação, educação e comunicação e educação do campo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edilane Carvalho Teles
Nome em citações bibliográficas
TELES, E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas.
Rua Edgard Chastinet
São Geraldo
48904711 - Juazeiro, BA - Brasil
Telefone: (74) 36116483


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências da Comunicação (Conceito CAPES 5).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação do pedagogo: distanciamentos e (in)coerências,
Orientador: Adilson Odair Citelli.
Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Palavras-chave: Pedagogia; Comunicaçao; Tecnologias da Informação e Comunicação; Mídias.
2008 - 2010
Mestrado em Educação e Contemporaneidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Ação Comunicativa e Mediação pedagógica nas práticas de formação docente,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Arnaud Soares de Lima Jr..
Palavras-chave: Educação; Ação Comunicativa; Mediação pedagógica; Tecnologia e Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Educação; Informação e comunicação.
2003 - 2004
Mestrado profissional em Master- Tecnologia e Comunicazione Multimediale.
Università degli Studi di Torino PRINCIPALE, UNITO, Itália.
Título: Il ruolo di tutor nella comunità Virtuale, Ano de Obtenção: .
Orientador: Alessandra Re.
2001 - 2002
Especialização em Educação e Novas Tecnologia da Com. e Informação. (Carga Horária: 495h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: As crianças, nós, os computadores e a escola: o uso do computador na sala de aula.
Orientador: Solange Maria do Nascimento Nogueira.
2000 - 2001
Especialização em Metodologia, Ensino, Pesq. e Extensão em Educação. (Carga Horária: 435h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: O computador na sala de aula: a contrução de um espaço interativo.
Orientador: Arnaud Soares de Lima Junior.
1995 - 1999
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado.
Orientador: Elizeu Clementino de Souza.




Formação Complementar


1998 - 1999
Extensão universitária em Pedagogia e Didática Especial. (Carga horária: 80h).
Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália.
1998 - 1999
Extensão universitária em Pedagogia Geral. (Carga horária: 60h).
Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália.
1998 - 1999
Extensão universitária em Informatica Geral e Tecnologias da Educação. (Carga horária: 60h).
Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália.
1998 - 1999
Extensão universitária em Pedagogia Experimental. (Carga horária: 60h).
Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália.
1998 - 1999
Extensão universitária em Metodologia em pesquisa Educativa. (Carga horária: 60h).
Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Confirmada permanência após período de estágio probatório, segundo o Diário Oficial (D. O.) publicado em 14/04/2015, n° 1.063/2015.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Pedagogia UNEB/UAB

Atividades

08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro Núcleo de Desenvolvimento Estruturante.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Afastamento docente.
2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Educação
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas, .

08/2013 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Brinquedoteca Itinerante: Movimento entre a escola e a comunidade.
05/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Audiovisual.
2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Tecnologias I
Didática e Tecnologias II
Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
Laboratório de Comunicação
Políticas públicas e Educação
Tecnologias da Educação
Estágio Supervisionado
01/2017 - 03/2017
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Colegiado - Pro-Tempore.
03/2015 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE, .

Cargo ou função
Membro do CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
01/2015 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS / Campus III.
12/2016 - 01/2017
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Direção (substituição).
01/2015 - 12/2016
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Colegiado.
08/2015 - 12/2015
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do TOPA (Programa).
11/2014 - 12/2015
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Cargo Temporário de Diretor do Departamento.
03/2012 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante Conselho Municipal de Educação.
12/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Comissão de Seleção da Especialização.
11/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro de avaliação de produção cientifica.

Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

2007 - 2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Alfabetização
Mídias, Tecnologias e Educação

Faculdade Dom Pedro II, FDPII, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

2007 - 2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Infantil
Pesquisa em Educação

Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24

Atividades

2006 - 2012
Ensino, Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas públicas e Educação

Faculdade da Cidade do Salvador, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Mídias e tecnologias no processo de formação do Pedagogo
2.
Educação e Comunicação
3.
Inovação Pedagógica e Tecnologias sociais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Práticas docentes inovadoras, articuladas com a perspectiva da contextualização e das tecnologias sociais no Semiárido Brasileiro - ETAPA II
Descrição: O importante deste projeto está na ação da universidade e na sua relação com as escolas públicas envolvidas, além da sociedade, como importantes espaços que interagem para ressignificar o papel da pedagogia e da atuação dos graduandos em uma ação formativa e formadora e dos educadores já em exercício, como estratégia da ação de pesquisa no ensino, da extensão do ensino e da formação reflexiva da realidade concreta da escola e das condições concretas e materiais em que acontece a educação no semiárido, o que contribuirá, significativamente, desde a graduação, na formação dos futuros educadores que atuam na perspectiva da educação contextualizada e do desenvolvimento de tecnologias sociais, que nascem da realidade da comunidade e retorna para estas, contribuindo com seu desenvolvimento e sustentabilidade. - Práticas educomunicativas no contexto da escola; - Inter-relação entre Educação contextualizada e Educomunicação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
BRINQUEDOTECA ITINERANTE: O BRINCAR EM MOVIMENTO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE - ETAPA II
Descrição: Descrição: A presente proposta tem como escopo construir, experimentar e fomentar o uso de brinquedotecas no espaço escolar e seu entorno, como ambiente educacional inovador, pertinente ao desenvolvimento da pesquisa em educação. De natureza científica e criativa, deverá servir ao propósito de resolver uma necessidade básica detectada na comunidade escolar pública do Semiárido Baiano: a ampliação dos espaços e tempo do brincar, valorizando o desenvolvimento pleno das etapas da infância; Será desenvolvida com vistas à realização de pesquisas sobre a construção de conhecimentos e práticas científicas, tecnológicas e de inovação existentes e/ou novos sobre a importância de uma brinquedoteca nas escolas, potencializando as vivências de crianças do campo e da periferia urbana, com vistas a ampliar a valorização da garantia do direito ao brincar na vida e desenvolvimento da infância dentro e fora do espaço da educação básica - Formação de brinquedistas (Cursos de extensão) - Montagem de brinquedotecas em 3 escolas municipais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
O USO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO E AS MÍDIAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Descrição: O presente projeto de monitoria, tem como escopo principal fomentar o uso das mídias e tecnologias da informação e comunicação na formação inicial dos discentes do curso de pedagogia, promovendo além dos estudos propostos pela disciplina em questão, ampliar o processo reflexivo de uso e práticas que as envolvem na formação do pedagogo com vistas a contribuir com sua prática futura, ou seja, parte da prática desenvolvida nos usos cotidianos nos estudos da disciplina, abrindo possibilidades para que estas experiências ultrapassem a barreira do não-uso destas nas escolas e formações dos sujeitos, adentrar de fato e direito no contexto de sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Práticas docentes inovadoras, articuladas com a perspectiva da contextualização e das tecnologias sociais no Semiárido Brasileiro - ETAPA I
Descrição: O importante deste projeto está na ação da universidade e na sua relação com as escolas públicas envolvidas, além da sociedade, como importantes espaços que interagem para ressignificar o papel da pedagogia e da atuação dos graduandos em uma ação formativa e formadora e dos educadores já em exercício, como estratégia da ação de pesquisa no ensino, da extensão do ensino e da formação reflexiva da realidade concreta da escola e das condições concretas e materiais em que acontece a educação no semiárido, o que contribuirá, significativamente, desde a graduação, na formação dos futuros educadores que atuam na perspectiva da educação contextualizada e do desenvolvimento de tecnologias sociais, que nascem da realidade da comunidade e retorna para estas, contribuindo com seu desenvolvimento e sustentabilidade. - Construção de brinquedotecas itinerantes -Realização de práticas educomunicativas - Inter-relação entre educação contextualizada e educaomunicação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
BRINQUEDOTECA ITINERANTE: O BRINCAR EM MOVIMENTO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE - ETAPA I
Descrição: A presente proposta tem como escopo construir, experimentar e fomentar o uso de brinquedotecas itinerantes no espaço escolar e seu entorno, como ambiente educacional inovador, pertinente ao desenvolvimento da pesquisa em educação. De natureza científica e criativa, deverá servir ao propósito de resolver uma necessidade básica detectada na comunidade escolar pública do Semiárido Baiano: a ampliação dos espaços e tempo do brincar, valorizando o desenvolvimento pleno das etapas da infância; Será desenvolvida com vistas à realização de pesquisas sobre a construção de conhecimentos e práticas científicas, tecnológicas e de inovação existentes e/ou novos sobre a importância de uma brinquedoteca nas escolas, potencializando as vivências de crianças do campo e da periferia urbana, com vistas a ampliar a valorização da garantia do direito ao brincar na vida e desenvolvimento da infância dentro e fora do espaço da educação básica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias e Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Educomunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educaçao Infantil.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias e Educação/Especialidade: Educação a Distância.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TELES, E. C.2014TELES, E. C.; Santos, I. A. C. L. . CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA. Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF), v. 3, p. 77-92, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, A. H. (Org.) ; TELES, E. C. (Org.) ; REIS, E. S. (Org.) ; SA, F. A. (Org.) . EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO: reflexões de um saber-fazer coletivo. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. v. 1000. 114p .

2.
TELES, E. C.; REIS, E. S. (Org.) . Anotações sobre o brincar e a infância na contemporaneidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1000. 156p .

3.
REIS, E. S. (Org.) ; TELES, E. C. (Org.) . PIBID: Abrindo a caixa de Pandora na Formaçao Docente. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1000. 206p .

Capítulos de livros publicados
1.
TELES, E. C.; REIS, E. S. ; CATARINO, E. S. . Vida, Educação e pertencimento ao MST: A percepção das crianças do Acampamento Abril Vermelho, em Juazeiro, Bahia. In: Edmerson dos Santos ReisAdma Hermenegildo Rocha; Edilane Carvalho Teles; Edmerson dos Santos Reis; Francisca de Assis de Sá (Orgs.). (Org.). Educação e contextualização: reflexões de um saber-fazer coletivo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 61-70.

2.
BENTO, A. M. R. ; TELES, E. C. ; SANTOS, E. S. . Contextualização e formação nos projetos de Educomunicação. In: Edmerson dos Santos Reis; Adma Hermenegildo Rocha; Edilane Carvalho Teles; Francisca de Assis de Sá (Orgs.). (Org.). Educação e contextualização: reflexões de um saber-fazer coletivo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 71-84.

3.
TELES, E. C.; SANTOS, G. S. . Consumo e (des)contextualização da infância no semiárido. In: Edmerson dos Santos Reis; Adma Hermenegildo Rocha; Edilane Carvalho Teles; Francisca de Assis de Sá (Orgs.). (Org.). EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO: reflexões de um saber-fazer coletivo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 85-92.

4.
ROCHA, A. H. ; TELES, E. C. ; REIS, E. S. ; SILVA, P. B. . Brinquedos e jogos na prática pedagógica: contextualização da infância. In: Edmerson dos Santos Reis; Adma Hermenegildo Rocha; Edilane Carvalho Teles; Francisca de Assis de Sá (Orgs.). (Org.). EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO: reflexões de um saber-fazer coletivo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 93-108.

5.
SANTOS, C. ; TELES, E. C. ; SILVA, F. A. . Educomunicação nas graduações de Pedagogia e Jornalismo: a experiencia do DCH III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). In: Eliana Nagamini e Ana Luisa Zaniboni Gomes. (Org.). Série Comunicação e Educação. 1ed.Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2017, v. 1, p. 193-.

6.
TELES, E. C.. A Educomunicação no curso de Pedagogia: a busca de um referencial formativo. In: Ismar de Oliveira Soares; Claudemir Edson Viana; Jurema Brasil Xavier. (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2017, v. , p. 444-455.

7.
TELES, E. C.; REIS, E. S. . Os espaços-tempos do brincar: a brinquedoteca itinerante como tecnologia social em defesa e tutela da infancia. In: Edilane Carvalho Teles; Edmerson dos Santos Reis. (Org.). Anotações sobre o brincar e a infância na contemporaneidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 31-44.

8.
TELES, E. C.; CAMPANA, A. M. S. A. . Livro imagem: um convite ao olhar e percepçao da criança da Educaçao infantil. In: Edilane Carvalho Teles; Edmerson dos Santos Reis. (Org.). Anotações sobre o brincar e a infância na contemporaneidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 103-119.

9.
REIS, E. S. ; TELES, E. C. . Contribuições do PIBID à formação docente contextualizada: possibilidades e desafios. In: Edmerson dos Santos Reis e Edilane Carvalho Teles. (Org.). PIBID: Abrindo a caixa de Pandora na Formaçao Docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 23-38.

10.
TELES, E. C.. O Pibid e os limites metodologicos da perspectiva contextualizada na Educaçao do Campo. In: Edmerson dos Santos Reis e Edilane Carvalho Teles. (Org.). PIBID: Abrindo a Caixa de Pandora na Formaçao Docnete. 1ed.Curitiva: CRV, 2015, v. , p. 71-83.

11.
TELES, E. C.; SANTANA, J. B. ; VASCONCELOS, K. A. ; RAMOS, N. C. N. . Práticas Pedagógicas contextualizadas: contribuições do PIBID na formação inicial do Pedagogo. In: Edmerson dos Santos Reis e Edilane Carvalho Teles. (Org.). PIBID: Abrindo a Caixa de Pandora na Formaçao docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 115-129.

12.
TELES, E. C.; SILVA, K. S. . O Olhar das crianças sobre as classes multisseriadas na Educação do Campo. PIBID: abrindo a caixa de Pandora na Formação docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 143-156.

13.
TELES, E. C.; SILVA, K. S. ; PEREIRA, L. G. . Formação Docente em Classes Multisseriadas. In: Edmerson dos Santos Reis e Edilane Carvalho Teles. (Org.). PIBID: Abrindo a formaçao docente na formação Docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 157-170.

14.
TELES, E. C.; REIS, E. S. . Brinquedoteca Itinerante: uma tecnologia social mediando o brincar. In: Edmerson dos Santos Reis e Edilane Carvalho Teles. (Org.). PIBID: Abrindo a caixa de Pandora na Formaçao docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 187-199.

15.
REIS, E. S. ; TELES, E. C. . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À FORMAÇÃO DOCENTE CONTEXTUALIZADA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales. (Org.). DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Fortaleza: UECE, 2015, v. 2, p. 2116-2127.

16.
TELES, E. C.; SANTOS, G. A. ; ASSIS, S. . Hipertextualidade e formaçao docente: aprendizagens significativas em rede. In: Maria de Lourdes Soares Ornellas, Maria Olivia de Matos Oliveira. (Org.). Educaçao, Tecnologias e Representaçoes Sociais. Salvador: Quarteto, 2007, v. , p. 33-47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TELES, E. C.. A interface Comunicação e Educação como principio epistemológico da Educomunicação. In: VX Congresso Internacional IBERCOM 2017, 2018, Lisboa. XV Congresso IBERCOM 2017 : comunicação, diversidade e tolerância. São Paulo / Lisboa: FCH-UCP, 2017. v. 1. p. 1296-1314.

2.
CAMPANA, A. M. S. A. ; VASCONCELOS, F. M. B. P. ; TELES, E. C. . O Livro de Imagem como possibilidade Comunicativa/educativa para Crianças com Síndrome de Ásperger. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018, Juazeiro ? BA. Intercom Nordeste 2018. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-12.

3.
TELES, E. C.; SANTOS, E. S. . Educomunicação nos cursos de Pedagogia e Jornalismo: conceito, usos e significados. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018, Juazeiro ? BA. Intercom Nordeste 2018. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-13.

4.
SILVA, E. R. S. ; TELES, E. C. ; RODRIGUES, J. A. . Educomunicação Cabocla no semiárido baiano: reflexões sobre a práxis. In: 41o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville - SC. Intercom 2018 Univille. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-13.

5.
TELES, E. C.; SILVA, E. R. S. . A Educação das maiorias: a educomunicação e a escola pública de qualidade. In: 41o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville - SC. Intercom 2018 Univille. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-15.

6.
TELES, E. C.. A EDUCOMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS FORMATIVAS COM AS TIC1 E MÍDIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA. In: IV Seminário do ForTEC - 'Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas', 2018, Salvador. Tecnologias digitais, Redes e Educação: Perspectivas contemporâneas. Salvador: UNEB, 2018. p. 35-46.

7.
SILVA, E. R. S. ; TELES, E. C. . A Educomunicação como percurso metodológico da pesquisa e ação formativa. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018, Juazeiro ? BA. Intercom Nordeste 2018. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-12.

8.
TELES, E. C.. As mediações e os processos educomunicativos em tempos acelerados: os desafios da formação e do trabalho docente. In: 40o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, 2017. v. 1. p. 1-15.

9.
TELES, E. C.; SANTOS, E. S. . A inter-relação Educação e Comunicação: uma experiência educomunicativa. In: VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro. Anais do VII Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro & IV Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco. Juazeiro: Universidade do Estado da Bahia. PPGESA, 2017. v. 1.

10.
TELES, E. C.; SANTOS, E. S. ; SILVA, E. R. S. ; SILVA, R. L. N. . Formação e práxis educomunicativa nas graduações de Pedagogia e Comunicação Social. In: VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro. Anais do VII Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro & IV Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco. Juazeiro: Universidade do Estado da Bahia. PPGESA, 2017. v. 1. p. 258-267.

11.
TELES, E. C.; BENTO, A. M. R. ; SANTOS, E. S. . Convergências formativas no contextu da educação contextualizada e educomunicação. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e do III Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, 2016, Juazeiro (BA). Educação contextualizada, decolonialidade e territórios de autonomia perspectivas e desafios da desconstrução dos semiáridos estereotipados. Juazeiro/BA: Universidade do Estado da Bahia. PPGESA, 2016. v. 1. p. 297-305.

12.
TELES, E. C.; RAMOS, E. R. S. . O uso de tecnologias na formação docente: uma experiência no curso de pedagogia. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e do III Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, 2016, Juazeiro (BA). Educação contextualizada, decolonialidade e territórios de autonomia perspectivas e desafios da desconstrução dos semiáridos estereotipados. Juazeiro (BA): Universidade do Estado da Bahia. PPGESA, 2016. v. 1. p. 198-204.

13.
TELES, E. C.; ROCHA, A. H. ; SILVA, P. B. . BRINQUEDOS E JOGOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROCESSO LÚDICO E APRENDIZAGEM. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e do III Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, 2016, Juazeiro (BA). Educação contextualizada, decolonialidade e territórios de autonomia perspectivas e desafios da desconstrução dos semiáridos estereotipados. Juazeiro (BA): Universidade do Estado da Bahia. PPGESA, 2016. v. 1. p. 253-262.

14.
TELES, E. C.; CAMPANA, A. M. S. A. . ATOS DE LEITURA E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O LIVRO DE IMAGEM. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e do III Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, 2016, Juazeiro (BA). Educação contextualizada, decolonialidade e territórios de autonomia perspectivas e desafios da desconstrução dos semiáridos estereotipados. Juazeiro (BA): Universidade do Estado da Bahia. PPGESA, 2016. v. 1. p. 242-252.

15.
TELES, E. C.; SANTOS, C. ; ALVES, F. C. . Educomunicação: a experiência do DCH III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? São Paulo - SP ? 05 a 09/09/2016, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? São Paulo - SP ? 05 a 09/09/2016. São Paulo: USP, 2016. p. 1-15.

Apresentações de Trabalho
1.
TELES, E. C.; SILVA, E. R. S. . A Educomunicação como percurso metodológico da pesquisa e ação formativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TELES, E. C.; SANTOS, E. S. . Educomunicação nos cursos de Pedagogia e Jornalismo: conceito, usos e significados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAMPANA, A. M. S. A. ; TELES, E. C. ; VASCONCELOS, F. M. B. P. . O Livro de Imagem como possibilidade comunicativa/educativa para crianças com Síndrome de Ásperger. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TELES, E. C.. Tecnologias na Educação: novas formas de aprender e se expressar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TELES, E. C.. Abordagem discursiva para a educação contextualizada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TELES, E. C.. A interface Comunicação e Educação como principio epistemológico da educomunicação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TELES, E. C.. As mediações e os processos educomunicativos em tempos acelerados: os desafios da formação e do trabalho docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TELES, E. C.. Educomunicação: pesquisa, práxis e extensão nas formações de Pedagogia e Comunicação Social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TELES, E. C.; SANTOS, E. S. . A inter-relação Educação e Comunicação: uma experiência educomunicativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TELES, E. C.; REIS, E. S. . A brinquedoteca universitária como espaço de formação dos pedagogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TELES, E. C.. O Núcleo de Educomunicação no Departamento de Ciências Humanas III da UNEB (Cursos de Pedagogia e comunicação). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TELES, E. C.; SANTOS, M. G. . Intercâmbio e mobilidade discente: experiências em universidades estrangeiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TELES, E. C.; SANTOS, C. ; SILVA, F. A. . 'Educomunicação: a experiência do DCH III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TELES, E. C.; BENTO, A. M. R. ; SANTOS, E. S. . CONVERGÊNCIAS FORMATIVAS NO CONTEXTU DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E EDUCOMUNICAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TELES, E. C.; RAMOS, E. R. S. . O USO DE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TELES, E. C.; ROCHA, A. H. ; SILVA, P. B. . BRINQUEDOS E JOGOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROCESSO LÚDICO E APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CAMPANA, A. M. S. A. ; TELES, E. C. . ATOS DE LEITURA E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O LIVRO DE IMAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TELES, E. C.; REIS, E. S. ; BENTO, A. M. R. ; SANTOS, E. S. . EXPOSITOR da Sessão Coordenada ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM DA REALIDADE DAS COMUNIDADES DO CAMPO, TRAJETÓRIA ESCOLAR E REORIENTAÇÃO CURRICULAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
TELES, E. C.. A Educomunicação no curso de pedagogia: a busca de um referencial formativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
REIS, E. S. ; TELES, E. C. . Reflexoes Reflexões da formação docente contextualizada: experiências do estágio supervisionado e do PIBID na Bahia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
TELES, E. C.. Formação docente e a pratica interdisciplinar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
TELES, E. C.. A Educação Escolar na contemporneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
TELES, E. C.; SILVA, K. S. ; PEREIRA, L. G. . Formação docente em classes multisseriadas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TELES, E. C.; REIS, E. S. . BRINQUEDOTECA ITINERANTE: O MOVIMENTO DO BRINCAR ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
TELES, E. C.; SILVA, K. S. . O OLHAR E A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
TELES, E. C.; SANTOS, G. S. . A IMPORTÂNCIA DE OLHAR A INFÂNCIA NO SEMIÁRIDO: ADULTOCENTRISMO,. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
TELES, E. C.; REIS, E. S. . Brinquedoteca itinerante: o movimento do brincar entre a escola e a comunidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
TELES, E. C.. Reflexões do PIBID sobre os limites metodológicos da perspectiva contextualizada na Educação do Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
TELES, E. C.. Ação comunicativa e mediação pedagógica nas práticas de formação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
TELES, E. C.. Mídias, Educação e Tenologias: Projeto Oikabum. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
TELES, E. C.; SANTOS, G. A. . IV Encontro de Educação e Ludicidade - ENELUD. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TELES, E. C.. Plataforma e-learning, 2004. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TELES, E. C.. ? Acompanhamento do projeto IAS como tutor (Educação a Distância em Contabilidade) ? ISVOR FIAT (Escola de Formação da FIAT ). 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
TELES, E. C.; REIS, E. S. . Brinquedoteca. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TELES, E. C.; REIS, E. S. ; SA, F. A. . Brinquedoteca e Desenvolvimento Infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
REIS, E. S. ; TELES, E. C. ; SA, F. A. . Pedagogia da Alternância e Contextualização. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TELES, E. C.. Programa Todos pela Alfabetização - TOPA 8a. Etapa. 2015. (Coordenação Pedagógica).

5.
TELES, E. C.. Mídias, Educação e Tenologias: Projeto Oikabum. 2008. .

6.
TELES, E. C.. Políticas Públicas em Educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
TELES, E. C.; LACERDA, Luiza Ramos . Identificação e fortalecimento de competências para a Gestão Escolar da rede pública do município de Campo Grande. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
TELES, E. C.. Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
TELES, E. C.. Pedagogia de Projetos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TELES, E. C.; REIS, E. S.. Participação em banca de Julyvan Souza Silva. Os Desafios da Prática Pedagógica Contextualizada: A experiência de Professores do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino de Juazeiro/BA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Contextualizada) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
TELES, E. C.; SANTOS, C. B.. Participação em banca de Vanessa Cristina da Silva Almeida. A leitura nas Aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II em Uauá-BA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Contextualizada) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TELES, E. C.; Santos, I. A. C. L.; REIS, A. L.. Participação em banca de Lucimar Ribeiro Cardoso.Processos de Aprendizagem no Uso do Computador: um estudo de caso com participantes da UATI do DCH III. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
TELES, E. C.; ANDRADE, L. A. P.. Participação em banca de Cleber Souza de Jesus e Iuri Lino Silva.Núcleo de Educação e Comunicação do Curso de Pedagogia: um olhar discente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
TELES, E. C.; Santos, I. A. C. L.; SOARES NETO, P. R.. Participação em banca de Ana Paula Siqueira Santos e Rejane dos Santos Diogo.Tradição e Fé: Transmissão de Saberes dos Congos Juazeirenses. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
TELES, E. C.; REIS, E. S.; SA, F. A.. Participação em banca de André Carlos Duarte, Benedita F. G. Silva e Daniela S. Silva.Desafios a Iniciação Docente Contextualizada: Experiências do PIBID na Escola Rural de Massaroca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
TELES, E. C.; REIS, E. S.; Santos, I. A. C. L.. Participação em banca de Evely Rayane da Silva Ramos.O jogo pedagógico como estratégia de contextuaçização da passagem histórica do movimento de Canudos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
TELES, E. C.; Santos, I. A. C. L.; ALMEIDA, A. S.. Participação em banca de Lourena dos Santos.A visão dos professores sobre o Uso do Laboratório de Informática no Colégio Municipal Paulo VI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
TELES, E. C.; VIEIRA, J. N.; RIOS, R. C. N.. Participação em banca de Daniely Rodrigues Santos.Formação Continuada de Professores em Juazeiro / BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
TELES, E. C.; REIS, E. S.; SOUZA, T. B.. Participação em banca de Valdenor Almeida de Oliveira.O uso da tecnologia e metodologia de Ensinagem para pessoas com baixa visão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
TELES, E. C.. Participação em banca de Emanuela Magalhães Santos.A violência na escola: a intervenção pedagógica do Projeto Piloto Polícia Ensina: Um estudo exploratório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

10.
TELES, E. C.. Participação em banca de Itamara Guimarães Araujo e Laís Graziela G. de B. Lima.O pedagogo organizacional: saberes e atribuições na empresa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

11.
TELES, E. C.. Participação em banca de Karina Maria Souza de Jesus.Interação família-escola e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental público. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

12.
TELES, E. C.. Participação em banca de Joanice da Cruz Batista.Situação do Pedagogo nas séries iniciais da Escola Municipal do Beiru, Salvador/Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

13.
TELES, E. C.. Participação em banca de Priscila Teixeira dos Santos.A influência das práticas pedagógicas no aprendizado dos educandos nos últimos dois anos da Escola Professora Eufrosina Miranda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

14.
TELES, E. C.. Participação em banca de Leila Lima.O papel do educador na preservação de valores: um estudo de caso da Escola Municipal Dr. Marcos Vinicius Vilaça na atualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

15.
TELES, E. C.. Participação em banca de Ivonete Santana Damião.Contribuição do professor na redução da violência na Escola Municipal Eufrosina Miranda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

16.
TELES, E. C.. Participação em banca de Bruna Mauricio de Figueiredo e Norma Sueli S. S da Cruz.O gestor pedagogo: competências e modalidades no SENAI nos últimos dois anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

17.
TELES, E. C.. Participação em banca de Maiana Mendes da Silva Cunha.A importância da prática pedagógica e a abordagem da sexualidade infantil: um estudo exploratório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

18.
SANTOS, G. A.; TELES, E. C.. Participação em banca de Vera Lucia Sales Pereira Riccio.A mídia televisiva como possibilidade na sala de aula nas classes de educação básica: rede estadual de ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.

19.
TELES, E. C.. Participação em banca de Lucineide da Hora Santos e Naildes Sousa do Carmo.A cultura afro na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TELES, E. C.. IX Jornada de Iniciação Científica e Extensão - JINCE do IF SERTÃO-PE. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sertão Pernambucano.

2.
TELES, E. C.; SOARES, J. F.. Banca Examinadora do processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário do componente curricular Arte e educação. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

3.
TELES, E. C.. Seleção de monitor de História, Programa Universidade para Todos. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

4.
TELES, E. C.. Seleção de Monitor de LEM - Língua Estrangeira Moderna/Inglês. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

5.
TELES, E. C.. Seleção de monitor de Geografia, Programa Universidade para Todos. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

6.
TELES, E. C.. Seleção de Monitor de Biologia, Programa Universidade para Todos. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

7.
TELES, E. C.. Seleção de Monitor de Gramática, Programa Universidade para Todos. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

8.
TELES, E. C.. Comissão de análise de Processo de Incentivo à Produção Científica. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

9.
TELES, E. C.. Banca examinadora da prova de seleção da II turma do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. 2012. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
41o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Educação das maiorias: a educomunicação e a escola pública de qualidade. 2018. (Congresso).

2.
IV Seminário do ForTEC - 'Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas'.https://docs.wixstatic.com/ugd/41c13d_93503814efa443ae84596a20b36f86f8.pdf. 2018. (Seminário).

3.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Reflexões em torno da educação contextualizada, formação docente e interfaces dos saberes na escola e outros espaços educativos. 2018. (Exposição).

4.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Os desafios da BNCC e a Educação Infantil. 2018. (Exposição).

5.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Brinquedoteca Universitária e a rotina do brinquedista. 2018. (Exposição).

6.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro.Abordagem discursiva para a Educação Contextualizada. 2018. (Outra).

7.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro.Dimensões Politicas e Pedagógicas da Contextualização. 2018. (Outra).

8.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. 2018. (Outra).

9.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro.Sessão coordenada: Grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território - Educere e Projeto reflexão. 2018. (Outra).

10.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro.Educomunicação e contextualização: diálogos possíveis para além da salada aula. 2018. (Outra).

11.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro.Reflexões sobre o uso da mídia social WhatsApp na formação do pedagogo. 2018. (Outra).

12.
VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro.Observatório das propostas de formação com as tecnologias e mídias nos currículos de pedagogia. 2018. (Outra).

13.
XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O Livro de Imagem Como Possibilidade Comunicativa/educativa para Crianças com Síndrome de Ásperger. 2018. (Congresso).

14.
VII Workshop Nacional de Educaçao Contextualizada para a convivencia com o semiarido e IV Coloquio de Pos-graduaçao do Vale do Sao Francisco.Sessão Coordenada: Infância, processos comunicacionais e educação no semiárido. 2017. (Outra).

15.
VII Workshop NAcional de Educaçao Contextualizada para a Convivencia com o Semiarido e IV Coloquio de Pos-graduaçao do Vale do Sao Francisco. A brinquedoteca universitária como espaço de formação dos pedagogos. 2017. (Exposição).

16.
VII Workshop NAcional de Educaçao Contextualizada para a Convivencia com o Semiarido e IV Coloquio de Pos-graduaçao do Vale do Sao Francisco.Educomunicação: Pesquisa, pràxis e extensão na formações de Pedagogia e Comunicação Social. 2017. (Outra).

17.
VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a convivencia com o semiarido e IV Coloquio de Pos-graduação do Vale do São Francisco.A inter-relação Educação e Comunicação: uma experiência educomunicativa. 2017. (Outra).

18.
VX Congresso Internacional IBERCOM 2017. A interface Comunicação e Educação como principio epistemológico da educomunicação. 2017. (Congresso).

19.
XL Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação. As mediações e os processos educomunicativos em tempos acelerados: os desafios da formação e do trabalho docente. 2017. (Congresso).

20.
Encontro de Estagio da UNEB. 2016. (Encontro).

21.
II Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SIEPEX). 2014. (Outra).

22.
V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação a Docências. 2014. (Encontro).

23.
Fórum de Pesquisa do LIFE- UNEB / Laboratório Interdisciplinar dede formação de Educadores. 2013. (Outra).

24.
II Encontro de Pesquisa e Práticas em Educação do Campo da Paraíba. 2013. (Encontro).

25.
II Encontro de Pesquisa e Práticas em Educação do Campo da Paraíba.Reflexões do PIBID sobre os limites metodológicos da perspectiva contextualizada na Educação do Campo. 2013. (Encontro).

26.
II Forum das Univeridades Participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2013. (Outra).

27.
III Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido brasileiro: Territórios e Interculturalidade na PErspectiva da Educação Contextualizada.GT - 04: Formação docente e práticas educativas inovadoras. 2013. (Seminário).

28.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.Açao Comunicativa e nediaçao pedagogica nas praticas de formaçao docente. 2009. (Encontro).

29.
Algumas Contribuiçoes da obra de Pierre Bourdieu para os estudos educacionais. 2008. (Encontro).

30.
I Colóquio Regional de Educação: Compartilhando Experiências.Mídias, Educação e Tenologias: Projeto Oikabum. 2008. (Encontro).

31.
Simposio de Educação Basica -Articulação Educação Basica e Universidade - Reunião de Intercambio GT'S - ANPED. 2008. (Simpósio).

32.
Simposio Memoria, (Auto) biografia e diversidade. 2007. (Simpósio).

33.
VIII Coloquio de Historia da Educaçao na Bahia.Professor sob Pressão: Sindrome de Bournout no mundo da Escola. 2007. (Outra).

34.
IV Encontro de Educação e Ludicidade - ENELUD.Conte uma história! Era uma vez...O mundo mágico da literatura infantil. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TELES, E. C.. GT - Educomunicação e Tecnologias digitais. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, A. C. ; SILVA, E. R. S. ; SA, F. A. ; TELES, E. C. . XX Congresso de Ciencias da Comunicação na Região Nordeste / INTERCOM NORDESTE. 2018. (Congresso).

3.
TELES, E. C.; REIS, E. S. . V Workshop Nacional em educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro / 3ª Sessão Especial do NEPEC-SAB Decolonialidade. 2015. (Outro).

4.
TELES, E. C.. II Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SIEPEX). 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Débora Carla Barbosa de Oliveira e Jesarella Castro V. Reis. Leitura de Imagens e a construçao da realidade pelas crianças. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Maiana dos Santos Gomes. O desenho animado e o desenvolvimento sociocognitivo da criança. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patricia Hayne Teixeira, Renata M. da Silva e Tatiana Silva. Avaliação nos anos iniciais: uma abordagem reflexiva. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Salvador. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

2.
Ana Judite N. Mendes, Emiranilde Chaves de S. Ventin. A arte e a criatividade como elementos potencializadores nos processos de ensino e aprendizagem. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Salvador. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

3.
Joseildes Almeida alves. Refletindo as politicas publicas para EJA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto de Pesquisas Aplicadas da UNIFACS. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

4.
Solange Novis Odebrecht. Políticas públicas para a Educação Básica do campo: Uma experiência significativa no semi-árido baiano. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto de Pesquisas Aplicadas da UNIFACS. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

5.
Augusta Vitória Machado Bruno e Juan Paes M. de Oliveira. O Novo Paradigma, a Educação do futuro e a Crise da Modernidade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Salvador. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Esther Santana dos Santos. Práticas Educomunicativas na Comissão Pastoral da Terra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

2.
Lucivania de Sousa Silva e Nayrla Vieira Leopoldo Barros. A interdisciplinaridade mediada pela Contextualização e a Educomunicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

3.
Maria Genielly da Silva Gomes. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

4.
Ana Maria dos Santos Tamarino. As tecnologias da Informação e Comunicação: um olhar aguçado no uso do computador e da internet no ensino de história nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

5.
Vanusia Lemos de Freitas. As Estratégias de Leitura na sala de aual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

6.
Adriana Maria Almeida Campana. Livro de Imagem: um convite ao olhar e à percepção da criança da Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

7.
Richely Araujo de Jesus. A influência da mídia televisiva no comportamento e processo formativo da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

8.
Willames Magno Almeida de Oliveira. Histórias e narrativas do estágio supervisionado: fragilidades e fortalezas da formação inicial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

9.
Maria Elka de Lima Ferreira Brandão. O processo da alfabetização na perspectiva do letramento no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Sempre Viva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

10.
Leia Lino Lopes. A importância do software Gcompris no processo de Ensino Aprendizagem da Escola Municipal 21 de setembro, Petrolina - PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

11.
Beatriz Braga de Souza. A importância de projetos didáticos na organização pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

12.
Jaciara Alves da Silva. Abordagem montessoriana: um estudo sobre a aplicação de seus materiais na escola Recanto do Pequeno Principe. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

13.
Ailda Maria dos Santos. Ensino, o jogo e a brincadeira no primeiro ano o ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

14.
Alécia Cibele Santos de Santana. A formação do educador para o uso das tecnologias na educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

15.
Cirivalda L. Pereira, Roberta H. de Souza e Valdilane da C.. Percepções das necessidades de apoio psicológico aos professores da Rede Municipal de Juazeiro/BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

16.
Léa Jesus dos Santos. A ótica dos alunos sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação em seu processo de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

17.
Tamires Silva Santana. A utilização dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem na séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

18.
Patricia da Silva Lina. Processo de Alfabetizaçao: Uma perspectiva construtiva em Juazeiro/Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

19.
Cleidvan Reis dos Santos. Análise dos jogos eletrônicos sob a perspectiva da Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

20.
Mércia Batista do Santos Souza. O papel do educador na intervenção do comportamento agressivo do aluno na Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

21.
Tiago Maciel de Jesus. As tecnologias intelectuais como possibilidade metodológica na atuação do educador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

22.
Karina Maria Souza de Jesus. Interação Família-escola e aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental público. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

23.
Lucineide da Hora Santos e Naildes Souza do Carmo. A cultura Afro na Educaçao Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu. Orientador: Edilane Carvalho Teles.

24.
Rosemary Coutinho, SamyaOliveira e Vera Lucia Riccio. A midia televisiva como possibilidade na sala de aula nas classes de Educaçao basica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu. Orientador: Edilane Carvalho Teles.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
REIS, E. S. (Org.) ; TELES, E. C. (Org.) . PIBID: Abrindo a caixa de Pandora na Formaçao Docente. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1000. 206p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
TELES, E. C.; REIS, E. S. . Brinquedoteca. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TELES, E. C.; REIS, E. S. ; SA, F. A. . Brinquedoteca e Desenvolvimento Infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
REIS, E. S. ; TELES, E. C. ; SA, F. A. . Pedagogia da Alternância e Contextualização. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:11:35