Islene dos Santos Roque Benevides

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5835480481392291
  • Última atualização do currículo em 06/12/2016


Possui graduação em Letras habilitação em Língua Inglesa e portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2005), especialização em Língua, Linguística e Literatura(2006) e mestre pelo Programa de Pós Graduação Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Campus Vitória da Conquista). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLED/CNPQ/UESB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Linguagem, no âmbito dos estudos interacionais, gêneros do discurso, ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Islene dos Santos Roque Benevides
Nome em citações bibliográficas
ROQUE, I. S.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.
Av. Barão do Rio Branco s/n
São Francisco
46430-000 - Guanambi, BA - Brasil
Telefone: (77) 34515600


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: MANIFESTAÇÕES DE RESPONSIVIDADE NA SALA DE AULA: Uma análise dos enunciados replicantes nas aulas de produção textual,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ester Maria de Figueiredo Souza.
Palavras-chave: produção de texto; Dialogia; Ensino-aprendizagem; Gêneros discursivos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2010
Especialização em Letras: Português e Literatura. (Carga Horária: 530h).
Faculdade Cidade de Guanhães, FCG, Brasil.
Título: Produção Textual: Desafios e possibilidades no Ensino Médio.
Orientador: Darley Antunes.
2005 - 2006
Especialização em Língua, línguistica e Literatura. (Carga Horária: 390h).
Faculdade de CIências da Bahia, FACIBA, Brasil.
Título: Produção textual:desafios e possibilidades no ensino médio - um estudo de caso em Guanambi.
Orientador: Claudio Reynaldo Barbosa.
2009 - 2010
Aperfeiçoamento em Gestar II - Língua Portuguesa. (Carga Horária: 373h).
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
Título: O ensino de Língua Portuguesa. Ano de finalização: 2010.
Orientador: Doranice Nascimento.
2001 - 2005
Graduação em Letras habilitação em Língua Inglesa e portuguesa.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A figura feminina em Dário Texeira.
Orientador: Luciete Bastos.




Formação Complementar


2014 - 2014
Estudos Bakhtinianos da Linguagem. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2012 - 2013
Atualização em Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2008 - 2008
Formação de gestores Escolares. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2001 - 2002
Basic one. (Carga horária: 55h).
Fisk University, FISK, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40


Colégio Nóbrega, CN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 20


Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, CMLEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: regência de classe, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40


Escola Estadual Luis Eduardo Magalhães, EELEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 20


Faculdade de CIências da Bahia, FACIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
PRÁTICAS DISCURSIVAS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DOS PROCESSOS INTERACIONAIS DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Descrição: A pesquisa em curso propõe uma investigação sobre uso dos materiais didáticos no processo interativo e discursivo da aula de português no ensino médio; conformando a análise a partir do referencial bakhtiniano de réplica e responsividade da e na produção discursiva. De que modo a réplica didática do professor se constitui em relação ao aluno e aos materiais didáticos? Quais são os enunciados que caracterizam o projeto de dizer docente, considerando o uso do LD e as atividades complementares a ele associadas? O uso do LD e as atividades complementares contribuem para a interação dialógica entre professor/material didático/aluno? Para buscar responder a essas questões, adotaremos como aporte teórico a noção de dialogismo proposta por Bakhtin (1981, 2003), e a compreensão responsiva como um de seus desdobramentos em que a linguagem é vista como um processo de interação entre sujeitos, concebendo a aula como gênero do discurso e um evento de letramento (STREET, 1984) em cuja compreensão se centra todo discurso. Nosso intento é o de analisar o uso e aplicação de atividades didáticas pelo professor na prática de ensino de produção de textos argumentativos. Delimitam-se como objeto de análise as estratégias discursivas utilizadas pelo professor para ativar o conhecimento linguístico e a competência discursiva da produção escrita pelos alunos por meio da exploração de atividades do livro didático, tarefas escolares aplicadas pela professora, usos de recursos didáticos e anotações no quadro e cadernos dos alunos. O objeto de estudo será explorado por meio da gravação das aulas em vídeo, que serão transcritas e contará com outros instrumentos de pesquisa, tais como: diário de campo e planos de aula. A classe investigada é uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior da Bahia. A pesquisa em campo será norteada pela abordagem etnográfica (Erickson, 1973) ampliada com as referências de Rodrigues (2011) e Magnani, (2009), posto que essa opção metodológica nos permite observar e documentar a interação didática com vistas a identificar os significados atribuídos às ações dos seus atores. Para analisar o corpus, recorremos ao método sociológico proposto por Bakhtin/Volochinov (1981) que compreende o texto (escrito ou oral) ? objeto de investigação das Ciências Humanas ? como único e singular (BAKHTIN, 2010) e não fornece categorias de análise preestabelecidas, mas orientações para o estudo de textos que seguem a mesma ordem de evolução real da língua..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Constituição de base de pesquisa para o estudo dos processos interacionais de ensino e aprendizagem de língua materna e lí ngua estrangeira.
Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa apresenta como convergência teórica estudar diferentes gêneros do discurso e as interações discursivas da sala de aula, investigando os processos de ensino e aprendizagem da/na aula de lí ngua portuguesa e lí nguas estrangeiras, inclusive Libras. Particulariza a aula e o livro didático como um gênero do discurso complexo, investigando no ambiente natural da sala de aula as produções discursivas que envolvem os sujeitos aluno/professor/material didático/conteúdo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
PRODUÇÃO TEXTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO ? UM ESTUDO DE CASO EM GUANAMBI
Descrição: Esta pesquisa se propõe a analisar a abordagem teórica da gramática no seu reflexo na produção textual e pesquisa de campo com os alunos do Ensino Médio; buscando diretrizes que possam intensificar a propugnação da gramática funcional, que privilegie tanto a habilidade linguística quanto a textual. Propõe-se então a asserção de que alunos do Ensino Médio não conseguem produzir textos satisfatórios, no que concerne à norma culta-padrão, porque os professores são propensos a ensinar a teoria gramatical e pouco tempo resta para discutir temas polêmicos, desenvolver a criatividade nos alunos e produzir textos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Tecendo o saber científico
Descrição: Desenvolvimento de conhecimentos acerca da produção científica de gêneros como: artigo, resumo, monografia e relatório..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Islene dos Santos Roque Benevides - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COELHO, F. C. B.2015 COELHO, F. C. B. ; RAMOS, V. A. A. ; ROQUE, I. S. . O silêncio e a produção de sentido nas práticas discursivas de sala de aula: o dia da consciência negra como objeto de discurso. Folio (Online): revista de letras, v. 07, p. 669-691, 2015.

2.
ROQUE, I. S.2014ROQUE, I. S.; COELHO, F. C. B. ; RAMOS, V. A. A. . DISCURSO DIDÁTICO E SUAS REPRESENTAÇÕES: O ENTRECRUZAR DE VOZES E SILÊNCIOS NA SALA DE AULA. ANAIS DO SEDis UFBA, v. 1, p. 1-14, 2014.

3.
ROQUE, I. S.2005ROQUE, I. S.. Gramática deve ser ensinada?. Mundo Jovem (PUCRS), v. 362, p. 18, 2005.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROQUE, I. S.. Competência Linguística: desafios e possibilidades. Artigonal.com, www.artigonal.com, 11 out. 2013.

2.
ROQUE, I. S.; DUQUES, M. L. F. ; LEDO, S. C. L. . Pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a prática de educadoras que atuam com a infância em vulnerabilidade social. Artigonal.com, www.artigonal.com, 06 out. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROQUE, I. S.; SOUZA, E. M. F. . PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO: UMA ANÁLISE PARA A PESQUISA SOBRE INTERAÇÃO EM SALA DE AULA. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2016, Campo Grande. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA LINGUÍSTICA APLICADA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS. Campo Grande: CBLA, 2015. p. 1548-1560.

2.
ROQUE, I. S.; SOUZA, E. M. F. . Livro Didático de Língua Portuguesa: manifestações de autoria e responsividade em práticas de produção textual. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. Anais do SIELP, 2014. v. 3. p. 1-15.

3.
ROQUE, I. S.; SOUZA, E. M. F. . Livro Didático de Língua Portuguesa: manifestações de autoria e responsividade em práticas de produção textual. In: Simpósio Internacional do Ensino de Llíngua Portuguesa, 2014, Uberlândia. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MANIFESTAÇÕES DE AUTORIA E RESPONSIVIDADE EM PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Uberlândia: UFU, 2014. v. 03. p. 1-8.

4.
ROQUE, I. S.; RAMOS, V. A. A. ; COELHO, F. C. B. . Discurso Didático e suas representações: o entrecruzar de vozes na sala de aula. In: Seminário de Estudos do Discurso, 2014, Salvador. Discursos e poderes na contemporneidade. SALVADOR: Edufba, 2014. p. 68.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, E. M. F. ; ROQUE, I. S. . Abordagem da réplica bakhtiniana: o livro didático na aula de português. In: V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (V SILID) e do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (IV SIMAR),, 2015, Rio de Janeiro. V SILID e IV SIMAR, 2015.

2.
ROQUE, I. S.; SOUZA, E. M. F. . Livro Didático de Língua Portuguesa: manifestações de autoria e responsividade em práticas de produção textua. In: : IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. Anais do SIELP, 2014. v. 3. p. 1-15.

3.
ROQUE, I. S.; COELHO, F. C. B. ; RAMOS, V. A. A. . Discurso Didático e suas representações: o entrecruzar de vozes na sala de aula. In: Seminário de Estudos do Discurso, 2014, Salvador. Discursos e poderes na contemporneidade, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ROQUE, I. S.. A leitura nas diferentes áreas do conhecimento? ? Jornada Pedagógica do Colégio Modelo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ROQUE, I. S.. Discurso Didático: faces do preconceito na sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROQUE, I. S.. Recursos Didáticos e Gêneros Técnicos em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROQUE, I. S.. Aprendendo a elaborar projeto de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ROQUE, I. S.. Discurso Didático e suas representações: o entrecruzar de vozes na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROQUE, I. S.. Produção textual: desafios e possibilidades no Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROQUE, I. S.. A Gramática e suas perspectivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROQUE, I. S.; RAMOS, V. A. A. ; COELHO, F. C. B. . Discurso Didático e suas representações: o entrecruzar de vozes na sala de aula. Salvador: Edufba, 2014 (RESUMO).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ROQUE, I. S.. Diálogo Linguístico. 2010; Tema: Aulas de lìngua Portuguesa e análise de contos. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROQUE, I. S.. Coesão. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula-slides).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROQUE, I. S.. Participação em banca de Laís Tereza dos Santos.Desenvolvimento de Sistema Financeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Instituto Federal da Bahia.

2.
ROQUE, I. S.. Participação em banca de Clécio Silva Pinheiro.Desenvolvimento de um website para a comunidade Adoradores e Resgate da paz. 2014 - Instituto Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROQUE, I. S.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

2.
ROQUE, I. S.; Nunes, Cinthia Batista. Processo Seletivo Simplificado para professor temporário. 2013. Instituto Federal da Bahia.

Outras participações
1.
ROQUE, I. S.. Olimpíada de Língua Portuguesa. 2016. centro de treinamento de professores.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Pedagógica.Projeto de leitura. 2016. (Oficina).

2.
Jornada Pedagógica 2016.2.Círculo de debate: Sociedade dos poetas mortos. 2016. (Encontro).

3.
I e II Seminário de Pesquisa.PRÁTICAS DISCURSIVAS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DOS PROCESSOS INTERACIONAIS DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. 2015. (Seminário).

4.
Seminário GPLED: ?Letramentos e Discursos em (com)posições identitária?.RÉPLICA E (M) INTERAÇÃO : RESPONSIVIDADE. 2015. (Seminário).

5.
Estudos Bakhtinianos da Linguagem. 2014. (Encontro).

6.
IV Semana de letras/português.SALA DE AULA: UM CENÁRIO, VÁRIAS VOZES. 2014. (Seminário).

7.
Seminário de estudos do discurso.Discurso Didático e suas representações: o entrecruzar de vozes na sala de aula. 2014. (Seminário).

8.
Seminário de Pesquisa I e II. 2014. (Seminário).

9.
Simpósio Internacional de Língua Portuguesa.LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MANIFESTAÇÕES DE RESPONSIVIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS. 2014. (Simpósio).

10.
I Congresso do Projeto Pedagógico Institucional. 2013. (Congresso).

11.
II Semana Nacional de Ciência e ecnologia.Aprendendo a elaborar Projeto de Pesquisa. 2013. (Oficina).

12.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência, saúde e esporte. 2013. (Congresso).

13.
I Encontro do Centro de Leitura Nicodema Alves - I ECELENA; I Encontro do Grupo de Pesquisa , Leitura, cultura e Formação Docente- I EGEPLEC. 2012. (Encontro).

14.
Criação de textos e produção de livros. 2011. (Oficina).

15.
III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana. 2011. (Congresso).

16.
Leitura e Leitores: o sagrado dever de ser Professor de leitura. 2011. (Oficina).

17.
A educação em Língua Materna. 2010. (Encontro).

18.
Jornada Pedagógica. 2010. (Encontro).

19.
Inovações didático-metodológicas em Língua Portuguesa. 2008. (Oficina).

20.
O ensino de Linguagem - limitações, perspectiva e desafios. 2008. (Oficina).

21.
XIII Semana de Educação. A gramática e suas perspectivas. 2006. (Congresso).

22.
XIII Semana de Educação. 2006. (Congresso).

23.
Bahia que mistérios tem seus vesos. 2004. (Congresso).

24.
Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2004. (Congresso).

25.
I Semana de Letras. 2004. (Congresso).

26.
I semana de letras- Letras da Bahia: falares em veso e prosa. 2004. (Congresso).

27.
VII Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2004. (Congresso).

28.
Econtro Pedagógico Promove. 2002. (Congresso).

29.
Encontro Pedagógico da Rede Promove. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Acimarney Correia Silva Freitas ; SA, T. M. S. ; ROQUE, I. S. . II encontro de profissionais e pesquisadores da educação profissional e tecnológica do IFBA Campus Brumado.. 2016. (Outro).

2.
ROQUE, I. S.; Nunes, Cinthia Batista ; Acimarney Correia Silva Freitas ; Coqueiro, F.G. ; SA, T. M. S. ; Souza, S. M. . II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Outro).

3.
ROQUE, I. S.; Nunes, Cinthia Batista ; Coqueiro, F.G. ; Souza, S. M. ; SA, T. M. S. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Laís Tereza dos Santos. Desenvolvimento de Sistema Financeiro. 2014. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal da Bahia. Orientador: Islene dos Santos Roque Benevides.

2.
Clécio Silva Pinheiro. Desenvolvimento de um website para a comunidade Adoradores e Resgate da paz. 2014. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal da Bahia. Orientador: Islene dos Santos Roque Benevides.

3.
JONAS DE SOUZA RIBAS. DESENVOLVIMENTO DA LOJA VIRTUAL TIÃO RIBAS PINTURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal da Bahia. Orientador: Islene dos Santos Roque Benevides.

4.
THAMIRYS COQUEIRO MARTINS. DESENVOLVIMENTO DO SITE NEGÓCIO A NEGÓCIO PARA SENAC. 2013. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal da Bahia. Orientador: Islene dos Santos Roque Benevides.

5.
Nelcileide Angelo Dias. PSA-Pirâmide Sistema de agendamento e gerenciamento para clínicas médicas. 2013. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal da Bahia. Orientador: Islene dos Santos Roque Benevides.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COELHO, F. C. B.2015 COELHO, F. C. B. ; RAMOS, V. A. A. ; ROQUE, I. S. . O silêncio e a produção de sentido nas práticas discursivas de sala de aula: o dia da consciência negra como objeto de discurso. Folio (Online): revista de letras, v. 07, p. 669-691, 2015.

2.
ROQUE, I. S.2014ROQUE, I. S.; COELHO, F. C. B. ; RAMOS, V. A. A. . DISCURSO DIDÁTICO E SUAS REPRESENTAÇÕES: O ENTRECRUZAR DE VOZES E SILÊNCIOS NA SALA DE AULA. ANAIS DO SEDis UFBA, v. 1, p. 1-14, 2014.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROQUE, I. S.; DUQUES, M. L. F. ; LEDO, S. C. L. . Pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a prática de educadoras que atuam com a infância em vulnerabilidade social. Artigonal.com, www.artigonal.com, 06 out. 2013.

2.
ROQUE, I. S.. Competência Linguística: desafios e possibilidades. Artigonal.com, www.artigonal.com, 11 out. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
ROQUE, I. S.. Recursos Didáticos e Gêneros Técnicos em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROQUE, I. S.; Nunes, Cinthia Batista ; Acimarney Correia Silva Freitas ; Coqueiro, F.G. ; SA, T. M. S. ; Souza, S. M. . II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Outro).

2.
Acimarney Correia Silva Freitas ; SA, T. M. S. ; ROQUE, I. S. . II encontro de profissionais e pesquisadores da educação profissional e tecnológica do IFBA Campus Brumado.. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


ERRATA: e-mail - islenechina@hotmail.com



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:38:52