Hildomar José de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9511424542659405
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, regional Goiânia. Atua especialmente nos cursos de Licenciatura em Letras: Libras e Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português. Tem experiência em Linguística, com ênfase em estudos descritivos das línguas de sinais e práticas escritas em português por surdos(as). Possui Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012), especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Salgado de Oliveira (2006) e graduação em Letras Modernas (Port/Ing) pela Faculdade de Filosofia do Vale do São Patrício - Ceres/GO (2003). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hildomar José de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, H. J.;LIMA, HILDOMAR JOSÉ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras.
Campus II - Samambaia
Vila Itatiaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211160
Fax: (62) 35211160
URL da Homepage: www.letras.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Práticas escritas em português por surdos(as) (provisório),
Orientador: Tânia Ferreira Rezende.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Categorias Lexicais na Língua Brasileira de Sinais: Nomes e Verbos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Christiane Cunha de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Educação Inclusiva. (Carga Horária: 480h).
Universidade Salgado de Oliveira (GO), UNIVERSO, Brasil.
Título: Alfabetização: Aquisição do Português por Surdos.
Orientador: Vanda Santana de Abreu.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura em Letras (Port./Ing.).
Faculdade de Filosofia do Vale do São Patrício, FAFISP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação de Professores para o Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2017 - 2017
Língua portuguesa para surdos no ensino básico. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Laboratório de tradução: implementação, regulamentação e aplicações didátic. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Curso Básico de ELiS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Capac para Instrutor de Língua do CL/UFG. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Planejamento e Capacitação Docente. (Carga horária: 10h).
Faculdades Alfredo Nasser, UNIFAN, Brasil.
2010 - 2010
ELiS - Escrita das linguas de sinais. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Orientadores e Tutores de Polo. (Carga horária: 130h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Tutoria On-line do Progrma de Formação Continuada. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação de Góiás, SEE, Brasil.
2006 - 2006
Linguística e Ensino de Português para Surdos. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
PROGESTÃO/3ª Edição. (Carga horária: 278h).
Secretaria de Estado da Educação de Góiás, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Língua Brasileira de Sinais/ LIBRAS I, II, III, IV. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação de Góiás, SEE, Brasil.
2002 - 2002
Língua Brasileira de Sinais / LIBRAS - nível 1. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação de Góiás, SEE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.

Atividade realizada
Participação no grupo de pesquisa OBIAH - Grupo Transdisciplinar de Estudos Interculturais da Linguagem.
01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

11/2012 - Atual
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição da Língua de Sinais
Cognição e Linguagem
Introd. à Escrita de Sinais
Introd. à Pesquisa
Língua Brasileira de Sinais 1, 2 e 3
Língua Portuguesa (L2 para surd@s)
Sintaxe
11/2012 - Atual
Ensino, Intercultural Para Formação e Habilitação de Educadores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introd. à Língua Brasileira de Sinais
11/2012 - Atual
Ensino, Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Linguísticos 1, 2 e 3
Libras Avançado 1
02/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão de Avaliação de Docentes - CAD, do Departamento de Libras e Tradução, no período de 01/02/15 a 08/08/16. Designado pela portaria nº 001-A/2015-FL.
04/2013 - 04/2015
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Licenciatura em Letras: Libras, no perído de 24/04/13 a 24/04/15. Designado pela portaria nº 2220, de 24 de abril de 2013..
05/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Letras/UFG (designado pelas portarias nº 105-A/2013-FL, 105-B/2013-FL, 105-C/2013-FL,105-D/2013-FL, 105-E/2013-FL105-F/2013-FL, período 05/2013 a 02/2015).
05/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Goiás, .

Cargo ou função
Membro da comissão de discussão e análise da proposta de criação do Sistema Itnegrado de Núcleos de Acessibilidade (SINAce/UFG). Designado pela portaria/UFG nº 1654, de 14 de maio de 2014.

Secretaria de Estado da Educação de Góiás, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS. CARGO I: Nomeado, em virtude de haver sido habilitado em concurso público, para exercer o cargo de Professor III - área de atuação: língua inglesa (Decreto de 17 de fevereiro de 2004, publicado à(s) pág.(s) 3-31 do Diário Oficial nº 19.345 de 20 de fevereiro de 2004. EXONERAÇÃO VOLUNTÁRIA em novembro de 2012. CARGO II: Nomeado, em virtude de haver sido habilitado em concurso público, para exercer o cargo de Professor III - área de atuação: instrutor de libras (Decreto de 25 de janeiro de 2010, publicado à(s) pág.(s) 4 do Diário Oficial nº 20.789 de 28 de janeiro de 2010. EXONERAÇÃO VOLUNTÁRIA em junho de 2010. De 2004 a 2006 foi professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na educação básica. De 2007 a 2012 atuou como docente em diversos cursos de formação de professores no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS/GO.


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor da disciplina Prática de Língua Portuguesa II no curso de Licenciatura Plena em Letras - Port/Ing (2007). Unidade Universitária de Educação a Distância - UnUEAD: 1. Professor formador no curso Deficiência Mental no Contexto da Educação Inclusiva - 1ª edição realizada em 2008 (180h), 2ª edição realizada em 2009 (180h); 2. Tutor a Distância no curso Atendimento Educacional Especializado - 1ª edição no período de 03/2010 a 08/2010 (220h), 2ª edição no período de 08/2010 a 01/2011 (220h).


Faculdades Alfredo Nasser, UNIFAN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2011 - 10/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais

Instituto Consciencia Go, ICG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Foi docente em cursos de especialização, ministrando as seguintes disciplinas: Teoria e Prática de Ensino no Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Auditiva, A Linguística e a Língua Brasileira de Sinais II e Língua Brasileira de Sinais IV.


Instituto de Pós Graduação Qualis, QUALIS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Foi docente em cursos de especialização, ministrando as seguintes disciplinas: Desenvolvimento Linguístico e Cognitivo do Surdo, Letramento e Surdez e Libras-Português para Surdos


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - GOIÂNIA, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como professor de Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais.



Linhas de pesquisa


1.
Documentação, análise e descrição das línguas de sinais brasileiras

Objetivo: Documentar, analisar e descrever as línguas de sinais brasileiras, especialmente a libras, no que concerne à sua Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Léxico.
2.
Linguagem, ensino e diversidade linguístico-cultural

Objetivo: Estudar a linguagem em relação ao ensino na construção da visibilidade dos sujeitos sociolinguísticos em sua diversidade linguístico-cultural, respeitadas as suas diferenças, sejam elas quais forem.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Práticas escritas em português por surdos/as
Descrição: Esta pesquisa tem por finalidade problematizar as concepções e as ideologias linguísticas subjacentes ao exercício de poder, por meio da linguagem, sobre os povos subalternizados; com base nisso, questionar as posturas linguísticas atuais que intentam nivelar e, por isso, subalternizam o/a surdo/a por suas manifestações linguísticas escritas em português; e pretende-se, também, a partir de textos escritos em português por surdos/as, descrever e sistematizar ocorrências dessa escrita em diferentes níveis de análise linguística, do fonológico ao pragmático, para apontar qual é o padrão de escrita em português do/a surdo/a.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Atitudes sociolinguísticas e posturas políticas balizadoras das práticas escritas nas aulas de língua portuguesa
Descrição: O projeto objetiva descrever e analisar as atitudes de alunos/as e professores/as em relação à língua portuguesa, língua hegemônica do Brasil, à disciplina Língua Portuguesa e às práticas escritas na escola para verificar se há correlação entre as atitudes dos sujeitos do ensino e da aprendizagem e a disposição desses sujeitos para ler e escrever em sala de aula de Língua Portuguesa. Objetivo é propor ações de intervenção no sentido de modificar as atitudes sociolinguísticas negativas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
PRÁTICAS TRANSCULTURAIS TRANSLINGUÍSTICAS DE LETRAMENTO
Descrição: O curso Práticas Transculturais Translinguísticas de Letramento foi sistematizado com base nos resultados de parte das pesquisas desenvolvidas no Obiah Grupo Transdisciplinar de Estudos Interculturais da Linguagem e tem por objetivo contribuir com a formação dos/as docentes que atuam em áreas e/ou com situações de maior pluralismo e complexidade sociolinguística; visa também oferecer subsídios teóricos e metodológicos para repensar as práticas de letramento na escola, incluindo o numeramento-letramento (Mendes, 2007). O curso se destina a profissionais da educação que atuam com grupos em situação de inclusão, tais como as pessoas surdas, cegas, os povos indígenas, quilombolas, imigrantes, dentre outros. Concebe-se letramento transcultural translinguístico, com base em Rezende (2018), como perspectivas diversas de abordagem ao mundo e como formas diferentes de atuar sobre e com as realidades, considerando as práticas de translinguajamento e de transmodalidade linguística (Lima; Rezende, 2018, no prelo), como processos polifônicos próprios dos encontros entre mundos diversos, mais do que entre diversas percepções sobre um único mundo (VIVEIROS DE CASTRO, 2010). Nessa perspectiva, a equidade entre os mundos é fundamental para a convivência transcultural e ?o equilíbrio da teia da vida? (DANIEL MUNDURUKU, 2011)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) .
Integrantes: Hildomar José de Lima - Coordenador / Tânia Ferreira Rezende - Integrante.
2016 - 2016
Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS para crianças surdas
Descrição: Este curso tem por finalidade ensinar o Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS para crianças surdas que estudam em uma escola pública da rede estadual em Goiânia. Esta atividade integra as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, subprojeto Letras: Libras, previstas para o ano de 2016. Os participantes do curso serão preferencialmente alunos surdos do ensino fundamental que estudam na escola parceira desse subprojeto e demais alunos surdos da rede pública que se interessarem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Hildomar José de Lima - Coordenador.
2016 - 2016
Trajetória de Estudantes Surdas do Curso de Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás
Descrição: Este projeto propõe uma mesa redonda com estudantes surdas da UFG com o objetivo de proporcionar aos participantes II Jornada de Estudos Interculturais Transdisciplinares da Linguagem - OBIAH a oportunidade de conhecer a realidade das mulheres surdas no sentido de debater, refletir e se conscientizar sobre a realidade delas. As alunas expositoras tomarão como referência a trajetória de vida, destacando os principais desafios sociais e educacionais enfrentados até o seu ingresso na universidade. O OBIAH é um grupo de estudos e pesquisas cadastrado no Diretório do CNPq..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Hildomar José de Lima - Coordenador.
2015 - 2016
IV Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso em Letras: Libras da UFG
Descrição: EVENTO. Objetiva a socialização das produções acadêmicas desenvolvidas no curso de Letras: Libras. Os licenciandos terão espaço para comunicarem seus trabalhos de conclusão de curso e atividades de estágio supervisionado no ano de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Hildomar José de Lima - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - 2017
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID / Letras: Libras - Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais (ELiS)
Descrição: O subprojeto Letras: Libras/PIBID tem como objetivo propiciar formação coletiva entre universidade e escola pública de educação básica, de forma a desenvolver ações significativas e transformadoras voltadas para a especificidade da educação de surdos, numa perspectiva bilíngue, associando Língua Brasileira de Sinais ? Libras e Língua Portuguesa. O projeto tem parceria com uma escola pública da rede estadual de ensino, em Goiânia, onde atuam 21 alunos do curso de Licenciatura em Letras: Libras da Faculdade de Letras/UFG.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .
Integrantes: Hildomar José de Lima - Coordenador / Neuma Chaveiro - Integrante / Juliana Guimarães Faria - Integrante / Sueli Maria de Regino - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Brasileira de Sinais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.


Idiomas


Inglês
Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, H. J.2018LIMA, H. J.; OLIVEIRA, D. P. ; LOBATO, M. C. C. ; COSTA, P. A. L. S. . Educação, direitos humanos e epistemologias contra-hegemônicas. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 10, p. 213-227, 2018.

2.
LIMA, H. J.2017LIMA, H. J.. Construções locativas e construções existenciais na língua de sinais brasileira. ÍCONE: REVISTA DE LETRAS (UEG. SÃO LUÍS DE MONTES BELOS), v. 17, p. 32-41, 2017.

3.
LIMA, HILDOMAR JOSÉ2017LIMA, HILDOMAR JOSÉ. Processos produtivos de sinais nocionalmente Nomes na libras. Revista Sinalizar, v. 2, p. 6-23, 2017.

4.
LIMA, HILDOMAR JOSÉ2016LIMA, HILDOMAR JOSÉ; GOMES VIEIRA, DIVINO . O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. Revista Sinalizar, v. 1, p. 93-102, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, H. J.. Mudanças Lexicais na Língua de Sinais Brasileira. In: 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Goiás- CONPEEX, 2016, Goiânia. Anais do 13º CONPEEX. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. p. 2864-2869.

2.
SOARES, M. A. P. ; CARVALHO, D. M. ; SANTOS, P. D. ; PEREIRA, L. R. ; LIMA, H. J. . Elaboração de material didático para ensino do Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS para crianças. In: 12º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Goiás - CONPEEX, 2015, Goiânia. Anais do 12º CONPEEX. Goiânia: UFG, 2015. p. 2318-2321.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, H. J.; REZENDE, T. F. . Euro-ouvintismo e colonialidade epistêmico-linguística. In: II Congresso Internacional - Línguas, Culturas e Literaturas em diálogo: identidades silenciadas, 2018, Brasília. Caderno de resumos do II Congresso Internacional - Línguas, Culturas e Literaturas em diálogo: identidades silenciadas. Brasília-DF: UnB, 2018. p. 03-04.

2.
LIMA, H. J.. Construções locativas e construções existenciais na língua de sinais brasileira. In: X Congresso Internacional da Abralin, 2017, Niterói-RJ. Caderno de resumos do X Congresso Internacional da Abralin. Niterói-RJ: UFF, 2017. p. 544-544.

3.
CARVALHO, D. M. ; LIMA, H. J. ; SOARES, M. A. P. . Propostas de atividades para o ensino do Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS para crianças surdas. In: IV Colóquio Nacional de Letras e o XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG, 2016, Goiânia. Caderno de resumos do IV Colóquio Nacional de Letras e o XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG. Goiânia: UFG, 2016. p. 100-100.

4.
LIMA, H. J.. Noções Verbais na Língua de Sinais Brasileira. In: XII Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira, 2016, Inhumas-GO. Caderno de resumos do XII Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira, 2016. p. 72-72.

5.
LIMA, H. J.. Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS e Língua de Sinais Brasileira: estudo sobre aplicabilidade de um sistema de escrita para as línguas sinalizadas. In: XVIII Congresso Internacional de Humanidades: interculturalidade e patrimônio em contextos Latino-Americano, 2015, Brasília. Caderno de resumos do XVIII Congresso Internacional de Humanidades. Brasília: UnB, 2015. p. 131-132.

6.
LIMA, H. J.. Categorias lexicais na Língua de Sinais Brasileira: nomes e verbos. In: II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG, 2014, Goiânia. Caderno de resumos do II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG, 2014. p. 61-62.

7.
LIMA, H. J.. Atitudes sociolinguísticas de alunos surdos em contexto de aprendizagem do português. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Gelco - Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-oeste, 2014, Goiás Velho-GO. Caderno de resumos do I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Gelco - Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-oeste, 2014. p. 150-151.

8.
LIMA, H. J.. Atitudes sociolinguísticas de sujeitos em formação docente em meio à tensão entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. In: V Congresso Latino-Americano de formação de Professores de Línguas, 2014, Goiânia. Caderno de resumos do V Congresso Latino-Americano de formação de Professores de Línguas, 2014. p. 111.

9.
LIMA, H. J.. Noções Básicas da Escrita das Línguas de Sinais - ELiS. In: XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras, 2013, Castanhal-PA. Caderno de Resumos do XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras, 2013. p. 168-169.

10.
LIMA, H. J.; OLIVEIRA, C. C. . Ensaio tipológico sobre os predicados não verbais na Língua Brasileira de Sinais. In: XII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, 2011, Goiânia. Caderno de Resumos do XII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras, 2011. p. 73-74.

11.
LIMA, H. J.; OLIVEIRA, C. C. . Construções Copulativas na Língua Brasileira de Sinais. In: XI Colóquio de Pesquisa, Ensino e Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, 2010, Goiânia. Caderno de Resumos do XI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras, 2010. p. 61-62.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, H. J.; REZENDE, T. F. . Euro-ouvintismo e colonialidade epistêmico-linguística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, H. J.. Construções locativas e construções existenciais na língua de sinais brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, H. J.. Negando Letramentos em línguas orais para pessoas surdas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIMA, H. J.. Práticas escritas em português por surdos(as). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, H. J.; ALMEIDA, W. G. . Letramentos em línguas orais para pessoas surdas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, H. J.. Sistematização da escrita para a Língua Brasileira de Sinais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
LIMA, H. J.. Propostas de atividades para o ensino do Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS para crianças surdas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, H. J.. Funcionalidade do Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS aplicado à Língua de Sinais Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, H. J.. Noções Verbais na Língua de Sinais Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, H. J.. Mudanças Lexicais na Língua de Sinais Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOARES, M. A. P. ; CARVALHO, D. M. ; SANTOS, P. D. ; PEREIRA, L. R. ; LIMA, H. J. . Elaboração de material didático para ensino do Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS para crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, H. J.. Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS e Língua de Sinais Brasileira: estudo sobre aplicabilidade de um sistema de escrita para línguas sinalizadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, H. J.. Propostas de atividades para o ensino do Sistema Brasileiro de Escrita de Sinais - ELiS para crianças surdas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, H. J.. Atitudes sociolinguíosticas de sujeitos em formação docente em meio à tensão entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, H. J.. Políticas de Ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LIMA, H. J.. Análise do desempenho e ações para promoção da permanência em cursos de graduação da UFG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
LIMA, H. J.. Ensaio Tipológico sobre os predicados não verbais na Língua Brasileira de Sinais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIMA, H. J.; OLIVEIRA, C. C. . Categorias Lexicais na Língua Brasileira de Sinais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
LIMA, H. J.. Categorias Lexicais na Língua Brasileira de Sinais: nomes e verbos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LIMA, H. J.. Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
LIMA, H. J.. Aquisição da Linguagem Pela Criança Surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LIMA, H. J.. Troca de Experiências Sobre a Escrita do Surdo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
LIMA, H. J.. Construções Copulativas na Língua Brasileira de Sinais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LIMA, H. J.. O Ser Surdo no Convívio Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
LIMA, H. J.; MOREIRA, Z. A. P. . Fundamentos Teóricos e Práticos no Processo Educativo do Aluno com Deficiência Auditiva / Português para Surdos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, H. J.. Parecer ad hoc para a revista Sinalizar (ISSN: 2448-0797). 2018.

2.
LIMA, H. J.. Parecer ad hoc para a revista Sinalizar (ISSN: 2448-0797). 2018.

3.
LIMA, H. J.. Comissão científica da III EXPOM@TEC - Exposição de Metodologias e Tecnologias, da Universidade Federal do Tocantins. 2018.

4.
LIMA, H. J.. Parecer ad hoc para os anais da XV Semana de Licenciatura e VI Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, IFG - câmpus Jataí. 2018.

5.
LIMA, H. J.. Parecer ad hoc para a revista Via Litterae (ISSN: 2176-6800). 2017.

6.
LIMA, H. J.. Comissão científica da II EXPOM@TEC - Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino de Ciências, da Universidade Federal do Tocantins. 2017.

7.
LIMA, H. J.. Membro da comissão científica do I Congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, da Faculdade de Línguas da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. 2017.

8.
LIMA, H. J.. Parecer ad hoc para a revista Sinalizar (ISSN: 2448-0797). 2016.

9.
LIMA, H. J.. Parecer ad hoc para a revista Sinalizar (ISSN: 2448-0797). 2016.

10.
LIMA, H. J.. Parecer ad hoc para a revista Sinalizar (ISSN: 2448-0797). 2016.

11.
LIMA, H. J.. Comissão científica do IV Colóquio Nacional de Letras e XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG. 2016.

12.
LIMA, H. J.. Comissão científica do III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG. 2015.

13.
LIMA, H. J.. Emissão de parecer em trabalhos do II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG. 2014.

14.
LIMA, H. J.. Emissão de parecer sobre o projeto de pesquisa A Aprendizagem Colaborativa de Inglês por Alunos Surdos Brasileiros. Faculdade de Letras/UFG. 2014.

15.
LIMA, H. J.. Emissão de parecer sobre o projeto de pesquisa Dicionário DEIT-Libras em ELiS. Faculdade de Letras/UFG. 2014.

16.
LIMA, H. J.. Membro da comissão de elaboração da Resolução 01/2015 - Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Letras/UFG. 2014.

17.
LIMA, H. J.. Membro da comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Letras: tradução e interpretação em Libras/Português da Faculdade de Letras/UFG. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, H. J.; CHAVEIRO, N. . Coordenação da sessão de comunicação CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS GRADUANDOS EM LETRAS: LIBRAS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, H. J.; REZENDE, T. F. . Letramento, produção e interpretações textuais na perspectiva transculturais em escolas quilombolas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, H. J.. Educação para surdos no ensino superior (minicurso). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, H. J.. Expressões idiomáticas em Libras (minicurso). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, H. J.; GOMES, M. L. . Deficiência auditiva: aspectos teóricos e metodológicos acerca do processo ensino-aprendizagem do surdo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo no caderno de Educação Inclusiva - Atendimento Educacional Especializado).

5.
LIMA, H. J.. Curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado - AEE, Ambiente alfabetizador para surdo (oficina). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, H. J.; SOUZA, L. C. S.. Participação em banca de Josmar Gonçalves Júnior.Surdocegueira: desvendando o desconhecido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA, H. J.; PAIVA, G. X. S.. Participação em banca de Pollyana Dias dos Santos.A inclusão do surdo nas escolas regulares de Goiânia na perspectiva dos tradutores/intérpretes de libras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, H. J.; PAIVA, G. X. S.. Participação em banca de Anna Cristina Cunha Rocha Vieira.As estratégias de leitura utilizadas por surdos universitários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

4.
LIMA, H. J.; PAIVA, G. X. S.. Participação em banca de Yasmin Galvani Tonete Dórea.A disciplina de Libras em um curso superior de formação de professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

5.
LIMA, H. J.; PAIVA, G. X. S.. Participação em banca de Genilton Luiz Pereira dos Santos.Aprendizagem da língua de sinais por ouvintes no contexto de formação de professores de Libras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

6.
LIMA, H. J.; LIMA, A. C.. Participação em banca de Jéssica Castro Souza.Adaptações de Clássicos da Literatura Infantil para o Surdo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

7.
LIMA, H. J.; NOGUEIRA, N. R.. Participação em banca de Anderson Taveira de Santana.Polissemia na Língua Brasileira de Sinais: alguns sinais em foco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

8.
LIMA, H. J.; BARROS, M. E.. Participação em banca de Lilian Oliveira Rosa da Silva.O ensino de ELiS para adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

9.
LIMA, H. J.; AVELAR, T. F.. Participação em banca de Ariane Carreiro de Sousa.A educação como contribuinte para a inclusão profissional do surdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

10.
LIMA, H. J.; SANTOS, T. F. R.; CASTANHEIRA, K. A. A. F.. Participação em banca de Caroline Veiga Rabelo.Estudos sociolinguísticos nas línguas de sinais do Brasil e da Jordânia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

11.
LIMA, H. J.; MELO, K. A.. Participação em banca de Giselma Ribeiro de Souza.A realidade dos papeis do tradutor intérprete: um estudo no ensino médio e superior em Goiânia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

12.
LIMA, H. J.; CASTANHEIRA, K. A. A. F.. Participação em banca de Lívia Cristhina Freitas e Sousa.Coda: uma discussão acerca de sua identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

13.
LIMA, H. J.; CHAIBUE, K.. Participação em banca de Guilherme Henrique Vaz de Oliveira Silva.A música como instrumento de interação social e educacional do surdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

14.
LIMA, H. J.; BARROS, M. E.. Participação em banca de Ana Claúdia Teixeira Coelho.Estudo comparativo entre dois sistemas de escritas das línguas de sinais: SignWriting e ELiS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

15.
LIMA, H. J.; CHAIBUE, K.. Participação em banca de Fernanda Vieira Sousa.Olhares para a escrita do aluno surdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

16.
LIMA, H. J.; CRUZ, A.. Participação em banca de Fernanda Bonfim de Oliveira.A repetição de sinais na estrutura sintática da Libras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

17.
LIMA, H. J.; CHAIBUE, K.. Participação em banca de Rúbia Mendes da Silveira.Site Banco Caixa Econômica Federal: uma discussão sobre a acessibilidade linguística para surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

18.
LIMA, H. J.; BESSA, A. L. C.. Participação em banca de Kelly Francisca da Silva.Escrita das Línguas de Sinais: estudo sobre a aplicabilidade da ELiS para alunos surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

19.
LIMA, H. J.; GARCIA, R. R. O.. Participação em banca de Jéssie Rezende Araújo.Marcas de gênero da Língua Brasileira de Sinais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

20.
LIMA, H. J.; AVELAR, T. F.. Participação em banca de Oderlan Nóbrega Carvalho.O intérprete de Língua Brasileira de Sinais como assistência na inclusão do aluno surdo no ensino regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

21.
LIMA, H. J.; REGINO, S. M.. Participação em banca de Carolina Carrijo do Vale Rocha.O teatro surdo e o youtube: ferramentas para a educação de surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

22.
LIMA, H. J.; GUALBERTO, L. F. S.. Participação em banca de Rosimeire Miranda de Oliveira.O pedagogo no ambiente hospitalar: a aprendizagem em um ambiente não escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Alfredo Nasser.

23.
LIMA, H. J.; GUALBERTO, L. F. S.. Participação em banca de Deborah Faria Quixabeira Gomes.A comunicação bilíngue na formação docente: uma prática mediadora para a inclusão de surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Alfredo Nasser.

24.
LIMA, H. J.; GUALBERTO, L. F. S.. Participação em banca de Alliny Vieira de Carvalho Bernardes.A educação inclusiva na escola pública: uma visão crítica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Alfredo Nasser.

25.
LIMA, H. J.; ARAÚJO, M.M.M.; SANTOS, S. C. M.. Participação em banca de Ângela Cristina Demetrio Veloso.Memorial de Formação de Ângela Cristina Demétrio Veloso: experiências e vivências pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, H. J.; ROMANHOL, T. A. S.; NOGUEIRA, N. R.. Membro da banca examinadora do processo de seleção pública para professor substituto do ensino básico, técnico e tecnológico na área de Libras. EDITAL Nº 01/2018. Câmpus Inhumas. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
LIMA, H. J.; ALMEIDA, W. G.; SANTOS, E. F.. Membro da banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Estudos Linguísticos da Libras. Edital Progep nº 11/2016. 2017. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

3.
LIMA, H. J.; KOGUT, M. K.; CHAIBUE, K.. Presidente da banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras, Linguística e Ensino de Libras. Edital nº 77/2015. 2016. Universidade Federal de Goiás.

4.
LIMA, H. J.. Membro da banca examinadora do concurso público para docente do ensino básico, técnico e tecnológico na área de Língua Portuguesa/Libras (etapa: prova discursiva). Edital nº 73/2015. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

5.
LIMA, H. J.; CAMPELLO, A. R. E. S.; REIS, F.. Presidente da banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Estudos Linguísticos para Usuários de Libras. Edital Progesp nº 02/2016. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
LIMA, H. J.; ALMEIDA, W. G.; SANTOS, E. F.. Membro da banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Estudos de Libras. Edital Progep nº 03/2016. 2016. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

7.
LIMA, H. J.. Membro da banca de elaboração da prova de conhecimentos específicos do concurso público para professor da educação básica, na área de Libras, da Secretaria Municipal de Edução e Desporto de Goiânia. Edital SEMAD 01/2016. 2016. Universidade Federal de Goiás.

8.
LIMA, H. J.. Membro da banca de elaboração da prova de conhecimentos específicos do concurso público para intérprete de Libras da Secretaria Municipal de Edução e Desporto de Goiânia. Edital SEMAD 01/2016. 2016. Universidade Federal de Goiás.

9.
LIMA, H. J.; FARIA, J. G.; CARNEIRO, B. G.. Membro da banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras e Tradução. Edital nº 30/2015. 2015. Universidade Federal de Goiás.

10.
LIMA, H. J.; NASCIMENTO, C. B.; SILVA, C. M. O. E.. Banca examinadora do processo de seleção pública para professor substituto na área de Libras e Linguística. Edital nº 103/2013. 2014. Universidade Federal de Goiás.

11.
LIMA, H. J.; CHAIBUE, K.; CHAVEIRO, N.. Membro da banca examinadora do concurso público para docente do ensino básico, técnico e tecnológico na área de Libras. Edital nº 001/2014. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

12.
LIMA, H. J.; BIFARONI, T. G. B. Q.; PIRES, E. M.. Banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Educação Especial e Libras. EDITAL Nº 01/2013. Unidade Goiás. 2014. Universidade Estadual de Goiás.

13.
LIMA, H. J.; CAMPELLO, A. R. E. S.; SILVA, K. M. S. C.. Banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras e Linguística Aplicada (Cód. vaga: PMS/0034). EDITAL COPESE Nº 031/2014. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

14.
LIMA, H. J.; CAMPELLO, A. R. E. S.; SILVA, K. M. S. C.. Banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras e Linguística (Cód. vaga: PMS/0033). EDITAL COPESE Nº 031/2014. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

15.
LIMA, H. J.; CAMPELLO, A. R. E. S.; SILVA, K. M. S. C.. Banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras e Disciplinas Pedagógicas (Cód. vaga: PMS/0035). EDITAL COPESE Nº 031/2014. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

16.
LIMA, H. J.; PIRES, E. M.; AGUIAR, T. C.. Presidente da banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras e Tradução. EDITAL Nº 38/2014. 2014. Universidade Federal de Goiás.

17.
LIMA, H. J.; BARROS, M. E.; SANTOS, D. V.. Banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Estudos Linguísticos para Usuários de Libras. Edital nº 010/2014. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

18.
LIMA, H. J.; VAZ, D. L.; SILVA, S. O. P. A. C.. Banca examinadora do processo de seleção pública para professor substituto na área de Libras e Ensino. Edital nº 17/2013. 2013. Universidade Federal de Goiás.

19.
LIMA, H. J.; CHAIBUE, K.; MENDES, M. E.. Banca examinadora do processo de seleção pública para professor substituto do ensino básico, técnico e técnologico na área de Libras e Ensino. EDITAL Nº 85/2013. Câmpus Formosa. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

20.
LIMA, H. J.; FARIA, J. G.; ALBUQUERQUE, F. E.. Banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras. EDITAL Nº 43/2013 - Campus Tocantinópolis-TO. 2013. Universidade Federal do Tocantins.

21.
LIMA, H. J.; FARIA, J. G.; ALBUQUERQUE, F. E.. Banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras. EDITAL Nº 43/2013 - Campus Araguaína-TO. 2013. Universidade Federal do Tocantins.

22.
LIMA, H. J.; SANTOS, E. F.; MARQUES, R. R.. Banca examinadora do concurso público para docente do magistério superior na área de Libras. EDITAL Nº 06/2013. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

23.
LIMA, H. J.; FERREIRA, G. D. S.; VAZ, D. L.. Banca examinadora do concurso público para professor efetivo nível III - Instrutor de Língua Brasileira de Sinais. Etapa prática. PROCESSO Nº 2008800006037001 - EDITAL Nº 002/2009. 2010. Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

24.
LIMA, H. J.; FERREIRA, G. D. S.; VAZ, D. L.. Banca examinadora do concurso público para professor efetivo nível III - Intérprete de Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais - Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa. Etapa prática. PROCESSO Nº 2008800006037001 - EDITAL Nº 002/2009. 2010. Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Outras participações
1.
LIMA, H. J.; CRUZ, R. C. V.. Membro da banca examinadora para realização do exame de suficiência em português como segunda língua do Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira - CASLE. Edital 01/18. 2018. Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA, H. J.; SOUZA, L. C. S.. Membro da banca examinadora para realização do exame de suficiência em português como segunda língua do Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira - CASLE. Edital 01/17. 2017. Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, H. J.; SOUZA, L. C. S.. Membro da banca examinadora para realização do exame de suficiência em português como segunda língua do Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira - CASLE. Edital 02/17. 2017. Universidade Federal de Goiás.

4.
LIMA, H. J.; SOUZA, L. C. S.. Membro da banca examinadora para realização do exame de suficiência em português como segunda língua do Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira - CASLE. Edital 03/17. 2017. Universidade Federal de Goiás.

5.
LIMA, H. J.; ALMEIDA, W. G.. Membro da banca examinadora para realização do exame de suficiência em português como segunda língua do Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira - CASLE. Edital 04/17. 2017. Universidade Federal de Goiás.

6.
LIMA, H. J.; PAIVA, G. X. S.; COSTA, A. C. L.. Banca para seleção de candidatos à monitoria das disciplinas de Escrita de Sinais. Letras: Libras. 2016. Universidade Federal de Goiás.

7.
LIMA, H. J.; MELO, K. A.; AVELAR, T. F.. Membro da banca examinadora das provas de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos para ingresso no curso de Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português. 2015. Universidade Federal de Goiás.

8.
LIMA, H. J.; FERNANDES, L. A.; OLIVEIRA, H. C. C.. Banca para seleção de candidatos à monitoria das disciplinas de Escrita de Sinais. 2015. Universidade Federal de Goiás.

9.
LIMA, H. J.; FERNANDES, L. A.; PAIVA, G. X. S.. Membro da banca de Extraordinário Domínio de Conteúdo da disciplina Escrita de Sinais 2. 2015. Universidade Federal de Goiás.

10.
LIMA, H. J.; SANTOS, L. R. L.; FERNANDES, L. A.. Membro da banca de Extraordinário Domínio de Conteúdo da disciplina Ensino de Português para Surdos. 2015. Universidade Federal de Goiás.

11.
LIMA, H. J.; FERNANDES, L. A.; OLIVEIRA, T. M.. Membro da banca de Extraordinário Domínio de Conteúdo da disciplina Elaboração de Materiais Didáticos em Libras. 2015. Universidade Federal de Goiás.

12.
LIMA, H. J.. Membro da banca de seleção de candidatos ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto Letras: Libras. Edital 40/2015. 2015. Universidade Federal de Goiás.

13.
LIMA, H. J.. Membro da banca de seleção de candidatos ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto Letras: Libras. Edital 53/2015. 2015. Universidade Federal de Goiás.

14.
LIMA, H. J.; TRINDADE, I. E.; CANDIDO, G. V.. Banca para revisão de nota na disciplina Fonética e Fonologia. 2015. Universidade Federal de Goiás.

15.
LIMA, H. J.; CRUZ, A.; MARTINS, L. M.. Banca para seleção de candidatos à monitoria da disciplina Morfologia e Fonologia. Letras: Libras. 2014. Universidade Federal de Goiás.

16.
LIMA, H. J.; BARROS, M. E.; CHAVEIRO, N.. Banca para seleção de candidatos à monitoria das disciplinas de Escrita de Sinais. Letras: Libras. 2013. Universidade Federal de Goiás.

17.
LIMA, H. J.. Membro da banca do processo de seleção pública simplificada para bolsistas PRONATEC nas áreas de ensino de Libras e tradução e interpretação de Libras/L. Portuguesa. EDITAL Nº 32/2013. Campus Itumbiara-GO. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional Línguas, Culturas e Literaturas em Diálogo: identidades silenciadas. Euro-ouvintismo e colonialidade epistêmico-linguística. 2018. (Congresso).

2.
IV Etapa do programa de formação de docentes das escolas quilombolas, com o temática: Identidades, saberes interculturais e currículo das escolas quilombolas,promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte - SEDUCE/GO. 2018. (Encontro).

3.
Mesa redonda repensando a universidade pública a partir da UFG, promovida pelo Obiah Grupo Transdisciplinar de Estudos Interculturais da Linguagem. 2018. (Encontro).

4.
Boas práticas em pesquisa (Programa de Formação em Pesquisa/UFG). 2017. (Outra).

5.
Emergência da sociolinguística no Brasil e tendências contemporâneas. 2017. (Outra).

6.
II Seminário goiano de educação bilíngue. 2017. (Seminário).

7.
I Seminário nacional sobre ensino de língua, literatura e línguas de sinais (SENELL & LS) e I Fórum interdisciplinar currículo e ensino de libras na educação básica (FINCELIBRAS).Letramentos em línguas orais para pessoas surdas. 2017. (Seminário).

8.
Jornada de psicolinguística e bilinguismo. 2017. (Encontro).

9.
Leitura marginal e outros meios de mediação. 2017. (Outra).

10.
Roda de conversa Normatividad, Violencia y Democracia, promovida pelo Obiah Grupo Transdisciplinar de Estudos Interculturais da Linguagem,.Debatedor. 2017. (Outra).

11.
Roda de conversa Práticas Interculturais de Letramento de Resistência no curso da Jornada de Estudos Interculturais da Linguagem, promovida pelo Obiah Grupo Transdisciplinar de Estudos Interculturais da Linguagem.Negando Letramentos em línguas orais para pessoas surdas. 2017. (Outra).

12.
X Congresso Internacional da Abralin. Construções existenciais e construções locativas na língua de sinais brasileira. 2017. (Congresso).

13.
13º CONPEEX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG - CONPEEX. Mudanças lexicais na língua de sinais brasileira. 2016. (Congresso).

14.
Conferência Local/Comunidades Iny, Tapuia e Xavante em preparação para a Conferência Nacional de Ed. Escolar Indígena. 2016. (Seminário).

15.
Mesa-redonda: A relocalização d@ docente de línguas, na Jornada sobre A importância da Formação Política d@ Profissional de Letras: enfoque na formação docente, promovida pelo Obiah Grupo Transdisciplinar de Estudos Interculturais da Linguagem. 2016. (Encontro).

16.
Roda de conversa: Trajetória das Carolinas de Jesus da Faculdade de Letras da UFG. 2016. (Encontro).

17.
I Encontro PIBID Goiás. 2015. (Seminário).

18.
Política e Diversidade Linguística. 2015. (Outra).

19.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Atitudes sociolinguíosticas de sujeitos em formação docente em meio à tensão entre língua portuguesa e língua brasileira de sinais. 2014. (Congresso).

20.
XI Ciclo de Debates, III Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso de Letras: Libras e I Sarau de Literatura Surda. 2014. (Seminário).

21.
I Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2013. (Outra).

22.
IV Simpósico Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - IV SIMELP. 2013. (Congresso).

23.
IX Ciclo de Debates: Educação bilíngue para surdos. 2013. (Outra).

24.
VIII Ciclo de Debates e I Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso de Letras:Libras. 2013. (Seminário).

25.
Lexicografia das Linguas de Sinais. 2012. (Outra).

26.
Seminário Setembro Azul II: Bilinguismo é um direito humano: Escolas Bilíngues para surdos no PNE. 2012. (Seminário).

27.
V Encontro de Formação Continuada para Mediador da Inclusão. Tema: Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2012. (Encontro).

28.
XI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás.Construções copulativas na língua brasileira de sinais. 2010. (Simpósio).

29.
I Ciclo de debate: Identidade e Cultura Surda. 2009. (Outra).

30.
III ENELL - Encontro Nacional de Estudantes de Letras-Libras. 2009. (Congresso).

31.
Tudo o que você queria saber sobre a documentação de linguas indígenas por meio da gravação de áudio e vídeo. 2009. (Outra).

32.
Avaliação e Promoção de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2006. (Encontro).

33.
Simpósio Deficiência Visual: Experiências Educacionais. 2006. (Simpósio).

34.
Ciranda da Aprendizagem na Área Deficiência Auditiva. 2005. (Oficina).

35.
III Laboratório Itinerante de Itapaci - Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva. 2005. (Outra).

36.
I Laboratório Itinerante Municipal de Itapaci - Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva. 2004. (Encontro).

37.
Oficina de Recursos Didáticos Aplicados à Língua Inglesa.participante. 2001. (Oficina).

38.
A importância da leitura na vida acadêmica e profissional. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, H. J.. Membro da comissão organizadora do IV Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento de Librass e Tradução, XIII Ciclo de Debates e II Sarau de Literatura Surda. 2016. (Outro).

2.
LIMA, H. J.. Membro da Comissão Organizadora do IV Colóquio Nacional de Letras e XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG. 2016. (Outro).

3.
LIMA, H. J.. Membro da Comissão Organizadora do III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG. 2015. (Outro).

4.
LIMA, H. J.. Membro da Comissão Organizadora do I Encontro de Tradutores e Intérpretes do Estado de Goiás. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pollyana Dias dos Santos. A INCLUSÃO DO SURDO NAS ESCOLAS REGULARES DE GOIÂNIA NA PERSPECTIVA DOS TRADUTORES/INTÉRPRETES DE LIBRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

2.
Genilton Luiz Pereira dos Santos. APRENDIZAGEM DA LÍNGUA DE SINAIS POR OUVINTES NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LIBRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

3.
Anderson Taveira de Santana. POLISSEMIA NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: ALGUNS SINAIS EM FOCO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

4.
Jéssica Castro Souza. ADAPTAÇÕES DE CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL PARA SURDOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

5.
Ariane Carreiro de Sousa. A EDUCAÇÃO COMO CONTRIBUINTE PARA A INCLUSÃO PROFISSIONAL DO SURDO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

6.
Guilherme Henrique Vaz de Oliveira Silva. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL DO SURDO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

7.
Fernanda Bonfim de Oliveira. A REPETIÇÃO DE SINAIS NA ESTRUTUTA SINTÁTICA DA LIBRAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

8.
Fernanda Vieira Sousa. OLHARES PARA A ESCRITA DO ALUNO SURDO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

9.
Kelly Francisca da Silva Brito. ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS: ESTUDO SOBRE A APLICABILIDADE DA ELIS PARA ALUNOS SURDOS NO CAS/GOIÁS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

10.
Rúbia Mendes da Silveira. SITE BANCO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA SURDOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

11.
Jéssie Rezende Araújo. MARCAS DE GÊNERO NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Denise Moura Carvalho. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hildomar José de Lima.

2.
Edneusa Rodriguês de Sousa França. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hildomar José de Lima.

3.
Mairy Aparecida P. S. Ribeiro. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hildomar José de Lima.

4.
Pollyana Dias dos Santos. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hildomar José de Lima.

5.
Andrea dos Guimarães de Carvalho. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hildomar José de Lima.

6.
Greice Kelly Nascimento Santos Costa. Monitoria acadêmica da disciplina escrita de sinais. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Hildomar José de Lima.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, H. J.2017LIMA, H. J.. Construções locativas e construções existenciais na língua de sinais brasileira. ÍCONE: REVISTA DE LETRAS (UEG. SÃO LUÍS DE MONTES BELOS), v. 17, p. 32-41, 2017.

2.
LIMA, HILDOMAR JOSÉ2017LIMA, HILDOMAR JOSÉ. Processos produtivos de sinais nocionalmente Nomes na libras. Revista Sinalizar, v. 2, p. 6-23, 2017.

3.
LIMA, H. J.2018LIMA, H. J.; OLIVEIRA, D. P. ; LOBATO, M. C. C. ; COSTA, P. A. L. S. . Educação, direitos humanos e epistemologias contra-hegemônicas. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 10, p. 213-227, 2018.



Outras informações relevantes


- Participação no Exame Nacional de Cursos - ENC 2003 (Sistema de Avaliação da Educação Superior) com média geral 9,0.

- Aprovado em segundo lugar no concurso público para professor de Língua Inglesa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Subsecretaria Regional de Itapaci), publicado à(s) pág.(s) 3-31 do Diário Oficial nº 19.345 de 20 de fevereiro de 2004.

- Proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais - exame estadual (dez/2009).

- Aprovado em segundo lugar no concurso público para Instrutor de Língua Brasileira de Sinais da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Subsecretaria Metropolitana), publicado à pág. 4 do Diário Oficial nº 20.789 de 28 de janeiro de 2010.

- Aprovado em quarto lugar no concurso público para professor auxiliar, nível 1, área Libras, Linguística e Ensino, da Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás (homologado no D.O.U. nº 72, de 25 de abril de 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:27:07