Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5051072261205370
  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPE (2007). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em aproveitamento em energia renovável (Eólica). Mestrado em Engenharia Mecânica na área de concentração Energia Eólica pelo PPGEM - UFPE (2011). Doutorado em Engenharia Mecânica na área de concentração Energia pelo PPGEM - UFPE (2017). Foi monitor voluntário da disciplina Mecânica dos Fluidos 2 em 2005. Foi bolsista na graduação do projeto DETEMARCOR. Foi bolsista de mestrado do Projeto DEPINEE, bolsista DTI-2 do Projeto PILACAS, bolsista do Projeto SUDENE/AREA e do Projeto Aprimoramento de Aerogerador. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.;O. D. Q. OLIVEIRA FILHO;DOUGLAS QUEIROZ OLIVEIRA, OYAMA;DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.;OYAMA DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO;DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Desenvolvimento de uma metodologia para seleção de áreas de ensaios e testes de aerogeradores, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Alex Maurício Araújo.
Coorientador: Alexandre Carlos Araújo da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Certificação; Aerogeradores; Área de ensaios; Weibull.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Energia Eólica.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Eletricidade, gás e outras utilidades; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2009 - 2011
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Uma metodologia simplificada para estimativa do aproveitamento eólico offhore no litoral brasileiro - Estudo de caso: A Ilha de Itamaracá/PE,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Alex Maurício Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Turbinas Eólicas; Offshore; Energia Eólica; Turbinas no mar; Aerogeradores Offshore; Itamaracá.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Produção e Distribuição de Eletricidade, Gás e Água; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2000 - 2007
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Introdução à análise de dados de Políticas Públicas: Monitoramento e social. (Carga horária: 24h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à CFD utilizando o Star CCM+. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2009
Princípios de Redação de Patente. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2009
Informações Tecnológicas: Determinando o Estado da. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de disciplina, Carga horária: 2

Atividades

01/2016 - 06/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Energia 3 (Eólica)
03/2005 - 08/2005
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica dos Fluidos 2 (monitoria)

Queiroz Galvão Empreendimentos, QUEIROZ GALVAO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário/Aux. de Engenharia, Carga horária: 40
Outras informações
- De agosto de 2007 a janeiro de 2008: Estágio curricular na empresa Queiroz Galvão. Acompanhamento de processos de manutenção/operação de máquinas de grande porte. - De fevereiro de 2008 a abril do mesmo ano: Contratado como Auxiliar de Engenharia pela mesma empresa. Acompanhamento de processos de manutenção, operação e controle de peças para máquinas de grande porte. Gestão de pessoas.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudos da qualidade da energia gerada por aerogeradores de pequeno porte e seus impactos na geração distribuída

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alex Maurício Araújo em 02/11/2017.
Descrição: A proposta objetiva levantar/avaliar parâmetros técnicos de geradores comerciais para utilização em geração eólica de pequeno porte, visando obter suas características elétricas e de desempenho. Este projeto irá avaliar as operações em regime permanente, partida e seus efeitos elétricos na qualidade da energia, utilizando equipamentos de medição e softwares, para auxiliar na coleta de informações e análise dos resultados. A oportunidade do desenvolvimento de uma bancada experimental, para realizar tais testes, e a sua prática no Brasil justificam-se tanto pela necessidade de conformidade e aprimoramento técnico das atuais máquinas utilizadas, quanto por razões das atuais políticas públicas de incentivos que promovem a geração distribuída no país. Espera-se, neste projeto, obter experiências práticas com a utilização da bancada para aferir a energia entregue ao ponto de conexão pelo gerador, mostrando as principais falhas e apontar melhorias para mitigar seus efeitos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho - Integrante / Alex Maurício Araújo - Coordenador / Marcos André de Almeida da Silva - Integrante / Claudio Orlando Gomes da Silva - Integrante / Péricles da Silva Barbosa - Integrante.
2015 - 2017
Desenvolvimento de tecnologias solar e eólica para aplicação no Nordeste do Brasil
Descrição: Realizar um anteprojeto de uma área de ensaios do CER-UFPE para aerogeradores de pequena e média potência visando à geração distribuída, baseando-se na avalição de características de aerogeradores de interesse para o mercado Brasileiro (com ênfase no mercado do Nordeste do Brasil) e na avaliação sobre as necessidades de ensaios que possibilitem a adaptação dos aerogeradores às condições de operação no Brasil (com ênfase no Nordeste do Brasil).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho - Integrante / Alex Maurício Araújo - Integrante / Alexandre Carlos Araújo da Costa - Coordenador / Leonardo Aquino - Integrante / Valentin Perruci - Integrante.Financiador(es): Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Cooperação.
2013 - 2017
Desenvolvimento de uma metodologia para seleção de áreas de ensaios e testes de aerogeradores
Descrição: Desenvolver uma metodologia para seleção de potenciais áreas de ensaios/testes para certificação e aperfeiçoamento de pequenos aerogeradores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho - Coordenador / Alex Maurício Araújo - Integrante / Pedro André Carvalho Rosas - Integrante / Alexandre Carlos Araújo da Costa - Integrante / Janardan Singh Rohatgi - Integrante.
2013 - 2014
Desenvolvimento de ferramentas para análise de séries temporais de ventos para projeto PILACAS, utilizando a norma IEC 61400-12-1:2005
Descrição: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta computacional para análise das características do vento utilizando recursos de programação como o MATLAB. Os anemômetros instalados no campus do IFPE de Ipojuca registra velocidade e direção do vento com frequência de 1 Hz, utiliza-se a norma IEC 61400-12-1:2005 [1], que determina que a velocidade do vento deve ser trabalhada em intervalos de 10 minutos e suas direções em bins ( pacotes ) de 10 graus, calcula-se então a velocidade média para este intervalo, desvios padrões, valores máximos e mínimos. Teremos como principal resultado a criação de uma ferramenta computacional para processamento de dados temporais de acordo com a norma IEC 61400-12-1 para análise do recurso eólico no determinado local.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho - Integrante / Alex Maurício Araújo - Integrante / Raul Cesar Batista de Moraes - Coordenador.
2008 - 2013
Projeto DEPINEE - Desenvolvimento de Projetos Integrados em Engenharia Eólica. Coordenador geral de projeto associado com a USP e a PUC/RS aprovado no Edital Pró-Engenharias n.01/2007 da CAPES
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de projetos conjuntos entre a UFPE, USP, e a PUC-RS via troca de experiências, desenvolvimento de pesquisas, apoio laboratorial, e elaboração de teses e dissertações, fortalecendo e ajudando a consolidar as equipes que atuam em Programas de Pós-Graduação na área de Engenharia Eólica. A área eólica vem crescendo em importância no Brasil função dos incentivos que vêm sendo concedido pelo Governo Federal a este tipo de fonte de geração de energia elétrica. A concepção da proposta baseia-se na idéia de otimizar a capacidade instalada de docentes e de infra-estrutura disponíveis nas instituições envolvidas, de forma a contribuir para difundir e aprofundar o conhecimento tecnológico nacional e transferir tecnologia para o setor produtivo na estratégica área de Engenharia Eólica. Dissertações e teses serão desenvolvidas em conjunto além de outras ações complementares: O estabelecimento de canal virtual para fluxos de informações; O intercâmbio de alunos e professores através de missões acadêmicas; A promoção de um programa de divulgação na imprensa e de publicações conjunta em revistas especializadas. As equipes da UFPE, USP e PUC-RS vêm trabalhando em projetos relacionados ao tema de Energia Eólica desde o início da década de 1980, visando o acompanhamento e desenvolvimento do estado da arte na Engenharia Eólica. O projeto conta ainda com o apoio e parceria na forma de fluxo de informações técnicas e de mercado da empresa Solar Instrumentaçãor Ltda. sediada em Florianópolis/SC...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
Modelagem de estratégias de controle de potência de um protótipo de aerogerador comercial
Descrição: Este projeto integra um projeto de P&D+I mais abrangente de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora que associa pesquisadores de universidades e engenheiros de empresas do setor produtivo (fabricante e de prestação de serviços) na área de produção de energia elétrica renovável com fonte eólica. O projeto deste proponente pela UFPE objetiva aplicar ferramentas de modelagens computacionais para alterar e avaliar parâmetros do sistema de controle de potência de um aerogerador comercial e comparar com resultados de medições em modelos físicos, visando aprimorar sua operação para o clima de ventos do NE do Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho - Integrante / Alex Maurício Araújo - Coordenador / Pedro André Carvalho Rosas - Integrante / Alexandre Carlos Araújo da Costa - Integrante / Márcio Bino - Integrante.
2010 - 2014
PILACAS - Piloto de um laboratório em campo aberto para certificação de aerogeradores de pequeno porte. Coordenador de projeto aprovado no Edital MCT/CNPq FNDCT Nº 05/2010 - Capacitação Laboratorial e Formação de RH em Fontes Renováveis
Descrição: Nos últimos anos o Brasil aprimorou suas políticas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação. A criação dos Fundos Setoriais para o financiamento da pesquisa, a Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005), a da Inovação (Lei nº 10.973/2004), as iniciativas de Governos Estaduais além de diversos outros instrumentos criaram um sistema para a indução da inovação e da pesquisa e da interação entre universidade e empresa. Adicionalmente, os consumidores residenciais de energia elétrica poderão virar credores das distribuidoras de eletricidade a partir de 2011. Para isso, eles terão que produzir sua própria energia utilizando painéis solares ou aerogeradores de pequeno porte, por exemplo e vender o excedente para a rede. Este modelo de geração de energia, microcentrais de geração distribuída, já vem sendo amplamente utilizado em países europeus. A obrigação de comprar toda a energia inserida na rede proveniente deste tipo de centrais consta no relatório do projeto de lei 630/03 aprovado pela Comissão Especial de Energias Renováveis da Câmara dos Deputados. De acordo com um estudo do mercado global para aerogeradores de pequeno porte, AWEA (2009), este segmento apresentou um crescimento de vendas no ano de 2008 de 53% no mundo. Nos EUA, especificamente, este crescimento foi de 78%. O mercado de aerogeradores de pequeno porte no Brasil é promissor, porém, em seus catálogos, os fabricantes confeccionam suas próprias informações de curva de potência elétrica e energia anual produzida, justificando a necessidade da certificação dos aerogeradores. Nos EUA, o conselho de certificação de aerogeradores de pequeno porte (Small Wind Certification Council - SWCC) foi criado em 2008, conforme AWEA (2007) . Esta proposta objetiva implantar ações estratégicas para a formação de equipes interdisciplinares das áreas das engenharias que fiquem habilitadas para operar e manter laboratórios certificadores de pequenos aerogeradores...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho - Integrante / Alex Maurício Araújo - Coordenador / Gilberto Martins de Melo - Integrante / Armando Lúcio Ramos de Medeiros - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Projeto DETEMARCOR - Desenvolvimento de Técnicas Experimentais para o Estudo da Evolução de Marcas de Correntes em Estuários Rasos. Coordenador do projeto de P&D aprovado pelo Edital CTpetro/CNPQ 01/2003, 2003.
Descrição: Estudos experimentais que levem a um maior entendimento dos modos de transporte e de deposição de sedimentos em estuários se apresentam como fundamentais e imprescindíveis para que se estabeleça um gerenciamento ambiental fundado em bases técnico-científica. Esta proposta procura dar continuidade aos trabalhos experimentais iniciados pelo projeto "MECAREBE - Medidor da Capacidade de Recomposição de Bancos Estuarinos" apoiado pelo Edital CTPETRO/CNPq 01/2001, FAIXA II-A pela Região NE e intenta contribuir para melhorar a compreensão dos efeitos dos campos de correntes de vazantes nas suas formas associadas de fundo e de deposição em estuários rasos, entendidos aqui como aqueles que apresentam bancos de areia/sedimentos emersos, por ocasião das marés baixas de sizígia. As marcas de corrente são formas desenhadas no leito pela ação hidromecânica das correntes e/ou ondas sobre sedimentos não-coesivos e, eventualmente, em sedimentos lamosos (coloidais) que apresentam uma maior resistência às mudanças de forma. Elas constituem-se nas menores e das mais encontradas estruturas sedimentares recentes que apresentam a interessante e, ao mesmo tempo intrigante, característica de fornecer indícios a respeito do nível relativo de energia e da direção e sentido das correntes dominantes locais. O foco do projeto ( DETEMARCOR ) se concentrará nas atividades de desenvolvimentos e adaptações, de procedimentos experimentais (processos) e de equipamentos (produtos), visando-se a aquisição de registros inequívocos para identificação, classificação e interpretação das formas de fundo dos bancos de areia/sedimentos dos estuários rasos. Valor aprovado no Edital: R$103.360,68. ..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Fluidos Ambiental.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Energia Eólica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia Solar Fotovoltáica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Aproveitamento da Energia.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Aerodinâmica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:6
Total de citações:25
Fator H:1

SCOPUS
Total de trabalhos:6
Total de citações:26
de Oliveira Filho, Oyama Douglas Q; Oliveira Filho, O D Q; DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA; Oliveira, O D Q;  Data: 04/01/2019

Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.2018OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.; ARAUJO, A. M. ; BORGES, W. F. A. ; SILVA, A. A. C. ; BEZERRA, C. C. A. ; FERNANDES, E. C. R. ; ROCHA, E. J. F. ; ANDRADE, L. I. ; RIBEIRO, D. G. . Analysis of Weibull parameters for wind power generation. ENGENHARIA TÉRMICA, v. 17, p. 09-13, 2018.

2.
BORGES, W. F. A.2018BORGES, W. F. A. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; ROHATGI, J. S. ; PINTO, G. F. . Determination of Weibull parameters for wind applications in two different regions. ENGENHARIA TÉRMICA, v. 17, p. 12-15, 2018.

3.
Medeiros, A. L.R.2015Medeiros, A. L.R. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; J. S. ROHATGI . Defining Capacity Factor by Weibull shape Parameter and Mean Wind Speed. Wind Engineering, v. 39, p. 253-260, 2015.

4.
Medeiros, A. L.R.2015Medeiros, A. L.R. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; ROHATGI, J. S. ; SANTOS, M. J. . Analysis of design parameters of large-sized wind turbines by non-dimensional model. Energy (Oxford), v. 93, p. 1146-1154, 2015.

5.
JUAREZ, A. A.2014 JUAREZ, A. A. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; ROHATGI, JANARDAN . Development of the wind power in Brazil: political, social and technical issues. Renewable & Sustainable Energy Reviews, v. 39, p. 828-834, 2014.

6.
DOUGLAS QUEIROZ OLIVEIRA, OYAMA2013 DOUGLAS QUEIROZ OLIVEIRA, OYAMA; MAURICIO ARAUJO, ALEX ; LUCIO RAMOS MEDEIROS, ARMANDO ; PEREIRA SILVA, HELES ; SINGH ROHATGI, JANARDAN ; ISAIAH ASIBOR, AIGBOKHAN . A Preliminary Approach of the Technical Feasibility of Offshore Wind Projects along the Brazilian Coast. Revista IEEE América Latina, v. 11, p. 706-712, 2013.

7.
DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.2013 DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.; ARAÚJO, ALEX M. ; ASIBOR, AIGBOKHAN I. ; ROHATGI, JANARDAN . Meeting Peak Load Demand by an Offshore Wind Farm in Brazil. Wind Engineering, v. 37, p. 549-556, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANDRADE, L. I. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. . Sistemas de microgeração eólicos e de bombeamento de água. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2018. 93p .

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, W. F. A. ; FERNANDES, E. C. R. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; ARAUJO, A. M. . AVALIAÇÃO DE INCERTEZAS NA DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CONDUTIVIDADE TÉRMICA PELO MÉTODO DE PLACA QUENTE. In: Franciele Bonatto; Henrique Ajuz Holzmann; João Dallamuta. (Org.). Engenharias Mecânica e Industrial: Projetos e Fabricação. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 46-54.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR BORGES, WÊNIO FHARÁ ; MAURÍCIO ARAÚJO, ALEX ; ANTÔNIO COUTINHO SILVA, AUGUSTO ; CORTE REAL FERNANDES, EDUARDO ; MENEZES, EDUARDO ; RODRIGUES DE MELO, KENNETHY ; ANDRADE, LUCAS IOLANDA DE ; DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA . DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE WEIBULL PARA APLICAÇÕES EÓLICAS EM DUAS REGIÕES DISTINTAS. In: X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018, Salvador. Anais do X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018.

2.
ALENCAR BORGES, WÊNIO FHARÁ ; MAURÍCIO ARAÚJO, ALEX ; ANTÔNIO COUTINHO SILVA, AUGUSTO ; MENEZES, EDUARDO ; CORTE REAL FERNANDES, EDUARDO ; ANDRADE, LUCAS IOLANDA DE ; JOSÉ ARRUDA MOURA ROCHA, GUILHERME ; DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA . ESTUDO DA RADIAÇÃO SOLAR ATRAVÉS DA EQUAÇÃO DE ÅNGSTRÖM-PRESCOTT PARA GERAÇÃO DE ENERGIA. In: X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018, Salvador. Anais do X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018.

3.
DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA; MAURÍCIO ARAÚJO, ALEX ; ANTÔNIO COUTINHO SILVA, AUGUSTO ; CORDEIRO DE ARAUJO BEZERRA, CIRO ; CORTE REAL FERNANDES, EDUARDO ; JOSÉ FERNANDES, EDUARDO ; JOSÉ ARRUDA MOURA ROCHA, GUILHERME ; ALENCAR BORGES, WÊNIO FHARÁ ; GARCIA RIBEIRO, DANIEL ; ANDRADE, LUCAS IOLANDA DE . Analysis of Weibull parameters for wind power generation. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017. Procceedings of the 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering.

4.
ANTÔNIO COUTINHO SILVA, AUGUSTO ; DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA ; MAURÍCIO ARAÚJO, ALEX ; SILVA, C. O. G. ; FERREIRA, C. R. ; LUCAS IOLANDA DE ANDRADE ; ARRUDA FILHO, P. H. C. ; SANTANA, G. G. A. . Análise das atuais políticas de incentivo à mini e microgeração distribuída e da certificação de aerogeradores de pequeno porte no Brasil. In: IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2016, Fortaleza, 2016.

5.
OYAMA DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO; ALEX MAURÍCIO ARAÚJO ; JANARDAN SINGH ROHATGI ; ARMANDO LÚCIO RAMOS DE MEDEIROS ; AIGBOKHAN ISAIAH ASIBOR ; NAEVIO MENDONÇA REZENDE NETO ; GILBERTO MARTINS DE MELO ; LUCAS IOLANDA DE ANDRADE ; GUILHERME SANTIAGO MENDES CANTALICE ; GUILHERME JOSÉ ARRUDA MOURA ROCHA . A preliminary approach for wind turbine selection in a specific wind regime. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro. v. 23.

6.
OYAMA DOUGLAS QUEIROZ DE OLIVEIRA FILHO; HELES PEREIRA DA SILVA ; ALEX MAURÍCIO ARAÚJO ; JANARDAN SINGH ROHATGI ; GILBERTO MARTINS DE MELO ; CARLOS DE VASCONCELOS DUTRA JUNIOR ; NAEVIO MENDONÇA REZENDE NETO ; MARCOS ANDRÉ DE ALMEIDA DA SILVA ; RAUL CESAR BATISTA DE MORAES ; RODRIGO RIBEIRO MORCOURT DE FREITAS . Survey of electric power curve in small wind turbine based on IEC 61400-12-1. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro. v. 23.

7.
Medeiros, A. L.R. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; ISAIAH ASIBOR, AIGBOKHAN ; OLIVEIRA, L. A. ; MELO, G. G. M. ; ESPINDOLA, R. L. ; SILVA, M. A. A. ; VITAL, B. C. ; MACHADO, H. C. M. . ANALYSIS OF TECHNICAL AND ECONOMIC ASPECTS OF WIND ENERGY CONVERSION SYSTEMS RELATED TO THE CAPACITY FACTOR. In: COBEM, 2013, Ribeirão Preto/SP. 22º International Congress of Mechanical Engineering, 2013.

8.
MELO, G. G. M. ; OLIVEIRA, L. A. ; ARAUJO, A. M. ; ASIBOR, AIGBOKHAN I. ; Medeiros, A. L.R. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; ESPINDOLA, R. L. ; MACHADO, H. C. M. ; JAOUEN, P. ; NOGUERA, R. E. . APPLICATION OF GOOD CFD SIMULATION PRACTICES TO S814 AIRFOIL PROFILE. In: COBEM, 2013, Ribeirão Preto/SP. 22º International Congress of Mechanical Engineering, 2013.

9.
Lopes, Valdemar Gomes ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; ARAUJO, A. M. . ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO EOLIELÉTRICA PARA A ILHA DE SANTIAGO EM CABO VERDE. In: IV Congresso Brasileiro de Energia Solar e V Conferência Latino Americana de La ISES, 2012, São Paulo. IV CBENS V ISES-CLA, 2012.

10.
Medeiros, A. L.R. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. . Wind turbine coupling load modeling. In: 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. COBEM 2011. Rio de Janeiro: ABCM, 2011.

11.
Medeiros, A. L.R. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; Primo, A. R. M. ; Rosas, P. A.C. . Uma modelagem para avaliação do desempenho de turbinas eólicas.. In: VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010, Campina Grande. Uma modelagem para avaliação do desempenho de turbinas eólicas., 2010.

12.
ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q. ; Melo, Gilberto M ; Medeiros, A. L.R. . Um procedimento para estimativa da energia elétrica produzida por meio de pequenos aerogeradores eólicos.. In: VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010, Campina Grande. VI CONEM, 2010.

13.
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.; ARAUJO, A. M. . Protótipos tentativos de aparatos experimentais em bancos de areia de estuários rasos para análise da evolução de formas de fundo em leito móvel. In: XIII Congresso de Iniciação Científica, 2005, Recife. XIII CONIC, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.. Protótipos tentativos de aparatos experimentais em bancos de areia de estuários rasos para análise da evolução de formas de fundo em leito móvel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.; ARAUJO, A. M. . Procedimento simplificado para estimativa da energia eólica offshore no litoral brasileiro. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.. Turbinas eólicas offshore podem ser opção de energia limpa para o Brasil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.. Estudo indica energia eólica para Itamaracá. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Patentes e registros



Programa de computador
1.
SILVA, L. D. A. ; PERRUCI, V. P. ; DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q. ; ARAUJO, A. M. ; ANDRADE, L. I. ; Costa, A. C. A. . SELEA - Seleciona Locais para Ensaios de Aerogeradores. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR 51 2018 00064, data de registro: 30/12/2016, título: "SELEA - Seleciona Locais para Ensaios de Aerogeradores" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
ARAUJO, A. M.; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.; DUTRA, J. C. C.; CAVALCANTE, C. A. V.; ALMEIDA, J. A.. Participação em banca de Antônio Marques da Costa Soares Júnior. Proposição de um modelo de decisão multicritério como auxílio à escolha, análise e avaliação de tecnologias de geração de energia elétrica. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAUJO, A. M.; DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.; MENEZES, E. J. N.. Participação em banca de Lucas Iolanda de Andrade.Sistemas de microgeração a partir de aerogerador de pequeno porte e de bombeamento de água para irrigação. Estudo de caso para uma cidade do semiárido pernambucano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
ARAUJO, A. M.; SANTOS JUNIOR, J. G.; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.; SOARES JUNIOR, A. M. C.. Participação em banca de Marcelo Vinícius Troncoso Leite.Análise da Viabilidade Econômica na Integração de Aerogeradores em Edificações. Estudo de Caso: Região Costeira de Recife. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
ARAUJO, A. M.; SOARES JUNIOR, A. M. C.; SANTOS JUNIOR, J. G.; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.. Participação em banca de Augusto Antônio Coutinho Silva.Análise comparativa da viabilidade técnico-econômico-financeira de aerogeradores de pequeno porte no estado de Pernambuco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
ARAUJO, A. M.; DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.; SANTOS JUNIOR, J. G.. Participação em banca de ROGÉRIO OLIVEIRA RODRIGUES.Uma análise comparativa para o aproveitamento eólico offshore: estudo de caso no litoral de Pernambuco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.; LIRA, C.; MELO, S.. Participação em banca de AIRTON KELVEN TABOSA DA CRUZ.Análise de viabilidade financeira comparativa entre projetos de fazenda eólica com plataformas flutuantes e não-flutuantes no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Naval) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
ARAUJO, A. M.; DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.; BORGES, W. F. A.. Participação em banca de Felipe Vitalino Mendonça.Energia solar distribuída: Uma análise de retorno de investimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
ARAUJO, A. M.; Medeiros, A. L.R.; DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.; DUTRA JUNIOR, C. V.. Participação em banca de HELES PEREIRA DA SILVA.Levantamento da Curva de Potência Elétrica de Aerogerador de Pequeno Porte Baseado na Norma IEC 61400-12-1.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
ARAUJO, A. M.; ROLIM, T. L.; DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q.. Participação em banca de Guilherme José Arruda Moura Rocha.Análise vibracional em uma torre eólica para um aerogerador de pequeno porte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
ARAUJO, A. M.; COSTA, H. S.; CAVALCANTI, M. C.; OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.. Participação em banca de Adna Porto Ferreira.Análise comparativa de estudos de impactos ambientais na fauna alada em projetos de parques eólicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio no CER - Sistemas Activos y Pasivos de Control de Flujo para Turbinas Eólicas. 2014. (Seminário).

2.
I Workshop da Rede para a Promoção de Energias Renováveis no MERCOSUL.Cooperações Internacionais: Programas de Intercâmbio e Projetos de P&D. 2014. (Simpósio).

3.
III Jornada de Energia Solar (Sol Para Todos). 2013. (Seminário).

4.
PE Business Conference. 2013. (Seminário).

5.
2o Encontro do Projeto DEPINEE.Apresentação da Defesa de Dissertação de Mestrado. 2012. (Encontro).

6.
Brazil Wind Power. 2012. (Seminário).

7.
IV Congresso Brasileiro de Energia Solar e V Conferência Latino Americana de La ISES. ?ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO EOLIELÉTRICA PARA A ILHA DE SANTIAGO EM CABO VERDE. 2012. (Congresso).

8.
PE Business Wind. 2012. (Seminário).

9.
Seminário de Tecnologia Tropical - Energia Eólica. 2012. (Seminário).

10.
Seminário de Tecnologia Tropical - Termoelétricas. 2012. (Seminário).

11.
1o. Encontro do Projeto DEPINEE.Apresentação do tema de dissertação. 2011. (Encontro).

12.
I Simpósio de Inovação e Empreendedorismo. 2011. (Simpósio).

13.
Soluções em Eficiência Energética e Energia Renovável Aplicáveis a Edificações Residenciais e Comerciais de Pernambuco.. 2011. (Seminário).

14.
Informações Tecnológicas: Determinando o Estado da Arte de sua Pesquisa. 2009. (Outra).

15.
Princípios de Redação de Patente. 2009. (Outra).

16.
XIII Congresso de Iniciação Científica. Protótipos tentativos de aparatos experimentais em bancos de areia de estuários rasos para analise da evolução de formas de fundo em leito móvel. 2005. (Congresso).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
SILVA, L. D. A. ; PERRUCI, V. P. ; DE OLIVEIRA FILHO, OYAMA D. Q. ; ARAUJO, A. M. ; ANDRADE, L. I. ; Costa, A. C. A. . SELEA - Seleciona Locais para Ensaios de Aerogeradores. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR 51 2018 00064, data de registro: 30/12/2016, título: "SELEA - Seleciona Locais para Ensaios de Aerogeradores" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.. Turbinas eólicas offshore podem ser opção de energia limpa para o Brasil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA FILHO, O. D. Q.. Estudo indica energia eólica para Itamaracá. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 6:01:57