Tássia de Souza Cruz

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Tássia Cruz é professora da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas em Brasília-DF. Tássia possui PhD em Economia da Educação e mestrado em Economia pela Universidade de Stanford. É graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Rio. Tássia foi gerente de projetos na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e consultora do Banco Mundial em Brasília. Trabalhou em parceria com diversas Secretarias de Educação para formar professores e supervisores escolares em métodos de observação em sala de aula e em avaliações de impacto de programas educacionais. É especialista em financiamento da educação e mercado de trabalho de professores no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tássia de Souza Cruz
Nome em citações bibliográficas
Cruz, T.;Souza Cruz, T.;Cruz, Tassia


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Economia da Educação.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Título: O Mercado de Trabalho de Professores no Brasil, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Martin Carnoy.
Coorientador: Susanna Loeb & Caroline Hoxby.
Bolsista do(a): Graduate School of Education - Stanford University, GSE, Estados Unidos.
Palavras-chave: professores; mercado de trabalho; salários; atividade sindical; Modelo Monopólio-Monopsônio.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Economia da Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia / Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2014
Mestrado em Economia.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Título: Poder de Barganha e Contratação de Professores: Como governos reagem à Redistribuição de Fundos Educacionais?,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Martin Carnoy.
Coorientador: Thomas Dee.
Bolsista do(a): Centro Lemann para Educação na Universidade de Stanford, LEMANN CENTER, Estados Unidos.
Palavras-chave: Contratação de professores; FUNDEF; salários.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em Ciências Econômicas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Discriminação Racial nas Eleições Brasileiras.
Orientador: Claudio Ferraz.
Bolsista do(a): Fundação Faz a Diferença, FAZ A DIFERENÇA, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2008
Intercâmbio Acadêmico UCLA: Economics.
University of California System, UC System, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40


Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutora: Seminário em Economia da Educação, Carga horária: 20
Outras informações
Curso/seminário de economia para o estudo de Educação e Desenvolvimento Econômico.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutora: Seminário em Economia da Educação, Carga horária: 20
Outras informações
Curso/seminario de economia para o estudo de Educação e Desenvolvimento Econômico

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de professor, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente do Professor Martin Carnoy no Curso 'Economia da Educação na Economia Global'.


Centro Lemann para Educação na Universidade de Stanford, LEMANN CENTER, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting guest scholar


Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, SAE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo em comissão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, BIRD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40
Outras informações
Estudos em financiamento da educação pública e avaliação de projetos em educação nos municípios do Rio de Janeiro e Recife.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhou em parceria com a Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, e Ministério da Educação da Jamaica.


California Center for Population Research, CCPR, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa
Outras informações
Pesquisa sobre eleições brasileiras com o Prof. Frederico Finan


Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/RJ, IPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações
Projeto com o pesquisador Claudio Ferraz sobre corrupção na distribuição de verbas federais para os municípios brasileiros utilizando relatórios da CGU (Controladoria-Geral da União).


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Educação Tutorial (PET)
Outras informações
Projetos de pesquisa: 1) A rotatividade do Mercado de Trabalho no Brasil (2006). Orientador: Gustavo Gonzaga 2) Trabalho infantil e repetência no Brasil (2007). Orientador: Rodrigo Soares

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Introdução à Economia I


Ciano Investimentos, CIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio na área de análise macroeconômica


ONG Consciência Cidadã, ONG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário
Outras informações
Professor voluntário em escolas públicas do Rio de Janeiro para o ensino de cidadania a estudantes do ensino fundamental I.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Mindset fixo ou de crescimento: uma análise dos modelos mentais dos professores municipais do Rio de Janeiro
Descrição: O presente projeto de pesquisa busca identificar, sob a ótica dos professores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, quais são as convicções implícitas sobre sua própria inteligência e também sobre a de seus alunos. Busca-se identificar se os mesmos carregam consigo um mindset fixo ou de crescimento quanto à sua própria inteligência e também à capacidade intelectual de seus alunos, bem como se existem diferenças entre ambos. Ademais, também tem-se como objetivo verificar como tais convicções se relacionam com outras variáveis do contexto, tais como indicadores socioeconômicos da escola, bem como características pessoais e profissionais do docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Tássia de Souza Cruz - Coordenador / Eduardo Sá - Integrante / Laura Mazzola - Integrante / Bernardo Andretti de Melo - Integrante.Financiador(es): Fundação Getúlio Vargas - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Minimum spending in education and the Flypaper Effect
Descrição: This study analyzes the effect of conditionalities on education spending in Brazil. Using a comprehensive database of education transfers, we estimate the variation in educational expenses by considering resources collected locally versus intergovernmental transfers, both stamped for exclusive use in education. We find that the elasticity of educational expenses for funds from external transfers is significantly greater than the elasticity of local funds. Our results indicate that the greater elasticity of funds coming from external transfers is explained solely by a strong ?flypaper effect?. Particularly, we do not find any evidence of adherence of education expenses to taxes collected locally, even though those taxes are conditioned for this purpose according to the Brazilian Constitution..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Escolas de Turno Único no Rio de Janeiro
Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar o programa ?Turno Único?, que implementou escolas em tempo integral no município do Rio de Janeiro. Analisa-se o impacto dessa iniciativa sobre os resultados educacionais, além da concepção e da implementação da política. O ?Turno Único? pretende melhorar a qualidade do ensino ofertado ao estender o tempo de aula dos alunos. À diferença do modelo de tempo integral predominante nas escolas públicas brasileiras - de 4 a 5 horas por 2 ou 3 turnos -, com o "Turno Único" as aulas são ofertadas em um formato contínuo de 7 horas. A extensão do dia letivo de 4-5 para 7 horas implica em mudanças significativas no currículo. Com esse programa, as aulas passam a ser divididas entre matérias que integram a base nacional comum (matemática, língua portuguesa, ciências, etc); matérias da chamada ?parte diversificada? (estudo dirigido, projeto de vida, matérias eletivas); laboratórios (nas unidades escolares em que há laboratórios de informática e/ou de ciências, como no caso das Escolas do Amanhã) e aulas de reforço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Programa Escolas em Foco
Descrição: Este projeto objetiva avaliar o impacto do programa "Escolas em Foco". Implementado a partir de 2015, o Programa Escolas em Foco (PEF), da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro, consiste no apoio focalizado a 400 escolas municipais de ensino fundamental de baixo desempenho acadêmico. O programa tem a finalidade de garantir a disseminação de práticas pedagógicas exitosas, visando impactar positivamente os indicadores de desempenho e frequência, e negativamente as taxas de reprovação e abandono..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - 2018
Periódico: REVIEW OF EDUCATIONAL RESEARCH
2018 - 2018
Periódico: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE)
2018 - 2018
Periódico: Estudos em Avaliação Educacional (Online)
2018 - 2018
Periódico: INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATIONAL DEVELOPMENT


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Economia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Estatística Sócio-Econômica.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Mercado de Trabalho; Política do Governo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Center for Latin American Studies Working Group Grant, Stanford University.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Cruz, T.2018 Cruz, T.. Teacher Hiring Decisions: How do Governments React to an Exogenous Redistribution of Education Funds?. ECONOMICS OF EDUCATION REVIEW, v. 2018, p. 1-50, 2018.

2.
Cruz, T.2017 Cruz, T.; LOUREIRO, André O. F. ; Sá, E. . Full-time teachers, students, and curriculum: the single-shift model in Rio de Janeiro. World Bank Policy Research Working Paper, v. 1, p. 1-39, 2017.

3.
Cruz, T.2015Cruz, T.; SANTANA, R. N. . Educação no Brasil Central: Por que cooperar?. Conjuntura Econômica Goiana, v. 35, p. 29 / artigo 03-42, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VARGAS, D. ; Cruz, Tassia . O novo pacto nacional: um caminho público para a educação básica. El País, 13 set. 2018.

2.
Cruz, Tassia; LOUREIRO, André O. F. ; Sá, E. . Does More Time in School Improve Learning Outcomes for Students? Simply extending the time students spend at school may do little to improve their learning outcomes. The answer? Full-time teachers. World Bank Research Digest, , v. 12, p. 4 - 4, 05 out. 2017.

3.
Cruz, T.; Oliveira, P. . Os ganhadores do Nobel de Economia e a educação. O Valor Econômico, Opinião, 03 nov. 2016.

4.
Cruz, T.. Ser mulher e economista. Folha de São Paulo, Blog #Agora é que são elas, 06 abr. 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Cruz, Tassia; MORAES, T. . Minimum spending in education and the flypaper effect. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Cruz, Tassia. Monopsony Power in the Brazilian Teacher Labor Market. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Cruz, Tassia. 7° Seminário Internacional do Centro Lemann: Dados para um Debate Democrático em Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Cruz, Tassia; MORAES, T. . Minimum Spending in Education and the Flypaper Effect. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Souza Cruz, T.. Dados para um Debate Democrático em Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Souza Cruz, T.. Câmara dos Deputados - Seminário EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
Cruz, T.. USP Ribeirão Preto - O Mercado de Trabalho de Professores no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Cruz, T.. Instituto Desiderata - Resultados do Ginásio Carioca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Cruz, T.. Escola de Formação de Professores Paulo Freire - Resultados do Ginásio Carioca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Cruz, T.; LOUREIRO, André O. F. ; Sá, E. . ABAVE Salvador - Professores, estudantes e currículo em tempo integral: O modelo de turno único no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Cruz, T.. MDS - O Mercado de Trabalho de Professores no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Cruz, T.. Quanto Custa o Atendimento em Creche à luz do PNE, Petrolina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Cruz, T.. REAP & SBE - Monopsony Power in the Brazilian Teacher Labor Market. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Cruz, T.. Casa das Garças - Economia da Educação & Financiamento da Educação no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
KOSLINSKI, M. C. ; BARTHOLO, T. L. ; Cruz, T. . Apresentação Linha de Base Brasil e Resultados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Cruz, T.. Centro Lemann - O Trade-Off Entre Quantidade e Preço na Contratação de Professores no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Cruz, T.. Stanford - The Trade-Off Between Quantity and Price in the Teacher Hiring Process of Brazilian Public Schools. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Cruz, T.. IPEA - Professores da educação básica: salário e desempenho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Cruz, T.. Stanford - The Trade-off between Quantity and Price in the Teachers? Hiring Process of Brazilian Public Schools. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Cruz, T.. CIES - Teachers hiring in Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Cruz, T.. Centro Lemann - O Trade-off entre Quantidade e Preço na Contratação de Professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
Cruz, T.. IPEA - O Trade-Off Entre Quantidade e Preço na Contratação de Professores no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Cruz, T.. CIES - Earnings and Teacher Characteristics: An analysis of teacher labor market in Brazilian public schools. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
Cruz, T.. Authors? Workshop for Latin America and the Caribbean Regional Study, World Bank - O Mercado de Trabalho de Professores no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Cruz, T.; AMORIM, E. P. ; BRUNS, B. . World Bank - Research to Practice: Scaling up the use of Classroom Observation Tools Experiences from Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Cruz, Tassia; MORAES, T. . Minimum Spending in Education and the Flypaper Effect. Stanford University: CEPA Working Paper Series, 2018 (Working Paper).

2.
Cruz, T.. Contribuição para livro: 'Achieving World-Class Education in Brazil: The Next Agenda'. Washington DC: The World Bank, 2012 (Contribuição para livro (Anexo 2)).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Cruz, Tassia. Análise sobre a implantação e os efeitos do FUNDEB - BID. 2017.

2.
Bettinger, Eric ; DEE, T. ; MAROTTA, L. ; Cruz, T. . Avaliação de Plataforma Online. 2013.

3.
Ferraz, C. ; Cruz, T. . Consultoria para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ceará. 2009.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Cruz, Tassia. Medo e Cultura: Artistas e intelectuais discutem as ameaças da extrema direita à democracia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
NASCIMENTO, P. A. M. M. ; GUSSO, D. ; ANDRADE, G. ; Cruz, T. . Professores da educação básica: salário e desempenho - Agência IPEA. 2014.

3.
Cruz, T.; CORBUCCI, P. . Piso salarial de professores da educação básica - TVNBR. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Cruz, Tassia; MACHADO, D. ; CAMPOS, A. C. . Workshop: Uso de Evidências e Inovação na Gestão de Políticas Educacionais. 2018. .

2.
Cruz, Tassia; Sá, E. ; SILVA, Y. D. ; PORTELLA, J. ; FARIAS, C. ; CUCONATO, G. ; CARVALHO, J. . Experiências Internacionais de Financiamento da Educação. 2018. (Relatório de pesquisa).

3.
Cruz, T.. Curso: Financiamento da Educação, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). 2017. .

4.
Cruz, T.. Curso em dados de financiamento da educação, IDados. 2016. .

5.
MOORE, A. S. ; Adelman, E. ; Cruz, T. ; HOBBS, C. . Formação de Professores em Métodos de Observação em Sala de Aula, World Bank - Jamaica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MOORE, A. S. ; Adelman, E. ; Cruz, T. ; AMORIM, E. P. ; BRUNS, B. . Formação de Professores em Métodos de Observação em Sala de Aula, World Bank - Rio de Janeiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Cruz, T.; SANTOS, M. ; BRUNS, B. . Formação de Professores em Métodos de Observação em Sala de Aula, World Bank - Pernambuco. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Cruz, T.; BRUNS, B. . Formação de Professores em Métodos de Observação em Sala de Aula, World Bank - Rio de Janeiro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Cruz, T.; SANTOS, M. ; BRUNS, B. . Formação de Professores em Métodos de Observação em Sala de Aula, World Bank - Pernambuco. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Y. D.; COSTIN, C.; Cruz, T.; MARSCHNER, M.. Participação em banca de Yara Duque Silva.MINDSET FIXO OU DE CRESCIMENTO? O QUE OS PROFESSORES MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO PENSAM SOBRE A INTELIGÊNCIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Técnico Sobre Financiamento da Educação Básica no Brasil - MEC & BID.Novo Fundeb: Perspectivas e Propostas. 2017. (Seminário).

2.
XXVIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração,. Espaço Inoversidade - Avaliação dos resultados alcançados e novas estratégias de disseminação do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.. 2017. (Congresso).

3.
4th Lemann Dialogue: Public Education in Brazil.The Teachers Labor Market in Brazil. 2014. (Seminário).

4.
Third Lemann Dialogue: Agricultural and Environmental Issues in Brazil.Welcoming Remarks. 2013. (Seminário).

5.
I Seminário Internacional do Centro Lemann para Inovação e Empreendedorismo na Educação Brasileira. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cruz, T.; MAROTTA, L. ; Granja, Marcelo . Seminário em Stanford University: Tablets, computadores e novas tecnologias na educação: modismo ou novo paradigma?. 2012. (Outro).

2.
Cruz, T.; MAROTTA, L. ; Granja, Marcelo . Seminário em Stanford University: Aspectos globais e locais de programas de formação de professores: O que o Brasil pode aprender da experiência internacional em formação de professores?. 2012. (Outro).

3.
Cruz, T.; MAROTTA, L. ; Granja, Marcelo . Seminário em Stanford University: Triunfo dos BRICS? Expansão do Ensino Superior na Economia Global. 2012. (Outro).

4.
Cruz, T.; MAROTTA, L. ; Granja, Marcelo . Seminário em Stanford University: O Impacto de Programas de Transferência Condicional de Renda na Educação. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Souza Cruz, T.. Dados para um Debate Democrático em Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Souza Cruz, T.. Câmara dos Deputados - Seminário EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Cruz, T.. Curso: Financiamento da Educação, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). 2017. .

2.
Cruz, Tassia; MACHADO, D. ; CAMPOS, A. C. . Workshop: Uso de Evidências e Inovação na Gestão de Políticas Educacionais. 2018. .




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